Artigos da Federaçãooo
CN 1 Masculina: Líderes não tremem na penúltima jornada do ano
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, Basquete Barcelos Eticol, Galitos Pizzarte, ABA/IPCB e Futebol Clube Barreirense (de regresso aos triunfos) encabeçam os respetivos grupos.
1ª Fase – Norte
O Basquete Barcelos Eticol mantém o seu domínio na série, ao bater o FC GAIA – FOKUS – 72-54. Jake Harrison, em evidência nos gaienses, bem procurou um desfecho distinto para as suas cores – 19 pontos, 19 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Segue-se o Guifões SC, também vitorioso em casa, frente ao CB Viana NortAluga – 76-55 -, marcador com o contributo direto de Eduardo Coelho – 13 pontos, 8 ressaltos, 4 assistências.
A espreitar o triplo-duplo, Jorge Rodrigues – 18 pontos, 8 ressaltos, 9 assistências – deu o mote para o sucesso do CD Póvoa Sub23 sobre o GDAS – 73-67.
Ver esta publicação no Instagram
No jogo mais fértil em pontos, o Académico FC prevaleceu diante do FAC – Crédito Agrícola – 82-86 -, não obstante a brilhante atuação do local Matheus Pinto – 21 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Norte-Centro
O Galitos Pizzarte não vacilou e venceu, com categoria, o Gafanha Rascunhos Urbanos – 62-90 -, à boleia dos dígitos superlativos de Danillson Francisco – 20 pontos, 16 ressaltos, 5 desarmes de lançamento. No seu encalço, persiste o SC Beira-Mar, também soberano na receção à AD Sanjoanense – 93-78. David Williams – 20 pontos, 8 ressaltos, 4 roubos de bola – mostrou-se o mais inconformado, na turma de São João da Madeira.
Ver esta publicação no Instagram
Em igualdade com os aveirenses, no terceiro lugar do pódio, surge o Club 5Basket Gondomar, mais forte do que a Juvemaia ACDC/Mecprec – 59-70 -, muito por culpa dos dígitos de Kenni Biongo – 15 pontos, 9 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Aaron Tims – 22 pontos, 17 ressaltos – revelou-se determinante para o sucesso do Olivais FC, frente ao SC Vasco da Gama Sub23 – 68-84 -, o que permitiu a aproximação ao quarteto da frente. Aliás, os coimbrenses estão agora em igualdade pontual com o rival desta jornada.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Centro-Sul
A ABA/IPCB conseguiu uma importante vitória, em casa do Sporting CP Sub23 – 62-67 -, que lhe garante a continuidade isolada no topo. Brandon Jackson – 32 pontos, 6 ressaltos, 6 roubos de bola – emergiu como a figura do encontro.
Ver esta publicação no Instagram
Na expetativa de um deslize, está o Estoril Basket Clube, mais forte, ante o seu público, do que o PAC/Kyocera – 70-53. O ascendente estatístico pertenceu a Evandro Inglês – 9 pontos, 18 ressaltos.
O Carnide Clube protagonizou um dos resultados da ronda, ao vergar o CBC – Coração do Ribatejo – 69-67. Carlos Lopes – 28 pontos, 13 ressaltos – foi proativo na busca de um resultado diferente para o conjunto da Chamusca.
Ver esta publicação no Instagram
O Sporting Clube Marinhense desfeiteou o Eléctrico Futebol Clube – 79-83 -, apesar das diligências de Mário Neves – 15 pontos, 14 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Sul
O Futebol Clube Barreirense recuperou a rota ganhadadora, no compromisso caseiro com o Portimonense SC Sub23 – 78-40 -, ancorado nos números obtidos por Evan Maxwell – 17 pontos, 12 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
No segundo posto, e com os mesmos pontos, o CBA Vigion Group demonstrou o seu poderio, no embate com o Scalipus CS – 96-52. Joel António – 21 pontos, 14 ressaltos -, com um duplo-duplo robusto, assumiu a batuta no coletivo de Albufeira.
Ver esta publicação no Instagram
Encerra o pódio o Belenenses, que construiu um triunfo folgado, no recinto do Seixal/Superveda – 51-88 -, graças, em larga medida, ao desempenho de gala de Hugo Silva – 14 pontos, 15 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Em fim de semana imaculado para os quatro da frente, o Atlético CP superou o BAC Crossjoin Solutions – 70-65. Nos almadenses, morou um inconformado Bruno Celestino – 23 pontos, 10 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – ABA/IPCB
CN 1 Feminina: CPN, SC Braga e CLIP TEAMS vencedores a norte
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, na zona norte, não se testemunharam resultados inesperados, com o trio da frente a passar os respetivos testes. O CPN/Antarte prevaleceu, na cidade do Porto, no terreno do Académico FC – 41-60 -, com Francisca Teixeira – 9 pontos, 11 ressaltos, 3 roubos de bola – a destacar-se da concorrência.
O SC Braga repetiu a façanha e, também fora de portas, superou o Gafanha Reis & Ana – 54-76. Hannah Pratt – 26 pontos, 18 ressaltos – (para já MVP da ronda, com 44 de valorização) abriu caminho para as bracarenses.
Ver esta publicação no Instagram
O CLIP TEAMS recebeu e venceu o Maia Basket Clube – 69-66 -, apesar da notável réplica de Charity Gallegos – 39 pontos, 6 assistências e 4 roubos de bola.
O CD José Régio venceu, sem sobressalto, o duelo caseiro com o CD Póvoa – 82-58 -, êxito com a marca de Alaiyah Juan – 25 pontos, 6 ressaltos, 5 assistências, 6 roubos de bola.
Ver esta publicação no Instagram
O encontro entre o Beleneneses e o líder invicto CDEFF HPM foi adiado. O Clube Basket de Queluz leva o estatuto de grande vencedor da jornada, ao vergar a segunda classificada ACD Ferragudo – 48-52 -, apesar da excelente atuação de Sienna Durr – 26 pontos, 12 ressaltos. O GDRAR REMAX Évora impôs-se, em casa, perante o CRCQ Lombos Sub22 – 80-64 -, com uma inspirada Sierra Smith, na órbita do duplo-duplo, com 27 pontos, 15 ressaltos, aos quais somou ainda 4 assistências.
O Boa Viagem Angra Açores celebrou a terceira vitória da temporada, em casa da SIMECQ – 69-76 -, resultado com intervenção decisiva de Erin Jones – 16 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências, 5 roubos de bola. O Sporting CP Sub22 foi mais forte do que o Sport Algés e Dafundo – 55-34 -, com Mariana Barros – 13 pontos, 7 ressaltos, 5 roubos de bola – a exibir-se acima da média.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – CLIP TEAMS
Ovarense, Oliveirense, Galitos BARREIRO e Sporting CP seguem em frente na Taça de Portugal Masculina
Os oitavos de final da Taça de Portugal Masculina ficaram este domingo marcados por quatro encontros bem distintos, todos eles decisivos no caminho rumo à próxima fase da competição. Entre decisões no último segundo, exibições coletivas dominadoras e atuações individuais de grande nível, a jornada confirmou a imprevisibilidade e a intensidade que caracterizam esta competição.
CD Póvoa ESC ONLINE 67-68 Ovarense GAVEX
Na Póvoa do Varzim, CD Póvoa ESC ONLINE e Ovarense GAVEX protagonizaram um dos jogos mais emocionantes da eliminatória, resolvido apenas nos instantes finais. A formação poveira entrou melhor na partida, mostrando agressividade defensiva e eficácia no ataque, o que lhe permitiu vencer o primeiro período por 21-18. O equilíbrio manteve-se no segundo quarto, com a Ovarense a ajustar defensivamente e a reduzir a diferença com um parcial de 16-17, deixando tudo em aberto ao intervalo.
Ver esta publicação no Instagram
Após o descanso, o CD Póvoa voltou a assumir a iniciativa, vencendo o terceiro período por 22-14 e criando uma margem que parecia confortável à entrada dos últimos dez minutos. No entanto, a Ovarense GAVEX revelou grande maturidade competitiva no derradeiro quarto, assinando um parcial de 8-19 que consumou a reviravolta e garantiu o apuramento com uma vitória pela margem mínima, 67-68. Jay Heath Jr. foi o MVP do encontro, ao rubricar uma exibição completa com 20 pontos, sete ressaltos, cinco assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (27 de valorização).
Sampaense INSPECENTRO 77-102 Galitos BARREIRO ACEDE
Já o duelo entre Sampaense INSPECENTRO e Galitos BARREIRO ACEDE teve um desfecho bem diferente. A formação visitante apresentou-se muito sólida desde os primeiros minutos, impondo o seu ritmo de jogo e superioridade física, o que rapidamente se refletiu no marcador. O Galitos controlou as transições ofensivas e revelou grande eficácia nos lançamentos, construindo uma vantagem progressiva.
Ao longo da partida, o conjunto do Barreiro manteve sempre o domínio das operações, não permitindo que o Sampaense encontrasse soluções consistentes para contrariar a sua intensidade. O resultado final, 77-102, espelhou o controlo absoluto da equipa visitante, que garantiu o apuramento para os quartos de final com uma exibição coletiva autoritária.
Illiabum MARGRES 63-85 UD Oliveirense
Em Aveiro, o Illiabum MARGRES recebeu a UD Oliveirense, numa partida em que os visitantes se mostraram mais consistentes desde o apito inicial. A Oliveirense entrou determinada e venceu claramente o primeiro período por 14-29, explorando bem o jogo interior e a circulação de bola. No segundo quarto, apesar de uma resposta mais equilibrada do Illiabum (21-24), a equipa de Oliveira de Azeméis manteve uma vantagem confortável ao intervalo.
Na segunda parte, a UD Oliveirense continuou a controlar o encontro, vencendo o terceiro período por 12-18 e anulando qualquer tentativa de aproximação do conjunto da casa. O último quarto foi mais equilibrado (16-14), mas já sem alterar o desfecho final, com a Oliveirense a confirmar o triunfo por 63-85. Mikyle McIntosh destacou-se como MVP, ao somar 15 pontos, quatro ressaltos, seis assistências e três roubos de bola (23 de valorização), sendo peça-chave no equilíbrio ofensivo e defensivo da sua equipa.
Imortal LUZiGÁS 82-89 Sporting CP
Em Albufeira, o Imortal LUZiGÁS recebeu o Sporting CP num encontro competitivo e bem disputado, onde os leões mostraram maior consistência nos momentos decisivos. O Sporting entrou melhor e venceu os dois primeiros períodos (17-21 e 18-21), apoiado numa defesa agressiva e numa boa leitura das transições ofensivas, chegando ao intervalo com vantagem controlada.
Ver esta publicação no Instagram
Após o descanso, o Imortal procurou reagir, mas o Sporting voltou a superiorizar-se no terceiro quarto (23-26), ampliando a diferença no marcador. No último período, a equipa algarvia ainda tentou pressionar e venceu o parcial por 24-21, mas os leões souberam gerir o jogo até ao fim, assegurando a vitória por 82-89 e o consequente apuramento. Francisco Amarante foi o MVP da partida, ao assinar uma exibição de grande impacto com 20 pontos, sete ressaltos, seis assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (30.5 de valorização).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
CN 1 Masculina: Belenenses quebra invencibilidade do Futebol Clube Barreirense
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, o Belenenses pôs termo à invencibilidade da única equipa até então invicta, o Futebol Clube Barreirense. Contudo, a formação do Barreiro continua a encabeçar o grupo sul, agora em igualdade pontual com o CBA Vigion Group. Basquete Barcelos Eticol, Galitos Pizzarte e ABA/IPCB persistem no comanda das restantes séries.
1ª Fase – Norte A
O Basquete Barcelos Eticol exibiu a sua melhor versão, no embate com o CB Viana NortAluga – 78-47 -, muito graças ao papel determinante de João Malheiro – 12 pontos, 13 ressaltos. A dois pontos do líder, surge o segundo classificado Guifões SC, soberano, na deslocação ao terreno do GDAS – 67-91 -, onde emergiu a figura de Diogo Gomes – 20 pontos, 4 ressaltos e 8 assistências.
Com os mesmos pontos da turma de Matosinhos, o CD Póvoa Sub23 fecha o pódio, na sequência do êxito, fora de portas, sobre o Académico FC – 60-73 -, ancorado no desempenho de alto nível de James Okemirie – 21 pontos, 17 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Jake Harrison – 34 pontos, 16 ressaltos – elevou a fasquia, alcançando a marca de 49 de valorização, no sucesso caseiro do FC GAIA FOKUS sobre o FAC – Crédito Agrícola – 79-69.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Norte-Centro
No embate entre os emblemas da frente, o Galitos Pizzarte levou a melhor sobre o SC Beira-Mar – 67-58 -, e consolidou a liderança, desfecho para o qual contribuiu decisivamente Danilson Francisco – 22 pontos, 15 ressaltos. Alavancada por David Williams – 23 pontos, 13 ressaltos -, a AD Sanjoanense superou o SC Vasco da Gama Sub23 – 80-73 -, somando assim a segunda vitória da temporada.
Ver esta publicação no Instagram
O Olivais FC afirmou-se diante da Juvemaia ACDC/Mecprec – 58-67 -, triunfo que teve como principal artifíce Ricardo Henriques – 20 pontos, 6 ressaltos, 5 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Centro-Sul
A ABA/IPCB conserva a liderança a solo, graças a mais uma vitória, desta feita, ante o seu público, sobre o Estoril Basket Clube – 95-79. Bernardo Matos – 23 pontos, 5 ressaltos, 8 assistências – assumiu a batuta, nos albicastrenses.
Ver esta publicação no Instagram
Segue-se o CBC – Coração do Ribatejo, vitorioso na receção ao Sporting Clube Marinhense – 90-63 -, com Carlos Lopes – 22 pontos, 7 ressaltos, 6 roubos de bola – em plano de evidência.
O Sporting CP Sub23 recebeu e venceu o Eléctrico Futebol Clube – 77-68 -, não obstante a notável réplica de Jalen Jordan – 24 pontos, 14 ressaltos e 5 assistências. No encontro mais renhido do grupo, o PAC/Kyocera sorriu perante o Carnide Clube – 72-70 -, apesar do inconformismo demonstrado por João Delgado – 12 pontos, 14 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Sul
O Belenenses quebrou a invencibilidade do líder Futebol Clube Barreirense – 89-85 -, amparado pela grande atuação de Shawn Summers Jr – 26 pontos, 4 ressaltos, 9 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
O CBA Vigion Group igualou a turma do Barreiro, ao vencer, em Portimão, o Portimonense SC Sub23 – 53-81 -, guiados pela performance acima da média de Jason Catarino – 14 pontos, 6 ressaltos, 6 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
O Atlético CP confirmou o favoritismo, no terreno do Scalipus CS – 55-65 -, graças, em larga medida, aos dígitos rubricados por Martim Santos – 23 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
O Seixal/Superveda consumou a segunda vitória da temporada, no compromisso com o BAC Crossjoin Solutions – 77-64. Nota mais, nos almadenses, para Bruno Celestino – 24 pontos, 11 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Em partida antecipada da jornada onze, o Portimonense SC Sub23 derrotou o Seixal/Superveda – 80-71 -, à boleia do desempenho de Guilherme Santinhos – 25 pontos, 17 ressaltos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Belenenses
CN 1 Feminina: CDEFF HPM, CPN/ANTARTE e SC Braga registam triunfos
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, o CPN/ANTARTE e o SC Braga mantêm-se lado a lado, no topo da zona norte, ao passo que o CDEFF HPM mantém o honroso registo de ser a única equipa invicta em prova. As madeirenses, guiadas por uma estrondosa atuação de Summer Pahl – 18 pontos, 9 ressaltos -, venceram, sem sobressalto, o CRCQ Lombos Sub22 – 73-50.
Ver esta publicação no Instagram
A ACD Ferragudo também mostrou o seu poderio, em casa, perante o Boa Viagem Angra Açores – 73-42 -, com nota mais para Sienna Durr – 26 pontos, 13 ressaltos -, que rubricou um duplo-duplo.
Um desempenho de gala de Sierra Smith – 20 pontos, 14 ressaltos, 4 assistências, 6 roubos de bolas -, na órbita do duplo-duplo, ajudou o GDRAR REMAX Évora a bater o Sporting CP Sub22 – 52-79. O único duelo fora de portas do grupo foi protagonizado pelo Clube Basket de Queluz, sobre o Belenenses – 64-74 -, para o qual contribuiu, de forma decisiva, Inês Mendes – 18 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos de bola.
A SIMECQ recebeu e venceu o Sport Algés e Dafundo – 83-77 – e continua no encalço do quarteto da frente. Inês Monteiro – 21 pontos, 11 ressaltos – foi a mais inconformada, na equipa visitante.
O CPN/ANTARTE continua em alta, no topo da zona norte, e é na turma de Ermesinde que também “mora” a MVP da ronda 9, Marta Rodrigues – 23 pontos, 14 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bola -, que alcançou 38.5 de valorização, no triunfo ante o CD Póvoa – 43-76. Em igualdade de circunstâncias, surge, em segundo lugar, o SC Braga, vitorioso, no terreno do CD José Régio – 56-74. Hannah Pratt, a suspeita do costume, brilhou ao acumular 23 pontos e 22 ressaltos.
Fecha o pódio o CLIP TEAMS, soberano no compromisso caseiro com o Académico FC – 77-30 -, desfecho para o qual Courtney Wristen – 15 pontos, 6 ressaltos – assumiu um papel determinante.
Ver esta publicação no Instagram
À semelhança dos dois primeiros classificados da série, também o Olivais FC partilha os mesmos pontos do CLIP TEAMS, mercê do sucesso perante o Maia Basket Clube – 76-72. Joana Amaro – 11 pontos, 11 ressaltos, 11 assistências – rubricou o triplo-duplo da jornada e, ladeada por Natalie Martinez – 27 pontos, 5 ressaltos – deu o mote para o êxito das coimbrenses.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – SC Braga
CN 1 Feminina: CDEFF HPM e CPN lideram após jornada oito
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, o CPN comanda a norte, em igualdade de circunstâncias com o SC Braga, de volta às vitórias, ao passo que, na zona sul, mora o único invicto do escalão e líder CDEFF HPM. Em Ermesinde, o CPN “suou” para bater o CLIP TEAMS, terceiro classificado, por 69-64, desfecho que voltou a ter como protagonista Marta Rodrigues – 30 pontos, 6 ressaltos e 6 assistências -, uma das figuras da equipa de Marco Rodrigues esta temporada.
O SC Braga retomou o caminho das vitórias, com categoria, na receção ao CD Póvoa – 88-51 -, tirando partido de uma exibição de luxo de Hannah Pratt – 28 pontos, 12 ressaltos, 4 assistências -, MVP da ronda pela quarta vez.
O Olivais FC ditou leis, fora de portas, ante o Académico FC – 54-65 -, apesar dos bons números de Marion Mazer – 8 pontos e 13 ressaltos -, nas portuenses.
Halle Idowu – 21 pontos, 6 ressaltos e 8 assistências – guiou o Maia Basket Clube à terceira vitória na competição, ante o Gafanha Reis & Ana – 78-60.
Rumando a sul, o duplo-duplo de Summer Pahl – 10 pontos e 12 ressaltos – impulsionou o CDEFF HPM para um vitória difícil, no reduto do Clube Basket de Queluz – 58-66.
Rafaela Henriques – 18 pontos, 12 ressaltos e 5 assistências – foi a mais produtiva, no triunfo da segunda classificada ACD Ferragudo sobre o Sport Algés e Dafundo – 53-67. Encerra o pódio o GDRAR REMAX Évora, soberano no compromisso caseiro com a SIMECQ – 87-73 -, que teve em Carolina Duarte – 23 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências – o elemento mais inconformado.
O CRCQ Lombos Sub22 recebeu e venceu o Sporting CP Sub22 – 75-65 -, resultado com a marca de Sara Albuquerque – 22 pontos, 4 ressaltos. O Boa Viagem Angra Açores foi mais forte, em casa, diante do Belenenses – 79-72 -, com contributo determinante de Erin Jones – 19 pontos, 11 ressaltos, 8 assistências -, que esteve perto do triplo-duplo.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – CPN
CN 1 Masculina: Basquete Barcelos, Galitos Pizzarte, ABA/IPCB e FC Barreirense na frente
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, Basquete Barcelos Eticol e Futebol Clube Barreirense lideram as respetivas zonas e com percursos imaculados. Galitos Pizzarte e ABA/IPCB – apesar da derrota deste último – comandam as zonas Norte-Centro e Centro-Sul, respetivamente.
1ª Fase – Norte
O Basquete Barcelos Eticol venceu o CD Póvoa Sub23, segundo classificado, por 83-87, e cimentou a liderança invicta, apesar da prestação notável de James Okemirie – 17 pontos, 21 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
O Guifões SC fecha o pódio e está agora mais próximo do segundo lugar, fruto do triunfo caseiro diante do FC GAIA – FOKUS – 74-57 -, formação onde saltou à vista a produção de Jake Harrison – 18 pontos, 16 ressaltos -, a averbar um duplo-duplo.
O GDAS superou e igualou na tabela o Académico FC – 67-64 -, desfecho para o qual foi preponderante Sekouba Conde – 8 pontos, 16 ressaltos. Em duelo entre emblemas à procura da primeira vitória, sorriu o FAC – Crédito Agrícola, no terreno do CB Viana NortAluga – 54-66. Hugo Mendes liderou as hostes famalicenses, com 23 pontos, 11 ressaltos e 6 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Norte-Centro
Danilson Francisco – 14 pontos, 8 ressaltos – e Bradley Cimperman – 22 pontos, 7 ressaltos – fizeram mossa, no triunfo dilatado do Galitos Pizzarte sobre a AD Sanjoanense – 62-100. Evandro Delgado – 16 pontos, 8 ressaltos – deu o mote para a vitória do Club 5Basket Gondomar, no Parque das Camélias, sobre o SC Vasco da Gama Sub23 – 68-79.
Ver esta publicação no Instagram
O SC Beira-Mar encerra o quarteto da frente, depois de vergar a Juvemaia ACDC/MECPREC – 77-55 -, que teve em Jaysen Williams – 19 pontos, 21 ressaltos – o elemento mais produtivo.
Ver esta publicação no Instagram
O Olivais FC celebrou a segunda vitória da temporada, na receção ao Gafanha Rascunhos Urbano – 66-61 -, apesar da réplica assinalável de Bruno Bandeira – 26 pontos, 10 ressaltos -, o mais afoito na turma da Gafanha da Nazaré.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Centro-Sul
O líder ABA/IPCB caiu na visita ao Sporting Clube Marinhense – 87-77. Somachi Agbapu – 25 pontos, 17 ressaltos e 6 assistências – rubricou uma exibição de gala, traduzida em 42 de valorização.
Ver esta publicação no Instagram
Quem aproveitou este resultado, foi o CBC – Coração do Ribatejo, que voltou a “encostar” na liderança, ao prevalecer, de forma contundente, no desafio com o PAC/Kyocera – 81-58. José Salvador – 18 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências – foi a figura do coletivo da Chamusca e do encontro.
No terceiro posto, surge o Estoril Basket Clube, vitorioso na deslocação ao reduto do Eléctrico Futebol Clube – 68-74. Entre os de Ponte de Sor, Jalen Jordan – 26 pontos, 10 ressaltos – procurou ativamente outro rumo dos acontecimentos. Ricardo Lopes – 32 pontos, 5 ressaltos – apontou o caminho para o triunfo do Sporting CP Sub23, após prolongamento, no recinto do Carnide Clube – 76-81.
1ª Fase – Sul
O CBA Vigion Group comanda à condição, na sequência da vitória confortável sobre o Seixal/Superveda – 78-62. Joel António – 25 pontos e 23 ressaltos – assinou uma exibição de luxo, mostrando-se o mais influente para o êxito local.
Ver esta publicação no Instagram
O Futebol Clube Barreirense mantém o estado de graça, tendo batido o BAC Crossjoin Solutions – 55-84. Afonso Coelho – 8 pontos, 9 ressaltos, 13 assistências – deu um impulso essencial para o sucesso do emblema do Barreiro. Em partida referente à quarta jornada, o Futebol Clube Barreirense voltou a ser soberano, frente ao Scalipus CS – 82-53 -, com Afonso Coelho a reclamar, mais uma vez, o protagonismo – 9 pontos, 8 ressaltos, 6 assistências e 5 roubos de bola.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – FC Barreirense
CN 1 Feminina: CDEFF HPM é a única equipa sem perder
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, o CDEFF HPM é o agora o único emblema invicto. O SC Braga, líder a norte – mas já não de forma isolada -, fruto da derrota no terreno do CPN – 77-64. A internacional Sub-20 Marta Rodrigues brilhou, ao somar 20 pontos, 8 ressaltos e 9 assistências, ajudando a equipa de Ermesinde a igualar as bracarenses na tabela.
Ver esta publicação no Instagram
Com os mesmos pontos dos protagonistas do duelo mencionado anteriormente, o CLIP TEAMS bateu o Olivais FC – 69-73 -, com Valeria Fernandez, a MVP da ronda, em grande plano – 26 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências e 5 roubos de bola; 36.5 de valorização.
Ver esta publicação no Instagram
O CD José Régio recebeu e venceu o Maia Basket Clube – 77-62 -, apesar da réplica ímpar de Charity Gallegos – 21 pontos, 5 ressaltos, 8 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
O Gafanha Reis & Ana celebrou a segunda vitória da temporada, na receção ao Académico FC – 64-60 -, muito por culpa de Carolina Cabral – 12 pontos, 16 ressaltos.
A sul, em embate insular, Summer Pahl, com um duplo-duplo – 16 pontos, 10 ressaltos, 6 roubos de bola -, apontou o caminho para nova vitória do CDEFF HPM, sobre o Boa Viagem Angra Açores – 86-53.
Ver esta publicação no Instagram
A MVP da ronda transata Sienna Durr voltou a mostrar categoria, ao rubricar um duplo-duplo – 16 pontos, 12 ressaltos e 4 assistências -, determinantes para o êxito da ACD Ferragudo contra o GDRAR REMAX Évora – 58-40.
O Clube Basket de Queluz encerra o quarteto da frente, fruto do triunfo sobre o CRCQ Lombos Sub22 – 60-65 -, duelo no qual se notabilizou Constança Almeida – 13 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências. Exibições completas de Matilde Santos – 15 pontos, 9 ressaltos e 3 assistências – e Carolina Duarte – 13 pontos, 8 ressaltos e 6 assistências – contribuíram, de forma preponderante, para o sucesso caseiro da SIMECQ ante o Sporting CP Sub22 – 77-61. Inês Monteiro – 18 pontos e 13 ressaltos – deu o mote para a vitória do Sport Algés e Dafundo perante o Belenenses – 80-87.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – CDEFF HPM
CN 1 Masculina: Basquete Barcelos Eticol e FC Barreirense permanecem invictos
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, o FC Barreirense quebrou a invencibilidade do CBA Vigion Group – líderes com mais um jogo -, na zona sul. Basquete Barcelos Eticol, ABA/IPCB e Galitos Pizzarte comandam as respetivas séries.
1ª Fase – Norte
O Basquete Barcelos Eticol recebeu e venceu o Guifões SC – 65-58 -, pelo que conserva a liderança – só com vitórias – da série. Joel Luz assinou um duplo-duplo – 17 pontos e onze ressaltos -, ajudando os barcelenses ao desfecho positivo. O CD Póvoa Sub23, segundo classificado, ultrapassou, em Famalicão, o FAC – Crédito Agrícola – 56-77.
Ver esta publicação no Instagram
O Académico FC consumou o triunfo caseiro, impulsionado pelos dígitos de José Jesus, a espreitar o duplo-duplo – 20 pontos, nove ressaltos – sobre o CB Viana NortAluga – 66-55. Na cobiça pelo pódio, está o GDAS, que desfeiteou o FC GAIA – FOKUS – 77-80 -, após prolongamento, não obstante a entrega local de Jake Harrison – 18 pontos, catorze ressaltos e cinco assistências.
1ª Fase – Norte-Centro
O Galitos Pizzarte encabeça o grupo, fruto de mais uma vitória, desta feita, em casa, contra o Olivais FC – 62-52. Bradley Cimperman – 17 pontos, treze ressaltos – foi o homem do jogo e principal obreiro do sucesso dos anfitriões. O SC Vasco da Gama Sub23 passou o teste, no reduto da Juvemaia ACDC – 75-81. Com uma exibição memorável, Jaysen Williams assinou um duplo-duplo – 34 pontos, vinte e um ressaltos – e procurou outro desenlace para os maiatos.
O Club 5Basket Gondomar confirmou o favoritismo, perante a AD Sanjoanense – 82-60 -, à boleia dos números de Kenni Biongo – 14 pontos, catorze ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
O SC Beira-Mar fecha o quarteto da frente, depois de vencer o Gafanha Rascunhos Urbano – 72-62. Afonso Santos – 17 pontos e sete ressaltos – assumiu as rédeas, na turma vencedora.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Centro-Sul
No embate pela liderança, a ABA/IPCB ditou leis, ante o CBC – Coração do Ribatejo – 84-60 -, capitalizando a performance de alto nível de Bernardo Matos – 17 pontos, nove ressaltos e oito assistências -, que se aproximou do triplo-duplo.
Ver esta publicação no Instagram
O Eléctrico Futebol Clube, no derradeiro lugar do pódio, soma agora os mesmos pontos do segundo classificado, graças ao triunfo, em Paço de Arcos, sobre o PAC/Kyocera – 56-67 -, confronto que teve em Jalen Jordan o elemento em maior evidência – 20 pontos, doze ressaltos, cinco assistências.
Ver esta publicação no Instagram
O Estoril Basket Clube encerra o trio com os mesmos pontos, ao derrubar a oposição do Carnide Clube – 78-73 -, com recurso a prolongamento e direito a prestação de gala para Evandro Adriano – 20 pontos, dezassete ressaltos e quatro desarmes de lançamento. Sob o comando de Uwais Razaque – 26 pontos, sete ressaltos -, o Sporting CP Sub23 mostrou-se autoritário, diante do Sporting Clube Marinhense – 90-66.
1ª Fase – Sul
No frente a frente a opor invictos, o Futebol Clube Barreirense levou a melhor sobre o CBA Vigion Group – 77-72 – e, com menos um jogo, só depende de si para escalar para o topo do grupo. Com 17 pontos, seis ressaltos e sete assistências, Afonso Coelho elevou a fasquia no conjunto do Barreiro.
Ver esta publicação no Instagram
O Belenenses dominou, ante o seu público, o Scalipus CS – 112-65 -, placar com a marca de Triston Wennersten – 21 pontos, dez ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Com um último quarto de alto nível, o Atlético CP amealhou os dois pontos, no terreno do Seixal/Superveda – 82-84. Martim Santos inclinou a balança para o emblema da Tapadinha, ao averbar 23 pontos, seis ressaltos e nove assistências.
Ver esta publicação no Instagram
A colheita impressionante de Guilherme Santinhos – 23 pontos (8/10 2pts), onze ressaltos – não bastou ao Portimonense SC para travar o BAC Crossjoin Solutions – 59-67.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – BC Barcelos
CD Póvoa é a única equipa invicta ao fim da 7ª Jornada da Proliga
A Proliga continua a ser palco de grandes exibições coletivas e individuais, com as 16 equipas em competição a proporcionarem mais uma jornada cheia de espetáculo.
A sétima jornada arrancou na sexta-feira, com o Portimonense SC a receber e a vencer o SL Benfica Sub23 por 83-67, resultado que permite à formação algarvia manter a liderança da Zona Sul.
No sábado, disputaram-se vários encontros, desta vez sem grandes surpresas. O Illiabum MARGRES entrou da melhor forma no fim de semana, ao triunfar em casa frente ao Casino Ginásio por 83-57. Já o Maia Basket Clube regressou às vitórias (110-66) com uma exibição de grande nível diante do Sangalhos Desporto Clube, num jogo marcado pela força do coletivo orientado por Nuno Rodrigues e por duas atuações individuais de enorme calibre: Miguel Tomley (28 pontos, quatro ressaltos e nove assistências) e William Heinz (15 pontos, 12 ressaltos e sete assistências).
Ver esta publicação no Instagram
Na Madeira, assistiu-se ao verdadeiro dérbi madeirense entre o CAB Madeira e a AD Galomar. Numa partida extremamente equilibrada, o CAB acabou por garantir mais uma vitória (105-96), igualando o Portimonense SC no primeiro lugar. Ao falar deste encontro, é impossível não destacar a prestação absolutamente excecional de Bernardo Ferreira. Em 33 minutos, o base somou 45 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências. Da linha de lance livre apresentou uma eficácia quase perfeita — 12 em 13 (92%) — e somou ainda nove triplos, coroando uma exibição memorável.
Ver esta publicação no Instagram
Nos Açores, o Sport Club Lusitânia recebeu o CD Póvoa/Esc Online, mas não conseguiu travar a invencibilidade da formação poveira. Foi uma partida equilibrada, embora sempre com ligeira vantagem para os visitantes, que acabaram por vencer por 73-88. Na equipa açoriana, o maior destaque foi Onyinyechi Eyisi, que assinou um duplo-duplo com 21 pontos e 13 ressaltos. Do lado do Póvoa, sobressaíram sobretudo as dinâmicas coletivas, com vários jogadores em evidência, reforçando assim a liderança isolada na Zona Norte, onde seguem sem qualquer derrota.
Ver esta publicação no Instagram
A sétima jornada terminou com o BSA – GALP a receber o Imortal sub23 AOC. Ao iniciar o último quarto apenas 7 pontos separavam as duas equipas (62-69) mas a equipa do Imortal esteve sempre por cima no encontro e não deixou escapar a partida, aumentando significativamente a diferença no último quarto, o que lhes permitiu vencer por 19 pontos (80-99) e somar a terceira vitória seguida da equipa algarvia.
Jogaram ainda:
Académica Efapel 58-75 Sampaense Inspecentro (Tope Arikawe – 16pts, 16res, 3ast)
Clube Basket de Queluz 59-95 Ginásio ANTRIX (Robert McCoy – 18pts, 7res, 2ast)
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIA DE CAPA | CD PÓVOA
CN 1 Feminina: CDEFF HPM prossegue campanha sem mácula
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, o CDEFF HPM mantém a liderança na zona sul, posto ocupado, a norte, pelo SC Braga, que folgou nesta jornada. Começando em Coimbra, num dos grandes duelos da jornada, o Olivais FC bateu e igualou na tabela o CPN – 62-56 -, apesar do duplo-duplo rubricado por Vitória Dias – 19 pontos, treze ressaltos.
Valeria Fernandez averbou 18 pontos, cinco ressaltos e cinco roubos de bola, colheita determinante para o triunfo cómodo do CLIP TEAMS diante do Gafanha Reis & Ana – 88-54. Em alta, Raquel Dantas, com um duplo-duplo pautado por 11 pontos, doze ressaltos, aos quais somou cinco assistências, guiou o CD José Régio ao êxito, fora de portas, contra o Académico FC – 48-68.
A MVP da ronda 5, Charity Gallegos, voltou a dar nas vistas, ao registar 24 pontos, três ressaltos e sete assistências, no triunfo do Maia Basket Clube sobre o CD Póvoa – 82-46.
Ver esta publicação no Instagram
O CDEFF HPM é líder incontestado da zona sul, fruto de mais um triunfo robusto, no reduto do Sport Algés e Dafundo – 66-95. Summer Pahl, na órbita do duplo-duplo – 22 pontos, dez ressaltos, cinco assistências e quatro roubos de bola -, deu o mote para o sucesso das madeirenses.
Ver esta publicação no Instagram
Na vitória expressiva do terceiro classificado GDRAR REMAX Évora sobre o Belenenses – 78-46 -, despontou Sierra Smith, que assinou um desempenho superlativo – 15 pontos, 20 ressaltos.
Segunda distinção de MVP na corrente temporada para Sienna Durr, que arrecadou 36 pontos e sete ressaltos, alcançando 45 de valorização, na vitória categórica da ACD Ferragudo sobre o Sporting CP Sub22 – 41-73.
Ver esta publicação no Instagram
No embate mais equilibrado a sul, o Clube Basket de Queluz prevaleceu na visita ao Boa Viagem Angra Açores – 60-69.
Alavancada pelo contributo precioso de Carolina Duarte – 27 pontos e quatro ressaltos -, a SIMECQ suplantou o CRCQ Lombos Sub22 – 77-62.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – CDEFF
CN 1 Masculina: Emblemas da frente não vacilam
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, os líderes de cada grupo voltaram a vencer e preservem os seus lugares no topo.
1ª Fase – Norte
O Basquete Barcelos Eticol mantém o comando isolado, após bater o GDAS – 65-85 -, muito graças à prestação de Helder Ferreira – 27 pontos. Segue-se o CD Póvoa Sub23, soberano na visita ao CB Viana NortAluga – 57-64 -, vitória que teve como principal artífice James Okemirie, a alcançar o duplo-duplo: 12 pontos, treze ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Fecha o pódio o Académico FC, que recebeu e venceu o FC GAIA – FOKUS – 68-61 -, apesar dos esforços de William Lima (17pts, 8res). O Guifões SC ultrapassou o FAC – Crédito Agrícola – 80-52 -, por margem expressiva, à boleia dos dígitos acima da média de Gustavo Nunes – 23 pontos, dezasseis ressaltos e três assistências.
1ª Fase – Norte-Centro
Danilson Francisco registou 20 pontos, nove ressaltos e quatro roubos de bola, no triunfo do Clube dos Galitos sobre o Club 5Basket Gondomar – 71-65.
Os aveirenses partilham a liderança com o SC Vasco da Gama Sub23, que prevaleceu, descolando no último quarto, frente ao Gafanha Rascunhos Urbano – 80-63. De enaltecer a colheita de Pedro Lopes – 24 pontos, seis ressaltos e três assistências.
Afonso Marques foi o atleta em maior destaque, ao averbar 19 pontos, três ressaltos e sete assistências, produção, ainda assim, insuficiente para o Olivais FC evitar a derrota contra o SC Beira-Mar – 71-85.
Ver esta publicação no Instagram
A Juvemaia ACDC/Mecprec mantém-se no “pelotão” da frente, mercê do êxito, fora de portas, com a AD Sanjoanense – 72-82 -, onde sobressaiu um endiabrado Jaysen Williams, com um duplo-duplo na casa das duas dezenas – 29 pontos e vinte e um ressaltos.
1ª Fase – Centro-Sul
Bernardo Matos esteve em plano superlativo, ao registar um duplo-duplo – 16 pontos, dez ressaltos e quatro assistências -, e deu o mote para o triunfo da ABA/IPCB, no recinto do PAC/Kyocera – 51-76.
Ver esta publicação no Instagram
Com uma exibição memorável Carlos Lopes – 26 pontos, dezassete ressaltos e quatro assistências – guiou o CBC – Coração do Ribatejo à vitória caseira sobre o Sporting CP Sub23 – 77-74.
Em Alvide, o Estoril Basket Clube superiorizou-se ao Sporting Clube Marinhense, por 91-74, ao tirar partido do inspirado Ché Phipson (18pts, 6res, 5rb). O Eléctrico Futebol Clube imitou a façanha e também obteve a terceira vitória da temporada, em Ponte de Sor, frente ao Carnide Clube – 75-50. Simone Araújo (8pts, 13res), Jalen Jordan (18pts, 10res) e Mário Neves (11pts, 10res) brilharam nos locais, alcançando a mesma valorização – 23.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Sul
Rúben Ferreira – 26 pontos e cinco ressaltos – tomou as rédeas, no sucesso do CBA Vigion Group, ainda invicto, em Almada, contra o BAC Crossjoin Solutions – 67-79.
Ver esta publicação no Instagram
Também o Futebol Clube Barreirense goza de registo imaculado, depois de suplantar, após prolongamento, o Atlético CP – 71-82. Evan Maxwell distinguiu-se com um duplo-duplo – 21 pontos e onze ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
No seu encalço, está o Belenenses, que trouxe o resultado desejado do terreno do Portimonense SC Sub23 – 64-76. Hugo Silva reclamou o estatuto de principal protagonista, ao acumular 17 pontos e onze ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
O Scalipus CS festejou o primeiro triunfo da temporada, diante do Seixal/Superveda – 82-65 -, desfecho com intervenção decisiva de Vicente Marinho (4pts, 6res, 6ast, 4rb).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Chamusca Basket Clube
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.