Artigos da Federaçãooo

Favoritos saem vencedores na 10.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Jornada bem quente de Liga Betclic Masculina, com os quatro primeiros lugares a vencer e a consolidar posições na tabela classificativa. A uma ronda do fecho da primeira volta, SL Benfica lidera, seguido do Sporting CP. Amanhã ainda há um encontro relativo a esta jornada, opondo, às 15 horas, Vitória SC e SC Vasco da Gama – na FPBtv.

Queluz | O NOSSO PREGO 70-91 Sporting CP

A partida começou de forma muito intensa por parte de ambas as equipas, com o Sporting a inaugurar o marcador e a conseguir travar os ataques rápidos da formação da casa. Ao final dos primeiros dez minutos, a diferença no marcador era curta, com apenas três pontos a separar as duas equipas (25-28). À semelhança do primeiro período, o segundo manteve-se equilibrado, com o Queluz particularmente eficaz da linha de três pontos, somando nove triplos na primeira parte do encontro. Ainda assim, o Sporting voltou a superiorizar-se no quarto, vencendo por 19-23 e levando uma vantagem de sete pontos para o intervalo.

A segunda parte manteve o elevado ritmo do encontro, com muita velocidade e um excelente desempenho ofensivo. A equipa leonina voltou a impor-se em ambos os períodos (13-18 e 13-22), acabando por confirmar mais uma vitória expressiva, por 70-91. Do lado dos leões, Brandon Johns esteve em grande plano, ao somar 20 pontos e 13 ressaltos, o que lhe valeu 34 pontos de valorização. Já no Queluz, o destaque foi Julius Dixon, com 22 pontos, seis ressaltos e três assistências, totalizando 30,5 pontos de valorização.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

SL Benfica 81-72 Esgueira AVEIRO OLI 

O SL Benfica venceu este sábado o Esgueira Aveiro OLI por 81-72, no Pavilhão Fidelidade, num encontro equilibrado durante largos momentos e que só ficou verdadeiramente decidido no último quarto. A equipa visitante entrou melhor na partida e terminou o primeiro quarto na frente por 21-19, explorando bem o jogo interior e aproveitando algumas falhas ofensivas dos encarnados na fase inicial. O Benfica reagiu no segundo quarto, elevou o ritmo ofensivo e mostrou maior eficácia na circulação de bola, assinando um parcial de 30-21 que lhe permitiu virar o resultado e chegar ao intervalo em vantagem.

Após o regresso dos balneários, o Esgueira voltou a equilibrar o encontro e venceu com um parcial de 19-13, reduzindo a diferença no marcador e relançando o jogo para os derradeiros dez minutos, com o resultado em 62-60. No entanto, no último quarto, o Benfica mostrou-se mais consistente na gestão da posse de bola, mais eficaz defensivamente e frio nos momentos decisivos, impondo um parcial de 19-11 que acabou por consolidar a vantagem e fixar o resultado final em 81-72.

Aleksander Dziewa foi a grande figura da partida e MVP do encontro, ao completar uma atuação de enorme impacto nos dois lados do campo, terminando com 20 pontos, 10 ressaltos e 24.5 pontos de valorização, revelando-se determinante nas segundas posses e na estabilização da equipa no último quarto. Também Makram Romdhane esteve em destaque ao assinar 7 pontos, 17 ressaltos, quatro assistências e 23 pontos de valorização, sendo peça-chave no domínio das tabelas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Do lado do Esgueira, Malik Porter foi o principal destaque e MVP da formação aveirense, terminando com 23 pontos, 8 ressaltos e 28 pontos de valorização. Hugo Ferreira também rubricou uma exibição de grande entrega, somando 6 pontos e 9 ressaltos formando com Porter uma excelente dupla ao longo da partida, mantendo a equipa na discussão do resultado.

A estatística completa.

Imortal LUZiGÁS 90-97 UD Oliveirense

A UD Oliveirense conquistou um triunfo importante em Albufeira, ao impor-se ao Imortal LUZiGÁS por 90-97, num encontro em que os visitantes construíram a vantagem desde cedo e souberam geri-la até final. A entrada forte da Oliveirense foi determinante, com um primeiro período muito eficaz (17-33), que condicionou o plano da equipa da casa e marcou o rumo do jogo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O segundo quarto trouxe maior equilíbrio (21-21), com o Imortal a ajustar defensivamente e a encontrar melhores soluções ofensivas, mantendo a desvantagem controlada ao intervalo. Após o descanso, a equipa algarvia tentou relançar a partida e venceu o terceiro período por 28-21, reduzindo distâncias e aumentando a intensidade do jogo.

Ainda assim, a Oliveirense revelou maturidade nos momentos decisivos. No último quarto (24-22), voltou a impor o seu ritmo e assegurou o triunfo fora de portas. Mikyle McIntosh foi o MVP do encontro, confirmando o excelente momento de forma ao somar 32 pontos, dois ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (27 de valorização), sendo decisivo na manutenção da vantagem visitante.

A estatística completa.

Ovarense GAVEX 88-64 Galitos BARREIRO ACEDE

Na Arena de Ovar, a Ovarense GAVEX assinou uma exibição sólida e consistente frente ao Galitos BARREIRO ACEDE, vencendo por 88-64 num encontro controlado ao longo dos 40 minutos. Os vareiros começaram por assumir a iniciativa no primeiro período (19-15), impondo intensidade defensiva e eficácia no ataque posicional.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No segundo quarto, o equilíbrio manteve-se, mas a Ovarense conseguiu ampliar ligeiramente a vantagem (25-23), chegando ao intervalo com uma margem confortável e crescente confiança coletiva. A retoma foi claramente favorável à equipa da casa, que elevou o nível defensivo e venceu o terceiro período por 25-16, criando a diferença decisiva no marcador. No último quarto, a Ovarense confirmou o domínio com um parcial de 19-10, fechando a partida com autoridade e sem margem para dúvidas. Jay Heath Jr. esteve em grande destaque, ao registar 23 pontos, quatro ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (21.5 de valorização).

A estatística completa.

FC Porto 98-79 SC Braga

Os dragões de Fernando Sá querem alastrar a senda de vitórias e assim teve de ser: foi no segundo quarto que a diferença ficou demasiado pesada para o SC Braga, apesar de Delaney Blaylock bem ter tentado, com 11 pontos nos últimos dois minutos de jogo (terminou com 21).

Ainda assim, os parciais de 25-21, 30-17, 26-18 e 17-23 provam a vitória azul e branca nesta tarde de sábado, com o reforço Corey Williams a sair como MVP do encontro: 16 pontos, quatro ressaltos e seis assistências que se converteram em 24 pontos de valorização, mas sete jogadores do FC Porto pontuaram na casa das dezenas.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto e Ovarense GAVEX entram a vencer na 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Sábado (27 de dezembro) de Liga Betclic Masculina, com o início da 9.ª ronda e dois confrontos de luxo. No Barreiro, os dragões foram superiores aos Galitos ACEDE e, em Queluz, venceram os vareiros da Ovarense GAVEX. Confere a análise:

QUELUZ O NOSSO PREGO 82-84 OVARENSE GAVEX

Emoção até ao fim neste final de tarde em Queluz. Ao contrário do que o quarto inicial parecia prever (15-23), o coletivo de César Rodrigues nunca desistiu: 26-16 no segundo quarto, passando para a frente do marcador, 24-26 no terceiro e terminando com 17-19 e um jogo que podia tombar para qualquer um dos lados (Jelani Simmons, que fez uma grande exibição, ainda teve bola para a vitória, depois de um grande desarme de Wesley Robinson).

Simmons, aliás, foi o MVP estatístico, com 22 pontos e 27 de valorização, mas é o posto vareiro Ivan Pavicevic que leva o título de MVP, com 10 pontos e nove ressaltos em 21 minutos de utilização. Jay Heath (21pts) foi o melhor marcador da Ovarense GAVEX e o base Michael Bradley, no QUELUZ O NOSSO PREGO, contribuiu com 15 pontos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Galitos BARREIRO 78-103 ACEDE FC PORTO

O primeiro parcial (16-31) do FC Porto não desmoralizou a equipa de Henrique Pina, mas fez mossa. O Galitos BARREIRO ACEDE ainda equilibrou os restantes quartos (22-26, 18-18, 22-28), mas a vantagem cimentada pelos azuis e brancos, aliada à derrota na luta das tabelas (29-47 ressaltos), não deixou que o coletivo da Margem Sul pudesse espreitar uma eventual reviravolta.

Cornelius Hudson, recente reforço do FC Porto, foi o MVP da partida, com um duplo-duplo de 18 pontos e 11 ressaltos (30.5val), mas Vlad Voytso (18pts) também foi muito importante na ofensiva dos dragões, a começar logo pelos quatro triplos consecutivos com que abriu o jogo. Do outro lado, destaque para Brayden Carter, que entrou muito forte na segunda parte (terminou com 16 pontos e 11 ressaltos) e Quentin Diboundje, com 17 pontos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Amanhã ainda há quatro encontros da Liga Betclic Masculina para ver na RTP2, DAZN, A Bola e FPBtv.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Ovarense, Oliveirense, Galitos BARREIRO e Sporting CP seguem em frente na Taça de Portugal Masculina

Os oitavos de final da Taça de Portugal Masculina ficaram este domingo marcados por quatro encontros bem distintos, todos eles decisivos no caminho rumo à próxima fase da competição. Entre decisões no último segundo, exibições coletivas dominadoras e atuações individuais de grande nível, a jornada confirmou a imprevisibilidade e a intensidade que caracterizam esta competição.

CD Póvoa ESC ONLINE 67-68 Ovarense GAVEX

Na Póvoa do Varzim, CD Póvoa ESC ONLINE e Ovarense GAVEX protagonizaram um dos jogos mais emocionantes da eliminatória, resolvido apenas nos instantes finais. A formação poveira entrou melhor na partida, mostrando agressividade defensiva e eficácia no ataque, o que lhe permitiu vencer o primeiro período por 21-18. O equilíbrio manteve-se no segundo quarto, com a Ovarense a ajustar defensivamente e a reduzir a diferença com um parcial de 16-17, deixando tudo em aberto ao intervalo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Após o descanso, o CD Póvoa voltou a assumir a iniciativa, vencendo o terceiro período por 22-14 e criando uma margem que parecia confortável à entrada dos últimos dez minutos. No entanto, a Ovarense GAVEX revelou grande maturidade competitiva no derradeiro quarto, assinando um parcial de 8-19 que consumou a reviravolta e garantiu o apuramento com uma vitória pela margem mínima, 67-68. Jay Heath Jr. foi o MVP do encontro, ao rubricar uma exibição completa com 20 pontos, sete ressaltos, cinco assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (27 de valorização).

Sampaense INSPECENTRO 77-102 Galitos BARREIRO ACEDE

Já o duelo entre Sampaense INSPECENTRO e Galitos BARREIRO ACEDE teve um desfecho bem diferente. A formação visitante apresentou-se muito sólida desde os primeiros minutos, impondo o seu ritmo de jogo e superioridade física, o que rapidamente se refletiu no marcador. O Galitos controlou as transições ofensivas e revelou grande eficácia nos lançamentos, construindo uma vantagem progressiva.

Ao longo da partida, o conjunto do Barreiro manteve sempre o domínio das operações, não permitindo que o Sampaense encontrasse soluções consistentes para contrariar a sua intensidade. O resultado final, 77-102, espelhou o controlo absoluto da equipa visitante, que garantiu o apuramento para os quartos de final com uma exibição coletiva autoritária.

Illiabum MARGRES 63-85 UD Oliveirense

Em Aveiro, o Illiabum MARGRES recebeu a UD Oliveirense, numa partida em que os visitantes se mostraram mais consistentes desde o apito inicial. A Oliveirense entrou determinada e venceu claramente o primeiro período por 14-29, explorando bem o jogo interior e a circulação de bola. No segundo quarto, apesar de uma resposta mais equilibrada do Illiabum (21-24), a equipa de Oliveira de Azeméis manteve uma vantagem confortável ao intervalo.

Na segunda parte, a UD Oliveirense continuou a controlar o encontro, vencendo o terceiro período por 12-18 e anulando qualquer tentativa de aproximação do conjunto da casa. O último quarto foi mais equilibrado (16-14), mas já sem alterar o desfecho final, com a Oliveirense a confirmar o triunfo por 63-85. Mikyle McIntosh destacou-se como MVP, ao somar 15 pontos, quatro ressaltos, seis assistências e três roubos de bola (23 de valorização), sendo peça-chave no equilíbrio ofensivo e defensivo da sua equipa.

Imortal LUZiGÁS 82-89 Sporting CP

Em Albufeira, o Imortal LUZiGÁS recebeu o Sporting CP num encontro competitivo e bem disputado, onde os leões mostraram maior consistência nos momentos decisivos. O Sporting entrou melhor e venceu os dois primeiros períodos (17-21 e 18-21), apoiado numa defesa agressiva e numa boa leitura das transições ofensivas, chegando ao intervalo com vantagem controlada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Após o descanso, o Imortal procurou reagir, mas o Sporting voltou a superiorizar-se no terceiro quarto (23-26), ampliando a diferença no marcador. No último período, a equipa algarvia ainda tentou pressionar e venceu o parcial por 24-21, mas os leões souberam gerir o jogo até ao fim, assegurando a vitória por 82-89 e o consequente apuramento. Francisco Amarante foi o MVP da partida, ao assinar uma exibição de grande impacto com 20 pontos, sete ressaltos, seis assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (30.5 de valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sábado recheado de jogos da Taça Hugo dos Santos

Vitória SC 83-76 Esgueira Aveiro OLI

O Vitória SC venceu este sábado o Esgueira Aveiro OLI por 83-76, num encontro equilibrado e disputado até aos instantes finais, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. A equipa de Guimarães mostrou maior consistência na segunda parte e somou uma vitória fundamental para as contas do grupo.

O jogo começou com enorme intensidade ofensiva, refletida no empate a 23-23 no final do primeiro período. O equilíbrio manteve-se no segundo quarto, com o Esgueira ligeiramente mais eficaz no ataque e a ir para o intervalo em vantagem mínima (40-41).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Após o descanso, o Vitória elevou o seu nível de jogo, principalmente na defesa, e construiu um terceiro quarto de grande qualidade (26-12), que lhe permitiu assumir definitivamente o comando do marcador. Apesar da boa reação dos aveirenses no último período (17-23), os minhotos geriram bem a vantagem e garantiram o triunfo por 83-76.

O destaque individual da partida foi Samuel Peek, que voltou a ser uma das figuras da formação vitoriana ao registar 16 pontos, 12 ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (20.5 de valorização), sendo decisivo no domínio das tabelas e na intensidade defensiva do conjunto minhoto.

Ovarense GAVEX 78-84 SC Braga

Na Arena de Ovar, o duelo entre a Ovarense GAVEX e o SC Braga foi sinónimo de emoção e equilíbrio até ao último segundo. Num jogo que marcava o reencontro de Delaney Blaylock com a sua antiga equipa, o conjunto bracarense esteve muito perto de vencer no tempo regulamentar, mas a partida seguiu para prolongamento após o empate no final dos 40 minutos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O Braga entrou melhor na partida, mostrando eficácia ofensiva e boa circulação de bola, fechando o primeiro quarto na frente por 24-31. A Ovarense respondeu no segundo período com maior solidez defensiva, mas os visitantes mantiveram-se na dianteira (37-46 ao intervalo).

Na segunda parte, os vareiros cresceram no jogo e começaram a reduzir distâncias, vencendo os dois últimos parciais (19-14 e 19-15). Com o marcador empatado e a posse final nas mãos do Braga, Litos Cardoso teve nos últimos segundos a oportunidade de garantir o triunfo, mas o lançamento não entrou, levando o encontro a prolongamento e mantendo a incerteza até ao apito final.

Já nos minutos finais da partida, a equipa do Braga foi mais eficaz e não permitiu à equipa da casa distanciar-se no marcador. A partida terminou a favorecer os bracarenses por seis pontos (78-84).

Na formação do Braga, o destaque foi Somtochukwu Dimanochie com 15 pontos, cinco ressaltos e uma assistência, formando 22.5 de valorização. No lado da Ovarense, com 43 pontos de valorização (19 pontos, 18 ressaltos e três assistências), Jackson Stormo, foi o destaque bastante evidente.

UD Oliveirense 88-98 SL Benfica

A equipa detentora da Taça Hugo dos Santos recebeu o SL Benfica para uma partida marcada por um elevado ritmo de jogo.

O Benfica entrou muito eficaz no encontro, com uma intensidade ofensiva bastante alta, o que dificultou a tarefa da Oliveirense e fez com que o primeiro quarto terminasse favorável às águias por 23-31.

No segundo quarto, a equipa orientada por Norberto Alves disparou rapidamente no marcador e, ao fim de três minutos, já 19 pontos separavam as duas equipas. Tal diferença obrigou o treinador da Oliveirense a pedir um minuto para reorganizar a equipa. No final dos primeiros 20 minutos, o marcador registava 46-55.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A segunda parte foi idêntica à primeira: um Benfica forte, a impor um ritmo muito elevado, e uma Oliveirense sempre a tentar correr atrás do resultado. Apesar de algumas aproximações feitas pela equipa de Oliveira de Azeméis, nada foi suficiente. O Benfica venceu o terceiro período por 20-21, e o último terminou empatado a 22 pontos.

O destaque do jogo foi o base Aarron Broussard, com 18 pontos, três ressaltos e cinco assistências, somando 22 pontos de valorização. Do lado da equipa da casa, Earl Timberlake foi o melhor em campo, com 15 pontos, sete ressaltos e uma assistência.

Galitos BARREIRO ACEDE 90-89 FC Porto

O Galitos recebeu e venceu o FC Porto numa partida muito equilibrada e intensa.

Nos primeiros minutos do jogo, o Galitos entrou a todo o gás e venceu num parcial de 17-7, obrigando Fernando Sá a pedir um desconto de tempo. No regresso ao jogo, a equipa do FC Porto voltou com outra atitude e com uma melhor eficácia de lançamento, terminando os primeiros dez minutos a apenas três pontos de distância (26-23).

Muito graças à sua eficácia na linha de três pontos, a equipa do Barreiro continuou a destacar-se e levou a partida para o intervalo a vencer por 46-39. Quentin Eyobo (Galitos Barreiro) terminou a primeira parte já como grande destaque, com 22 pontos e seis ressaltos.

No terceiro quarto, a equipa da casa manteve a eficácia e obrigou os dragões a correr atrás do resultado. O FC Porto venceu esse período por 20-22 e levou a mesma atitude para o último quarto.

Nos minutos finais, os dragões passaram pela primeira vez para a frente do marcador, mas, no jogo das faltas, o Galitos mostrou-se mais eficaz e acabou por vencer a partida por apenas um ponto.

Tal como na primeira parte, Quentin Eyobo manteve o nível elevado na segunda e foi o MVP da partida, com 47.5 pontos de valorização (36 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências). Javian Davis foi o melhor jogador da equipa visitante, somando 22 pontos e seis ressaltos.

Sporting CP 94-62 SC Vasco da Gama

O Sporting recebeu pela primeira vez, no Pavilhão João Rocha, a equipa do Vasco da Gama, numa partida em que os leões dominaram desde o início.

Logo desde a bola ao ar, o Sporting destacou-se na partida. Com os parciais de 25-13 e 27-21, liderou toda a primeira parte e não deu espaço ao Vasco da Gama para crescer, limitando tanto o seu trabalho ofensivo como o defensivo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Para o Sporting, o objetivo na segunda parte passava por manter o nível exibido e continuar a aumentar a distância no marcador. O Vasco da Gama entrou melhor após o intervalo, mas ainda assim não conseguiu vencer nenhum dos períodos. Os parciais de 18-12 e 24-16 permitiram aos leões ampliarem a vantagem e vencerem confortavelmente por 94-62.

No Sporting, Brandon Johns começa a destacar-se cada vez mais e, no jogo de hoje, não foi exceção. O poste leonino assinou um duplo-duplo, com 24 pontos e 10 ressaltos, além de duas assistências, totalizando 42.5 pontos de valorização. Na equipa do Vasco da Gama, Lashon Lindsey somou 15 pontos, nove ressaltos e duas assistências.

Queluz | O NOSSO PREGO 87-88 Imortal LUZiGÁS

O último jogo da noite colocava frente a frente Queluz e Imortal num duelo equilibrado.

As duas equipas entraram bem na partida e, em cada um dos períodos, uma delas se evidenciou: no primeiro, o Imortal venceu por 16-28 e, no segundo, o Queluz venceu por 28-17, o que levou o jogo a apenas um ponto de diferença para o intervalo (44-45).

A segunda parte seria fulcral para sabermos o vencedor, mas, mesmo assim, o equilíbrio foi a palavra-chave deste encontro. 13-20 foi o resultado no terceiro quarto e o Imortal ficava com uma vantagem para os últimos dez minutos.

No quarto período, o Queluz foi atrás do resultado e, ao faltar um minuto para o final do jogo, apenas um ponto separava as duas equipas (79-80), deixando em aberto quem seria o vencedor. Uma grande bola de Keonte Kennedy colocou novamente o Imortal à frente por dois pontos, o que lhes permitiu ganhar a confiança necessária para vencer a partida por 87-88.

Miguel Baker foi o jogador em evidência na equipa vencedora, com um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos), formando 30 de valorização. No lado da equipa da casa, Michael Bradley fez 32 pontos de valorização, graças a 23 pontos marcados, três ressaltos e sete assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Um mês depois, a Taça Hugo dos Santos está de volta

Este sábado estamos de regresso para mais uma jornada da Taça Hugo dos Santos.

O Vitória SC abre a jornada ao receber o Esgueira Aveiro OLI no Pavilhão Unidade Vimarense. As duas equipas defrontam-se pela primeira vez nesta temporada, com o encontro marcado para as 15h.

Em Ovar, uma hora depois (16h), arranca a partida entre Ovarense GAVEX e SC Braga, um duelo que promete equilíbrio nesta segunda ronda.

Às 18h iniciam-se dois jogos em simultâneo: a UD Oliveirense recebe o SL Benfica, que segue invicto nesta fase da época, enquanto o Galitos BARREIRO ACEDE enfrenta o FC Porto. O encontro em Oliveira de Azeméis terá transmissão na DAZN.

Quase a fechar o dia, o Sporting CP, que atravessa um excelente momento de forma, mede forças pela primeira vez com o SC Vasco da Gama, às 18h30, num duelo que se antevê muito disputado.

A jornada termina com o Queluz | O NOSSO PREGO a receber o Imortal LUZiGÁS, num jogo que se espera equilibrado. A partida está marcada para as 18h45, no Pavilhão Henrique Miranda.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Ovarense GAVEX e FC Porto vencem os primeiros jogos desta jornada

A Liga Betclic Masculina está de regresso para mais um fim-de-semana repleto de jogos e de emoções.

OVARENSE GAVEX 72-71 IMORTAL LUZIGÁS

A Ovarense GAVEX recebeu o Imortal LUZiGÁS no primeiro jogo da quinta jornada da Liga Betclic Masculina e acabou por conquistar uma vitória dramática, por 72-71.

A primeira parte do encontro foi marcada pela superioridade da equipa algarvia. Apesar do equilíbrio inicial, o Imortal assumiu o comando desde cedo, concluindo o primeiro quarto com uma vantagem de quatro pontos (21-25). No segundo período, manteve o controlo do jogo através de uma defesa sólida e ataque criterioso, aumentando a diferença ao intervalo. Keonte Kennedy esteve particularmente inspirado, somando 13 pontos apenas na primeira metade.

No regresso dos balneários, a Ovarense mostrou que estava disposta a lutar até ao fim. Com maior intensidade defensiva e bons momentos ofensivos, a equipa da casa venceu o terceiro quarto por 21-13, reduzindo a desvantagem para apenas quatro pontos (54-58), mantendo tudo em aberto.

O último quarto foi um autêntico teste emocional para ambas as equipas. A 2:18 do fim, o marcador mostrava 66-66 e a incerteza era total. Jackson Stormo e Fábio Lima assumiram o protagonismo na reta final, mas o momento parecia cair para o Imortal quando, a apenas dois segundos do fim, Keonte Kennedy marcou no meio da defesa adversária, colocando os visitantes na frente por 70-71.

Contudo, o basquetebol escreve finais inesperados. Após o desconto de tempo pedido por João Tiago, a Ovarense organizou o último ataque, e, nos instantes finais, Jackson Stormo voltou a decidir: recebeu, finalizou e garantiu a vitória para a formação ovarense por 72-71, fazendo a Arena de Ovar explodir de emoção.

Como expectável, Jackson Stormo foi o MVP da partida com 33 pontos de valorização depois de 28 pontos e oito ressaltos. Do lado algarvio, destaque para Kyle Cardaci (18 pontos, sete ressaltos e quatro assistências) e para Keonte Kennedy (20 pontos, seis ressaltos e uma assistência).

FC PORTO 105-85 VITÓRIA SC

Rumámos mais a norte do país, onde o FC Porto recebeu e venceu o Vitória SC por 105-85.

A primeira parte foi bastante positiva para a equipa dos dragões, que somou 56 pontos contra 42 do conjunto visitante, criando desde cedo uma diferença confortável de 14 pontos entre as duas formações.

No terceiro quarto, a equipa de Fernando Sá revelou alguma quebra de consistência, permitindo ao Vitória SC reagir e vencer esse período por 14-16. Contudo, nos últimos dez minutos, o FC Porto voltou a assumir o controlo da partida, marcando 35 pontos e fechando o encontro com uma vantagem de 20 pontos.

Foi um jogo muito produtivo ofensivamente para ambas as equipas, com boas percentagens de lançamento, muitos ressaltos e várias assistências — fatores que contribuíram para um excelente espetáculo de basquetebol.

O destaque da partida foi Javian Davis, que somou 22 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola, totalizando 28.5 de valorização. Do lado da equipa orientada por Miguel Miranda, o jogador em maior evidência foi Malique Jacobs, autor de um duplo-duplo com 21 pontos e 10 ressaltos, além de 4 assistências, alcançando 29.5 de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Taça Hugo dos Santos: fase de grupos ganha ritmo com novos duelos

A Taça Hugo dos Santos segue a todo o gás e o segundo dia da primeira jornada trouxe mais demonstrações do equilíbrio e da qualidade que caracterizam esta fase de grupos.

SC Vasco da Gama 67-76 Queluz | O NOSSO PREGO

O SC Vasco da Gama recebeu o Queluz | O NOSSO PREGO para o primeiro jogo da Taça Hugo dos Santos no Pavilhão Municipal de Guifões.

Um primeiro período em que o Queluz desde cedo se evidenciou com uma ótima eficácia da linha de três pontos (5 triplos, ou seja, 15 pontos) e que se afastou rapidamente do adversário, terminando os primeiros dez minutos de jogo com 13-31 no marcador. No segundo quarto a equipa do Norte entrou com outra atitude e o travou o Queluz, vencendo este quarto por 19-15, o que levou a uma diferença de 14 pontos no marcador.

Com o jogo ainda em aberto, o Vasco da Gama voltou a vencer por 19-12, diminuindo ainda mais a vantagem que os separava. No início do último quarto, o Queluz já só vencia por sete pontos e a equipa da casa não parou de lutar até atingir a igualdade no marcador (65-65) a faltarem apenas quatro minutos para terminar o jogo.

A experiência falou mais alto e o Queluz venceu a partida por 67-76. Michael Bradley foi o destaque da equipa visitante com 18 pontos, sete ressaltos, sete assistências, fazendo 28 de valorização.

Estatística completa aqui.

FC Porto 88-108 Sporting CP

Dragões e leões voltaram a encontrar-se na Dragão Arena, num clássico sempre aguardado, a contar para a fase de grupos da Taça Hugo dos Santos.

O primeiro período foi muito equilibrado, com as duas equipas a trocarem cestos e a mostrarem grande eficácia ofensiva. O FC Porto levou a melhor nos primeiros dez minutos, vencendo por 27-25.

No segundo quarto, o Sporting respondeu com mais intensidade defensiva e eficácia no ataque, vencendo o parcial por 25-19, o que lhe permitiu chegar ao intervalo em vantagem por 50-46.

O terceiro período foi determinante: os “leões” dispararam no marcador com um excelente registo ofensivo (32 pontos marcados), terminando este quarto com 82-68. No último período, o Sporting manteve o controlo do jogo e confirmou o triunfo, vencendo também o parcial por 26-20, fechando o encontro com 88-108 no marcador.

Malik Morgan foi o grande destaque da partida com 28 pontos, 9 ressaltos, 11 assistências e dois roubos de bola, somando 43.5 pontos de valorização.
Pelos azuis e brancos, Jalen Riley esteve em evidência com 25 pontos, dois ressaltos e quatro assistências, terminando com 24.5 pontos de valorização.

Estatística completa aqui.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Esgueira Aveiro Oli 81-102 Ovarense Gavex

A Ovarense GAVEX entrou com o pé direito na competição, ao vencer o Esgueira Aveiro Oli por 81-102, num encontro disputado no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira.

O jogo começou de forma equilibrada, com o Esgueira a responder  à entrada forte da Ovarense (25-27). No segundo período, a equipa visitante subiu o nível defensivo e foi mais eficaz no ataque, vencendo o parcial por 25-12, chegando ao intervalo com uma vantagem de 52-37.

No regresso dos balneários, a Ovarense manteve o ritmo elevado, especialmente no terceiro quarto, onde somou 34 pontos, ampliando a diferença no marcador. Apesar da boa reação do Esgueira no último período (26-16), a equipa da casa já não conseguiu recuperar o atraso, fixando-se o resultado final em 81-102.

Jackson Stormo foi o jogador em maior destaque na formação aveirense, com 17 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências, terminando com 28 pontos de valorização.
Do lado da equipa da casa, o Esgueira, Hugo Ferreira destacou-se pela versatilidade, somando 13 pontos, 7 ressaltos, 9 assistências e três roubos de bola, alcançando 17.5 pontos de valorização.

Estatística completa aqui.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Este foi apenas o segundo dia da primeira jornada da Taça Hugo dos Santos, competição que continua amanhã com mais um grande duelo. O SL Benfica tem encontro marcado com o Vitória SC, partida agendada para as 15h00, que visa encerrar esta ronda inicial.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Oliveirense surpreende FC Porto, Imortal, Ovarense, Queluz e Esgueira vencem na 2.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Mais um fim de semana (o segundo) de Liga Betclic Masculina. Imortal LUZiGÁS, Ovarense GAVEX, UD Oliveirense, Queluz O NOSSO PREGO e Esgueira Aveiro OLI saíram vencedores dos respetivos encontros. A jornada termina amanhã, com a receção do Sporting CP ao SL Benfica (15 horas, transmissão RTP2/FPBtv).

Imortal LUZiGÁS 84-81 Vitória SC

Que grande jogo em Albufeira. Bruno Araújo um grande impacto nos dois lados da tabela vimaranense, saíndo como MVP estatístico da partida, com 13 pontos, oito ressaltos e 21 de valorização, num duelo onde os anfitriões ganharam mais ressaltos (40 contra 31), venceram o seu segundo jogo nesta edição da Liga (a única vez que venceram os dois primeiros jogos foi em 2021/2022, na primeira época na prova) e viram Keonte Kennedy com 20 pontos a alavancar a ofensiva algarvia.

Os parciais de 28-23, 16-21, 21-22 e 19-15 comprovam o equilíbrio máximo entre os dois coletivos ao longo de todo o encontro. Do lado do Imortal LUZiGÁS, destaque ainda para o base André Silva (10pts, 5res, 4ast), com todos os jogadores a contribuírem: o capitão Fábio Lima, por exemplo, foi fundamental ao marcar um triplo muito necessário a 1’40 do fim. Pelo Vitória SC, Jasman Sangha (21pts), Sam Peek (18pts, 5res) e Malique Jacobs (16pts) estiveram igualmente em bom plano.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Ovarense GAVEX 83-75  SC Vasco da Gama

Na Arena de Ovar o encontro foi um verdadeiro espetáculo. Apesar do forte arranque por parte do Vasco da Gama, a equipa da casa não se deixou ficar e mesmo indo a perder por 37-39 ao intervalo, decidiu que a segunda parte ia ter outro desfecho.

Foi só no terceiro quarto que se registou a maior diferença no parcial (23-11) graças à defesa intensiva da equipa orientada por João Tiago Silva. Miguel Monteiro foi o MVP e a verdadeira estrela da tarde com 20 pontos marcados e sete assistências, formando uma valorização de 24,5.  Jackson Stormo (12pts, 12res, 2ast) também não ficou muito atrás do colega de equipa. A dupla protagonizou várias jogadas de grande qualidade e ajudaram significativamente a equipa a distanciar-se no marcador.

Do lado dos vascaínos, Akoi Yuot entrou com uma grande volta de ganhar e manteve-se consistente ao longo dos quatro períodos da partida. Com 21 pontos, sete ressaltos, seis roubos de bola e umas incríveis oito faltas tiradas à equipa da Ovarense, contando com 19 de valorização. Sean-Michael Chancey (19pts, 10res), Felizardo Ambrósio (9pts, 6res) e Lashon Lindsey (8pts, 5res, 1ast) também se destacaram pelo Vasco da Gama.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

UD Oliveirense  104-93  FC Porto

No Pavilhão Dr. Salvador Machado viveu-se uma grande tarde de basquetebol, com a UD Oliveirense a receber e a vencer o FC Porto por 104-93, num jogo intenso, disputado e cheio de emoção até ao último instante. A equipa da casa entrou fortíssima e rapidamente tomou o controlo da partida, terminando o primeiro quarto na frente por 34-23. No segundo período manteve a mesma energia ofensiva e defensiva, ampliando a vantagem para 57-39 ao intervalo, perante um público entusiasmado que empurrou a equipa do primeiro ao último minuto.

O FC Porto reagiu de forma notável na segunda parte, especialmente no terceiro quarto, onde conseguiu reduzir a diferença com um parcial de 31-20. A maior agressividade defensiva e a eficácia no tiro exterior permitiram aos dragões relançar o jogo e aumentar a pressão sobre a Oliveirense. No entanto, a formação orientada por João Figueiredo manteve a calma, voltou a subir o nível no último quarto e acabou por selar o triunfo com um parcial de 28-23, fixando o resultado final em 104-93.

Jordan Sibert foi o grande destaque da noite e o incontestável MVP da partida, somando 26 pontos, cinco ressaltos e um roubo de bola, para uma valorização de 29,5 pontos. O norte-americano mostrou toda a sua qualidade ofensiva e frieza nos momentos decisivos, guiando a equipa do Oliveirense à vitória.

Do lado do FC Porto, Jalen Riley foi o elemento em maior evidência, com uma exibição notável de 31 pontos, um ressalto, duas assistências e um roubo de bola. O  norte-americano foi a principal arma ofensiva dos dragões, demonstrando enorme capacidade de decisão e assumindo o jogo nos momentos mais complicados.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

 

SC Braga 58-66 Queluz O NOSSO PREGO

Iniciou-se finalmente o caminho do SC Braga na Liga Betclic. Um jogo em que ambas as equipas venceram dois quartos e em que nunca deram o jogo como fechado até soar o apito final.

Na primeira parte do encontro, o Queluz mostrou-se forte e condicionou desde cedo a equipa do Braga,conseguindo assim terminar o primeiro quarto com uma diferença de 12 pontos (9-21). Apesar da resposta positiva que o Braga ainda tentou dar, a distância aumentou e o jogo foi para intervalo com 21 pontos a separar as duas equipas (23-44).

Na segunda parte da partida, os bracarenses elevaram a fasquia e mostraram que estão prontos para lutar em todos os jogos, vencendo os dois últimos quartos (16-10 e 19-12). Apesar do crescimento que a equipa do Braga apresentou ao longo do jogo, o Queluz conseguiu aguentar-se e vencer a partida.

Na equipa orientada por César Rodrigues, destacamos Julius Dixon, MVP da partida com 17 pontos marcados, seis ressaltos e um roubo de bola, formando assim 17 de valorização. O que fez a equipa vencer foi o bom jogo coletivo e os lançamentos de três pontos (10 convertidos). Para fazer jus a isso, temos também que destacar Michael Bradley (8pts, 1res, 10ast), Wesley Robinson (16pts, 5res) e Arnette Hallman (5pts, 8res, 5ast).

Na equipa da casa, Ricardo Monteiro foi o jogador que mais se evidenciou com 22 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências e um roubo de bola. Somtochukwu destacou-se pelos impressionantes 17 ressaltos que realizou ao longo de 25 minutos de jogo.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Esgueira Aveiro OLI 102-92 Galitos BARREIRO

Um espetáculo de Basquetebol. Os Galitos BARREIRO foram ao Caldeirão Verde do Esgueira à procura da primeira vitória (viram o jogo da 1.ª jornada adiado), e o Esgueira também (derrota com a Ovarense GAVEX). E assim foi, com uma luta enorme de ambos os lados, até ao último minuto, com três grandes exibições do lado dos vencedores: Malik Porter (11pts, 9res – 26val), Devin Barnstable (25pts) e Latrell Reed (22pts, 9res, 8ast – 32val), muito perto do duplo-duplo e MVP do encontro.

Do lado do Galitos, Bernardo Lisboa (15pts) e Daniel Machado (14pts) estiveram muito bem no backcourt, mas foram Brayden Carter (23pts, 6res) e Kyle Leslie (24pts) que brilharam no plano ofensivo.

Com parciais de 27-25, 26-22, 17-24 e 32-21, está definitivamente comprovado o equilíbrio das duas equipas e um grande jogo da Liga Betclic Masculina.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica vence Ovarense e está nas Finais da Liga Betclic Masculina

Ronda 2. Jogo 3. E o SL Benfica está nas Finais da Liga Betclic Masculina. Os encarnados foram à Arena de Ovar vencer uma Ovarense GAVEX que recuperou de um défice de 19 pontos para se bater frente a frente com os tricampeões nacionais, mas o esforço hercúleo, perante um pavilhão lotado de adeptos vareiro, não chegou para levar de vencida o agora último duelo das meias-finais dos playoffs da competição, por 80-89.

As águias começaram muito melhor que os alvinegros, com um primeiro quarto dominante (8-22), mas o coletivo de João Tiago Silva recuperou no segundo (20-25) e entrou de forma estonteante no terceiro. O regresso do balneário foi fundamental para a equipa da casa, que revitalizou o encontrou – e o marcador. Um grande parcial de 35-14 voltou a trazer os vareiros para cima do encontro, empurrados pela determinação de Gustavo Teixeira (24pts, 6res, 8ast – 29.5val), Delaney Blaylock (18pts) e Daniel Oladapo (14pts).

Ovarense na frente a entrar no derradeiro quarto (63-61), mas os comandados de Norberto Alves, mais experientes, não deram o jogo por perdido com a reviravolta. Makram Romdhane foi o MVP (16pts, 6res, 3rb – 21val), mas vários jogadores contribuíram com a sua experiência para fechar o jogo, parcial final de 1728.

A estatística completa.

Os adeptos da Ovarense lotaram o pavilhão

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica inaugura meias-finais da Liga Betclic Masculina com vitória em casa

Ronda 2, Jogo 1. SL Benfica 85, Ovarense GAVEX 66. Os encarnados saem esta quinta-feira (22 de maio) do Pavilhão Fidelidade como vencedores do primeiro duelo das meias-finais da Liga Betclic Masculina, batendo o coletivo de Ovar por uma margem relativamente confortável, mas cuja vantagem só ficou cimentada à entrada do deradeiro quarto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Aliás, foram os vareiros a entrar melhor no jogo, ultrapassando o 6-0 inicial das águias com um parcial de 8-0. Norberto Alves pede o primeiro desconto de tempo a 1’50 do fim do primeiro quarto, com 11-20 no marcador (terminou 15-25). O SL Benfica permanecia com escassa eficácia de três pontos na primeira parte, mas tem uma excelente reta final e vence o segundo quarto (20-10). Jogo empatado para o intervalo – 35-35.

Essa reta final continuou no terceiro quarto dominante dos encarnados: 24-9, com os vareiros a terem dificuldades em pontuar e, regra geral, com baixíssimas percentagens de três pontos, o que se refletiu no resultado final. Trey Drechsel (19pts, 8res, 4ast, 3rb – 28.5val), o MVP, foi fundamental nas aspirações benfiquistas ao segurar a vantagem a meio do último quarto, que voltou a espelhar o equilíbrio entre as duas equipas (26-22).

Betinho Gomes marcou 18 pontos

Ao seu lado no emblema da Luz brilharam os veteranos Aaron Broussard (17pts, 5res – 21.5val) e Betinho Gomes (18pts) e na Ovarense GAVEX as melhores prestações vieram de Daniel Oladapo (18pts, 7res) e do base português Gustavo Teixeira (14pts, 7res, 11ast). Delaney Blaylock terminou com 12 pontos.

De recordar que amanhã joga-se o primeiro dos Clássicos destas meias-finais: FC Porto – Sporting CP. Os dragões recebem os leões na sua Dragão Arena, pelas 19 horas, transmissão RTP2 e FPBtv. No dia seguinte, sábado, as águias voltam a receber os vareiros em casa, transmissão DAZN, e no domingo joga-se o Jogo 2 no Porto (ambos às 15 horas).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Quatro dias, quatro jogos das meias-finais da Liga Betclic Masculina para ver

Ronda 2, Jogo 1. Os playoffs da Liga Betclic Masculina regressam quinta-feira (21 de maio), e ficam até domingo (25), com quatro jogos para ver na RTP2, DAZN e, claro, na FPBtv.

É com um SL Benfica – Ovarense Gavex que se iniciarão, à melhor de cinco, as meias-finais da principal divisão do Basquetebol nacional. Em Lisboa, os vareiros querem dar continuidade à reviravolta que operaram nos quartos, frente ao histórico rival da UD Oliveirense, e surpreender os encarnados – cuja única ambição é revalidar o título que transportam há três épocas. Joga-se no Fidelidade às 20h30 (transmissão DAZN).

No dia seguinte, disputa-se o primeiro dos Clássicos destas meias-finais: FC Porto – Sporting CP. Os dragões recebem os leões na sua Dragão Arena, mas Fernando Sá, técnico azul e branco, descarta o “fator-casa”: “nós temos que encarar os jogos sem termos nenhum fator extra que nos possa influenciar (…), nada nos pode tirar o foco do nosso objetivo, que é vencer”.

O FC Porto leva um registo positivo sobre o Sporting CP esta época, e apenas “a Final da Taça de Portugal não foi reflexo da qualidade das equipas, todos os outros jogos foram extremamente equilibrados”, acredita, pelo que é isso que espera desta série de Clássicos.

Por seu lado, o treinador leonino Luís Magalhães, crê e que “a preparação tem corrido normalmente” e frisa o foco máximo do emblema que representa: “Queremos dar o nosso melhor. A equipa tem melhorado e vamos tentar ser mais consistentes, em todos os momentos do jogo, de forma a podermos lutar pela eliminatória”. Joga-se às 19 horas de dia 23, transmissão RTP2.

Os Jogos 2 seguem a mesma ordem, mas sábado (SL Benfica – Ovarense GAVEX, na DAZN) e domingo (FC Porto – Sporting CP, na RTP2), ambos às 15 horas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


SL Benfica sela passagem às meias e Ovarense força Oliveirense a Jogo 3

Ronda 1, Jogo 2. Os playoffs da Liga Betclic Masculina retomaram esta quarta-feira (14 de maio), com duas partidas a decorrerem no final do dia. Se, por um lado, o SL Benfica selou a presença nas meias finais ao vencer em Guimarães, a Ovarense GAVEX venceu a UD Oliveirense no Clássico de Aveiro e força os eternos rivais ao Jogo 3, em Oliveira de Azeméis – agendado para sábado, 17 de maio, às 18 horas.

E amanhã, conseguirão FC PortoSporting CP, que venceram no Jogo 1, selar desde já a eliminatória e seguir para as semifinais sem ter de jogar um terceiro encontro? Ou vão Imortal LUZiGÁS e Galitos BARREIRO também vencer, em casa, e forçar o Jogo 3?

Vitória SC 68-88 SL Benfica

Com a equipa vimaranense a precisar de uma vitória para evitar a eliminação dos playoffs da Liga Betclic Masculina, foram mesmo os anfitriões a entrar melhor na partida, com um parcial de 22-19 nos primeiros dez minutos do encontro. No segundo quarto, os encarnados responderam e o marcador ditava vantagem mínima da equipa da casa (32-31) após um parcial de 10-12.

Após o intervalo, os comandados de Norberto Alves realizaram um exímio terceiro quarto, com grande eficácia ofensiva a valer um parcial de 19-33 e um distanciamento pontual entre as duas equipas à entrada dos últimos dez minutos do encontro. Apesar dos atletas de Miguel Miranda não terem deixado de procurar a reviravolta, foram mesmo as águias a ampliar a diferença no marcador e a triunfar no final por 68-88, seguindo assim para as meias-finais da competição.

Makram Romdhane foi o MVP da partida ao registar 18 pontos, 12 ressaltos, seis assistências e um roubo de bola (28 valorização). Do lado da equipa da casa destacou-se David Wingett Jr. com 15 pontos e cinco ressaltos (19 valorização).

Ovarense GAVEX 92-77 UD Oliveirense

Que primeiro quarto para os comandados de João Tiago: 34-12, numa entrada fulminante que muito agradou ao público que se deslocou esta noite à Arena de Ovar. Rodrigo Soeiro, então, esteve de “mão quente” em toda a primeira parte, ultrapassando nos primeiros 20 minutos a sua máxima de pontos num jogo da Liga Betclic Masculina: eram 17 e ao intervalo já levava 19 pontos marcados (terminou com 23 e 22.5 de valorização).

A UD Oliveirense ainda venceu o segundo (14-18) e o terceiro quarto (23-26), embalada pelas prestações de Deontae Hawkins (17pts, 10res – 24.5val) e Danjel Purifoy (18pts), mas a eficácia de três pontos esteve muito abaixo do habitual (somente 18% – 5/27). Numa Ovarense GAVEX com 48% (13/27, sendo que Soeiro chegou sozinho aos 5/7), foi uma estatística determinante e que, ainda assim, os pupilos de João Figueiredo souberam contornar, chegando a reduzir a vantagem adversária para somente seis pontos.

Estava 77-71 no marcador aos quatro minutos do último quarto, mas os alvinegros aguentaram-se e devolveram um parcial de 15-6 para fechar as contas do Jogo 2. Gustavo Teixeira, MVP do encontro, combinou 23 pontos com seis ressaltos, cinco assistências e ainda dois desarmes de lançamento (24.5val), numa exibição muito consistente do base de Ovar.

O último quarto terminou empatado, 21-21 – tal como a própria série. Tudo se decide no Jogo 3, agendado para dia 17, às 18 horas, em Oliveira de Azeméis e com transmissão DAZN/FPBtv.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A Liga Betclic Masculina regressa amanhã, 15 de maio, com duas partidas para ver.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.