Artigos da Federaçãooo
BCL 2025/2026: SL Benfica com presença inédita na Fase de Grupos e FC Porto disputa a qualificação
O Sport Lisboa e Benfica vai disputar, pela primeira vez na sua história, a Fase de Grupos da Liga dos Campeões de Basquetebol (BCL) de forma direta. A confirmação do apuramento surge na sequência da vitória na Liga Betclic Masculina, que valeu aos encarnados o tetracampeonato e, consequentemente, a qualificação automática para a principal competição europeia da FIBA – onde estará (na Fase de Grupos) pela quarta época consecutiva.
Também o FC Porto, vencedor da Taça de Portugal e vice-campeão nacional, representará Portugal na BCL, mas terá de disputar a fase de qualificação. Os dragões procuram, assim, repetir a presença europeia (chegaram em 2024/2025 à fase a eliminar da FIBA Europe Cup, onde estiveram nas útlimas três temporadas). Os resultados desta fase irão ditar em que prova internacional participarão os azuis e brancos.
A edição 2025/26 da Liga dos Campeões de Basquetebol terá início a 9 de outubro, com 32 equipas participantes. Destas, 29 foram apuradas automaticamente, entre as quais se inclui o Benfica. As restantes três vagas serão atribuídas através das rondas de qualificação, agendadas entre os dias 23 e 28 de setembro.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTO DE CAPA | DR
FC Porto vence no Dragão e força Jogo 4 das Finais da Liga Betclic Masculina
Ambiente incrível num Dragão Arena esgotado e o FC Porto relança as Finais da Liga Betclic Masculina. Vitória por 82-75 garante um Jogo 4 este domingo (15 de junho), pelas 18 horas, novamente no reduto dos dragões, que entraram desde cedo no Jogo 3 para garantir que não era esta sexta que terminava mais uma época do melhor do Basquetebol nacional.
Desde cedo com o “pé no pedal”, verificou-se um ascendente inicial muito forte por parte do FC Porto, com um parcial de 12-2 a obrigar Norberto Alves a reunir a equipa. O primeiro quarto não espelhou a eficácia ofensiva dos encarnados nos dois primeiros jogos da série, com o marcador a mostrar 21-6 ao fim dos dez minutos.
Ver esta publicação no Instagram
Os encarnados reagiram bem no segundo quarto (19-19), mas a vantagem tinha sido alcançada e foi só segurar o ritmo por parte dos azuis e brancos, que viram em Xeyrius Williams um verdadeiro MVP: um duplo-duplo de 24 pontos e 11 ressaltos (mais dois desarmes de lançamento) para o extremo norte-americano, alcançando 30.5 de valorização, e a alavancar a sua equipa nos momentos decisivos, principalmente num terceiro quarto onde os encarnados queriam voltar “à mó de cima”, 23-22.
O coletivo de Norberto Alves entrou mais forte, contudo, no último quarto, e foi-se reaproximando no marcador, reduzindo a vantagem e com Nico Carvacho (8pts, 9res, 6ast) a ser novamente o mais valorizado entre os encarnados (23.5val). Com 16 pontos, Tyler Stone foi melhor marcador.
Na equipa de Fernando Sá, que, mesmo perdendo o quarto (19-28), saiu vitoriosa da partida, destacaram-se ainda a dupla de bases Max Landis e Toney Douglas, com 16 e 15 pontos, respetivamente, preparando-se assim para regressar domingo (às 18 horas) a sua casa, para o Jogo 4, agora com a série a 2-1.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
SL Benfica pode decidir amanhã no Dragão o título da Liga Betclic Masculina
Ronda 3 (a última), Jogo 3. As Finais da Liga Betclic Masculina regressam esta sexta-feira (dia 13), com o SL Benfica a liderar por 2-0 a série à melhor de cinco. O que quer dizer que, em caso de vitória, revalida o título e conquista o tetracampeonato. Em caso de desaire encarnado, o FC Porto força o Jogo 4 e volta a jogar domingo (dia 15), em casa, para tentar recuperar da desvantagem com que saíram de Lisboa.
O que, dizem os dados, nunca aconteceu. Perdendo 0-2, os dragões nunca conseguiram vencer o rival da Luz em séries a eliminar – o oposto deu-se em 2011, quando as águias recuperaram de um 2-0 para vencer por 4-3 contra o rival do norte.
O Jogo 3 disputa-se às 19 horas, na Dragão Arena, com transmissão RTP2 e FPBtv.
Em caso de vitória, será o 31.º título para o SL Benfica.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e Tiktok.
SL Benfica a uma vitória de revalidar o título da Liga Betclic Masculina
O jogo 2 da final da Liga Betclic Masculina decorreu esta terça-feira, no Dia de Portugal, com o SL Benfica e o FC Porto a medirem forças novamente no Pavilhão Fidelidade.
Na primeira parte do encontro foram os encarnados a sair por cima, com dois parciais vitoriosos (24-17 e 23-20), resultando numa vantagem de dez pontos ao intervalo. Na altura em que os atletas e equipas técnicas se dirigiam para os balneários, nota para Fernando Sá que foi expulso da partida por protestos à arbitragem.
Ver esta publicação no Instagram
Na segunda parte e com os adeptos da casa a continuamente puxarem pela equipa, foram as águias a vencer de novo o parcial do terceiro quarto, desta feita por 26-19. Contudo, os dragões não atiraram a toalha ao chão e chegaram a reduzir a desvantagem para cinco pontos (86-81), mas não foi suficiente para impedir o triunfo do SL Benfica por 89-81, ficando assim a uma vitória de garantir a revalidação do título da Liga Betclic Masculina.
Ver esta publicação no Instagram
Nico Carvacho foi o grande destaque da partida, com 14 pontos, nove ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (22.5 valorização). Na equipa visitante, destacou-se Toney Douglas marcou 22 pontos, quatro ressaltos e três assistências (21 valorização).
O jogo 3 vai ser disputado a 13 de junho, sexta-feira, na Dragão Arena às 19h. A partida vai ter transmissão na FPBtv e na RTP2.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
SL Benfica vence FC Porto pela margem mínima no primeiro jogo da final da Liga Betclic Masculina
O Pavilhão Fidelidade foi palco de um espetáculo vibrante de basquetebol neste primeiro jogo da final da Liga Betclic Masculina, com SL Benfica e FC Porto a mostrarem porque são os principais candidatos ao título nacional.
O primeiro período começou com ambas as equipas a impor um ritmo alto. O FC Porto entrou mais eficaz, com boas decisões no ataque e acerto no lançamento exterior, o que lhe permitiu fechar o quarto inaugural com uma ligeira vantagem de 26-27. O Benfica, porém, manteve-se sempre próximo, respondendo com transições rápidas e uma boa presença no ressalto ofensivo.
No segundo parcial, os encarnados subiram de rendimento. A defesa tornou-se mais agressiva e o coletivo começou a funcionar com maior fluidez. Apesar disso, os dragões não perderam o foco e conseguiram equilibrar as ações, embora o Benfica tenha vencido o período por 23-21, passando assim para a frente do marcador ao intervalo (49-48).
O terceiro período foi o mais desequilibrado da partida. O Benfica impôs-se com autoridade, destacando-se pela sua intensidade defensiva e eficácia na concretização. A equipa da casa conseguiu condicionar o ataque portista, obrigando-o a recorrer a soluções mais forçadas. Com um parcial de 25-18, os comandados de Norberto Alves criaram a primeira diferença significativa no jogo, aproveitando a inspiração dos seus principais atiradores e o apoio constante dos adeptos no Pavilhão Fidelidade.
Após três períodos muito disputados, o Benfica entrou no último quarto com uma vantagem curta mas preciosa. O FC Porto, liderado por um inspirado Max Landis, reagiu com força nos minutos finais e venceu o último parcial por 21-28, forçando um desfecho emocionante até ao último segundo. Ainda assim, os encarnados conseguiram segurar a vantagem mínima e assegurar o 1-0 na série após um triunfo por 95-94.
O grande destaque da partida foi Nico Carvacho, que somou 23 pontos, nove ressaltos e uma assistência, alcançando 26 pontos de valorização. O poste chileno mostrou-se dominante na área pintada, com uma eficácia notável e presença física fundamental em ambos os lados do campo. Do lado azul e branco, Max Landis protagonizou uma exibição individual impressionante, com 37 pontos, dois ressaltos e uma assistência, alcançando 31.5 de valorização. O base norte-americano foi o principal responsável por manter o FC Porto na luta pelo resultado até ao fim, com vários lançamentos de alto grau de dificuldade e uma exibição ofensiva de elite.
O jogo 2 da Final está marcado para esta terça-feira (10 dezembro) às 14h, com transmissão RTP2 e FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Tubarões de Quarteira são os campeões nacionais de Sub14 Masculinos
Caso para dizer que, “à primeira”, foi de vez. Nunca antes os Tubarões Severa LunaRossa, do Algarve, tinham estado numa Fase Final do Campeonato Nacional de Sub14 Masculinos e, à primeira participação, sagram-se campeões nacionais do escalão, em Bragança, este domingo (8 de junho), depois de vencerem os três jogos do fim de semana.
Ver esta publicação no Instagram
O coletivo de Raquel Carvalho voou até ao Norte do país e, com uma grande reviravolta no marcador (perdiam 7-16 no final do primeiro quarto), garantem uma vitória por 84-80 e deixam o Sporting CP, campeão em título, na segunda posição. Joel Gouveia (29pts, 6res, 7ast – 39.5val) foi o melhor em campo, de braço dado com Robert Sleahtitchi (22pts, 11res), e ambos foram eleitos para o Cinco Ideal da prova.
Antes, tinham jogado Maia BC / WIN MAXFINANCE e FC Porto, com os maiatos a imporem a derrota ao rival da Cidade Invicta (69-56). Afonso Maria foi fundamental para o coletivo de Francisco Lima ao longo de todo o torneio, e o seu esforço foi consagrado com a presença no Cinco Ideal da prova, que se completa com Pedro Carrilho (FC Porto) e José Fernandes (Sporting CP), o “leão” mais batalhador da final.
Presentes na cerimónia estiveram, por exemplo, o selecionador Rui Nazário, que parabenizou “todas as equipas por terem chegado aqui”. Agora, “é trabalhar” no verão – com o clube e com a Seleção Nacional de Sub14 Masculinos, afirma.
Já a vereadora Olga Pais, da Câmara Municipal de Bragança, confessou ser “uma honra receber equipas de todos os cantos do país” numa “festa tão animada” e que é “de louvar”, a mesma mensagem que deixa o presidente da Associação de Basquetebol de Bragança, Marcelino Martins: “Temos uma Federação que apoia as Associações mais pequenas e que ajuda a desenvolver estas atividades (…). Uma mais-valia porque queremos promover o Basquetebol, mas também estas terras de Bragança”.
Por fim, o vice-presidente da FPB, Miguel Pereira, não só parabenizou a Associação (pela organização) e a Câmara (pelo apoio), como deixou palavras de apreço ao fair-play e esforço de todos os atletas. “Em termos gerais acho que correu muito bem. Aquilo que é o mais importante: é preciso é que nós, clubes, treinadores, associações, dirigentes, saibamos fazer com eles o trabalho que eles precisam para evoluir enquanto jogadores de futuro. O mais importante nesta idade é a evolução dos jogadores. Os resultados das equipas vêm depois”, concluiu.
Terminada a competição, eis a classificação final:
1.º Classificado: Tubarões Severa LunaRossa
2.º Classificado: Sporting CP
3.º Classificado: Maia BC / WIN MAXFINANCE
4.º Classificado: FC Porto
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Campeonatos e Taças Nacionais Sub14: decisões no primeiro fim de semana de junho
Iniciam-se este fim de semana (6, 7 e 8 de junho) as fases finais dos Campeonatos e Taças Nacionais, no escalão de Sub14, Masculino e Feminino. De Bragança à Tapadinha (Lisboa), passando pela Guarda e por Portimão, há 14 emblemas em prova, com os campeões a conhecerem-se no domingo, com transmissão FPBtv.
No Campeonato Nacional de Sub14 Masculinos, chegaram à Final Four (em Bragança) as equipas do Sporting CP (AB Lisboa), campeão em título, Tubarões Severa Lunarossa (AB Algarve) e FC Porto e Maia BC / Win Maxfinance (AB Porto). Na Taça Nacional do escalão, Guarda UP (AB Guarda) joga em casa, frente ao CAB Madeira (AB Madeira), PAQ/ISQ (AB Lisboa) e Micaelense BC (AB Açores). O Campeonato Nacional tem transmissão FPBtv.
Em Feminino, também pode haver revalidação do título, caso o CRC Quinta dos Lombos (AB Lisboa) vença o Campeonato Nacional, que decorrerá em Lisboa, na Tapadinha. Entram ainda em campo as equipas do CP Natação e GD Bolacesto (AB Porto) e da Chamusca BC (AB Santarém) – transmissão FPBtv. Na Taça, Portimão recebe as equipas do Sporting Figueirense (AB Coimbra), CDE F. Franco (AB Madeira), Portimonense SC (AB Algarve) e União Sportiva (AB Açores). Transmissão Portimonense SC.
Fica aqui a conhecer os calendários de cada uma das provas:
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
SL Benfica recebe FC Porto este domingo no arranque da Final da Liga Betclic Masculina
Chegou o momento decisivo da temporada. SL Benfica e FC Porto medem forças numa final à melhor de cinco, em mais um capítulo de um dos maiores Clássicos do desporto nacional entre os dois emblemas mais consistentes do ano, frente a frente pela glória máxima do basquetebol português. A partida está marcada para este domingo às 16h30.
Os encarnados, que procuram revalidar o título pelo quarto ano consecutivo, começam com o fator casa e contam com o apoio fervoroso no “Inferno da Luz” para impor o seu ritmo logo no arranque da série. José Barbosa, base e uma das referências do Benfica, não tem dúvidas do que está em jogo:
“Estamos a trabalhar para começar da melhor forma no Inferno da Luz, com a ajuda dos nossos adeptos. Os detalhes fazem a diferença, temos que ser minuciosos.”
Do outro lado, um FC Porto confiante e determinado a recuperar o troféu que escapou nos últimos anos. Os dragões chegam a esta final com a moral em alta, após deixarem o Sporting pelo caminho nas meias-finais, e apostam na solidez coletiva para contrariar o domínio benfiquista.
“O trabalho que fizemos até aqui e a equipa que criámos dá-nos confiança para esta final. Os Clássicos são sempre especiais, finais ainda mais especiais são, e vai sair vencedora a equipa mais lúcida”, antevê Miguel Queiroz, capitão portista.
O jogo 2 é disputado na terça-feira, dia 10 de junho, às 14h e será disputado novamente no Pavilhão Fidelidade e os adeptos podem acompanhar tudo em direto na RTP2 e FPBtv.
View this post on Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FC Porto revalida título no Campeonato Nacional de Sub16 Masculinos
O FC Porto sagrou-se campeão nacional, esta tarde, em Monção, no escalão de sub16 masculinos. Os azuis e brancos superaram o PAC/Malagueta, no derradeiro encontro da fase final, por 52-62.
Ver esta publicação no Instagram
Fruto de uma entrada autoritária, a formação nortenha destacou-se no marcador, logo no quarto inaugural e chegou ao descanso a vencer por 24-41. Para o sucesso do agora bicampeão nacional, revelaram-se preponderantes as atuações de Francisco Faria (20pts, 3ast, 3rb), Daniel Roman (6pts, 7res, 3ast) e Francisco Leite (10pts, 4res). Pela formação de Paço de Arcos, despontaram Gonçalo Neves (20pts, 8res), MVP do desafio – 25 val. -, Diogo Moreira (10pts, 10res, 4ast) e Rodrigo Martins (5pts, 4res, 6ast).
Antes, o PSC Ética Management estreou-se a ganhar, nesta Final4, diante do SC Vasco da Gama – 67-70 -, num jogo pejado de emoção e múltiplas alternâncias na dianteira. Com a impressionante marca de 42.5 de valorização, Rui Semedo (22pts, 22res, 4rb), MVP da partida e da fase final, deu o mote para o sucesso algarvio, bem secundado por Harrison Harding (28pts, 11res; 33 val.), Matias Lopes (10pts, 3res) e João Pimenta (5pts, 7ast). Na equipa portuense, deram nas vistas o capitão Pedro Sousa (18pts, 13res, 8ast; 31.5 val.), que se aproximou do triplo-duplo, Vasco Fonseca (17pts, 5res) e Filipe Diniz (10pts, 3res), sem esquecer Edgar Cruz na luta das tabelas (4pts, 9res).
Rui Semedo, atleta do PSC Ética Management, além de MVP, com uma valorização média de 27.7, figurou no cinco ideal, ao lado de Francisco Faria (FC Porto), Pedro Sousa (SC Vasco da Gama), Diogo Moreira e Gonçalo Neves (Paço de Arcos Clube).
João Leitão, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, entregou, juntamente com a vereadora da Câmara Municipal de Monção, Daniela Fernandes, o troféu de campeão ao capitão do FC Porto, Daniel Sotelo. A representante do poder autárquico, responsável pelas áreas da Educação, Saúde, Juventude, Mobilidade e Transportes, Bem-estar Animal e Igualdade, enalteceu “as vantagens de acontecer um evento desta natureza, em Monção, pelo sinal dado à população, no que respeita à valorização do desporto de formação”. Sublinhou ainda “a capacidade de organizar um evento como este, fora das zonas mais urbanas”.
Na cerimónia de entrega de prémios, marcaram igualmente presença Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional, José Tavares, da Associação de Basquetebol de Lisboa, Manuel Albano, Presidente da Associação de Basquetebol do Porto, Rosa Santos, do Conselho de Arbitragem Nacional, o Selecionador Nacional Sub-16 Masculinos André Cardoso e o Selecionador Adjunto Andrii Melnychuk, César Castro, Diretor Técnico Regional da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, José Curado, do Basketball 5 Estrelas, Luís Branco e Leonel Samarão, Presidente e Presidente da Assembleia Geral do Monção Basket, respetivamente, e Paulo Fernandes, Presidente da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo. Este frisou o potencial de pontos altos como este. “Têm o condão de cativar e mobilizar as pessoas para a modalidade. Representa um momento que cria dinâmicas positivas até em termos de clube e autarquia. O impacto é muito positivo”, rematou.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1.º Classificado: FC Porto
2.º Classificado: PAC/Malagueta
3.º Classificado: PSC Ética Management
4.º Classificado: SC Vasco da Gama
______
JOGOS – 30 E 31 DE MAIO
A fase final do Campeonato Nacional Sub16 Masculinos, no pavilhão da Escola EB 2/3 de Monção, arrancou, sexta-feira, com uma vitória suada do FC Porto, frente ao PSC Ética Management – 85-79 -, num duelo pautado por grande equilíbrio. Francisco Faria (26pts, 5res, 5ast) foi o homem em evidência nos azuis em brancos – alcançou 28 de valorização, a máxima da equipa -, bem secundado por Daniel Sotelo (17pts), e João Cunha (12pts, 9res). Na turma de Portimão, deu nas vistas Rui Semedo, MVP do desafio – 34.5 val. -, que ficou próximo do triplo-duplo: 22 pontos, onze ressaltos e sete assistências. Harrison Harding (11pts, 8res), Gabriel Cruz (14pts) e Matias Lopes (16pts) também assinaram exibições de relevo.
Seguiu-se um triufo mais expressivo do PAC/Malagueta, ante o SC Vasco da Gama – 71-51 -, sucesso com responsabilidade partilhada entre Gonçalo Neves (15pts, 16res) e Diogo Moreira (15pts, 13res, 4ast), ambos na órbita do duplo-duplo e com a mesma valorização – 23.5 -, sem esquecer o contributo de Patrick Martins (10pts, 4res). Nos portuenses, o protagonismo recaiu em Edgar Cruz (6pts, 5res), Filipe Diniz (12pts, 4res) e Pedro Camarinha (7pts, 10res).
Na tarde de sábado, 31 de maio, no dérbi, o SC Vasco da Gama festejou a primeira vitória, na fase final, ao bater o FC Porto – 52-62 -, desfecho com a marca do MVP Pedro Sousa (25pts, 13res, 8ast; 30.5 val.), à beira do triplo-duplo, Pedro Araújo (16pts) e Filipe Diniz (12pts, 9res). Nos azuis e brancos, sobressaíram Daniel Sotelo (19pts, 5res), Francisco Faria (13pts, 6res) e David Giesta (6pts, 6res).
No derradeiro encontro do dia, o PAC/Malagueta mostrou-se superior ao PSC Ética Management Lda. – 70-36 -, ancorado nos bons desempenhos de Diogo Moreira (16pts, 5res, 5ast; 27 val.), MVP da contenda, Gonçalo Neves (11pts, 7res) e Henrique Carolino (11pts, 4res). No conjunto algarvio, os melhores foram Gabriel Cruz (8pts, 7res), Rui Semedo (8pts, 5res) e Harrison Harding (7pts, 5res).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Campeonatos e Taças Nacionais Sub16: decisões no último fim de semana de maio
Iniciam-se este fim de semana (30 e 31 de maio e 1 de junho) as fases finais dos Campeonatos e Taças Nacionais, no escalão de Sub16, Masculino e Feminino. Entre Monção, Águeda, Estremoz e Covilhã, há 15 emblemas em prova, com os campeões a conhecerem-se no domingo, com transmissão FPBtv.
No Campeonato Nacional de Sub16 Masculinos, chegaram à Final Four (em Monção, Viana do Castelo) as equipas do FC Porto e SC Vasco da Gama (AB Porto), Portimonense SC Ética Management Lda. (AB Algarve) e Paço de Arcos / Malagueta (AB Lisboa). O FC Porto pode mesmo revalidar o título que já conquistou em 2023/2024 se ficar à frente da classificação em Viana do Castelo. Transmissão FPBtv.
Na Taça, a decorrer em Estremoz (Alentejo) nos dias 31 de maio e 1 de junho, entram em campo CAB Madeira (AB Madeira) e Galitos A Pizzarte (AB Aveiro), Ginásio CO (AB Algarve) e União Sportiva (AB Açores), sendo estas as parelhas para as semifinais. Uma transmissão Ginásio TV.
Em Femininos, o Campeonato Nacional vai contar com o Esgueira OLI (AB Aveira), CAB Madeira (AB Madeira), Sporting CP (AB Lisboa) e Club 5basket (AB Porto). Joga-se em Águeda (Aveiro), e só uma irá sagrar-se campeã e suceder ao CRC Quinta dos Lombos como vencedora da competição. Transmissão FPBtv.
Na Taça, BC Vila Real (AB Vila Real) e CDE Francisco Franco (AB Madeira) disputam a primeira semfinal, Unidos /JGOMES (AB Castelo Branco) e a Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo (AB Açores) a segunda, sempre no Pavilhão Unidos FC Tortosendo, na Covilhã (Castelo Branco).
Fica aqui a conhecer os calendários de cada uma das provas:
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Porto volta a vencer Clássico e leva duas vitórias para a visita a Lisboa
Nova investida azul e branca na na luta por um lugar na final da Liga Betclic Masculina. Depois da reviravolta do FC Porto na passada sexta-feira, os dragões voltaram a levar a melhor sobre os leões, por 83-64, num jogo em que começaram desdo cedo a cimentar a vantagem (25-13 no primeiro quarto) e cimentando assim igualmente a sua vantagem nas meias-finais dos playoffs.
Os comandados de Fernando Sá, que viram em Xeyrius Williams uma verdadeira âncora defensiva (terminou como MVP, com 10 pontos, 10 ressaltos, dois roubos de bola e quatro desarmes de lançamento – 25.5val), voltaram a entrar mais fortes nos segundo quarto (24-15), chegando ao intervalo já a vencer por 22 pontos.
A segunda parte só por dois pontos (15-14 e 19-22) não caiu para o Sporting CP, que muito se esforçou para tentar chegar ao Jogo 3 com a série empatada. Max Landis marcou 18 pontos e, nos leões, foi Nick Ward, com um grande duplo-duplo (15pts, 13res – 27.5val) a principal ameaça do grupo de Luís Magalhães, a par de Keonte Kennedy (15pts). A estatística completa.
Leões e dragões voltam a encontrar-se dia 30 de maio, pelas 16 horas, no Pavilhão João Rocha. Transmissão DAZN e FPBtv.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Quatro dias, quatro jogos das meias-finais da Liga Betclic Masculina para ver
Ronda 2, Jogo 1. Os playoffs da Liga Betclic Masculina regressam quinta-feira (21 de maio), e ficam até domingo (25), com quatro jogos para ver na RTP2, DAZN e, claro, na FPBtv.
É com um SL Benfica – Ovarense Gavex que se iniciarão, à melhor de cinco, as meias-finais da principal divisão do Basquetebol nacional. Em Lisboa, os vareiros querem dar continuidade à reviravolta que operaram nos quartos, frente ao histórico rival da UD Oliveirense, e surpreender os encarnados – cuja única ambição é revalidar o título que transportam há três épocas. Joga-se no Fidelidade às 20h30 (transmissão DAZN).
No dia seguinte, disputa-se o primeiro dos Clássicos destas meias-finais: FC Porto – Sporting CP. Os dragões recebem os leões na sua Dragão Arena, mas Fernando Sá, técnico azul e branco, descarta o “fator-casa”: “nós temos que encarar os jogos sem termos nenhum fator extra que nos possa influenciar (…), nada nos pode tirar o foco do nosso objetivo, que é vencer”.
O FC Porto leva um registo positivo sobre o Sporting CP esta época, e apenas “a Final da Taça de Portugal não foi reflexo da qualidade das equipas, todos os outros jogos foram extremamente equilibrados”, acredita, pelo que é isso que espera desta série de Clássicos.
Por seu lado, o treinador leonino Luís Magalhães, crê e que “a preparação tem corrido normalmente” e frisa o foco máximo do emblema que representa: “Queremos dar o nosso melhor. A equipa tem melhorado e vamos tentar ser mais consistentes, em todos os momentos do jogo, de forma a podermos lutar pela eliminatória”. Joga-se às 19 horas de dia 23, transmissão RTP2.
Os Jogos 2 seguem a mesma ordem, mas sábado (SL Benfica – Ovarense GAVEX, na DAZN) e domingo (FC Porto – Sporting CP, na RTP2), ambos às 15 horas.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.