Artigos da Federaçãooo

Rebecca Taylor volta a liderar Cinco Ideal da Liga Betclic Feminina à 10.ª jornada

Mais uma vez Rebecca Taylor, do Basquete Barcelos HMMotor, é a MVP de uma jornada da Liga Betclic Feminina, neste caso, a 10.ª, depois de terminar o encontro frente ao Esgueira Aveiro quase com um triplo-duplo (29pts, 15res, 6ast) e lidera um Cinco Ideal composto por Mariana Calvete, do ABTF Betão Vagos; Catarina Miranda (Imortal TCars) – que fez mesmo um triplo-duplo na vitória da sua equipa frente ao SL Benfica de Raphaella Monteira, e Schekinah Bimpa, da AD Sanjoanense.

Eis a estatística:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

*O fator principal na escolha de MVP é o índice MVP que se encontra na estatística do jogo. Em caso de igualdade, o critério de desempate é o tempo de jogo, sendo dada prioridade a/ao atleta que jogou menos tempo.

*O cinco ideal é selecionado com base em todas as posições em campo e não pela simples ordem de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


KaVaughn Scott é MVP da 7.ª jornada da Liga Betclic Masculina

O MVP do Mês de Outubro entrou em dezembro com uma brilhante prestação: duplo-duplo de 24 pontos e 10 ressaltos para KaVaughn Scott, do Queluz O NOSSO PREGO (34val), que leva assim para casa o MVP da 7.ª jornada da Liga Betclic Masculina. Ao seu lado no Cinco Ideal estão o colega de equipa Gregoy Parham; Ty Toney (Esgueira Aveiro OLI), Trey Drechsel (SL Benfica) e Deontae Hawkins (UD Oliveirense).

Confere as estatísticas:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

*O fator principal na escolha de MVP é o índice MVP que se encontra na estatística do jogo. Em caso de igualdade, o critério de desempate é o tempo de jogo, sendo dada prioridade a/ao atleta que jogou menos tempo.

*O cinco ideal é selecionado com base em todas as posições em campo e não pela simples ordem de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica recebe amanhã BAXI Manresa para a Liga dos Campeões

Depois do desaire da última jornada, o SL Benfica vai receber o BAXI Manresa, já amanhã (10 de dezembro), pelas 20h30, no Pavilhão Fidelidade, a contar para a 10.ª jornada da Liga dos Campeões. Um encontro que já não terá grande expressão para as “águias”, mas que pode catapultar os espanhóis para o topo do Grupo G. De qualquer das formas, a ambição será máxima para os comandados de Norberto Alves, ainda sem vitórias nesta fase de grupos da Basketball Champions League, mas com uma grande réplica dada no último encontro.

Tyler Stone, que ficou de fora da última partida para a Liga Betclic Masculina após análise clínica, é o melhor marcador das águias nesta fase (16ppj) e espera-se o seu regresso ao Pavilhão da Luz.

Da esquerda para a direita: João “Betinho” Gomes; Diogo Gameiro; Norberto Alves; Nico Carvacho; Marcus Thornton e Trey Drechsel

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Fotos | Basketball Champions League

 

 


Todas as equipas em ação na 7.ª jornada da Liga Betclic Masculina

A 7.ª jornada da Liga Betclic Masculina arrancou este sábado, num dia recheado de competição para todas as equipas.

AD Galomar vs. FC Porto

No Pavilhão do Caniço, foi a equipa visitante que entrou melhor na partida, com um parcial de 17-24 no 1.º período e um segundo parcial de 15-23 a deixar a partida na casa das dezenas à entrada para o intervalo (32-47).

Contudo, já na segunda metade do encontro, a equipa madeirense procurava voltar à disputa do jogo e com um parcial de 20-13, reduziu a desvantagem no marcador para oito pontos. Nos últimos dez minutos, o FC Porto voltou à intensidade que demonstrou na primeira parte e garantiu mais um triunfo na Liga Betclic Masculina, desta feita por 66-80.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Destaque-se a partida de Devyn Marble, com 21 pontos, quatro ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento (20 valorização). Do lado da equipa da casa, destacou-se Malcom Drumwright com 26 pontos, um ressaltos, quatro assistências e um desarme de lançamento (25.5 valorização).

Ovarense GAVEX vs. SL Benfica

O duelo entre a Ovarense GAVEX e o SL Benfica na Arena de Ovar começou equilibrado, com os encarnados a procurarem manter a invencibilidade no campeonato e a adiantarem-se no marcador com dois parciais de 17-23 e 21-29, alcançando assim uma vantagem no intervalo de 14 pontos.

Já na segunda parte, embora a equipa da casa tenha ameaçado alcançar as águias no marcador, os comandados de Norberto Alves não se deixaram surpreender e, depois de um parcial de 20-22 no 3.º período, controlaram o 4.º período (19-24) e venceram por uma margem de 21 pontos (77-98), mantendo assim a invencibilidade na competição.

Em destaque esteve Thomas Drechsel, com 18 pontos, oito ressaltos, quatro assistências e um roubo de bola (25.5 valorização). Do lado da equipa de Ovar, note-se a exibição de Render Woods, com 18 pontos, um ressalto, nove assistências e seis roubos de bola (27.5 valorização).

CD Póvoa Esc Online vs. Sporting CP

No Pavilhão do Clube Desportivo Póvoa, a equipa da casa recebeu o Sporting CP, num duelo que se adivinhava intenso do início ao fim. Assim se confirmou logo na primeira parte, com os leões a entrarem melhor no encontro (20-24), mas a serem ultrapassados à entrada para o intervalo após um parcial de 19-11 por parte do CD Póvoa ESC Online, com os atletas a dirigirem-se aos balneários e o marcador a ditar uma diferença de quatro pontos (39-35).

De regresso do intervalo, foi a equipa de José Rodrigues que entrou melhor no 3.º período, conseguindo aumentar a vantagem para sete pontos à entrada dos últimos dez minutos. No 4.º período, os pupilos de Luís Magalhães reencontraram o seu ritmo e a oito segundos do fim, a partida estava apenas a um ponto (66-67). Com um lance livre concretizado por Diogo Ventura, a 0.6 segundos do fim, confirmou-se a vitória dos leões por 66-68.

O base da Seleção Nacional, Diogo Ventura, foi um dos destaques na partida, com 15 pontos, seis ressaltos e oito assistências (17.5 valorização). Note-se também a exibição de Somtochukwu Dimanochie, com quatro pontos, oito ressaltos, um roubo de bola e dois desarmes de lançamento (11 valorização).

Galitos BARREIRO vs. Vitória SC

Na receção ao Vitória SC, o Galitos Barreiro procurava a quarta vitória na Liga, mas pela frente tinha os vimaranenses, que entraram melhor na partida após um parcial de 14-19. Porém, a equipa da casa respondeu com um parcial de 22-20 e apenas três pontos separavam os dois clubes (36-39) após a primeira parte.

Na segunda parte, as equipas estavam a ter dificuldades em descolar uma da outra no marcador e com os dois últimos dois parciais (18-17 e 16-15), a equipa da casa reduziu a diferença para um ponto com um lançamento nos últimos segundos mas os comandados de Miguel Miranda conseguiram “fugir” com a vitória por 70-71.

Ricardo Monteiro destacou-se na partida com um duplo-duplo de 13 pontos e 13 ressaltos para além de dois roubos de bola e dois desarmes de lançamento (23 valorização). Do lado do Galitos BARREIRO, destacou-se Elijah McCadden com 24 pontos, quatro ressaltos, um roubo de bola e dois desarmes de lançamento (25 valorização).

Esgueira Aveiro OLI vs. Imortal Basket Club

No Pavilhão Clube do Povo de Esgueira, o Imortal Basket Club estava em busca da primeira vitória no campeonato, mas os comandados de Pedro Costa tinham outros planos. Com um parcial de 18-21 e 30-20 na primeira parte, o Esgueira partia em vantagem após os primeiros 20 minutos por uma diferença de sete pontos (48-41).

A história foi semelhante na segunda parte, com um parcial de 27-27 no terceiro período e de 25-23 no último, com o Esgueira a alcançar mais uma vitória (100-91) na Liga e a manter o Imortal sem qualquer triunfo.

Na equipa aveirense destacou-se Ty Toney, com 31 pontos, dois ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola (31.5 valorização). Do lado visitante, destacou-se Moses Flowers, com 23 pontos, sete assistências e um roubo de bola (18.5 valorização).

CA Queluz | O Nosso Prego vs. UD Oliveirense

O último duelo do dia na 7.ª jornada da Liga Betclic Masculina foi emocionante do início ao fim. Em Queluz, a UD Oliveirense procurava a quinta vitória na competição e a equipa da casa a sua segunda. Com eficácia de lançamento acima da média, as duas equipas chegaram ao intervalo com seis pontos a separá-las (53-47), depois de dois parciais de 35-25 e 18-22.

Na segunda parte, o equilibrio entre os dois conjuntos acentuou-se e depois de um parcial de 18-24 no 3.º período, estava tudo em aberto à entrada dos últimos dez minutos. Porém, não foi tempo suficiente para desempatar os dois clubes, que com um empate a 89-89 e um desarme de lançamento da Oliveirense no último segundo, seguiu assim a partida para prolongamento.

No tempo extra, o CA Queluz não deu hipóteses e depois de um parcial de 20-10, garantiu assim a segunda vitória na Liga por 109-99. 

O MVP do mês de outubro, KaVaughn Scott, esteve em grande destaque com 27 pontos, dez ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e um desarme de lançamento (33 valorização). Do lado da equipa de Oliveira de Azeméis, note-se a exibição de Deontae Hawkins, com 23 pontos, sete ressaltos e três assistências (24.5 valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Taça de Portugal Feminina: findada a segunda fase

Já terminou a 2.ª fase da Taça de Portugal Feminina, com três eliminatórias jogadas – a primeira a 13 de novembro, a segunda a 17 e 18 do mesmo mês e esta terceira decorreu no último fim de semana, 1 de dezembro, com quatro jogos:

A 3.ª eliminatória joga-se agora no fim de semana de 20, 21 e 22 de dezembro, com os encontros entre:

*Os jogos que, até à data da publicação deste artigo, não apresentavam estatística, não tiveram o MVP referenciado no texto.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa | SC Braga/DR

Jornada 9: Leonor Serralheiro é MVP; Peoples, Taylor, Bimpa e Monteiro completam Cinco Ideal

Nova jornada da Liga Betclic Feminina com nova MVP, Leonor Serralheiro (Sportiva Azoris Hotels): foram 22 pontos, oito ressaltos e cinco assistências numa exibição de luxo da base do coletivo açoriano. Rebecca Taylor e Anaya Peoples (Basquete Barcelos HMMotor), Raphaella Monteiro (SL Benfica) e Schekinah Bimpa (AD Sanjoanense) são a companhia de número 22 no Cinco Ideal.

Confere as estatísticas:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

*O fator principal na escolha de MVP é o índice MVP que se encontra na estatística do jogo. Em caso de igualdade, o critério de desempate é o tempo de jogo, sendo dada prioridade a/ao atleta que jogou menos tempo.

*O cinco ideal é selecionado com base em todas as posições em campo e não pela simples ordem de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga Betclic Feminina finaliza 9.ª jornada: Benfica retira invencibilidade ao Esgueira Aveiro e Galitos FFonseca vence GDESSA no prolongamento

A nona jornada da Liga Betclic Feminina terminou a meio da semana, esta quarta-feira, com cinco partidas cheias de emoção e intensidade ao longo da noite.

Galitos FFonseca vs. GDESSA Barreiro

O Galitos FFonseca recebeu a equipa do GDESSA, num duelo que prometeu e cumpriu. A primeira parte começou equilibrada, com as duas equipas a superiorizarem-se em cada um dos parciais (16-9 e 13-21). Ao intervalo, o marcador ditava uma diferença de um ponto (29-30).

O equilibrio entre as duas equipas continuou durante a segunda parte do encontro, com o Galitos a entrar melhor no 3.º período mas o clube do Barreiro conseguiu responder, deixando tudo para se decidir no último quarto (46-46). Nos últimos dez minutos, as equipas pareciam não conseguir descolarem-se uma da outra e com a equipa visitante a vencer por três pontos, a um segundo do fim, Maria Neto concretizou um lançamento com falta, indo à linha de lance livre empatar a partida. Com apenas um segundo a restar no duelo, Umabano recebeu a bola mas não conseguiu marcar, seguindo a partida para prolongamento (58-58).

No tempo extra, as galináceas impuseram-se nos últimos cinco minutos e venceram o parcial por 9-4 e a partida por 67-62, conseguindo assim a sexta vitória na competição.

Destaque para o jogo de Matehya Bryant, com 22 pontos, dez ressaltos, três assistências, três roubos de bola e dois desarmes de lançamento (29.5). Note-se ainda a prestação de Daniela Domingues (11 pontos, sete ressaltos, seis assistências e 16 valorização), que foi crucial no prolongamento para a vitória do Galitos FFonseca. Do lado do GDESSA Barreiro, Mariane Carvalho apontou 18 pontos, cinco ressaltos, duas assistências e um roubo de bola.

AD Sanjoanense vs. Imortal TCARS

O Pavilhão Paulo Pinto recebeu o Imortal TCARS numa partida onde a AD Sanjoanense começou com muita intensidade a nível ofensivo, chegando ao final da primeira parte a vencer por nove pontos (39-30) após dois parciais de 16-23 e 23-7.

Na segunda parte, a equipa de Albufeira conseguiu pôr um fim ao impulso ofensivo das atletas de Inês Peres e deixou a equipa da casa marcar apenas nove pontos no terceiro quarto (9-21), passando assim para a frente do marcador na entrada do último período (48-51). Nos últimos dez minutos, as duas equipas elevaram o seu jogo em conjunto, mas, o Imortal TCARS conseguiu controlar o rumo do duelo e venceu por cinco pontos (70-75).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Sydney Mech destacou-se com 18 pontos, nove ressaltos, duas assistências e um desarme de lançamento (25.5 valorização). Já na equipa de São João da Madeira, Schekinah Bimpa voltou a estar em destaque com 22 pontos, 14 ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola (30.5 valorização).

Sportiva Azoris Hotels vs. CPN

Nos Açores, o CPN visitou o campo do Sportiva Azoris Hotels, numa partida que garantiu emoção do início ao fim. Na primeira parte, a equipa da casa esteve melhor no encontro, garantindo uma vantagem ao intervalo de 15 pontos (41-26), após parciais de 22-11 e 19-15.

Contudo, as comandadas de Marco Rodrigues não se deixaram afetar e recuperam essa desvantagem no terceiro período, após um parcial de 11-25, deixando a partida a apenas um pontos nos últimos dez minutos. No último quarto, com apenas dez segundos a restar no jogo, apenas dois pontos separavam os dois clubes (69-67) e a equipa visitante tinha oportunidade de igualar um adiantar-se no marcador, mas não conseguiu concretizar e as atletas de Ricardo Botelho venceram por 73-67.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Note-se a exibição de Leonor Serralheiro, que registou 22 pontos, oito ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola (34.5 valorização). No CPN, destacou-se Marta Rodrigues com 10 pontos, seis ressaltos, três assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (15.5 valorização).

ABTF Betão Vagos vs. CRC Quinta dos Lombos

O ABTF Betão Vagos recebeu a CRC Quinta dos Lombos com o objetivo de alcançar a primeira vitória na Liga Betclic. Porém, foi a equipa visitante que entrou melhor na partida, após dois parciais de 8-29 e 25-15 na primeira parte do encontro, ditando uma diferença de 11 pontos entre os dois clubes (33-44).

Já nos últimos dois períodos, apesar de um equilibrado 15-15 no terceiro período, os últimos dez minutos dominantes por parte da equipa de José Leite (21-33) foi determinante para o resultado final a favor dos Lombos (69-92).

Madelynn Utti esteve em destaque com 20 pontos, oito ressaltos, três assistências e um roubo de bola (27 valorização). Já do lado da equipa da casa, Jade Compton voltou a fazer-se sentir no encontro, com 30 pontos, nove ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola (34.5 valorização).

SL Benfica vs Esgueira Aveiro

A última partida da noite e da 9.ª jornada viu o Esgueira Aveiro visitar o Pavilhão Fidelidade em busca de manter a invencibilidade na Liga. No 1.º período, tudo apontava para que a equipa de André Janicas continuasse invicta no campeonato, após um parcial de 14-26. Porém, as encarnadas responderam com um parcial de 16-9 e a partida estava apenas a cinco pontos na entrada para o intervalo.

Contudo, as águias pareciam estar um nível acima na segunda parte do encontro, superiorizando as “bikudas” ofensivamente e defensivamente, com parciais de 26-10 e 19-15, resultando numa vitória das comandadas de Eugénio Rodrigues por 75-60 e a primeira derrota para o Esgueira Aveiro.

Raphaella Monteiro foi a MVP da partida com um duplo-duplo de 15 pontos, 12 ressaltos e ainda seis assistências e dois roubos de bola (33 valorização). Do lado visitante, sobressaiu Ana Raimundo com 20 pontos, quatro ressaltos, cinco assistências e quatro roubos de bola (21.5 valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


44 de valorização para Schekinah Bimpa, líder do Cinco Ideal da 8.ª jornada da Liga Betclic Feminina

8.ª jornada da Liga Betclic Feminina e Schekinah Bimpa é a líder deste Cinco Ideal, com um duplo-duplo de 29 pontos e 18 ressaltos a somar 44 de valorização. Ao seu lado estão Anaya Peoples e Rebecca Taylor, do Barcelos HM-Motor; Maianca Umabano, do GDESSA Barreiro, e Sidney Brown, poste do SL Benfica.

Confira aqui as estatísticas individuais:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

*O fator principal na escolha de MVP é o índice MVP que se encontra na estatística do jogo. Em caso de igualdade, o critério de desempate é o tempo de jogo, sendo dada prioridade a/ao atleta que jogou menos tempo.

*O cinco ideal é selecionado com base em todas as posições em campo e não pela simples ordem de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Proliga: SC Braga ainda líder a Norte; CAB e BSA assumem a Sul com mais um jogo

Jogou-se este último fim de semana de novembro e no primeiro de dezembro a oitava jornada da Proliga, segunda divisão do Basquetebol nacional. Ainda com alguma confusão a Sul: o CAB Madeira lidera, com os mesmos pontos que o BSA-GALP, mas com mais dois jogos que o Portimonense SC (3.º) e o Imortal AOC Sub23 (4.º). A Norte, as contas são mais claras, com o SC Braga a liderar, com 15 pontos, mais um que SC Vasco da Gama e Illiabum, contando apenas com uma derrota em oito jogos.

Vejamos o resumo dos encontros:

Zona Norte

SC Braga 96-59 Sampaense / Inspecentro

Jogo sem grande história do líder a Norte frente ao coletivo de São Paio de Gramaços. Os parciais (24-16, 23-18, 23-13, 26-12) atestam bem o domínio dos “guerreiros”, para quem Declan Tchoua voltou a ser proponderante (25pts, 9res – 36.5val); Jordan Taylor também fez um jogo muito completo (19pts, 5res, 6ast), tal como Jesse Bingham (17pts, 5res, 3ast) e João Lucas (11pts, 5res, 2ast). Do lado do Sampaense, as melhores prestações partiram de Jaaden Lewis (13pts, 8res, 3ast) e Aniel Brito (12pts, 5res).

SC Vasco da Gama 85-84 Sangalhos Desporto Clube

Que duelo no Parque das Camélias. Uma primeira parte de luxo, com muito equilíbrio no marcador (47-45). O Sangalhos ainda esteve à frente por seis pontos, depois de um grande 3.º quarto (20-27), mas a equipa da casa conseguiu efetuar a reviravolta e, a quatro segundos, dois pontos de Felizardo Ambrósio, após ressalto ofensivo, selaram o resultado. O poste foi o MVP do encontro, com um duplo-duplo (18pts, 15res) e 33.5 de valorização. O melhor marcador foi contudo Victor Nwagbaraocha, com 30 pontos a juntar aos seus nove ressaltos (32.5val). Akoi Yuot (19pts, 8res, 2ast) também esteve bem. No Sangalhos, cinco jogadores pontuaram na casa das dezenas: Sérgio Alves (18pts, 7res), James Woods (16pts, 7ast), Lincoln Rosebush (14pts, 8res), Dário Manhanga (13pts, 8res) e Gonçalo Madureira, com um duplo-duplo de 10 pontos e 13 assistências.

Illiabum Clube 87-56 Maia Basket Clube

O terceiro classificado da Zona Norte recebeu o Maia BC no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, numa partida onde ao intervalo já vencia 51-32. Francisco Nunes (17pts, 3rb – 22val) foi MVP para os ilhavenses, bem acompanhado por Trevon Evans (17pts) e Dj Foreman (16pts, 4res, 5ast). Nos forasteiros, Rickey Boyd destacou-se com 26 pontos e 9 ressaltos. João Guerreiro marcou 12. O Maia Basket Clube segue em 4.º na classificação.

Casino Ginásio 80-76 Clube dos Galitos

Jogo-sim, jogo-não, o Casino Ginásio tem-nos habituado a jogos com elevados níveis de emoção. Mais um jogo renhido no Galamba Marques, com os aveirenses do Clube dos Galitos a regressarem da Figueira sem a deseja vitória. O resultado ao intervalo (33-35) já previa o equilíbrio final, com os figueirenses a reagirem melhor no último quarto (26-20). O capitão Bernardo Neves foi o MVP, com 19 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências (27.5val), bem secundado por Guillaume Pepin (13pts), Markus Terry (12pts) e Gonçalo Barbosa (11pts, 12res). Bryce Fitzgerald foi o melhor dos Galitos (22pts, 4res), André Sousa marcou 15 e Jaycson Beral Jr. marcou 14.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Barreirense Basquetebol (@fcbarreirensebasquetebol)

Zona Sul

CAB Madeira 72-73 Clube Basket de Queluz

Partida de loucos na Madeira, com Hélder Neto (13pts, 6res) a sentenciar a partida a 19 segundos do fim e António Moreira (19pts) a vacilar do lado contrário. A equipa da casa ainda contou com uma vantagem de 10 pontos, mas os forasteiros souberam dar a volta ao marcador e conquistar a primeira de três vitórias fora de portas nesta oitavada jornada da Zona Sul. Muito bem Malik Porter (17pts, 11res, 2dl) e Bernardo Ferreira (17pts, 10res) nos anfitriões; Lashon Lindsey foi MVP com 19 pontos, oito ressaltos e três roubos de bola (23.5val), Tomás Martins marcou 10 pontos.

BSA-GALP 75-79 Portimonense SC

Os portimonenses foram a Santo André no fim de semana e entraram muito bem num encontro onde imperava ganhar (11-20), mas a resposta caseira foi forte e foi “taco-a-taco” até ao final. O resultado acabou por cair para os forasteiros, com um triplo de Danilo Horta (15pts) a 14 segundos do fim dando alguma esperança ao coletivo de André Cruz, mas sem sucesso. Deandre Jones foi o MVP (32val), à beira do triplo-duplo (22pts, 8res, 9ast); Jeremias Manjate e Dulcínio Fragoso marcaram 16 cada. Do lado do BSA-GALP, destacaram-se também Brian Free (25pts, 6res, 5ast) e Amarilson Lopes (19pts).

Imortal AOC Sub23 76-74 FC Barreirense Bolmerc

Novo encontro equilibradíssimo até ao final, com o Barreirense a chegar ao intervalo a vencer, 30-39, mas a equipa da casa respondeu bem no terceiro quarto (22-12) e o jogo chegou ao final dos 40 minutos empatado, 67-67. No prolongamento, foi Edvards Svalbe o herói dos algarvios, a marcar o cesto decisivo a oito segundos do fim (e seis dos seus 11 pontos no último minuto). Afonso Coelho (10pts, 5res, 4ast) foi o melhor do Imortal na valoziração, Tiago Coelho (15pts) e Salvador Victo (16pts) os melhores marcadores. Do lado da equipa do Barreiro, Micah Downs elevou-se acima dos restantes com um grande duplo-duplo de 36 pontos e 10 ressaltos – levando, com 41 de valorização, o troféu de MVP para casa. Fabrizio Caetano marcou 15 pontos.

SL Benfica Sub23 65-102 Sport Clube Lusitânia

Os açorianos não deram hipóteses às “águias” na deslocação ao continente. O primeiro quarto ainda foi equilibrado, mas o Lusitânia descolou no segundo (11-31) e, à boleia dos 23 pontos de Kyle Leslie (37val – MVP) e Tyler Dearman, cimentam o seu 5.º lugar na classificação em grande estilo. Onyinyechi Eyisi marcou 15 e colecionou nove ressaltos, Humberto Ferreira também marcou 15 pontos; do lado da equipa sub23 do SL Benfica, Raivo Butirins, que se estreou pela equipa principal na véspera, apontou 14 pontos e 15 ressaltos; Jhonathan Andrade marcou 14 e Francisco Simões 11.

A Proliga regressa já no próximo fim de semana, 7 e 8 de dezembro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa | Miguel Fonseca/DR

Imortal quase quebra invencibilidade do Esgueira; Quinta dos Lombos surpreende Sportiva

Que domingo (1 de dezembro) este na Liga Betclic Feminina. Depois da vitória de ontem do Galitos FFonseca frente à ABTF Betão Vagos, hoje testava-se a invencibilidade do Esgueira Aveiro na competição. O adversário, o Imortal TCars, vinha de um jogo histórico na 7.ª jornada da prova, com um recorde de triplos, e procurava quebrar o registo imaculado das aveirenses. Foi até ao fim no Caldeirão Verde, mas, depois desta tarde, ainda é o clube verde e amarelo que lidera a Liga Betclic, com oito vitórias em oito jogos. O SL Benfica continua só com uma derrota no 2.º posto, depois de ter vencido hoje o CAB Madeira que, a par do Vagos, ainda não venceu em 2024/2025.

Esgueira Aveiro 72-70 Imortal TCars

Jogo de emoção no Caldeirão Verde do Esgueira. A equipa de Albufeira esteve praticamente todo o encontro atrás do marcador, chegando a estar a perder por uma diferença de 16 pontos. A verdade é que, com Michaela Gaislerova, à beira do duplo-duplo (15pts, 9res), Sofia Queiroz (15pts) e Megan Callahan (13pts) em grande plano, encontraram-se as equipas, a 1’30 do final do encontro, empatadas 65-65. Joana Ramos (18pts) a assumir e, com um grande triplo, a passar finalmente para a frente do marcador (66-68). Resposta do outro lado da capitão Diana Ferreira e 69-68. Mais um par de lançamentos-livres e descontos de tempo de parte a parte e encerra-se o marcador com dois pontos de diferença e um Esgueira imaculado.

Vashti Nwagbaraocha (15pts, 5res), Gabriela Raimundo (11pts), Inês Ramos (11pts, 6res, 4ast), Chloe Webb (10pts) foram os destaques da equipa da casa. Barbara Souza foi contudo a inegável MVP: apenas nove pontos, mas junta-lhe 14 ressaltos, sete assistências, três roubos de bola e um desarme em 25 de valorização.

GDESSA Barreiro 80-76 AD Sanjoanense

Magistral batalha no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho. A AD Sanjoanense voltou a lutar até ao fim contra um dos “grandes” e só se encolheu no final, quando o GDESSA Barreiro apertou para a vitória, recuperando de um défice de nove pontos – atrelados a uma exibição de luxo de Maianca Umabano. Foram 23 pontos, nove ressaltos e 30.5 de valorização para levar o MVP para casa. Schekinah Bimpa, que teve 44 de valorização (!), é talvez a melhor em campo, com 29 pontos e 18 ressaltos, numa exibição entusiasmante. Genesis Rivera marcou 16 e Mele Finau 11.

Do lado vencedor, o coletivo de Santo André, Barreiro, viu Dayna Rouse (17pts, 8res) muito perto do duplo-duplo. Mariane Carvalho marcou 16 pontos, com triplos decisivos para a sua equipa.

CPN 68-86 Basquete Barcelos HMMotor

O CPN (10.º) bateu-se olhos nos olhos com o Basquete Barcelos HMMotor (4.º), em casa, no Municipal de Ermesinde, e chegou ao intervalo a perder por apenas um ponto (43-44), com um grande trabalho coletivo para o grupo de Marco Rodrigues. A jogar fora, as comandadas de Ricardo Lajas ajustaram-se bem no regresso dos balneários, contudo, e um terceiro quarto fulminante (12-26) chegou para segurar uma vantagem que só alargou até ao final do encontro.

Anaya Peoples (24pts, 11res, 7ast, 3rb) e Tori Deperry (25pts, 12res, 3dl) dividem a melhor valorização (34), com o MVP a cair para a atleta barcelense. Rebecca Taylor (17pts, 15res, 7ast) também esteve muito perto do triplo-duplo, Estefani Fajardo (16pts, 9res, 5ast) e Vânia Sengo (16pts, 5res) foram outros dos destaques do Barcelos. No coletivo de Ermesinde, além de Deperry, brilharam Mariana Garrido (15pts, 6ast) e Marta Rodrigues, com um duplo-duplo de 13 pontos e 11 ressaltos (e uma grande primeira parte).

CRC Quinta dos Lombos 71-35 Sportiva Azoris Hotels

O Sportiva Azoris Hotels, que era 5.º, só com uma derrota, apresentou-se apenas com oito jogadoras na casa do CRC Quinta dos Lombos e o resultado foi penalizador. A turma de José Leite preparou-se bem, o lançamento exterior foi entrando e conseguiram reduzir a poste açoriana Monique Pereira a apenas quatro pontos convertidos. Ao intervalo, os Lombos já venciam 34-12 e, apesar de um terceiro quarto bem disputado (14-14), a diferença já era demasiada e a força anímica de menor. Com um duplo-duplo de 12 pontos e 12 ressaltos, Madelynn Utti foi a MVP – 25val. Dilma Semedo (13pts), Beatriz Polici (12pts) e Jessica Hanson (10pts) também pontuaram na casa das dezenas.

Do lado do Sportiva, que se viu privado, por exemplo, da poste Isabel Mbomio, por lesão, foram os 16 pontos de Alison Lewis que mais animaram a equipa de Ricardo Botelho.

CAB Madeira 65-101 SL Benfica

As “águias” foram à Madeira bater categoricamente o CAB Madeira e cimentar a sua posição na classificação. O primeiro parcial ainda pareceu acalentar alguma esperança para o grupo de Fátima Silva – 17-20 -, mas as comandadas de Eugénio Rodrigues responderam bem (16-32) e depois do intervalo ainda alargaram mais a diferença (14-30). Sydney Brown (20pts, 7res – 27val) foi MVP, bem secundada por Isabela Quevedo (12pts, 7res), Inês Faustino (12pts), Raphaella Monteiro (11pts) e Evelyn Ovner (10pts).

Para o CAB, Marta Vargas foi a melhor em campo (23pts, 3ast). Khadijah Brown e Maelys Martinet marcaram 15 cada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A Liga Betclic Feminina regressa já no dia 4 de dezembro, quarta-feira.

Acompanha tudo sobre Basquetebol através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Dia recheado na Liga Betclic Masculina: 2.ª Jornada recuperada em Sábado cheio

A Liga Betclic Masculina recuperou este sábado a 2.ª jornada, anteriormente adiada, trazendo um dia cheio de emoção e intensidade aos adeptos de Basquetebol. O grande destaque desta jornada foi “O Clássico” entre Sporting CP e FC Porto.

Vitória SC vs. Imortal LUZiGÁS

O primeiro embate do dia viu o Vitória SC a receber a equipa de Albufeira, que deslocou-se a Guimarães tendo como objetivo alcançar a primeira vitória na competição. Na 1.ª parte predominou o equilíbrio, após parciais de 27-26 e 16-11, permitindo uma vantagem de seis pontos para a equipa da casa à entrada para o intervalo.

Nos últimos 20 minutos do jogo, os comandados de Miguel Miranda entraram melhor na partida e conseguiram aumentar a vantagem para oito pontos à entrada para o último quarto, onde os vimaranenses controlaram o rumo da partida (24-19), garantindo assim a segunda vitória na Liga Betclic Masculina, desta feita por 86-73.

Tyke Thompson esteve em destaque na partida, com 22 pontos, oito ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (25 valorização). Do lado do Imortal, destacou-se Malik Bowman, com 16 pontos, quatro ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e dois desarmes de lançamento (15.5 valorização).

Ovarense GAVEX vs. AD Galomar

Na Arena de Ovar, a equipa da casa começou da melhor maneira o encontro frente à AD Galomar, com um parcial de 21-9 nos primeiros dez minutos da partida. Já no segundo período, a equipa madeirense conseguiu reduzir a vantagem para dez pontos após um parcial de 18-20 antes das equipas se dirigirem aos balneários.

Já na segunda parte, as equipas regressaram ao encontro ainda mais motivadas e inspiradas, resultando em dois parciais com pontuação alta (25-20 e 23-29), acabando os atletas de João Silva por registar a quinta vitória na Liga (87-78).

Destaque para a prestação de Delaney Blaylock, que assinalou 24 pontos, três ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (22.5 valorização). Na equipa madeirense, destacou-se Maleeck Harden-Hayes, com 13 pontos, oito ressaltos e duas assistências (19 valorização).

Galitos BARREIRO vs. CA Queluz | O Nosso Prego

A repetição da última partida da Proliga na época passada jogou-se no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho,  com o CA Queluz a procurar repetir a vitória e o Galitos BARREIRO a querer a vingança.

Na primeira parte, foi a equipa da casa que entrou melhor no encontro, principalmente ofensivamente, garantindo uma vantagem de 15 pontos à entrada para o intervalo (56-41), após parciais de 30-19 e 26-22.

Na segunda parte, os visitantes reagiram e após um parcial de 18-24, a diferença no marcador já não estava na casa das dezenas. Porém, o apoio do público e a inspiração atacante por parte do Galitos BARREIRO foi o diferenciador na partida, com um último parcial de 26-19, valendo o triunfo por 100-84.

Destaque-se a exibição de Elijah Cadden com 26 pontos, quatro ressaltos, cinco assistências, quatro roubos de bola e um desarme de lançamento (32 valorização). Da equipa do CA Queluz, note-se a exibição de Latreavin Black, que apontou 12 pontos, 15 ressaltos, duas assistências e um desarme de lançamento (24.5 valorizaçao).

Sporting CP vs. FC Porto

O Clássico prometeu e cumpriu, com os leões a receberem os dragões no jogo com maior destaque na 2.ª jornada da Liga Betclic Masculina. Os “verde e brancos” começaram a partida em desvantagem após o primeiro parcial de 22-26 a favor dos “azuis e brancos”, porém, a equipa da casa reagiu rapidamente no 2.º período e com um parcial de 21-12, os comandados de Luís Magalhães entraram no intervalo a vencer por cinco pontos (43-38).

Na segunda parte, a intensidade não baixou e depois de um parcial de 22-26 no terceiro período, nos últimos dez minutos apenas um ponto separava os dois conjuntos. Nos últimos segundos,  com os visitantes a vencer por 80-85, o poste Ward acertou um triplo que deixou o jogo a dois pontos. De seguida, em reposição de bola, os leões recuperaram a bola e tinham dois lances livres para empatar a partida mas não conseguiram concretizar nenhum.

No fim, quem sorriu foi o FC Porto, que mostrou-se mais certeiro nos lançamentos e garantiu assim uma vitória no Pavilhão João Rocha por 83-87.

Grande destaque para a partida de Max Landis, com 29 pontos, dois ressaltos, três assistências e um roubo de bola (27 valorização). Do outro lado, destacou-se Nicholas Ward, que registou 27 pontos, nove ressaltos e um desarme de lançamento (32.5 valorização).

SL Benfica vs. UD Oliveirense

No Pavilhão Fidelidade, o SL Benfica recebeu a UD Oliveirense e tinha apenas como objetivo manter-se a única equipa invencível na Liga Betclic Masculina. Os primeiros dez minutos do encontro indicaram que o jogo seria equilibrado e bem disputado (17-15), mas os encarnados mostraram um grande poderio ofensivo e alcançaram uma vantagem na casa das dezenas (43-31) à entrada para o intervalo, após um parcial de 26-16.

Os comandados de Norberto Alves não tiraram o pé do acelerador e com os dois últimos parciais do encontro controlados por 25-18 e 25-26, cimentaram não só o período de invencibilidade na competição mas também a sexta vitória, esta por 93-75.

O atleta que mais se destacou foi Thomas Drechsel com 19 pontos,  três ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola (24 valorização). Do lado dos visitantes, Wesley Saunders voltou a fazer-se sentir com 19 pontos, 13 ressaltos, quatro assistências, três roubos de bola e um desarme de lançamento.

Esgueira Aveiro OLI vs. CD Póvoa ESC Online

O CD Póvoa e o Esgueira Aveiro OLI disputaram a última partida num sábado recheado de jogos com as 12 equipas da Liga. O encontro começou equilibrado, com as duas equipas a entrarem com pontaria no lançamento no 1.º quarto (22-25), mas o 2.º quarto foi dominado pelos atletas de José Rodrigues, que venceram o parcial por 23-8 e dirigiram-se aos balneários com uma vantagem de 12 pontos (45-33). 

A intensidade não diminuiu na 2.ª parte do encontro, com o Esgueira a conseguir deixar o jogo empatado à entrada dos últimos dez minutos (61-61) após um parcial de 16-28.

No derradeiro último período, as equipas não se conseguiram superar uma à outra e seguiram para prolongamento (73-73). No tempo extra, os cinco minutos adicionais não foram suficientes para definir um vencedor e o duelo seguiu para um 2.º prolongamento (77-77). Aí, o Esgueira alcançou o triunfo numa vitória muito disputada (82-84) e suada para o conjunto de Pedro Costa, naquilo que foi um grande jogo de Basquetebol.

Grande destaque para Michael Diggins, com 21 pontos, 13 ressaltos e dois desarmes de lançamento (29.5 valorização). Do outro lado, note-se a exibição de Somtochukwu com 9 pontos, 12 ressaltos e duas assistências (20 valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sábado é dia de clássico no Pavilhão João Rocha

Regresso à normalidade para a Liga Betclic Masculina que terá todas as equipas em ação este fim de semana, mas para jogar a 2.ª jornada que está em atraso. Todos os jogos acontecem no sábado, dia 30 de novembro.

Para iniciar a tarde de Basquetebol, o Vitória SC recebe o Imortal LUZiGÀS pelas 12h. Já pelas 15h, o duelo joga-se na Arena de Ovar entre a Ovarense Gavex e o AD Galomar. No barreiro e com transmissão na Bola TV, a equipa do Galitos do Barreiro recebe o Queluz O NOSSO PREGO pelas 17h30 e, meia hora mais tarde, é hora do clássico entre o Sporting CP e o FC Porto, que terá transmissão na RTP2. As águias do SL Benfica medem forças, no Pavilhão Fidelidade, com a UD Oliveirense, jogo agendado para as 19h e que poderá ser acompanhado através da DAZN. Para terminar o dia, no norte do país disputa-se o duelo entre o CD Póvoa ESC Online e o Esgueira Aveiro OLI.

O técnico do Sporting CP, Luís Magalhães, fez a antevisão do jogo frente aos dragões, confessando que “a equipa está preparada e confiante de que pode vencer uma grande equipa como é a do FC Porto. Contamos com os nossos adeptos!”. Por seu turno, Fernando Sá, técnico do FC Porto, antevê “um jogo de grande intensidade, onde o controlo emocional e a confiança coletiva vão ser determinantes”.

Todos os jogos terão transmissão na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.