Artigos da Federaçãooo

Queluz e Esgueira juntam-se ao SC Braga nos quartos da Taça de Portugal

Segundo dia dos oitavos de final da Taça de Portugal Masculina com mais dois grandes encontros de Basquetebol. Depois do “upset” do SC Braga face ao SL Benfica de ontem (12 de dezembro), este sábado houve mais dois encontros desta fase da prova-rainha – e ainda há quatro amanhã. 

Queluz O NOSSO PREGO 101-99 SC Vasco da Gama

Espetacular duelo de Basquetebol no Henrique Miranda. Venceu o emblema da casa, mas podia ter caído para qualquer lado, depois dos vascaínos regressarem à diferença de dois pontos (estiveram a 15) no marcador (após um grande parcial do Queluz O NOSSO PREGO no 3.º quarto). A verdade é que o SC Vasco da Gama esteve abaixo do registo habitual da linha de lance livre (20/32 – 62%) e também perdeu no que à percentagem atrás da linha de três pontos diz respeito (12/27 contra 9/27), mas ainda assim ficou somente a dois pontos do prolongamento.

Brilharam, de lados diferentes, Sean Clancey (38pts) e Michael Bradley (30pts, 8ast), este último saindo como MVP (42.5val). Danilo Horta e Dericko Williams marcaram cada um 16 pontos e Akoi Yuot ajudou os portuenses a remar contra a maré com 25 pontos. Parciais de 25-21, 24-29, 31-20 e 21-29.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Vitória SC 105-106 Esgueira Aveiro OLI

Que jogo foi este… Emoção e esforço máximo de parte a parte, com o Esgueira de Sérgio Silva a levar a melhor no final, depois de uma grande penetração do jovem base Hugo Ferreira terminar em dois pontos e um ponto apenas acima do marcador em Guimarães. O Vitória ainda teve a maior vantagem (13 pontos), depois de entrar muito forte no 3.º quarto, (primeira parte terminou 24-24, 28-21), mas ainda nesse mesmo quarto os aveirenses começaram a dar a volta ao resultado.

C0mo? Com uma grande ajuda da linha de três pontos, tal como aconteceu no “upset” que provocaram ao Sporting CP para a Liga Betclic Masculina. Hugo Ferreira, o MVP, foi um dos mais requisitados, com 5/9. Terminou com 21 pontos e 14 assistências (29.5val), e ao seu lado muito bem estiveram Ethan Garita (22pts, 8res) e Delvin Barnstable (18pts). Pelos vimaranenses, brilharam Sam Peek (25pts, 8res, 6ast) e o poste Jasman Sangha (21pts, 8res).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A prova-rainha regressa já amanhã, domingo, com quatro encontros:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica e Esgueira fecham primeira volta da Liga Betclic Feminina a vencer

A última jornada da primeira volta da Liga Betclic Feminina começa com vitórias do SL Benfica e do Esgueira Aveiro ECOVALOR, este sábado (13 de dezembro), com seis equipas ainda em jogo amanhã.

De notar que, com o desaire do Basquete Barcelos HMMOTOR frente às águias, estão assim definidas as quatro finalistas da Taça Federação, nomeadamente os quatro primeiros classificados ao término da primeira volta.

SL Benfica 66-60 Basquete Barcelos HMMOTOR

Grande jogo de Basquetebol no Fidelidade. O coletivo encarnado ainda viu as barcelenses aproximarem-se do marcador, mas os dois pontos de diferença não foram suficientes para a reviravolta face à vantagem das “águias” de Eugénio Rodrigues, que chegaram a estar a 14 pontos, fruto de um término de segundo quarto com quatro triplos consecutivos. Por seu lado, o Basquete Barcelos HMMOTOR nunca conseguiu ser preciso atrás da linha de três pontos (2/18).

Parciais de 21-13, 21-19, 11-19 e 13-9 e Inês Faustino (13ptspts), Emanuely Oliveira (13pts), Letícia Soares (10pts, 10res) e Zuzanna Puc (13pts, 9res, 3rb – 25pts, a MVP, estiveram em evidência pela equipa da casa; numa tarde em que Rebecca Taylor esteve menos inspirada (10pts, 4/17 LC) e em que a MVP do Barcelos, Vânio Sengo, saiu lesionada no 3.º quarto (levava 16 pontos, 9 ressaltos e 22.5 de valorização), Kimberly Estrada contribuiu com um grande duplo-duplo de 17 pontos e 14 ressaltos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Esgueira Aveiro ECOVALOR 87-70 SC Coimbrões SANCHO PANZA

No Caldeirão Verde, o Esgueira Aveiro ECOVALOR é rei e senhor. Neste caso, rainha. As “Bikudas” receberam o SC Coimbrões Sancho Panza e venceram o coletivo de Gaia com parciais de 21-16, 24-19 na primeira parte, consolidando a liderança com um grande 3.º quarto: 29-14. Os derradeiros dez minutos (13-21) caíram para o coletivo de Francisco Costa, mas já nada havia a fazer. Principalmente com uma super-Gabriela Raimundo do outro lado: foram 18 pontos, sete ressaltos, oito assistências e três roubos de bola em 31 minutos, com 30 de valorização para a base aveirense.

Barbara Souza (18pts) e Taris Thornton (17pts) estiveram igualmente em bom plano e do lado do Coimbrões o destaque foram Maria Marinho (22pts) e Lauren Golding (15pts, 10res).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


A prova regressa amanhã, com três jogos (o CAB Madeira – GDESSA Barreiro foi adiado para data a definir).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Está apresentado o cinco ideal da sétima jornada

A sétima jornada da Liga Betclic Feminina chegou ao fim e, por isso, é tempo de revelarmos as cinco jogadoras mais valiosas da ronda.

No topo surge a estreia de Nahomis Hardy como MVP. A atleta da Quinta dos Lombos destacou-se com um impressionante duplo-duplo, ao marcar 18 pontos e conquistar 14 ressaltos, alcançando uma valorização de 32 pontos, na partida frente ao SC Coimbrões Sancho Panza.

Taris Thorton (Esgueira Aveiro ECOVALOR), Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMOTOR), Luana Serranho (Sporting CP) e Maria João Bettencourt (SL Benfica) juntam-se à atleta no cinco ideal.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Seis duelos intensos na sétima jornada da Liga Betclic Feminina

Esgueira Aveiro ECOVALOR 63-73 SL Benfica

As duas equipas que chegaram à fase final na época passada defrontam-se pela primeira vez nesta temporada e, tal como no ano anterior, o confronto entre Esgueira e Benfica promete muito equilíbrio.

O Esgueira entrou muito forte, revelando maior eficácia no lançamento. Apesar de o Benfica conseguir responder, os primeiros dez minutos terminaram com uma vantagem para a equipa da casa: 21-15.
No segundo quarto, os papéis inverteram-se, com as águias a assumirem o controlo do jogo e a vencerem o parcial por 14-21, o que lhes permitiu levar a partida para o intervalo com uma diferença mínima: 45-46.

O conjunto orientado por Eugénio Rodrigues regressou do balneário com outra energia e, no terceiro período, impôs um ritmo superior, mostrando grande eficácia ofensiva para vencer o parcial por 18-27.

No derradeiro período, o Esgueira tentou reagir e lançar-se em busca do resultado, mas apesar do equilíbrio — refletido no parcial de 10-10 — não conseguiu reduzir a distância para o Benfica. Nos minutos finais, Zuzanna Puc assumiu um papel determinante na luta das tabelas, garantindo ressaltos decisivos que permitiram às águias manter o controlo do encontro.

Maria Bettencourt foi a MVP do SL Benfica com 10 pontos, seis ressaltos e três assistências, formando 20 pontos de valorização. No lado do Esgueira, foi a nova cara da equipa, Taris Thorton que mostrou a sua importância com 22 pontos, sete ressaltos e duas assistências.

Foi um jogo marcado por uma intensa batalha nos ressaltos, muita agressividade nas tabelas, boas percentagens de lançamento e um ritmo acelerado que proporcionou uma partida bastante competitiva.

Sporting CP 78-49 Sportiva AZORIS HOTELS

O Sporting arrancou o domingo no Pavilhão João Rocha com uma vitória dominante sobre a Sportiva por 78-49.

No primeiro período, o Sporting entrou forte e rapidamente liderou, fechando os 10 minutos com um parcial de 19-8. No segundo quarto, a equipa açoriana melhorou tanto na defesa quanto no ataque, reduzindo a diferença e terminando o período a apenas um ponto atrás, 16-15.

A partida manteve-se equilibrada no terceiro quarto, que terminou com o Sporting a vencer por uma posse de bola (18-16).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Já no último quarto, a equipa orientada por João Pedro Vieira consolidou a vantagem. Num parcial mais eficaz no ataque, o Sporting conseguiu controlar o jogo e cimentar o resultado a seu favor, mantendo a vantagem construída durante toda a partida.

Luana Serranho foi eleita MVP do encontro, ao regressar 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, totalizando 26.5 de valorização. Pela Sportiva, a melhor em campo foi Monique Pereira, com 10 pontos, oito ressaltos e quatro assistências.

CRC Quinta dos Lombos 66-43 SC Coimbrões SANCHO PANZA

A entrada na partida não foi fácil para nenhuma das equipas e, ao fim de cinco minutos jogados, o marcador registava apenas dois pontos para cada lado. A equipa da casa começou então a acertar no cesto, mas, mesmo assim, o Coimbrões continuou a condicionar os seus ataques. O primeiro período terminou com vantagem significativa para a Quinta dos Lombos, por 16-4.

Ambas as equipas entraram melhor no segundo quarto e aumentaram a produção ofensiva, num período mais equilibrado e bem jogado por todas as atletas. Ainda assim, a equipa visitada voltou a superiorizar-se e venceu também este quarto por 20-12.

Na segunda parte, o resultado continuou a sorrir à Quinta dos Lombos ao longo dos 20 minutos restantes. Uma atitude mais aguerrida de ambas as equipas e uma maior luta interior permitiram um equilíbrio superior nos últimos períodos, que terminaram 14-12 e 16-15.

Nahomis Hardy foi a melhor jogadora da Quinta dos Lombos, ao assinar um duplo-duplo – 18 pontos e 16 ressaltos – somando 32 de valorização. No Coimbrões, Emilie Silva marcou 5 pontos, fez duas assistências e conquistou dois ressaltos nos vinte minutos em que esteve em campo.

Imortal LUSIADAGÁS 70-61 Galitos FFONSECA

O Imortal recebeu e venceu, em Albufeira, o Galitos, numa excelente partida que permitiu à equipa da casa alcançar a quinta vitória consecutiva e, consequentemente, afirmar-se no segundo lugar do campeonato.

O primeiro período foi determinante neste encontro, terminando com uma vantagem clara para o Imortal por 29-7. A partir daí, a tarefa tornou-se bem mais complicada para o Galitos, que se viu com uma desvantagem de 18 pontos ao fim dos primeiros dez minutos.

A verdade é que todos os restantes períodos foram equilibrados e mostraram como o jogo poderia ter tido outro rumo. Com parciais de 11-14 e 17-19, a partida chegou aos minutos finais com o Imortal a manter uma diferença de 17 pontos.

O Galitos ainda venceu o último quarto por 13-21, mas não foi suficiente para alcançar o Imortal, que segue firme com a quinta vitória consecutiva no campeonato.

A melhor jogadora da partida foi Suraya Rijal, que somou 10 pontos e 15 ressaltos, totalizando 22.5 de valorização. Do lado do Galitos, Luisa Nufer destacou-se com 16 pontos e seis ressaltos, sendo a melhor da sua equipa.

CAB Madeira 72-77 Basquete Barcelos HMMOTOR

Se houve um jogo equilibrado nesta jornada, foi certamente este. O primeiro quarto terminou empatado a 21 pontos, com ambas as equipas a mostrarem grande competência nos dois lados do campo. No segundo quarto, o CAB Madeira esteve em destaque: realizou um parcial muito positivo (21-8), assumiu a liderança e chegou ao intervalo com uma vantagem confortável.

No regresso dos balneários, o Barcelos voltou com a sua garra habitual. Dominante nos ressaltos e com uma forte atitude ofensiva, conseguiu vencer o terceiro período por 16-26, reduzindo a diferença para apenas três pontos à entrada do último quarto.

Logo no primeiro cesto dos derradeiros dez minutos, o marcador voltou a ficar empatado a 58 pontos, deixando o desfecho da partida totalmente em aberto. Nos momentos decisivos, o Barcelos mostrou-se mais eficaz nos lançamentos importantes e acabou por conquistar a vitória por 72-77.

A MVP do encontro foi Rebecca Taylor, com 26 pontos, oito ressaltos e seis assistências, totalizando 28 de valorização. Do lado do CAB Madeira, destacou-se Hulda Joaquim, que somou 17 de valorização graças aos seus 14 pontos e oito ressaltos.

GDESSA Barreiro 82-64 Sanjoanense HELIOTEXTIL

O último jogo da jornada colocou frente a frente o GDESSA e a Sanjoanense, onde a equipa da casa saiu vitoriosa por 82-64.

Os primeiros 20 minutos do encontro foram muito equilibrados, com ambas as equipas a mostrarem consistência e eficácia no ataque. Os parciais de 24-20 e 17-20 levaram o jogo para intervalo com a equipa do Barreiro a vencer por apenas um ponto.

No arranque da segunda parte, destacou-se a excelente eficácia de lançamento do GDESSA e a maior intensidade defensiva, o que permitiu ampliar a vantagem para 64-49. O último quarto voltou ao equilíbrio esperado e terminou 18-15, confirmando a vitória da formação orientada por André Martins.

A melhor jogadora da partida foi Abigail Rafferty, determinante na luta das tabelas, com 12 ressaltos, aos quais juntou 11 pontos e uma assistência. Do lado da Sanjoanense, a “suspeita do costume” voltou a brilhar: Schekinah Bimpa fechou o encontro com um duplo-duplo, somando 17 pontos e 11 ressaltos em 29 minutos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sábado recheado de jogos da Taça Hugo dos Santos

Vitória SC 83-76 Esgueira Aveiro OLI

O Vitória SC venceu este sábado o Esgueira Aveiro OLI por 83-76, num encontro equilibrado e disputado até aos instantes finais, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. A equipa de Guimarães mostrou maior consistência na segunda parte e somou uma vitória fundamental para as contas do grupo.

O jogo começou com enorme intensidade ofensiva, refletida no empate a 23-23 no final do primeiro período. O equilíbrio manteve-se no segundo quarto, com o Esgueira ligeiramente mais eficaz no ataque e a ir para o intervalo em vantagem mínima (40-41).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Após o descanso, o Vitória elevou o seu nível de jogo, principalmente na defesa, e construiu um terceiro quarto de grande qualidade (26-12), que lhe permitiu assumir definitivamente o comando do marcador. Apesar da boa reação dos aveirenses no último período (17-23), os minhotos geriram bem a vantagem e garantiram o triunfo por 83-76.

O destaque individual da partida foi Samuel Peek, que voltou a ser uma das figuras da formação vitoriana ao registar 16 pontos, 12 ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (20.5 de valorização), sendo decisivo no domínio das tabelas e na intensidade defensiva do conjunto minhoto.

Ovarense GAVEX 78-84 SC Braga

Na Arena de Ovar, o duelo entre a Ovarense GAVEX e o SC Braga foi sinónimo de emoção e equilíbrio até ao último segundo. Num jogo que marcava o reencontro de Delaney Blaylock com a sua antiga equipa, o conjunto bracarense esteve muito perto de vencer no tempo regulamentar, mas a partida seguiu para prolongamento após o empate no final dos 40 minutos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O Braga entrou melhor na partida, mostrando eficácia ofensiva e boa circulação de bola, fechando o primeiro quarto na frente por 24-31. A Ovarense respondeu no segundo período com maior solidez defensiva, mas os visitantes mantiveram-se na dianteira (37-46 ao intervalo).

Na segunda parte, os vareiros cresceram no jogo e começaram a reduzir distâncias, vencendo os dois últimos parciais (19-14 e 19-15). Com o marcador empatado e a posse final nas mãos do Braga, Litos Cardoso teve nos últimos segundos a oportunidade de garantir o triunfo, mas o lançamento não entrou, levando o encontro a prolongamento e mantendo a incerteza até ao apito final.

Já nos minutos finais da partida, a equipa do Braga foi mais eficaz e não permitiu à equipa da casa distanciar-se no marcador. A partida terminou a favorecer os bracarenses por seis pontos (78-84).

Na formação do Braga, o destaque foi Somtochukwu Dimanochie com 15 pontos, cinco ressaltos e uma assistência, formando 22.5 de valorização. No lado da Ovarense, com 43 pontos de valorização (19 pontos, 18 ressaltos e três assistências), Jackson Stormo, foi o destaque bastante evidente.

UD Oliveirense 88-98 SL Benfica

A equipa detentora da Taça Hugo dos Santos recebeu o SL Benfica para uma partida marcada por um elevado ritmo de jogo.

O Benfica entrou muito eficaz no encontro, com uma intensidade ofensiva bastante alta, o que dificultou a tarefa da Oliveirense e fez com que o primeiro quarto terminasse favorável às águias por 23-31.

No segundo quarto, a equipa orientada por Norberto Alves disparou rapidamente no marcador e, ao fim de três minutos, já 19 pontos separavam as duas equipas. Tal diferença obrigou o treinador da Oliveirense a pedir um minuto para reorganizar a equipa. No final dos primeiros 20 minutos, o marcador registava 46-55.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A segunda parte foi idêntica à primeira: um Benfica forte, a impor um ritmo muito elevado, e uma Oliveirense sempre a tentar correr atrás do resultado. Apesar de algumas aproximações feitas pela equipa de Oliveira de Azeméis, nada foi suficiente. O Benfica venceu o terceiro período por 20-21, e o último terminou empatado a 22 pontos.

O destaque do jogo foi o base Aarron Broussard, com 18 pontos, três ressaltos e cinco assistências, somando 22 pontos de valorização. Do lado da equipa da casa, Earl Timberlake foi o melhor em campo, com 15 pontos, sete ressaltos e uma assistência.

Galitos BARREIRO ACEDE 90-89 FC Porto

O Galitos recebeu e venceu o FC Porto numa partida muito equilibrada e intensa.

Nos primeiros minutos do jogo, o Galitos entrou a todo o gás e venceu num parcial de 17-7, obrigando Fernando Sá a pedir um desconto de tempo. No regresso ao jogo, a equipa do FC Porto voltou com outra atitude e com uma melhor eficácia de lançamento, terminando os primeiros dez minutos a apenas três pontos de distância (26-23).

Muito graças à sua eficácia na linha de três pontos, a equipa do Barreiro continuou a destacar-se e levou a partida para o intervalo a vencer por 46-39. Quentin Eyobo (Galitos Barreiro) terminou a primeira parte já como grande destaque, com 22 pontos e seis ressaltos.

No terceiro quarto, a equipa da casa manteve a eficácia e obrigou os dragões a correr atrás do resultado. O FC Porto venceu esse período por 20-22 e levou a mesma atitude para o último quarto.

Nos minutos finais, os dragões passaram pela primeira vez para a frente do marcador, mas, no jogo das faltas, o Galitos mostrou-se mais eficaz e acabou por vencer a partida por apenas um ponto.

Tal como na primeira parte, Quentin Eyobo manteve o nível elevado na segunda e foi o MVP da partida, com 47.5 pontos de valorização (36 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências). Javian Davis foi o melhor jogador da equipa visitante, somando 22 pontos e seis ressaltos.

Sporting CP 94-62 SC Vasco da Gama

O Sporting recebeu pela primeira vez, no Pavilhão João Rocha, a equipa do Vasco da Gama, numa partida em que os leões dominaram desde o início.

Logo desde a bola ao ar, o Sporting destacou-se na partida. Com os parciais de 25-13 e 27-21, liderou toda a primeira parte e não deu espaço ao Vasco da Gama para crescer, limitando tanto o seu trabalho ofensivo como o defensivo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Para o Sporting, o objetivo na segunda parte passava por manter o nível exibido e continuar a aumentar a distância no marcador. O Vasco da Gama entrou melhor após o intervalo, mas ainda assim não conseguiu vencer nenhum dos períodos. Os parciais de 18-12 e 24-16 permitiram aos leões ampliarem a vantagem e vencerem confortavelmente por 94-62.

No Sporting, Brandon Johns começa a destacar-se cada vez mais e, no jogo de hoje, não foi exceção. O poste leonino assinou um duplo-duplo, com 24 pontos e 10 ressaltos, além de duas assistências, totalizando 42.5 pontos de valorização. Na equipa do Vasco da Gama, Lashon Lindsey somou 15 pontos, nove ressaltos e duas assistências.

Queluz | O NOSSO PREGO 87-88 Imortal LUZiGÁS

O último jogo da noite colocava frente a frente Queluz e Imortal num duelo equilibrado.

As duas equipas entraram bem na partida e, em cada um dos períodos, uma delas se evidenciou: no primeiro, o Imortal venceu por 16-28 e, no segundo, o Queluz venceu por 28-17, o que levou o jogo a apenas um ponto de diferença para o intervalo (44-45).

A segunda parte seria fulcral para sabermos o vencedor, mas, mesmo assim, o equilíbrio foi a palavra-chave deste encontro. 13-20 foi o resultado no terceiro quarto e o Imortal ficava com uma vantagem para os últimos dez minutos.

No quarto período, o Queluz foi atrás do resultado e, ao faltar um minuto para o final do jogo, apenas um ponto separava as duas equipas (79-80), deixando em aberto quem seria o vencedor. Uma grande bola de Keonte Kennedy colocou novamente o Imortal à frente por dois pontos, o que lhes permitiu ganhar a confiança necessária para vencer a partida por 87-88.

Miguel Baker foi o jogador em evidência na equipa vencedora, com um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos), formando 30 de valorização. No lado da equipa da casa, Michael Bradley fez 32 pontos de valorização, graças a 23 pontos marcados, três ressaltos e sete assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


A Liga Betclic Feminina está de regresso este fim-de-semana

A Liga Betclic Feminina está de regresso depois de uma pausa para os jogos da seleção nacional.

A FPB falou com Gabriela Raimundo (Esgueira Aveiro ECOVALOR) e com Marcy Gonçalves (SL Benfica) para uma antevisão à partida este sábado.

A capitã da equipa de Aveiro, declarou que “Esta semana enfrentamos um dos jogos mais desafiantes da época, diante de um Benfica naturalmente forte e candidato ao título, mas o nosso foco está totalmente no crescimento da nossa equipa”. Apesar das mudanças significativas na equipa do Esgueira, Gabriela garante que este jogo é um ótimo momento para mostrarem a sua identidade “Sabemos que será um teste exigente, mas também uma oportunidade para mostrarmos a nossa competitividade, evoluirmos enquanto grupo e continuarmos a construir o caminho que queremos para esta época”.

Também o treinador André Janicas, garante que a equipa está preparada para receber o Benfica “Temos revelado uma grande capacidade ofensiva, mas, para vencer o Benfica, isso não será suficiente. Precisamos de juntar a isso a consistência defensiva que tão bem nos define. E é exatamente isso que vamos fazer”.

No lado adversário, a capitã do SL Benfica admitiu que as águias necessitam desde cedo de controlar o Esgueira e que será um jogo muito competitivo “O Esgueira é uma equipa tradicionalmente muito competitiva e que nos costuma criar bastantes dificuldades. (…) Precisamos de controlar as principais jogadoras do Esgueira, impor o nosso ritmo e dominar as lutas nas tabelas. Se conseguirmos cumprir estes pontos, acredito que o Benfica tem todas as condições para sair do campo do Esgueira com a vitória”.

A partida está marcada para este sábado (dia 22) às 21h no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira com transmissão na DAZN.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Um mês depois, a Taça Hugo dos Santos está de volta

Este sábado estamos de regresso para mais uma jornada da Taça Hugo dos Santos.

O Vitória SC abre a jornada ao receber o Esgueira Aveiro OLI no Pavilhão Unidade Vimarense. As duas equipas defrontam-se pela primeira vez nesta temporada, com o encontro marcado para as 15h.

Em Ovar, uma hora depois (16h), arranca a partida entre Ovarense GAVEX e SC Braga, um duelo que promete equilíbrio nesta segunda ronda.

Às 18h iniciam-se dois jogos em simultâneo: a UD Oliveirense recebe o SL Benfica, que segue invicto nesta fase da época, enquanto o Galitos BARREIRO ACEDE enfrenta o FC Porto. O encontro em Oliveira de Azeméis terá transmissão na DAZN.

Quase a fechar o dia, o Sporting CP, que atravessa um excelente momento de forma, mede forças pela primeira vez com o SC Vasco da Gama, às 18h30, num duelo que se antevê muito disputado.

A jornada termina com o Queluz | O NOSSO PREGO a receber o Imortal LUZiGÁS, num jogo que se espera equilibrado. A partida está marcada para as 18h45, no Pavilhão Henrique Miranda.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Latrell Reid é o MVP da 5.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Com estrondosos 39 de valorização na vitória do Esgueira Aveiro OLI, em casa, frente ao SC Vasco da Gama, Latrell Reid é o MVP da 5.ª jornada da Liga Betclic Masculina. O base norte-americano, reforço dos “Bikudos” para esta temporada, acumulou um duplo-duplo de 30 pontos e 15 ressaltos, chegando pela segunda vez a um Cinco Ideal da competição.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Ao seu lado estão os colegas de equipa Malik Porter e Nathan Bilamu e ainda Brandon Johns Jr. (Sporting CP) e Geno Crandall (SL Benfica).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Um fim de semana repleto de emoções na Liga Betclic Masculina

Neste domingo, oito equipas entraram em campo para fechar a quinta jornada da Liga Betclic Masculina.

SC BRAGA 66 – 63 UD OLIVEIRENSE

O Braga abriu o último dia da jornada ao receber a Oliveirense na AMCO Arena, numa vitória complicada que garantiu à equipa da casa o terceiro triunfo consecutivo na Liga Betclic.

Um parcial de 1-10, logo no início da partida, a favorecer a equipa de Oliveira de Azeméis, levou o treinador do Braga a pedir a primeira pausa do quarto. Após o tempo técnico, a equipa da casa subiu o nível de intensidade e melhorou significativamente o seu jogo. Ainda assim, apesar da boa reação, o Braga terminou os primeiros dez minutos em desvantagem: 13-22.

O segundo quarto foi mais equilibrado, com os bracarenses a entrarem muito bem neste período. A equipa realizou grandes momentos defensivos, que condicionaram a Oliveirense, e demonstrou, sobretudo, uma excelente atitude ofensiva, o que lhes permitiu vencer o parcial por 24-11 e chegar ao intervalo a ganhar por quatro pontos.

O equilíbrio manteve-se ao longo do terceiro quarto, e a equipa visitante terminou esses 10 minutos na frente do marcador (50-52), mas deixando ainda em aberto o desfecho da partida. Com tudo por decidir, a equipa do Braga acabou por ser superior, apresentando uma melhor percentagem nos lançamentos e conquistando muitos ressaltos ao longo do jogo, o que lhes permitiu vencer por 66-63.

Cândido Sá foi o destaque do Braga, com nove pontos, 11 ressaltos — todos defensivos — e duas assistências, somando um total de 20,5 de valorização. Na equipa da Oliveirense, James Boeheim III marcou 26 pontos, fez oito ressaltos e duas assistências.

QUELUZ | O NOSSO PREGO 80 – 101 SL BENFICA

Mais a sul do país, em Lisboa, o Queluz recebeu o SL Benfica num jogo intenso e cheio de emoção.

A primeira parte foi marcada por fortes momentos competitivos. A equipa orientada por Norberto Alves entrou melhor e acabou por sair vitoriosa dos primeiros dez minutos, com um parcial de 21-33. No segundo quarto, a formação do Queluz respondeu à altura, vencendo por 24-20 e reduzindo a diferença para apenas oito pontos ao intervalo.

A partir daí, o Queluz tentou sempre alcançar o Benfica, mas sem sucesso. Os parciais de 18-27 e 17-21 marcaram a segunda parte e confirmaram a vitória da equipa detentora do título.

O MVP da partida foi o base das águias, Eugene Crandall, que somou 18 pontos, sete ressaltos e nove assistências, terminando com 33 pontos de valorização. Na equipa da casa, Michael Bradley destacou-se com um duplo-duplo — 14 pontos e 10 assistências — alcançando 25 de valorização.

GALITOS BARREIRO 86 – 127 SPORTING CP

A equipa do Sporting atravessou a ponte e viajou até ao Barreiro para defrontar o Galitos, conquistando uma vitória expressiva e deixando todos surpreendidos com o número de pontos feitos neste jogo (213).

Com 42 pontos marcados apenas no primeiro período, e realizando praticamente dez minutos perfeitos, a equipa leonina dificultou desde cedo a vida ao conjunto da casa. No segundo quarto, a formação orientada por Luís Magalhães abrandou o ritmo, mas conseguiu, ainda assim, vencer o parcial por 19-25.

Ao intervalo, o Sporting já somava nove triplos convertidos e 67 pontos no marcador, contra 40 do Galitos, indiciando uma partida de alta pontuação e um domínio verde e branco.

No regresso dos balneários, a missão do Sporting era apenas controlar a vantagem, enquanto o Galitos procurava travar o ímpeto ofensivo dos leões e equilibrar o marcador. Um terceiro tempo já mais equilibrado (20-21) mas novamente um último quarto verdadeiramente intenso e com muitos pontos por parte das duas equipas (26-39).

Uma partida marcada essencialmente pelos triplos – 11 por parte do Galitos e 17 pelo Sporting – e por uma luta intensa por parte dos leões nas tabelas, onde conquistaram 50 ressaltos.

O jogador da partida foi Brandon Johns, que conseguiu um duplo-duplo (17 pontos e 11 ressaltos) e fez uns impressionantes 35 pontos de valorização. Na equipa do Galitos, Quentin Eyobo, leva o troféu com 26 pontos marcados, seis ressaltos e duas assistências.

ESGUEIRA AVEIRO OLI 107 – 103 SC VASCO DA GAMA

Para terminar esta jornada, não poderíamos ter pedido um jogo mais eletrizante. O Vasco da Gama deslocou-se até Aveiro para defrontar o Esgueira, num jogo que parecia não ter fim.

Os primeiros vinte minutos do encontro foram marcantes para os vascaínos que, graças ao trabalho coletivo, foram para o intervalo a vencer por 11 pontos (39-50).

Era expectável a reação do Esgueira no início da segunda parte, e esta aconteceu. A formação de Aveiro venceu o terceiro quarto por 30-22, reduzindo a diferença para apenas três pontos.

O último quarto foi uma autêntica montanha-russa no marcador: os equipas distanciavam-se e encurtavam a diferença; o Esgueira passou para a frente e, dois triplos depois de Ivo Coutinho, o Vasco da Gama voltou a assumir a liderança da partida. Com tantos altos e baixo não existiu nenhuma conclusão e ao fim dos 40 minutos de jogo o marcador estava igual: 93-93.

Já no tempo extra, o Esgueira entrou com muita criatividade a nível ofensivo e conseguiu sair vitorioso da partida por 107-103, depois de uma incrível recuperação de 15 pontos.

O MVP desta partida foi Latrell Reid com um duplo-duplo – 30 pontos marcados e 15 assistências – formando 39 pontos de valorização. Na equipa do Vasco da Gama, o destaque vai para o poste Felizardo Ambrósio com 16 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Concluída mais uma antevisão das Ligas Betclic

Está a chegar mais um fim de semana de basquetebol: jogam-se a quinta jornada da Liga Betclic Masculina e a sexta jornada da Liga Betclic Feminina.

Na Liga Betclic Masculina, a FPB esteve à conversa com Ricardo Guerreiro (Galitos BARREIRO ACEDE) e João Fernandes (Sporting CP), equipas que ficam frente-a-frente este domingo às 17h00.

O capitão da equipa do Barreiro, Ricardo Guerreiro, reconhece a qualidade do adversário, mas destaca também o trabalho que a sua equipa tem vindo a realizar – “A identidade do Galitos Barreiro é competir até ao fim e acreditar sempre no nosso trabalho, independentemente das circunstâncias ou dificuldades. Esperamos que seja um bom espetáculo e uma boa promoção da nossa modalidade”, afirmou.

Já o jogador João Fernandes, garante que será um jogo difícil e que os leões não podem cometer erros “São duas equipas que ainda estão a tentar encontrar o coletivo e a tentar adaptarem-se uns aos outros. O Galitos é uma equipa que tem muita qualidade ofensiva, jogadores que conseguem contribuir e marcar a diferença no ataque, e por isso vamos ter que estar bem defensivamente”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Na Liga Betclic Feminina, falamos com as capitãs do jogo deste sábado às 16h30: Esgueira AVEIRO ECOVALOR e GDESSA BARREIRO.

Diana Bizarro projetou o duelo frente ao GDESSA em declarações à FPB. As duas equipas encontram-se atualmente com o mesmo número de pontos na tabela classificativa, o que acrescenta ainda mais equilíbrio e expectativa à partida – “Esperamos um confronto equilibrado entre duas equipas que se encontram em fase de construção e adaptação. Vamos entrar em campo com a atitude que tanto nos caracteriza, com foco e vontade de vencer”.

Do outro lado, a capitã da equipa do Barreiro, Maianca Umabano descreveu o jogo deste fim-de-semana como difícil mas sempre com uma atitude positiva: “Sabemos que jogar contra o Esgueira, ainda por cima fora, não é fácil. Mas vamos para o jogo com o mesmo espírito de sempre, focadas e motivadas, confiando no trabalho coletivo e individual do grupo”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Ligas Betclic: duelos deste fim-de-semana já tem data e hora marcada

Vem aí mais um fim-de-semana cheio de basquetebol. As Ligas Betclic Masculina e Feminina vão dar início à quinta e sexta jornada, respetivamente.

No sábado, a competição masculina conta apenas com dois jogos. O primeiro realiza-se em Ovar, onde a equipa da Ovarense GAVEX entra em campo para defrontar o Imortal LUZiGÁS, às 16h00. O segundo jogo decorre no Dragão Arena e coloca frente a frente o FC Porto e o Vitória SC, às 18h00, com transmissão na DAZN.

No domingo, teremos uma tarde repleta de basquetebol. O SC Braga recebe a UD Oliveirense no primeiro duelo do dia, às 15h30. Segue-se o Queluz | O NOSSO PREGO, que recebe os atuais campeões nacionais, o SL Benfica, às 16h00.

Quase a terminar o dia, o Galitos BARREIRO ACEDE defronta o Sporting CP, numa partida com transmissão na RTP2, às 17h00. Por fim, o último jogo desta jornada coloca Esgueira AVEIRO OLI e SC Vasco da Gama frente a frente no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira, às 18h30, com transmissão na Bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No feminino, as equipas defrontam-se todas no sábado, à exceção do clássico. A primeira partida coloca Galitos FFONSECA e CAB Madeira frente a frente, às 15h30. Quase em simultâneo, às 16h00, a Sportiva AZORIS HOTELS recebe, nos Açores, a equipa do Imortal LUSIADAGÁS.

Às 16h30, o Esgueira AVEIRO ECOVALOR recebe o GDESSA BARREIRO. Mais tarde, às 18h00, o Basquete Barcelos HMMOTOR defronta a até agora invencível CRC Quinta dos Lombos.

O último jogo deste sábado será entre a Sanjoanense HELIOTEXTIL e o SC Coimbrões SANCHO PANZA, às 20h30, com transmissão na Bola.

A última partida desta jornada realiza-se apenas no dia 3 de dezembro, colocando frente a frente SL Benfica e Sporting CP, com transmissão na DAZN.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga Betclic Feminina: Lombos ainda invicto e Imortal surpreende Benfica

Domingo (2 de novembro) de Liga Betclic Feminina. A 5.ª jornada encerrou com os seguintes jogos:

Sporting CP 70-59 Esgueira Aveiro ECOVALOR

Um primeiro quarto de alto equilíbrio (18-18) auspiciava mais um jogo de máxima competitividade na Liga Betclic Feminina, com ambas as equipas a quererem adicionar mais uma vitória ao registo de 2-2 com que chegaram à 5.ª jornada. O Sporting CP de João Vieira foi mais forte nos três quartos seguintes (16-12, 16-14, 20-15), vencendo a luta da tabelas (46-33) e na eficácia de três pontos (7/20 -35% – contra 3/26 – 11%).

Dayna Rouse, que esteve em grande forma no último quarto, sai como MVP do encontro (19pts, 10res – 22val), muito bem secundada pelos 13 pontos de Emma Huff e de Luana Serranho (também com sete assistências). Gabriela Raimundo (20pts, 9ast) foi a mais inconformada das “Bikudas” de André Janicas, com a jovem internacional portuguesa Maria Andorinho a contribuir com 14 pontos na sua conta pessoal.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

CRC Quinta dos Lombos 70-55 Galitos FFonseca

Grande jogo de Basquetebol em Carcavelos, com o CRC Quinta dos Lombos a confirmar a posição cimeira da classificação, pese a grande vontade aveirense em contrariar o favoritismo da turma de José Leite. Os Galitos FFonseca até entraram a vencer (11-17), mas as aurinegras igualaram o segundo quarto (17-17) e venceram a segunda parte com dois grandes quartos (22-11 e 20-10).

Em destaque? Sara Caetano. A base dos Lombos voltou a ser MVP, com 11 pontos, nove ressaltos e 22 de valorização. Nahomis Hardy foi a melhor marcadora (19pts), muito perto do duplo-duplo (9res) e Anissa Rivera contribuiu com 13, naquele que foi o regresso da jovem poste internacional portuguesa Carolina Silva ao campo.

Do lado do Galitos, as mais esclarecidas foram Inês Neto (11pts) e Daniela Domingues (10pts).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Imortal LUSIADAGÁS 83-79 SL Benfica

“Surpresa”, ou não, em Albufeira, porque quem tem acompanhado o coletivo de Adriano Cerdeira sabe que esta equipa do Imortal LUSIADAGÁS veio para “dar o salto”. A verdade é que as encarnadas, que se apresentaram com apenas dez atletas, entraram desde cedo com uma baixíssima eficácia de triplo, e o Imortal, no sentido contrário, foi-se distanciando no marcador. Parciais de 24-18 e 25-19 catapultam a diferença para os 24 pontos, que as águias tiveram de suar para compensar no marcador.

Principalmente Inês Faustino. Com uma verdadeira masterclass de 31 pontos (8/11 2P), cinco ressaltos, quatro assistências, três roubos de bola e fantásticos 38.5 de valorização, a base encarnada ainda levou a equipa a recuperar, já no último quarto (16-24, 18-18), mas não foi suficiente. Letícia Soares marcou 15 e do outro lado brilhou Micaela Kelly, com 17 pontos, oito ressaltos e sete assistências.

Marta Vargas e Melissa Akullu marcaram 16 cada, a atiradora Natalia Lalic 13.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.