Artigos da Federaçãooo

Seleção Sub23 BCR: os eleitos para os Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude

Pela terceira vez na história, e de forma consecutiva, Portugal estará representado no BCR, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude. Se em 2019 e 2022, o palco foi Pajulahti, na Finlândia, agora, a Seleção Nacional Sub23 coloca o BCR jovem nacional no mapa europeu, em Istambul, Turquia, de 21 a 28 de julho.

Para estes European Para Youth Games, Ricardo Vieira e Daniel Pereira, selecionador nacional e treinador-adjunto, respetivamente, convocam 8 atletas. No total, Portugal conta com 27 atletas, provenientes de 4 modalidades, onde se inclui o BCR.

CONVOCADOS

Nome Clube
João Trigueiros 2.0 BC Gaia
João Castro 2.0 Basketmi Ferrol (Esp)
Pedro André Gomes 2.5 GDD Alcoitão
Simão Pimenta 2.5 APD Paredes
Nuno Nogueira 2.5 APD Leiria
Tomás Amaral 3.0 APD Lisboa
Diogo Ferrás 3.0 BC Gaia
Afonso Tavares 4.0 GDD Alcoitão

Equipa Técnica: Ricardo Vieira, Daniel Pereira

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A equipa nacional parte para Istambul a 21 de julho e realiza sessões de treino, no palco da competição, a 22, 23 e 24. Com um formato de todos contra todos e condensada em apenas três dias, a prova arranca no dia 25, logo com um duelo ibérico: Portugal enfrenta a Espanha às 11h30. No sábado, 26, há dose dupla: contra a França, às 7h, e a Itália, às 11h30. No derradeiro dia de competição, 27, os comandados de Ricardo Vieira medem forças com os Países Baixos, às 7h, e a Irlanda, às 13h45 – hora portuguesa.

Recorde-se que, em 2022, Portugal trouxe o bronze, ao impor-se precisamente diante do seu último adversário da corrente edição, a Irlanda.

Antes dos EPYG, a Seleção Nacional Sub23 de BCR concentra-se a 18 e 19, no CAR de Vila Nova de Gaia, para aprimorar estratégias e ganhar ritmo competitivo.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Torneio Internacional de Barcelona coloca Catalunha, Bulgária e Irlanda no caminho de Portugal

A 12 e 13 de julho, a Federação Catalã de Desporto para Pessoas com Deficiência Motora (FCEDF) dinamiza a 31ª edição do Troféu Internacional Cidade de Barcelona, 14º Memorial Joan Palau. A Seleção Nacional A de BCR volta a inscrever o nome de Portugal no cartaz (em 2024, participou a seleção sub23), ao lado da anfitriã Catalunha, Irlanda e Bulgária, estas últimas em busca da sua melhor versão para a disputa do Europeu C, em Setembro.

Portugal não abranda o ritmo, já que, em junho de 2026 – data prevista -, jogará novamente o Campeonato da Europa B, imbuído do desejo de melhorar o oitavo posto, obtido em Sarajevo, em 2024.

Conhece os convocados de Óscar Trigo para a competição, que se realiza no Polideportivo Municipal de la España Industrial. Face ao estágio em Rio Maior, saem da lista Iderlindo Gomes – 4.0 – (APD Leiria) e Ronne van Heijiningen – 1.5 – (BC Gaia).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Todos os jogos que envolvam a seleção da Catalunha têm transmissão no canal de youtube da FCEDF, bem como a final e o encontro que define o terceiro e quarto classificados.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FCEDF (@esportadaptat)

PROGRAMA – hora portuguesa

12/07

8h30 – Irlanda vs PORTUGAL

15H00 – PORTUGAL vs Catalunha

16h45 – Bulgária vs PORTUGAL

13/07

08h30 – 3º/4º

11h15 – Final

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Regina Costa liderou o painel de classificação no Mundial Sub23 de BCR

Regina Costa, Presidente da Comissão Executiva de Classificação da IWBF, chefiou o painel de classificação do Campeonato do Mundo Sub23 Masculino de BCR, prova maior no calendário internacional das seleções jovens da modalidade. O torneio decorreu no imponente Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na vanguarda dos espaços destinados ao desporto adaptado, em São Paulo, e coroou vencedora a seleção alemã, que se impôs na grande final, diante da Turquia, cimentando o domínio europeu. O “Velho Continente” preencheu todos os lugares do pódio, com o terceiro posto a ser reclamado pela Grã-Bretanha.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IWBF (@int_wheelchair_basketball_fed)

A classificadora enalteceu a evolução global da área, que facilitou o seu trabalho e dos seus pares no decurso da competição. “Ficamos satisfeitos com o resultado, porque apenas houve duas alterações de classe, o que significa que o trabalho feito pelos classificadores a nível nacional está a melhorar”, elogiou.

No tocante à organização, Regina Costa, que já conhecia o Centro de Treino de São Paulo, também teceu palavras lisonjeiras à organização. “Só tenho que congratular a organização por tudo o que fizeram e por tentarem sempre aceder aos diversos pedidos das equipas, e sempre de forma cordial. As condições são excelentes, tanto a nível de infraestruturas, como na acessibilidade das mesmas. Preparado para receber vários eventos de diversas modalidades e também atletas nacionais em preparação para outras competições. Tudo isto integrado com espaços de lazer e convívio entre os atletas das diversas modalidades”, louvou, antes de levantar o véu sobre as próximas paragens, num ano pejado de competições internacionais de primeira linha.

“No meu calendário, está o primeiro Campeonato do Mundo de 3×3, Campeonato da Europa Divisão A e o Campeonato de qualificação da Ásia, este último a convite da Zona”. Recorde-se que a seleção portuguesa será uma das nações participantes do mundial de estreia de 3×3 de BCR, em Sun City, África de Sul, no início de agosto.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR

Barcelona recebeu a segunda etapa presencial do Building Bridges

De 16 a 19 de junho, o projeto “Building Bridges” vivenciou mais uma etapa, desta feita em Barcelona, cidade impulsionadora da iniciativa Erasmus+ Sport, através da Barcel´hona Sport Events. Além do anfitrião e da FPB, marcaram presença os demais parceiros: Club for Youth Empowerment 018 (KOM 018) e Association of Wheelchair Basketball Clubes, ambas da Sérvia, Irish Wheelchair Association (Irlanda), e Wheelchair Basketball Hope Sport (WBC HOPE SPORT) – da Macedónia do Norte.

Nascido com o intuito de promover a cooperação internacional, no Basquetebol em cadeira de rodas, o Building Bridges detém um forte pendor prático, daí a sua materialização num manual da modalidade, destinado a treinadores e profissionais da Educação Física, que ganham assim um instrumento valioso para a dinamização do BCR. Brevemente, estará disponível a sua versão inglesa, bem como na língua nativa de cada um dos parceiros.

A passagem pela Catalunha visou precisamente a revisão do manual e a definição de futuras atividades, bem como a discussão dos melhores métodos de alcance da comunidade basquetebolística e da sociedade civil, de forma geral. A comitiva portuguesa compôs-se por Ricardo Vieira, treinador da APD Braga, Selecionador Nacional Sub23 e de 3×3, Pedro Bártolo, atleta da seleção nacional e treinador-jogador do Basket Clube de Gaia, e, no plano institucional, por João Crucho, Classificador e Vice-presidente do Comité Nacional de BCR, e Augusto Pinto, Presidente do Comité Nacional de BCR.

Para lá da componente teórica, a reunião do grupo contemplou também a experiência prática, num treino com a equipa de BCR do Unes FC Barcelona, orientada pelo Selecionador Nacional Óscar Trigo.

Depois de paragens em Nis, Sérvia, e agora Barcelona, o derradeiro momento presencial do projeto está previsto para Outubro, em Braga.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Seleção Nacional de BCR: Divulgada a convocatória para o estágio em Rio Maior

A Seleção Nacional de BCR enfrenta mais um etapa de trabalho, de 27 a 30 de junho, no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior. O verão da equipa nacional, que tem na mira o Europeu B de 2026, contempla ainda a participação, no Torneio Internacional de Barcelona, entre 11 e 13 de julho.

Óscar Trigo, selecionador nacional, e Javier López, selecionador adjunto, convocam 14 atletas para o apronto.

CONVOCADOS

Nome Clube
Lassana Indjai 1.0 GDD Alcoitão
Ronne van Heijningen 1.5 BC Gaia
Filipe Carneiro 2.0 APD Braga
João Castro 2.0 Basketmi Ferrol (Espanha)
Pedro Bártolo 2.5 BC Gaia
Hugo Maia 2.5 GDD Alcoitão
Luís Domingos 2.5 Wakefield Whirlwinds (Reino Unido)
Ismael de Sousa 3.0 SSD Santa Lucia (Itália)
Nuno Nogueira 3.0 APD Leiria
Afonso Tavares 4.0 GDD Alcoitão
Iderlindo Gomes 4.0  APD Leiria
Ibrahim Mandjam 4.0 Amicacci Abruzzo (Itália)
Miguel Reis 4.0 RSV Bayreuth (Alemanha)
Alexandre Conde 4.0  RBC Koln 99ers (Alemanha)

Diretores: João Crucho, Luís Sintra

Equipa Técnica: Óscar Trigo, Javier López

Fisioterapeuta: Sara Rodrigues

Staff: Carlos Peixoto

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


APD Braga bate APD Leiria e conquista Taça Nacional de BCR

A APD Braga venceu a Taça Nacional de BCR, ao suplantar a APD Leiria por 57-60, em encontro disputado, no Pavilhão Municipal do Luso, na Mealhada.

Hélder Freitas – 3.5 – (27pts) e Márcio Dias – 4.5 – (21pts) foram os mais concretizadores, na turma orientada por Ricardo Vieira, ao passo que, entre os comandados de Luís Ramos, destacaram-se Iderlindo Gomes – 4.0 – (18pts), Marco Francisco – 4.5 – (14pts) e Nuno Nogueira – 3.0 – (14pts) – 14-13 / 12-17 / 14-10 /17-20

Os bracarenses juntam o triunfo na Taça Nacional à Taça de Portugal, erguida, em Março, no Pinhal Novo.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


APD Leiria e APD Braga marcam encontro na final da Taça Nacional

Com o término da fase regular da Taça Nacional de BCR, estão apurados os finalistas. APD Braga e APD Leiria, discutem, amanhã, 10 de junho, a grande final, no Pavilhão Municipal do Luso, na Mealhada.

Nos últimos duelos da fase de campeonato, a APD Braga superou, sem sobressalto, o duplo compromisso com a formação do CD “Os Especiais”, com vitórias por 9-62 e 83-3. No primeiro embate, sobressaíram, pelos minhotos, Gabriel Costa – 4.0 – (22pts) e Paulo Araújo – 1.0 – (12pts), ao passo que, nos insulares, G. Silva – 4.0 – (4pts) mostrou-se o mais inconformado. Na segunda partida, Gabriel Costa – 4.0 – (47pts) esteve de “mão quente”, bem acompanhado por Manuel Vieira – 2.0 – (22pts).

Na jornada mais recente da prova, foi a vez da APD Leiria medir forças com o conjunto madeirense do CD “Os Especiais”, que ultrapassou em ambas as ocasiões: 11-92 e 84-8. Nuno Nogueira – 3.0 – (48pts), em dígitos superlativos, e João Silva – 4.0 – (32pts) deram o mote para a vitória inaugural da turma do Lis. Jaime Nascimento – 1.5 – (11pts) apontou todos os pontos da equipa do Funchal. No derradeiro confronto, inverteram-se os papéis, com João Silva – 4.0 – (48pts) a assinar a prestação mais produtiva, entre os comandados de Luís Ramos, e Nuno Nogueira – 3.0 – (20pts) a surgir como segunda ameaça.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por @apd_leiria

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR

Taça Nacional: APD Lisboa e APD Leiria registam triunfos; leirienses no comando da prova

Na Taça Nacional de BCR, a APD Lisboa somou dois triunfos, a 25 de maio, ao passo que a APD Leiria, invicta na prova, ultrapassou precisamente os lisboetas, uma semana antes. A formação insular do CD “Os Especiais” tem quatro jogos pela frente, os derradeiros da fase regular da competição, contra APD Braga e APD Leiria. A final nacional está agendada para 10 de junho, em local a anunciar.

No Pavilhão Parque de Jogos 1º de Maio, a APD Leiria começou por se impor, contra a APD Lisboa, por claros 29-68, à boleia dos números de Nuno Nogueira – 3.0 – (29pts) e Iderlindo Gomes – 4.0 – (16pts), não obstante a réplica local de Ahmat Afashokov – 4.0 – (9pts) e Filipe Nogueira – 4.0 – (8pts) – 12-21 / 6-20 / 2-12 / 9-15.

Seguiu-se novo embate, com os mesmos protagonistas, com a vitória a voltar a sorrir à APD Leiria por 72-32. Nos comandados de Luís Ramos, emergiram Iderlindo Gomes – 4.0 – (23pts) e Nuno Nogueira – 3.0 – (19pts), enquanto, pela APD Lisboa, despontaram William Silva – 3.5 – (10pts) e Ahmat Afashokov – 4.0 – (6pts) – 19-6 / 20-6 / 13-8 / 20-12.

Na etapa mais recente da competição, a APD Lisboa enfrentou um duplo compromisso com o CD “Os Especiais”, saldados por duas vitórias. No primeiro encontro, a turma da capital bateu os madeirenses por 60-12, alavancados por Filipe Nogueira – 4.0 – (22pts) e Emanuel Soares – 3.0 – (16pts). Nos insulares, sobressaíram Jaime Nascimento – 1.5 – (5pts) e J. Vais – 2.5 – (5pts) – 16-2 / 18-2 / 16-6 / 10-2.

Da parte da tarde, a APD Lisboa voltou a vincar diferenças, levando a melhor por 7-64. Emanuel Soares – 3.0 – (24pts), William Silva – 3.5 – (13pts) e Filipe Nogueira – 4.0 – (13pts) foram os mais produtivos, no conjunto continental. Jaime Nascimento – 1.5 – (6pts) mostrou-se o mais inconformado, na turma do Funchal – 1-19 / 2-13 / 0-18 / 4-14.

A Taça Nacional regressa a 31 de maio, com mais duas partidas a envolver o CD “Os Especiais”, que mede forças com a APD Braga.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR

GDD Alcoitão é o campeão da Liga BCR 2024/2025

Foi preciso Jogo 4 para se conhecer o vencedor da Liga BCR 2024/2025. O coletivo do GDD Alcoitão triunfou esta tarde (18 de maio) frente ao BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, em casa, na Secundária de Alvide, por 78-69, e sagra-se campeão da divisão cimeira do BCR nacional, 30 anos depois da última conquista.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Esperava-se grande equilíbrio e competitividade em Cascais, não só face aos resultados dos três jogos anteriores, como aos históricos dos dois emblemas. Foi a quinta final em cinco anos para os gaienses (campeões nacionais em 21/22 e 22/23), mas o GDD Alcoitão, o primeiro campeão – e tetracampeão – nacional, não chegava à fase derradeira há 25 anos. Ora, foi chegar… e vencer. No plantel dos comandados de Fernando Lemos, só Hugo Maia, o capitão, sabia o que era erguer o troféu, em múltiplas ocasiões, mas ao serviço da APD Sintra. Agora, a turma de Alvide recupera um triunfo que lhes escapava desde 1994/1995, o quinto no seu palmarés.

Uma das mais-valias que o plantel do GDD Alcoitão apresentou este ano, segundo o técnico, foram mesmo os “irmãos Pereira”, que se destacaram na final: Ângelo (20pts, 12ast) e Nélson Pereira (20pts, 7res – 27val) foram os destaques do clube de Alvide neste Jogo 4, tendo encontrado do outro lado Rafael Brito (21pts, 9ast – 23val) muito inspirado, a par do treinador-jogador Pedro Bártolo (27pts, 6ast), que confessou, na flashinterview, o seu orgulho pelo espírito de sacríficio demonstrado pelo coletivo que lidera.

A nível estatístico, os gaienses até começaram melhor (15-18), mas o Alcoitão “apanhou-os” antes do intervalo (22-14 no segundo quarto). O notório equilíbrio manteve-se na segunda parte (18-15 e 23-20), comprovando que o BCR “está vivo e recomenda-se”. Aliás, o técnico Fernando Lemos finalizou mesmo a flashinterview recordando que, nas três principais provas do BCR nacional em 2024/2025, encontraram-se três diferentes vencedores: BC Gaia na Supertaça; APD Braga na Taça de Portugal e, agora, GDD Alcoitão na Liga BCR.

Hugo Maia “leva a rede para casa”

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


GDD Alcoitão triunfa no jogo 3 e está a uma vitória da conquista da Liga BCR

Naquele que foi o regresso da Final da Liga BCR, agora em Alvide, o GDD Alcoitão deu uma resposta inequívoca à derrota no segundo jogo e impôs-se de forma categórica frente ao BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, vencendo por 72-40 e assumindo novamente a dianteira na série (2-1).

Os cascalenses entraram determinados a fazer valer o fator casa e cedo tomaram conta da partida. No final do primeiro quarto, o marcador já refletia um claro domínio da formação orientada por Fernando Lemos (20-13), fruto de uma defesa sólida e de transições ofensivas eficazes.

O segundo período foi ainda mais desequilibrado. O GDD Alcoitão intensificou a sua pressão defensiva e acelerou o ritmo do jogo, provocando vários erros nos gaienses e capitalizando com um parcial avassalador. Ao intervalo, a vantagem já era expressiva (37-19), espelhando a superioridade demonstrada em ambos os lados do campo.

Apesar de uma ligeira tentativa de reação do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto no terceiro quarto, o Alcoitão manteve-se sereno e controlou todos os momentos do jogo. A diferença continuou a crescer, chegando aos 20 pontos à entrada do último período (56-36).

Nos derradeiros dez minutos, os anfitriões não abrandaram. Continuaram a pressionar alto, a forçar más decisões ao adversário e a converter com consistência, acabando por fechar o jogo com uma vitória robusta por 72-40. Uma exibição completa, onde a coesão defensiva e o jogo coletivo foram as grandes chaves do sucesso.

Com este resultado, o GDD Alcoitão fica a uma vitória de conquistar o título da Liga BCR. A final, disputada à melhor de cinco jogos, prossegue este domingo, 18 de maio, novamente em Alvide, às 16h, com transmissão em direto na FPBtv. O BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto terá de vencer para forçar um decisivo jogo 5.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga BCR: GDD Alcoitão e BC Gaia à conquista do título este fim de semana

Os primeiros encontros da final da Liga BCR deixaram “água na boca”, com o equilíbrio a ser a nota dominante. Agora, em Alvide, GDD Alcoitão e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto podem fechar as contas do título, na temporada 24/25, ou protelar a decisão para 24 de maio, em Gaia. Os jogos 3 e 4 estão agendados para este fim de semana, 17 e 18 de maio, na Escola Secundária de Alvide, e contam com transmissão na FPBtv.

Em Grijó, o GDD Alcoitão adiantou-se, ao reclamar a vitória na partida inaugural, num hino ao BCR, que terminou com vantagem tangencial a favor dos cascalenses – 74-75. A resposta dos donos da casa veio, no dia seguinte, em mais um duelo emocionante, com muitas alternâncias de marcador. Os gaienses impuseram-se por 59-57 e igualaram a final.

De salientar que, para o emblema nortenho, esta é a quinta final em cinco anos, tendo a presença na fase decisiva rendido dois troféus de campeão nacional, nas épocas 21/22 e 22/23. Por seu turno, o GDD Alcoitão, o primeiro campeão – e tetracampeão – nacional, não chegava à fase derradeira há 25 anos. No plantel dos comandados de Fernando Lemos, só Hugo Maia, o capitão, sabe o que é erguer o troféu, em múltiplas ocasiões, ao serviço da APD Sintra.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Fecho de temporada para os portugueses a atuar no BCR estrangeiro

Na rubrica “Portugueses Lá Fora”, que assinala o final da época de todos os atletas lusas no BCR estrangeiro, destacam-se a manutenção obtida por João Castro e Hélder Moreira, no segundo escalão espanhol, a chegada à Final Four de Ismael de Sousa na Série B italiana, e o bom resultado de Paulo Soeiro, no terceiro patamar germânico.

Espanha

Primera División

O fim de temporada trouxe à tona o melhor Basketmi Ferrol, com duas vitórias nos derradeiros três compromissos. Perante um público vibrante, Hélder Moreira – 4.5 – foi a estrela maior do triunfo dos galegos, em casa, diante do CB Villa de Leganés48-47 -, ao assinar uma excelente exibição, com dezoito pontos, quatro ressaltos, três assistências e um roubo de bola (40min), pecúlio ao qual juntou o facto de ter marcado a bola decivisa do encontro. João Castro – 2.0 – também esteve em bom plano: oito pontos, quatro assistências e um roubo de bola (40min).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Basketmi Bsr Ferrol (@basketmiferrol)

Seguiu-se um triunfo sem sobressalto, na receção ao CD Discaesports68-24 -, novamente com dígitos interessantos da dupla lusa. Hélder Moreira registou dezasseis pontos, três assistências e seis ressaltos (40min), enquanto João Castro amealhou um duplo-duplo – dez pontos, dez assistências, três ressaltos e quatro roubos de bola.

Na despedida da temporada o AGC UPV – IN mostrou-se demasiado forte para o Basketmi Ferrol60-31, em dia mais desinspirado de Hélder Moreira, com dois pontos, quatro ressaltos e um roubo de bola (28:36min), e João Castro, totalista de minutos, que traduziu em seis pontos, três assistências, um ressalto e um roubo de bola.

Com 36.1 minutos, João Castro ficou no top 10 dos mais utilizados (6º) da Primera División e foi oitavo no capítulo das assistências, com uma média de 4.2 por jogo. O Basketmi Ferrol alcançou a meta definida, a manutenção, mercê do penúltimo lugar, em igualdade pontual com o antepenúltimo.

Alemanha

Bundesliga 1

Com um honroso sétimo posto, os Koln 99ers de Alexandre Conde – 4.0 – colocaram um ponto final, na competição interna, com uma derrota pesada frente ao líder da fase regular RSB Thuringia Bulls – 105-42.

No que respeita às provas europeias, a participação da formação dos Koln 99ers, na fase final da EuroCup1, revelou-se inglória, já que se saldou em quatro derrotas, algumas por curta margem, traduzindo-se na ocupação do oitavo e último lugar. Com escassos minutos de Alexandre Conde, a turma de Colónia caiu perante os espanhóis ADM Econy Gran Canária73-57 -, os italianos Dinamo Sassari64-68 -, os franceses Hyeres – 81-84 -, após prolongamento, e o Briantea84 Cantù64-49 -, outro emblema italiana, que lidera a final do campeonato do país.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por RBC Köln 99ers (@koeln99ers)

Já o RSV Bayreuth, de Miguel Reis – 4.0 -, ausente dos últimos compromissos da sua equipa por lesão, garantiu a continuidade no topo do BCR alemão, fruto do penúltimo lugar, à frente do BG Baskets Hamburg. O RSV Bayreuth perdeu o seu último encontro, frente ao Rhine River Rhinos – 50-73 -, emblema recém-consagrado vencedor da EuroCup2.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por RSV Bayreuth (@rsvbayreuth)

Regionalliga

Os Lux Rollers encerraram uma excelente campanha, na Regionalliga, equivalente à terceira divisão alemã, com uma derrota por 39-45, frente ao ASV Bonn, e uma vitória categórica, contra os Hot Rolling Bears – 67-35 -, ambas ainda sem Paulo Soeiro – 1.0 – dentro de campo, mas já junto dos seus companheiros. A equipa do Grão-Ducado do Luxemburgo conquistou assim a terceira posição, entre oito possíveis.

Itália

Série A

Apesar da meritória reta final, o Amicacci Abruzzo ficou às portas do playoff. O coletivo de Giulianova, onde milita, pela segunda temporada, o poste Ibrahim Mandjam – 4.0 -, sorriu na deslocação ao terreno do Dinamo Sassari – 51-62 – e no embate caseiro com Menarini Volpi Rosse Firenze – 64-57.

Na Champions Cup, já com o melhor resultado de sempre na mão, a presença na Final 4 da máxima competição continental, o Amicacci Abruzzo abrilhantou ainda mais a sua participação e “chocou” a comunidade do BCR ao eliminar o favorito RSB Thuringia Bulls – 58-67 -, na meia-final. No jogo do título, o BSR AMIAB Albacete, de Espanha, sagrou-se campeão europeu pela quarta vez consecutiva, espelhando o seu favoritismo no marcador – 62-42.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Amicacci Abruzzo (@amicacci)

Série B

Final anticlimático para o Santa Lucia, de Ismael de Sousa – 3.0 -, que acalentava o regresso à elite do BCR italiano, onde já reinou. A 3 de maio, a formação romana iniciou da melhor maneira a Final 4, com vitória sobre Gradisca d´Isonzo – 47-42 -, seguida de novo triunfo, mais robusta, sobre Polisportiva Gioco Parma – 72-43 -, com quatro pontos de Ismael de Sousa.

No domingo, 4 de maio, na partida que ditava o acesso à Série A, Santa Lucia caiu, por margem tangencial, após prolongamento, frente a Vicenza – 59-60 -, confronto com a marca do atleta dos quadros da seleção A – seis pontos.

França

Nationale 1

O CS Meaux 2, de Christophe da Silva – 1.0 -, de fora por lesão desde janeiro, e Yuri Fernandes – 2.5 -, obteve o nono e penúltimo posto da Nationale 1. Os últimos duelos da época não correram de feição às pretensões da equipa dos arredores de Paris, que acumulou derrotas frente a Ent. Lyon BF – Guilherand – 54-47 -, Club Handisport Forezien – 53-65 -, Ent . Qcaussadeh/Japapvie – 61-66 – e Meylan Grenoble Handibasket – 54-52.

Reino Unido

Premier League

No mais alto do BCR britânico, o desfecho dos jogos finais dos Mohawks, de Luís Domingos – 2.5 -, também não foi o desejado. Na receção aos Reading Rockets, os visitantes impuseram-se por 63-72. Seguiu-se derrota contra os London Titans – 71-51 – e ante os Jaguars – 73-52 -, com o internacional A a averbar seis assistências e dois ressaltos (27min).

Já sem o português, a contas com uma lesão, os Mohawks caíram, de forma clara, no embate com os Sheffield Steelers – 39-80. Os quatro jogos perdidos ditaram ainda que os Mohawks não escapassem ao último lugar da tabela. Pela equipa 2 dos Mohawks, terceira na Division One, Luís Domingos foi a jogo, no desafio com os Jaguars 2, que venceram por 68-47. O extremo português, essencial na campanha da subida da seleção à Divisão B, em 2023, registou oito pontos, treze assistências e três ressaltos (35min).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Bisbarra en Xogo/DR

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.