Artigos da Federaçãooo
GDD Alcoitão conquista a Supertaça de BCR!
O GDD Alcoitão é o vencedor da Supertaça de BCR. Cascalenses ultrapassaram a APD Braga por 57-36 e ergueram o primeiro troféu da temporada, a terceira Supertaça do seu historial. A última Supertaça a cair para a formação de Alcoitão remonta à época 1994/1995.
Em jogo muito disputado, intenso e pautado por grande contacto físico, a defesa sobrepôs-se ao ataque, onde também se manifestou algum desacerto de parte a parte. O GDD Alcoitão venceria os dois quartos inaugurais – aliás, levou a melhor em todos – por 4 e 2 pontos, perante uma APD Braga que tinha a lição bem estudada, do ponto de vista defensivo, para travar o poder de fogo dos comandados de Fernando Lemos. 26-20 ao intervalo.
Na segunda metade, a toada de equilíbrio manteve-se, com os cascalenses a ampliarem em mais dois pontos a vantagem, antes do quarto derradeiro. Aí, os lançamentos certeiros a quatro metros e os dividendos colhidos da pressão alta permitiram ao atual campeão nacional descolar no marcador, com um parcial final categórico: 21-8. Resultado final: 57-36
Hélder Freitas – 3.5 – (14pts, 8res, 2ast, 2rb), Filipe Carneiro – 2.0 – (6pts, 6res, 4ast, 1rb, 1dl) e Márcio Dias – 4.5 – (10pts, 12res, 3ast, 2rb) foram os jogadores em maior evidência, na turma orientada por Ricardo Vieira.
Afonso Tavares – 4.0 – foi o MVP do encontro, ao registar 12 pontos, 9 ressaltos, 7 assistências e 1 roubo de bola – 22.5 de valorização -, distinção entregue pelo subcapitão da Seleção Nacional, Pedro Bártolo. 2025 é o ano perfeito para o jovem internacional A e Sub23, de apenas 18 anos, que já averbara o título de campeão nacional, a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude e o MVP na mesma competição. No GDD Alcoitão, também estiveram em excelente plano Pedro André Gomes – 2.5 – (19pts, 4res, 4ast, 4rb) e Ângelo Pereira – 2.5 – (18pts, 4res, 7ast, 1rb).
O capitão do GDD Alcoitão, Hugo Maia, recebeu o troféu da Supertaça das mãos do Prof. Manuel Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol. Compareceram ainda a este ponto alto do BCR nacional Augusto Pinto, Presidente do Comité Nacional de BCR, Miguel Pereira, Vice-Presidente da FPB, enquanto membro executivo do Comité Olímpico de Portugal, Dra. Clara Silva, vogal do IPDJ em representação do Presidente Ricardo Gonçalves, Vítor Alves e José Monteiro, Presidente e Diretor Técnico Regional da AB Santarém, respetivamente, e Sandra Reynolds, Presidente da AB Madeira.
Ver esta publicação no Instagram
A FESTA CASCALENSE
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Manuel Fernandes foi homenageado no Portugal Football Summit
Manuel Fernandes juntou-se aos presidentes das federações de Patinagem, Andebol e Voleibol numa conversa sobre os desafios das respetivas modalidades.
Chama-se Portugal Football Summit mas Pedro Proença, Presidente da Federação de Futebol, convidou todos os presidentes para uma discussão sobre “A Liderança nas Federações Desportivas” e fez uma homenagem pelo trabalho prestado por todas as federações.
“Agradeço a forma com que me receberam, jovem presidente da FPF, e agradecer-vos pelo trabalho extraordinário que têm feito nos últimos anos em prol do movimento associativo. Queria dizer na primeira pessoa, reconhecendo o trabalho extraordinário que as vossas federações fazem”, frisou Pedro Proença.
Na questão colocada ao Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes abordou os desafios e possíveis soluções, destacando que é o trabalho que marca a diferença:
“É a excelência dos treinadores, do trabalho que se desenvolve no desporto. Nós, os portugueses, mesmo sem as qualidades e o prestígio dos grandes jogadores dos outros países, temos provado que somos superiores aos outros numa coisa: determinação, empenho, força, interiorizar objetivos de quem quer competir e ganhar”.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FIBA Photo Contest quer premiar as melhores fotografias sobre Basquetebol em 2025
Alerta aos fotógrafos portugueses que gostam de captar Basquetebol: a FIBA Foundation já lançou mais uma edição, a nona, do FIBA Photo Contest – com submissões abertas até 21 de novembro. As 100 melhores fotos serão publicadas no anuário FIBA Photo Book 2025.
Fotógrafos de todo o mundo estão convidados a captar o que melhor representa a nossa modalidade, “celebrando os momentos de camaradagem e unidade que definem cada equipa”. Este ano, o concurso, tem como tema “Equipa de Sonho” (Dream Team). “Os ‘mais cinco’ depois de cada jogada, os risos partilhados no banco, as palavras de motivação antes de entrar em campo, a mão que te puxa para cima quando cais, e o laço de companheirismo que se forma dentro e fora do campo”, são os exemplos da FIBA.
Os três vencedores vão ser premiados com equipamento fotográfico e a oportunidade de serem um dos fotógrafos oficiais do 2026 FIBA Open at the Patrick Baumann House of Basketball, na Suíça, onde será anunciado o grande vencedor, dia 21 de dezembro, Dia Mundial do Basquetebol.
Os fotógrafos Milad Payami, Kevin Couliau, Rana Elanwari, Petra Leary e Meng Yongmin, os jogadores Worthy de Jong e Giorgia Sottana e ainda as apresentadoras Giulia Zecchini e Hanna O’Flynn e o diretor creativo da revista SLAM, Lester Padilla, compõem o painel de jurados.
- 1.º LUGAR EM 2024: “I got it Mom!” – Dedy Dedy, Indonesia
- 2.º LUGAR EM 2024: “Basketball is my life” – Ziaul Huque, Bangladesh
- 3.º LUGAR EM 2024: “Collaboration” – Val P. Bagabaldo, Philippines
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIAS | FIBA
“Feel the Magic”: documentário sobre Ticha Penicheiro é cabeça de cartaz no Tribeca Film Festival
“Feel the Magic: Ticha Penicheiro Against All Odds”. O título do documentário já revela um pouco do que foi a carreira de Ticha Penicheiro, a mais condecorada jogadora do Basquetebol Feminino português, WNBA e FIBA Hall of Fame.
Com selo de realização de André Braz (Betclic Studios com produção Plusable), a película tem estreia marcada para o dia 30 de outubro, na segunda edição do Tribeca Film Festival Lisboa, pelas 21 horas.
E Ticha Penicheiro irá estar presente, numa sessão especial seguida de conversa com o público, a par do realizador. O documentário dá a conhecer a inspiradora trajetória da atleta portuguesa, uma das melhores bases de sempre do Basquetebol mundial, líder histórica de assistências da WNBA e campeã da liga norte-americana em 2005.
A figueirense é ainda embaixadora da Liga Betclic Feminina. Bilhetes para a sessão disponíveis na plataforma oficial do evento.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Federação Portuguesa de Basquetebol celebra 98 anos com afirmação nacional e internacional histórica
Hoje, 17 de agosto de 2025, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) celebra 98 anos de existência, num momento em que o basquetebol nacional vive uma das fases mais marcantes da sua história.
O último ano desportivo foi verdadeiramente inesquecível. Portugal garantiu, pela primeira vez, a qualificação para o EuroBasket Feminino, coroando esse feito com a primeira vitória de sempre da Seleção Nacional Sénior Feminina na fase de grupos da competição. Um marco absolutamente inédito e que simboliza o crescimento sustentado do basquetebol feminino em Portugal.
No setor masculino, a qualificação para o EuroBasket 2025, após 14 anos de ausência, assinala o regresso da Seleção Nacional Sénior Masculina ao maior palco do basquetebol europeu, reforçando a competitividade e a consistência do trabalho desenvolvido.
Nas camadas jovens, a Seleção Nacional Sub19 Feminina estreou-se no Campeonato do Mundo com uma prestação marcante, alcançando o 7.º lugar, a melhor classificação de sempre de Portugal numa prova mundial de basquetebol feminino. Um feito que coloca Portugal entre as oito melhores seleções do mundo e destaca a excelência do trabalho na formação.
Também o universo do basquetebol em cadeira de rodas teve um ano histórico. A Seleção Nacional 3×3 de BCR participou, pela primeira vez, no Campeonato do Mundo, alcançando um notório 6.º lugar. Um resultado que demonstra a evolução e o potencial da modalidade em Portugal, e que abre portas para novas metas internacionais.
No plano digital, a Seleção Nacional de eFIBA, no universo dos eSports, levou as cores de Portugal ao mais alto nível, conquistando uma medalha de bronze no Campeonato do Mundo de eFIBA. Uma distinção que reforça a presença da FPB em novas plataformas e formatos, com o mesmo foco na excelência.
Ver esta publicação no Instagram
Manuel Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Ranking de Clubes valoriza consistência e alarga objetivos no basquetebol de formação
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) apresentou o novo Ranking de Clubes para os Escalões de Formação, uma ferramenta que pretende ir além do tradicional título de Campeão Nacional. Criado para estimular metas diversificadas e premiar a regularidade, o ranking abrange as últimas três épocas das competições nacionais nos escalões Sub14, Sub16 e Sub18, masculinos e femininos.
Segundo o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, “apenas um clube pode ser Campeão Nacional, em cada um dos escalões, numa época desportiva, mas com este Ranking podemos ir mais longe, conseguimos perceber o trabalho realizado com consistência durante as últimas três épocas”.
Com este modelo, os clubes não se limitam a lutar pelo primeiro lugar. Como refere Nuno Manaia, “os clubes vão poder definir outros objetivos, como por exemplo, estar no Top-10, no Top-20, Top-50, ser o clube mais bem classificado da respetiva Associação”. O sistema de pontuação é simples: no Campeonato Nacional, o campeão recebe 23 pontos, enquanto o 12.º classificado da Taça Nacional de cada zona soma 1 ponto. “Para fazer parte deste Ranking, os clubes têm de participar nas Competições Nacionais, sendo este o primeiro objetivo a atingir”, sublinha.
Inspirado no Ranking de Seleções da FIBA, mas adaptado à realidade nacional, este novo sistema valoriza a consistência: um clube que mantenha desempenhos sólidos ao longo de três épocas pode alcançar posições de destaque, mesmo sem conquistar títulos. “No fundo, esta é uma ideia que retirámos do Ranking de Seleções que é elaborado pela FIBA, mas com algumas adaptações à nossa realidade”, explica o Diretor Técnico Nacional.
Com a época 2025/2026 a ter início, o Sporting CP lidera o ranking masculino com 161 pontos, seguido do FC Porto (146) e do SL Benfica (143). No setor feminino, o topo é ocupado pelo CRCQ Lombos (158,5 pontos), com o Sporting CP em segundo lugar (151) e o CP Esgueira em terceiro (140,5).
O ranking será atualizado anualmente, no final de cada época.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Vaga: estágio remunerado no Departamento de Comunicação
A Federação Portuguesa de Basquetebol procura interessados(as) em realizar um estágio remunerado do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
As candidaturas, acompanhadas de “curriculum”, deverão ser enviadas para candidaturas@fpb.pt até ao dia 31 de agosto, identificadas no assunto como: “CANDIDATURA PARA DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO”.
Interessados(as) devem cumprir com os seguintes requisitos:
✔ Estar inscrito no IEFP;
✔ Certificado de habilitações nas áreas de Comunicação ou Jornalismo;
✔ Ligação obrigatória à modalidade (anterior ou atual);
✔ Conhecimentos de informática na ótica do utilizador (ferramentas do Microsoft Office, Outlook, edição de imagem);
✔ Carta de condução;
✔ Dinamismo;
✔ Disponibilidade
✔ Conhecimentos de audiovisual e multimédia.
Local de trabalho:
➤ Sediado em Lisboa, com deslocações em todo o país.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Vaga: estágio remunerado no Departamento de Marketing e Eventos
A Federação Portuguesa de Basquetebol procura interessados(as) em realizar um estágio remunerado do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
As candidaturas, acompanhadas de “curriculum”, deverão ser enviadas para candidaturas@fpb.pt até ao dia 18 de julho, identificadas no assunto como: “CANDIDATURA PARA DEPARTAMENTO DE MARKETING E EVENTOS”.
Interessados(as) devem cumprir com os seguintes requisitos:
✔ Estar inscrito no IEFP;
✔ Certificado de habilitações em Marketing;
✔ Ligação à modalidade (anterior ou atual);
✔ Conhecimentos de informática na ótica do utilizador (ferramentas do Microsoft Office, Google Analytics e Meta, email);
✔ Carta de condução (preferencial);
✔ Dinamismo;
✔ Disponibilidade;
✔ Interesse em análise de dados.
Local de trabalho:
➤ Sediado em Lisboa, com deslocações em todo o país.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Nota de Pesar: Adriano Baganha
Morreu esta terça-feira, dia 8 de julho, aos 83 anos, Adriano Baganha, antigo Basquetebolista e selecionador nacional da modalidade.
Durante vários anos foi o timoneiro do coletivo das Quinas (onde também jogou, com 12 internacionalizações), tendo sido agraciado em 2017 com o Prémio Prestígio e Consagração.
Antigo atleta do Sporting (onde jogou com o irmão Augusto, que também chegou a treinar), foi também treinador dos leões, tendo conquistado o Campeonato Nacional da I Divisão em 1981/82. Ambos acabariam por marcar uma era no clube de Alvalade como treinador e jogador. Jogou ainda na Académica de Coimbra e na Académica de Moçambique.
No palmarés como jogador sagrou-se campeão metropolitano por 2 vezes, regional noutras duas ocasiões e distrital em Moçambique uma vez.
O velória decorrerá a partir das 17 horas de de amanhã, 9 de julho, na Igreja Nossa Senhora de Lurdes, de onde partirá para para o Crematório de Coimbra às 10 horas de dia 10.
À sua família, amigos e à comunidade do basquetebol português, a Federação Portuguesa de Basquetebol endereça as mais sentidas condolências.
Nota de Pesar: Manuel Da Costa Barbosa
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Manuel da Costa Barbosa, que desempenhou funções de elevada relevância na estrutura da modalidade, nomeadamente como vice-presidente da FPB e presidente da Associação de Basquetebol de Aveiro.
O seu percurso foi marcado por um compromisso exemplar com o desenvolvimento do Basquetebol, tanto a nível local, como nacional. Para além dos cargos diretivos que ocupou, foi também treinador, tendo passado pelo Sangalhos Desporto Clube, onde deixou um importante legado desportivo e humano, contribuindo de forma significativa para o crescimento da coletividade e da modalidade na região.
Manuel da Costa Barbosa será sempre recordado como uma figura incontornável do basquetebol aveirense e nacional, cuja dedicação e paixão deixaram uma marca profunda em todos aqueles que com ele trabalharam.
O funeral realiza-se esta quarta-feira, dia 9 de julho de 2025 pelas 17h30, na Capela Mortuária de Sangalhos. Estará na Capela Mortuária de Sangalhos a partir das 16 horas.
À sua família, amigos e à comunidade do basquetebol português, a Federação Portuguesa de Basquetebol endereça as mais sentidas condolências.
Jorge Fernandes homenageado com o Prémio Carreira 2025
Nem todos os troféus e prémios do professor Jorge Fernandes ganham o lugar de destaque na casa do antigo diretor da Escola Nacional de Basquetebol (ENB). Tem de partilhar o espaço com o espólio da esposa, com quem faz “a seleção”, confessa. Mas “este vai ficar”, diz-nos, entre risos.
Com 16 anos de ligação ao departamento de formação de treinadores e juízes da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), só fazia sentido que esta homenagem decorresse em Cantanhede, em pleno Clinic Internacional de Formação, ponto alto para o qual Jorge Fernandes tanto contribuiu, nas pegadas da grande referência que foi Eliseu Beja. Este domingo (22 de junho), ergueu o Prémio Carreira, perante um plateia de quase 500 treinadores, entre eles “pessoas que estiveram intimamente ligadas” ao antecessor de João Cardoso, que crê também ter sido este “o momento ideal” e “uma merecida e justa homenagem”.
“Sinto-me muito honrado e gratificado pela homenagem da FPB”, confessou Jorge Fernandes, sentado entre alguns amigos – e referências – que leva do Basquetebol.
Ver esta publicação no Instagram
O professor Mário Gomes, Selecionador Nacional, é um deles: “É muito difícil falar de um grande amigo, porque todas as outras qualidades do Jorge [Fernandes] já foram referidas por quem falou antes, mas esta é a mais importante de todas. E isso foi fundamental para o êxito da missão dele e para o êxito da formação de treinadores. Tudo isto só é possível porque o Jorge, para além de um excelente profissional, é um ser humano excecional”.
Este legado é preservado também por Olímpio Coelho, que, entre votos de “absoluta justiça”, salienta “o papel que ele teve na reativação da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB), com o Alberto Babo e o ‘saudoso’ Henrique Vieira, depois de 10 anos de inatividade total”; de Jorge Adelino Soares, que fala com orgulho “de uma tradição do Basquetebol de há muitos anos, que o Jorge agarrou” – e lá “colocou o seu entusiasmo, a sua competência, as suas ideias, e fez um percurso bonito que mereceu esta homenagem”; e de Dimas Pinto:
“O Jorge herdou uma organização de referência e com a sua paixão e a sua competência conseguiu mantê-la como referência nacional que, deu e continua a dar um contributo fundamental no desenvolvimento e que se tornou uma boa prática que hoje é procurada também pelas outras modalidades. O Jorge, com uma liderança assertiva e criando uma leque de treinadores muito grande e com a tal paixão de que falámos, fez um trabalho incrível e esta é uma homenagem muito justa”.
Afinal, Jorge Fernandes, diz-nos, apesar de, “ao início”, não saber bem “ao que vinha”, teve uma coisa “sempre presente”: “Gerir sabendo que estava como ‘headcoach’ e a trabalhar para os meus jogadores, sendo que os jogadores são os formandos. Sempre acreditei que trabalhar em coletivo é muito importante e portanto foi esse o meu caminho”.

A merecida homenagem sucede ao Prémio Carreira 2024, Olímpio Coelho (à esquerda)
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Portugal vice-campeão mundial em Basquetebol para pessoas com deficiência intelectual
Portugal sagrou-se esta sexta-feira (21 de junho) vice-campeão mundial de basquetebol adaptado, na categoria de deficiência intelectual.
O coletivo luso participou no Virtus World Basketball Championships 2025, o campeonato máximo da modalidade, organizado pela Virtus – World Intellectual Impairment Sport, a federação internacional responsável pelo desporto de alto rendimento para atletas com deficiência intelectual, e fechou o último encontro com um desaire perante a Austrália, 114-85, chegando à gloriosa marca de oito finais consecutivas em Campeonatos do Mundo Virtus.
Presenças às quais acrescem cinco títulos mundiais, incluíndo na última edição da prova, e três vice-campeonatos.
No mesmo campeonato, Portugal conquistou uma medalha de bronze na vertente 3×3.
De referir ainda que o atleta português Fábio Soares foi considerado o MVP do Mundial 5×5 e que o mesmo foi eleito para o Cinco Ideal da prova.
A FPB parabeniza a equipa pelo resultado e a ANDDI – Associação Nacional Desporto Desenvolvimento Intelectual – pelo trabalho de continuidade que tem desenvolvido.

Fábio Soares | DR
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
FOTOS | DR
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.








