Artigos da Federaçãooo

Sporting despede-se da Champions League

O Sporting CP foi eliminado da Basketball Champions League e segue para a FIBA Europe Cup depois da derrota na Estónia contra o BC Kalev/Cramo por 86-67.

Num jogo decisivo tendo em conta o formato “a eliminar” da fase de qualificação, apenas a vitória manteria vivas as esperanças dos campeões nacionais em chegarem à fase de grupos da competição. No entanto, o encontro não começou de feição para os comandados de Luís Magalhães.

Os dez minutos iniciais pautaram-se pelo equilíbrio entre ambas as partes – 20-18 favorável ao conjunto estónio – mas o segundo quarto acabou por ser decisivo para o resultado final. A formação lusa mostrou alguma dificuldade no plano ofensivo (apenas nove pontos marcados) e não conseguiu conter o seu adversário, que marcou 22 pontos e seguiu para o intervalo com uma vantagem de 42-27.

Depois do descanso a toada manteve-se, com o BC Kalev/Cramo a superiorizar-se novamente (23-14) graças à falta de eficácia leonina – apenas 28% dos seus lançamentos de dois pontos foram concretizados.

Com a partida a aproximar-se do fim, a equipa lisboeta aproveitou alguma descompressão por parte do seu oponente para reduzir a diferença (28-21 no quarto período). O resultado final foi 86-67, com o Sporting CP a sair eliminado da competição, mas a seguir para a FIBA Europe Cup. Travante Williams (26pts, 7res, 3ast, 1dl) foi a grande figura leonina, com Joshua Patton a destacar-se na luta das tabelas com dez ressaltos.


Sporting CP segue para a FIBA Europe Cup

O Sporting CP não conseguiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de perder por 70-64 face ao KK Igokea, na Bulgária.

Foi um jogo equilibrado, aquele que decorreu na Arena Botevgrad, com o Igokea a chegar ao intervalo com uma vantagem de cinco pontos (32-27), mas no terceiro quarto deu-se a reação leonina, que se traduziu num parcial de 20-14, que colocou o clube de Alvalade na frente, à entrada para os derradeiros dez minutos.

E seria nessa fase que a formação bósnia se distanciou, embalada pela obtenção de nove pontos consecutivos, não mais o Sporting conseguindo reverter a situação, numa partida em que teve como melhores em campo Travante Williams (16pts, 4res, 1as, 1rb), John Fields (12pts, 11res, 1dl) e Jalen Henry (12pts, 2res, 2rb).

Gorada a possibilidade de jogar na Champions, o Sporting CP vai disputar a FIBA Europe Cup, inserido no Grupo C, juntamente com Ironi Ness Ziona (Israel), Szolnoki Olajbanjasz (Hungria) e BM Slam (Polónia).

 

https://twitter.com/FIBAEuropeCup/status/1295664070000103425

 

 


“Leões” a uma vitória da Liga dos Campeões

O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, em mais uma partida a contar para a qualificação da Liga dos Campeões. Depois da vitória sobre o Olympic Fribourg na quarta-feira, a formação leonina tem pela frente o KK Igokea da Bósnia e Herzegovina.

Os “leões” superaram os campeões suíços por 78-84 e estão a apenas uma vitória de fazerem história com a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, feito nunca alcançado por nenhuma formação lusa nesta competição. No entanto, para garantir entrada na “liga milionária”, o Sporting tem pela frente o KK Igokea que também triunfou na quarta-feira diante do Cluj Napoca.

Em caso de passagem, os “leões” já conhecem o grupo onde estão inseridos depois de nova alteração por parte da organização da prova. Inicialmente estavam previstos quatro grupos compostos por oito equipas, contudo, em função do bem-estar e da saúde de todos os agentes desportivos envolvidos, a FIBA Europa optou por dividir as 32 equipas em oito grupos, cada um deles composto por quatro formações.

Na requalificação da fase de grupos da edição 2020/21 da Liga dos Campeões, a formação portuguesa fica assim inserida no Grupo G. Hapoel Jerusalem, Limoges CSP e Turk Telekom serão os adversários dos “leões”, caso a formação verde e branca supere o KK Igokea no confronto desta sexta-feira. A partida começa às 18h00 e será transmitida em direto na Sporting TV.


Sporting CP continua na luta por um lugar na Liga dos Campeões

O regresso às competições europeias não podia ser melhor para o Sporting CP, já que a formação de Alvalade conseguiu levar a melhor sobre o Olympic Fribourg (78-84) na estreia na Basketball Champions League. A vitória na primeira meia-final do Grupo C garante a continuidade na prova, sendo que agora os “leões” estão dependentes do resultado entre Cluj Napoca e KK Igokea para conhecer o adversário da próxima sexta-feira.

O conjunto verde e branco foi superior na entrada na Arena Botevgrad. Depois um quarto inicial de alta intensidade, com Travante Williams em evidência (marcou 14 dos seus 23 pontos nos primeiros dez minutos), o Sporting avolumou a diferença no marcador e chegou mesmo a vencer por 16 pontos (22-38). O ímpeto leonino manteve-se até ao descanso, com os comandados de Flávio Nascimento (que assumiu a equipa na ausência de Luís Magalhães e António Paulo Ferreira) a manterem distâncias para os helvéticos (36-50).

No entanto, a resposta dos suíços não tardou e no regresso dos balneários a formação de Petar Aleksic mostrou-se mais forte. O parcial de 25-16 no 3.º quarto culminou na aproximação ao Sporting que, mesmo pressionado, soube manter a liderança do encontro com John Fields a ser preponderante nos dez minutos finais da partida. Novamente com uma vantagem fixada na casa das dezenas e já com menos de cinco minutos para jogar, o Sporting soube controlar a marcha do marcador, garantindo o triunfo final (78-84).

Travante Williams (23pts, 7res, 3as, 4rb), John Fields (20pts, 11res, 1rb, 1dl) e James Ellisor (10pts, 3res, 1as, 1rb) foram os principais destaques nos “leões”, que regressam à ação esta sexta-feira pelas 18h00.


“Queremos ser a primeira equipa portuguesa na fase de grupos desta competição”

De regresso à “Europa” do basquetebol depois de 42 anos de ausência, o Sporting CP tem pela frente o primeiro desafio oficial da nova temporada na Arena Botevgrad, na Bulgária, diante do Olympic Fribourg. A partida que tem início às 14h30 (Sporting TV), contou com a antevisão do internacional luso Diogo Ventura que, apesar de todas as vicissitudes, se mostra confiante para o embate com o conjunto helvético.

O Sporting CP está de regresso às competições europeias e tem pela frente um torneio que pode garantir um lugar na fase de grupos da competição, feito nunca alcançado por uma equipa portuguesa. De que forma correu a pré-época tendo em conta todos os condicionalismos desta temporada?
A pré-epoca correu muito bem, trabalhámos muito intensamente desde o início e sentimos que estamos preparados para este grande desafio. Queremos fazer história e ser a primeira equipa portuguesa a garantir a presença na fase de grupos desta competição.

O primeiro adversário neste regresso à “Europa” é o Friburgo. Os helvéticos são campeões suíços e já contam com alguma experiência neste tipo de competições. Como foi a preparação deste embate? O que podemos esperar desta equipa?
O Friburgo é uma equipa com experiência nestas competições e conta com jogadores de altíssima qualidade. Vamos ter de estar ao nosso melhor nível para conseguir derrotá-los. São uma equipa muito intensa e forte fisicamente, no entanto acreditamos no nosso valor e que somos capazes de alcançar a vitória.

Luís Magalhães não viajou com a equipa e não vai poder orientar-vos no jogo com o Friburgo. Até que ponto a ausência do treinador pode influenciar o desempenho da equipa?
Será estranho não vermos o nosso treinador principal. A nossa voz de comando no banco que nos ajuda, no entanto, já temos as nossas rotinas e conhecemos bem as ideias da equipa técnica e estamos prontos para as pôr em prática durante o jogo. Quando surgem estes contratempos, compete-nos arranjar motivação extra para os ultrapassar e, por isso, vamos jogar para ganhar os dois jogos e dedicá-los a quem não nos pode acompanhar neste momento.

Em caso de vitória, a estadia em Botevgrad prolonga-se até sexta-feira, jogo que pode ser disputado com o Cluj Napoca ou com o KK Igokea. Realizar dois jogos em apenas três dias depois de uma viagem é desafiante, sobretudo nesta fase da época. Qual é a mentalidade do grupo de trabalho para este torneio de qualificação?
Derivado ao momento que se vive em todo o mundo, esta qualificação vai ser jogada em apenas dois jogos em que só duas vitórias interessam para nos conseguirmos apurar para a fase de grupos da BCL. O grupo está muito motivado e ansioso para que a bola seja lançada ao ar. Gostamos de jogar este tipo de jogos importantes e estamos confiantes no nosso valor, pois temos vindo a trabalhar muito.


Sporting CP joga acesso à Champions na Bulgária

Devido à atual situação pandémica na Europa, e de forma a garantir a segurança de todos e a facilitar a logística, foram aprovadas alterações ao formato da qualificação para a Liga dos Campeões 2020/21. Sendo assim, o Sporting CP, único clube português presente, vai disputar uma vaga na competição em sistema de Final Four, na cidade búlgara de Botevgrad.

Os “leões” defrontam a formação suíça do Fribourg Olympic, na meia-final agendada para 23 de setembro. Em caso de triunfo, o clube de Alvalade joga a final do Grupo C dois dias depois (25 de setembro) contra o vencedor da outra meia-final, entre U-BT Cluj Napoca e Igokea. Só o clube que ganhar a Final Four tem lugar reservado na fase de grupos da Champions.

Nicósia, capital de Chipre, será o outro palco do apuramento, com todos os encontros a decorrerem à porta fechada.

https://www.facebook.com/BasketballCL/posts/2714194188825914

 

Visitem-nos em www.fpb.pt e sigam-nos no FacebookInstagramTwitterTikTok e YouTube.


Fribourg Olympic no caminho do Sporting CP

Realizou-se na manhã desta quarta-feira o sorteio da Liga dos Campeões que ditou o Fribourg Olympic como o primeiro adversário do Sporting CP.

O Sporting CP, única formação portuguesa presente em prova, vai disputar o acesso à 2.ª ronda de qualificação com os suíços do Fribourg Olympic. A eliminatória diante do conjunto helvético será disputada a duas mãos, com o primeiro encontro a realizar-se em Lisboa a 15 de setembro sendo que o segundo jogo está agendado para o dia 18 de setembro, em Friburgo.

Em caso de vitória, o Sporting terá pela frente o KK Igokea (BIH) ou o Cluj (ROM), naquela que será a 2.ª e última ronda de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Em caso de passagem, os “leões” jogam a fase regular da prova no Grupo C composto por Hapoel Jerusalem (ISR), Filou Oostende (BEL), Turk Telekom (TUR), San Pablo Burgos (ESP), Brindisi (ITA), Limoges (FRA) e Darussafaka (TUR).


Sporting CP na luta por um lugar na fase de grupos da “Champions”

Depois de 42 anos afastado das competições europeias, o Sporting CP está de regresso à Europa do basquetebol para disputar as rondas de qualificação para a Liga dos Campeões da temporada 2020/21.

A formação de Alvalade é uma das 16 equipas que vai lutar por um lugar na fase de grupos da prova, tendo pela frente duas rondas de qualificação que se iniciam a 15 de setembro. Dois meses antes, a 15 de julho, os leões conhecem o primeiro adversário. Eis as 16 equipas presentes nas rondas qualificativas da Liga dos Campeões:


“Leões” querem regressar à Europa

O prazo para inscrições na Basketball Champions League terminou esta sexta-feira com o Sporting CP a ser a única equipa portuguesa a inscrever-se na prova.

 

Depois de 24 anos afastado da modalidade a formação verde e branca regressou ao escalão máximo do basquetebol português e devido à posição cimeira na Liga Placard, à data da paragem (11 de março), teve prioridade de inscrição para a temporada 2020/21.
Em declarações ao jornal A Bola, Luís Magalhães, timoneiro do Sporting, não deixou de referir que vê este regresso às competições europeias como “mais um desafio e motivação extra”. O experiente treinador de 62 anos vincou ainda a vontade em triunfar fora de portas, “com certeza que não iremos entrar apenas para jogar, mas também para tentar vencer jogos e procurar passar uma ou outra fase. O objetivo será ir o mais longe possível”, afirmou.
Os “leões” querem regressar à “Europa” do basquetebol 42 anos depois de terem participado pela última vez na fase de apuramento da Taça dos Campeões Europeus, em 1978. Ficam a aguardar validação necessária através da divulgação oficial das equipas participantes na BCL. As inscrições para as competições europeias não ficam por aqui, sendo ainda possível o ingresso na FIBA Europe Cup.

SL Benfica vence em Montenegro por 82-71

A formação montenegrina liderou as contas no quarto inicial (28-21), mas os “encarnados” aplicaram um parcial de 31-12 até ao intervalo.

 

No regresso dos balneários, o Mornar Bar não deixou o Benfica fugir ainda mais no marcador, não fazendo perigar a eliminatória para as suas cores.

 

Boa prestação das “águias”, frente a um poderoso adversário, com Micah Downs (24pts, 10res, 5ast, 2rb, 1dl), Toure’ Murry e Eric Coleman (18pts, 6res, 5ast, 3rb) em destaque.


SL Benfica joga em Montenegro este domingo (18h)

Mas os “encarnados” ainda acalentam hipóteses de apuramento, tendo de anular a desvantagem, este domingo, em Montenegro, num jogo agendado para as 18 horas.

 

Em declarações à BTV, Tomás Barroso, base do clube da Luz, vincou que a equipa não vai desistir: “Vamos fazer tudo, minuto a minuto, quarto a quarto, para conseguir dar a volta ao resultado.

 

Para Groningen fomos em vantagem e eles não desistiram. Nesta fase também não vamos desistir. É tudo ou nada, e vamos tentar dar tudo para conseguirmos a reviravolta na eliminatória”, afirmou.


SL Benfica perde na receção ao Mornar Bar (68-96)

A equipa orientada por Carlos Lisboa enfrenta uma deslocação complicada a Bar, este domingo pelas 18h00 (hora de Lisboa), onde jogará a 2.ª “mão” desta 2.ª ronda de qualificação.

 

O terceiro confronto oficial da temporada começou favorável ao conjunto português que, logo no quarto inicial alcançou um parcial positivo de 24-18.

 

Apesar da vantagem alcançada nos dez minutos iniciais, o SL Benfica viu os forasteiros passarem para a liderança isolada do encontro depois de aplicarem um parcial de 10-25 antes do descanso.

 

O Mornar Bar foi para o intervalo a vencer por nove (34-43) e desde que deu a volta ao marcador no 2.º quarto nunca mais saiu da liderança, pese embora os esforços encarnados durante o 3.º quarto (24-22).

 

A lançar 47.4% da linha dos três pontos (18 triplos convertidos) e através de uma grande pressão sobre o portador da bola, os montenegrinos surgiram ainda mais implacáveis nos últimos dez minutos, sentenciando a partida (68-96).

 

O parcial de 10-31 avolumou as diferenças no marcador e atestou da qualidade do conjunto dos Balcãs.

 

Damian Hollis (15pts e 6res), Micah Downs (12pts, 7res e 5ast) e Gary McGhee (12pts e 4res) foram os homens em evidência nos encarnados.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.