Artigos da Federaçãooo

Portugal conclui participação no Europeu de sub16 femininos

A seleção nacional de sub16 femininos terminou a sua participação no Campeonato da Europa – Divisão A, prova que decorreu em Izmir, na Turquia, ao enfrentar a equipa da casa no encontro de classificação do 15.º e 16.º lugares.

Num encontro marcado pelo equilíbrio durante longos períodos de tempo, a vitória sorriu às adversárias por 69-61. O primeiro período ficou marcado pelas trocas de liderança entre ambas as formações, com Portugal a assumir a lidernaça durante grande parte da etaopa inicial, mas a reação turca surgiu no segundo período com um parcial de 19-8. Com maior eficácia no lançamento exterior, a toada continuou após o intervalo com a vantagem da Turquia a atingir os 15 pontos.

Contudo, as comandadas de Mariyana Kostourkova responderam e entraram na luta pelo resultado já na fase final da partida, colocando o jogo a apenas uma posse de bola (61-58). Apesar das tentativas de reação das jovens lusas, que tentaram atingir a vitória até ao soar da buzina, a eficácia adversária acabou por ser decisiva. Portugal mostrou-se ativo na defesa e conseguiu 12 roubos de bola, mas o lançamento de três pontos (15% de eficácia contra 32% da Turquia) foi chave para o desenrolar do encontro.

Com 26 pontos, 12 ressaltos, três roubos de bola e seis desarmes de lançamento, Carolina Silva foi a mais esclarecida no conjunto luso, mas contou com o apoio de Sara Albuquerque (9pts, 8res, 1ast, 1rb), Ana Alves (7pts, 6res, 4ast, 2rb) e Francisca Teixeira (7pts, 2res, 3ast, 4rb).

Fruto da classificação neste europeu, a equipa das Quinas desce à Divisão B na próxima época.


Sub16 femininas vão lutar pelo 15.º lugar no Europeu

A Seleção Nacional de Sub16 femininos vai disputar o jogo dos 15.º e 16.º lugares no Campeonato da Europa da categoria, em Izmir, na Turquia. Portugal foi derrotado pela Grécia por 61-46, esta sexta-feira, e o resultado implica a descida à Divisão B da seleção liderada por Mariyana Kostourkova, Luís Oliveira e Adriano Cerqueira.

O mau arranque de Portugal no encontro desta sexta-feira, com apenas 4 pontos nos primeiros dez minutos, deixou a Seleção Nacional em dificuldades, mas as atletas lusas não viraram a cara à luta e conseguiram, de forma progressiva, reentrar na discussão pelo triunfo. Apesar de nunca ter liderado o marcador, Portugal esteve a apenas um cesto de saltar para o comando em duas ocasiões (17-18 no 1.º quarto e 36-38 no 3.º).

Maria Palma (12pts, 4res, 4ast, 1rb) e Carolina Silva (11pts, 11res, 2ast, 3rb, 5dl) estiveram em bom plano na seleção portuguesa, que tem encontro marcado com a anfitriã Turquia, este sábado, às 10 horas, no jogo que decide os 15.º e 16.º lugares do Europeu.


Seleção Nacional de sub16 femininos na luta pela manutenção na Divisão A

O Europeu de sub16 femininos da Divisão A regressa esta sexta-feira, com Portugal a defrontar a Grécia a partir das 14h30.

A Seleção Nacional, que vem de um jogo muito disputado frente à Eslovénia, tem neste jogo a primeira de duas “finais”. Em caso de triunfo nestes derradeiros encontros, a nossa Seleção garante a continuidade no topo do basquetebol europeu!

O duelo diante da Grécia pode ser visto aqui:


Primeira vitória escapa às Sub16 femininas

A Seleção Nacional de Sub16 femininos esteve a poucos minutos de festejar a primeira vitória no Campeonato da Europa da categoria, que decorre em Izmir, na Turquia. Portugal e Eslovénia protagonizaram um dos jogos mais equilibrados da competição, com ambas as seleções a vencerem o parcial de dois quartos, mas no final o triunfo acabou por cair para as eslovenas por apenas duas posses de bola.

A equipa das quinas entrou muito bem na partida e vencia por sete pontos no final do 1.º quarto (19-12), mas a Eslovénia reagiu no segundo bloco de dez minutos e conseguiu um parcial de 15-0 que virou o resultado de 25-17 para 25-32. A partir daí, a equipa orientada por Mariyana Kostourkova, Luís Oliveira e Adriano Cerqueira correu atrás do prejuízo, mas o melhor que conseguiu foi reduzir para 4 pontos, já no 3.º quarto.

Nos últimos instantes, as eslovenas levaram a melhor e venceram, “empurrando” Portugal para a fase de classificação dos 13.º ao 16.º lugares do Europeu. Carolina Silva (22pts, 4/10 3P, 6res, 1ast, 3rb, 1dl) e Laura Silva (16pts, 6/11 LC, 1res, 2ast, 3rb) foram as melhores atletas lusas.


França superior no Europeu de Sub16 femininos

Apesar da abnegação de todas as atletas da Seleção Nacional de Sub16 femininos, Portugal não foi capaz de contrariar o poderio da França, candidata ao título, esta terça-feira, em jogos dos oitavos de final do Campeonato da Europa da categoria, que se realiza em Izmir, na Turquia.

O 1.º quarto (16-13) mostrou uma equipa das quinas a encarar as francesas olhos nos olhos, mas os três quartos seguintes foram de domínio gaulês e a França acabou por vencer por 76-26.

Carolina Silva (11pts, 9res, 1rb, 2dl) e Maria Palma (6pts, 8res, 4ast, 1rb) foram as atletas lusas que mais remaram contra a maré.


Finlândia mais forte no Europeu de Sub16 femininos

A Seleção Nacional de Sub16 femininos continua à procura do primeiro triunfo no Campeonato da Europa da categoria (Divisão A). Este domingo, Portugal foi batido pela Finlândia por 56-80, no jogo que encerrou a fase de grupos da prova que está a decorrer em Izmir, na Turquia.

Num jogo em que a equipa das quinas não conseguiu contrariar a elevada eficácia das finlandesas na altura de lançar ao cesto, em especial da linha de três pontos, destaque para Carolina Silva (19pts, 7res, 3ast, 4rb, 3dl), que foi bem secundada por Mariana Barros (13pts, 6res, 2ast, 2rb).

Nos oitavos de final do Europeu, Portugal defronta a França, esta terça-feira, às 12 horas.


Letónia leva a melhor no duelo com Portugal

No segundo jogo da fase de grupos do Campeonato da Europa – Divisão A, a seleção nacional de sub16 femininos enfrentou a Letónia.

A equipa letã entrou a todo o gás e depressa se começou a distanciar no marcador ao aproveitar alguma falta de eficácia por parte de formação portuguesa que procurava estabilizar o seu jogo. A vencer por 18-9 à entrada para o segundo período, a toada não mudou, com o conjunto adversário a baixa eficácia lusa (25% em lançamentos de campo ao intervalo) para controlar os ritmos da partida.

A formação comandada por Mariyana Kostourkova voltou do balneário com outra intensidade, mas a Letónia mantinha a eficácia de lançamento e aproveitava da melhor forma os turnovers portugueses. Nos últimos dez minutos a equipa portuguesa procurou reagir novamente, mas a vitória sorriu ao adversário por 68-45.

Sara Albuquerque (13pts, 9res, 2ast) e Carolina Silva (11pts, 10res, 2ast, 1rb, 2dl) foram as principais figuras na seleção das Quinas. Portugal disputa o último jogo da fase de grupos este domingo, pelas 14h30, contra a Finlândia, uma partida com transmissão aqui.


“Vamos dar tudo para representar Portugal de melhor forma”

Menos de 24 horas para o início do Campeonato da Europa de sub16 femininos – Divisão A e a seleção nacional portuguesa já treinou e prepara os últimos detalhes para a participação na prova.

Aquando do último estágio de preparação, em Pombal, a FPBtv marcou presença e falou com as jovens internacionais, Beatriz Palma, Mariana Barros e Carolina Silva, sobre o que sentem na antecâmara da estreia na competição. Já a selecionadora nacional, Mariyana Kostourkova, fez a antevisão do que esperar da prova.

Inserida no grupo A, juntamente com a ChéquiaLetónia e Finlândia, a equipa das Quinas estreia-se diante da Chéquia (sexta-feira, 12h), seguindo-se a Letónia (sábado, 19h30) e Finlândia (domingo, 14h30).

Todos os jogos da competição têm transmissão no canal YouTube da FIBA.


Seleção Nacional de sub16 femininos com Europeu da Divisão A pela frente

A completar o ciclo de Europeus jovens na variante de 5×5, a Seleção Nacional de sub16 femininos tem pela frente o Campeonato da Europa da Divisão A, que vai decorrer na cidade turca de Izmir entre 11 e 19 de agosto.

Portugal faz parte do grupo A, juntamente com a Chéquia, Letónia e Finlândia. A nossa Seleção estreia-se diante da Chéquia (sexta-feira, 12h), seguindo-se a Letónia (sábado, 19h30) e Finlândia (domingo, 14h30).

A equipa técnica, constituída por Mariyana Kostourkova (selecionadora nacional), Luís Oliveira e Adriano Cerdeira (treinadores-adjuntos), convocou as seguintes 12 atletas:

– Ana David Alves (CPN)
– Carolina Silva (CPN)
– Francisca Teixeira (CPN)
– Irene Sousa (Quinta dos Lombos/CAR Jamor)
– Laura Silva (Quinta dos Lombos)
– Letícia Vieira (GDESSA/CAR Jamor)
– Mafalda Maria Monteiro (SC Coimbrões)
– Maria Beatriz Palma (Scalipus CS)
– Mariana Barros (SIMECQ/CAR Jamor)
– Mercedes Schneider (CLIP Teams)
– Rita Chainho (Carnide Clube)
– Sara Albuquerque (Quinta dos Lombos/CAR Jamor)


Sub20 femininos medem forças frente à Hungria esta quarta-feira (11h)

No fecho da fase de grupos do Europeu de sub20 femininos (Divisão A), Portugal perdeu por 81-74 contra Israel.

Em três jogos, a Seleção Nacional registou um triunfo e duas derrotas. Segue-se a Hungria, esta quarta-feira  com um triunfo a valer a manutenção na Divisão A.

A turma israelita esteve no comando do resultado ao longo de grande parte do encontro, tendo chegado ao final do terceiro quarto com uma vantagem 17 pontos (42-59).

Nos derradeiros 10 minutos, Portugal viveu a sua melhor fase ao aplicar um parcial de 32-22, porém insuficiente para evitar a vitória israelita.

A nossa Seleção registou 14 roubos de bola, numa jogo em que as suas maiores protagonistas foram Inês Bettencourt (19pts, 7/10 2P, 5/5 LL, 5res, 6ast, 1rb), Catarina Frederico (15pts, 3/5 2P, 1res, 1ast, 3rb) e Rita Rodrigues (12pts, 6/7 2P, 4res, 1rb).

Em declarações prestadas à FPB, a atleta Jéssica Azulay analisou este jogo e projetou  o futuro: “Entrámos apagadas e com isso Israel encontrou as suas vantagens. Conseguimos reagir, mas o nosso último quarto não foi suficiente. Contra a Hungria vai ser complicado, mas confiamos no nosso trabalho, na forma como treinamos e nas nossas rotinas”, assegurou.

No rescaldo da campanha no grupo A, Portugal ganhou à Chéquia e perdeu diante da Sérvia e Israel


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.