Artigos da Federaçãooo
Fase Final do Nacional de sub14 masculinos motiva várias reações
O Campeonato Nacional de sub14 masculinos terminou no último domingo, com o Paço de Arcos Clube a sagra-se vencedor.
A FPBtv esteve presente em São Pedro do Sul e captou reações do treinador do emblema da Linha de Cascais, assim como de personalidades da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), selecionador nacional do escalão e da Associação de Basquetebol de Viseu (AB Viseu).
Miguel Pereira, vice-presidente da FPB, fez um balanço muito positivo do ponto alto, que considerou “muito competitivo e intenso”, realçando também o “bom trabalho da AB Viseu, apoiada pela autarquia local e pelo Clube Bola Basket.
Rui Nazário, selecionador nacional deste escalão, salientou os resultados equilibrados e revelou a observação de “jogadores interessantes”, havendo “boas perspetivas” na sua ótica.
Já Rui Ferreira, diretor técnico regional da AB Viseu, disse que um dos objetivos é levar mais vezes o basquetebol ao distrito, numa “mudança de mentalidades”, o que se traduz na organização de três fases finais nacionais na zona, este ano.
Alexandre Correia, treinador do Paço de Arcos, enalteceu a evolução da equipa, elogiou os seus atletas e dirigiu uma palavra ao trabalho efetuado pelo clube.
Paço de Arcos é campeão nacional de sub14 masculinos!
Dia decisivo de competição na fase final do Campeonato Nacional de Sub14 masculinos no Complexo Desportivo Municipal de São Pedro do Sul.
No primeiro de três jogos, o Sporting CP levou a melhor diante do Estoril BC (45-41). O encontro pautou-se sempre pelo equilíbrio e ao intervalo apenas um ponto separava os dois conjuntos (18-19). Após o intervalo, o Estoril entrou melhor em campo e ganhou vantagem no encontro, mas o parcial de 20-12 no último quarto garantiu ao Sporting o terceiro triunfo na fase final. Alfredo Leite (6pts, 11res, 4dl), Sebastião Faro (9pts, 7res, 3ast, 2rb) e Guilherme Matos (7pts, 4res, 1ast, 1rb, 1dl) foram os elementos mais influentes nos “leões”, enquanto no Estoril sobressaíram Joey Heinio-Widell (11pts, 2res, 1ast, 1rb) e Gabriel Pacheco (5pts, 7res, 2ast, 1rb).
O Galitos/SMARTTHINK superou o CAB Madeira (29-47) e alcançou a segunda vitória na fase final. A equipa aveirense impôs-se desde a bola ao ar inicial e logo no primeiro quarto conseguiu adiantar-se de forma destacada no encontro (5-15). O CAB respondeu no segundo quarto e até diminuiu diferenças com um parcial de 15-10, contudo, a segunda metade foi dominada pelo Galitos que através de um parcial de 2-13 no terceiro quarto sentenciou o encontro. Luís Semblano (10pts, 5res, 4ast, 4rb) e Gonçalo Pereira (12pts, 10res, 1ast, 3rb) foram os mais influentes no conjunto de Aveiro, enquanto nos madeirense Manuel Carolino (6pts, 3res, 2rb) assumiu protagonismo.
No jogo que decidia o título, o Paço de Arcos levou a melhor sobre o FC Gaia (31-50). A equipa do município de Oeiras entrou melhor em campo e dominou a partida de fio a pavio. A vantagem de alcançada na primeira parte acabou por ser determinante (9-23), pese embora a boa resposta do conjunto gaienses que equilibrou o jogo na segunda metade. Com duas dezenas de pontos de vantagem, o Paço de Arcos controlou o jogo e terminou a Fase Final com o pleno de vitória. Nos gaienses, Vinicius Bucco (3pts, 6res, 1ast, 2rb) foi o mais inspirado, enquanto no Paço de Arcos brilharam Gustavo Freitas (14pts, 5res, 1ast, 7rb) e Diogo Moreira (12pts, 12res, 3ast, 2rb, 4dl).
No cinco ideal da fase final realce para Gonçalo Pereira (Galitos), Salvador Carvalho (Estoril BC), Sebastião Faro (Sporting CP), Francisco Costa (FC Gaia) e Gustavo Freitas (Paço de Arcos).
Mais um dia de competição na fase final de sub14 masculinos
Depois de um primeiro dia marcado pela emoção, animação e competitividade, o IX Campeonato Nacional de sub14 masculinos não abranda e hoje apresenta mais um dia repleto de basquetebol com 12 jogos na agenda.
Na primeira partida do dia, que opôs FC Gaia e Galitos SMARTTHINK, a incerteza no resultado durou até aos últimos instantes. Os atletas da formação de Aveiro mostraram sangue-frio na etapa final e celebraram efusivamente uma vitória por 33-31, com Gonçalo Pereira (12pts, 11res, 2ast, 4rb) a assumir destaque. Já na formação de Gaia, Gabriel Nogueira (11pts, 2res, 1rb) foi o mais esclarecido.
No segundo encontro da manhã o Paço de Arcos venceu o Sporting CP por 38-34. O conjunto “leonino” entrou melhor no primeiro quarto, mas a resposta do conjunto comandado por Manuel Correia chegou logo no segundo período. O terceiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, com trocas de liderança, mas o último parcial sorriu para o Paço de Arcos, que festejou efusivamente a vitória. Sebastião Faro (11pts, 6res, 1ast, 1rb) foi o mais esclarecido no Sporting, enquanto Gustavo Freitas (13pts, 4res, 1ast, 4rb) liderou os vencedores.
O Estoril BC conseguiu uma vitória folgada sobre o CAB Madeira, triunfando por 71-39. Apesar do equilíbrio assistido nos minutos iniciais da contenda, o conjunto lisboeta foi crescendo com o desenrolar do jogo e conseguiu construir a sua vantagem com relativa tranquilidade. No conjunto insular importa mencionar Gonçalo Coelho (6pts, 6res, 1ast, 3rb), Manuel Carolino (6pts, 1res, 2ast, 1rb) e Samuel Rodrigues (6pts, 5res, 2rb), enquanto na formação do Estoril, Mário Almeida (16pts, 8rs, 1ast, 5rb, 1dl), Gabriel Pacheco (11pts, 6res, 3ast, 4rb) e Salvador Carvalho (11pts, 4res, 1ast, 1rb, 1dl) foram as figuras.
A pausa para almoço trouxe ainda mais emoção à fase final do Campeonato Nacional de sub14 masculinos. FC Gaia e Sporting CP apresentaram um espetáculo aos adeptos presentes no Complexo Desportivo Municipal São Pedro do Sul com um jogo que apenas se decidiu no prolongamento, com vitória para o Gaia por 52-47. Francisco Costa (22pts, 9res, 2ast, 1rb) foi decisivo na formação vencedora, enquanto Sebastião Faro (12pts, 4res, 2ast, 1rb) liderou os “leões”.
O Estoril BC venceu o Galitos SMARTTHINK por 37-34 no penúltimo jogo do dia. Os minutos finais acabaram por ser os decisivos para o desfecho do encontro, com o emblema lisboeta a conseguir um parcial de 12-6 para fechar o encontro. Mário Almeida (13pts, 7res, 1ast, 3rb) foi figura no emblema triunfante, e Gonçalo Pereira (16pts, 14res, 1ast, 4rb) comandou a turma de Aveiro.
Na última partida do dia o Paço de Arcos venceu o CAB Madeira por 56-44 num jogo em que, após o primeiro quarto, a diferença já se firmava em 26-8. Contudo, o emblema madeirense respondeu no segundo período e, com um parcial de 20-9, reentrou na luta pelo triunfo. As duas equipas colocavam em campo a sua intensidade, mas no final foi o conjunto do continente que triunfou. Henrique Carolino (15pts, 4res, 4ast, 2rb) esteve em grande plano no Paço de Arcos, e Vicente Pinto (11pts, 5res, 2rb) foi o mais esclarecido nos insulares.
A emoção na fase final do Campeonato Nacional de sub14 masculinos continua este domingo com a última jornada, momento que irá definir o campeão nacional, e que tem transmissão na FPBtv.
Resultados do dia
09h30 | FC Gaia 31-33 Galitos SMARTTHINK
11h00 | Sporting CP 34-38 Paço de Arcos
12h30 | CAB Madeira 39-71 Estoril BC
16h30 | FC Gaia 52-47 Sporting CP
18h00 | Estoril BC 37-34 Galitos SMARTTHINK
19h30 | Paço de Arcos 56-44 CAB Madeira
Viseu é o palco da Fase Final do Campeonato Nacional de Sub14 masculinos
O Campeonato Nacional de Sub14 Masculinos chegou à sua fase final que está a ser disputada no Complexo Desportivo Municipal S. Pedro do Sul, em Viseu e que conta com a presença de seis equipas. CAB Madeira, Sporting CP, Galitos/SMARTTHINK, Paço de Arcos Clube, FC Gaia e Estoril BC competem pelo título de campeão nacional no respetivo escalão.
No primeiro dia de ação, o CAB Madeira enfrentou o Sporting CP, sofrendo uma derrota por 38-48. O primeiro quarto foi dominado pela equipe leonina, que obteve uma vantagem de 9-21. Os madeirenses reduziram a diferença antes do intervalo, com um parcial de 15-11. No entanto, na segunda metade, o Sporting demonstrou novamente a sua superioridade, apesar da luta equilibrada durante toda a partida. A equipa leonina fechou o encontro com um 38-48. Destaque para Francisco Bento (13pts, 6res, 1ast, 2rb, 1dl) na equipa insular, enquanto no Sporting, destacaram-se as atuações de Francisco Prates (14pts, 12res, 1ast) e Alfredo Leite (10pts, 4res).
No segundo jogo do dia, o Paço de Arcos não encontrou dificuldades para vencer o Galitos. No primeiro quarto, a formação de Oeiras assumiu a liderança (13-8). Antes do intervalo, ampliou a sua vantagem para 29-18. Na segunda metade, o Paço de Arcos continuou a aumentar ainda mais a diferença no marcador, encerrando o jogo com uma vantagem de 19 pontos, com o resultado de 51-32. Diogo Moreira (15pts, 10res, 1ast, 1rb) e Gustavo Freitas (10pts, 6res, 3rb) foram fundamentais para o triunfo do Paço de Arcos, enquanto no Galitos, destacou-se Gonçalo Pereira (8pts, 8res).
Na terceira partida do dia, o FC Gaia venceu o Estoril BC por 43-28. A equipa gaiense começou em grande estilo, conquistando uma vantagem de 19-9 no primeiro quarto. Apesar da reação do Estoril, o FC Gaia manteve a liderança durante todo o jogo e, no último quarto, com um parcial de 10-1, fechou o marcador em 43-28. Francisco Costa (11pts, 7res, 4rb) e Gabriel Nogueira (14pts, 7res, 4rb) foram os nomes a decorar na equipa gaiense, já no Estoril evidenciou-se Salvador Carvalho (9pts, 10res, 3ast, 2rb).
Na segunda ronda de jogos deste primeiro dia de fase final, o Sporting voltou a carimbar um triunfo, desta vez por 28-43, diante do Galitos. A equipa de Alvalade começou melhor, com um parcial de 10-14, e foi para o intervalo a vencer por 18-13. Na segunda metade, a equipa leonina não deu hipóteses e, através de um parcial de 7-14 no 3.º quarto, distanciou-se ainda mais no marcador, confirmando a vitória por 28-43. No Galitos, destaque para Gonçalo Pereira (14pts, 11res, 4rb), enquanto no Sporting, há que realçar as exibições de Mário Waddington (7pts, 9res, 2rb) e Alfredo Leite (11pts, 8res, 1ast, 1rb).
O FC Gaia conquistou a segunda vitória depois de uma forte entrada na partida diante do CAB Madeira com um parcial de 14-13. A equipa gaiense manteve o pé no acelerador e apesar dos madeirense terem recuperado no 2.º quarto, o Gaia regressou dos balneários mais forte e através de um parcial 17-3 sentenciou a partida com um novo triunfo por 40-23. Francisco Costa (9pts, 4res, 2ast, 2rb) e Pedro Camarinha (8pts, 2res, 2rb) brilharam na equipa de Vila Nova de Gaia, ao passo que o CAB contou com a boa performance de Manuel Carolino (6pts, 2res, 1ast, 4rb).
O Paço de Arcos somou nova vitória na fase final de sub14 masculinos. Apesar da má entrada da equipa de Oeiras, com um parcial de 9-11 favorável ao Estoril BC, a formação de Oeiras deu a volta ao marcador no segundo quarto, depois de aplicar um parcial de 10-6. Apesar de tudo estar empatado e muito equilibrado no final do 3.º período, o passo de arcos entrou com energia revigorada nos últimos dez minutos da partida e aplicou um parcial de 20-8 que acabou por ditar a segunda vitória, da equipa de Oeiras na fase final de sub14 masculinos (46-32).
Gustavo Freitas (19pts, 2res, 1ast) foi o elemento mais decisivo do encontro do lado do Paço de Arcos. Na equipa do Estoril destacaram-se Salvador Carvalho (14pts, 9res) e Mário Almeida (11pts, 2res).
A fase final de sub14 masculinos continua este sábado, com todos os encontros a serem transmitidos em direto e exclusivo na FPBtv!
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”
Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.