Artigos da Federaçãooo

Seleção Nacional: a pré convocatória de Ricardo Vasconcelos

Depois de fazer história com o apuramento para o Women’s EuroBasket de 2025, a Seleção portuguesa tem pela frente um duelo em Brno com as seleções da Bélgica, Chéquia e Montenegro, que integram o grupo C da competição (e cujos bilhetes para a Fase de Grupos já estão disponíveis na plataforma oficial).

Com foco no Women’s EuroBasket, que se disputa entre os dias 18 e 29 de junho, Ricardo Vasconcelos, selecionador nacional da equipa sénior feminina, pré-convocou 32 atletas:

Fica a conhecer a lista:

# Nome Clube 24/25
1 Ana Carolina Rodrigues BCF Elfic Fribourg Basket (Suíça)
2 Carolina Bernardeco AD Cortegada (Espanha)
3 Carolina Cruz Polisportiva Galli (Itália)
4 Carolina Gonçalves Imortal BC
5 Clara Silva Texas Christian University (EUA)
6 Emília Ferreira Sporting CP
7 Eva Carregosa Barça CBS (Espanha)
8 Inês Bettencourt Gonzaga University (EUA)
9 Inês Faustino SL Benfica
10 Inês Ramos CP Esgueira
11 Inês Viana SL Benfica
12 Inês Vieira University of Utah (EUA)
13 Joana Alves GDESSA
14 Joana Soeiro Recoletas Zamora (Espanha)
15 Josephine Filipe Alter Enersun Al-Qázeres Extremadura (Espanha)
16 Laura Ferreira Basket Club La Tronche Meylan (França)
17 Lavínia Silva Oaklands Wolves (Reino Unido)
18 Luana Serranho Sporting CP
19 Maianca Umabano GDESSA
20 Márcia da Costa Royal Castors Braine (Bélgica)
21 Maria Correia Azul Marino Mallorca Palma (Espanha)
22 Maria Kostourkova MB Zaglebie Sosnowiec (Polónia)
23 Maria Neto Clube dos Galitos
24 Mariana Pereira CU Sportiva
25 Mariana Silva SL Benfica
26 Marta Roseiro CRCQ Lombos
27 Marta Vargas ASD Pallacanestro Vigarano 2008 (Itália)
28 Raquel Laneiro CB Arxil (Espanha)
29 Rita Rodrigues CU Sportiva
30 Sara Guerreiro Cleveland State University (EUA)
31 Simone Costa Girolive Panthers Osnabruck (Alemanha)
32 Sofia da Silva Azul Marino Mallorca Palma (Espanha)

A festa portuguesa aquando do apuramento

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sorteio do Women’s EuroBasket marcado para dia 8 de março

O sorteio dos grupos para o Women’s EuroBasket de 2025 realiza-se já no próximo sábado, dia 8 de março, e será transmitido em direto no canal de YouTube da FIBA, pelas 18 horas.

Neste Dia Internacional da Mulher, Portugal vai conhecer o grupo que irá disputar na sua primeira ida ao Women’s EuroBasket, que se realiza de 18 a 29 de junho de 2025.

Distribuição do sorteio está dividida em quatro grupos alinhada através do ranking FIBA:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FIBA Women’s EuroBasket (@eurobasketwomen)

Será possível acompanhar em direto, às 18 horas de Portugal continental, o sorteio do Women’s EuroBasket 2025 através dos canais FIBA:

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Seleção Nacional Feminina: desporto além das quatro linhas

Para além de fazer história, com o apuramento no Women’s EuroBasket, os jogos da Seleção Nacional Feminina foram muito mais do que um simples encontro desportivo. Com uma série de iniciativas solidárias, inclusivas e de envolvimento da comunidade, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) demonstrou o impacto que o desporto pode ter para além das quatro linhas.

Ao longo da estadia as portuguesas na cidade de Coimbra, as “Linces” tiveram o prazer de:

No dia 5 de fevereiro, as jogadoras Márcia Costa, Inês Viana, Maianca Umabano e Laura Ferreira visitaram o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra. A iniciativa, realizada em homenagem ao Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro), proporcionou momentos de alegria e emoção tanto para os pacientes como para a equipa médica. As jogadoras foram recebidas com sorrisos e abraços, num momento que reforçou a importância da proximidade e do apoio a quem enfrenta desafios tão difíceis.

 

Com o apoio da UNA Seguros, a FPB lançou o passatempo “Um dia com as Linces”, que premiou a criança que criasse o melhor trabalho manual sobre a Seleção Nacional Feminina. A jovem vencedora teve a oportunidade única de passar um dia com a equipa no passado sábado, 8 de fevereiro, vivendo de perto o ambiente da seleção e conhecendo as suas jogadoras de referência. A Mafalda venceu com o seu projeto e treino, passeou e almoçou com as “Linces”.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Para aproximar os jovens atletas da Seleção, a FPB promoveu uma iniciativa especial, convidando jogadores de basquetebol do distrito de Coimbra a candidatarem-se para entrar em campo com as Linces. Esta experiência prometeu ser inesquecível para os jovens selecionados, reforçando a ligação entre as promessas do Basquetebol Nacional e as suas inspirações.

 

A FPB também associou-se à campanha #TodosJuntosPeloAcolhimentoFamiliar, promovida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, tem como entidades gestoras o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, I.P.), a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Casa Pia de Lisboa , I.P. (CPL).

Esta ação sensibiliza para a importância de proporcionar um ambiente familiar seguro a crianças em situação de perigo. Destacando a necessidade de famílias de acolhimento e a relevância que o desporto pode ter na criação de oportunidades e na promoção de valores sociais.

Numa iniciativa de integração e solidariedade, um grupo de nove crianças ucranianas tiveram a oportunidade de acompanhar a sua Seleção Nacional em campo. Este gesto simbólico reforça a proximidade entre as comunidades e sublinha o espírito de união que o desporto pode fomentar.

 

O jogo contou ainda com a presença de 12 atletas da Associação Olhar 21, promovendo a inclusão de crianças com deficiência no ambiente desportivo. Esta ação reforça a importância do desporto como ferramenta de integração e celebração da diversidade.

Ao intervalo, o pavilhão vibrou também com uma demonstração de Basquetebol em Cadeira de Rodas, proporcionada pela equipa APD Leiria.

 

Quase duas mil pessoas encheram o Pavilhão Dr. Mário Mexia para apoiar a equipa das quinas e ajudá-las a fazer história!

Para aumentar a adesão do público e incentivar a presença nos jogos, a FPB em parceria com a Smartfan, lançou giveaways de bilhetes duplos para ambos os jogos. Existiram ainda mais giveaways por parte da Cultura Editora que esteve também do lado do coletivo feminino.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Com todas estas iniciativas, a FPB reforça o seu compromisso com a comunidade, provando que o basquetebol é mais do que um jogo – é um veículo de inclusão, solidariedade e inspiração para todos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


As reações à qualificação histórica da Seleção Nacional Feminina

A Seleção Nacional Feminina de Basquetebol garantiu, pela primeira vez na história, a qualificação para o EuroBasket 2025, após uma exibição memorável frente à Sérvia. Num jogo decisivo, realizado em Coimbra, Portugal venceu de forma categórica por 57-40, superando um dos adversários mais fortes da modalidade e demonstrando a sua crescente qualidade no panorama internacional.

O selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, destacou na flash interview o espírito de entreajuda da equipa, sublinhando que as atletas foram “exemplares”. “Não há férias, não há pausas. Há tudo pela seleção, há tudo pelo basquetebol”, afirmou, deixando ainda um agradecimento especial ao público que se fez ouvir em Coimbra.

A atleta Márcia Costa, uma das protagonistas da partida, também expressou a sua gratidão pelo apoio incondicional dos adeptos. “Não tenho palavras para descrever aquilo que estamos a sentir”, confessou a jogadora, visivelmente emocionada.

A histórica qualificação motivou reações institucionais de diversas figuras ligadas ao desporto. O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, enalteceu a dificuldade da conquista e destacou a sua importância para o país. Carla Mouro, Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, elogiou o trabalho realizado tanto pela Seleção Feminina como pela Masculina, realçando a forma como ambas elevam o nome de Portugal.

O Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, felicitou as atletas pelo percurso brilhante e deixou um agradecimento ao público, ao staff e aos clubes que contribuem diariamente para o desenvolvimento da modalidade. Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou com orgulho: “Em Coimbra, só podia ser em Coimbra”.

Na segunda entrevista institucional, Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional, salientou que esta vitória é o resultado de “muitos anos de trabalho” e uma conquista para todo o basquetebol português. Mário Gomes, Selecionador Nacional Masculino, parabenizou toda a equipa pela conquista, enquanto Luís Santarino, Presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, e a jogadora internacional Inês Faustino reforçaram a importância deste feito histórico. Carlos Andrade, ex-internacional português, sublinhou ainda que a exibição frente à Sérvia esteve “mesmo perto da perfeição”.

O EuroBasket 2025 aguarda agora a Seleção Nacional, que irá representar Portugal ao mais alto nível e continuar a demonstrar a evolução do basquetebol feminino no país. Obrigado a todos os que fizeram parte desta caminhada. Fizemos história!

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleção Nacional Feminina sobe seis lugares no ranking mundial

Depois de uma incrível prestação nos jogos de qualificação para o Women’s EuroBasket de 2025, Portugal sobe seis lugares no ranking mundial da FIBA, aterrando no 40.º classificado.

A história foi feita em Coimbra, ainda neste mês de fevereiro, quando Portugal recebeu e venceu as seleções da Ucrânia e da forte Sérvia, conseguindo a tão sonhada qualificação para o Campeonato da Europa.

Assim, a equipa das quinas elevou Portugal até à 40.ª posição do ranking mundial e tornando-se ainda numa das 20 melhores seleções de toda a Europa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Em junho, as portuguesas avançam para o tão esperado Women’s EuroBasket onde, apesar do sorteio estar marcado apenas para 8 de março, poderão enfrentar as seguintes seleções:

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Seleção Nacional Feminina: antevisão ao duelo com a Sérvia

Portugal está quase pronto para o duelo final para a qualificação no Women’s EuroBasket frente à Sérvia, marcado para domingo (9 fevereiro) às 17 horas.

As comandadas por Ricardo Vasconcelos, precisam da vitória para assegurarem a qualificação certa, no entanto, ainda há esperança em caso de derrota. No jogo fora, a partida terminou 71-37 a favor das anfitriãs, desta vez em Coimbra, As Linces esperam um resultado diferente.

“O público será um fator crucial para aquecer o jogo”, afirma o Selecionador Nacional e a sua atleta Josephine Filipe. Para consultar a antevisão completa basta aceder  ao vídeo abaixo:

Garante já o teu lugar e vem fazer parte da história! Ainda é possível adquirir bilhetes aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


O apelo de Márcia Costa: “Precisamos de vocês no domingo. É para aparecer e é para gritar”

Foi com a habitual garra que sempre a caracterizou que Márcia Costa pegou no microfone e se dirigiu ao público que encheu as bancadas de Coimbra no primeiro de dois derradeiros duelos para a Seleção Nacional. “Jogar em Portugal não é como jogar noutro lado qualquer do mundo”, frisou, pedindo a todos os portugueses que se façam ouvir frente à hérculea oposição sérvia, já este domingo, 9 de fevereiro.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

As Linces venceram a Ucrânia esta quinta-feira (6 de fevereiro) e o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, fez questão de agradecer à equipa, mas também a todo o público que se deslocou ao Multidesportos Dr. Mário Mexia para ver Portugal dar mais um passo rumo ao sonho de estar no “almejado EuroBasket 2025”.

Foram quase 1300 pessoas a aplaudir de pé as comandadas de Ricardo Vasconcelos, para gáudio também do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. “Isto significa também que o Basquetebol é uma modalidade amada” na cidade, acredita o autarca, frisando que domingo também estará no pavilhão, para assistir ao Portugal-Sérvia, pelas 17 horas – o duelo final desta qualificação.

Na flash interview deste último jogo, Vasconcelos afirma estar satisfeito, mas que ainda falta mais uma vitória: “Domingo espero por todos, para podermos chegar finalmente ao nosso grande objetivo, que é qualificarmos”. Já a MVP do encontro, Maria Kostourkova, acredita que As Linces demonstraram esta quinta-feira todo o seu trabalho e esforço coletivo. Realça que a Sérvia é uma equipa muito forte, “mas tudo é possível neste momento”.

O Selecionador Nacional Masculino, Mário Gomes, acredita igualmente que é “algo muito merecido por este grupo. Espero que as coisas no domingo corram bem, porque é muito importante não só para o Basquetebol feminino, mas para o Basquetebol no geral, e além disso é muito merecido”.

Confere na íntegra a reportagem da FPBtv:

Garante já o teu lugar e vem fazer parte da história! Ainda é possível adquirir bilhetes aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


O sonho mantém-se: Portugal vence a Ucrânia

O sonho mantém-se vivo! As Linces venceram, esta quinta-feira, a seleção da Ucrânia por 60-57. Na luta para a qualificação para o Women’s EuroBasket de 2025, a “nossa” Seleção Feminina entrou em campo na cidade de Coimbra e disputou a partida até ao fim, com a vitória a sorrir para Portugal. Num pavilhão muito bem composto, o apoio dos presentes no Multidesportos Mário Mexia fez-se soar e alavancou a seleção para a primeira vitória nesta janela de fevereiro.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FIBA Women’s EuroBasket (@eurobasketwomen)

A primeira parte da partida ficou determinada pelo equilíbrio entre as duas comitivas, que culminou no empate a 29-29 à ida para intervalo. Mas, foi no regresso para a segunda parte que as portuguesas se inspiraram e deram a volta ao resultado, chegando a ter uma vantagem de 17 pontos ao fim de cinco minutos jogados do último quarto (a maior da partida).

A melhor jogadora da partida foi Maria Kostourkova com oito pontos, nove ressaltos, três roubos de bola e um desarme de lançamento (17 pontos de valorização). Também na Seleção Portuguesa estiveram em evidência Carolina Rodrigues (14 pontos), e Maria Bettencourt (nove pontos e seis ressaltos).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FIBA Women’s EuroBasket (@eurobasketwomen)

Domingo é também dia de jogo muito importante e todo o apoio é crucial para alcançar mais uma vitória e a tão desejada qualificação. Vem fazer história connosco e para o Portugal vs Sérvia, a iniciar às 17 horas.

Garante já o teu lugar e vem fazer parte da história! Ainda é possível adquirir bilhetes aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Seleção Nacional Feminina visitou e encantou IPO de Coimbra

Num gesto de solidariedade e proximidade à comunidade, algumas atletas da Seleção Nacional Feminina visitaram o Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPOCFG). A iniciativa foi proposta às jogadoras Márcia Costa, Inês Viana, Maianca Umabano e Laura Ferreira, que abraçaram a sua realização de sorriso posto e muita conversa para oferecer.

Durante a visita, as atletas não só partilharam histórias como distribuíram também vários equipamentos e presentes diretamente dos armários da comitiva portuguesa. “Ações sociais são sempre extremamente gratificantes” afirma Laura, “para mim receber de volta os sorrisos, especialmente do senhor Aritorino, deixou-me super motivada para ganhar o jogo”, admite a camisola número nove da Seleção Nacional.

A visita contou com a presença de Margarida Ornelas, presidente do Conselho de Administração do IPOCFG, que acompanhou as portuguesas nas diversas alas do hospital. E ainda, do ex-internacional português Fernando Sousa, atleta que representou Portugal no EuroBasket de 2011, e que hoje faz também parte do departamento administrativo do IPOCFG.

“Todas as pessoas que nos apareceram à frente apareceram com muita luz, muita energia e encontrarmos profissionais muito dedicados e comprometidos em realmente ajudar o próximo” contou-nos Márcia Costa. A jogadora acrescenta ainda que: “Somos uns privilegiados por ter oportunidade de estar com estas pessoas num momento tão frágil da vida delas e partilhar um pouco da nossa energia”.

Já com algum receio inicial, Maianca Umabano explica que ficou bastante feliz com a visita: “Na verdade estava com medo de ver coisas piores e ficar abatida, mas não, acho que no fundo nós íamos lá dar alguma alegria às pessoas e eles acabaram por passar alegria para nos também”.

Por fim, e com bastantes adeptos do clube a torcer por ela, Inês Viana confessou que: “É tudo sobre o impacto que nós podemos fazer na vida das pessoas que estão a passar momentos mais difíceis, mas acabou por fazer a diferença no meu dia também”. O sorriso que retirou a alguns utentes foi o que lhe animou a visita e admite que sabe que “mesmo que não nos venham apoiar ao pavilhão nós sabemos que eles estão do nosso lado!”.

No final, todas as partes consideraram esta visita com um balanço positivo e, para se fechar o encontro, fez-se o grito por Portugal entre doentes, jogadoras e equipa médica.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Ricardo Vasconcelos: “É um gosto, jogar perante os portugueses que sonham como nós sonhamos”

Os últimos duelos de qualificação para o Women’s EuroBasket de 2025 estão à porta e o jogo frente à Ucrânia está marcado para esta quinta-feira, dia 6 de fevereiro.

Assim, pelas 19 horas de dia 6, a equipa portuguesa recebe encontro decisivo à próxima fase da competição. Esta primeira vitória é quase inevitável o sonho da qualificação e tanto o Selecionador Nacional, Ricardo Vasconcelos, como a capitã das Linces, Sofia da Silva, declaram que o calor dos portugueses será um fator determinante para o sucesso.

O jogo será transmitido em direto na FPBtv e na RTP2.

Garante já o teu lugar e vem fazer parte da história! Ainda é possível adquirir bilhetes aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Sofia da Silva: “Era um desporto que me fazia feliz e que, pouco a pouco, converteu-se numa paixão”

A FPB esteve à conversa com a capitã das Linces, que já se encontram em Coimbra em preparação para a última janela de qualificação do Women’s EuroBasket de 2025. Nos dias 6 e 9 de fevereiro a equipa das quinas entra em ação frente à Ucrânia e à Sérvia, respetivamente.

“Uma honra” é o que significa para Sofia da Silva, representar a Seleção Nacional num momento tão importante como este, justamente onde tudo começou para a atleta. 

 

Jogar a última janela em casa e com a possibilidade de fazer história aumenta o peso da responsabilidade ou torna o momento mais especial? 

Penso que o peso aumentaria mais se fosse terminar no estrangeiro, uma vez que a tendência tem sido essa e nem sempre obtivemos os resultados e sensações que gostaríamos. 

Contudo, o facto de não ter que viajar, adaptarmo-nos a pequenos fusos horários, a alimentação, o idioma, o clima… Tudo isso ajuda a não perder o foco e esses pequenos, mas importantes fatores, são cruciais a curto espaço de tempo. 

Qual seria o significado pessoal em conquistar a qualificação histórica jogada, ainda por cima, na tua cidade natal? 

Seria um objetivo cumprido de 14 anos, não só meu, mas de todas as pessoas que fizeram e fazem parte da minha caminhada pela Seleção. Quando comecei a jogar basquete, não tinha aspirações desportivamente falando, simplesmente era um desporto que me fazia feliz e que, pouco a pouco, converteu-se numa paixão.

Sinto-me afortunada que seja Coimbra a acolher esta última janela, num pavilhão em que pude jogar com as minhas colegas da Associação Académica de Coimbra quando era cadete e júnior, e pelos Olivais F.C na minha etapa de sénior. 

Como é gerir as emoções em jogos tão importantes como estes? 

Acho que devemos encarar estes momentos com serenidade, paciência, mas sempre a desfrutar do momento. 

O equilíbrio emocional trabalha-se durante a época no clube, e nas vivências diárias. Ninguém se transforma, da noite para o dia, em algo para o qual não trabalhou. As emoções devem ser reconhecidas, aceites e colocadas no seu devido lugar. 

O que não soma, subtrai. 

Sentes que, para estes últimos dois jogos, há alguma jogadora ou característica específica das outras equipas que, na tua opinião, exige maior atenção ou preparação? 

Sim e não. O mais importante nesta janela será o cômputo geral de cada equipa.  Cada uma das seleções com quem jogamos tem jogadoras com muita bagagem e experiência internacional, claro que se tornam melhores num todo. 

Nós, Portugal, temos que potencializar as nossas virtudes e “maquilhar” as nossas fragilidades. 

Que mensagem queres deixar aos fãs que vão acompanhar estes jogos, tanto em casa como no pavilhão? 

Que animem tanto como os fãs da equipa de Euroliga masculina (Partizan Belgrado), esse tipo de ambiente (podem procurar vídeos no YouTube 😉). 

Venham e desfrutem de um momento que pode ser histórico para o Desporto em Portugal. 

Por fim, e depois de mais de 120 internacionalizações, o que dirias às jovens atletas que sonham chegar onde tu estás hoje? 

Que não deixem de trabalhar, mesmo que tenham imenso talento. Rodeiem-se de quem realmente vos quer ver crescer, tanto a nível pessoal como profissional. 

E por último, diria que desfrutem do processo, dos dias bons e menos bons, neles encontrarão a fortaleza mental que necessitam. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Garante já o teu lugar e vem fazer parte da história! Ainda é possível adquirir bilhetes aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Sara Ferreira: “É crucial mostrar às jogadoras que todo o país acredita nelas”

Sara Ferreira, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e dirigente responsável pela Seleção Nacional Feminina, fez a sua síntese e um prognóstico do caminho de Portugal na qualificação para o EuroBasket Women de 2025. 

A dois jogos da possível qualificação histórica para o Campeonato da Europa, a FPB esteve à conversa com a vice-presidente que acompanhou as portuguesas ao longo da jornada de apuramento. 

Como encara esta possível qualificação e que mais-valias é que esse acontecimento pode trazer para o Basquetebol português? 

A possibilidade de a Seleção Feminina alcançar um marco histórico na terceira janela de qualificação é, sem dúvida, um momento muito importante para todos nós!  

Para as jogadoras, para a equipa técnica, para os adeptos, é uma oportunidade de mostrar o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos. A qualificação pode representar uma mudança significativa no reconhecimento e desenvolvimento da modalidade no país. Para além do prestígio internacional, é uma oportunidade que ajuda a elevar o perfil do basquetebol feminino em Portugal.  

Depois de uma janela com dois jogos fora, enfrentamos agora dois jogos em casa. O apoio dos adeptos pode fazer a diferença nesta fase decisiva? 

Jogar em casa proporciona uma energia única às atletas, algo que pode ser decisivo em momentos de grande pressão. O efeito catalisador do público no desporto é uma força poderosa que pode transformar o ambiente de um jogo, a performance das atletas e até a trajetória do resultado. O impacto psicológico é imediato, propício à motivação acrescida, à superação e à geração de uma energia coletiva. O público torna-se parte da história do jogo e da própria narrativa de superação.  

O público tem esse poder, de transformar um momento desportivo num marco histórico, e é crucial que consigamos mobilizá-lo para mostrar às jogadoras que todo o país acredita nelas. 

⁠Quais considera que são os maiores desafios que o Basquetebol feminino enfrenta atualmente?  

Os desafios são vários e complexos. A chave está em continuar a promover a igualdade de condições, aumentando a visibilidade do desporto feminino e garantir mais investimentos tanto em infraestruturas quanto no apoio às atletas. A oportunidade que estamos a viver pode servir como ponto de viragem para aumentar o reconhecimento e atrair mais recursos para o Basquetebol feminino.  

Além disso, a promoção de programas de base e o incentivo à prática do desporto desde a infância são fundamentais para garantir que o talento continue a emergir e que as jogadoras tenham as condições necessárias para se destacar. Educar para o movimento desde a infância é, sem dúvida, um dos desafios atuais mais importantes para o futuro do desporto em geral em Portugal.  

Relativamente à presente possível qualificação, o que gostaria de ver como legado desta campanha, independentemente do resultado final? 

O maior legado desta campanha seria a mudança na perceção do Basquetebol feminino como uma modalidade com potencial para alcançar grandes resultados.  

Gostaria de ver um aumento da popularidade desta modalidade, no feminino, com mais jovens a aderirem à modalidade. Um outro legado valioso seria o aumento do número de mulheres em posições de liderança no desporto, desde treinadoras até dirigentes, inspirando igualdade e diversidade.  

Por fim, que mensagem tem para todos aqueles que vão participar nesta terceira janela, sejam eles parte do público ou mesmo da equipa portuguesa? 

Ás atletas recordar-lhes que o seu esforço já é uma fonte de inspiração para muitas pessoas. Cada treino, cada jogo e cada desafio ultrapassado demonstra a força do desporto português. Dizer-lhes que joguem com o coração, que representam o melhor de Portugal e que têm um país inteiro a torcer por elas! 

Ao público dizer-lhes que a sua presença e energia fazem toda a diferença. Este é o momento de mostrar que o basquetebol feminino merece o nosso apoio. Vamos a Coimbra demonstrar que Portugal está com estas atletas! Compareçam, vibrem e façam parte deste capítulo que pode ser inesquecível no desporto nacional. 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.