Artigos da Federaçãooo

Liga BCR: GDD Alcoitão vence FC Porto por um ponto; APD Leiria impõe-se em Braga e APD Sintra em Paredes

Na Liga BCR, o GDD Alcoitão e o FC Porto, invictos até então, encontraram-se na cidade do Porto, no Lagarteiro, tendo os cascalenses prevalecido pela margem mínima. A APD Leiria alcançou uma importante vitória, igualmente a norte, sobre a APD Braga, ao passo que a APD Sintra alcançou o resultado mais dilatado do fim de semana, em casa da APD Paredes.

No duelo mais aguardado, perante muito público, o GDD Alcoitão levou de vencida o FC Porto – 56-57 – e conserva a invencibilidade. As expectativas cumpriram-se e o embate entre azuis e brancos e cascalenses pautou-se por enorme intensidade defensiva, tensão e bons desenhos ofensivos. A turma de Fernando Lemos chegou a escapar até uma vantagem de 12 pontos, mas os anfitriões não esmoreceram o ânimo e, à entrada do quarto final, venciam por 1 ponto. No último quarto, o GDD Alcoitão viria a reclamar a vitória precisamente por essa margem tangencial. Pedro Bártolo – 2.5 – (24 pontos) e Diogo Ferrás – 3.0 – (15 pontos) encabeçaram a produção ofensiva do FC Porto. Pelo GDD Alcoitão, em matéria pontual, sobressaíram Afonso Tavares – 4.0 – (18 pontos) e Hugo Maia – 2.5 – (14 pontos).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

No Pavilhão de Ferreiros, APD Braga e APD Leiria procuravam o regresso aos triunfos. Depois de uma primeira parte parca em pontos e rica em equilíbrio, com ligeira vantagem para os pupilos de Ricardo Vieira – 24-21 -, a APD Leiria reatou o encontro com nova cara e assinou a reviravolta com um parcial categórico, nos primeiros dez minutos da segunda parte – 2-16 -, fator decisivo para o resultado final – 38-52. O jovem internacional sub23 Nuno Nogueira – 3.0 – (24 pontos) voltou a ser determinante na turma do Lis, a par de Iderlindo Gomes – 4.0 – (16 pontos).

Ainda a norte, palco de todos os encontros da ronda cinco, no Pavilhão Rota dos Móveis, a APD Sintra consumou a segunda vitória consecutiva, sem sobressalto, sobre a APD Paredes, única formação ainda sem vencer – 33-72. Ricardo Pires – 5.0 – (46 pontos) exibiu uma capacidade notável no ataque ao cesto, sem secundado por Humberto Miranda – 4.0 – (18 pontos). Nos locais, José Gomes – 4.0 – (14 pontos) e Rafael Azevedo – 4.0 – (12 pontos) revelaram-se os mais inconformados.

A Liga BCR regressa com três embates, a 6 e 7 de dezembro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Um mês depois, a Taça Hugo dos Santos está de volta

Este sábado estamos de regresso para mais uma jornada da Taça Hugo dos Santos.

O Vitória SC abre a jornada ao receber o Esgueira Aveiro OLI no Pavilhão Unidade Vimarense. As duas equipas defrontam-se pela primeira vez nesta temporada, com o encontro marcado para as 15h.

Em Ovar, uma hora depois (16h), arranca a partida entre Ovarense GAVEX e SC Braga, um duelo que promete equilíbrio nesta segunda ronda.

Às 18h iniciam-se dois jogos em simultâneo: a UD Oliveirense recebe o SL Benfica, que segue invicto nesta fase da época, enquanto o Galitos BARREIRO ACEDE enfrenta o FC Porto. O encontro em Oliveira de Azeméis terá transmissão na DAZN.

Quase a fechar o dia, o Sporting CP, que atravessa um excelente momento de forma, mede forças pela primeira vez com o SC Vasco da Gama, às 18h30, num duelo que se antevê muito disputado.

A jornada termina com o Queluz | O NOSSO PREGO a receber o Imortal LUZiGÁS, num jogo que se espera equilibrado. A partida está marcada para as 18h45, no Pavilhão Henrique Miranda.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sporting de gala garante Segunda Ronda da FIBA Europe Cup

121-67 (estatística completa), uns esmagadores 54 pontos de diferença e a garantia que o Sporting CP avança para uma segunda fase de grupos na FIBA Europe Cup. Luís Magalhães precisava que a sua equipa marcasse pontos (avançam apenas os seis melhores 2.º classificados de cada série) e os leões cumpriram o plano de jogo nesta 6.ª jornada, com parciais de 37-20, 31-21, 24-17 e 29-9, conquistando as tabelas (53-23) e não dando qualquer hipótese para os romenos do CS Valcea 1924.

Brandon Johns (23pts, 15res, 3ast – 40val) e Francisco Amarante (21pts, 10res, 6ast – 33val) foram os grandes destaques do conjunto verde e branco, com Maleeck Harden-Hayes (19pts, 5res) e Diogo Ventura (16pts) muito bem a coadjuvar a ofensiva no João Rocha.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Ainda na FIBA Europe Cup, o FC Porto, sem hipótese de avançar, ao contrário da época passada, cumpriu calendário face ao Rostock Seawolves, na Alemanha, por 96-68 (estatística completa). Javian Davis (12pts), Jhonathan Dunn, Axel Toupane (ambos com 10 pontos) e Gonçalo Delgado (8pts, 6res – e um “poster” de correr mundo) foram os destaques azuis e brancos.

Face a este resultado, o Sporting CP joga agora a Segunda Ronda, nome que se dá à segunda fase de grupos da prova, antes da fase a eliminar. No Grupo K está agora o Rostock Seawolves, pelo que os leões terão oportunidade de “vingar” o rival FC Porto enquanto representantes de Portugal na Europa. Os polacos do Energa Trefl Sopot e os espanhóis do UCAM Murcia, contra quem se estreiam, já dia 10 de dezembro. Joga-se até 11 de fevereiro.

Já na Basketball Champions League, o SL Benfica não conseguiu esta quarta-feira vencer os sérvios do KK Spartak Office Shoes (99-69, estatística completa), pecando principalmente no 3.º quarto (22-18, 21-15, 30-16, 26-20), com Geno Crandall (18pts, 5ast – 23val) enquanto MVP encarnado.

Jogou-se a 5.ª jornada e, no 4.º posto do Grupo H, ainda é possível para as águias avançarem na competição, já que os 2.º e 3.º classificados entram num Play-In para chegar aos oitavos de final. O último jogo é frente ao Gran Canaria, fora, dia 16 de dezembro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIA | FIBA EUROPE CUP

Competições europeias na reta final

Nesta quarta-feira, o trio de equipas portuguesas volta a entrar em campo. A primeira equipa a iniciar esta jornada europeia é o FC Porto. Os dragões viajam até à Alemanha para defrontar o Rostock Seawolves, formação que já garantiu a passagem à próxima fase da FIBA Europe Cup. A equipa de Fernando Sá já não consegue garantir o apuramento, mas pretende ir em busca de uma vitória. O jogo começa às 17h, no Stadthalle Rostock.

O SL Benfica volta a jogar para a Champions League e desloca-se até à Sérvia para defrontar o KK Spartak Office Shoes, no penúltimo jogo do Grupo H. Apesar de já estar decidido quem segue para a próxima fase da competição, as águias entram em campo com vontade de vencer. O encontro realiza-se no Hala Sportova Dudova Šuma, às 19h.

Ainda a sonhar com a possibilidade de seguir em frente na FIBA Europe Cup, o Sporting CP é a última equipa portuguesa a entrar em campo. Os leões recebem, no Pavilhão João Rocha, o CS Valcea 1924, para encerrar a fase de grupos da competição. As duas equipas já se defrontaram, com a formação orientada por Luís Magalhães a vencer confortavelmente por 102-61, resultado que serve agora de motivação extra para repetir o feito e manter viva a esperança de apuramento. A partida está marcada para as 19h30.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga BCR: Primeira vitória para APD Sintra e APD Lisboa; FC Porto invicto

A Liga BCR presenciou uma jornada intensa e de grande equilíbrio. Em Odivelas, a APD Lisboa demonstrou, desde o minuto inicial, a vontade de conquistar a primeira vitória, alcançando a vantagem na casa das dezenas, logo no quarto inaugural – 18-7. A toada manteve-se no curso do encontro e os pupilos de Daniel Pereira bateram, com categoria, a APD Paredes por 62-36. Emanuel Soares – 3.0 – sobressaiu no conjunto da capital, ao apontar 32 pontos, melhor marca da jornada. Bruno Lopes – 3.0 – contribuiu com 14 pontos. José Gomes – 4.0 – destacou-se nos paredenses, com 14 pontos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

No Pavilhão Serra das Minas, a contenda foi renhida entre APD Sintra e APD Braga, conforme ilustra a distância de um ponto à entrada para o último quarto – 47-46. Os sintrenses acabaram por prevalecer por 60-54, reclamando o seu primeiro triunfo na corrente edição da Liga BCR. Ricardo Pires – 5.0 – apontou 24 pontos, bem secundado por Hugo Lourenço – 4.0 – (18 pts), que assumiram o protagonismo na formação orientada por Rui Lourenço. Pela APD Braga, emergiram as figuras de Márcio Dias – 4.5 – (24pts) e Hélder Freitas – 3.5 – (18pts).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Sintra (@apdsintra)

Em Leiria, no Pavilhão do Lis, a APD Leiria esteve muito perto de quebrar a invencibilidade do FC Porto, que operou a reviravolta nos dez minutos finais, mercê do parcial de 10-24. Os azuis e brancos acabariam por vencer por 63-71, garante da preservação da campanha cem por cento vitoriosa. Pedro Bártolo – 2.5 -, com 31 pontos, e Diogo Ferrás – 3.0 -, 19 pontos, foram preponderantes nos portistas. Pelos anfitriões, de salientar as atuações de Nuno Nogueira – 3.0 – (31 pts) e Iderlindo Gomes – 4.0 – (16pts).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Cristiana Pereira @emquadrado.s


Liga BCR: FC Porto, APD Braga e GDD Alcoitão invictos

Na Liga BCR, cumpriu-se a quarta jornada da prova. No início da tarde de sábado, a APD Braga derrotou, por dígitos concludentes, a APD Lisboa – 70-25. Márcio Dias – 4.5 – (20pts) e Hélder Freitas – 3.5 – (19pts) foram os mais produtivos na turma bracarense. Já no conjunto da capital, sobressaiu Emanuel Soares – 3.0 – (16pts).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Braga BCR (@apdbragabcr)

Seguiu-se o encontro mais equilibrado da ronda. O FC Porto recebeu e venceu a APD Sintra – 56-54 -, em partida eletrizante, com várias alternâncias na dianteira e incerteza até final. Nos portistas, deram nas vistas Rafael Brito – 4.0 – (21pts) e Pedro Bártolo – 2.5 – (20pts). Pelos sintrenses, emergiram as figuras de Ricardo Pires – 5.0 – (19pts) e Hugo Lourenço – 4.0 – (13pts).

No domingo, assistiu-se a outro dos desafios mais aguardados. O GDD Alcoitão levou a melhor sobre a APD Leiria58-43 -, esteve sempre no comando, pese embora o conjunto do Lis nunca se tenha rendido. Com 22 pontos, quatro assistências e quatro ressaltos, Pedro André Gomes – 2.5 – sagrou-se o MVP, com 24.5 de valorização. Nos pupilos de Luís Ramos, nota mais para Diego Mota – 4.0 -, que alcançou o duplo-duplo – 10 pontos e onze ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Na próxima jornada, toda disputada a 15 de novembro, a APD Lisboa mede forças com a APD Paredes, ambas as formações à procura da primeira vitória; a APD Sintra, também anfitriã, enfrenta a APD Braga; a APD Leiria tem encontro marcado com o FC Porto.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Raquel Santos

 


Ovarense GAVEX e FC Porto vencem os primeiros jogos desta jornada

A Liga Betclic Masculina está de regresso para mais um fim-de-semana repleto de jogos e de emoções.

OVARENSE GAVEX 72-71 IMORTAL LUZIGÁS

A Ovarense GAVEX recebeu o Imortal LUZiGÁS no primeiro jogo da quinta jornada da Liga Betclic Masculina e acabou por conquistar uma vitória dramática, por 72-71.

A primeira parte do encontro foi marcada pela superioridade da equipa algarvia. Apesar do equilíbrio inicial, o Imortal assumiu o comando desde cedo, concluindo o primeiro quarto com uma vantagem de quatro pontos (21-25). No segundo período, manteve o controlo do jogo através de uma defesa sólida e ataque criterioso, aumentando a diferença ao intervalo. Keonte Kennedy esteve particularmente inspirado, somando 13 pontos apenas na primeira metade.

No regresso dos balneários, a Ovarense mostrou que estava disposta a lutar até ao fim. Com maior intensidade defensiva e bons momentos ofensivos, a equipa da casa venceu o terceiro quarto por 21-13, reduzindo a desvantagem para apenas quatro pontos (54-58), mantendo tudo em aberto.

O último quarto foi um autêntico teste emocional para ambas as equipas. A 2:18 do fim, o marcador mostrava 66-66 e a incerteza era total. Jackson Stormo e Fábio Lima assumiram o protagonismo na reta final, mas o momento parecia cair para o Imortal quando, a apenas dois segundos do fim, Keonte Kennedy marcou no meio da defesa adversária, colocando os visitantes na frente por 70-71.

Contudo, o basquetebol escreve finais inesperados. Após o desconto de tempo pedido por João Tiago, a Ovarense organizou o último ataque, e, nos instantes finais, Jackson Stormo voltou a decidir: recebeu, finalizou e garantiu a vitória para a formação ovarense por 72-71, fazendo a Arena de Ovar explodir de emoção.

Como expectável, Jackson Stormo foi o MVP da partida com 33 pontos de valorização depois de 28 pontos e oito ressaltos. Do lado algarvio, destaque para Kyle Cardaci (18 pontos, sete ressaltos e quatro assistências) e para Keonte Kennedy (20 pontos, seis ressaltos e uma assistência).

FC PORTO 105-85 VITÓRIA SC

Rumámos mais a norte do país, onde o FC Porto recebeu e venceu o Vitória SC por 105-85.

A primeira parte foi bastante positiva para a equipa dos dragões, que somou 56 pontos contra 42 do conjunto visitante, criando desde cedo uma diferença confortável de 14 pontos entre as duas formações.

No terceiro quarto, a equipa de Fernando Sá revelou alguma quebra de consistência, permitindo ao Vitória SC reagir e vencer esse período por 14-16. Contudo, nos últimos dez minutos, o FC Porto voltou a assumir o controlo da partida, marcando 35 pontos e fechando o encontro com uma vantagem de 20 pontos.

Foi um jogo muito produtivo ofensivamente para ambas as equipas, com boas percentagens de lançamento, muitos ressaltos e várias assistências — fatores que contribuíram para um excelente espetáculo de basquetebol.

O destaque da partida foi Javian Davis, que somou 22 pontos, 5 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola, totalizando 28.5 de valorização. Do lado da equipa orientada por Miguel Miranda, o jogador em maior evidência foi Malique Jacobs, autor de um duplo-duplo com 21 pontos e 10 ressaltos, além de 4 assistências, alcançando 29.5 de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Ligas Betclic: duelos deste fim-de-semana já tem data e hora marcada

Vem aí mais um fim-de-semana cheio de basquetebol. As Ligas Betclic Masculina e Feminina vão dar início à quinta e sexta jornada, respetivamente.

No sábado, a competição masculina conta apenas com dois jogos. O primeiro realiza-se em Ovar, onde a equipa da Ovarense GAVEX entra em campo para defrontar o Imortal LUZiGÁS, às 16h00. O segundo jogo decorre no Dragão Arena e coloca frente a frente o FC Porto e o Vitória SC, às 18h00, com transmissão na DAZN.

No domingo, teremos uma tarde repleta de basquetebol. O SC Braga recebe a UD Oliveirense no primeiro duelo do dia, às 15h30. Segue-se o Queluz | O NOSSO PREGO, que recebe os atuais campeões nacionais, o SL Benfica, às 16h00.

Quase a terminar o dia, o Galitos BARREIRO ACEDE defronta o Sporting CP, numa partida com transmissão na RTP2, às 17h00. Por fim, o último jogo desta jornada coloca Esgueira AVEIRO OLI e SC Vasco da Gama frente a frente no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira, às 18h30, com transmissão na Bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No feminino, as equipas defrontam-se todas no sábado, à exceção do clássico. A primeira partida coloca Galitos FFONSECA e CAB Madeira frente a frente, às 15h30. Quase em simultâneo, às 16h00, a Sportiva AZORIS HOTELS recebe, nos Açores, a equipa do Imortal LUSIADAGÁS.

Às 16h30, o Esgueira AVEIRO ECOVALOR recebe o GDESSA BARREIRO. Mais tarde, às 18h00, o Basquete Barcelos HMMOTOR defronta a até agora invencível CRC Quinta dos Lombos.

O último jogo deste sábado será entre a Sanjoanense HELIOTEXTIL e o SC Coimbrões SANCHO PANZA, às 20h30, com transmissão na Bola.

A última partida desta jornada realiza-se apenas no dia 3 de dezembro, colocando frente a frente SL Benfica e Sporting CP, com transmissão na DAZN.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto não consegue replicar vitória da 1.ª mão em Antuérpia

O FC Porto deslocou-se esta noite (5 de novembro) a Antuérpia, na Bélgica, para defrontar, na 4.ª jornada da FIBA Europe Cup, o clube local dos Windrose Giants, não conseguindo replicar o resultado da primeira mão: 81-72 para os belgas, num jogo disputado até às últimas (Jhonathan Dunn colocou o marcador a três pontos a quatro minutos do fim) e com a claque portuense sempre efusiva nas bancadas.

Os dragões entraram a perder (22-16), mas recuperaram no 2.º quarto (17-22) e levaram essa toada ofensiva para a segunda parte, passando para a frente no 3.º quarto, que venceram 17-20. A reviravolta adversário chegou ao início dos derradeiros dez minutos, não conseguindo Javian Davis, que brilhou com 30 pontos e 12 ressaltos (39val), e Jalen Riley, que marcou 13, parar os encarnados – e Vincent Kesteloot (19pts).

Os dragões estão atualmente no 3.º posto do Grupo B, com dois jogos pela frente, dias 12 (Tartu Ulikool) e 19 (Rostock Seawolves) de novembro.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | FIBA EUROPE CUP

Liga BCR: GDD Alcoitão, FC Porto e APD Braga averbam triunfos

FC Porto, APD Braga e GDD Alcoitão ultrapassaram os respetivos desafios na segunda jornada da Liga BCR.

No pavilhão Rota dos Móveis, a ronda arrancou com a estreia vitoriosa – e convincente – da APD Braga na Liga BCR, por 104-10 frente à APD Paredes. Márcio Dias – 4.5 -, com 39 pontos, e Hélder Freitas – 3.5 -, também com os mesmos dígitos, foram os mais destacados, no conjunto minhoto liderado por Ricardo Vieira.

A sul, em Odivelas, no pavilhão Susana Barroso, o FC Porto deu uma demonstração de força diante da APD Lisboa – 24-83. Os azuis e brancos entraram a todo o gás, conquistando desde logo uma vantagem na casa das dezenas, que lhe permitiu gerir o curso do desafio. Diogo Ferrás – 3.0 -, com 34 pontos, e Pedro Bártolo – 2.5 -, com 21 pontos, assumiram as despesas no capítulo ofensivo. Do lado da equipa da capital, orientada por Daniel Pereira, o mais destacado foi Bruno Lopes – 3.0 – (12pts).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Porto Sports (@fcportosports)

Para domingo, estava reservado o grande clássico a opor APD Sintra e GDD Alcoitão, no pavilhão Serra das Minas. O encontro até começou de forma favorável aos sintrenses, que demonstraram uma grande entreajuda na transição, rendendo-lhes vários pontos fáceis em zonas próximas do cesto. Os cascalenses responderam com uma defesa pressionante a todo o campo, da qual colheram frutos e conseguiram inverter o resultado.

Na segunda parte, a partida não teve contornos tão equilibrados, já que o conjunto orientado por Fernando Lemos controlou o jogo e ampliou a sua vantagem gradualmente até à diferença final de 25 pontos – 56-81. Afonso Tavares, com 29 pontos, foi o melhor marcador do encontro, bem secundado por Ângelo Pereira – 2.5 – (18pts). Pelos anfitriões, sobressaíram Ricardo Pires, com 24 pontos, e Hugo Lourenço, com 18 pontos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDD Alcoitão (@gdd_alcoitao)

OS MELHORES MARCADORES DA JORNADA

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 

 

 


SL Benfica mantém invencibilidade e Ovarense GAVEX estreia-se a perder na 4.ª jornada da LBM

Num sábado recheado de basquetebol em Dia de Todos os Santos, as 12 equipas estiveram em ação na 4.ª jornada da Liga Betclic Masculina.

Imortal LUZiGÁS 92-93 FC Porto

O FC Porto conquistou este sábado um triunfo suado diante do Imortal LUZiGÁS, por 92-93, no arranque da 4.ª jornada da Liga Betclic Masculina. Num jogo intenso e equilibrado até ao último segundo, os dragões garantiram a vitória graças a um lançamento certeiro de Wes Washpun, que fixou o resultado final a apenas cinco segundos do fim.

O encontro começou com ritmo elevado e bom acerto ofensivo de ambas as equipas. O FC Porto entrou mais forte e venceu o primeiro período por 24-29, mostrando maior agressividade nas transições. No segundo quarto, a formação de Fernando Sá reforçou o domínio, com boa circulação de bola e eficácia no tiro exterior, ampliando a vantagem ao intervalo (37-52).

Na segunda parte, o Imortal respondeu com determinação, apoiado pelo público do Pavilhão Desportivo de Albufeira. A equipa algarvia venceu o terceiro parcial por 27-22, reduzindo distâncias e relançando a incerteza no marcador. No último quarto, o equilíbrio manteve-se até ao final, com o Imortal a empatar a partida nos instantes decisivos. Contudo, Wes Washpun surgiu em grande estilo para resolver o encontro a favor dos portistas, com um lançamento que selou o 92-93 final.

Em plano de destaque esteve Axel Toupane, autor de uma exibição de grande nível, com 27 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola (29 de valorização), sendo decisivo para o triunfo azul-e-branco. Do lado do Imortal, o experiente Fábio Lima foi o mais influente, terminando com 12 pontos, 7 ressaltos e 1 roubo de bola (20.5 de valorização), confirmando a sua importância na equipa algarvia.

UD Oliveirense 93-73 Galitos BARREIRO

A UD Oliveirense venceu este sábado o Galitos BARREIRO por 93-73, numa partida disputada no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis. A equipa da casa mostrou consistência e controlo ao longo dos 40 minutos, garantindo uma vitória sólida perante o seu público.

O encontro começou equilibrado, com ambas as formações a exibirem bom acerto ofensivo no primeiro período, que terminou empatado a 20-20. No segundo quarto, a Oliveirense elevou a intensidade, aproveitando melhor as transições e impondo o seu jogo coletivo, vencendo o parcial por 31-19 e indo para o intervalo a vencer por 51-39.

Na segunda parte, o conjunto orientado por João Figueiredo manteve o ritmo alto e o domínio das tabelas, controlando o terceiro período (22-13) e encaminhando o jogo para uma vantagem confortável. O Galitos ainda reagiu no último quarto, que venceu por 20-21, mas a Oliveirense soube gerir o tempo e o marcador, confirmando o triunfo por 93-73.

O destaque absoluto da partida foi James Boeheim com 32 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências e 1 roubo de bola (39.5 de valorização), mostrando eficácia e liderança ofensiva. No Galitos BARREIRO, Brayden Carter voltou a ser a principal figura, terminando com 28 pontos e 11 ressaltos (32.5 de valorização), num desempenho individual de grande qualidade.

Vitória SC 76-87 SL Benfica

O SL Benfica conquistou este sábado mais um triunfo na Liga Betclic Masculina, ao vencer o Vitória SC por 76-87, num jogo disputado no Pavilhão Unidade Vimaranense. Os encarnados conseguiram dar a volta ao marcador depois de um início favorável aos minhotos, confirmando a vitória com uma segunda parte de grande consistência.

O jogo começou com ascendente do Vitória SC, que entrou determinado e eficaz, explorando bem as fragilidades iniciais da defesa benfiquista. A equipa da casa venceu o primeiro período por 27-18, empolgando o público presente. No entanto, a resposta do Benfica não tardou: o conjunto orientado por Norberto Alves ajustou a defesa e encontrou maior fluidez ofensiva, vencendo o segundo quarto por 12-22, o que permitiu equilibrar o encontro ao intervalo (39-40).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Na segunda metade, o Benfica manteve o controlo e a intensidade, mostrando maior profundidade no plantel e experiência nos momentos-chave. O terceiro período terminou com ligeira vantagem encarnada (21-23), e no derradeiro quarto, os visitantes impuseram definitivamente o seu ritmo, vencendo o parcial por 16-24 e assegurando o triunfo por 76-87.

Em destaque pelo SL Benfica esteve Aleksander Dziewa, com uma exibição completa e influente: 17 pontos, 5 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola (22.5 de valorização). No Vitória SC, Samuel Peek foi o jogador mais produtivo, terminando com 19 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola (17.5 de valorização), demonstrando eficácia e atitude competitiva.

SC Vasco da Gama 74-84 SC Braga

O SC Braga saiu vitorioso da visita ao SC Vasco da Gama, impondo-se por 74-84 num jogo equilibrado e competitivo disputado no Pavilhão Municipal de Guifões. No primeiro confronto entre as duas equipas recém-promovidas ao principal escalão, os bracarenses demonstraram maior consistência coletiva e eficácia ofensiva nos momentos decisivos.

O encontro começou com ligeiro ascendente dos portuenses, que venceram o primeiro período por 22-19, mas o Braga respondeu de forma autoritária no segundo quarto, assinando um parcial de 12-25 que virou o rumo da partida e colocou a formação minhota na frente ao intervalo (34-44). A segunda metade manteve o mesmo registo, com o Braga a controlar o ritmo e a gerir a vantagem, resistindo à reação final do Vasco da Gama para fechar o jogo em 74-84.

O destaque individual foi Ricardo Monteiro, autor de uma exibição completa com 25 pontos, 10 ressaltos, 3 assistências e 1 desarme de lançamento (31 de valorização). No lado do Vasco da Gama, Akoi Yuot voltou a estar em evidência com 18 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências e 4 roubos de bola (27 de valorização).

Sporting CP 78-64 Ovarense GAVEX

O Sporting CP recebeu e venceu a Ovarense GAVEX por 78-64, num encontro em que os leões dominaram grande parte do jogo, sustentados por uma entrada forte e por uma defesa sólida que limitou as principais armas da formação vareira.

A equipa de Luís Magalhães iniciou o encontro com um parcial expressivo de 28-13, revelando eficácia no tiro exterior e domínio nas tabelas. A Ovarense reagiu no segundo período (15-21), mas o Sporting manteve a liderança ao intervalo (43-34). Na segunda parte, os leões voltaram a assumir o controlo, vencendo o terceiro quarto (18-14) e gerindo a vantagem até ao final, selando o triunfo por 78-64.

Em plano de destaque esteve Francisco Amarante, que somou 11 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme de lançamento (17 de valorização), confirmando a sua importância na rotação leonina. Pela Ovarense GAVEX, Jackson Stormo brilhou com um duplo-duplo de 12 pontos e 12 ressaltos, complementados por 1 assistência e 2 roubos de bola (24.5 de valorização).

Esgueira Aveiro OLI 81-101 CA Queluz O NOSSO PREGO

O CA Queluz O NOSSO PREGO somou uma vitória categórica frente ao Esgueira Aveiro OLI, por 81-101, no Pavilhão Clube do Esgueira, encerrando a jornada com uma exibição de autoridade ofensiva e grande consistência coletiva.

A formação orientada por César Rodrigues entrou determinada e rapidamente assumiu o controlo do jogo, vencendo o primeiro período por 18-26. O segundo quarto manteve o mesmo registo ofensivo, com o Queluz a impor o seu ritmo e a chegar ao intervalo com vantagem sólida (43-53). No regresso dos balneários, a equipa visitante manteve o foco e voltou a dominar nos dois lados do campo, vencendo os parciais seguintes (18-21 e 20-27) e confirmando o triunfo por vinte pontos de diferença (81-101).

Em destaque esteve Michael Bradley, peça-chave na manobra ofensiva do Queluz, ao somar 17 pontos, 2 ressaltos, 13 assistências e 3 roubos de bola (27.5 de valorização), numa exibição marcada pela criatividade e visão de jogo. Do lado do Esgueira Aveiro OLI, Malik Porter foi o mais influente, com 12 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências e 3 desarmes de lançamento (24 de valorização), demonstrando garra e presença constante nas duas tabelas.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto regressou às vitórias na Europe Cup

Arrancou a terceira jornada da fase de grupos da FIBA Europe Cup com o FC Porto a receber e a vencer no Dragão Arena o Rostock Seawolves numa partida complicada mas a terminar com a vitória merecida por 87-75.

Os dragões entraram muito fortes e com vontade de regressar às vitórias. Apesar do equilíbrio vivido ao longo da primeira parte, o primeiro quarto foi liderado pelo FC Porto num parcial de 22-20 e a equipa azul e branca mostrou a verdadeira atitude da equipa.

Para equilibrar mais a partida, a equipa alemã venceu o segundo quarto por 19-21 e fez com que o jogo fosse numa completa página em branco para a segunda parte.

O resultado igual (41-41) marcava o início do terceiro período, aquele em que a equipa orientada por Fernando Sá foi indestrutível, vencendo por nove pontos a turma da Alemanha. Apesar da fantástica exibição de Javian Davis, o FC Porto ficou condicionado a menos um jogador importante na partida (que já contava com 24 pontos) devido a ter feito a quinta falta pessoal.

O último quarto da partida foi também pintado de azul. Apesar das lesões e das complicações existentes, os dragões elevaram-se e venceram por 87-75 a equipa que até ao momento era invencível.

O MVP da partida foi Vlad Voytso com 18 pontos, 11 ressaltos e quatro assistências conseguindo 28 de valorização. De dar destaque também a Jhonathan Dunn que fez 24 pontos e cinco ressaltos, formando 24 de valorização.

A próxima partida do FC Porto é frente ao Windrose Giants Antwerp no dia 5 de Novembro às 19h na Bélgica.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.