Artigos da Federaçãooo

Liga BCR: FC Porto, GDD Alcoitão e APD Sintra na rota das vitórias

Na Liga BCR, GDD Alcoitão e FC Porto somaram o segundo triunfo em igual número de jogos, ao passo que a APD Sintra festejou o primeiro da temporada.

No Pavilhão Municipal da Abelheira, Cacém, a APD Sintra recebeu e venceu a APD Lisboa, por inapeláveis 81-36. Ricardo Pires – 5.0 – (35 pontos) e Hugo Lourenço – 4.0 – (28 pontos) lideraram a produção ofensiva anfitriã, diante dos lisboetas, onde sobressaiu Emanuel Soares – 3.0 – (9 pontos).

No duelo a opor GDD Alcoitão e APD Paredes, a superioridade dos bicampeões nacionais foi incontestável. Ao intervalo, o marcador dissipava qualquer dúvida – 48-3. Os comandados de Fernando Lemos praticamente duplicaram a pontuação para consumarem o resultado final de 90-11. Marilson Semedo – 4.0 – (22 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências, 5 roubos de bola; 29.5 val.) sagrou-se o MVP da partida, bem secundado por Afonso Tavares – 4.0 – (18 pontos, 5 ressaltos, 9 assistências, 4 roubos de bola). Do lado paredense, de assinalar os 4 pontos e 7 ressaltos de Eduardo Gomes – 4.0.

A fechar a tarde de sábado, a APD Leiria mediu forças com o Futebol Clube do Porto, no Pavilhão do Lis. Os azuis e brancos, que venceram todos os quartos, protagonizaram uma entrada avassaladora, traduzida no parcial inaugural de 10-25. A formação nortenha foi avolumando a vantagem, mercê de uma defesa pressionante e ataque rápido, ainda que na segunda parte os leirienses tenham conseguido equilibrar a contenda. Resultado final: 39-70. Pedro Bártolo – 2.5 – (29 pontos) e Diogo Ferrás – 3.0 – (16 pontos) deram o mote para o triunfo portista. Iderlindo Gomes – 4.0 – (17 pontos) e Marco Francisco – 4.5 – (12 pontos) encabeçaram a réplica do conjunto do Lis.

No próximo fim de semana, joga-se a quarta jornada da Liga BCR e um encontro antecipado da sétima ronda:

7/11

14h30 – APD Paredes x APD Lisboa

15h – FC Porto x APD Braga

15h – APD Sintra x APD Leiria

8/11

15h30 – APD Braga x GDD Alcoitão

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Cristiana Pereira – @emquadrado.s


Liga BCR: GDD Alcoitão e FC Porto estreiam-se a vencer

Na Liga BCR, o GDD Alcoitão e o Futebol Clube do Porto arrecadaram vitórias, no primeiro jogo efetuado na competição, já que o duelo entre ambos relativo à jornada inaugural foi adiado para 20 de dezembro.

No Lagarteiro, o Futebol Clube do Porto venceu, categoricamente, a APD Lisboa – 70-26 -, mercê, sobretudo, de um segundo quarto autoritário – 32-6 -, que sentenciou o encontro, antes do descanso. De enaltecer, porém, o equilíbrio dos primeiros dez minutos – 9-8. Os portistas não contaram com Pedro Bártolo – 2.5 – e João Castro – 2.0 -, ausentes por questões médicas, ao passo que a turma da capital foi a jogo sem Emanuel Alonso – 2.0.

Rafael Brito – 4.0 – (14 pontos, 10 assistências, 4 roubos de bola; 20 val.) emergiu como principal figura portista, bem secundado por Joana Delgado – 3.0 – (8 pontos, 6 assistências, 13 ressaltos, 1 roubo de bola) e Marco Almeida – 4.0 – (22 pontos, 7 ressaltos, 3 roubos de bola). No lado visitante, despontou Bruno Lopes – 3.0 – (10 pontos).

No domingo, no Pavilhão Municipal da Abelheira, o bicampeão nacional GDD Alcoitão repetiu o desfecho da Supertaça e voltou a ultrapassar a APD Sintra, mas desta feita por marcador mais apertado – 52-63. Os sintrenses até levaram a melhor no primeiro quarto – 15-14 -, tendência que se inverteu no restante jogo, com os cascalenses a reclamarem a vitória nos outros parciais.

Afonso Tavares – 4.0 – (27 pontos) e Ângelo Pereira – 2.5 – (21 pontos) comandaram a manobra ofensiva da turma de Fernando Lemos. Nos anfitriões, sobressaíram Hugo Lourenço – 4.0 – (21 pontos) e Ricardo Pires – 5.0 – (19 pontos).

Na próxima jornada, pela primeira vez completa, a APD Leiria recebe o FC Porto, a APD Sintra defronta a APD Lisboa e o GDD Alcoitão mede forças com a APD Paredes.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto e SC Braga encerram com vitórias a 4.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Tarde de Liga Betclic Masculina, com o encerramento da 4.ª ronda da prova. O FC Porto, que bateu o CAB Madeira, é a única equipa ainda invicta na competição.

FC Porto 93-82 CAB Madeira

Jogo de luxo para os internacionais portugueses Gonçalo Delgado (18pts, 13res – 30val) e Vlad Voytso (20pts, 6res – 21.5val). A dupla contribuiu para 38 pontos dos dragões (Childe Dundão ajudou com 12) e mais uma vitória, a quarta consecutiva nesta temporada de Liga Betclic, para o coletivo liderado por Fernando Sá.

Desde cedo que o FC Porto se colocou a ganhar (26-15, 22-20), chegando à maior vantagem (20 pontos) a meados do 3.º quarto (18-21), mas nada que fizesse mossa aos azuis e brancos. Último quarto terminou 27-26, com Miguel Tomley (18pts, 7res), William Heinz (17pts, 6res) e Guilherme Silva (17pts, 5res) a serem os mais esclarecidos do conjunto insular.

A estatística completa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

CD Póvoa/ESC Online 71-80 SC Braga

Os gverreiros foram à Póvoa de Varzim protagonizar um dos jogos da jornada. Os poveiros ainda iniciaram na frente (22-20), mas a resposta do grupo de João Figueiredo foi muito eficaz (36% contra 45% de lançamentos de campo) e chegou ao intervalo a vencer, depois do parcial de 14-23 no 2.º quarto. Com 14-19 e 21-18 no restante encontro, os minhotos salvaguardam a vitória, a sua terceira nesta Fase Regular.

Abou Gakou, com um duplo-duplo de 18 pontos e 10 ressaltos, foi o MVP (28.5val). Mario Kegler (12pts, 6res), Jordan Sibert (12pts), Brody Whitaker (16pts, 7res), Matic Lamut (15pts, 8res, 6ast) e Betinho Gomes (13pts) estiveram todos em bom plano e a marcar na casa das dezenas.

A estatística completa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto conquista a sua primeira vitória de sempre na Basketball Champions League

As noites europeias têm sorrido aos clubes portugueses e esta quarta-feira (21 de outubro) todos os emblemas lusos voltaram a vencer: FC Porto estreia-se a vencer na Liga dos Campeões e Sporting CP e SL Benfica seguem invictos na FIBA Europe Cup.

➥ Os dragões somaram a primeira vitória de sempre na Basketball Champions League (BCL) ao bater os israelitas do Bnei Herzliya (74-86), na Bulgária, em jogo da 2.ª jornada do Grupo H. Em campo neutro e à porta fechada, os comandados de Fernando Sá foram a vencer para o intervalo (16-22 e 13-25), mas o descanso acabou por fazer melhor ao Bnei Herzliya e a formação israelita respondeu com um parcial de 27-16. Os azuis e brancos venceram contudo o último quarto (18-23) e conquistam a vitória.

James Woodard (17pts, 6res, 4ast), Corey Allen (15pts), Thomas Bropleh (14pts) e Childe Dundão (13pts), a par do capitão Miguel Queiroz (5pts, 10res) foram os destaques da partida.

O próximo jogo do FC Porto na BCL joga-se dia 3 de novembro, às 19h30 na Dragão Arena, contra o histórico Club Joventut Badalona.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


➥ Já o Sporting CP, na FIBA Europe Cup, teve um jogo “de loucos”. A perder durante 33 dos 45 minutos (porque houve prolongamento no João Rocha), os leões, amparados nos 21 pontos de Javian Davis, estiveram toda a primeira parte a correr atrás dos gregos do Kolossos H Hotels BC (15-21, 22-20), mas a diferença nunca foi muito elevada (máximo de oito pontos).

15-10 no segundo quarto, 14-15 nos derradeiros dez minutos, com o internacional português André Cruz a revelar sangue-frio e a empatar o marcador. Ele que foi precisamente o MVP do encontro, com um duplo-duplo de 11 pontos e 13 ressaltos, além da bola do jogo: um contra-ataque nos últimos segundos a desfazer o resultado até então e a encerrar a contenda com 71-69 na ficha de jogo. Diogo Ventura (10pts) e Francisco Amarante (12pts, 14res), que também protagonizaram a jogada, foram os outros destaques leoninos de hoje.

O Sporting CP está invicto no Grupo C, em 2.º lugar, e joga dia 29 de outubro no Azerbaijão, contra o Gence BC, pelas 15 horas lusas – transmissão no YouTube da FIBA.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


➥ Também as águias estão 3-0 na FIBA Europe Cup: o SL Benfica derrotou em casa o BC Prievidza num jogo onde nunca esteve em desvantagem. 28-20 e 19-26 a levarem o jogo praticamente empatado para o intervalo, fruto de uma boa reação da equipa eslovaca ao final do segundo quarto, mas a segunda parte foi totalmente encarnada: 22-14 e 29-23, com o conjunto liderado por Ainars Bagatskis a subir ao topo do Grupo G. 98-83 o resultado final.

A nível individual, Geno Crandall (18pts, 11ast – 23val) foi o MVP, Brandon Slater (19pts) e Luther Muhammad (17pts) também estiveram em grande plano.

As águais voltam a jogar dia 28, na Suíça, contra os Lions de Geneve, pelas 19h30 de Portugal, com transmissão no YouTube da FIBA.

 

Esta quinta-feira, na EuroCup Women, o SL Benfica defronta o UZKK Student Nis, na Sérvia, pelas 18 horas – com transmissão no YouTube da FIBA.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 

 


FC Porto abre 3.ª jornada da Liga Betclic Masculina com uma vitória suada em Esgueira

O FC Porto venceu esta noite o Esgueira Aveiro OLI, por 91-95, num jogo de alto nível e com um magistral Justin Bailey a “puxar” a equipa da casa para uma fantástica reta final.

O MVP estatístico marcou 34 pontos (7/10 2P) e o base Filipe Ferreira foi fundamental com sete pontos nos últimos minutos. Ainda assim, os campeões nacionais conseguiram aguentar o ímpeto aveirense e, encabeçados por João Guerreiro (15pts, 6res – 22.5val), Corey Allen-Williams (22pts), Thomas Bropleh (11pts, 8res) e Miguel Queiroz (11pts, 4res), garantiram a terceira vitória em três jogos na Liga Betclic Masculina. O base do Esgueira Pedro Carvalhal (18pts) e Olise Onyeka (14pts, 7res) também estiveram em bom plano.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Parciais de 27-25, 19-24, 14-22 e 31-24 a comprovar o equilíbrio na partida. A estatística completa.

De congratular ainda o jovem Gabriel Silva que, depois de acertar um lançamento do meio-campo no intervalo do 3.º para o 4.º quarto, ganhou a oportunidade de ir aos Estados Unidos da América ver, ao vivo, um jogo de Neemias Queta.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


A 3.ª jornada da principal divisão do Basquetebol nacional continua já amanhã, com jogos durante todo o dia para ver na DAZN, de forma exclusiva e gratuita.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga Betclic Masculina: FC Porto vence o Clássico da 2.ª jornada

Está encerrada a 2.ª jornada da Liga Betclic Masculina (por agora, visto que o UD Oliveirense – Queluz O NOSSO PREGO foi adiado para 28 de novembro). Este domingo, 11 de outubro, foram os dragões e os gverreiros que saíram por cima, com vitórias caseiras a fechar o fim de semana.

FC PORTO 93-86 SL BENFICA

O Clássico foi azul e branco esta tarde numa Dragão Arena lotada. Os campeões nacionais começaram a perder (16-26, 24-19) e chegaram ao intervalo com um défice de cinco pontos (40-45) em relação aos encarnados, marcando nos últimos segundos: um buzzer do meio-campo de Miguel Queiroz (9pts, 7res) a reequilibrar a partida.

O terceiro quarto continuou a ser um verdadeiro espetáculo ofensivo de Basquetebol (32-27). Os dragões, mais eficientes atrás da linha de três pontos (13-28 contra 5-23), passam para a frente do marcador mesmo à entrada dos derradeiros dez minutos, onde conseguiram segurar a vantagem (21-14).

James Woodard (15pts, 9res) foi o mais valorizado do coletivo de Fernando Sá, com Thomas Bropleh (17pts, 7res), Xeyrius Williams (15pts, 7res), Corey Allen-Williams (15pts, 5ast) e Gonçalo Delgado (10pts, +/- de 21, o mais alto +/- da partida) a apresentarem na ficha de estatística mais um motivo coletivo para a vitória azul e branca.

Aaron Broussard foi o MVP do lado das águias e o mais valorizado do encontro (29.5val), com 24 pontos e oito ressaltos. Luke Barrett (19pts, 9res) e Geno Crandall (16pts, 6ast) também estiveram em grande forma.

A estatística completa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

SC BRAGA 105-71 PORTIMONENSE SC

A visita da turma de Carlos Almeida a Braga acabou por não lhes ser favorável, com os gverreiros agora liderados por João Figueiredo a conquistarem a primeira parte (28-18, 33-21) e a controlar a segunda (17-18, 27-14), num jogo de diferentes emoções e Basquetebol de elevada qualidade de parte a parte.

O reforço angolano dos bracarenses Abou Gakou foi o MVP da partida, com 24 pontos e sete ressaltos. O internacional português Ricardo Monteiro surge logo atrás na lista de valorização (31 e 26). Monteiro fez um jogo muito completo, com 15 pontos, oito ressaltos e seis assistências, ao passo que Jordan Sibert, que veio com Figueiredo da UD Oliveirense, marcou 12 pontos.

Nos algarvios, o também reforço Giancarlo Rosado marcou 23 (24val) e foi o único alvinegro a passar da dezena de pontos marcados, estando também em destaque na valorização (20.5) o poste luso Hugo Sotta (7pts, 10res, 4ast).

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Basketmi Ferrol supera formações nacionais e vence o I Torneio Internacional Cidade de Ferrol

No I Torneio Internacional Cidade de Ferrol, o conjunto anfitrião vincou as diferenças para as equipas nacionais.

No duelo inaugural da prova, a APD Braga superou o Futebol Clube do Porto por 49-37, num jogo com pontuação atipicamente baixa. Márcio Dias – 4.5 – (22 pontos, 15 ressaltos, 4 assistências) liderou os minhotos e foi o MVP do encontro – 22 de valorização -, ao passo que Marco Almeida – 4.0 – (6 pontos, 14 ressaltos, 1 assistência, 2 roubos de bola) corporizou a maior réplica portista, sem esquecer os 17 pontos de Pedro Bártolo – 2.5 -, melhor marcador dos dragões.

No embate entre APD Braga e Basketmi Ferrol, os galegos prevaleceram por claro 28-66, mercê da estratosférica atuação do iraniano Mousa Ghozibi – 3.5 – (22 pontos, 14 ressaltos, 11 assistências, 4 roubos de bola; 38 val.), na órbita do triplo-duplo. Nos comandados de Ricardo Vieira, sobressaiu Gabriel Souto – 3.0 – (6 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência, 1 roubo de bola).

No derradeiro encontro do fim de semana, o Basketmi Ferrol voltou a impor a sua lei, sobre o FC Porto – 74-39 -, não obstante o começo aguerrido da turma azul e branca. Mousa Ghozibi – 3.5 – (18 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências; 21 de valorização) repetiu o estatuto de MVP. Nos portuenses, emergiu a figura de Pedro Bártolo – 2.5 – (11 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência; 12 val.).

O atleta dos dragões foi eleito o MVP – jogador mais valioso – do torneio, Mousa Ghozibi, dos locais, reclamou a distinção de melhor marcador, enquanto o prémio Fairplay rumou a Braga, para as mãos de Isabel Ferreira.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Belén Vigo – @lemchu27


Noites europeias de regresso para FC Porto, Sporting CP e SL Benfica

FC Porto (Basketball Champions League – BCL), Sporting CP e SL Benfica (ambos na FIBA Europe Cup) dão esta semana início às respetivas participações na Fase Regular das competições onde estão inseridos.

Os dragões vão à Alemanha enfrentar o Telekom Baskets Bonn, esta quarta-feira, pelas 19 horas lusas. A última vez que as equipas se defrontaram foi em 1999, para a Saporta Cup (atual FIBA Europe Cup), com uma vitória para cada lado. Transmissão no YouTube da competição.

Já os leões recebem esta quarta-feira, dia 7, o Rilski Sportist, pelas 19h30, no Pavilhão João Rocha. Os búlgaros e os leões, integrados no Grupo C, nunca se encontraram nesta competição, onde também está inserido o SL Benfica – que joga no mesmo dia, mas fora de portas, frente aos dinamarqueses do Bakken Bears (registo histórico de 3-1, com encontros em 2017 e 2020). Transmissão a partir das 17h30 no YouTube da FIBA.

Já a competição feminina só se inicia a 13 de outubro, com a receção do SL Benfica ao Saarlouis Royals na EuroCup Women.

ARBITRAGEM

Esta semana há vários árbitros portugueses em ação nas competições europeias. A começar pela principal prova internacional de clubes, a EuroLeague, Sérgio Silva vai apitar o Kosner Baskonia Vitoria-Gasteiz contra o Besiktas Istanbul, que se disputa já esta sexta-feira, dia 9 (19h30).

Na BCL, Julio Anaya e Paulo Marques vão apitar respetivamente o Kosarkaski K. Cibona contra o Galatasaray (6 de outubro), em Zagreb, na Croácia, e o Juventus Utena contra o Unicaja SD, em Utena, na Lituânia (7 de outubro).

Na FIBA Europe Cup, Diogo Martins entra esta terça-feira em ação no C. Basquet Girona contra o Dinamo Bucharest, partido que vai ter como comissário Rui Vieira.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Espetáculo em Queluz a abrir a Liga Betclic Masculina

A Supertaça Mário Saldanha já tinha sido um duelo altamente disputado e a “bola ao ar” da Liga Betclic Masculina não lhe ficou atrás. O FC Porto venceu o Queluz O NOSSO PREGO num grande duelo de Basquetebol, por 93-110. Thomas Bropleh, o MVP da Supertaça, voltou a ser o melhor jogador dos azuis e brancos (25pts, 6res – 29.5val).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


De destacar a moldura humana, com as bancadas do Henrique Miranda entusiasmadas desde o início da partida. Fez-se notar desde logo a elevada intensidade inicial, com ataque eficaz de parte a parte dando a entender que a pontuação ia disparar no marcador. O primeiro quarto terminou 20-26 para os azuis e brancos, o segundo voltou a cair para o campeão nacional em título, 23-28, mas a equipa da casa ainda não tinha “tirado o pé do acelerador”.

A nova regra instituída pela FPB sobre a reposição rápida de bola provou desde logo que chegou para dinamizar o jogo, e a toada ofensiva continuou durante toda a segunda parte, com o Queluz ameaçando a espaços o FC Porto. Reduziu para seis pontos a meados do terceiro quarto (28-29), mas o parcial final dos dragões (22-27) catapultou o coletivo liderado por Fernando Sá para a segunda vitória oficial da época, a primeira na principal divisão do Basquetebol nacional.

Do lado dos alvinegros, destaque para o quinteto de reforços norte-americanos, liderado por Justice Shoats (25pts, 5ast) e com Donte Bacchus (16pts, 6res), Abdoulaye Thiam (17pts), Justin Thomas (12pts, 6ast) e Dalen Ridgnal (10pts, 6res) no elenco.

Do lado azul e branco e além de Bropleh, os internacionais portugueses Miguel Queiroz (12pts, 7res – 20.5val) e Vlad Voytso (16pts) estiveram em muito bom plano, tal com o base angolano Childe Dundão (15pts, 4res, 4ast).

A Liga Betclic Masculina volta a jogar-se este sábado, 3 de outubro, com sete jogos para ver na DAZN, em exclusivo e gratuitamente. A jornada inaugural continua até segunda-feira para a Liga Betclic Feminina.

A estatística completa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto conquista XLI Supertaça Mário Saldanha em Albufeira

O FC Porto conquistou, este sábado, a XLI Supertaça Mário Saldanha, ao vencer o Sporting CP por 80-76 no Pavilhão Desportivo de Albufeira. Num encontro com duas partes distintas e emoção até aos instantes finais, os campeões nacionais recuperaram de uma desvantagem de dez pontos ao intervalo e consumaram a reviravolta no derradeiro período, entrando em 2026/27 com a conquista do primeiro troféu da temporada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O Sporting CP entrou melhor na partida e terminou os primeiros dez minutos na frente (22-26), mantendo o ascendente durante o segundo período. A formação leonina voltou a levar a melhor no parcial (9-15) e conseguiu ampliar a diferença antes da ida para os balneários, chegando ao intervalo com uma vantagem de dez pontos (31-41). O FC Porto, que encontrou dificuldades para travar o adversário durante a primeira metade, regressou para a segunda parte com outra resposta.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Os dragões aumentaram a intensidade no terceiro período e começaram a reduzir a diferença, vencendo o parcial por 20-11 e deixando tudo praticamente em aberto à entrada para os últimos dez minutos, com o Sporting CP ainda na frente pela margem mínima (51-52). Na pausa entre o terceiro e o quarto períodos, houve ainda lugar a uma homenagem a Mário Saldanha, figura incontornável do Basquetebol português e que dá nome à Supertaça masculina, recebendo o seu diploma de Sócio Honorário da FPB das mãos do vice-presidente Nuno Manaia. Presentes no evento estiveram ainda o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Jorge Carmo, o Diretor-Técnico Nacional, Paulo Neta e o Presidente da AB Algarve, Eduardo Cruz. O ex-presidente da FPB Manuel Fernandes, antecessor de João Carvalho, também fez questão de estar no encontro.

Já no período decisivo, o FC Porto completou a recuperação: marcou 29 pontos nos últimos dez minutos, contra 24 dos leões, passou para a frente e resistiu até à buzina final para fechar a partida em 80-76 e levantar a Supertaça em Albufeira.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Thomas Bropleh foi o MVP do encontro, terminando com a maior valorização da partida (23). O jogador do FC Porto foi também o melhor marcador do jogo, com 20 pontos, aos quais juntou quatro ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola, convertendo oito dos 13 lançamentos de campo que tentou. Nos dragões, Corey Allen-Williams e Gonçalo Delgado acrescentaram 11 pontos cada. Do lado do Sporting CP, Gabriel Kalscheur terminou com 17 pontos, Javian Davis registou 15 pontos e sete ressaltos, enquanto Francisco Amarante assinou uma prestação muito completa, com 12 pontos, oito ressaltos e dez assistências.

A conquista em Albufeira permitiu ainda ao FC Porto reforçar o seu palmarés na prova, somando a 9.ª Supertaça da sua história.

A estatística completa.

A festa das Supertaças prossegue já este domingo, em Almada, com a disputa da Supertaça Feminina. O GDESSA Barreiro e o SL Benfica medem forças a partir das 16 horas, no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada. Transmissão DAZN.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Bilhetes para as Supertaças já estão à venda

Albufeira e Almada recebem, nos dias 26 e 27 de setembro, respetivamente, a XLI Supertaça Mário Saldanha e a XLI Supertaça Feminina, ambas com início marcado para as 16 horas. É o “pontapé de saída” da época 26/27 do Basquetebol nacional.

No sábado, o Pavilhão Desportivo de Albufeira coloca frente a frente o FC Porto, campeão nacional em título, e o Sporting CP, vencedor da Taça de Portugal e da Taça Hugo dos Santos em 2025/26.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

No domingo, no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, será a vez do SL Benfica, tricampeão nacional e detentor da Taça de Portugal, defrontar o GDESSA Barreiro, finalista da prova rainha na temporada passada.

A bilheteira está aberta na SmartFan Tickets.

Garante já o teu ingresso.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Internacional sub23 Gustavo Carvalho em rota ascendente

Gustavo Carvalho capitalizou o verão ao máximo, ao integrar o Campus de Desenvolvimento de Basquetebol CR, promovido pela Basketball Scotland, em Glasgow, de 2 a 5 de agosto. No comando da ação, esteve o conceituado Paralímpico britânico, agora treinador, Ade Orogbemi, medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 e campeão da Europa em 2011, em Nazaré, Israel.
O atleta do Futebol Clube do Porto enalteceu os ensinamentos. “Ensinaram-me muita coisa. O treinador, o Ade Orogbemi, ensinou-me muita coisa nos pick & rolls, para, quando eles não saltarem, eu lançar, e, no tiro, a pôr a mão colocada para o cesto”, referiu.

O talento luso não passou despercebido a staff e pares, num dos países em maior ascensão no Basquetebol em cadeira de rodas europeu, que conquistou recentemente a primeira medalha de sempre, nos Jogos da Commonwealth 2026, ao ver a sua equipa feminina reclamar prata na competição de 3×3. A demonstração de capacidade fez o jovem atleta saltar escalões. “No início, fui jogar com os menores, os da minha idade, e o treinador disse que não tinham a minha qualidade. E mandaram-me para o grupo dos 18 anos”.

Ano em cheio para um dos mais promissores atletas do país, depois da época realizada ao serviço do FC Porto, que lhe rendeu a chamada a alguns estágios da seleção nacional sénior de BCR.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.