Artigos da Federaçãooo

GDESSA perde em solo belga na despedida da EuroCup feminina

Na sua última partida a contar para a EuroCup feminina, na derradeira ronda da fase regular, o GDESSA Barreiro perdeu por 66-60 na Bélgica, diante do Castors Braine.

O GDESSA nunca esteve em vantagem e, com parciais sofridos de 22-14, 18-9 e 15-10, ficou a 27 pontos do adversário.

Mas ainda estava por vir a melhor fase na partida da equipa portuguesa, que com um sensacional parcial de 11-27 esteve perto de operar uma impressionante recuperação.

O GDESSA apontou 11 triplos, sendo que sete deles pertenceram a Maianca Umabano (27pts, 7/11 3P, 4/4 LL, 4res, 1ast, 2rb), autora de uma portentosa exibição, sem esquecer Márcia da Costa Robalo (16pts, 5res, 4ast).

Contas feitas, a formação da margem sul do Tejo terminou o grupo I sem vitórias.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok.


GDESSA na Bélgica para derradeira jornada da EuroCup Women

O GDESSA Barreiro conclui a sua participação na EuroCup Women 2023/2024 esta quarta-feira, pelas 19 horas, quando visitar o reduto do Castors Braine, na Bélgica, na 6.ª e última jornada da fase de grupos.

A equipa lusa, que já não consegue avançar para a próxima fase, entra em campo com o objetivo de conquistar a primeira vitória nesta fase da competição. No jogo disputado no Barreiro, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, a vitória sorriu para as belgas por 71-63.

O embate, com início marcado para as 19 horas, tem transmissão no canal YouTube da FIBA, aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Benfica perde na despedida da fase de grupos da EuroCup feminina

No seu último jogo a contar para a fase de grupos da EuroCup feminina, o SL Benfica perdeu (53-64) em casa diante do Caledonia Gladiators. As “encarnadas” aguardam os restantes jogo para saber se ficam pelo caminho na competição, sendo que não conseguiram vencer no grupo G.

O Benfica nunca esteve em posição de vantagem, mas no primeiro quarto até equilibrou (11-15) a contenda.

Com um parcial de 24-15 até ao intervalo, a formação escocesa distanciou-se e, a partir daí, não mais viu as “águias” aproximarem-se.

Num jogo em que o Benfica apontou oito triplos, Keilanei Cooper (11pts, 2res, 1ast, 2rb, 1dl) foi a atleta com maior pontuação na turma da Luz.


GDESSA não resiste na receção ao Rutronik

Na quinta jornada do grupo I da EuroCup feminina, o GDESSA Barreiro perdeu na receção ao Rutronik Stars Keltern por 82-68.

O GDESSA esteve quase sempre em desvantagem, mas em vários momentos teve ao alcance o adversário alemão, como se comprova pelas diferenças de seis (31-37) e oito (51-59) pontos no final do segundo e terceiro quartos.

O Rutronik acabou por encetar um parcial de 23-17 nos derradeiros 10 minutos e decidir a questão.

A equipa portuguesa converteu 17 dos seus 21 lances livres e roubou a bola em 11 ocasiões.

Krystal Freeman (20pts, 4/8 2P, 3/5 3P, 9res, 1ast, 2rb), Márcia da Costa Robalo (19pts, 3/4 LL, 1res, 3ast, 3rb, 1dl) e Maianca Umabano (13pts, 6/6 LL, 4res, 2ast, 1dl) sobressaíram nas campeãs nacionais.

Na próxima semana, a 29 de novembro (19h), o GDESSA alinha na Bélgica, no reduto do Castors Braine.


GDESSA com quinta-feira europeia frente ao Rutronik

O GDESSA Barreiro joga esta quinta-feira (20h10, transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito), diante das alemãs do Rutronik Stars Keltern, num encontro da quinta ronda do grupo I da EuroCup feminina.

As campeãs nacionais procuram o primeiro triunfo nesta edição da competição e medem forças face a um adversário que levou a melhor na Alemanha, por 89-59, a 19 de outubro.

De referir que o Rutronik comanda a liga alemã só com vitórias.

Na projeção do encontro falámos com Catarina Neves, base do GDESSA, que disse aquilo em que a sua equipa deve melhorar para reverter o cenário do jogo em solo germânico: “Diria que temos de ser capazes de parar as transições ofensivas, sobretudo o bloqueio direto em transição. Na partida na Alemanha sofremos muitos pontos e a este nível torna-se difícil competir se a nossa defesa for tão permissiva como foi”, afirmou.

A jogadora de 30 anos analisou da seguinte forma a prestação do GDESSA, até ao momento, na prova: “Se apenas olharmos ao número de vitórias e derrotas, pode parecer realmente que tudo é mau. Mas um olhar mais atento permite concluir que temos vindo a subir de jogo para jogo. É evidente que sempre que perdemos não ficamos satisfeitas – mas o trabalho tem possibilitado que a cada jogo percamos diferente, e percamos “melhor”. Não é conversa conformista: sabemos onde queremos chegar, mas mantemos presente também de onde partimos e onde estamos agora”, referiu.

A fechar, Catarina Neves apontou que sente a equipa confiante: “Podemos estar perto da primeira vitória na prova! Precisamente por termos vindo a subir e por nos sentirmos cada vez mais esclarecidas quanto aos nossos papéis e ideias no campo, sinto que a equipa está pronta para jogar de igual para igual, e que temos os argumentos para ganhar este jogo”, concluiu.


Benfica regressa à EuroCup esta quinta-feira

No regresso da EuroCup feminina, o SL Benfica disputa esta quinta-feira (20h30, transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito) o seu último jogo a contar para o grupo G. As “encarnadas”, com as contas do apuramento complicadas, vão receber as britânicas do Caledonia Gladiators.

As “águias” tentam obter o primeiro triunfo nesta edição da prova, sendo que em solo escocês perderam por 73-52 a 18 de outubro.

O Caledonia Gladiators, já qualificado para a próxima fase, surge ainda invencível nesta competição e na sua liga interna.

Eugénio Rodrigues, treinador do emblema da Luz, em declarações aos meios de comunicação do clube, salientou o poderio do adversário: “É um plantel recheado de jogadoras de várias nacionalidades, um contingente com espanholas, ucranianas e americanas. É uma equipa com várias soluções, e, sobretudo, muito física, com muitos centímetros, e que nos coloca algumas dificuldades a esse nível”, analisou.

O técnico recordou a partida realizada na Escócia: “Foi um jogo com dois momentos. Um primeiro em que os primeiros dois quartos foram muito nivelados, em que estávamos empatados ao intervalo. Depois, na segunda parte, no terceiro e quarto quartos, as jogadoras do Caledonia Gladiators foram muito fortes, e não tivemos a mesma capacidade da primeira parte para lidar com esse contacto, com essa capacidade física. É algo para o qual temos de ter muita atenção, estar bem mais preparados para esse impacto que vai ser, de certeza, uma das armas a ser utilizadas pelo adversário”, avisou.

Catarina Barreiros, atleta do Benfica, apelou à concentração: “Vamos ter de estar muito concentradas e dispostas a ganhar. Vamos ter de estar muito concentradas e dispostas a ganhar. Queremos voltar a dar alegrias aos adeptos e à equipa, pois, uma vitória melhora muito o ânimo. Vai ser um jogo duro, mas acreditamos que podemos ganhar”, vincou.


London Lions levam a melhor na receção ao GDESSA

O GDESSA Barreiro enfrentou estar tarde a equipa dos London Lions em jogo a contar para a quarta jornada da fase de grupos da FIBA EuroCup Women. Um jogo em que a equipa da casa esteve sempre na dianteira, o resultado final firmou-se em 79-60.

A formação londrina, que ainda não sentiu o sabor da derrota nesta edição da EuroCup Women, entrou forte e depressa criou uma diferença considerável, com o marcador a assinalar 28-16 à entrada para o segundo quarto. Apesar das tentativas de resposta por parte da equipa liderada por André Martins, a formação britânica, com diversas atletas com experiência ao nível da EuroLiga e WNBA, foi controlando os ritmos da partida e construindo o resultado.

Márcia da Costa Robalo (18pts, 7res, 7ast, 4rb, 2dl) foi a figura de proa da formação do Barreiro, seguida por Ahlana Smith (17pts, 3res, 2ast) e Krystal Freeman (11pts, 8res, 2ast).

O emblema da margem sul do Rio Tejo volta a entrar em campo dia 23 de novembro para receber o Rutronik Stars Keltern.


Benfica não passa no reduto do Namur Capitale

O SL Benfica viajou até à Bélgica para enfrentar o Basket Namur Capitale na 4.ª jornada da fase de grupos da EuroCup Women. Apesar da réplica lusa, o triunfo ficou em território belga por 73-59.

Os minutos iniciais foram equilibrados ainda que com alguma ascendente por parte da formação da casa, comandada pelo técnico português, José Araújo. Com o decorrer do primeiro tempo a vantagem do emblema belga foi aumentando e ao intervalo firmava-se em oito pontos (32-24). Contudo, a ida ao balneário surtiu efeito na formação liderada por Eugénio Rodrigues e as “águias” entraram para o terceiro quarto com nova intensidade, não demorando a colocar a partida a uma posse de bola de distância (32-29).

Após um período de aproximação e reequilíbrio, que durou até aos últimos três minutos do quarto, o Namur, onde atua a internacional portuguesa, Carolina Rodrigues (13pts, 1res, 5ast), voltou a criar um pequeno fosso que lhe permitiu controlar os derradeiros dez minutos, gerindo as investidas “encarnadas” até final.

Keilanei Cooper (14pts, 7res, 3rb, 1dl) foi a melhor marcadora nas “águias”, seguida por Marta Martins (9pts, 6res, 4ast, 3rb), Artémis Afonso (9pts) e Isabela Jourdain (9pts, 6res).


GDESSA entra em ação em Londres no feriado

O GDESSA Barreiro tem pela frente, esta quarta-feira (19h, transmissão aqui), mais um jogo na EuroCup Women. As campeãs nacionais, à procura da primeira vitória na prova, deslocam-se ao pavilhão do London Lions.

A turma da margem sul do Tejo, que na Liga apresenta quatro triunfos e duas derrotas, defronta o líder invicto do grupo I da EuroCup, e que no seu campeonato ganhou a sua partida.

Recordamos que a 11 de outubro, no Barreiro, a equipa britânica, que falhou o apuramento para a Euroliga, levou a melhor por 91-55.

Na projeção do encontro, Márcia da Costa Robalo, jogadora do GDESSA, em declarações à FPB, refere como a sua equipa deve melhorar relativamente à receção às londrinas: “Queremos melhorar no aspeto defensivo, foi claramente aquilo que falhou em casa contra elas. Ofensivamente fomos correspondendo. Estamos a falar do adversário mais forte nos três primeiros jogos. Tudo está em aberto, mas é natural que se sintam como as mais fortes”, analisa.

A internacional portuguesa não valoriza em demasia a recente derrota do emblema da margem sul do Tejo na Liga Betclic Feminina: “É muito mais fácil trabalhar sobre vitórias. É óbvio que o processo de sair de uma derrota é algo delicado. Mas o ritmo é muito elevado, treinar e jogar, mudar de país, ajuda a que o nossoo mindset seja o de ganhar e seguir em frente. Isto não é uma corrida de 100 metros”, vinca.

Aos 33 anos e com experiência internacional, Márcia da Costa Robalo aborda a forma como esta campanha europeia é uma aprendizagem para todas as partes: “Olhando apenas para os resultados, e excetuando o último frente ao Castors Braine, é verdade que têm sido diferenças pesadas. Mas nós não sentimos isso dentro de campo. Percebemos quando nos “perdemos”, mas até batemo-no de igual para igual. Claro que os nossos adversários são mais experientes nestas andanças. Eu sou das jogadoras mais experientes da equippa, e esta é a minha terceira experiência na EuroCup. Sentimos que somos capazes, que podemos trazer para casa uma vitória. Tento passar a minha experiência às minhas colegas, mas eu própria sou diferente da Márcia de há dois anos, e eu também recebo conhecimento das minhas colegas”, termina.


“Águias” jogam na Bélgica a contar para a EuroCup Women

Num feriado do 1 de novembro com várias equipas portuguesas em ação, uma delas será o SL Benfica na EuroCup Women.

As “encarnadas” jogam na Bélgica, no reduto do Basket Namur Capitale, a partir das 19h30.

O Benfica procura o primeiro triunfo nesta edição da prova, sendo que no passado dia 12 de outubro perdeu (52-60) na receção à turma belga. As “águias” vivem um bom momento na Liga Betclic Feminina, com três triunfos consecutivos.

Essa foi, aliás, a vitória até ao momento do Namur na EuroCup Women, equipa que no seu campeonato conta com cinco vitórias e uma derrota. De referir que representam as suas cores a atleta Carolina Rodrigues, internacional portuguesa proveniente, precisamente, do Benfica, e o treinador José Araújo.

Na antevisão do encontro, em declarações prestadas aos meios de comunicação do Benfica, Artémis Afonso, jogadora da turma da Luz afirmou o seguinte: “Vai ser uma partida difícil, bastante competitiva. O Namur conhece bem o Benfica. Queremos sair de lá com uma vitória. As vitórias motivam-nos, começamos a mostrar o nosso trabalho dentro do campo e isso reflete-se nos resultados. Na Europa queremos fazer igual”, vincou.


GDESSA perde na receção ao Castors Braine

O GDESSA Barreiro perdeu (63-71) na receção ao Castors Braine, na terceira jornada da fase de grupos da EuroCup Women.

As anfitriãs até entraram a vencer, mas o vice-campeão belga reagiu e nunca mais teve de correr atrás do prejuízo.

Ao intervalo, o GDESSA encontrava-se a 13 pontos (33-46) de distância, mas a formação lusa subiu de rendimento no regresso dos balneários.

Já no último quarto, com um parcial de 10-0, o emblema da margem sul do Tejo chegou a colocar-se a apenas seis pontos (56-62) do Castors Braine, que acabou por resistir.

O GDESSA apontou oito triplos, converteu cinco dos sete lances livres a seu favor e mostrou agressividade defensiva que se traduziu em 11 roubos de bola e 24 turnovers do adversário. Contudo, a equipa portuguesa perdeu a luta das tabelas, principalmente no ressalto defensivo (13-31).

No capítulo individual, no GDESSA, sinal mais para as exibições de Ahlana Smith (20pts, 4/6 3P, 1res, 3ast, 3rb), Márcia da Costa Robalo (19pts, 5/10 2P, 3/3 LL, 4res,, 3ast) e Krystal Freeman (10pts, 5/9 2P, 3res, 1ast, 4rb).

As campeãs nacionais, que ainda procuram o primeiro triunfo na prova, voltam a entrar em ação na mesma daqui a uma semana, a 1 de novembro (19h), no reduto do London Lions.


GDESSA recebe Castors Braine esta quarta-feira

Esta quarta-feira (20h, transmissão na FPBtv, cujo acesso é gratuito), o GDESSA Barreiro recebe as belgas do Castors Braine na terceira jornada da fase de grupos da EuroCup Women.

O campeão nacional apresenta, até ao momento, duas derrotas, enquanto o seu adversário ganhou na ronda inaugural, tendo perdido há uma semana.

Nos respetivos campeonatos, o GDESSA não jogou no último fim de semana. A formação da margem sul do Tejo conta com três vitórias e uma derrota. Já o Castors Braine ainda tem um registo invencível na liga belga, decorridas cinco jornadas.

De referir que o Castors Braine foi finalista vencido do seu campeonato nas duas últimas temporadas.

Na antecâmara desta partida falámos com Maianca Umabano, atleta do GDESSA, que analisou este adversário: “Pelo que apurámos dos outros jogos, parece uma equipa bastante intensa dos dois lados do campo. Muito lutadora e agressiva e com grandes percentagens de lançamentos”, traçou o perfil.

Para a extremo, há ainda muita margem de evolução no emblema do Barreiro: “Acho que temos de melhorar em muitos aspetos. Ainda estamos no início da época e nota-se claramente isso na equipa. Temos várias aspetos defensivos e ofensivos que vão ser melhorados ao longo da época e com mais treinos de equipa. todos os desafios são bons para sairmos todas individualmente e como equipa da nossa zona de conforto. Estamos a jogar a uma intensidade e com equipas com muita qualidade, o que nos permite, para além de jogar, aprender também”, afirmou.

O GDESSA não jogou no passado fim de semana, algo que pode beneficiar a equipa, segundo a internacional portuguesa, que não atira a toalha ao chão, apesar das duas derrotas na prova: “Não ter um jogo poucos dias antes deixa-nos um pouco mais “frescas”, visto que o calendário de jogos tem sido maior do que o habitual. Claro que é muito difícil alcançar o primeiro objetivo, que era passar à próxima fase, mas acima de tudo deixar uma boa imagem da equipa e do clube e crescemos ao longo dos jogos!, concluiu.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.