Artigos da Federaçãooo

2025: um ano de ouro para o Basquetebol nacional

Véspera de ano novo. O culminar de uma semana recheada de retrospetivas. No Reino Unido canta-se “Auld Lang Syne”; aqui, começam em breve as gentes a cantar “As Janeiras”. Pelo meio, entre os dias que nos restam e os dias que estão por vir, a reflexão. Há um conceito japonês que trazemos à conversa para explicar o porquê de não termos pressa alguma em fazê-la neste ano excepcional, que não quer ser exceção: 自分史 (jibunshi).

A ideia é simples e concreta: que cada ano seja memorável, por uma ou por outra razão. Que quando pensar em 2007, me recorde automaticamente de um acontecimento, de uma meta, de uma concretização: “2007 – o ano em que fomos a Sevilha”. “2012? Claro, foi quando recebemos um Europeu em Matosinhos pela primeira vez”. Que cada ano seja memorável, construindo, peça a peça, um mapa maior de quem somos, do que fizemos e do queremos ser.

Noutra dimensão, aplicada aos meses de cada ano e não ao ano civil em si, torna-se um conceito muito semelhante às listagens cronológicas que entre-festividades invadem periodicamente o espaço digital. Entre rankings, tops e “throwbacks”, é nas vésperas do novo ano que surgem as planilhas: “Em janeiro isto, em fevereiro aquilo”, num mapa ainda maior de quem somos, do que fizemos e do que queremos ser.

E em 2025 está a ser muito difícil – quiçá impossível – escolher qual a peça que melhor se encaixa em cada um destes singulares meses.

Afinal, estes 365 dias que amanhã findam perdurarão na memória de todos os intervenientes do Basquetebol português. Daqui a 25 anos, em 2050, ninguém ficará indiferente às conquistas de 2025, que são conquistas de décadas de trabalho, acima de tudo, e que, nesses 25 anos que se seguirão já a partir desta quinta-feira, deixarão uma indelével marca nos futuros protagonistas do jogo, na massa humana que se move e se comove por esta modalidade.

Todas as listas do género primam pela inflexibilidade estética. Para quê?

VERÃO DOURADO

Foi o Women’s EuroBasket, o primeiro de sempre, em Junho. Em Brno, o coletivo liderado por Ricardo Vasconcelos estreou-se entre as melhores da Europa, depois da qualificação épica em Coimbra (já lá iremos). Face às atuais bicampeãs europeias da Bélgica, as anfitriãs checas e a seleção de Montenegro, histórico da modalidade, As Linces bateram-se de igual para igual e terminaram a fase de grupos com a primeira vitória de sempre num Europeu, frente às montenegrinas, com pompa, circunstância e um grande apoio luso nas bancadas. Fizeram história Carolina Cruz, Carolina Rodrigues, Inês Viana, Joana Soeiro, Josephine Filipe, Laura Ferreira, Lavínia da Silva, Maianca Umabano, Márcia Costa, Maria João Bettencourt, Mariana Silva e a capitã Sofia da Silva.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by FIBA Women’s EuroBasket (@eurobasketwomen)


Foi o Mundial Sub19 Feminino, em Julho, uma participação inédita e logo com um magistral 7.º lugar entre as gigantes do globo. Agostinho Pinto, em agosto de 2024, tinha carimbado a qualificação com a melhor posição de sempre num Europeu de Sub18, no 5.º posto, e tornava-se assim o primeiro treinador a levar duas seleções a um Campeonato do Mundo de formação. O único. As Gigantes de Portugal foram Ana Pedro Marques, Clara Silva, Ema Karim, Gabriela Fernandes, Leonor Peixinho, Maria Andorinho, Magda Freira, Marta Vieira, Marta Rodrigues, Sara Rodrigues, Sofia Sousa e Rita Nazário, tendo vencido China e Nigéria na fase de grupos, Israel nos oitavos e Hungria no derradeiro jogo de qualificação.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Foi, ainda nesse mês, a conquista histórica da Seleção Nacional Sub23 de BCR, medalha de prata nos Jogos Paralímpicos da Juventude, em Istambul, na Turquia, depois do bronze de há três anos. Num dos palcos mais ilustres do BCR europeu jovem, Afonso Tavares, Diogo Ferrás, João Castro, João Trigueiros, Pedro André Gomes, Nuno Nogueira, Simão Pimenta e Tomás Amaral foram os escolhidos de Ricardo Vieira para deixar o seu nome nos livros, e o jovem Afonso Tavares saiu como MVP de todo o torneio. Ainda no BCR, no início de Agosto, a Seleção 3×3 sagrou-se 6.ª classificada no Campeonato do Mundo da categoria, a melhor classificação de sempre na prova.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Portugal BCR (@portugalbcr)


E foi o EuroBasket 2025, o primeiro em 14 anos, no final de Agosto e início de Setembro. O objetivo estava traçado desde o início – chegar aos oitavos. E os Linces de Mário Gomes cumpriram com excelência. Contra a Chéquia, que era 19,ª no ranking FIBA, Portugal contrariou as expetativas e venceu, abrindo caminho para, depois de enfrentar as superpotências Sérvia (2.ª), Alemanha (3.ª) e Turquia, atual 12.ª, se bater frente a uma Estónia com 5000 adeptos – e vencer, de forma épica, sem Neemias a partir de meados do 3.º quarto, com toda a equipa unida, qual epopeia em Riga. Nos oitavos, Portugal equilibrou todo o encontro frente à atual campeã, a Alemanha, tendo mesmo sido a equipa que menos pontos sofreu dos alemães neste EuroBasket, num ansiado regresso ao principal palco europeu. Os “heróis” de 2025: Cândido Sá, Diogo Brito, Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Francisco Amarante, Miguel Queiroz, Neemias Queta, Nuno Sá, Rafael Lisboa, Travante Williams e Vlad Voytso.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


E porque em Setembro ainda é verão, foi precisamente o culminar deste ano brilhante, com o último dos rankings da FIBA a sair para o público, e a comprovar o esforço hercúleo destas equipas. O coletivo feminino era 21.º na Europa e 40.º no mundo, e é agora 19.º e 38.º, respetivamente, o masculino era 27.º europeu e 56.º mundial e está agora no 25.º posto na Europa e em 47.º no Mundo. Um grande salto para ambas as Seleções, que coloca Portugal num patamar de onde não quer sair.

Acima de tudo, quatro conquistas que em muito se deveram ao trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano. Porque, antes do verão de ouro, há duas estações. A começar pela:

PRIMAVERA DE PRATA

Abril floresceu com a Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira (que vai colher frutos à festa que, no início de Julho, levou quase 500 atletas de Minibasquete a Paços de Ferreira, ou ao torneio Interseleções 3×3 Sub17, em Tomar), desta vez com mais de 800 jovens atletas, à 17.ª edição de sucesso deste ex-libris da nossa formação. 3188 euros foram angariados no Basquetebol Solidário e AB Aveiro, AB Lisboa e AB Porto dividiram os títulos das divisões principais deste evento de formação. Formação essa que celebrou em Maio e Junho as suas fases finais nacionais, no culminar de 12 competições com mais de 300 equipas.

Juntado dois e dois: da formação floresce a competição sénior, e também em Maio e Junho chegaram ao fim as principais competições do Basquetebol nacional. A começar pelas Ligas Betclic Masculina e Feminina, onde o SL Benfica levou a melhor nos dois géneros. As águias venceram o Esgueira Aveiro em dois jogos a valer um bicampeonato e os rapazes precisaram de Jogo 4 no Dragão Arena para erguer o seu quarto troféu de campeão em quatro anos. Voltando rapidamente a Abril, de destacar os Liga Betclic Awards, que elegeram Javian Davis (ex-Imortal LUZiGÁS, atual FC Porto) e Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMOTOR) como MVPs das Fases Regulares das Ligas Betclic.

Liga Betclic Awards 2025: Uma noite de celebração com emoção, reconhecimento e brilho no basquetebol português

Chegam também ao fim os campeonatos FPB, com subidas e descidas de parte a parte. Na Proliga, o SC Vasco da Gama é o grande vencedor e o SC Braga, líder da fase regular, acompanha-o para a Liga Betclic Masculina. No feminino, Sporting CP volta a subir de divisão e chega à Liga Betclic Feminina como campeão do CN 1.ª Divisão – o vice SC Coimbrões Sancho Panza acompanha-o.

Pelo meio, a primavera viu passar a Fase Final da Taça Hugo dos Santos, levantada pela UD Oliveirense, o primeiro troféu do clube desde 2020 – quando tinham vencido precisamente a Taça Hugo dos Santos. Em Gondomar, no início de Maio, a equipa de Oliveira de Azeméis venceu o Sporting CP na 1.ª eliminatória, a Ovarense Gavex nas meias-finais e o FC Porto na finalíssima, perante a grande festa dos seus adeptos.

Dois meses antes, em Março, foi em Matosinhos que se fez “a festa das Taças”. FC Porto e CRC Quinta dos Lombos foram os respetivos vencedores no masculino e feminino, com Miguel Queiroz e Maddi Utti a saírem como MVPs das finais, jogadas frente ao Sporting CP e ao SL Benfica.

2024/2025: os campeões e os vencedores

Antes disso, no início de Janeiro, o Esgueira Aveiro saiu como grande vencedor da Taça Federação. As “Bikudas” foram a Queluz vencer o SL Benfica na final da prova, abrindo o ano em grande e com bons prenúncios para a caminhada que já estavam a fazer na Liga – e que viriam a completar com a sua primeira presença de sempre na final. E em Dezembro deste ano foi o SL Benfica a vencer a Supertaça Mário Saldanha, na sua 40.ª edição, frente ao eterno rival do FC Porto. Mas aqui já entramos no âmbito do:

INVERNO DE PLATINA

“Platina (Pt) é um metal nobre, extremamente resistente à corrosão e ao calor, valorizado em joalharia pela sua durabilidade e brilho”. A descrição era condizente e não fugia à lógica dos seus antecessores no que toca a nomear estas novas estações que aqui criamos. “Nobre” povo, como escreveu Henrique Lopes de Mendonça, por certo. “Extremamente resistente à corrosão e ao calor”, sem dúvida. “Valorizado pela sua durabilidade e brilho” – e a história perdura, de facto, e, de facto, reluz. E a cereja no topo do bolo: a coincidência da química. (Pt).

Tinha de ser num inverno de platina.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Em Coimbra, no início de Fevereiro, ainda com chuva e nuvens cinzentas, o sol brilhou, com reflexos dourados de verão.

A Seleção Nacional Feminina precisava de vencer os dois jogos. Ucrânia e Sérvia. Duas “powerhouses” da modalidade. Primeiro, caiu a Ucrânia. Depois, num Mário Mexia lotado, As Linces venceram e convenceram frente à seleção que terminou no 1.º lugar do grupo, depois de 40 minutos de superação e excelência. Ricardo Vasconcelos, à data, declarou: “Não temos uma estrela, somos realmente um coletivo, e acabamos por chegar a este momento bonito e histórico”.

Duas semanas depois, numa noite fria em Riga, na Letónia, a Seleção Masculina carimbou o seu apuramento, mesmo não tendo conseguido ultrapassar Israel. Na mesma Riga onde, meses mais tarde, nesse verão de ouro, se agigantou entre os gigantes.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

OUTONO DE AMETISTA

A pedra da paz e da serenidade, o “silêncio depois da tempestade”, a recolha dos frutos destes últimos 365 dias de conquistas. E que ano memorável foi este…

A poucos dias de se iniciar Outubro o projeto 3×3 BasketArt chegou aos 40 municípios albergados pelo projeto, num total de 67 campos. Número redondo para o projeto, em mais um ano de sucesso, com sete municípios alcançados.

Estreou também nesse mês o documentário “Feel the Magic: Ticha Penicheiro Against All Odds”, que enaltece uma das grandes conquistas de 2025: foi no final de Maio que Ticha Penicheiro foi consagrada como uma das melhores basquetebolistas de sempre, ao entrar no Hall of Fame da FIBA.

Os números não mentem: 0,000022%. As chances de uma rapariga nascida e criada na Figueira da Foz se tornar uma das melhores 25 jogadoras de Basquete – do mundo.

Podia haver melhor manchete para encerrar um ano de ouro?

Ticha Penicheiro entra no Hall of Fame da FIBA e faz história no basquetebol português

Que 2026 seja tão ou mais frutuoso para o Basquetebol nacional como foi 2025, são os votos da Federação Portuguesa de Basquetebol para esta reentré. A nossa modalidade está “na estrada” – e não vai parar. 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Zagreb é o destino da seleção nacional de BCR no Europeu B

Portugal vai disputar o ECMB – Campeonato da Europa da Divisão B -, em Zagreb, Croácia, de 26 de junho a 7 de julho de 2026. A seleção nacional regressa aos grandes palcos dois anos após a manutenção obtida, em Sarajevo – a segunda na história -, e quer estabelecer a melhor participação de sempre na competição que se avizinha.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IWBF Europe (@iwbfeurope)

Os comandados de Oscar Trigo e Javier López regressam ao trabalho, previsivelmente, em fevereiro, com o foco de inciar a preparação para esta exigente prova, na modalidade coletiva rainha do desporto Paralímpico. São já 32 as seleções europeias, em ação, entre Divisão A, B e C.

Fazem companhia a Portugal, no próximo Europeu B, a anfitriã Croácia, Bósnia-Herzegovina, Letónia, Lituânia, Eslovénia, Grécia, Bulgária, Israel e Suécia.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Portugal de pé frente à gigante Grécia

Sabia-se que não era fácil. Do outro lado, um gigante mundial (13.º). Do outro, o 47.º. Mas Os Linces nunca baixam os braços. Foi a lutar até ao fim, neste segundo jogo da janela de novembro da qualificação para o Campeonato do Mundo, e com uma tremenda garra, atitude e caráter, como frisou o selecionador nacional. “O que é que faltou?” Perguntaram na conferência de imprensa. No seu jeito habitual, Mário Gomes respondeu: “Oito pontos”. Oito pontos apenas (68-76). Mas uma certeza. Portugal é capaz de competir contra equipas que lutam pelos títulos europeus e mundiais.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Esta Grécia, aliás, trouxe consigo seis jogadores que figuraram no último EuroBasket, onde alcançaram um meritoso 3.º lugar. E nem a armada ofensiva helénica assustou o coletivo das quinas, que entrou pior no encontro (17-24), mas que deu a volta por cima para chegar ao intervalo a perder somente por um ponto (19-13 e 36-37 no marcador). Travante Williams (que acabou como MVP do encontro, com 15 pontos, seis ressaltos e quatro roubos de bola – 15val) entrou ao seu jeito, e Rafael Lisboa (12pts) ajudou a catapultar Os Linces para mais uma parte de grande nível.

Foi até ao fim. Parciais de 13-19 e 19-20, insuficientes para a vitória, mas garantes de certeza: o “sonho” de alcançar o Mundial do Qatar, em 2026.

“Por alguma razão a Grécia trouxe três jogadores novos para o jogo de hoje, que jogam na Euroliga, e que foram preponderantes no jogo de hoje. [Isso] quer dizer que a nossa seleção já é vista com outros olhos, com outro respeito (…)”. O selecionador nacional aponta a melhor percentagem de três pontos dos gregos (26%-36%) e uma maior pressão defensiva na segunda parte como fatores importantes para o resultado final. Não obstante: “Este é um caminho que nós temos vindo a fazer. Dantes não era bem assim”, concluiu, orgulhoso da equipa que hoje se apresentou no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, perante uma bancada cheia de quase 2000 portugueses.

Portugal figura agora no 2.º posto do Grupo B, à frente de Montenegro, que venceu hoje a Roménia, adversário (a dobrar) na próxima janela – fevereiro de 2026.

A estatística completa.

A conferência de imprensa com o professor Mário Gomes e Rafael Lisboa:

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Road to the World Cup: Portugal x Grécia joga-se hoje na RTP2

Mais um gigante do Basquetebol no nosso caminho.

Os Linces continuam hoje a sua campanha na qualificação do FIBA World Cup 2027. O destino final: Qatar. A segunda paragem, depois da estreia vitoriosa frente a Montenegro: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Assiste em direto na RTP2, a partir das 17 horas, frente à gigante Grécia. Bilheteira aqui, courtside esgotado.

Road to the World Cup: gigante Grécia em Matosinhos com Spanoulis ao leme

➤ A convocatória de PORTUGAL

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Diogo Brito: “[Matosinhos] é um público que sabe viver Basquete”

É “contra uma das melhores seleções, não só da Europa, como do Mundo”, que Os Linces jogam este domingo. As palavras são do portuense Diogo Brito, de volta a uma “casa” onde já foi feliz – o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, para o segundo encontro da janela de novembro da Primeira Ronda de qualificação rumo ao Campeonato do Mundo de 2027.

Mas “o grupo está pronto para o desafio, como tem estado nos últimos jogos”, como esteve no EuroBasket 2025, e nem os matchups de peso atemorizam o extremo lançador do coletivo de Mário Gomes. A Grécia, com “uma grande tradição no Basquetebol”, é 13.ª mundial – Portugal é 47.º. Mas “estamos no Porto”, e mais uma vez, com o “essencial apoio” dos fãs portugueses, Os Linces vão procurar fazer história e vencer um adversário ao qual nunca conseguiram ganhar.

Road to the World Cup: gigante Grécia em Matosinhos com Spanoulis ao leme

“Não me podia sentir mais em casa”, finalizou Brito, na antecâmara do derradeiro desafio.

Ouve aqui a antevisão na íntegra. Transmissão RTP2. ➤ Bilhetes aqui

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Road to the World Cup: gigante Grécia em Matosinhos com Spanoulis ao leme

Num elenco só com um dos irmãos Antetokounmpo, mas com nomes de igual ou maior peso, casos dos bases Giannoulis Larentzakis e Elijah Mitrou-Long, do veterano Konstantinos Papanikolau, do jovem poste Alexandros Samodurov, que brilhou na estreia nesta qualificação, ontem (27), frente à Roménia (16pts, 7res – 24val), num jogo vencido confortavelmente (91-64), é a gigante Grécia, 3.ª classificada do último EuroBasket, o próximo adversário no caminho de Portugal na qualificação rumo ao Campeonato do Mundo de 2027.

Em Matosinhos, dia 30, pelas 17 horas, joga-se o segundo encontro desta janela de qualificação e os helénicos têm no seu treinador um dos maiores trunfos: Vassilis Spanoulis já provou que não era só um treinador dentro de campo nos seus tempos de jogador na posição 1, mas que também cumpre o papel na perfeição do outro lado das quatro linhas.

O atual treinador do Mónaco vai cumprir uma curta pausa com o seu clube (que joga na Euroliga) para estar no banco nos dois jogos dos helénicos, inclusive em território luso.

De frisar que Os Linces já enfrentaram por cinco vezes o conjunto helénico, a última em 2007 (85-67), na fase de grupos do EuroBasket, sem nunca conseguirem vencer a turma do Mediterrâneo.

Agora, os gregos querem chegar ao seu décimo mundial (15.º em 2023), mas onde já foram muito felizes (com a prata em 2006 – jogava Spanoulis). No EuroBasket (com seis jogadores agora repetidos) foram por duas vezes campeões, feitos que, acumulando ao longo dos anos lhes garantem um atual 13.º lugar no ranking mundial da FIBA (Portugal é 47.º) e um 8.º europeu (Portugal é 25.º).

Mas, não obstante o peso, impacto e tradição dos adversários, Portugal já provou que está pronto para competir ao mais alto dos níveis. Depois da vitória histórica frente a Montenegro, o conjunto das quinas quer voltar a tombar um dos gigantes do Basquetebol.

Junta-te aos Linces de Mário Gomes este domingo no CDC.

➤  30 novembro 2025 – PORTUGAL x Grécia, 17 horas, Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – bilhetes aqui

➤ A convocatória de PORTUGAL

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Portugal de gala em Montenegro: estreia de sonho na qualificação para o Mundial

Numa grande exibição coletiva (e defensiva, como já tem sido hábito nestes Linces de Mário Gomes), Portugal entrou de pé direito na qualificação rumo ao Mundial de 2027. Nunca antes o conjunto das quinas tinha vencido a seleção de Montenegro (18.ª melhor do mundo, de acordo com os rankings FIBA, que nos colocam em 47.º), mas, à terceira, foi de vez. O EuroBasket 2025 já tinha comprovado que competir nestes palcos é uma realidade, e esta Equipa (o E maiúsculo não é gralha) voltou a demonstrá-lo. 62-83 e está ex-aequo com a Grécia no topo do Grupo B desta fase de qualificação, para chegar onde os Linces nunca chegaram: a uma FIBA World Cup.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


No Moraca Sports Centre, em Podgorica, capital montenegrina, com raça, atitude e cumprindo o plano de jogo à risca, Portugal até entrou a perder (21-14 no primeiro quarto), com 10 pontos de Travante Williams, mas deu a volta com um grande parcial nos dez minutos seguintes (11-25) para chegar ao intervalo na liderança. No regresso dos balneários, a toada continuou. “Não era expetável que Portugal viesse ganhar a Montenegro por 21 pontos (…) a partir do momento em que abrimos a vantagem, não demos mais chance de discutir o jogo”, acredita o selecionador nacional.

Novamente parcial de 11-25 e 19-19 nos dez minutos finais, com todos os Linces a contribuírem para o marcador. O MVP foi Ricardo Monteiro (18val), com 13 pontos, quatro ressaltos e grande eficácia ofensiva. Williams foi o melhor marcador, com 16 pontos, tendo saído lesionado (sem gravidade). Diogo Brito marcou nove, Gonçalo Delgado, Cândido Sá e Rafael Lisboa (que recebeu o melhor dos presentes neste dia do seu 26.º aniversário) marcaram oito cada, mas o destaque é mesmo para o coletivo que, como nos já tem vindo a habituar, voltou a mostrar que ser português é sinónimo de superação. O tal caráter que Mário Gomes tanto mencionou em Riga voltou a aparecer, os montenegrinos não conseguiram entrar no jogo, e agora, que venha a Grécia, este domingo (30 de novembro), às 17 horas, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

“Estou convicto que podemos competir contra eles [Grécia] e competindo e levando o jogo até ao fim, pode cair para qualquer lado. Vamos para o jogo com o objetivo de o ganhar, sabendo que estaremos a jogar contra os 3.ºs classificados do último europeu”, antevê o selecionador, que dedicou a vitória de hoje a três jogadores: “Rafael Lisboa, que faz hoje 26 anos, e aos nossos dois “grandes”, um mais que outro, que estão ambos lesionados, o Neemias Queta e o Miguel Queiroz. Esta vitória é dedicada também a eles, espero que regressem aos campos o mais depressa possível”.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Road to the World Cup: Montenegro x Portugal joga-se hoje na RTP2

Chegou a hora.

Os Linces iniciam hoje a sua campanha na qualificação do FIBA World Cup 2027. O destino final: Qatar. A primeira paragem: Podgorica, Montenegro.

Road to the World Cup: Portugal quer subir ao topo do “Montenegro” de Crna Gora

Assiste em direto na RTP2 à estreia lusa nesta caminhada, marcada para as 17 horas lusas, e apenas três dias antes do coletivo das quinas jogar em casa frente à Grécia, no CDC de Matosinhos. Bilheteira aqui, courtside esgotado.

➤ A convocatória de PORTUGAL

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Diogo Ventura: “Sabemos que temos capacidade para estar nestes palcos”

“Uma seleção fortíssima” é o que espera Os Linces amanhã, dia 27 de novembro, em Podgorica. Na qualificação rumo ao Campeonato do Mundo de 2027, Montenegro é o primeiro adversário da Seleção Nacional, e o capitão Diogo Ventura recorda que, nos dois jogos oficiais de Portugal contra a nação dos Balcãs, curiosamente ambos nesta fase de apuramento (2022 e 2023), nunca a equipa das quinas conseguiu vencer. Mas “não éramos a equipa que somos agora”, frisa.

“Sabemos que temos capacidade para estar nestes palcos”. Depois do EuroBasket 2025, o coletivo liderado por Mário Gomes quer agora alcançar um feito nunca antes alcançado: uma fase final da FIBA World Cup. Ventura promete intensidade, luta e esforço máximo, um jogo de cada vez.

Road to the World Cup: Portugal quer subir ao topo do “Montenegro” de Crna Gora

E termina com uma mensagem de solidariedade para com o capitão Miguel Queiroz, afastado desta primeira janela por lesão.

Ouve aqui a antevisão na íntegra. Transmissão RTP2.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Road to the World Cup: Portugal quer subir ao topo do “Montenegro” de Crna Gora

“Sob a colina” é a tradução literal de Podgorica, a próxima casa dos Linces. Aninhada entre as montanhas e o Lago Skadar, é uma tradução tão literal quanto real. A oeste, vê-se um acumeado de pedra negra, o mais alto entre as montanhas que a vista alcança. Lovćen, chamam-lhe os locais. A tradução “à letra”? Montenegro.

Encontramos aqui um padrão nesta lição de história. Que não veio ao acaso. Afinal, esta seleção, a primeira adversária de Portugal na qualificação para o Campeonato do Mundo, é um histórico da modalidade.

A verdade é que, a curta vista, o palmarés montenegrino não impressiona por demais: Montenegro juntou-se à FIBA em 2006, logo após garantir a sua independência, e desde então já esteve em cinco EuroBasket (2011, 2013, 2017, 2022, 2025) – neste último, ficaram pelo 20.º lugar, não passando a Fase de Grupos.

A nível mundial – onde queremos estar – estiveram nas duas últimas edições, 2019 (25.º lugar) e 2023 (11.º lugar), mas há que frisar o passado histórico: de 1994 a 2006 participaram em provas internacionais enquanto Sérvia e Montenegro, num período em que amealharam nada mais nada menos que três ouros europeus, dois euros mundiais e ainda uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996.

E, claro, de 1950 a 1990 os jogadores montenegrinos eram parte integrante da Seleção da Jugoslávia, e a “vitrine de troféus” nunca mais acaba: 21 participações em europeus, com cinco ouros e o mesmo número de pratas; três ouros e três pratas em Mundiais e cinco pódios em Jogos Olímpicos, com um ouro em 1980.

A terra de Nikola Vučević, Predrag Drobnjak ou Nikola Peković (ou do lendário treinador Duško Vujošević) é agora adversária de Portugal, na ansiada estreia nesta fase de qualificação rumo a um palco onde nunca chegou. Pelo caminho, há, além dos montenegrinos, Grécia e Roménia, mas já lá iremos.

De momento, enfrenta-se já esta quinta-feira a congénere de Montenegro, Crna Gora, como se diz no idioma natal, pelas 18 horas, 17 horas portuguesas, no Moraca Sports Centre – e na RTP2.

Há nove jogadores no elenco que estiveram no último EuroBasket, incluíndo os bases Igor Drobnjak e Vladimir Mihailovic, os extremos Djorde Joavanovic e Andrija Slavkovic ou o poste Marko Simonovic, cinco jogadores do Top8 de mais utilizados durante o último Europeu. Agora, Kendrick Perry parece ocupar a vaga de naturalizado que pertenceu a Kyle Allman no passado verão.

Já Portugal não conta com Neemias Queta (devido ao calendário da NBA) e Miguel Queiroz (por lesão), em relação à última convocatória, regressando ainda Gonçalo Delgado, Ricardo Monteiro e Anthony da Silva, além de se estrear Rui Palhares, poste que chegou esta temporada ao Sporting CP, depois de um excelente 2023/2024 ao serviço do GALITOS BARREIRO ACEDE, na Liga Betclic Masculina.

Em termos de histórico entre seleções, Portugal nunca conseguiu vencer o adversário, com dois desaires (62-77 em 2022 e 83-69 em 2021), curiosamente ambos na ronda de apuramento para o FIBA World Cup 2023.

Diz-se que a História se repete.

E que a temos de conhecer para não repetir os mesmos erros.

Mas também se diz, noutras bandas, que a História, a nossa, escrevemo-la nós.

Apoia Os Linces rumo ao primeiro Mundial de sempre.

Tudo começa agora.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


➤  27 novembro 2025 – Montenegro x PORTUGAL, 17 horas PT (18h00 locais), Podgorica

➤  30 novembro 2025 – PORTUGAL x Grécia, 17 horas, Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – bilhetes aqui

➤ A convocatória de PORTUGAL

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Road to the World Cup: Os Linces estão novamente juntos

Os Linces de Mário Gomes já estão novamente reunidos. Este domingo (23 de novembro) o reencontro deu-se em Matosinhos, onde Portugal joga de hoje a sete dias o segundo encontro desta primeira janela de qualificação rumo ao Mundial de 2027.

Amanhã, o destino é Podgorica, Montenegro, contra quem jogam no dia 27 (transmissão RTP2). Regressados ao norte do país, no dia 28, jogam depois contra a Grécia, em casa, no domingo (30), no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Consulta aqui a tabela de preços e reserva o teu lugar na “Casa das Seleções” para apoiar Os Linces.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


As acreditações Media fecham às 23h59 de dia 23 de novembro, através do FIBA Media Portal

➤  27 novembro 2025 – Montenegro x PORTUGAL, 17 horas PT (18h00 locais), Podgorica

➤  30 novembro 2025 – PORTUGAL x Grécia, 17 horas, Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – bilhetes aqui

➤ A convocatória de PORTUGAL

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Road to the World Cup: bilheteira aberta para o Portugal x Grécia

Entrar de pé direito e voltar a fazer História. Os Linces estão de regresso às competições internacionais, depois do último EuroBasket, com um só objetivo: chegar ao Mundial de 2027. Para já, têm pela frente Montenegro (fora, dia 27, com transmissão RTP2) e a Grécia, com Vassilis Spanoulis ao leme, no dia 30. Joga-se no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, pelas 17 horas, e já podes comprar o teu bilhete na Smartfan.

Podes também viver a emoção do jogo de perto com um lugar exclusivo no Courtside. Cada bilhete do género contém:
➤ Um lugar premium no courtside;
➤ Uma bola Molten (leva uma recordação especial para casa). Lugares limitados.

Consulta aqui a tabela de preços e reserva o teu lugar na “Casa das Seleções” para apoiar Os Linces.

As acreditações Media também já estão abertas, até às 23h59 de dia 23 de novembro, através do FIBA Media Portal. 

➤  27 novembro 2025 – Montenegro x PORTUGAL, 17 horas PT (18h00 locais), Podgorica

➤  30 novembro 2025 – PORTUGAL x Grécia, 17 horas, Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – bilhetes aqui

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.