Artigos da Federaçãooo
GDD Alcoitão é o campeão da Liga BCR 2024/2025
Foi preciso Jogo 4 para se conhecer o vencedor da Liga BCR 2024/2025. O coletivo do GDD Alcoitão triunfou esta tarde (18 de maio) frente ao BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, em casa, na Secundária de Alvide, por 78-69, e sagra-se campeão da divisão cimeira do BCR nacional, 30 anos depois da última conquista.
Ver esta publicação no Instagram
Esperava-se grande equilíbrio e competitividade em Cascais, não só face aos resultados dos três jogos anteriores, como aos históricos dos dois emblemas. Foi a quinta final em cinco anos para os gaienses (campeões nacionais em 21/22 e 22/23), mas o GDD Alcoitão, o primeiro campeão – e tetracampeão – nacional, não chegava à fase derradeira há 25 anos. Ora, foi chegar… e vencer. No plantel dos comandados de Fernando Lemos, só Hugo Maia, o capitão, sabia o que era erguer o troféu, em múltiplas ocasiões, mas ao serviço da APD Sintra. Agora, a turma de Alvide recupera um triunfo que lhes escapava desde 1994/1995, o quinto no seu palmarés.
Uma das mais-valias que o plantel do GDD Alcoitão apresentou este ano, segundo o técnico, foram mesmo os “irmãos Pereira”, que se destacaram na final: Ângelo (20pts, 12ast) e Nélson Pereira (20pts, 7res – 27val) foram os destaques do clube de Alvide neste Jogo 4, tendo encontrado do outro lado Rafael Brito (21pts, 9ast – 23val) muito inspirado, a par do treinador-jogador Pedro Bártolo (27pts, 6ast), que confessou, na flashinterview, o seu orgulho pelo espírito de sacríficio demonstrado pelo coletivo que lidera.
A nível estatístico, os gaienses até começaram melhor (15-18), mas o Alcoitão “apanhou-os” antes do intervalo (22-14 no segundo quarto). O notório equilíbrio manteve-se na segunda parte (18-15 e 23-20), comprovando que o BCR “está vivo e recomenda-se”. Aliás, o técnico Fernando Lemos finalizou mesmo a flashinterview recordando que, nas três principais provas do BCR nacional em 2024/2025, encontraram-se três diferentes vencedores: BC Gaia na Supertaça; APD Braga na Taça de Portugal e, agora, GDD Alcoitão na Liga BCR.

Hugo Maia “leva a rede para casa”
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: GDD Alcoitão e BC Gaia à conquista do título este fim de semana
Os primeiros encontros da final da Liga BCR deixaram “água na boca”, com o equilíbrio a ser a nota dominante. Agora, em Alvide, GDD Alcoitão e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto podem fechar as contas do título, na temporada 24/25, ou protelar a decisão para 24 de maio, em Gaia. Os jogos 3 e 4 estão agendados para este fim de semana, 17 e 18 de maio, na Escola Secundária de Alvide, e contam com transmissão na FPBtv.
Em Grijó, o GDD Alcoitão adiantou-se, ao reclamar a vitória na partida inaugural, num hino ao BCR, que terminou com vantagem tangencial a favor dos cascalenses – 74-75. A resposta dos donos da casa veio, no dia seguinte, em mais um duelo emocionante, com muitas alternâncias de marcador. Os gaienses impuseram-se por 59-57 e igualaram a final.
De salientar que, para o emblema nortenho, esta é a quinta final em cinco anos, tendo a presença na fase decisiva rendido dois troféus de campeão nacional, nas épocas 21/22 e 22/23. Por seu turno, o GDD Alcoitão, o primeiro campeão – e tetracampeão – nacional, não chegava à fase derradeira há 25 anos. No plantel dos comandados de Fernando Lemos, só Hugo Maia, o capitão, sabe o que é erguer o troféu, em múltiplas ocasiões, ao serviço da APD Sintra.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
BC Gaia iguala a final da Liga BCR
No segundo encontro da final da Liga BCR, foi o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto a levar a melhor, empatando a discussão – 1-1.
Em Grijó, viveu-se um jogo novamente pautado por grande equilíbrio, mas sem nenhuma das duas equipas a descolar significativamente no marcador, em sentido oposto ao registado na véspera, no qual o GDD Alcoitão chegou a liderar por 19 pontos.
Os gaienses foram os primeiros a marcar e deram indicadores mais positivos, no capítulo defensivo, procurando limitar os estragos causados pelo lançamento exterior de Ângelo Pereira e Hugo Maia. Contudo, no cesto contrário, também os cascalenses demonstravam uma atitude defensiva intensa, que valeu a liderança ao cabo do primeiro quarto – 13-14.
O ascendente voltou aos comandados de Pedro Bártolo, cujas soluções ofensivas se revelaram mais coletivas do que no duelo anterior, o que valeu uma vantagem de 6 pontos ao intervalo – 44-38. O reatar da contenda trouxe um GDD Alcoitão revigorado, a ferir na transição e a estancar o ataque dos nortenhos como nunca – 6-16 no final do terceiro quarto.
Nos derradeiros dez minutos, a assertividade de média distância do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto em momentos capitais, aliada a maior solidez defensiva, permitiram a reviravolta e a manutenção da liderança até ao fim, que chegou a perigar, já que a formação orientada por Fernando Lemos dispôs de lances livres para empatar. Resultado final: 59-57
Pedro Bártolo – 2.5 – (24pts) e Jacob Schmalzriedt – 3.0 – replicaram o protagonismo do primeiro jogo e foram os mais produtivos, no capítulo da concretização, nos anfitriões. Nos visitantes, os nomes em evidência voltaram a ser Hugo Maia – 2.5 – (16pts) e Ângelo Pereira – 2.5 – (14pts).
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
A final da Liga BCR, disputada a cinco jogos, está empatada a um e prossegue a 17 e 18 de maio, em Alvide, casa do GDD Alcoitão, com ambos os jogos agendados para as 16h e para acompanhar na FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
GDD Alcoitão adianta-se na final da Liga BCR
A final da Liga BCR arrancou, esta tarde, com triunfo do GDD Alcoitão, por uma posse de bola, em casa do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto – 74-75. Amanhã, repete-se o duelo, em Grijó, novamente às 15h, com transmissão na FPBtv.
Os cascalenses entraram determinados e, fruto de um começo avassalador, ancorado em forte pressão defensiva e numa elevada assertividade no lançamento exterior, dificultaram a missão gaiense. Os anfitriões esboçaram uma ténue reação, contudo, rapidamente contornada pelos comandados de Fernando Lemos, cuja vantagem chegou a ascender a 19 pontos.
Os pupilos de Pedro Bártolo conseguiram estancar este ascendente no marcador, elevando a sua competência defensiva nas ajudas e mostrando maior poder de fogo no ataque. Ao intervalo, o marcador assinalava 40-47.
No reatar dos acontecimentos, manteve-se a elevada produção ofensiva de parte a parte, com uma cadência frenética de lançamentos bem-sucedidos. No final dos primeiros dez minutos da segunda parte, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto encurtou a diferença para 4 pontos. O derradeiro período caracterizou-se por grande tensão emocional, turnovers de parte a parte, e sucesso dos atiradores de ambas as formações, com destaque para Pedro Bártolo e Ângelo Pereira. Nos momentos capitais, foi o GDD Alcoitão a conseguir ser mais cerebral e capitalizar pontos decisivos.
Pedro Bártolo – 2.5 – (33pts) e Jacob Schmalzriedt – 3.0 – (12pts) foram os mais certeiros, na turma da casa, ao passo que Ângelo Pereira – 2.5 – (24pts) e Hugo Maia – 2.5 – (21pts) revelaram-se preponderantes para o coletivo forasteiro – 19-26 / 21-21 / 16-13 / 18-15
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: GDD Alcoitão e BC Gaia iniciam disputa do título
A Final da Liga BCR está prestes a descolar, já no próximo fim de semana, a 3 e 4 de maio, em Grijó, “forte” dos gaienses. Os protagonistas, BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto e GDD Alcoitão batem-se, pela primeira vez, na etapa decisiva do campeonato. Os gaienses vão em busca do terceiro título, em cinco anos, ao passo que os cascalenses, alma mater do BCR nacional, jogam a primeira final da prova, no século XXI.
Pedro Bártolo, jogador e técnico do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, tece elogios ao rival da final. “Enfrentamos a equipa com maior leque de soluções do campeonato, que soube aliar bem o crescimento dos seus produtos da formação com as incorporações do Nélson Pereira, Ângelo Pereira e Marco Gonçalves. Além disso, é indiscutivelmente bem orientada pelo Fernando Lemos, que conseguiu dotar a equipa de uma identidade jogo e cultura de vitória”, referiu o camisola #61, que confia no potencial da sua equipa.
“Apesar da dimensão do desafio, acredito plenamente no que o BC Gaia é capaz. Sabemos o que fazer para travar a panóplia de soluções ofensivas do Alcoitão, temos a experiência, por parte de alguns, da disputa de finais no passado, e acredito que começar em casa, diante do nosso público, será uma vantagem. Resta saber se somos hábeis no controlo das emoções e conseguimos passar da teoria à prática”, perspetivou.
Por seu turno, Fernando Lemos salienta o regresso do GDD Alcoitão à discussão do título e antecipa um bom momento de promoção do BCR. “Em primeiro lugar, queria destacar o facto de o G.D.D. Alcoitão estar novamente presente numa final da Liga BCR, volvidos cerca de 25 anos da última presença! Assim, é com natural orgulho e satisfação que estamos nesta fase da competição! O que se perspectiva para esta final são jogos emocionantes, que servirão para enaltecer a prova e sobretudo o BCR, de modo a que cada vez mais espectadores possam estar mais envolvidos nesta vertente do nosso basquetebol”, afirmou.
No que concerne aos meandros táticos e mentais do jogo, o timoneiro dos cascalenses sinaliza a importância do aspeto defensivo e o impacto do talento individual das principais figuras de parte a parte. “Espero que os dois primeiros jogos sejam pautados por uma grande atitude competitiva por parte de ambas as equipas, onde sobre o plano estratégico estarão assentes em defesas agressivas, como a chave para o sucesso. O Alcoitão apresentar-se-à com “fome” de vencer, fruto da campanha realizada até aqui, e por seu lado Gaia fará da maior experiencia nestes jogos uma arma muito importante para o seu desempenho. As principais figuras de ambas as equipas estão em bom plano, como ficou demonstrado em ambas as meias finais, e seguramente quererão assumir um papel de destaque nesta final, o que é outro ponto que poderá ser determinante no desfecho final”, vaticina Fernando Lemos.
Fruto do primeiro posto alcançado na fase regular, a formação nortenha dá o “tiro de partida” em casa, no Pavilhão Dr. Manuel Ramos, sábado e domingo, 3 e 4 de maio, pelas 15h. A eliminatória segue depois para sul, a 17 e 18 (se necessário), onde os jogos 3 e 4 têm como palco a Escola Secundária de Alvide, às 16h. O hipotético quinto e último embate volta a Vila Nova de Gaia, a 24 de maio, às 15h. Todos os encontros têm transmissão na FPBtv.
No confronto direto na corrente temporada, o equilíbrio domina as incidências, com uma vitória para cada lado. No tocante ao palmarés, o GDD Alcoitão detém quatro campeonatos, sendo o primeiro campeão – e tetracampeão – de Portugal, mercê do começo ganhador, na época de estreia da liga portuguesa de Basquetebol em cadeira de rodas, 1991/1992.
Já os gaienses, no extremo etário oposto, uma vez que só se constituíram em 2016, venceram por três ocasiões a Liga BCR. A APD Sintra, com onze conquistas, ocupa o topo do rol de equipas com mais títulos de campeão.
Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
GDD Alcoitão e BC Gaia são os finalistas da Liga BCR!
GDD Alcoitão e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto vão discutir o título de campeão nacional. Numa final inédita, os cascalenses, que chegam à fase derradeira do campeonato, pela primeira vez, no século XXI, vão medir forças com a formação gaiense, presente nas últimas quatro finais da Liga BCR, todas elas jogadas contra a APD Braga.
Este sábado, na Serra das Minas, o BCG/Hos. Sta. Maria – Porto fechou, sem mácula, a meia-final, com a APD Sintra, ao impor-se por 45-69. Perante um conjunto local privado de Hugo Lourenço – 4.0 -, uma das suas peças-chave, os gaienses, sem Jacob Schmalzriedt – 3.0 – e com Joana Delgado – 3.5 – em estreia, iniciaram a partida a “todo o gás” e conquistaram, logo no parcial inaugural, uma vantagem na casa das dezenas. O “fosso” no marcador foi cada vez maior e cedo se percebeu que a formação nortenha iria “carimbar” a passagem à final. Marco Almeida – 4.0 – (21pts) e Pedro Bártolo – 2.5 – (16pts) lideraram os visitantes, ao passo que, nos comandados de Rui Lourenço, deram nas vistas Ricardo Pires – 5.0 – (14pts) e Pedro Gonçalves – 3.5 – (10pts) – 8-20 / 8-27 / 15-10 / 14-12.
À mesma hora, no Pavilhão do Lis, o GDD Alcoitão desfez o empate na eliminatória, frente à APD Leiria – 53-64 -, duelo em que a entrada forte também se mostrou determinante para o desfecho da partida. A assertividade no lançamento exterior e a intensidade defensiva voltaram a pautar o sucesso dos cascalenses. No conjunto orientado por Fernando Lemos, Ângelo Pereira – 2.5 – (19pts), certeiro dos 6,75m em três ocasiões, e Afonso Tavares – 4.0 – (15pts) foram os mais concretizadores, seguidos de muito perto por André Gomes – 2.5 – (13pts) e Hugo Maia – 2.5 – (12pts). Nos pupilos de Luís Ramos, Iderlindo Gomes – 4.0 – (18pts) e Marco Francisco – 4.5 – (17pts) mostraram-se os mais inconformados – 9-16 / 15-17 / 18-17 / 11-14.
No jogo 4, já com caráter decisivo, repetiu-se o desenrolar dos acontecimentos da véspera, ainda com mais contundência, a favor do GDD Alcoitão, que, ao intervalo, surgia na dianteira, com uma vantagem inusitada – 13-40. Na segunda metade, a APD Leiria aumentou a agressividade defensiva e “castigou” ofensivamente, com a sua altura e poderio interior, mas a reação revelar-se-ia tardia. Ângelo Pereira – 2.5 – (16pts), que “copiou” a façanha do dia anterior e desferiu com sucesso três triplos, e Nélson Pereira – 5.0 – (14pts) assumiram as despesas, no conjunto forasteiro. Nuno Nogueira – 3.0 – (16pts), Iderlindo Gomes – 4.0 – (9pts) e Marco Francisco – 4.5 – (9pts) encabeçaram a réplica dos donos da casa – 5-21 / 8-19 / 17-8 / 15-14.
A final da Liga BCR é disputada à melhor de cinco encontros e começará em data a divulgar oportunamente, com transmissão na FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: BC Gaia amplia vantagem; APD Leiria empata a meia-final
No segundo jogo das meias-finais da Liga BCR, houve sortes distintas para as equipas anfitriãs.
Em Grijó, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto impôs-se por 74-47, num encontro com contornos diferentes do duelo da véspera. Os donos da casa entraram com maior assertividade defensiva, beneficiando igualmente de algum desacerto inicial sintrense. A um parcial de 9-0, sucedeu-se uma boa reação dos comandados de Rui Lourenço, que “encostaram” no marcador, mas a formação nortenha foi capaz de suster o ímpeto e terminar a primeira parte com 7 pontos de vantagem – 33-26.
Na segunda metade, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto descolou no placar, capitalizando o desgaste da APD Sintra com pressão alta. Marco Almeida – 4.0 – (23pts) e Luís Assunção – 4.5 – (14pts) encabeçaram a produção local. Nos visitantes, Ricardo Pires – 5.0 – (19pts) e Hugo Lourenço – 4.0 – (11pts) foram os mais eficazes – 16-8 / 17-18 / 20-11 / 21-10
Em Alvide, a APD Leiria conseguiu uma importante vitória, por 42-57, frente ao GDD Alcoitão, recolocando a discussão no ponto de partida – 1-1. Ao máximo equilíbrio registado, na primeira metade, com ambos os quartos igualados, que desembocaram no marcador de 31-31, seguiu-se uma toada favorável ao coletivo do Lis. Os comandados de Luís Ramos, desta feita, mostraram astúcia para “furar” a pressão defensiva dos cascalenses, também mais perdulários no tiro exterior e sem o contributo do MVP de ontem – Ângelo Pereira -, e assumiram a dianteira.
No último período, o desnível foi maior e os leirienses conseguiram mesmo sentenciar o encontro a alguns minutos do final, num dia em que contaram com um inspirado Iderlindo Gomes – 4.0 – (26pts, 16res, 2ast, 2rb, 2dl; 29.5 val.), MVP do desafio, bem secundado por Marco Francisco – 4.5 – (10pts, 5res, 3ast) e Nuno Nogueira – 3.0 – (11pts, 3res, 6ast, 1dl), seu máximo assistente.
Nos pupilos de Fernando Lemos, Hugo Maia – 2.5 – (18pts, 5res, 5ast, 3rb, 1dl) voltou a estar em bom plano, seguido de Nélson Pereira – 5.0 – (6pts, 15res, 1ast, 3rb, 1dl) e Afonso Tavares – 4.0 – (13pts, 4res, 2ast, 1rb).
No próximo fim de semana, 5 e 6 de abril, realizam-se os jogos 3 e 4 das meias-finais. A APD Sintra está obrigada a vencer o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, no próximo sábado, pelas 15h, no Pavilhão da Serra das Minas, para “forçar” o jogo 4. No Pavilhão do Lis, a APD Leiria tem duplo compromisso garantido com o GDD Alcoitão, pelas 15h, no sábado e domingo.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
BC Gaia e GDD Alcoitão adiantam-se nas meias-finais da Liga BCR
O GDD Alcoitão e o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto estão na frente da eliminatória, nas meias-finais da Liga BCR.
Em Alvide, na manhã deste sábado, o equilíbrio foi a nota dominante ao longo da primeira parte, com o lançamento exterior a fazer mossa de parte a parte – 28-24. A segunda metade revestiu-se de contornos muito distintos: os cascalenses pressionaram cada vez mais e com maior assertividade, limitando a ação leiriense, ao passo que os índices de concretização nunca caíram, com destaque para as excelentes contribuições de Ângelo Pereira – 2.5 – (21pts – 7/9 2 pts, 2/2 3 pts, 1/1 LL -, 4res, 7ast, 2rb), MVP em 30 minutos de jogo, alcançando 32.5 de valorização, e Hugo Maia – 2.5 – (24pts, 3res, 6ast, 2rb; 27.5 val.). Afonso Tavares – 4.0 – (10pts, 7res, 1rb) também ajudou a inclinar a balança a favor dos cascalenses.
Na turma do Lis, não bastaram os bons desempenhos de Iderlindo Gomes – 4.0 – (15pts, 11res, 5ast, 1rb; 20.5 val.) e Marco Francisco – 4.5 – (21pts, 4res, 5ast). Resultado final: 64-48.
Em Grijó, assistiu-se a um encontro pejado de emoção. A APD Sintra assinou um quarto inaugural fulgurante e colocou-se na frente do marcador, com uma vantagem robusta – 5-19 -, causando estragos na transição e aplicando uma elevada intensidade defensiva. A resposta gaiense foi célere, no segundo quarto, reduzindo a distância para 5 pontos, antes do descanso – 28-33.
Na segunda parte, repetiram-se as tendências: domínio sintrense no terceiro quarto; reação enérgica gaiense, no período derradeiro, levando o jogo para prolongamento.
Nos 5 minutos de tempo extra, a diferença voltou a ser mínima, tangencial, com os dois pontos a sorrirem aos anfitriões – 69-68. Pedro Bártolo – 2.5 – (29pts) foi o mais concretizador, no coletivo nortenho, bem secundado por Rafael Brito – 4.0 – (13pts) e Jacob Schmalzriedt – 3.0 – (11pts). Nos visitantes, despontaram Ricardo Pires – 5.0 – (24pts), Hugo Lourenço – 4.0 – (15pts) e Pedro Gonçalves – 3.5 – (15pts) – 8-19 / 20-14 / 11-16 / 21-11 / 9-8.
Amanhã, 30 de março, repetem-se protagonistas, palcos e horários. O GDD Alcoitão recebe a APD Leiria, na Escola Secundária de Alvide, pelas 11h. O BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto defronta a APD Sintra, no Pavilhão Dr. Manuel Ramos, em Grijó, pelas 14h30. As meias-finais da Liga BCR são disputadas à melhor de cinco partidas.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
LIGA BCR: GDD Alcoitão e APD Leiria discutem um ansiado regresso à final
A Liga BCR está prestes a entrar na fase das decisões. Com o campeão em título arredado dos playoffs, a APD Braga – recém-coroada vencedora da Taça de Portugal -, é certo que haverá novo campeão.
Em Alvide, GDD Alcoitão e APD Leiria, segundo e terceiro classificado da fase regular, respetivamente, vão disputar os primeiros dois embates, a partir das 11h, no sábado e domingo, em busca de se aproximarem de uma passagem à etapa derradeira, algo que escapa há várias temporadas à turma do Lis e seria inédito, no século XXI, no caso cascalense. O palco dos primeiros duelos desta meia-final será o Pavilhão da Escola Secundária de Alvide, casa do primeiro campeão de Portugal.
Afonso Tavares, um dos líderes estatísticos do GDD Alcoitão, acredita que o embate frente aos leirienses será pontuado por enorme equilíbrio. “Vai ser uma meia-final dura. Não estranharia que chegássemos aos cinco jogos, porque Leiria é uma equipa muito grande e forte fisicamente. Conhecemos o potencial e a vontade deles de conquistarem o título, mas nós também temos essa vontade”, afirmou o jovem poste de 18 anos, que promete uma entrada intensa.
“Vamos encarar os jogos que forem precisos como se fossem os últimos, de forma a ter o maior rendimento possível e quem sabe ficarmos com o título de campeão. Para isso temos que nos manter focados nos nossos objetivos e acima de tudo defender como nunca”, apontou.
Do outro lado, Nuno Nogueira perfilha a opinião do colega de seleção, quanto à discussão renhida que se avizinha, mas sublinha a ambição leiriense, vincando o desejo de apagar a má exibição dos quartos-de-final da Taça de Portugal. “Encaro como uma meia final equilibrada e que pode cair para ambos os lados. No último jogo, pecamos ao nível da defesa e finalização. Se melhorarmos nesses dois aspetos, penso que o desfecho possa ser outro. O grupo encontra-se unido e motivado. Estamos prontos para dar tudo de nós dentro de campo!”, enfatizou o versátil jogador de 18 anos.
Na corrente temporada, as meias-finais do playoff disputam-se à melhor de cinco encontros, pelo que os resultados do fim de semana não serão definitivos. A eliminatória é devolvida ao Pavilhão do Lis, a 5 e 6 de abril, pelas 15h, ao passo que o hipotético jogo 5 está reservado para 26 de abril, às 16h, em Alvide.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
APD Braga e APD Sintra medem amanhã forças na final da Taça de Portugal de BCR
Encontrados os finalistas da Taça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR): APD Braga e APD Sintra venceram hoje (15 de março) os respetivos encontros, depois de dois jogos de elevado nível no Pavilhão Municipal de Pinhal Novo, casa do CD Pinhalnovense, com os resultados a comprovarem a máxima competitividade das quatro equipas participantes nesta Final Four.
Os bracarenses e os sintrenses vão agora disputar este domingo (16) a grande final da prova, pelas 15 horas, no mesmo pavilhão – e com transmissão FPBtv.
APD BRAGA 51-49 GDD ALCOITÃO
A APD Braga entrou no encontro motivada, mostrando que fez mais de 300 quilómetros de viagem para vencer e para tentar revalidar o título que conquistou na última temporada, e o GDD Alcoitão sofreu para entrar no jogo. Um primeiro parcial de 4-12 para os bracarenses obrigou a equipa de Alcabideche a correr atrás do marcador – ainda conseguiu fechar os dez minutos iniciais numa toada positiva (10-12). Já o segundo quarto caiu mesmo para os pupilos de Fernando Lemos (15-12), e a boa réplica manteve-se na segunda parte do jogo, elevando o nível do espetáculo para as quase 200 pessoas que se deslocaram a Pinhal Novo para a primeira meia-final do dia.
A APD Braga, com Hélder Freitas em grande plano (24 pontos, máximo da partida, e oito ressaltos), foi-se batendo cara a cara com o emblema de Alcoitão, que chegou pela primeira vez à liderança do encontro no final do terceiro quarto (35-36), mas Braga recuperou (liderava 47-45 a 2’30 do fim) e manteve-se no topo nos últimos segundos, segurando uma vantagem que podia ter caído para qualquer dos lados e que em muito se deu à luta dos ressaltos (48-39 para os minhotos).
Esforço hercúleo da turma de Ricardo Vieira face aos alvinegros, que viram em Afonso Tavares um verdadeiro MVP, com 18 pontos (14 ao intervalo). A acompanhá-lo com excelência esteve Ângelo Pereira (14pts) e ambos foram cruciais nos derradeiros dez minutos para aguentar a pressão defensiva do clube de Braga. O MVP estatístico, contudo, foi o bracarense Márcio Dias, com 13 pontos e 17 ressaltos.
BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto 59-63 APD Sintra
Ao contrário do que a classificação da fase regular da Liga BCR (1.º contra 4.º) e do primeiro quarto (18-13) favorável ao BC Gaia, a APD Sintra foi a Pinhal Novo provar que queria sair com a vitória e deixou os gaienses numa péssima posição à ida para os intervalos (28-32, após um segundo quarto que ficou 10-19). Motivados pelas brilhantes exibições de Ricardo Pires (28pts, 8res – 36.5val, MVP do encontro) e Hugo Lourenço (19pts, 18res), o coletivo de Sintra empatou o terceiro quarto (17-17), antevendo a recuperação por parte dos “wildcats” de Gaia, que chegou só mesmo nos derradeiros minutos.
Aos 3’30, os comandados de Pedro Bártolo (treinador-jogador e o melhor em campo nos azuis e laranjas, com 25 pontos, 12 assistências e 23.5 de valorização) tomaram a liderança, mas os pupilos de Rui Lourenço, também eles impulsionados pelo louvor do público, mantiveram-se estoicos rumo à vitória e, vencendo 12-11 os últimos dez minutos, garantiram a presença na final, que se disputa amanhã, dia 16, com transmissão FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
GDD Alcoitão x APD Braga inaugura a Final 4 da Taça de Portugal de BCR
Aproxima-se um dos pontos altos do BCR nacional, a Final 4 da Taça de Portugal de BCR. GDD Alcoitão e APD Braga são os primeiros protagonistas a entrar “em cena”, na meia-final inaugural da prova, sábado, pelas 15h, no Pavilhão Desportivo Municipal do Pinhal Novo, partida para ver na FPBtv. No frente a frente na corrente época, o GDD Alcoitão alcançou duas vitórias expressivas diante da APD Braga, mas a experiência minhota em jogos que ditam títulos será um fator a ter em conta.
Fernando Lemos, técnico dos cascalenses, antecipa um jogo com contornos diferentes face aos realizados na Liga BCR. “Acredito que o jogo de sábado nada tenha a ver com os anteriormente disputados com a APD Braga a contar para a Liga BCR, pois, apesar de um ano menos positivo que o normal, não deixam de ser os campeões em titulo e os detentores da Taça de Portugal”, sublinhou, aludindo a dois nomes em especial.
“Encontram-se “reforçados” com o Márcio Dias, que dispensa qualquer apresentação, e que vem acrescentar e muito ao colectivo de Braga, para além de ser uma equipa muito experiente, cheia de valores individuais e superiormente orientada pelo seu treinador Ricardo Vieira. Espero um jogo altamente competitivo e desfecho imprevisível que uma meia-final merece”, afirmou.
O líder da equipa em maior ascensão no BCR nacional mostra-se consciente dos desafios e acredita decifrar a receita para devolver o GDD Alcoitão a uma final. A última foi em 2017, precisamente contra a APD Braga. “Para anular esta equipa de Braga, teremos de ser muito consistentes defensivamente, ganhar a luta das tabelas e ter uma grande eficácia no lançamento exterior”.
Já Ricardo Vieira, treinador da APD Braga, reconhece qualidade e evolução ao GDD Alcoitão. “Deve ser a equipa mais equilibrada no campeonato, com o trabalho excelente que o (Fernando) Lemos vem fazendo de há uns anos para cá e, com os reforços, irmãos Pereira e o Marco Gonçalves, efetivamente tornaram-se crónicos candidatos aos títulos nacionais”, considera.
Não obstante a dimensão do desafio, o laureado técnico bracarense confia na perseverança caraterística dos minhotos. “Temos de ser efetivos na defesa, muito assertivos no ataque, estarmos num dia muito bom e termos alguma sorte também. Sendo uma disputa de acesso à final, conto com a experiência dos meus jogadores nestas andanças e em aproveitar o orgulho e raça característica dos meus atletas. Vamos para vencer, com todo respeito pelo adversário”.
A APD Braga é a detentora do troféu, conquistado, na época transata, em Leiria, frente ao BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto. Na sua vitrine, constam nove Taças de Portugal. Por sua vez, o GDD Alcoitão procura reeditar a glória de outros tempos. A última conquista na Taça de Portugal remonta à temporada 1995/1996.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR
APD Sintra e GDD Alcoitão triunfam no fecho da fase regular da Liga BCR
No último fim de semana de competição, na fase regular da Liga BCR, APD Sintra e GDD Alcoitão averbaram vitórias sólidas.
Em Casal de Cambra, a APD Sintra suplantou categoricamente a APD Lisboa – 65-22. Ricardo Pires – 5.0 – (31pts) e Pedro Gonçalves – 3.5 – (16pts) deram o mote para o sucesso anfitrião. Nos comandados de Daniel Pereira, destacaram-se Bruno Lopes – 3.0 – (14pts) e William Silva – 3.5 – (6pts) – 18-6 / 16-0 / 13-8 / 18-8.
Também a jogar em casa, o GDD Alcoitão passou o teste, com distinção, na receção à APD Braga – 65-39 -, mercê, em grande medida, de uma entrada fulgurante, contrariada pelos minhotos, que chegaram a encurtar a distância para quatro pontos. Nélson Pereira – 5.0 – (17pts, 8res, 1ast, 3rb; 21 val.), MVP do desafio, Hugo Maia – 2.5 – (16pts, 5res, 7ast, 1dl) e Afonso Tavares – 4.0 – (13pts, 8res, 3ast, 2rb) foram os principais obreiros do êxito cascalense, sem esquecer os dígitos de Ângelo Pereira – 2.5 – (13pts – 2/3 3pts, 5/6 LL -, 4res, 3ast, 1rb) em apenas 21:16 minutos. Do lado bracarense, sobressaíram Márcio Dias – 4.5 – (20pts, 7res, 2ast, 1dl) e Gabriel Souto – 3.0 – (2pts, 2res, 3ast, 1rb).
Ver esta publicação no Instagram
BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, GDD Alcoitão, APD Leiria e APD Sintra, por esta ordem, compõem o quarteto qualificado para as meias-finais do playoff, cuja disputa se inicia no final de março. Antes, há lugar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, a 8 e 9 de março, e a Final Four, logo no fim de semana seguinte, a 15 e 16.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.