Artigos da Federaçãooo

Já são conhecidas as equipas para a Taça Federação 2026

Já estão conhecidas as quatro equipas que vão disputar a Taça Federação 2026. CRC Quinta dos Lombos, SL Benfica, Imortal Lusiadagás e Sporting CP são as equipas presentes nesta edição que se realiza no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Os dois primeiros jogos, realizam-se dia 10 de Janeiro (sábado), nos seguintes horários:

A final está marcada para as 11:30 do dia 11 de Janeiro (domingo).

Todos os jogos serão transmitidos na FPBtv, e a final também é transmitida em direto na DAZN.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


SL Benfica e Sporting CP voltam a ir a jogo para as competições europeias

As equipas portuguesas estão de regresso às competições europeias.

O SL Benfica desloca-se a Espanha para defrontar o Dreamland Gran Canaria, naquela que será a última presença da equipa portuguesa na competição este ano. Com uma vitória e quatro derrotas, as águias vão medir forças com um adversário ainda 100% vitorioso, que já tem os olhos postos na próxima fase da Basketball Champions League.

A partida está marcada para amanhã, dia 16, às 19h, no Gran Canaria Arena.

 

Já o Sporting CP entra em campo para o seu segundo jogo da FIBA Europe Cup esta quinta-feira. Os leões jogam em casa frente ao PAOK BC, da Grécia, equipa que terminou a primeira fase da competição com cinco vitórias e apenas uma derrota.

A formação orientada por Luís Magalhães integra agora o Grupo M e volta à ação no dia 17, às 19h30, no Pavilhão João Rocha.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica e Esgueira fecham primeira volta da Liga Betclic Feminina a vencer

A última jornada da primeira volta da Liga Betclic Feminina começa com vitórias do SL Benfica e do Esgueira Aveiro ECOVALOR, este sábado (13 de dezembro), com seis equipas ainda em jogo amanhã.

De notar que, com o desaire do Basquete Barcelos HMMOTOR frente às águias, estão assim definidas as quatro finalistas da Taça Federação, nomeadamente os quatro primeiros classificados ao término da primeira volta.

SL Benfica 66-60 Basquete Barcelos HMMOTOR

Grande jogo de Basquetebol no Fidelidade. O coletivo encarnado ainda viu as barcelenses aproximarem-se do marcador, mas os dois pontos de diferença não foram suficientes para a reviravolta face à vantagem das “águias” de Eugénio Rodrigues, que chegaram a estar a 14 pontos, fruto de um término de segundo quarto com quatro triplos consecutivos. Por seu lado, o Basquete Barcelos HMMOTOR nunca conseguiu ser preciso atrás da linha de três pontos (2/18).

Parciais de 21-13, 21-19, 11-19 e 13-9 e Inês Faustino (13ptspts), Emanuely Oliveira (13pts), Letícia Soares (10pts, 10res) e Zuzanna Puc (13pts, 9res, 3rb – 25pts, a MVP, estiveram em evidência pela equipa da casa; numa tarde em que Rebecca Taylor esteve menos inspirada (10pts, 4/17 LC) e em que a MVP do Barcelos, Vânio Sengo, saiu lesionada no 3.º quarto (levava 16 pontos, 9 ressaltos e 22.5 de valorização), Kimberly Estrada contribuiu com um grande duplo-duplo de 17 pontos e 14 ressaltos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Esgueira Aveiro ECOVALOR 87-70 SC Coimbrões SANCHO PANZA

No Caldeirão Verde, o Esgueira Aveiro ECOVALOR é rei e senhor. Neste caso, rainha. As “Bikudas” receberam o SC Coimbrões Sancho Panza e venceram o coletivo de Gaia com parciais de 21-16, 24-19 na primeira parte, consolidando a liderança com um grande 3.º quarto: 29-14. Os derradeiros dez minutos (13-21) caíram para o coletivo de Francisco Costa, mas já nada havia a fazer. Principalmente com uma super-Gabriela Raimundo do outro lado: foram 18 pontos, sete ressaltos, oito assistências e três roubos de bola em 31 minutos, com 30 de valorização para a base aveirense.

Barbara Souza (18pts) e Taris Thornton (17pts) estiveram igualmente em bom plano e do lado do Coimbrões o destaque foram Maria Marinho (22pts) e Lauren Golding (15pts, 10res).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


A prova regressa amanhã, com três jogos (o CAB Madeira – GDESSA Barreiro foi adiado para data a definir).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Vitória do SC Braga contra SL Benfica marca arranque nos oitavos da Taça De Portugal

A Taça de Portugal está de regresso com 16 equipas em competição nos oitavos-de-final.

SL Benfica 81-82 SC Braga

A equipa do Braga entrou a todo o gás na partida que inaugurou os oitavos de final da competição e surpreendeu o Benfica com um parcial de 7-0 favorável aos bracarenses. A resposta das águias não tardou: a formação da casa pediu rapidamente um desconto de tempo e começou a ajustar-se à agressividade ofensiva do adversário. Com isso, os primeiros dez minutos sorriram à equipa da casa, que venceu o período por 22-21.

O segundo quarto apresentou uma imagem mais condizente com aquilo que Norberto Alves tem exigido aos seus jogadores: maior eficácia no ataque e uma dinâmica defensiva mais consistente. Estes fatores permitiram ao Benfica vencer novamente o parcial, por 19-15, e seguir para o intervalo com uma vantagem de sete pontos.

Na segunda parte, a equipa visitante voltou a entrar forte e, com um melhor parcial na reta inicial, conseguiu reduzir a vantagem criada pelo Benfica. O terceiro quarto foi muito equilibrado, com Fofana a marcar 17 dos 29 pontos dos bracarenses, o que lhes permitiu chegar aos últimos dez minutos do encontro com uma vantagem de cinco pontos (60-65).

O último quarto era derradeiro para decidir o vencedor do encontro e o coletivo de Pedro Grenha superou o Benfica no último minuto e venceu por 81-82.

No lado do Braga, Seydougou Fofana foi o MVP com 21 pontos, 11 ressaltos e 4 assistências, formando 28.5 pontos de valorização. Na equipa do Benfica, Aleksander Dziewa foi o melhor com 22 pontos, oito ressaltos e uma assistência.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Chegou ao fim a 9.ª jornada da LBF e os Lombos continuam imbatíveis

SL Benfica 75-69 Sportiva AZORISHOTELS

O SL Benfica venceu este domingo o Sportiva AZORISHOTELS por 75-69, em jogo da 9.ª jornada da Liga Betclic Feminina, numa partida marcada por oscilações de ritmo, equilíbrio em vários momentos e uma prestação determinante da MVP Letícia Soares. As encarnadas souberam reagir após um início forte da equipa açoriana e assumiram o controlo na segunda parte, garantindo um triunfo importante para as contas do campeonato.

O encontro começou com ascendente claro do Sportiva, que assinou um primeiro período de grande eficácia ofensiva (11-24) e criou dificuldades ao Benfica através da agressividade defensiva e das boas decisões no ataque rápido. No entanto, as encarnadas ajustaram a estratégia e responderam de forma convincente no segundo quarto, vencendo por 23-15 e reduzindo a diferença para apenas cinco pontos ao intervalo (34-39).

A segunda metade trouxe maior equilíbrio e alternância no marcador. O Benfica venceu o terceiro período por 19-17, aproximando-se ainda mais da formação açoriana, antes de assumir definitivamente o controlo do jogo no último quarto. Com um parcial de 22-13, as lisboetas revelaram maior frescura física e melhor execução ofensiva, fechando a partida com uma vitória construída de forma sólida e consistente.

Em destaque esteve Letícia Soares, autora de uma exibição completa e decisiva, com 14 pontos, 6 ressaltos, 6 assistências, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento (22 de valorização). A poste encarnada revelou, mais uma vez, a sua importância na dinâmica da equipa, contribuindo em várias áreas do jogo.

Imortal LUSIADAGÁS 104-85 SC Coimbrões SANCHO PANZA

O Imortal LUSIADAGÁS venceu este sábado o SC Coimbrões SANCHO PANZA por 104-85, num jogo da Liga Betclic Feminina marcado pelo ritmo elevado e pelo forte poder ofensivo da formação algarvia. A equipa da casa entrou com grande energia, construiu vantagem desde cedo e manteve sempre o controlo da partida até ao apito final.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O encontro começou com um parcial expressivo a favor do Imortal (34-17), fruto da eficácia no tiro e da pressão constante sobre a primeira linha defensiva adversária. O Coimbrões respondeu com maior organização no segundo e terceiro períodos (18-22 e 19-24), conseguindo aproximar o jogo em alguns momentos, mas a formação algarvia voltou a acelerar no último quarto, vencendo por 33-22 e confirmando um triunfo claro.

A MVP da partida foi Micaela Kelly, que realizou uma exibição notável ao somar 22 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências e 3 roubos de bola (35.5 de valorização). A norte-americana destacou-se não só pela capacidade de finalização, mas também pela leitura ofensiva e impacto defensivo.

CAB Madeira 83-82 AD Sanjoanense HELIOTEXTIL

O CAB Madeira venceu a AD Sanjoanense HELIOTEXTIL por 83-82, num dos jogos mais disputados da jornada da Liga Betclic Feminina. A partida, realizada no Funchal, foi marcada pelo equilíbrio ao longo dos 40 minutos e decidiu-se apenas nos momentos finais, com a formação madeirense a mostrar maior serenidade na reta decisiva.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O encontro abriu com um primeiro período totalmente nivelado (22-22), traduzindo a intensidade colocada por ambas as equipas. O CAB conseguiu uma ligeira vantagem antes do intervalo, ao vencer o segundo parcial por 27-25, mas a Sanjoanense respondeu no regresso dos balneários e virou momentaneamente o rumo do jogo ao vencer o terceiro período por 23-19. O último quarto voltou a ser equilibrado, mas o CAB conseguiu proteger o pequeno avanço conquistado, fechando o jogo em 15-12 e garantindo a vitória mínima.

A melhor jogadora em campo foi Taylor Langan, que assinou uma exibição de grande qualidade, registando 25 pontos, 8 ressaltos e 6 assistências (32.5 de valorização). A norte-americana foi decisiva tanto nas ações ofensivas como na criação de vantagens para as suas colegas.

Esgueira Aveiro ECOVALOR 81-78 Galitos FFONSECA

O dérbi de Aveiro entre o Esgueira Aveiro ECOVALOR e o Galitos FFONSECA foi um verdadeiro épico, decidido apenas após dois prolongamentos, com a equipa da casa a vencer por 81-78. Num jogo intenso, emocional e marcado pelo equilíbrio, as duas formações deixaram tudo em campo, oferecendo um grande espetáculo no Pavilhão do Esgueira.

O encontro começou melhor para o Galitos FFONSECA, que venceu o primeiro período por 19-22, aproveitando melhor as transições e alguns erros ofensivos do Esgueira. No segundo quarto, a equipa da casa respondeu, subiu a agressividade defensiva e conseguiu reduzir a diferença, ao vencer o parcial por 15-14, levando o jogo para o intervalo com o Galitos ainda na frente, mas com a margem encurtada.

A reentrada após o descanso pertenceu ao Esgueira Aveiro ECOVALOR, que realizou um excelente terceiro período, impondo-se por 18-11. Com maior presença nas tabelas e melhor eficácia no ataque, as “Bikudas” conseguiram virar o rumo da partida e chegar ao último quarto em vantagem. No entanto, o Galitos recusou baixar os braços e voltou a equilibrar o dérbi, ao vencer o quarto período por 12-17, forçando o prolongamento com o marcador empatado ao fim dos 40 minutos.

O primeiro prolongamento manteve a mesma toada de equilíbrio, terminando empatado (10-10) e adiando a decisão para mais cinco minutos de grande intensidade. No segundo prolongamento, o Esgueira revelou maior lucidez nas posses decisivas e maior solidez defensiva, vencendo o parcial por 7-4 e selando o triunfo final por 81-78, num jogo que ficará na memória pela entrega de ambos os conjuntos.

A grande figura da partida foi Taris Thornton, MVP do dérbi, que somou 24 pontos, 13 ressaltos, 1 roubo de bola e 2 desarmes de lançamento (34 de valorização).

Sporting CP 74-64 BC Barcelos HMMOTOR

O Sporting CP regressou às vitórias ao superar o BC Barcelos HMMOTOR por 74-64, em jogo disputado em Lisboa, num encontro marcado pela consistência defensiva das leoas e pela grande exibição da MVP Dayna Rouse. A formação orientada por João Vieira controlou o ritmo do jogo durante grande parte da partida e mostrou maior eficácia nos momentos decisivos.

O Sporting entrou determinado e venceu o primeiro período por 20-13, impondo intensidade defensiva e explorando bem o jogo interior. No segundo quarto, o Barcelos respondeu, mostrou maior acerto ofensivo e conseguiu reduzir a diferença ao vencer o parcial por 17-19, levando o jogo para intervalo com as leoas na frente, mas com tudo em aberto (37-32).

A segunda parte manteve o equilíbrio, mas o Sporting revelou mais consistência e controlo emocional. O terceiro período terminou 16-12, com a formação leonina a conseguir travar as acelerações ofensivas adversárias e a manter-se sempre ligeiramente à frente. No último quarto, voltou a imperar a boa gestão leonina, com um parcial de 21-20 que confirmou o triunfo por 74-64.

Dayna Rouse voltou a ser determinante, ao assinar uma exibição de grande impacto: 24 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência e 2 roubos de bola (26.5 de valorização).

GDESSA Barreiro 63-84 CRC Quinta dos Lombos

O CRC Quinta dos Lombos continua imparável na Liga Betclic Feminina e somou mais uma vitória fora de portas ao bater o GDESSA Barreiro por 63-84, no último jogo da 9.ª jornada. A formação de Carcavelos voltou a demonstrar solidez coletiva, capacidade defensiva e grande consistência ofensiva, reforçando a sua invencibilidade no campeonato.

O encontro começou com claro ascendente das visitantes, que dominaram o primeiro período (14-28) graças à intensidade defensiva e à eficácia no ataque. No segundo quarto, o Lombos manteve o controlo e ampliou a vantagem com um parcial de 14-24, chegando ao intervalo a vencer por 28-52.

Na segunda parte, o GDESSA procurou equilibrar o ritmo e mostrou maior agressividade ofensiva, mas o Lombos voltou a superiorizar-se no terceiro período (16-21), gerindo de forma inteligente a diferença pontual. O último quarto foi o único favorável à equipa da casa (19-11), embora insuficiente para alterar o rumo do encontro, que terminou com triunfo convincente das visitantes.

A MVP da partida foi Anissa Rivera, que assinou uma exibição completa ao somar 14 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento (21.5 de valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica vence primeiro dérbi da Liga Betclic Feminina

O Benfica levou a melhor no clássico frente ao Sporting, ao vencer por 74-67 num encontro emocionante, relativo à 6.ª jornada do campeonato, que se encontrava em atraso.

A equipa encarnada entrou mais forte no jogo, terminando o primeiro período em vantagem por 29-27. Os primeiros dez minutos foram marcados por uma grande eficácia de lançamento por ambas as equipas que mostraram desde cedo o quão intenso ia ser este dérbi. No segundo quarto, a defesa das águias ganhou maior consistência e conseguiram ampliar a diferença, ao vencer o parcial por 13-9, chegando ao intervalo com uma margem mais confortável.

Após o descanso, o Sporting respondeu e tentou-se relançar na partida, aproximando-se no terceiro período (16-17), mas o Benfica manteve sempre o controlo do marcador. No derradeiro quarto, ambas as formações registaram exatamente o mesmo número de pontos (15-15), num final intenso e emotivo, ainda assim insuficiente para a recuperação leonina.

Letícia Soares foi a melhor jogadora da equipa da casa e conquistou 31 pontos de valorização, graças a 24 pontos, seis ressaltos e quatro assistências. No lado do Sporting, Dayna Rouse destacou-se com 19 pontos, três ressaltos e duas assistências.

Estatística completa aqui. 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Proliga: CD Póvoa e CAB Madeira na dianteira

A Proliga testemunhou uma ronda nove sem resultados, no geral, que contrariassem as previsões. Só encerra a 8 de dezembro com o invicto CD Póvoa / Esc Online a receber o Maia Basket Clube.

No jogo grande da jornada, o Imortal Sub23 AOC superou o Portimonense SC79-89 – e saltou para o segundo posto, em igualdade com o rival de Portimão. Miguel Baker destacou-se com 17 pontos e 14 ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Imortal Basket (@imortal.basket)

O líder da zona sul CAB Madeira mantém-se firme no topo, fruto do triunfo caseiro sobre o Ginásio ANTRIX82-71 -, apoiado no valioso contributo de Tyler Eberhart – 31 pontos, 6 ressaltos.

A AD Galomar, quarta classificada, recebeu e venceu o Clube Basket de Queluz, por margem confortável – 90-70 -, alavancada por Nicholas Ferrar – 20 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Associação Desportiva Galomar (@adgalomar)

O BSA – GALP celebrou a segunda vitória da temporada, no Pavilhão Fidelidade, frente ao SL Benfica Sub2362-66 -, com um grande desempenho de Marque Maultsby – 21 pontos, 13 ressaltos e 5 assistências.

A norte, Hélder Neto – 12 pontos, 8 ressaltos – ajudou o Iliabum MARGRES a traduzir o seu favoritismo, na receção à Académica Efapel90-58.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Illiabum Clube (@illiabum)

Um derradeiro parcial dominador – 24-9 – permitiu ao Casino Ginásio bater o Sport Club Lusitânia81-73 -, não obstante o duplo-duplo de Reginald Ugwuakazi – 19 pontos, 10 ressaltos.

Tope Arikawe – 24 pontos, 9 ressaltos – deu o mote para o êxito caseiro do Sampaense Inspecentro sobre o Sangalhos Desporto Clube79-76.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Sampaense Basket (@sampaensebasket)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CAB Madeira


Está apresentado o cinco ideal da sétima jornada

A sétima jornada da Liga Betclic Feminina chegou ao fim e, por isso, é tempo de revelarmos as cinco jogadoras mais valiosas da ronda.

No topo surge a estreia de Nahomis Hardy como MVP. A atleta da Quinta dos Lombos destacou-se com um impressionante duplo-duplo, ao marcar 18 pontos e conquistar 14 ressaltos, alcançando uma valorização de 32 pontos, na partida frente ao SC Coimbrões Sancho Panza.

Taris Thorton (Esgueira Aveiro ECOVALOR), Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMOTOR), Luana Serranho (Sporting CP) e Maria João Bettencourt (SL Benfica) juntam-se à atleta no cinco ideal.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Seis duelos intensos na sétima jornada da Liga Betclic Feminina

Esgueira Aveiro ECOVALOR 63-73 SL Benfica

As duas equipas que chegaram à fase final na época passada defrontam-se pela primeira vez nesta temporada e, tal como no ano anterior, o confronto entre Esgueira e Benfica promete muito equilíbrio.

O Esgueira entrou muito forte, revelando maior eficácia no lançamento. Apesar de o Benfica conseguir responder, os primeiros dez minutos terminaram com uma vantagem para a equipa da casa: 21-15.
No segundo quarto, os papéis inverteram-se, com as águias a assumirem o controlo do jogo e a vencerem o parcial por 14-21, o que lhes permitiu levar a partida para o intervalo com uma diferença mínima: 45-46.

O conjunto orientado por Eugénio Rodrigues regressou do balneário com outra energia e, no terceiro período, impôs um ritmo superior, mostrando grande eficácia ofensiva para vencer o parcial por 18-27.

No derradeiro período, o Esgueira tentou reagir e lançar-se em busca do resultado, mas apesar do equilíbrio — refletido no parcial de 10-10 — não conseguiu reduzir a distância para o Benfica. Nos minutos finais, Zuzanna Puc assumiu um papel determinante na luta das tabelas, garantindo ressaltos decisivos que permitiram às águias manter o controlo do encontro.

Maria Bettencourt foi a MVP do SL Benfica com 10 pontos, seis ressaltos e três assistências, formando 20 pontos de valorização. No lado do Esgueira, foi a nova cara da equipa, Taris Thorton que mostrou a sua importância com 22 pontos, sete ressaltos e duas assistências.

Foi um jogo marcado por uma intensa batalha nos ressaltos, muita agressividade nas tabelas, boas percentagens de lançamento e um ritmo acelerado que proporcionou uma partida bastante competitiva.

Sporting CP 78-49 Sportiva AZORIS HOTELS

O Sporting arrancou o domingo no Pavilhão João Rocha com uma vitória dominante sobre a Sportiva por 78-49.

No primeiro período, o Sporting entrou forte e rapidamente liderou, fechando os 10 minutos com um parcial de 19-8. No segundo quarto, a equipa açoriana melhorou tanto na defesa quanto no ataque, reduzindo a diferença e terminando o período a apenas um ponto atrás, 16-15.

A partida manteve-se equilibrada no terceiro quarto, que terminou com o Sporting a vencer por uma posse de bola (18-16).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Já no último quarto, a equipa orientada por João Pedro Vieira consolidou a vantagem. Num parcial mais eficaz no ataque, o Sporting conseguiu controlar o jogo e cimentar o resultado a seu favor, mantendo a vantagem construída durante toda a partida.

Luana Serranho foi eleita MVP do encontro, ao regressar 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, totalizando 26.5 de valorização. Pela Sportiva, a melhor em campo foi Monique Pereira, com 10 pontos, oito ressaltos e quatro assistências.

CRC Quinta dos Lombos 66-43 SC Coimbrões SANCHO PANZA

A entrada na partida não foi fácil para nenhuma das equipas e, ao fim de cinco minutos jogados, o marcador registava apenas dois pontos para cada lado. A equipa da casa começou então a acertar no cesto, mas, mesmo assim, o Coimbrões continuou a condicionar os seus ataques. O primeiro período terminou com vantagem significativa para a Quinta dos Lombos, por 16-4.

Ambas as equipas entraram melhor no segundo quarto e aumentaram a produção ofensiva, num período mais equilibrado e bem jogado por todas as atletas. Ainda assim, a equipa visitada voltou a superiorizar-se e venceu também este quarto por 20-12.

Na segunda parte, o resultado continuou a sorrir à Quinta dos Lombos ao longo dos 20 minutos restantes. Uma atitude mais aguerrida de ambas as equipas e uma maior luta interior permitiram um equilíbrio superior nos últimos períodos, que terminaram 14-12 e 16-15.

Nahomis Hardy foi a melhor jogadora da Quinta dos Lombos, ao assinar um duplo-duplo – 18 pontos e 16 ressaltos – somando 32 de valorização. No Coimbrões, Emilie Silva marcou 5 pontos, fez duas assistências e conquistou dois ressaltos nos vinte minutos em que esteve em campo.

Imortal LUSIADAGÁS 70-61 Galitos FFONSECA

O Imortal recebeu e venceu, em Albufeira, o Galitos, numa excelente partida que permitiu à equipa da casa alcançar a quinta vitória consecutiva e, consequentemente, afirmar-se no segundo lugar do campeonato.

O primeiro período foi determinante neste encontro, terminando com uma vantagem clara para o Imortal por 29-7. A partir daí, a tarefa tornou-se bem mais complicada para o Galitos, que se viu com uma desvantagem de 18 pontos ao fim dos primeiros dez minutos.

A verdade é que todos os restantes períodos foram equilibrados e mostraram como o jogo poderia ter tido outro rumo. Com parciais de 11-14 e 17-19, a partida chegou aos minutos finais com o Imortal a manter uma diferença de 17 pontos.

O Galitos ainda venceu o último quarto por 13-21, mas não foi suficiente para alcançar o Imortal, que segue firme com a quinta vitória consecutiva no campeonato.

A melhor jogadora da partida foi Suraya Rijal, que somou 10 pontos e 15 ressaltos, totalizando 22.5 de valorização. Do lado do Galitos, Luisa Nufer destacou-se com 16 pontos e seis ressaltos, sendo a melhor da sua equipa.

CAB Madeira 72-77 Basquete Barcelos HMMOTOR

Se houve um jogo equilibrado nesta jornada, foi certamente este. O primeiro quarto terminou empatado a 21 pontos, com ambas as equipas a mostrarem grande competência nos dois lados do campo. No segundo quarto, o CAB Madeira esteve em destaque: realizou um parcial muito positivo (21-8), assumiu a liderança e chegou ao intervalo com uma vantagem confortável.

No regresso dos balneários, o Barcelos voltou com a sua garra habitual. Dominante nos ressaltos e com uma forte atitude ofensiva, conseguiu vencer o terceiro período por 16-26, reduzindo a diferença para apenas três pontos à entrada do último quarto.

Logo no primeiro cesto dos derradeiros dez minutos, o marcador voltou a ficar empatado a 58 pontos, deixando o desfecho da partida totalmente em aberto. Nos momentos decisivos, o Barcelos mostrou-se mais eficaz nos lançamentos importantes e acabou por conquistar a vitória por 72-77.

A MVP do encontro foi Rebecca Taylor, com 26 pontos, oito ressaltos e seis assistências, totalizando 28 de valorização. Do lado do CAB Madeira, destacou-se Hulda Joaquim, que somou 17 de valorização graças aos seus 14 pontos e oito ressaltos.

GDESSA Barreiro 82-64 Sanjoanense HELIOTEXTIL

O último jogo da jornada colocou frente a frente o GDESSA e a Sanjoanense, onde a equipa da casa saiu vitoriosa por 82-64.

Os primeiros 20 minutos do encontro foram muito equilibrados, com ambas as equipas a mostrarem consistência e eficácia no ataque. Os parciais de 24-20 e 17-20 levaram o jogo para intervalo com a equipa do Barreiro a vencer por apenas um ponto.

No arranque da segunda parte, destacou-se a excelente eficácia de lançamento do GDESSA e a maior intensidade defensiva, o que permitiu ampliar a vantagem para 64-49. O último quarto voltou ao equilíbrio esperado e terminou 18-15, confirmando a vitória da formação orientada por André Martins.

A melhor jogadora da partida foi Abigail Rafferty, determinante na luta das tabelas, com 12 ressaltos, aos quais juntou 11 pontos e uma assistência. Do lado da Sanjoanense, a “suspeita do costume” voltou a brilhar: Schekinah Bimpa fechou o encontro com um duplo-duplo, somando 17 pontos e 11 ressaltos em 29 minutos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


A Liga Betclic Feminina está de regresso este fim-de-semana

A Liga Betclic Feminina está de regresso depois de uma pausa para os jogos da seleção nacional.

A FPB falou com Gabriela Raimundo (Esgueira Aveiro ECOVALOR) e com Marcy Gonçalves (SL Benfica) para uma antevisão à partida este sábado.

A capitã da equipa de Aveiro, declarou que “Esta semana enfrentamos um dos jogos mais desafiantes da época, diante de um Benfica naturalmente forte e candidato ao título, mas o nosso foco está totalmente no crescimento da nossa equipa”. Apesar das mudanças significativas na equipa do Esgueira, Gabriela garante que este jogo é um ótimo momento para mostrarem a sua identidade “Sabemos que será um teste exigente, mas também uma oportunidade para mostrarmos a nossa competitividade, evoluirmos enquanto grupo e continuarmos a construir o caminho que queremos para esta época”.

Também o treinador André Janicas, garante que a equipa está preparada para receber o Benfica “Temos revelado uma grande capacidade ofensiva, mas, para vencer o Benfica, isso não será suficiente. Precisamos de juntar a isso a consistência defensiva que tão bem nos define. E é exatamente isso que vamos fazer”.

No lado adversário, a capitã do SL Benfica admitiu que as águias necessitam desde cedo de controlar o Esgueira e que será um jogo muito competitivo “O Esgueira é uma equipa tradicionalmente muito competitiva e que nos costuma criar bastantes dificuldades. (…) Precisamos de controlar as principais jogadoras do Esgueira, impor o nosso ritmo e dominar as lutas nas tabelas. Se conseguirmos cumprir estes pontos, acredito que o Benfica tem todas as condições para sair do campo do Esgueira com a vitória”.

A partida está marcada para este sábado (dia 22) às 21h no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira com transmissão na DAZN.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Um mês depois, a Taça Hugo dos Santos está de volta

Este sábado estamos de regresso para mais uma jornada da Taça Hugo dos Santos.

O Vitória SC abre a jornada ao receber o Esgueira Aveiro OLI no Pavilhão Unidade Vimarense. As duas equipas defrontam-se pela primeira vez nesta temporada, com o encontro marcado para as 15h.

Em Ovar, uma hora depois (16h), arranca a partida entre Ovarense GAVEX e SC Braga, um duelo que promete equilíbrio nesta segunda ronda.

Às 18h iniciam-se dois jogos em simultâneo: a UD Oliveirense recebe o SL Benfica, que segue invicto nesta fase da época, enquanto o Galitos BARREIRO ACEDE enfrenta o FC Porto. O encontro em Oliveira de Azeméis terá transmissão na DAZN.

Quase a fechar o dia, o Sporting CP, que atravessa um excelente momento de forma, mede forças pela primeira vez com o SC Vasco da Gama, às 18h30, num duelo que se antevê muito disputado.

A jornada termina com o Queluz | O NOSSO PREGO a receber o Imortal LUZiGÁS, num jogo que se espera equilibrado. A partida está marcada para as 18h45, no Pavilhão Henrique Miranda.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Competições europeias na reta final

Nesta quarta-feira, o trio de equipas portuguesas volta a entrar em campo. A primeira equipa a iniciar esta jornada europeia é o FC Porto. Os dragões viajam até à Alemanha para defrontar o Rostock Seawolves, formação que já garantiu a passagem à próxima fase da FIBA Europe Cup. A equipa de Fernando Sá já não consegue garantir o apuramento, mas pretende ir em busca de uma vitória. O jogo começa às 17h, no Stadthalle Rostock.

O SL Benfica volta a jogar para a Champions League e desloca-se até à Sérvia para defrontar o KK Spartak Office Shoes, no penúltimo jogo do Grupo H. Apesar de já estar decidido quem segue para a próxima fase da competição, as águias entram em campo com vontade de vencer. O encontro realiza-se no Hala Sportova Dudova Šuma, às 19h.

Ainda a sonhar com a possibilidade de seguir em frente na FIBA Europe Cup, o Sporting CP é a última equipa portuguesa a entrar em campo. Os leões recebem, no Pavilhão João Rocha, o CS Valcea 1924, para encerrar a fase de grupos da competição. As duas equipas já se defrontaram, com a formação orientada por Luís Magalhães a vencer confortavelmente por 102-61, resultado que serve agora de motivação extra para repetir o feito e manter viva a esperança de apuramento. A partida está marcada para as 19h30.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.