Artigos da Federaçãooo

APD Braga protagoniza estreia europeia com brio

A APD Braga cumpriu a sua estreia absoluta em provas europeias de clubes, no Torneio de Qualificação da EuroCup, em Málaga. No primeiro dia de competição, os minhotos averbaram duas derrotas, perante emblemas de ligas e nações com maior “traquejo” e profissionalismo no BCR, mas deixaram uma imagem positiva. No jogo inaugural, perante um Pavilhão Paco Aguilar completamente lotado por jovens e crianças das escolas de Vélez-Málaga, o anfitrião Amivel, que milita na poderosa División de Honor – máximo escalão do BCR do país vizinho -, ultrapassou com facilidade a formação lusa – 77-24. A bola ao ar pendeu para o conjunto bracarense, que até inaugurou o marcador através de Hélder Moreira – 4.0 -, contudo, rapidamente o coletivo local, que conta na sua estrutura com o ex-jogador e internacional A Cláudio Batista, demonstrou a sua superioridade e panóplia de soluções – 23-2 / 24-4 / 14-10 / 16-8. Márcio Dias – 4.5 – (6pts) e Hélder Freitas – 3.5 – (6pts) revelaram o maior inconformismo. Nos malaguenhos, sobressaíram Ezequiel Esparza – 4.0 – (27pts) e Abdi Jama – 1.0 – (16pts).

Da parte da tarde, face a um rival cujo fosso qualitativo não era tão acentuado, a APD Braga ameaçou a surpresa e discutiu o resultado, até aos últimos minutos, frente aos britânicos Mohawks, ex-equipa do internacional A Luís Domingos47-57. Márcio Dias – 4.5 – (14pts, 9res, 1ast, 3rb), Filipe Carneiro – 2.0 – (11pts, 6res, 4ast, 1rb), José Miguel Gonçalves – 3.0 – (8pts, 6res, 8ast, 1rb) e Hélder Moreira – 4.0 – (7pts, 7res) encabeçaram a resistência da turma comandada por Ricardo Vieira. Nos Mohawks, David Ion – 4.5 – (21pts, 10res, 6ast) e Alfie George Hazard – 4.5 – (19pts, 7res, 3ast, 1rb) foram as principais figuras.

A APD Braga reentra em campo, este sábado, 27 de Abril, às 08h, diante dos italianos Asinara. Segue-se novo duelo, às 14h45, contra um emblema do país transalpino, D-Junior Team Sassari. Os jogos têm transmissão aqui.

Nota: fotografias cedidas pela organização de Amivel.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


APD Braga cumpre sonho europeu a 26 e 27 de Abril

A APD Braga recoloca Portugal no mapa das competições europeias de BCR e fará a estreia absoluta em palcos europeus, a 26 e 27 de Abril, em Málaga, no Torneio de Qualificação da EuroCup. O emblema minhoto torna-se a segunda equipa nacional a figurar nas provas oficiais da IWBF – Federação Internacional de BCR -, depois da APD Sintra, que acumulou sete participações, a última das quais em 2007. Os minhotos, força dominante do BCR nacional na última década, com um pentacampeonato pelo meio – entre 2015/2016 e 2020/2021 – integram o grupo B. Pela frente, terão como rivais o anfitrião Club Amivel, colosso do máximo escalão do BCR espanhol, uma das ligas europeias profissionais da modalidade, a dupla de emblemas italianos D-Junior Team Sassari e Asinara, bem como os britânicos Mohawks.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Braga BCR (@apdbragabcr)

Ricardo Vieira, técnico da APD Braga, aborda as expetativas desportivas em relação a esta participação, vincando que, não descurando a ambição que carateriza a equipa, existe um desequilíbrio de forças face a alguns emblemas. “Do ponto de vista do resultado desportivo, as expetativas não são as mais elevadas, pela qualidade do trabalho desenvolvido por algumas equipas que vamos encontrar. Não temos grande conhecimento das equipas italianas, mas sabemos que dominam o fundamento básico e suportam outras equipas da Série A. Os ingleses são sempre bem estruturados. E Amivel não tem comparação com as outras equipas, fruto da qualidade que tem. Esperamos fazer o nosso melhor com as equipas italianas e mostrar o que podemos fazer contra a equipa inglesa, dentro das nossas limitações físicas, tendo em conta que temos atletas limitados ou lesionados”, descreveu o timoneiro dos bracarenses.

 

Ricardo Vieira está na génese da equipa de BCR da APD Braga, ditada pelo envolvimento do pai, Carlos Vieira, peça indispensável na dinâmica minhota, na tentativa de providenciar oportunidades de prática desportiva ao filho, Manuel Vieira, jogador e agora presidente, aquando da lesão. O crescimento sustentado do projeto e a frequência crescente na discussão e conquista dos títulos nacionais, desde há quinze anos, fizeram germinar um objetivo ainda maior, a presença europeia. “Isto significa o concretizar de um sonho, o fechar de um ciclo. Tenho comentado com pessoas mais íntimas que esta será provavelmente a primeira e última participação europeia do Ricardo Vieira, na frente da APD Braga. Foi algo conseguido, fruto de muito esforço de muitas pessoas que passaram pela APD Braga: João Correia, Carlos Vieira, mas dele nem era preciso falar, porque está desde o início, fez parte da fundação, Miguel Gonçalves. Estamos a falar de mais de uma década de trabalho para conseguir fazer um Torneio de Qualificação”, explicou.

Há um outro propósito sublinhado pelo experiente treinador que justifica a disputa da competição europeia. “Serve também para homenagear atletas que têm estado connosco desde o início, nomeadamente o Márcio Dias, que pondera parar, o próprio José Miguel Gonçalves, e outros que, mais tarde ou mais cedo, vão deixar de jogar. Queremos homenagear estas pessoas e representar Portugal, através do clube, numa competição internacional”.

O vencedor do grupo garante a possibilidade de jogar a qualificação da Eurocup 3, na temporada 2024/2025, equivalente à quarta prova europeia de BCR – há ainda Eurocup 2, Eurocup 1 e Champions League. No primeiro dia, 26 de Abril, a APD Braga disputa o jogo inaugural da prova, frente aos locais Club Amivel, pelas 10:15h, e reentra em campo, às 14:45h, para se bater com os Mohawks. No segundo e derradeiro dia da competição, os bracarenses medem forças com Asinara Basket, às 08:00h, e D-Junior Team Sassari, às 14:45h – hora de Portugal continental. O torneio será transmitido online, em plataforma a anunciar brevemente.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Custódio Coelho, Jorge Marques e Inês Bagulho destacados para provas europeias de BCR

A arbitragem portuguesa de BCR volta a merecer um voto de confiança da IWBF Europe – Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas -, no âmbito das fases finais das provas da EuroCup, de 26 a 28 de Abril. Custódio Coelho, o mais experiente do trio nomeado, apesar da juventude, ruma a Valladolid, sede da fase final da EuroCup 3, que tem como participantes o anfitrião Fundación Aliados, os também espanhóis UCAM Murcia e Iberconsa AMFIV, PDM Treviso, de Itália, os turcos TSK Rehab Merkezi Engelillier Spor Kulübü, Izmir BSR e Gazisehir Gaziantep Sport Clup, e Sheffield Steelers, do Reino Unido. O juiz setubalense, que, só na corrente temporada, acumula já participações na fase de grupos e quartos-de-final da Champions Cup, transmite segurança na antevisão. “É sempre um privilégio estar presente num ponto alto, quero apresentar-me no meu melhor nível e conseguir corresponder às expectativas. Já tive oportunidade de conhecer as oito equipas, algumas via observação vídeo e outras por já conhecer de torneios anteriores. Concluo que é de esperar um torneio bastante renhido e cheio de emoção”, previu.

Por seu turno, Jorge Marques, que integrou o leque de árbitros da fase de grupos da EuroCup 3, em Março, fará “companhia” à APD Braga, no grupo B do Torneio de Qualificação da EuroCup, em Málaga, fator enaltecido no seu testemunho. “Encaro esta presença com grande positividade, pois apesar de se tratar de uma competição de menor nível, a experiência do ano passado, em Múrcia, mostrou-me que esta competição poderá ter um alto nível competitivo, para além de existir o entusiasmo de poder acompanhar de perto a participação de uma equipa portuguesa (APD Braga) numa prova europeia”, salientou. Com algumas experiências internacionais no currículo, Jorge Marques aborda a competição igualmente como uma possibilidade de partilha com árbitros debutantes. “Esta prova terá uma particularidade nova para mim, que é estar com novos árbitros internacionais, onde terei certamente de ajudar/partilhar do meu (pouco) conhecimento sobre arbitragem internacional”.

Inês Bagulho, a mais recente a ascender ao estatuto de árbitra internacional zonal, no decurso na fase de grupos da EuroCup 2, em Março, viaja até Sassari, na ilha da Sardenha, em Itália, para ajuizar a etapa final desta mesma competição. Na antecâmara da reputada prova, manifesta a vontade de elevar o seu nível técnico e extrair o melhor da oportunidade. “Sinto-me muito feliz com esta nomeação, especialmente por ser a continuação da fase de grupos em que participei anteriormente, o que parece indicar que o meu desempenho esteve ao nível da competição. Pretendo desfrutar ao máximo, ganhar experiência nestes jogos de nível bastante elevado e adquirir conhecimentos de árbitros e técnicos da IWBF, entre eles árbitros internacionais – Mundo. Prevejo jogos complicados, jogados muito ao limite em termos de contactos, velocidade e emoções. Espero conseguir mostrar maturidade e melhorias em relação à última fase de avaliação”, antecipou.

Para estar à altura do desafio, Inês Bagulho descreve os métodos de preparação, onde salta à vista o apoio de um dos seus colegas nomeados, Custódio Coelho. “Tenho-me focado em analisar o máximo de jogos das equipas que participam nesta Final 8, de modo a conhecer as equipas/jogadores e evitar ao máximo possíveis surpresas. Esta análise de vídeos é complementada com ‘testes’ regulares formulados e partilhados pelo Custódio Coelho para melhoria do nosso corpo de arbitragem em Portugal. Nos jogos da competição portuguesa, tenho tentado melhorar os pontos menos positivos que me foram assinalados na fase anterior pelos técnicos da IWBF, mais especificamente, nestes jogos, tenho dado ênfase à retenção do apito (analisar o resultado de toda a situação antes de tomar a decisão), ao controlo dos aparelhos e pormenores de técnica de arbitragem a três”, resumiu.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 


Yuri Fernandes e Ibrahim Mandjam na montra europeia de 26 a 28 de Abril

As fases finais de algumas das principais provas europeias de BCR disputam-se de 26 a 28 de Abril e contam com participação lusa. Ibrahim Mandjam, do Amicacci Abruzzo, faz a estreia na alta roda europeia, em casa, já que o conjunto de Giulianova, na costa este italiana, acolhe a fase final da EuroCup 1 – segundo degrau das competições continentais. O primeiro embate será, no dia 26, sexta-feira, às 12h30, diante dos germânicos Rhine River Rhinos Wiesbaden. Segue-se o duelo com os espanhóis do BSR Ace Gran Canaria, pelas 17h. No segundo e último dia de competição, a formação orientada pelo selecionador italiano, Carlo Di Giusto, enfrenta os austríacos Interwetten Sitting Bulls, às 8h30 – horários de Portugal continental. De assinalar que, no grupo B, mora o Bidaideak Bilbao BSR, onde milita Patrick Anderson, canadiano consensualmente reconhecido como o melhor jogador de todos os tempos da modalidade.

Debutante nas andanças europeias de clubes, Ibrahim Mandjam, poste da seleção nacional de BCR, confessa-se “um pouco ansioso”, mas antevê uma participação positiva. “Acho que vai ser uma experiência boa e enriquecedora. Jogar contra os melhores jogadores e clubes da Europa é mais uma novidade. É a minha primeira vez”, afirma. Não colocando Amicacci entre os principais favoritos, espera “um bom resultado” para as suas cores.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Amicacci Abruzzo (@amicacci)

Já os Hornets Le Cannet, de Yuri Fernandes, viajam também até Itália, à ilha de Sardenha, para procurarem erguer o troféu da EuroCup 2. O colosso gaulês, inserido no grupo B, abre a competição diante dos compatriotas Les Aigles Du Velay, pelas 14h45, de sexta-feira, 26 de Abril. Mais tarde, às 19h15, enfrentam um dos favoritos à conquista da prova, os italianos Unipol Sai Briantea84 Cantù. No sábado, o emblema do sul de França encerra a fase de grupos com os germânicos Hannover United, pelas 10h45 – hora de Portugal continental. O possante extremo, com uma longa “bagagem” no BCR francês, assume um discurso ambicioso. “A equipa encara esta competição para ganhá-la, mesmo estando no grupo mais difícil”, partilhou.

Ambas as provas terão transmissão online, informação oportunamente divulgada.

Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial de Amicacci.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


BC Gaia e APD Braga prosseguem luta pelo primeiro lugar na Liga BCR

Na Liga BCR, disputaram-se três encontros, a envolver as equipas de APD Braga, BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, APD Lisboa, APD Leiria e GDD Alcoitão. No primeiro desafio da jornada, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto impôs-se, no reduto da APD Leiria, por 60-65. Os gaienses entraram a todo o gás e construíram, paulatinamente, uma vantagem que chegou a 19 pontos. Contudo, uma reação enérgica do conjunto do Lis, nos derradeiros dez minutos, ainda equilibrou o marcador. Daniel Rodrigues – 4.0 – (16pts) e Luís Assunção – 4.5 – (16pts) dividiram o protagonismo, nos bicampeões nacionais. Nos comandados de Luís Ramos, sobressaíram Iderlindo Gomes – 4.0 – (14pts) e Nuno Nogueira – 3.0 – (14pts) – 9-17 / 18-24 / 7-10 / 26-14.

Já a APD Braga, aplicou-se, no Pavilhão Susana Barroso, e construiu uma vitória robusta, ante a APD Lisboa – 38-77 -, marcador alicerçado em boas atuações individuais, como as rubricadas por Hélder Freitas – 3.5 – (31pts) e Hélder Moreira – 4.0 – (18pts). Nos lisboetas, que foram a jogo com muitas baixas, deram nas vistas Ahmat Afashokov – 4.0 – (16pts) e Bruno Lopes – 3.0 – (13pts) – 14-18 / 10-17 / 4-18 / 10-24. Os minhotos ocupam o segundo lugar, atrás do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, mas têm ainda dois jogos por cumprir. Em caso de vitória em ambos, numa situação de igualdade pontual, o conjunto bracarense goza de vantagem face aos gaienses.

Em embate equilibrado, a APD Leiria fez esquecer a derrota sofrida, no sábado, e ultrapassou o GDD Alcoitão, fora de portas, por 51-56. A formação leiriense mostrou sempre uma produção ligeiramente superior aos cascalenses, o que lhe proporcionou vantagens marginais em todos os quartos, e revelou maior frieza nos momentos capitais. Afonso Tavares – 4.0 – (10pts, 8res, 3ast), Pedro André Gomes – 2.5 – (10pts, 7res, 3ast, 3rb) e Hugo Maia – 2.5 – (14pts, 4res, 4ast, 2rb) foram os homens em destaque, no coletivo orientado por Fernando Lemos. Do lado contrário, Iderlindo Gomes – 4.0 – (19pts, 11res, 5ast, 2rb; 33 val.) reclamou o estatuto de MVP, bem secundado por Marco Francisco – 4.5 – (15pts, 11res, 10ast, 3rb) e Nuno Nogueira – 3.0 – (14pts, 4res, 6ast, 1rb).

Na Divisão de Honra, a Lousavidas deu um passo importante para a qualificação para a final da competição, ao suplantar a APD Paredes por 49-19. O sucesso lousadense ancorou-se nas prestações de Xavier Santos – 5.0 – (17pts), Leandro Carvalho – 5.0 – (9pts) e Ronaldo Souza – 2.0 – (8pts). No conjunto paredense, sobressaiu Eduardo Bacalhau – 3.0 – (5pts) – 19-06 / 07-08 / 10-00 / 13-05.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Leiria recebe Final Four da Taça de Portugal de BCR

A Final Four da Taça de Portugal de BCR irá decorrer a 4 e 5 de Maio, em Leiria, no Pavilhão do Lis, situado na localidade de Cortes. Este recinto, inaugurado há dois anos, foi concebido a pensar nas necessidades específicas dos atletas com deficiência, fator que engrandece e dignifica a prova.

As meias-finais decorrem no sábado, 4 de Maio, com o primeiro encontro a opor a anfitriã APD Leiria ao detentor do troféu BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, pelas 15h. O segundo embate, às 17h, coloca frente a frente APD Braga e APD Sintra, reeditando-se o duelo da edição anterior. No domingo, 5 de Maio, às 15h, toma lugar a grande final.

Augusto Pinto, Presidente do Comité Nacional de BCR da FPB, dá garantias de BCR de alto nível para o primeiro ponto alto da época. “As equipas apuradas para esta fase final vão certamente proporcionar um excelente espetáculo de promoção da modalidade. Sabemos que a Taça, pelas suas características específicas de disputa, traz por vezes algumas surpresas para a fase final. Não é o caso deste ano, pois as quatro equipas apuradas, APD Braga, APD Leiria, APD Sintra e BC Gaia, encontram-se no universo das sempre candidatas ao topo da competição. Prevemos jogos equilibrados e emotivos”, antecipou.

O dirigente do organismo responsável pelas competições e seleções nacionais de BCR lança o repto aos amantes do Basquetebol e enaltece as diligências das entidades locais para a organização da Final Four. “Aconselho vivamente a presença de todos, pois certamente vão assistir a excelentes partidas de BCR. Temos ainda a realçar que este ponto alto só é possível realizar com o apoio e envolvência do Município e Associação de Basquetebol da região, claro contando também com envolvimento do clube APD Leiria“, realçou.

No que respeita ao histórico da competição, a APD Sintra é recordista, com 11 Taças de Portugal no currículo, seguida da APD Braga, que ergueu 7 vezes o troféu. Quanto às outras formações em prova, a APD Leiria saiu vencedora em duas ocasiões, ao passo que o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto chegou ao topo, pela primeira e única vez, na temporada transata.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

 


Alexandre Conde avança nos playoffs em Espanha

O Unes FC Barcelona deu continuidade à prestação imaculada, na temporada 2023/2024, ao superar o BSR Melilla, nos dois encontros, rumo à Final Four da Segunda División – terceiro patamar do país vizinho. Na primeira volta, os catalães venceram por afirmativos 24-77, encontro no qual Alexandre Conde – 4.0 – (4pts, 5res, 6ast) mereceu a confiança de Jaume Vilella ao longo de 21 minutos.

No segundo capítulo da eliminatória, no pavilhão Juan Carlos Navarro, em Barcelona, a formação do internacional A voltou a impor-se por números categóricos – 70-29.

Na Final Four, último passo para o coletivo catalão assegurar o direito de regresso à Primera División – segundo patamar – decorre a 27 e 28 de Abril, tendo ainda como participantes o CB Villa Leganés, a UPV IN-ADIV, de Valência, e o Coviran Churriana Inclusivo, de Granada, precisamente o rival do Unes FC Barcelona. O encontro está agendado para 27 de Abril, às 19h – hora local -, no Pavilhão Olímpica, em Leganés.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FCBCadira de Rodes 🏀♿️ (@fcbcadiraderodes)

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


APD Sintra e APD Leiria na Final Four da Taça de Portugal de BCR

Na 2ª eliminatória da Taça de Portugal de BCR, a APD Sintra e a APD Leiria triunfaram e reservam lugar na Final Four, que irá decorrer a 4 e 5 de Maio. Na Escola Secundária de Alvide, assistiu-se ao encontro mais equilibrado, a opor GDD Alcoitão e APD Sintra. Num jogo sempre disputado e com várias alternâncias na dianteira, foi o conjunto sintrense que revelou maior frieza nos momentos capitais, acabando por selar nova presença na Final Four da Taça de Portugal – 46-49 -, patamar que atingiu igualmente na temporada transata. Hugo Lourenço – 4.0 – (19pts, 19res, 8ast, 3rb) consagrou-se MVP do desafio com 33 de valorização e contou com o precioso auxílio de Marco Gonçalves – 1.5 – (10pts, 3res) para levar avante as pretensões da formação orientada por Pedro Gonçalves. Nos anfitriões, o jovem poste Afonso Tavares – 4.0 – (24pts, 13res) assinou uma exibição de excelência e teve a companhia de André Gomes – 2.5 – (6pts, 3res, 6ast, 1rb) e Hugo Maia – 2.5 – (12pts, 7res, 2ast, 2rb), na procura por um desfecho diferente. Nas meias-finais, à semelhança da edição anterior da prova, a APD Sintra enfrenta a APD Braga.

Em Odivelas, os contornos do embate entre APD Lisboa e APD Leiria foram distintos. A turma do Lis demonstrou o seu poderio desde o quarto inaugural, aplicando um categórico parcial de 8-34, que deitou por terra as aspirações locais de prolongar a incerteza o mais possível. Iderlindo Gomes – 4.0 – (31pts) e Nuno Nogueira – 3.0 – (24pts) lideraram a produção ofensiva dos comandados de Luís Ramos. Nas hostes do colectivo da capital, Ahmat Afashokov – 4.0 – (14pts) mostrou-se o mais inconformado – 8-34 / 8-18 / 2-20 / 8-23 – 26-95. Na busca por um lugar na final, a APD Leiria mede forças com o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, atual detentor do troféu.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio


Últimas vagas para a Final Four da Taça de Portugal de BCR em disputa

A Taça de Portugal de BCR reclama o protagonismo, este sábado, 13 de Abril, com a realização dos últimos dois encontros relativos à 2ª eliminatória. De manhã, na Escola Secundária de Alvide, às 11h, o GDD Alcoitão recebe a APD Sintra, equipa com a qual se digladia também, na Liga BCR pelo apuramento para as meias-finais do playoff. Hugo Maia, o capitão, dá conta da vontade que reina no grupo cascalense. “Já procuramos um ponto alto das competições nacionais desde 2018”, recordando o influente jogador a participação na Final da Taça de Portugal, corria a época 2016/17, frente à APD Braga. Pela frente, os comandados de Fernando Lemos têm a APD Sintra, recordista de troféus da competição, com onze conquistas. “Reconheço como uma equipa experiente, organizada e resiliente às adversidades do jogo. Não tiveram disponível o Hugo Lourenço, mas lutaram com as armas que tinham disponíveis e nunca baixaram os braços. Dos pontos fortes destaco a irreverência do João Cardoso, a velocidade do Renato Fonseca, o tiro exterior e leitura de jogo do Rui Lourenço, a velocidade e o trabalho incansável do Marco Gonçalves. O Hugo Lourenço acrescenta naturalmente uma qualidade inegável ao jogo sintrense e tem um impacto no seu jogo defensivo e ofensivo que poucos jogadores dos seus quadros acrescentam”, resumiu.

Pela APD Sintra, Marco Gonçalves, que, à semelhança de Hugo Maia, também já vestiu as cores do rival da eliminatória, antecipa “um jogo bem disputado por duas equipas que se conhecem muito bem e têm um nível mais aproximado esta época do que nas anteriores”. O extremo veloz, com passagens pelo BCR espanhol no currículo, destaca a juventude e potencial do adversário. “Têm vários jogadores jovens com bastante disponibilidade física, que nas últimas épocas evoluíram no entendimento do jogo, maioritariamente guiados pela experiência do Hugo Maia. Vejo no contra-ataque e no lançamento exterior as melhores armas”, sinaliza, mas projeta uma APD Sintra “preparada e pronta para impor o seu ritmo de jogo, pautado por maior experiência”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDD Alcoitão (@gdd_alcoitao)

Da parte da tarde, às 17h, o Pavilhão Susana Barroso, em Odivelas, é palco do duelo entre a APD Lisboa e a APD Leiria. Os lisboetas, que atravessam uma época “atípica”, conforme a rotula Ahmat Afashokov, não partem como favoritos, mas, no seio da turma da capital, subsiste um discurso ambicioso. “Será mais um teste. Numa eliminatória em que sabemos que as probabilidades não estão do nosso lado, vamos pôr à prova a nossa capacidade de representar quem somos. Os grandes jogadores e as grandes equipas conseguem mostrar essa consistência, quer sejam David, quer sejam Golias. A pressão está do lado deles, e vamos usar isso a nosso favor”, garantiu o internacional sub23. No tocante à análise da turma do Lis, identifica uma grande homogeneidade e coerência na sua dinâmica. “É uma equipa que tem a sua identidade dentro de campo e um estilo de jogo muito bem definidos. É melhor treinar o mesmo golpe mil vezes do que treinar mil golpes diferentes uma vez só. Empurrá-los para o desconforto e um jogo pouco familiar dá-nos a melhor chance de contestar a eliminatória”, considera.

A APD Lisboa vive momentos desafiantes, em virtude das várias ausências, bem como da saída de Ângelo Pereira para o BCR italiano, referência maior dos lisboetas durante anos, um cenário que não esmorece o elã competitivo de Ahmat Afashokov. “Desde que comecei, esta foi a temporada com mais dificuldades na equipa a nível de pontuação: a minha subida para 4.0, a ausência de jogadores de pontuação baixa, as frequentes lesões do Alexandre Cardoso… A adaptação perante a saída do Ângelo Pereira, que sempre foi o foco do nosso ataque, não tem sido uma tarefa fácil. Poderia listar mil e uma desculpas para a baixa de performance, mas a realidade é que estamos a passar por um “filtro”: equipas que não aguentam estas crises afundam”.

Nas hostes da APD Leiria, o jovem Nuno Nogueira transparece máxima confiança, na antecâmara da eliminatória. “As minhas expectativas para este encontro passam muito por conseguirmos impor o nosso jogo desde o início e passar à Final Four. A APD Lisboa tem alguns pontos a seu favor, como, por exemplo, altura no jogo interior ou um bom tiro exterior por parte de alguns jogadores. Mas, para os contrariar, temos que jogar com calma e, se tudo correr como planeado, o jogo cai para o nosso lado”, vaticina.

A Final Four da Taça de Portugal de BCR está agendada para 4 e 5 de Maio, em local a anunciar. Já qualificados para a derradeira etapa da prova rainha estão o BCG/Hosp. Sta. Maria Porto, que jogará com o vencedor do encontro entre APD Lisboa e APD Leiria, e a APD Braga, que aguarda pelo desfecho do GDD Alcoitão x APD Sintra para conhecer o seu adversário, na meia-final.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


BC Gaia e GDD Alcoitão somam triunfos na Liga BCR

Na Liga BCR, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto passou com distinção o duplo compromisso, na Grande Lisboa. No primeiro desafio, frente à APD Lisboa, os comandados de Pedro Bártolo impuseram-se por 29-68, com Rafael Brito – 4.0 – (17pts) e Marco Almeida – 4.0 – (14pts) em plano de destaque. Na formação liderada por Daniel Pereira, destacaram-se Filipe Nogueira – 4.0 – (11pts), Ahmat Afashokov – 4.0 – (10pts) e Bruno Lopes – 3.0 – (9pts) – 4-13 / 11-14 / 8-18 / 6-23.

No dia seguinte, os lisboetas voltaram a não ser felizes, desta feita, no reduto do GDD Alcoitão 62-38 -, que prossegue na luta pelo apuramento para as meias-finais do playoff, juntamente com a APD Sintra. Com Afonso Tavares – 4.0 – de regresso, os cascalenses amealharam mais uma vitória, muito por culpa dos desempenhos acima da média de Hugo Maia – 2.5 – (26pts, 8res, 6ast, 5rb; 38 val.), MVP do encontro, e Hamadi Djumo – 4.5 – (12pts, 8res, 2ast, 3rb). Nos visitantes, emergiram as figuras de Filipe Nogueira – 4.0 – (10pts, 13res, 2ast, 1rb, 1dl), que atingiu a maior valorização do conjunto da capital, e Bruno Lopes (6pts, 6res, 2ast, 2rb), sem esquecer Ahmat Afashokov – 4.0 – (18pts, 5res, 7ast, 1rb), o mais concretizador nas suas cores.

Por sua vez, o BCG/Hosp. Sta Maria – Porto obteve a sétima vitória em oito encontros, na segunda fase, ao afirmar-se no terreno da APD Sintra por 57-76. Pedro Bártolo – 2.5 – (26pts) e Daniel Rodrigues – 4.0 – (20pts) guiaram os bicampeões nacionais. Nos anfitriões, merecem ênfase as prestações de Hugo Lourenço – 4.0 – (15pts) e Renato Fonseca – 3.5 – (12pts) – 12-17 / 16-14 / 12-26 / 17-19.

Nota: fotografia da autoria de António Lopes.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


APD Braga e Orthos XXI unem-se em evento solidário

A Orthos XXI, empresa de material ortopédico e hospitalar, dinamiza o evento deste sábado, 6 de Abril, que visa angariar fundos para a participação europeia da APD Braga. Os minhotos participam, de 25 a 28 de Abril, no Torneio de Qualificação da EuroCup, em Málaga, Espanha, prova que assinala a sua estreia em competições internacionais oficiais de clubes.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Braga BCR (@apdbragabcr)

O jogo solidário toma lugar, no Pavilhão de Ferreiros, em Braga, a partir das 14h de sábado e não foi encarado de ânimo leve pelos colaboradores da Orthos XXI, que realizaram alguns treinos de preparação com o treinador da APD Braga, Ricardo Vieira, de forma a potenciar uma maior familiarização com a modalidade.

Para assistir ao encontro e contribuir para apoiar a APD Braga, podem ser adquiridos bilhetes, na entrada do Pavilhão Municipal de Ferreiros, a partir das 12h. Estes habilitam ainda o seu detentor a um sorteio realizado no decurso do evento. Toda a informação pode ser consultada aqui.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

 


Portugueses enfrentam etapas determinantes no BCR estrangeiro

Na rubrica “Portugueses lá fora”, olhamos as prestações dos atletas lusos a atuar no BCR internacional, no decurso do mês de Março. Em Itália, Miguel Reis – 4.0 – (2res, 1rb) do Menarini Volpi Rosse Firenze “despediu-se” com a conquista do quinto lugar, ao arrecadar os pontos em disputa, no encontro da segunda mão, frente a Bergamo48-51. Por sua vez, o Amicacci Abruzzo, de Ibrahim Mandjam – 4.0 -, que se digladiava com o Dinamo Sassari pelo terceiro posto, conseguiu forçar a “negra”, ao impor-se, na segunda partida, por 56-55. No derradeiro encontro, a formação da Sardenha levou a melhor por 61-70 (Ibrahim Mandjam – 1pt). O Amicacci Abruzzo não encerra a época, uma vez que é anfitrião da fase final da Euroliga 1, segunda maior competição continental de clubes, de 25 a 28 de Abril.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Amicacci Abruzzo (@amicacci)

Em Espanha, o Unes FC Barcelona concluiu a fase regular da Segunda División, terceiro escalão do país, com um registo invicto, ao cabo de dez partidas. Os catalães vergaram a UPV IN-ADIV58-38 -, duelo em que Alexandre Conde (6pts, 3res, 1ast) foi aposta ao longo de 25 minutos. Na visita ao CEM L´Hospitalet – Afaniad Vinaros, o conjunto orientado por Jaume Villela alcançou novamente a vitória, desta feita por dígitos mais robustos – 18-78 – (Alexandre Conde – 13pts, 4res, 2ast, 1rb). Nos quartos-de-final dos playoffs, o Unes FC Barcelona, primeiro do grupo B, enfrenta o quarto classificado do grupo A, BSR Melilla. A primeira mão joga-se a 7 de Abril, na cidade espanhola situada no norte de África, ao passo que o segundo desafio está agendado para 13 de Abril, em Barcelona.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FCBCadira de Rodes 🏀♿️ (@fcbcadiraderodes)

No Reino Unido, Luís Domingos – 2.5 – (22pts) deu nas vistas, no triunfo dos Wakefield Whirlwinds, no seu último jogo na Division 1 – segundo escalão – esta temporada, diante do Norther Ireland Academy – 71-47. Recém-transferido para a equipa, o internacional português termina a época, no terceiro lugar da competição, zona norte, entre sete emblemas.

Na Suíça, Nuno Silva – 1.0 – fechou a fase regular com um resultado positivo, ante o Martigny-Berne Magic – 57-60 -, precisamente o adversário que os Ticino Bulls terão pela frente, na discussão do terceiro lugar, a 14 de Abril, 5 e 11 de Maio (só se cumprirá o último jogo, se necessário).

Em França, o CS Meaux 2, de Christophe da Silva – 1.0 – teve sortes distintas, na Nationale 1, equivalente à segunda divisão. O extremo exibiu-se a bom nível, apesar de sem reflexo estatístico, (atender ao facto de os jogadores de classe 1.0 têm maioritariamente um trabalho menos visível ao espectador pouco familiarizado com o BCR) no triunfo do CS Meaux 2, em casa de Douai – 40-59 – 18-21 / 11-10 / 8-18 / 3-10. No embate com o segundo classificado do campeonato, Club Handisport Forezien, com Christophe da Silva em campo, o CS Meaux 2 bateu-se com galhardia e só viu escapar os dois pontos na última posse de bola – 51-53 – 9-10 / 8-11 / 14-16 / 20-16.

Também em solo gaulês, Yuri Fernandes – 2.5 – (23pts, 6res, 6ast, 1rb) teve impacto preponderante no sucesso da equipa 2 dos Hornets Le Cannet frente ao HSB Marseille 2 – 60-53 -, encontro a contar para a Poule E, na Nationale 3 (4º patamar do país). O possante extremo foi a jogo alguns minutos, pela equipa principal, na Elite Nationale Bastide Medical, na vitória dos Hornets Le Cannet diante dos Hurricane 92 – Gennevilliers – 86-55.

Na Alemanha, na Regionalliga, zona norte, os Lux Rollers, de Paulo Soeiro – 1.0 -, acabaram a época com uma vitória e uma derrota, desenlace que não permitiu assegurar um dos quatro primeiros lugares, garante da continuidade na luta pela promoção à Bundesliga 2. No primeiro duelo, a formação Paderborner Ahorn-Panther venceu por concludentes 46-64. A segunda contenda trouxe o resultado desejado, contra RBG Dortmund 51 – 58-61. Igualmente na Regionalliga, mas na zona oeste, o SGH Berlin, casa de David Lima – 5.0 -, saiu vergado do dérbi com o Alba Berlin 2 – 42-63. Sucedeu-se nova derrota, perante o Jena Caputs – 38-57 -, marcador ao qual a formação da capital germânica respondeu com vitórias frente a Rising Tigers Leipzig – 32-55 – e Team Brandenburg – 27-42. O quarto lugar obtido pelo SGH Berlin é insuficiente para prosseguir na batalha pela promoção à Bundesliga 2, num grupo que contava com sete equipas. Neste regresso à Alemanha, David Lima termina a época com uma média de 7.9 pontos em 12 partidas.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.