Artigos da Federaçãooo

Ligas Betclic: duelos deste fim-de-semana já tem data e hora marcada

Vem aí mais um fim-de-semana cheio de basquetebol. As Ligas Betclic Masculina e Feminina vão dar início à quinta e sexta jornada, respetivamente.

No sábado, a competição masculina conta apenas com dois jogos. O primeiro realiza-se em Ovar, onde a equipa da Ovarense GAVEX entra em campo para defrontar o Imortal LUZiGÁS, às 16h00. O segundo jogo decorre no Dragão Arena e coloca frente a frente o FC Porto e o Vitória SC, às 18h00, com transmissão na DAZN.

No domingo, teremos uma tarde repleta de basquetebol. O SC Braga recebe a UD Oliveirense no primeiro duelo do dia, às 15h30. Segue-se o Queluz | O NOSSO PREGO, que recebe os atuais campeões nacionais, o SL Benfica, às 16h00.

Quase a terminar o dia, o Galitos BARREIRO ACEDE defronta o Sporting CP, numa partida com transmissão na RTP2, às 17h00. Por fim, o último jogo desta jornada coloca Esgueira AVEIRO OLI e SC Vasco da Gama frente a frente no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira, às 18h30, com transmissão na Bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No feminino, as equipas defrontam-se todas no sábado, à exceção do clássico. A primeira partida coloca Galitos FFONSECA e CAB Madeira frente a frente, às 15h30. Quase em simultâneo, às 16h00, a Sportiva AZORIS HOTELS recebe, nos Açores, a equipa do Imortal LUSIADAGÁS.

Às 16h30, o Esgueira AVEIRO ECOVALOR recebe o GDESSA BARREIRO. Mais tarde, às 18h00, o Basquete Barcelos HMMOTOR defronta a até agora invencível CRC Quinta dos Lombos.

O último jogo deste sábado será entre a Sanjoanense HELIOTEXTIL e o SC Coimbrões SANCHO PANZA, às 20h30, com transmissão na Bola.

A última partida desta jornada realiza-se apenas no dia 3 de dezembro, colocando frente a frente SL Benfica e Sporting CP, com transmissão na DAZN.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN 1 Masculina: Basquete Barcelos, Clube dos Galitos, ABA/IPCB e CBA na dianteira dos seus grupos

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, encurtou para três o número de invictos – Basquete Barcelos Eticol, CBA Vigion Group e FC Barreirense (que teve o seu jogo adiado).

 

1ª Fase – Norte

O Basquete Barcelos Eticol prolongou o registo ganhador, em casa, contra o Académico FC93-75 -, desfecho com influência decisiva de Joel Luz (16pts, 10res), autor de um duplo-duplo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Basquete Clube de Barcelos (@basqueteclubebarcelos)

Com Jake Harrison em alta, a amealhar 21 pontos, cinco ressaltos, quatro assistências e cinco roubos de bola – 31 val. -, o FC GAIA FOKUS também capitalizou o fator casa, perante o CB Viana NortAluga71-59.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Futebol Clube de Gaia – Basquetebol (@fcgaiabasket)

O CD Póvoa Sub23 acompanhou a tendência e ditou leis, em casa, frente ao Guifões SC72-57 -, apesar das diligências de Gustavo Nunes (14pts, 9res).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CD Póvoa Basquetebol (@cdpovoabasquetebol)

O GDAS, ancorado na prestação superlativa de Sekouba Conde, com 19 pontos e treze ressaltos, superou o FAC Crédito Agrícola69-71 -, o que representou a segunda vitória da temporada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDAS Basket (@gdas.basquetebol)

1ª Fase – Norte-Centro

Tudo empatado no trio da frente, mas com o Clube dos Galitos na frente, mercê da diferença de pontos. A formação aveirense derrotou, por margem expressiva, a Juvemaia ACDC/Mecprec50-83 -, impulsionados pelo desempenho acima da média de Bradley Cimperman (27pts, 5res). Segue-se o SC Vasco da Gama Sub23, que triunfou no reduto do SC Beira-Mar67-73 -, não obstante a esplêndida atuação de Jacquelino Mendonça – 27 pontos e vinte e três ressaltos -, com um duplo-duplo na “casa” das duas dezenas, a valer 46.5 de valorização.

O Club 5Basket Gondomar ultrapassou o Olivais FC72-65 -, encontro no qual se destacou Eduardo Bastos, com 25 pontos, quatro ressaltos e quatro roubos de bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Club 5Basket (@club5basket)

A AD Sanjoanense celebrou o primeiro triunfo, no recinto do Gafanha Rascunhos Urbano – 69-98.

1ª Fase – Centro-Sul

A ABA/IPCB lidera a série, fruto da vitória categórica ante o Eléctrico Futebol Clube97-62. Diogo Ramos contribuiu para o sucesso albicastrense com um duplo-duplo – 20 pontos e onze ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Associação Basquetebol Albicastrense (@abacbranco)

Com os mesmos pontos, no segundo posto, surge o CBC – Coração do Ribatejo, soberano no compromisso caseiro com o Estoril Basket Clube83-67 -, onde emergiu Rui Nery (28pts, 9res).

No Pavilhão João Rocha, o Sporting CP Sub23 tirou partido do engenho de Uwais Razaque, na órbita do duplo-duplo, com 12 pontos, doze ressaltos e quatro assistências, na vitória contra o PAC/Kyocera74-65. O Sporting Clube Marinhense venceu, fora de portas, o Carnide Clube55-61. Somachi Agbapu brilhou na turma da Marinha Grande, ao obter 20 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.

1ª Fase – Sul

Rúben Ferreira (17pts, 7ast) guiou o CBA Vigion Group à quarta vitória em igual número de jogos, quebrando a invencibilidade do Atlético CP73-52.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube de Basquete de Albufeira (@cbabasquete)

Shawn Summers Jr (18pts, 7res) mostrou ao que vinha e deu um impulso determinante para o sucesso do Belenenses, no Pavilhão Acácio Rosa, perante o BAC Crossjoin Solutions80-56.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Os Belenenses Basquetebol (@belembasket)

O Seixal/Superveda festejou a vitória com o Portimonense SC Sub2392-86. Guilherme Santinho bem procurou outro desenlace para os algarvios e alcançou a máxima valorização da jornada – 50.5 -, com 34 pontos e catorze ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Seixal Clube 1925 Basquetebol (@seixal1925basquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CBA 


Delvin Barnstable e Schekinah Bimpa são os MVP do mês de outubro nas Ligas Betclic

Ao fim do primeiro mês de competição e de muitos destaques em todos as equipas, Schekinah Bimpa (AD Sanjoanense) e Delvin Barnstable (CP Esgueira) foram os jogadores mais valiosos do primeiro mês da temporada 2025/2026.

A jogadora norte-americana em quatro jogos marcou 108 pontos, fez 57 ressaltos e conseguiu uma valorização de 142.5 (uma média de 35.6 por jogo).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No lado do basquetebol masculino, Delvin Barnstable foi o grande destaque deste mês. É a primeira época do atleta na Liga Betclic Masculina e em quatro jogos lidera em pontos (102) e conta ainda com 25 ressaltos, quatro assistências e dois desarmes, formando 103.5 de valorização (média de 25.8 por jogo).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok


CN 1 Masculina: FC Barreirense, CB Albufeira, Atlético CP e Basquete Barcelos colecionam vitórias

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, reduziu para quatro o lote de emblemas com registo cem por cento vitorioso: CBA Vigion Group, FC Barreirense, Atlético CP e Basquete Barcelos Eticol.

 

1ª Fase – Norte

O Basquete Barcelos Eticol soma e segue. Os barcelenses quebraram a invencibilidade do FC GAIA – FOKUS55-87 -, triunfo que teve André Rocha Gomes como principal obreiro – 22 pontos e seis assistências. Segue-se, mercê do melhor cesta-average, o CD Póvoa Sub23, soberano no reduto do GDAS 51-74. Nota mais para Davide Buccilli, que amealhou 21 pontos e cinco assistências.

Fecha o pódio o Académico FC, que ditou leis na receção ao FAC – Crédito Agrícola96-69. De salientar a produção acima da média de Ricardo Luís (26pts, 9res). Um inspirado Tedoyame Simão (22pts, 8res), a roçar o duplo-duplo, liderou o Guifões SC à vitória, no terreno do CB Viana NortAluga49-78.

1ª Fase – Norte-Centro

O Club 5Basket Gondomar recebeu e venceu a Juvemaia ACDC75-58. Eduardo Bastos distanciou-se da concorrência, ao registar 21 pontos, oito ressaltos e cinco assistências.

Uma ponta final de luxo – 14-33 – valeu ao SC Beira-Mar a reviravolta, em São João da Madeira, frente à AD Sanjoanense80-86. Jacquelino Mendonça, com 33 pontos e seis ressaltos, brilhou pelos aurinegros.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Beira-Mar Basquetebol (@beiramarbasquetebol)

O Clube dos Galitos capitalizou o fator casa, ante o Gafanha Rascunhos Urbano79-55 -, duelo no qual se notabilizou André Sousa (13pts, 5res, 7ast). Em Coimbra, o SC Vasco da Gama Sub23 alcançou um triunfo expressivo, fruto também de um último quarto fértil – 9-27 -, diante do Olivais FC63-88. Elton Mangueira foi o mais produtivo, na turma portuense, com 17 pontos e onze ressaltos.

1ª Fase – Centro-Sul

A ABA/IPCB obteve a vitória, no compromisso caseiro com o Sporting CP Sub23 88-64. Brandon Jackson (26pys, 4res, 4rb) guiou os albicastrenses.

O Eléctrico Futebol Clube impôs-se por seis pontos, em casa do Sporting Clube Marinhense, precisamente a diferença espelhada no marcador no último quarto – 18-24 -, não obstante as diligências de Somachi Agbapu (14pts, 14res). Resultado final: 64-70.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Eléctrico Futebol Clube (@electricofc_oficial)

O Estoril Basket Clube prevaleceu, no Pavilhão Jesus Correia, contra o PAC/Kyocera 52-76. Evandro Adriano “limpou” as tabelas, com 23 ressaltos, aos quais juntou 16 pontos, metas que se traduziram em 38.5 de valorização. O CBC – Coração do Ribatejo alcançou a segunda vitória da competição, perante o seu público, ante o Carnide Clube60-49. A atuação individual mais sonante pertenceu à equipa forasteira, pela mão de Daniel Pestana (13pts, 13res).

1ª Fase – Sul

O Futebol Clube Barreirense prevaleceu, no campo do Portimonense SC Sub2359-71 -, não obstante a réplica algarvia, personificada por Guilherme Santinho, muito próximo do duplo-duplo, com 24 pontos e oito ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Barreirense Basquetebol (@fcbarreirensebasquetebol)

Segue-se, igualmente o invicto, o CBA Vigion Group, que derrubou a oposição do Scalipus CS71-83 -, alavancado por Joel António (25pts, 9res). A notável performance de Bruno Celestino, expressa em 18 pontos, oito ressaltos e cinco assistências, não bastou para o BAC Crossjoin Solutions travar o Atlético CP65-69.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Atlético Clube de Portugal (@atleticocp)

O Belenenses conseguiu uma vitória folgada – a primeira da época -, no confronto com o Seixal/Superveda99-65. Rui Silva distinguiu-se, no emblema anfitrião, ao somar 13 pontos, oito ressaltos e cinco assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Atlético CP / Ana Beles


Galitos e Barcelos vencem os primeiros jogos da quarta jornada

Arrancou este sábado a quarta jornada da Liga Betclic Feminina com dois jogos muito intensos e equilibrados.

Basquete Barcelos HMMOTOR 68-65 SC Coimbrões SANCHO PANZA

O Barcelos recebeu e venceu o SC Coimbrões por 68-65 num jogo vivido até ao apito final. O primeiro período que mostrou bem o equilíbrio do jogo, terminando 11-12, a favorecer a equipa estreante na Liga. O Barcelos reagiu rápido e o fator casa ajudou à equipa ir buscar a força necessária para vencer o segundo quarto por 26-17, indo a vencer por oito para o intervalo.

Uma segunda parte marcada mais uma vez pela igualdade da qualidade das jogadoras presentes nas duas equipas, fez com que o jogo fosse com 15 pontos de diferença para os últimos dez minutos. O Coimbrões ainda reduziu significativamente a vantagem e fez um parcial de 10-22, reduzindo 12 pontos de diferença. Apesar da recuperação, nada impediu a vitória da equipa do Barcelos .

Rebecca Taylor já é nome conhecido na equipa da cidade de Barcelos e foi mais uma vez a MVP da partida com 22 pontos, 12 ressaltos e três assistências, formando 28,5 de valorização.

Galitos FFONSECA 82-72 Sanjoanense HELIOTEXTIL

O Galitos iniciou esta jornada da melhor maneira: vencer em casa. Num jogo super coeso e sem uma decisão até ao último quarto, a equipa da Sanjoanense perdeu por pouco e não conquistou esta vitória.

Um único ponto separava as duas equipas ao intervalo (39-38) com a equipa da casa a ganhar. Como o que realmente “reinou” nesta partida foi o equilíbrio, o terceiro quarto acabou com a pontuação igual (56-56) e o quarto período era mesmo o tudo ou nada.

A equipa da cidade de Aveiro, conseguiu ser superior e arrancar o marcador. Aos sete minutos a partida estava novamente empatada aos 60 pontos e a partir daí o Galitos foi conquistando a sua vantagem, vencendo a partida por 10 pontos.

Apesar de uma grande partida de Daniela Domingues (19 pontos, 5 ressaltos e 5 assisntências) e Maria Neto (16 pontos, 3 ressaltos e 4 assistências) a principal figura foi Mykel Parham com 18 pontos, 16 ressaltos e duas assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Todos os restantes jogos estão marcados para amanhã e pode assistir em direto na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN1 Masculina: Sete emblemas só sabem ganhar

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, sete equipas conservam o estatuto invencível.

 

1ª Fase Norte

O Basquete Barcelos Eticol somou a segunda vitória em dois jogos, na visita ao CB Viana NortAluga58-69 -, com Afonso Anjo a assumir a batuta, ao registar 14 pontos, doze ressaltos e quatro assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Basquete Clube de Barcelos (@basqueteclubebarcelos)

Também invicto, o FC Gaia – FOKUS suplantou o FAC – Crédito Agrícola58-75. Jake Harrison agigantou-se e abrilhantou a sua atuação com 26 pontos, doze ressaltos e seis assistências, garante da marca de 40.5 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Futebol Clube de Gaia – Basquetebol (@fcgaiabasket)

James Okemirie exibiu-se a alto nível, ao assinar um duplo-duplo (18pts, 19res), e liderou o CD Póvoa Sub23 à primeira vitória, no embate caseiro com o Académico FC80-66. O Guifões SC recebeu e venceu o GDAS64-49 -, à boleia dos dígitos de Gustavo Nunes (13pts, 12res).

1ª Fase Norte-Centro

A Juvemaia ACDC preservou a invencibilidade na prova, no reduto do Olivais FC73-76. Kevin Sousa destacou-se da concorrência e contribuiu sobremaneira para o êxito maiato – 24 pontos e seis ressaltos.

Jacquelino Mendonça (27pts, 9res) assinou uma exibição de gala, no sucesso do SC Beira-Mar, frente ao Clube dos Galitos79-75.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Beira-Mar Basquetebol (@beiramarbasquetebol)

O Gafanha Rascunhos Urbano celebrou o primeiro triunfo, na corrente edição da prova, na receção ao Club 5Basket Gondomar87-84 -, com Eric Pedro em plano de destaque, ao apontar 13 pontos e arrecadar dezassete ressaltos.

No Parque das Camélias, o SC Vasco da Gama Sub23 contornou a AD Sanjoanense98-82. Pedro Lopes guiou os portuenses, ao amealhar 31 pontos (8/11 2pts).

1ª Fase – Centro-Sul

Num grupo já sem invictos, o PAC/Kyocera derrotou, fora de portas, o Carnide Clube 78-94. Amiraldo Guilherme, que rondou o duplo-duplo com 21 pontos e oito ressaltos, alavancou a vitória forasteira.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paço de Arcos Clube (@pabasquetebol)

Por seu turno, o Sporting CP Sub23 levou de vencida, por uma posse de bola, o Eléctrico Futebol Clube67-69 -, apesar da determinação de Jalen Jordan (25pts, 18res).

Autor de 18 pontos e cinco ressaltos, Bernardo Matos ajudou a ABA/IPCB a reclamar os pontos em disputa, no duelo com o Estoril Basket Clube67-74.

O CBC – Coração do Ribatejo não fugiu à tendência e também se impôs, na condição de visitante, ante o Sporting Clube Marinhense70-73. Merecem ênfase os números de José Salvador (19pts, 7res, 6ast).

1ª Fase – Sul

O Futebol Clube Barreirense averbou a segunda vitória em igual número de partida, perante o seu público, contra o Belenenses82-76. Afonso Coelho subiu a fasquia, alcançou 41.5 de valorização, reflexo de 25 pontos, oito ressaltos e sete assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Barreirense Basquetebol (@fcbarreirensebasquetebol)

O BAC Crossjoin Solutions capitalizou o fator casa com o Seixal/Superveda74-52 -, não obstante as diligências de Gonçalo Lourenço (26pts, 6res), o melhor do jogo e dos seixalenses.

O Atlético CP derrubou a oposição do Scalipus CS67-57. Os 19 pontos de João Nunes pesaram a favor da turma da Tapadinha.

O CBA Vigion Group aplacou as intenções do Portimonense SC – Sub2380-69. Joel António personificou a ambição do conjunto local, ao somar um duplo-duplo de 27 pontos e quinze ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube de Basquete de Albufeira (@cbabasquete)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – SC Beira-Mar


Rebecca Taylor em destaque no Cinco Ideal da terceira Jornada da Liga Betclic Feminina

Rebecca Taylor teve uma atuação dominante na vitória do Basq. Barcelos HMMotor, assumindo o protagonismo ofensivo e defensivo da sua equipa. Com 32 pontos e 9 ressaltos, a poste norte-americana registou uma valorização de 39,5 pontos, que lhe garantiu o título de MVP da Jornada 3 e um lugar incontornável no Cinco Ideal.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

A completar o cinco de luxo estão Gabriela Ispinoza (Esgueira Aveiro Ecovalor), que brilhou com 25 pontos, 7 ressaltos e 5 assistências (32,5 de valorização); Schekinah Bimpa (Sanjoanense Heliotextil), que somou 23 pontos e 14 ressaltos (32,0 de valorização), dominando nas tabelas; Sara Caetano (CRC Quinta dos Lombos), autora de 14 pontos e 10 ressaltos (28,5 de valorização); e Márcia Costa (GDESSA Barreiro), que se destacou com 23 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências (27,5 de valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


3.ª jornada Liga Betclic Feminina: Lombos continua invencível e Coimbrões em busca do primeiro triunfo

A terceira jornada da Liga Betclic Feminina retomou e finalizou este domingo, com dez equipas em ação após a vitória do Galitos FFONSECA sobre o SC Coimbrões Sancho Panza no passado sábado.

Galitos FFONSECA alcança primeiro triunfo da época frente ao SC Coimbrões SANCHO PANZA

CAB Madeira 69-77 Esgueira Aveiro ECOVALOR

O Esgueira Aveiro ECOVALOR somou este sábado uma vitória emocionante por 69-77 frente ao CAB Madeira, após prolongamento, em encontro referente à 3.ª jornada da Liga Betclic Feminina. A partida, disputada no Pavilhão do CAB, foi um verdadeiro teste à resistência e à capacidade de resposta das duas equipas, que protagonizaram um espetáculo de equilíbrio e emoção até ao último minuto.

O conjunto visitante entrou mais forte, mostrando eficácia ofensiva e consistência defensiva, o que lhe permitiu vencer o primeiro período por 7-22. O CAB respondeu de forma notável no segundo quarto, com um parcial de 25-10, reduzindo a desvantagem e levando o jogo empatado para o intervalo (32-32). Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se: o terceiro período terminou com ligeira vantagem para as madeirenses (16-12), mas o Esgueira voltou a reagir e forçou o prolongamento após um 16-20 no quarto final, que fixou o marcador em 64-64.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No tempo extra, a formação aveirense mostrou maior frescura física e melhor capacidade de decisão, vencendo o parcial por 5-13 e confirmando o triunfo por 69-77, num encontro repleto de entrega e intensidade competitiva.

Em destaque esteve Gabriela Raimundo, que assinou uma exibição de grande nível e foi decisiva para o Esgueira, com 25 pontos, cinco ressaltos, cinco assistências e sete roubos de bola (32.5 de valorização). Do lado do CAB Madeira, Raida Luisa esteve em excelente plano, registando um duplo-duplo de 15 pontos e 16 ressaltos, a que juntou uma assistência e dois roubos de bola (25 de valorização), confirmando-se como a principal referência interior da equipa.

CRC Quinta dos Lombos 63-55 SL Benfica

O CRC Quinta dos Lombos voltou a impor-se frente ao SL Benfica, vencendo por 63-55 em mais um grande duelo entre duas das principais candidatas ao título da Liga Betclic Feminina. A partida, disputada em Carcavelos, reedita o confronto da Supertaça — também vencido pela formação lombina — e confirmou o excelente momento da equipa orientada por José Leite.

O encontro começou equilibrado, com o Benfica a entrar mais eficaz e a vencer o primeiro período por 14-20. No entanto, o segundo quarto trouxe uma reação forte da Quinta dos Lombos, que, com intensidade defensiva e maior acerto no ataque, venceu o parcial por 24-16, chegando ao intervalo em vantagem por 38-36.

Na segunda metade, o domínio pertenceu claramente à formação de Carcavelos. O Lombos assumiu o controlo do jogo com um excelente terceiro período (16-7) e, mesmo com a reação encarnada nos minutos finais (9-12 no último quarto), manteve a consistência necessária para garantir mais uma vitória de prestígio, desta vez por 63-55.

Em evidência esteve Sara Caetano, que voltou a ser uma das figuras da equipa da casa, somando 14 pontos, dez ressaltos, três assistências e três roubos de bola (28.5 de valorização) — uma exibição de enorme impacto nos dois lados do campo. No SL Benfica, o destaque foi Zuzanna Puc, que terminou com dez pontos, nove ressaltos e uma assistência (14 de valorização), sendo a jogadora mais influente das encarnadas.

Sanjoanense HELIOTEXTIL 74-68 Sportiva AZORISHOTELS

A Sanjoanense HELIOTEXTIL somou uma vitória importante ao superar o Sportiva AZORISHOTELS por 74-68, num encontro equilibrado e disputado até aos instantes finais, a contar para a 3.ª jornada da Liga Betclic Feminina. A partida, realizada em São João da Madeira, foi marcada por ritmo elevado, alternância no marcador e um quarto período decisivo da formação da casa.

O Sportiva entrou melhor e venceu o primeiro parcial por 16-19, num início pautado pela boa eficácia no tiro exterior. O segundo quarto manteve o equilíbrio, com ambas as equipas a trocarem pontos e a irem para o intervalo separadas por três pontos (36-39). Após o descanso, a formação açoriana conseguiu uma ligeira vantagem ao vencer o terceiro período por 12-18, mas a Sanjoanense respondeu de forma notável no derradeiro quarto, com um parcial de 23-8 que acabou por definir o desfecho do jogo.

Em grande destaque esteve Schekinah Bimpa, que rubricou uma exibição dominante, com 23 pontos, 14 ressaltos e duas assistências (32 de valorização), sendo determinante para a recuperação e triunfo da equipa de São João da Madeira. No Sportiva AZORISHOTELS, Monique Pereira voltou a destacar-se, somando nove pontos, 15 ressaltos e duas assistências (21 de valorização), evidenciando novamente a sua consistência e presença nas tabelas.

Imortal LUSIADAGÁS 76-62 Sporting CP

O Imortal LUSIADAGÁS conquistou este domingo uma vitória sólida frente ao Sporting CP, por 76-62, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, num encontro referente à 3.ª jornada da Liga Betclic Feminina. A equipa algarvia mostrou grande consistência desde o início, controlando o ritmo do jogo e demonstrando eficácia ofensiva e intensidade defensiva ao longo dos 40 minutos.

O conjunto da casa entrou forte e determinado, vencendo o primeiro período por 25-17, apoiado na boa movimentação de bola e na capacidade de transição rápida. No segundo quarto, manteve o controlo e ampliou ligeiramente a vantagem com um parcial de 19-17, chegando ao intervalo a vencer por 44-34. No regresso dos balneários, o Imortal LUSIADAGÁS voltou a impor o seu jogo, vencendo o terceiro período por 18-15, e confirmou o triunfo no último quarto (14-13), perante um Sporting CP que nunca deixou de lutar, mas encontrou dificuldades em contrariar a solidez da formação algarvia.

Em destaque esteve Suraya Rijal, peça fundamental no sucesso da equipa algarvia, ao registar um duplo-duplo com 14 pontos, 11 ressaltos, três assistências e um roubo de bola, num desempenho de grande impacto nos dois lados do campo. Nas leoas, a mais influente foi Emma Huff, que somou oito pontos, cinco ressaltos, três assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento (13 de valorização), sendo uma das principais referências ofensivas da equipa lisboeta.

GDESSA Barreiro 69-70 Basquete Barcelos HMMOTOR

O Basquete Barcelos HMMOTOR protagonizou uma vitória memorável este domingo ao vencer o GDESSA Barreiro por 69-70, no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho, num jogo decidido nos instantes finais e que manteve o público em suspense até ao último segundo.

O encontro começou com ascendente da equipa visitante, que entrou de forma demolidora e venceu o primeiro período por 10-28, apoiada numa defesa agressiva e num ataque fluido e eficaz. O GDESSA reagiu de forma notável no segundo quarto, equilibrando o jogo com um parcial de 22-9, reduzindo significativamente a desvantagem e levando o marcador para o intervalo em aberto (32-37). No terceiro período, o equilíbrio manteve-se, com ligeira vantagem para a formação da casa (21-15), que conseguiu operar a reviravolta e chegar aos últimos dez minutos na frente (53-52).

O último quarto foi digno de um verdadeiro thriller. As duas equipas trocaram liderança várias vezes, com o GDESSA a passar para a frente por 69-68 após um lançamento de Maianca a apenas quatro segundos do final. Contudo, a resposta do Basquete Barcelos HMMOTOR foi imediata e decisiva: Rebecca Taylor assumiu a responsabilidade e, com uma penetração certeira nos instantes finais, marcou o cesto da vitória, selando o triunfo por 69-70 para a formação minhota.

A própria Rebecca Taylor foi a grande figura da partida, com uma exibição notável de 32 pontos e nove ressaltos (39.5 de valorização), liderando a sua equipa em momentos cruciais e confirmando-se como uma das grandes protagonistas da jornada. No GDESSA Barreiro, Márcia Costa destacou-se como o motor da equipa, somando 23 pontos, quatro ressaltos, três assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (27.5 de valorização), numa exibição de enorme qualidade e entrega.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN 1 Masculina: Equilíbrio e emoção na primeira jornada

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, a prova arrancou com todas as equipas envolvidas. Cinco jogos ficaram à distância de uma posse de bola, facto ilustrativo do nivelamento competitivo.

1ª Fase Norte

O Basquete Barcelos Eticol recebeu e venceu o FAC – Crédito Agrícola75-51 -, alcançando o resultado com a maior diferença do grupo, com Kennedy Fernandes (16pts, 7res, 4rb) em plano de evidência. Todos os outros encontros tiveram o equilíbrio como nota dominante.

O Académico FC ultrapassou o Guifões SC76-70 -, não obstante a estrondosa exibição do MVP da partida Gustavo Nunes, que assinou um duplo-duplo, a render 32 de valorização – 18 pontos e 14 ressaltos.

O FC GAIA – FOKUS entrou igualmente a ganhar, no seu reduto, por 61-56, diante do CD Póvoa Sub23. William Lima, na órbita do duplo-duplo, contribuiu para o sucesso gaiense com 12 pontos, 12 ressaltos e 4 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Futebol Clube de Gaia – Basquetebol (@fcgaiabasket)

Em Braga, Sekouba Conde “imitou” o feito, ao registar 10 pontos e 13 ressaltos, no triunfo caseiro do GDAS contra o CB Viana NortAluga64-61.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDAS Basket (@gdas.basquetebol)

1ª Fase – Norte-Centro

O Clube dos Galitos lidera após a primeira jornada, fruto da vitória mais ampla, obtida perante o SC Vasco da Gama Sub2378-63. O mais valorizado do duelo foi Kaua Domingues (12pts, 8res) do emblema portuense.

Em São João da Madeira, Aaron Tims (22pts, 9res) corporizou a ambição do Olivais FC, que reclamou os pontos em disputa, perante a AD Sanjoanense77-87 -, onde brilhou David Williams (15pts, 15res).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Olivais FC Coimbra (@olivaiscoimbra)

Com uma ponta final dominadora, o Club 5Basket Gondomar celebrou uma vitória tangencial, ante o SC Beira-Mar73-72. Evandro Delgado, autor de um duplo-duplo, cifrado em 18 pontos e 13 ressaltos, deu o mote para o desfecho a favor dos homens da casa.

No Pavilhão Municipal Nogueira da Maia, repetiu-se o desenlace com o “coração na boca”, já que os locais Juvemaia ACDC selaram a conquista, pela margem mínima, frente ao Gafanha Rascunhos Urbano65-64. Jaysen Williams (14pts, 14res) liderou os maiatos, ao passo que, nas hostes da Gafanha da Nazaré, sobressaiu Bruno Bandeira (27pts, 11res), com 36 de valorização, melhor índice da partida.

1ª Fase – Centro-Sul

Com Evandro Adriano (20pts, 20res) em patamar estratosférico, o Estoril Basket Clube levou a melhor sobre o Sporting CP Sub2357-67.

A toada de vencer fora de portas alastrou-se igualmente ao Eléctrico Futebol Clube, que ditou leis no terreno do CBC – Coração do Ribatejo60-67 -, alavancado por Mário Neves, que rubricou um duplo-duplo – 17 pontos e 15 ressaltos; 30.5 val.

O Carnide Clube prevaleceu, perante o seu público, sobre a ABA/IPCB87-82 -, ao tirar partido dos 19 pontos de Gonçalo Soares. De assinalar a réplica albicastrense que partiu de Bernardo Matos (16pts, 4res, 8ast).

O Sporting Clube Marinhense protagonizou um arranque vitorioso na competição, contra o PAC/Kyocera70-71 -, muito à custa do engenho de Stiven Lopes (17pts, 15res), MVP com 32.5 de valorização. No conjunto de Paço de Arcos, morou o melhor marcador da partida: Gonçalo Afonso com 28 pontos.

1ª Fase – Sul

O Futebol Clube Barreirense vincou a sua capacidade, na visita ao Seixal/Superveda48-87 -, colhendo frutas da exibição de gala do MVP da ronda Evan Maxwell, que amealhou 31 pontos e 14 ressaltos, duplo-duplo que rendeu 48.5 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Barreirense Basquetebol (@fcbarreirensebasquetebol)

O CBA VIGION GROUP desfeiteou o Belenenses 65-79. Os algarvios contaram com um inspirado Ruben Ferreira (33pts, 9res, 4ast; 33.5 val.).

O BAC Crossjoin Solutions “suou” para suplantar o Scalipus CS73-69 -, guardando o melhor para o fim (parcial de 22-9). O melhor marcador Bruno Celestino (18pts) e Ricardo Raimundo (8pts, 13res, 5ast), à beira do duplo-duplo, revelaram-se os mais decisivos.

Os 18 pontos de David Almeida impulsionaram o Atlético CP para a vitória, na condição de visitante, frente ao Portimonense SC Sub2355-57 -, apesar do duplo-duplo de Afonso Parrinha (10pts, 10res).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Atlético CP – José Manuel Teixeira


Liga Betclic Feminina: equilíbrio, intensidade e exibições de destaque na 2.ª jornada

SL Benfica 99 – 60 Sanjoanense HELIOTEXTIL

No Pavilhão Fidelidade, o SL Benfica confirmou a importância do fator casa e somou uma vitória expressiva frente à AD Sanjoanense por 99-60, em partida referente à 2.ª jornada da Liga Betclic Feminina. As encarnadas entraram em campo determinadas a assumir o controlo do jogo desde o primeiro minuto e rapidamente construíram uma vantagem confortável que se revelou impossível de recuperar.

O primeiro quarto deu o tom para o resto da partida, com o Benfica a dominar todos os aspetos do jogo e a fechar o período com 27-14. No segundo momento da partida, a equipa orientada por Eugénio Rodrigues aumentou ainda mais a intensidade, impondo um parcial de 27-8 que levou o marcador para 54-22 ao intervalo. Na segunda parte, o Benfica manteve o ritmo e a consistência, enquanto a equipa do Sanjoanense conseguiu equilibrar mais o jogo nos dois últimos períodos (25-23 e 20-15), mostrando maior capacidade ofensiva e entrega até ao fim.

Inês Faustino foi a grande figura da partida e MVP, destacando-se pela sua influência em todas as fases do jogo. A base encarnada somou 14 pontos, quatro ressaltos, quatro assistências e quatro roubos de bola, terminando com 23 de valorização. Ao seu lado, também Zuzanna Puc teve uma exibição de grande nível, assinando 19,5 de valorização, com sete pontos, doze ressaltos, três assistências e dois roubos de bola, afirmando-se como peça dominante nas tabelas e fundamental no equilíbrio defensivo da equipa.

Do lado da AD Sanjoanense, Sheckinah Bimpa foi a jogadora mais influente, com uma valorização de 12,5, registando cinco ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola, mostrando garra e presença física no jogo interior. Também Maria Leite teve nota positiva, terminando com 11 de valorização, ao somar dois ressaltos e um roubo de bola, contribuindo com esforço e consistência em ambos os lados do campo.

Estatística completa aqui.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Sportiva AZORISHOTELS 74 – 53 SC Coimbrões SANCHO PANZA

No Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa, a União Sportiva somou mais uma vitória convincente ao superar o SC Coimbrões por 74-53. A equipa açoriana entrou forte, manteve o controlo durante praticamente toda a partida e consolidou um triunfo construído com intensidade, solidez defensiva e grande consistência coletiva.

O primeiro quarto foi equilibrado, com a Sportiva a vencer por 21-18, mas foi no segundo período que a diferença começou a ganhar expressão. As jogadoras da casa impuseram um ritmo elevado e uma defesa sufocante, permitindo apenas oito pontos ao adversário, o que lhes garantiu uma vantagem de 41-26 ao intervalo. Na segunda metade, o Coimbrões reagiu com um bom terceiro quarto (23-17), mas a União Sportiva voltou a tomar as rédeas do encontro no último período, limitando o ataque visitante a apenas quatro pontos e fechando o resultado final em 74-53.

A grande figura do encontro foi Monique Pereira, que assinou uma exibição de gala e foi eleita MVP com 37 de valorização, fruto de 18 pontos, 17 ressaltos, cinco assistências e cinco roubos de bola. A poste brasileira dominou nas tabelas e mostrou versatilidade ofensiva, sendo decisiva em todos os momentos. Também em destaque esteve Carolina Gonçalves, que somou 15,5 de valorização, contribuindo com 11 pontos, três ressaltos, cinco assistências e três roubos de bola, reforçando o equilíbrio e dinamismo do conjunto açoriano.

Do lado do SC Coimbrões, Zarria Carter foi a jogadora mais influente, terminando com 15,5 de valorização, ao somar 15 pontos, nove ressaltos e um roubo de bola, sendo uma das principais referências ofensivas da equipa. Também Maria Marinho se destacou com uma boa exibição, registando 13 de valorização, com 15 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola, revelando atitude e entrega mesmo perante a superioridade adversária.

Estatística completa aqui.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Imortal LUSIADAGÁS 73 – 67 GDESSA Barreiro

Em Albufeira, viveu-se uma tarde intensa de basquetebol, onde o Imortal LUSIADAGÁS conquistou a vitória diante do GDESSA Barreiro por 73-67 A equipa da casa entrou de forma demolidora, construiu uma vantagem expressiva no primeiro quarto e, apesar da forte reação das visitantes, conseguiu segurar o triunfo.

O arranque do encontro foi dominado pelo Imortal que fechou o primeiro período com um expressivo 30-12. No segundo quarto, o GDESSA respondeu com maior intensidade defensiva e um ataque mais equilibrado, vencendo o parcial por 16-13, mas o intervalo chegou com as algarvias ainda confortavelmente na frente (43-28). A segunda metade trouxe mais equilíbrio e emoção: o GDESSA reduziu distâncias ao vencer o terceiro quarto por 16-12 e o último por 23-18, obrigando o Imortal a manter a concentração até ao final para garantir a vitória.

A MVP da partida foi Suraya Rijal, que brilhou com uma exibição completa e cheia de energia, terminando com 8 pontos, 14 ressaltos, uma assistência e três roubos de bola, acumulando 19 de valorização. Também em excelente plano esteve Melissa Akullu, que somou 17,5 de valorização, ao contribuir com 17 pontos, seis ressaltos, duas assistências e um roubo de bola.

Pelo GDESSA , Mya Burns destacou-se com 19 de valorização, ao somar 14 pontos, oito ressaltos e um roubo de bola, liderando a reação da equipa na segunda parte. Já Maianca Umabano alcançou 18,5 pontos de valorização, registando 23 pontos, quatro ressaltos, duas assistências e três roubos de bola, confirmando-se como uma das jogadoras mais produtivas em campo.

Estatística completa aqui. 

Sporting Clube de Portugal 78 – 76 CAB Madeira

Num dos jogos mais intensos e imprevisíveis da 2.ª jornada da Liga Betclic Feminina, o Sporting Clube de Portugal venceu o CAB Madeira por 78-76, no Pavilhão João Rocha, num verdadeiro teste de nervos decidido apenas nos instantes finais. O encontro foi pautado por constantes alternâncias no marcador e períodos de domínio repartido, oferecendo aos adeptos uma partida vibrante e cheia de emoção.

O CAB  entrou melhor em jogo, mais eficaz e confiante, fechando o primeiro quarto na frente por 25-14. No entanto, o Sporting respondeu no segundo período, subindo a intensidade defensiva e conseguindo reduzir distâncias, indo para o intervalo a perder por apenas sete pontos (39-32). O equilíbrio manteve-se após o descanso, o CAB voltou a liderar por momentos, mas as leoas mostraram maior consistência na reta final. Um último quarto fortíssimo, com parcial de 26-20, garantiu ao Sporting uma reviravolta emocionante e a vitória por apenas dois pontos.

A grande figura da partida foi Dayna Rouse, que assinou uma exibição impressionante e foi eleita MVP, com 28 pontos, sete ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola, terminando com 26 pontos de valorização. A  norte-americana foi decisiva no jogo interior e liderou a recuperação leonina com presença física e eficácia nos momentos-chave. Também em destaque pelo Sporting esteve Simone Costa, com 22,5 pontos de valorização, fruto de 16 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e um roubo de bola.

No CAB Madeira, a exibição de Taylor Langan foi absolutamente notável. A base registou um triplo-duplo, somando 19 pontos, 13 ressaltos, 10 assistências e um roubo de bola, terminando com 33,5 pontos de valorização e sendo uma das jogadoras mais dominantes em campo. Ao seu lado, Hulda Joaquim também brilhou, ao contribuir com 23 pontos, sete ressaltos e um roubo de bola, totalizando 24 pontos de valorização.

Estatística completa aqui.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Esgueira Aveiro ECOVALOR 98-68 CRC Quinta dos Lombos

Em Aveiro, o Esgueira Aveiro ECOVALOR recebeu o CRC Quinta dos Lombos num duelo intenso e recheado de talento, que encerrou a 2.ª jornada da Liga Betclic Feminina. A formação visitante venceu por 98-68.

O jogo começou com um primeiro quarto equilibrado (21-24), mas o CRC  rapidamente tomou o controlo da partida. No segundo período, as visitantes apresentaram um ataque demolidor, somando um parcial de 33-17 que lhes permitiu ir para o intervalo a vencer por 57-38. O Esgueira  tentou reagir na segunda metade, mas as adversárias mantiveram a intensidade e voltaram a dominar, vencendo o terceiro quarto por 26-16 e gerindo o resultado no último período (15-14), selando o triunfo final.

A grande figura do encontro foi Anissa Rivera, que assinou uma exibição de enorme qualidade e foi eleita MVP, com 23 pontos, 14 ressaltos e um roubo de bola, totalizando 35 pontos de valorização. A norte-americana foi decisiva pela sua presença nas tabelas e eficácia ofensiva. Também em excelente plano esteve Sara Caetano, que somou 26 de valorização, contribuindo com 12 pontos, nove ressaltos, cinco assistências e cinco roubos de bola, mostrando versatilidade e um enorme impacto nas duas fases do jogo.

Pelo lado do Esgueira, Gabriela Raimundo foi a jogadora em maior destaque, terminando com 20,5 pontos de valorização, fruto de 25 pontos, três ressaltos, seis assistências e dois roubos de bola, liderando o ataque aveirense com confiança e qualidade. Também Bárbara Souza se evidenciou, ao somar 19,5 de valorização, com 20 pontos, oito ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, contribuindo de forma importante para manter a equipa competitiva durante grande parte da partida.

Estatística completa aqui. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN 1 Masculina: Club 5Basket Gondomar e Ginásio Serviplaco encerram 2ª fase no topo

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, concluiu-se a 2ª fase da prova, estando determinados os emblemas que rumam às meias-finais zonais. Nesse lote, contemplam-se Club 5Basket Gondomar, Guifões S.C., Académica Efapel, SC Beira-Mar – a norte -, Ginásio Serviplaco, Eléctrico Futebol Clube, Belenenses e ABA IPCB – a sul. Não evitaram a despromoção FC Gaia, Angrabasket, Queluz O Nosso Prego Sub23 e Fayal SC. Terminada a 2ª fase, Kisingo Domingos, do Belenenses, é o atleta com maior valorização acumulada na prova, com 595.5. As meias-finais zonais arrancam no fim de semana de 26 e 27 de abril.

 

2ª Fase – Grupo Promoção Norte

O Club 5Basket Gondomar fechou a 2ª fase, no primeiro posto, de forma isolada, com uma vitória sobre a AD Sanjoanense98-75 -, desenlace com a marca do MVP – por larga margem – Miguel Yimbu (20pts, 15res, 1ast, 2rb, 2dl; 40.5 val.) e Carlos Vilela (10pts, 11res, 2rb). Na turma de São João da Madeira, última classificada, Evandro Delgado (23pts, 7res, 3ast, 1dl) e André Occhialini (13pts, 9res) surgiram em bom plano.

O Guifões S.C. bateu a Académica Efapel67-65 -, seu rival nas meias-finais, que ultrapassou na tabela, conquistando assim a primazia no fator casa no playoff. Dymir Montague (20pts, 8res, 4ast, 2rb, 2dl; 26 val.) e Eduardo Coelho (11pts, 9res, 3ast, 1rb) dominaram a produção do emblema de Matosinhos. Nos coimbrenses, despontaram Danilson Francisco (18pts, 8res, 2rb, 2dl) e Miguel Silva (13pts, 7res, 6ast, 2rb).

Com os mesmos pontos de Guifões S.C. e Académica Efapel, o SC Beira-Mar obteve a última vaga de acesso às meias-finais, garantia alcançada antes da jornada derradeira. Os aveirenses venceram o CD Póvoa Sub2351-65 -, com intervenção decisiva de David Oputa (16pts, 5res, 1ast, 2rb, 3dl) e Pedro Carvalhal (4pts, 9res, 8ast, 4rb), sem esquecer o melhor marcador Jacquelino Mendonça (22pts, 8res). A resistência poveira teve a assinatura de James Okemirie (8pts, 13res, 1ast, 2dl) e Guilherme Nunes (8pts, 9res).

O Basquete Barcelos Eticol capitalizou o fator casa ante o NCR Valongo Comida com Amor89-78 -, triunfo com Joel Luz (22pts, 18res, 3ast, 2rb; 33 val.), MVP da partida, e Pedro Dias (13pts, 11res, 3ast) como principais obreiros. Nos visitantes, nota mais para Delvin Barnstable (21pts, 4res, 2ast, 2rb) e Giorgi Gogua (10pts, 11res, 1ast, 1rb, 1dl).

2ª Fase – Grupo Promoção Sul

O Ginásio Serviplaco, dono do primeiro posto, encerrou a 2ª fase em alta, com um triunfo categórico, no recinto do CBC Coração do Ribatejo54-86 -, mercê, em larga medida, dos contributos de Robert McCoy (17pts, 1res, 2ast, 8rb) e Rafael Wildner (14pts, 7res). De enaltecer, nos homens da Chamusca, as atuações de Carlos Lopes (21pts, 11res, 3ast, 2rb; 25.5 val.), MVP do encontro, e Marco Francisco (15pts, 3res, 1ast, 1rb).

O Eléctrico Futebol Clube também não vacilou, na ronda oito, no compromisso caseiro com o Carnide Clube 92-57. A inspirada prestação de Jalen Jordan (34pts – 10/11 2pts -, 13res, 1ast, 2rb, 1dl), que vale 46.5 de valorização e o MVP da partida, amparado pelas “colheitas” de João Lanzinha (14pts, 10res, 8ast, 2rb) e Mário Neves (15pts, 15res, 3ast, 2rb), deu impulso determinante para o sucesso do conjunto de Ponte de Sor. Nos forasteiros, sobressaíram Gonçalo Soares (26pts, 4res, 1ast) e Francisco Valadares (8pts, 4res).

No último “degrau” do pódio, ficou o Belenenses, que suplantou o Estoril Basket Clube86-70 -, muito por culpa das atuações superlativas de Kisingo Domingos (21pts, 14res, 1ast, 1rb; 32 val.) e Daniel Caldwell (14pts, 10res, 6ast, 2rb). Rui Nery (26pts, 4res, 2ast, 1rb) e Sílvio Ncanga (6pts, 8res, 1ast, 1rb, 1dl) corporizaram a resistência visitante.

Já com a qualificação consumada, a ABA IPCB perdeu, em casa, perante o BAC Crossjoin Solutions – 69-75 -, guiado pelos número de Bruno Celestino (10pts, 15res, 4ast, 2rb, 1dl; 28 val.), MVP da partida, e José Salvador (10pts, 4res, 2ast, 2rb). Nos albicastrenses, Marcelo Ramos (19pts, 6res, 2rb) e Manuel Fortuna (10pts, 8res, 4ast, 1rb) foram os elementos mais esclarecidos.

2ª Fase – Grupo Manutenção Norte

Com Guilherme Santos (18pts, 6res; 21 val.) e Valentin Milloch (20pts, 5res, 1rb) em plano de destaque, o Académico FC segurou a liderança da série, ao impor-se ante o Angrabasket78-82 -, que viu Juscelino Ricardo (29pts, 4res, 6ast, 3rb; 33 val.) reclamar o estatuto de MVP e contou igualmente com contribuições significativas de Modou Mboup (9pts, 16res, 2ast, 1rb, 6dl) e Jerome Bivins Jr (28pts, 7res, 1rb, 1dl).

Segue-se o Gafanha Rascunhos Urbanos, autoritário no duelo com o FAC Crédito Agrícola96-65 -, impulsionado pela exibição de gala de Gregory Rowson (31pts, 12res, 5ast, 2rb; 46.5 val.) e por João Neves (14pts, 4res, 2rb). Nuno Lopes (8pts, 6res, 2rb, 1dl) e Gabriel Ribeiro (12pts, 5res, 3ast, 1rb) constituíram as principais ameaças dos famalicenses.

O Olivais FC encerra o quarteto dianteiro, tendo a formação coimbrense vencido, em Braga, o GD André Soares47-73 -, mercê, em parte, dos dígitos de Diogo Ramos (18pts, 5res, 3ast, 4rb; 19 val.) e Kingslee DSilva (12pts, 8res, 1ast, 2rb).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Olivais FC Coimbra (@olivaiscoimbra)

Tal como o Angrabasket, o FC Gaia não escapou à descida de divisão. No jogo decisivo pela permanência, foi o CB Viana NortAluga a prevalecer, por 82-74, à boleia dos números de David Williams (30pts, 15res, 7ast), que registou a impressionante cifra de 46 de valorização, e João Almeida (12pts, 7res, 1ast, 1dl). Ayomide Dada (18pts, 6res, 3ast, 1rb) e Jamie Sevier Jr (9pts, 9res, 2rb, 2dl) foram os mais proativos na busca por um resultado diferente.

2ª Fase – Grupo Manutenção Sul

O Sporting Clube Marinhense cedeu, em casa, com o CBA Município Albufeira66-71 -, mas preservou a liderança. Joel António (21pts, 17res, 1rb; 33 val.) e Rúben Ferreira (21pts, 3res, 2ast, 3rb) encabeçaram a produção algarvia. Na turma da Marinha Grande, ressaltaram as atuações de Somachi Agbapu (18pts, 6res, 2ast, 2rb, 1dl) e Marco Dias (8pts, 8res, 1rb, 1dl).

Geraldo Santos (24pts, 7res, 1ast, 1rb; 20 val.) e Vasco Marinho (17pts, 4res, 1ast, 2rb) mostraram-se os mais determinantes, no triunfo do Scalipus CS sobre o Fayal SC76-89 -, uma das formações despromovidas. Pese embora o final indesejado, Jalil Myers (37pts, 10res, 2ast, 2rb, 1dl; 36.5 val.) não baixou a fasquia e foi o mais valorizado da partido. Diogo Mané (15pts, 7res, 8ast, 3rb) também assinou uma exibição de relevo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Scalipus Clube de Setúbal (@scalipusclubedesetubal)

O Paço de Arcos Clube assegurou, na ponta final do campeonato, a manutenção no escalão, ao superar o Portimonense SC Sub2357-50 -, ancorado em Tyler Harris (13pts, 12res, 2rb, 3dl; 21 val.) e Nsamo Pedro (13pts, 9res, 3ast). No conjunto de Portimão, nota mais para Guilherme Santinho (16pts, 7res, 1ast) e Martim Queiroz (5pts, 3res, 1dl).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paço de Arcos Clube (@pabasquetebol)

O Queluz O Nosso Prego Sub23 acompanha o Fayal SC, na descida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, apesar do sucesso caseiro com o Atlético Clube Portugal78-74 -, com intervenção preponderante de Rodrigo Pires (8pts, 10res, 1ast; 19 val.) e André Jardim (20pts, 5res, 2ast, 2rb, 2dl). No coletivo da Tapadinha, de enaltecer Eric Pedro (11pts, 12res, 3ast, 2rb, 1dl) e Leonik Wadehn (11pts, 5res, 3ast, 1rb).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Club 5 Basket/DR

CN 1 Masculina: Definidos os emblemas que rumam às meias-finais zonais

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, os líderes dos grupos de promoção Club 5Basket Gondomar e Ginásio Serviplaco venceram os respetivos encontros. Além dos primeiros classificados, estão apurados para as meias-finais zonais: Académica Efapel, Guifões S.C. e SC Beira-Mar, a norte; Eléctrico Futebol Clube, Belenenses e ABA IPCB.

2ª Fase – Grupo Promoção Norte

O Club 5Basket Gondomar persiste na liderança isolada, depois de vencer o NCR Valongo Comida com Amor77-89 -, com Felipe Maldonado (28pts, 6res, 2ast, 2dl; 31.5 val.), MVP, e Carlos Vilela (8pts, 10res, 1ast, 3rb, 1dl) como figuras maiores. Nota mais, na equipa da casa, para Delvin Barnstable (25pts, 8res, 2ast, 1rb, 1dl) e Nuno Oliveira (19pts, 4res, 2ast, 2rb).

Segue-se a Académica Efapel, que recebeu e venceu o Basquete Barcelos Eticol70-65 -, ancorada nos desempenhos de Danilson Francisco (23pts, 12res, 1ast, 3rb, 2dl; 34.5 val.), MVP do encontro, e Miguel Silva (16pts, 1res, 5ast, 2rb). Os barcelenses tiveram em Joel Luz (20pts, 13res, 1ast, 2rb; 30 val.) e João Malheiro (13pts, 8res, 2ast) os elementos mais esclarecidos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AAC – Basquetebol (@academicabasket)

Com Dymir Montague (21pts, 6res, 6rb, 1dl; 25 val.), David Gomes (10res, 2ast, 1dl) e Eduardo Coelho (14pts, 1res, 2ast, 2rb) a repartirem o protagonismo, o Guifões S.C. escalou ao terceiro posto, ao bater o SC Beira-Mar56-61 -, apesar dos esforços de Jacquelino Mendonça (19pts, 16res) e Pedro Carvalhal (18pts, 9res, 5ast, 2rb).

Antes, os aveirenses capitalizaram o fator casa, em jogo em atraso, ante o Basquete Barcelos Eticol72-67 -, tirando partido das atuações de Jacquelino Mendonça (17pts, 19res, 1ast, 2rb; 28.5 val.), Pedro Carvalhal (19pts, 5res, 7ast, 3rb) e David Oputa (12pts, 9res, 3ast, 1rb, 1dl). Kennedy Fernandes (20pts – 9/9 2pts -, 8res, 1ast, 2rb, 2dl) e Joel Luz (12pts, 12res, 2ast, 1rb) constituíram as maiores ameaças visitantes.

A AD Sanjoanense festejou a primeira vitória, na 2ª fase, na receção ao CD Póvoa Sub23 – 68-63.

2ª Fase – Grupo Promoção Sul

O Ginásio Serviplaco retomou as vitórias, no compromisso caseiro com a ABA IPCB79-59 -, desfecho com a marca de João Serra (15pts – 5/5 2pts, 1/1 3pts e 2/2 LL -, 4res, 1ast, 1rb; 23 val.) e Matias Bernardini (18pts, 2res, 4ast, 5rb). Wamulundi Simwinga (9pts, 10res) e Bernardo Matos (12pts, 5res, 5ast) foram os mais afoitos, entre os albicastrenses.

O Eléctrico Futebol Clube, segundo classificado, levou a melhor sobre o BAC Crossjoin Solutions87-97 -, muito por culpa da exibição de gala de Jalen Jordan (31pts, 13res, 1ast, 1rb; 39 val.), bem secundado por Mário Neves (19pts, 8res, 6ast, 2rb). João Caeiro (20pts, 14res, 3ast, 1dl; 30.5 val.) e Bruno Celestino (17pts, 14res, 1ast, 3rb, 2dl) encabeçaram a resistência almadense.

Encerra o pódio o Belenenses, que contou com o engenho de Kisingo Domingos (20pts, 12res, 1ast, 2rb, 3dl; 32.5 val.), MVP do desafio, Daniel Caldwell (11pts, 5res, 7ast, 3rb) e Diogo Carvalho (19pts, 7res, 1ast, 1dl) para superar, com contundência, a oposição do Carnide Clube52-105 -, onde despontaram Gonçalo Soares (13pts, 4res, 3ast, 1rb, 1dl) e Edir Magalhães (11pts, 1res, 1rb).

O Estoril Basket Clube alcançou uma vitória robusta com o CBC Coração do Ribatejo79-49 -, embalado pelas atuações de João Ramos (15pts, 6res, 5ast, 1rb; 24 val.), Evandro Adriano (6pts, 12res, 2ast) e Frederico Tavares (14pts, 4res, 1ast, 1rb). Na turma da Chamusca, sobressaíram Eric Fernandes (4pts, 7res, 3ast, 1rb) e Carlos Lopes (16pts, 6res, 1rb).

2ª Fase – Grupo Manutenção Norte

O FC Gaia suplantou o líder FAC Crédito Agrícola85-74 – e conseguiu protelar a decisão da manutenção para a última jornada, mercê, em boa parte, das exibições de Tomás Rodrigues (29pts, 7res, 2ast, 1rb; 34 val.), MVP da partida, e Bernardo Godinho (21pts, 8res, 1ast, 1rb). O inconformismo famalicense partiu, sobretudo, de Hugo Mendes (43pts, 6res, 1rb; 31.5 val.), melhor marcador da partida, e Philipe Oliveira (8pts, 7res, 2ast).

Em jogo fértil em pontos, o Académico FC ultrapassou o CB Viana NortAluga99-93 -, beneficiando dos contributos de João Ribeiro (27pts, 2res, 1ast, 2rb, 1dl; 24.5 val.) e Ricardo Luís (22pts, 5res, 1ast, 1rb). Nos vianenses, morou o MVP do encontro, Nfamara Conde (24pts, 19res, 4ast, 5rb, 2dl; 45 val.), que contou com o auxílio de David Williams (9pts, 10res, 5ast, 1dl).

Gregory Rowson (25pts, 6res, 2ast, 3rb, 1dl; 26.5 val.) e João Pereira (16pts, 1res, 3ast, 3rb) deram o mote para a vitória do Gafanha Rascunhos Urbanos sobre o GD André Soares73-57 -, não obstante as diligências de Alexandre Louro (8pts, 6res, 3ast, 3rb) e João Pacheco (9pts, 5res, 2ast).

O Olivais FC confirmou o favoritismo, no confronto com o Angrabasket93-76 -, à boleia dos números de Dane Quest (21pts, 10res, 8ast, 1rb, 1dl; 35.5 val.) e Diogo Ramos (25pts, 7res, 5ast, 3rb). Nos insulares, merecem ênfase as prestações de Hugo Pola (25pts, 1res, 1ast, 4rb) e Jerome Bivins Jr (16pts, 8res, 3ast).

2ª Fase – Grupo Manutenção Sul

Com Eric Pedro (15pts, 9res, 5ast, 9rb, 3dl; 37.5 val.) em patamar superlativo, bem acompanhado por Leonik Wadehn (15pts, 7res, 1rb, 1dl), o Atlético Clube Portugal desfeiteou o líder Sporting Clube Marinhense64-54 -, onde não bastaram as colheitas de Somachi Agbapu (13pts, 10res, 2ast, 2rb, 3dl) e Simão Fino (11pts, 5res, 3ast, 1rb).

Também o Paço de Arcos Clube desafiou a lógica classificativa, ao superiorizar-se ao Scalipus CS47-78 -, fora de portas, alavancado por Tyler Harris (12pts, 11res, 3ast, 1rb, 3dl; 28 val.) e Guilherme Cardoso (16pts, 6res, 6ast, 2rb). Martim Pereira (14pts, 4res, 1rb) e Rafael Solposto (4pts, 7res, 3ast, 1rb) revelaram-se os mais inconformados, nos donos da casa.

O CBA Município Albufeira derrubou a oposição do Fayal SC – 66-52.

Em jogo equilibrado, o Portimonense SC Sub23 afirmou-se ante o Queluz O Nosso Prego Sub2366-63 -, com dois jogadores acima de 30 de valorização: o MVP Destiny Olu-Elijah (26pts, 8res, 1ast, 9rb; 36.5 val.) e Guilherme Santinho (26pts, 11res, 3ast, 1dl; 32 val.). No conjunto vencido, emergiram Afonso Guedes (20pts, 8res, 3ast, 3rb) e André Marques (10pts, 4res, 7ast, 4rb).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Guifões SC/DR

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.