Artigos da Federaçãooo

Ticha Penicheiro homenageada em Cascais

Figura maior do basquetebol português, as homenagens a Ticha Penicheiro sucedem-se. Após ter recebido o Prémio Carreira nos Liga Betclic Awards, a antiga base portuguesa esteve presente na inauguração do mais recente campo 3×3 BasketArt, em Cascais.

Situado no Alto da Peça (38°44’10.4″N 9°24’09.3″W), em Alcabideche, o evento de abertura do espaço contou com a presença de inúmeras figuras institucionais e federativas. O presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, o presidente da CM Cascais, Carlos Carreiras, os vice-presidentes da FPB, Rui Dias e Sara Ferreira, o vereador do desporto municipal, Francisco Kreye, e o presidente da AB Lisboa, Rogério Mota, juntaram-se a Ticha Penicheiro no momento da inauguração.

Após a cerimónia protocolar, o espaço, renovado pelo artista “OATS” (Gustavo São Pedro), recebeu uma pequena competição entre atletas do Estoril Basket, que mostraram a sua felicidade com o novo campo para a prática da modalidade.

Ticha Penicheiro, nome incontornável do basquetebol nacional, foi eleita uma das 25 melhores jogadoras da história da WNBA. Por entre as inúmeras distinções individuais e coletivas, destacam-se as quatro presenças no All-Star Game, duas vezes All-WNBA First Team, sete vezes líder de assistências da WNBA e é a segunda atleta com mais assistências na história da liga norte-americana. Já integrara o grupo das 20 melhores jogadoras dos primeiros 20 anos da organização e faz parte do Women’s Basketball Hall of Fame (WBHOF).


Figuras de 2021/2022 homenageadas nos Liga Betclic Awards

A temporada 2021/2022 encerrou com a realização dos Liga Betclic Awards, evento onde foram premiadas as principais figuras da época nas Ligas Betclic Feminina e Masculina, bem como outras figuras icónicas do basquetebol português.

A gala, que decorreu na Lx Factory, em Lisboa, contou com a presença de representantes dos diferentes emblemas que competem no principal escalão, que mostraram a sua admiração pelo evento e celebraram a conclusão de mais um ano desportivo.

O evento, apresentado por Pedro Pinto e Carina Caldeira, teve como objetivo homenagear os atletas e treinadores que mais se evidenciaram em 2021/2022, mas também outras personalidades do basquetebol luso.

Os vencedores da noite, eleitos por votação ou pelo destaque estatístico, foram:

A cerimónia concluiu com o anuncio de que o “Prémio Fair Play” na próxima temporada tomará o nome do antigo atleta norte-americano, passando a chamar-se “Prémio Mike Plowden”.

Após a atribuição dos prémios, os atletas vencedores não esconderam a sua felicidade com o evento. Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, destacou a importância de reconhecer as principais figuras da época, e Miguel Domingues, Brand Manager da Betclic, fez um balanço positivo do primeiro ano de ligação entre as duas organizações.


Fim de semana de decisões na V Liga Master DHIKA

Fim de semana decisivo na 5.ª edição da Liga Master DHIKA, com o Esgueira Fidelidade e o CAA Salesianos a lutarem pelo título de campeões da competição “master” da FPB.

Na jornada decisiva do campeonato “master”, o primeiro classificado, Esgueira Fidelidade, visita a casa do terceiro, o CAA Salesianos, naquela que será a partida que decide o título de campeão. Este encontro, agendado para as 18h deste sábado, dia 25 de junho, realiza-se no Pavilhão dos Salesianos do Porto e conta com transmissão na FPBtv.

Podes consultar a classificação e o restante calendário da competição, aqui.


Ticha Penicheiro homenageada em novo campo 3×3 BasketArt

Decorre, esta quarta-feira, a partir das 17 horas, a inauguração do mais recente campo inserido no projeto 3×3 BasketArt, a iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol que procura trazer o basquetebol para o meio urbano. Em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, a FPB apresenta mais uma homenagem a Ticha Penicheiro, antiga internacional portuguesa e uma das melhores jogadoras da história da WNBA, a liga norte-americana de basquetebol feminino.

O evento, em Cascais, que contará com a presença do Presidente da FPB, Manuel Fernandes, e do presidente da câmara municipal, Dr. Carlos Carreiras, entre outros responsáveis federativos e municipais, terá a presença confirmada de Ticha Penicheiro.

Ticha Penicheiro, figura maior do basquetebol nacional, foi eleita uma das 25 melhores jogadoras da história da WNBA. Por entre as inúmeras distinções individuais e coletivas, destacam-se as quatro presenças no All-Star Game, duas vezes All-WNBA First Team, sete vezes líder de assistências da WNBA e é a segunda atleta com mais assistências na história da liga norte-americana. Já integrara o grupo das 20 melhores jogadoras dos primeiros 20 anos da organização e faz parte do Women’s Basketball Hall of Fame (WBHOF).

O campo foi renovado por “OATS” que anteriormente renovara o campo 3×3 BasketArt em homenagem a Kobe Bryant. O artista mostrou-se orgulhoso pela oportunidade de poder retratar e homenagear mais uma figura do basquetebol mundial: “Quando temos que retratar alguém assim, é sempre gratificante. Não só pela homenagem, mas por podermos levar a outras pessoas, que vão usar o campo, a mensagem que estas figuras passaram”, explicou, acrescentando: “Estes atletas são sempre ídolos e poder jogar num campo assim dá uma motivação diferente a quem o utiliza”, concluiu.

O evento tem início marcado para as 17 horas e realiza-se aqui.


“Foi um momento único”

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) cumpriu 90 anos neste dia 18 de junho e organizou uma série de iniciativas, nas quais a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) esteve presente, através do vice-presidente Manuel Albano.

O responsável federativo português assistiu à inauguração da escultura em tamanho real do Dr. James Naismith, o inventor do basquetebol, bem como a uma visita guiada à exposição de aniversário no Museu, na Suiça. E esteve também presente no FIBA ​​Open, o maior torneio 3×3 da Suíça e um dos maiores torneios 3×3 da Europa.

“Foi com enorme gosto, e com o sentido da responsabilidade, por a FPB ter sido uma das oito fundadoras deste órgão, que estive hoje presente na celebração dos 90 anos da FIBA. O reconhecimento pelos pares do nosso Presidente deve deixar toda a comunidade do Basquetebol do Portugal orgulhosa”, referiu Manuel Albano no final do dia em que se celebrou o basquetebol em todo o Mundo.

A FIBA ​​foi fundada em 18 de junho de 1932 em Genebra, e a FPB é um dos membros fundadores da instituição.
Como prova do reconhecimento da FIBA, pode ler-se no seu site o seguinte: “A FIBA ​​orgulha-se dos pioneiros do basquete que fizeram a jogada corajosa e formaram os fundamentos do que é hoje um dos movimentos desportivos mais poderosos do mundo”.

 


O Circuito Nacional 3×3 está de regresso!

O Circuito Nacional 3×3 está de regresso depois de dois anos de interregno provocados pela pandemia COVID-19.

O regresso do maior circuito de 3×3 em Portugal arranca já no próximo fim de semana, no dia 25 de junho, com a realização da primeira etapa em Abrantes. No domingo, dia 26, o Circuito Nacional 3×3 viaja até ao Funchal para a segunda etapa da competição.

O calendário previsto conta ainda com mais nove etapas:

2 de julho – Esposende 

3 de julho – Ribeira Grande

9 de julho – Setúbal

10 de julho – Vendas Novas

16 de julho – Vila Pouca de Aguiar

17 de julho – Ovar

24 de julho – Quarteira 

30 de julho – Lisboa

28 de agosto – Matosinhos

Toda a competição pode ser acompanhada em 3x3fpb.pt.


TICHA PENICHEIRO em Esgueira para o “MEGATICHA”

Está a chegar o “MEGATICHA”! O evento organizado pelo Clube do Povo de Esgueira com a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Associação de Basquetebol de Aveiro, para o escalão de Mini 12 Femininos, realiza-se este fim de semana (18 e 19 junho) e conta com um total de 16 equipas.

Além da vasta participação na Etapa Final do XVI Circuito Nacional Ticha Penicheiro, o evento contará com a presença do astro do basquetebol português, Ticha Penicheiro. As cerca de 200 participantes vão ter a oportunidade de conhecer a ex-internacional portuguesa que vai estar presente nos jogos de minibasquete que se vão realizar, bem como as atividades lúdicas previstas durante este fim de semana.

O evento decorre no pavilhão da Escola Jaime Magalhães Lima e no Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira, com arranque previsto para as 12h30 de sábado e encerramento para as 17h30 de domingo depois de realizada a cerimónia de encerramento. Em anexo podem ser confirmados todos os detalhes acerca do evento, presentes no comunicado 009.


Reguengos de Monsaraz relembra o Prof. Mário Lemos

A VI Etapa do VII Circuito Prof. Mário Lemos realizou-se no passado dia 4 junho, em Reguengos de Monsaraz, através da organização do clube local, ASC/BVRM.

Durante a tarde, cinquenta crianças de ambos os géneros, do escalão mini 10, participaram de forma empenhada e entusiasmada em jogos de minibasquete e concursos técnicos organizados pelo clube anfitrião.

Os resultados obtidos nos concursos técnicos de lançamento premiaram a ASC/BVRM nos lançamentos na passada do lado direito e lado esquerdo e os Salesianos Évora no lançamento livre.

Participaram nesta etapa, além do clube anfitrião, o Beja BC, Salesianos Évora e o Núcleo de Minibasquete dos Canaviais.

Além dos prémios (bolas de minibasquete) oferecidos pela FPB ao clube organizador e vencedores dos concursos, a organização do evento em conjunto com vários parceiros locais, ofereceram aos participantes um diploma, uma t-shirt e outras lembranças de região.

Estiveram presentes no encerramento do evento o vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, o presidente da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, a presidente dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz, o diretor técnico do Minibasquete da FPB e ainda o diretor técnico da AB Alentejo.


FPB de luto por Orlando Rebelo

A Federação Portuguesa de Basquetebol está de luto pela morte de Orlando Rebelo, aos 86 anos.

O antigo dirigente teve uma longa ligação com a arbitragem lusa, não só como árbitro e comissão internacional, mas também como Presidente do Conselho de Arbitragem e Presidente do Conselho Técnico. Mais ainda, enquanto atleta, defendeu as cores do Grupo Dramático “Os Combatentes”.

O corpo segue para a Igreja Santo Contestável em Campo de Ourique esta quinta-feira, pelas 17h30. O funeral está marcado para sexta-feira, às 15 horas, seguindo depois para cremação.

À família enlutada e aos amigos próximos, a FPB endereça as mais sentidas condolências.


Por dentro da Fase Final do Campeonato Nacional de Sub16 masculinos

Vila Nova de Santo André acolheu a Fase Final do Campeonato Nacional de Sub16 masculinos, que terminou com o triunfo do SC Vasco da Gama.

Em mais um domingo recheado de bons jogos e de emoções fortes, a FPBtv marcou presença no evento e recolheu as reações de algumas personalidades que acompanharam a competição.

Armindo Pereira (Presidente da AB Setúbal), Manuel Fortes (Presidente BSA), Miguel Pereira (Vice-presidente FPB), Nuno Manaia (Diretor Técnico Nacional) e o selecionador nacional de Sub16 masculinos, Nuno Freitas, tiveram a palavra.


Gil Cruz fortalece departamento de competições da FPB

Gil Cruz é o novo diretor de competições da Federação Portuguesa de Basquetebol. O antigo internacional jovem por Portugal, que conta com participações em dois campeonatos da europa de sub16, um de sub18 e um de sub20, vai liderar o departamento que supervisiona todas as competições seniores, femininas e masculinas.

“Queremos dar alguma estrutura e coerência entre as diferentes competições de seniores, criando uma linha orientadora lógica e enquadrada, que todos os agentes da modalidade, das Ligas à 2.ª Divisão, conheçam”, explica o novo dirigente federativo.

Licenciado em Gestão e com um mestrado em Gestão Desportiva da International Academy of Sport Science and Technology, Gil Cruz chega à FPB após cinco anos de ligação com a FIBA, primeiro como gestor de competições, onde foi peça importante no desenvolvimento do sistema de qualifiers para o Mundial de 2019 e o novo modelo competitivo feminino, e depois como gestor de eventos, onde auxiliou na organização do Campeonato do Mundo 2019, na China, cinco Campeonatos do Mundo de sub17 e sub19, e dos torneios pré-Olímpicos femininos (2020) e masculinos (2021).

“Cada competição tem a sua especificidade, mas a ideia é aproximar as provas femininas e masculinas no que diz respeito ao profissionalismo e visibilidade dos diferentes níveis ”, afirma o novo diretor de competições, que não esconde a satisfação pela chegada à FPB: “É uma responsabilidade, mas um grande orgulho”.


SL Benfica bate FC Porto e fica a uma vitória do título

O SL Benfica levou a melhor sobre o FC Porto (56-48) no segundo jogo das finais da Liga Betclic Masculina e colocou-se a apenas um triunfo do título.

Numa partida marcada pela baixa pontuação das duas equipas, os encarnados começaram melhor e de imediato avançaram para a liderança isolada do encontro (15-10). No segundo quarto o FC Porto tentou aproximar-se da liderança do encontro, mas as tentativas azuis e brancas acabaram por não resultar com a equipa da casa a chegar ao intervalo a vencer por 28-21.

No regresso dos balneários o domínio encarnado prevaleceu, com os anfitriões a atingirem a vantagem máxima no encontro (19 pontos). No entanto, a diferença considerável no marcador não impediu o FC Porto de responder e encurtar diferenças já dentro dos últimos cinco minutos do encontro. Apesar da boa reação do FC Porto, o Benfica segurou sempre a liderança e fechou a partida com um 56-48, ficando desta forma a apenas uma vitória da conquista do título de campeão nacional.

Nas “águias” destacaram-se Aaron Broussard (12pts, 13res, 4ast, 2rb), Wendell Lewis (11pts, 11res, 2dl), Ivan Almeida (11pts, 10res, 2ast, 1rb) e Frank Gaines (10pts, 5res, 1ast), enquanto nos “dragões” Max Landis (17pts, 1ast, 1rb), Francisco Amarante (7pts, 7res, 4ast, 1dl) e Charlon Kloof (7pts, 5res, 3ast, 1rb).

O terceiro jogo das finais está agendado para as 18h00 desta quinta-feira, dia 9 de junho, e conta com transmissão em direto na RTP2 e na FPBtv.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.