Artigos da Federaçãooo

Bilhetes disponíveis para a Taça Federação Marsh

E chegamos à XVI Taça Federação Marsh. CRC Quinta dos Lombos, SL Benfica, Imortal LUSIADAGÁS e Sporting CP vão disputar o troféu que junta as quatro melhores equipas da Liga Betclic Feminina ao fecho da primeira volta, sendo o Pavilhão Desportivo de Albufeira o palco para o espetáculo de dois dias, 10 e 11 de janeiro – e para o qual já há bilhetes disponíveis, junto da Smartfan Tickets.

Os dois primeiros jogos, realizam-se dia 10 de janeiro (sábado), nos seguintes horários:

➤ 14h15: Quinta dos Lombos – Sporting CP
➤ 16h45: Imortal Lusiadagás – SL Benfica

A final está marcada para as 11:30 do dia 11 de Janeiro (domingo).

Todos os jogos serão transmitidos na FPBtv, e a final também é transmitida em direto na DAZN.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Lauren Golding MVP da 14.ª jornada da Liga Betclic Feminina

O Cinco Ideal está fechado, com a poste do SC Coimbrões SANCHO PANZA, Lauren Golding, a levar consigo o título de MVP da jornada 14 da Liga Betclic Feminina após ter marcado 24 pontos, 15 ressaltos e alcançar 29 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

A acompanhá-la está Victoria Reynolds (Esgueira Aveiro ECOVALOR), Micaela Kelly (Imortal LUSIADAGÁS), Márcia Costa (GDESSA Barreiro) e Bárbara Souza (Esgueira Aveiro ECOVALOR).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 

 


Benfica quebra invencibilidade dos Lombos na 14.ª jornada da Liga Betclic Feminina

E está dada por encerrada a 14.ª jornada da Liga Betclic Feminina. Depois do jogo de ontem, este domingo foi a vez do SL Benfica derrubar a invencibilidade do CRC Quinta dos Lombos – mas ainda não sobe ao topo. No confronto entre Sporting CP e Imortal LUZiGÁS, foram as algarvias a levar a melhor.

SL Benfica 50-49 CRC Quinta dos Lombos

O primeiro quarto deu desde logo o mote para o que viria a ser o desenrolar da partida: um jogo extremamente competitivo. Com um parcial de 14-13 favorável ao SL Benfica no final dos primeiros dez minutos, a equipa da casa mostrava que acreditava ser capaz de travar a invencibilidade do CRC Quinta dos Lombos.

O segundo quarto voltou a ser marcado pelo equilíbrio, terminando empatado (13-13). A forte luta nas tabelas foi uma das notas dominantes do período, com o Benfica a levar vantagem nesse capítulo, somando 24 ressaltos contra 18 da formação visitante. Ainda assim, as águias conseguiram manter uma vantagem mínima ao intervalo.

O terceiro quarto assumia-se como decisivo para ambas as equipas: ou a Quinta dos Lombos reagia e procurava dar a volta ao resultado, ou o Benfica tentava alargar a vantagem. Para satisfação dos amantes da modalidade, a equipa visitante não baixou os braços e, ao vencer o período por 12-14, passou para a frente no marcador (39-40). Este quarto ficou marcado por uma elevada intensidade defensiva e por vários roubos de bola, que condicionaram os ataques e permitiram aos Lombos assumir a liderança do jogo. Milica Ivanovic foi fundamental nestes instantes finais ao converter cinco pontos no espaço de 20 segundos.

O último quarto foi pautado por grande equilíbrio e manteve o desfecho em aberto até aos instantes finais. Num período intenso e emotivo, a decisão surgiu apenas no último lance do encontro, com Inês Faustino a assumir o protagonismo ao converter um lançamento decisivo, garantindo a vitória da sua equipa e colocando um ponto final na invencibilidade da Quinta dos Lombos. Letícia Soares foi a MVP do encontro com um duplo-duplo (13 pontos e 12 ressaltos) formando 18 pontos de valorização mas, dar também destaque à prestação de Inês Faustino (10 pontos e 3 ressaltos). No lado da equipa dos Lombos, foi Chanaya Pinto a jogadora em destaque com nove pontos, 12 ressaltos e três assistências.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Sporting CP 77-82 Imortal LUSIADAGÁS

O Imortal entrou mais eficaz e dominador, impondo o seu ritmo desde o apito inicial. A maior evidência ofensiva permitiu à equipa visitante vencer o primeiro quarto por 15-23, vantagem que voltou a alargar no segundo período (16-23), saindo para o intervalo com um ascendente claro no encontro.

No regresso dos balneários, o Sporting apresentou uma atitude bem diferente. A equipa leonina intensificou a pressão defensiva e conseguiu travar o jogo exterior do Imortal. Essa mudança refletiu-se no marcador, com os leões a vencerem o terceiro quarto por 20-19 e a reduzirem gradualmente a desvantagem.

O último período foi disputado a alta intensidade, com o Sporting a carregar ainda mais na pressão e a aproximar-se ainda mais no marcador. Ao vencer o parcial por 26-17, a formação da casa manteve o jogo em aberto até aos instantes finais, mas o Imortal soube gerir a vantagem construída na primeira parte e assegurou o triunfo por 77-82.

Na equipa do Imortal, Micaela Kelly foi a MVP com 29 pontos de valorização, com 18 pontos, oito ressaltos e cinco assistências. De dar também destaque a Marta Vargas que somou 23 pontos no encontro. No lado do Sporting, Dayna Rouse fez um duplo-duplo (19 pontos e 11 ressaltos) e foi fundamental para a equipa leonina.

A estatística completa.

Sportiva Azoris Hotels 73-64 Sanjoanense HELIOTEXTIL

O arranque do jogo foi determinante para o desfecho final. O Sportiva entrou com grande intensidade e venceu o primeiro período por 28-17, criando desde cedo uma margem confortável. No segundo quarto, a equipa da casa manteve a solidez defensiva e voltou a superiorizar-se (20-16), chegando ao intervalo com vantagem clara no marcador.

Na segunda parte, o equilíbrio foi maior. A Sanjoanense conseguiu ajustar processos e venceu pela margem mínima o terceiro período (14-15), procurando relançar a partida. Ainda assim, o Sportiva AZORISHOTELS mostrou maturidade na gestão do jogo e, apesar da reação visitante no último quarto (11-16), nunca permitiu que o controlo do encontro ficasse em causa.

Em destaque esteve Genesis Rivera, eleita MVP da partida após uma exibição sólida com 18 pontos, seis ressaltos, duas assistências e um desarme de lançamento, somando 20.5 de valorização. Do lado da equipa de São João da Madeira, nota ainda para a prestação de Juliana Souza, que contribuiu de forma decisiva com 13 pontos, sete ressaltos, uma assistência, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (16 de valorização).

A estatística completa.

SC Coimbrões SANCHO PANZA 76-57 Galitos FFonseca

Grande jogo em Vila Nova de Gaia e a equipa anfitriã conquista a sua terceira vitória na fase regular da Liga Betclic Feminina. As comandadas de Francisco Costa tiveram em Lauren Golding uma verdadeira MVP: foram 24 pontos e 15 ressaltos para a norte-americana do SC Coimbrões, com 37 de valorização e – o mais importante – a vitória.

A verdade é que o emblema do distrito do Porto venceu todos os quartos exceto o primeiro (18-18, 10-6, 24-16, 24-17), já chegando a vencer ao intervalo e alavancando essa vantagem no terceiro, mas sem nunca ver o emblema de Aveiro baixar os braços. O Galitos FFonseca chegou aos derradeiros dez minutos a perder por oito e ainda deu sinais de recuperação, com Inês Neto (13pts) e Luisa Nufer (11pts, 5res) em maior destaque, mas, com uma rotação de somente oito jogadoras, num plantel recentemente fustigado por lesões, não foram capazes de inverter o marcador.

A jovem Mafalda Monteiro (SC Coimbrões) marcou 16 pontos.

A estatística completa.

Basquete Barcelos HMMOTOR 59-71 GDESSA Barreiro

O GDESSA Barreiro queria a “desforra” da primeira volta e assim foi: num jogo extremamente equilibrado do princípio ao fim, foram as pupilas de André Martins que levaram a melhor, “castigando” as barcelenses com quatro quartos duros: 23-24, 15-19, 11-15 e 10-13, e só mesmo no último é que se acentuou a diferença para o coletivo de Santo André do Barreiro.

Márcia Costa foi a MVP, com 23 pontos e, do outro lado, a melhor foi Rebecca Taylor (21pts, 12res), num matchup de excelência e que muito promete para os anos vindouros da Liga Betclic Feminina.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


14.ª jornada da Liga Betclic Feminina abre com vitória do Esgueira

O Esgueira Aveiro ECOVALOR abre a 14.ª jornada da Liga Betclic Feminina com uma vitória caseira frente a um CAB Madeira reforçado com a internacional portuguesa Carolina Bernardeco, no seu primeiro jogo neste regresso à ilha. Em maior destaque estiveram contudo as postes do clube anfitrião, Bárbara Souza e Victoria Reynolds, contribuindo imenso para que as “Bikudas” vencessem cada um dos quartos do jogo – exceto o úlimo, que caiu para as comandadas de Fátima Silva.

As madeirenses ainda recuperaram de uma desvantagem de 15 pontos e chegando a empatar o marcador, mas o resultado final, depois de uma luta enorme de parte a parte, cifrou-se nos 75-70. Parciais de 19-17, 23-17, 18-15 e 15-21, com Reynolds a sair mesmo como MVP (23pts, 7res, 3rb – 29val). Destaque no entanto para a poste brasileira do Esgueira, Bárbara Souza, apontando 14 pontos e sete ressaltos, e claro, para a habitual estrela aveirense, Gabriela Ipinoza, com um triplo-duplo de 11 pontos, 12 ressaltos e dez assistências.

Pelo CAB, Bernardeco, que entrou muito forte, com nove pontos no primeiro quarto, acabou com 13, ao passo que a dupla Madeline Burke (19pts, 11res) e Taylor Langan (15pts, 12res) esteve imperial, cada uma com o seu duplo-duplo.

A estatística completa.

Com este resultado, o Esgueira Aveiro ECOVALOR sobe temporariamente ao 4.º posto da classificação, enquanto o CAB Madeira é último, com menos dois jogos.

A Liga Betclic Feminina regressa já amanhã, domingo, 4 de janeiro, com cinco jogos para ver na FPBtv, DAZN e A Bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Antevisão: equipas encontram-se antes de terminar o ano

Depois de celebrarmos o natal, é tempo de regressar à ultima jornada de 2025.

Em São João da Madeira, vai realizar-se um encontro que coloca novamente frente a frente, Sanjoanense HELIOTEXTIL e SL Benfica. As duas equipas já se encontraram na primeira volta, onde as águias foram superiores e venceram por 99-60.

A capitã da equipa do SL Benfica, Marcy Gonçalves fez a antevisão à partida e abordou as qualidades da equipa adversária: “A Sanjoanense é uma equipa muito aguerrida, que nunca desiste e que compete sempre até ao fim. Gosto da identidade que tem em campo e da forma intensa como encara cada jogo”.

Ainda sobre as águias, Marcy comentou o bom momento que estao a passar – “Atravessamos um bom momento. As sete vitórias consecutivas na Liga mostram que a equipa está mais consistente e confiante. O nosso jogo está a ficar mais sólido”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Último dia da 12ª jornada da Liga Betclic Feminina

Galitos FFONSECA 59-60 GDESSA BARREIRO

A palavra-chave deste encontro foi equilíbrio, e o resultado final é a prova disso. Uma primeira parte com dois parciais favoráveis à equipa da casa (18-15 e 16-10), que lhe permitiram chegar ao intervalo com uma vantagem de nove pontos, dava confiança ao Galitos para alcançar mais uma vitória no campeonato.

Na segunda metade da partida, o GDESSA entrou mais forte e, ao vencer o terceiro quarto por 14-18, conseguiu reduzir a desvantagem para apenas cinco pontos. Os últimos dez minutos revelaram-se decisivos e, num período de grande intensidade ofensiva por parte da equipa do Barreiro, o Galitos viu-se rapidamente condicionado pela saída de duas atletas por acumulação de cinco faltas – Maria Neto e Salimata Koita – o que limitou as opções da equipa da casa.

Ainda assim, a verdade é que o jogo manteve-se em aberto até aos instantes finais. A 1:12 do fim, o marcador assinalava 59-58. Um desconto de tempo, algumas falhas nos lançamentos e dois pontos decisivos de Maianca Umabano acabaram por ditar o desfecho, com a vitória do GDESSA por 59-60.

Márcia Costa foi eleita a melhor jogadora da partida, com seis pontos, 11 ressaltos e duas assistências, somando 20 de valorização. Do lado do Galitos, Daniela Domingues destacou-se com 11 pontos, três ressaltos e nove assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Esgueira Aveiro ECOVALOR 91-89 Sanjoanense HELIOTEXTIL

Dizem que nem todos os heróis usam capa, mas, neste caso, Gabriela Raimundo soube usá-la e foi a salvadora do Esgueira.

A partida começou de forma muito positiva para a Sanjoanense, que, graças a excelentes ações ofensivas, construiu uma vantagem de dez pontos no final do primeiro quarto (20-30). O segundo período foi mais equilibrado e acabou por sorrir ao Esgueira, que venceu por 24-17 e reduziu a diferença para apenas três pontos ao intervalo. Destaque para Evan Miller, que nos primeiros vinte minutos já somava 19 pontos, 15 deles apenas no primeiro período.

Após o descanso, com alguns ajustes e uma entrada muito forte, a equipa da casa foi crescendo ao longo do terceiro quarto. Ainda assim, só nos minutos finais conseguiu aproximar-se e ultrapassar a Sanjoanense, terminando o período em vantagem por 67-64.

O último quarto voltou a ser marcado pelo equilíbrio. A meio do período, Evan Miller colocou novamente a equipa visitante na frente por dois pontos (76-78). As duas equipas mostravam-se extremamente focadas e determinadas em lutar pela vitória e, já nos instantes finais, entre perdas e roubos de bola, bem como cestos decisivos, apenas um ponto separava os dois conjuntos: 88-89.

Mas o momento da noite ainda estava por chegar. A sete segundos do fim, um roubo de bola seguido de um triplo absolutamente inacreditável de Gabriela Raimundo fez o pavilhão explodir e selou a vitória do Esgueira por 91-89.

Na equipa da casa, a grande figura foi, naturalmente, Gabriela Raimundo, que assinou uma exibição soberba com 30 pontos, 10 assistências e seis ressaltos, totalizando 43 de valorização. Do lado da Sanjoanense, Evan Miller foi o principal destaque, com 37 pontos, dois ressaltos e duas assistências, alcançando 36 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Imortal LUSIADAGÁS 73-53 CAB Madeira

O Imortal regressou às vitórias ao bater o CAB por 73-53, numa partida em que a formação algarvia foi sempre superior e acabou por confirmar o seu domínio ao longo dos 40 minutos.

O encontro começou intenso, com ambas as equipas muito assertivas ofensivamente. O primeiro quarto foi equilibrado e terminou com vantagem mínima para o Imortal (24-22). No segundo período, manteve-se o equilíbrio, mas a equipa da casa voltou a ser mais eficaz e venceu novamente o parcial (17-13), chegando ao intervalo a liderar por 41-35.

O terceiro quarto revelou-se decisivo. O Imortal entrou determinado, elevou o nível defensivo e condicionou por completo o ataque do CAB, que marcou apenas 8 pontos. A equipa da casa aproveitou para cavar uma diferença significativa, vencendo o parcial por 20-8 e entrando no último quarto com uma vantagem confortável (61-43).

No derradeiro período, o CAB tentou reagir e reduzir distâncias, mas o Imortal manteve o controlo do jogo, voltou a ganhar o quarto (12-10) e confirmou um triunfo seguro por 73-53.

Em destaque na equipa da casa esteve Suraya Rijal, com 14 pontos, 13 ressaltos e uma assistência, somando 23 de valorização. Do lado do CAB, a melhor em campo foi Taylor Langan, que registou 19 pontos, sete ressaltos e duas assistências.

Basquete Barcelos HMMOTOR 97-72 Sportiva AZORISHOTELS

O Barcelos recebeu e venceu a Sportiva num jogo a contar para a 12ª jornada da Liga Betclic Feminina, numa partida marcada pelo equilíbrio inicial e pelo domínio progressivo da equipa da casa.

A formação barcelense entrou forte, aproveitando o fator casa, mas a equipa açoriana nunca permitiu grandes distâncias no marcador durante o primeiro quarto, que terminou empatado a 20 pontos. No segundo período, o Barcelos conseguiu ser mais eficaz, vencendo o parcial por 25-20 e levando uma vantagem de cinco pontos para o intervalo, deixando tudo em aberto para a segunda parte.

No regresso dos balneários, a equipa da casa voltou ainda mais consistente, especialmente no plano defensivo. O terceiro quarto foi decisivo, com o Barcelos a impor-se claramente (28-13), aumentando de forma significativa a diferença no marcador. No último período, manteve-se a superioridade barcelense, com maior eficácia nos lançamentos e um controlo total do ritmo de jogo, condicionando o ataque da equipa visitante até ao final.

Em grande destaque esteve, mais uma vez, Rebecca Tyler, que assinalou 100 jogos pela equipa com uma exibição de alto nível, somando 49 pontos de valorização, fruto de 39 pontos, 13 ressaltos e sete assistências. Na equipa açoriana, Genesis Rivera somou 22 pontos e sete ressaltos, formando 23.5 de valorização.

SL Benfica 81-60 SC Coimbrões SANCHO PANZA

As águias entraram muito fortes no encontro e rapidamente dispararam no marcador, dominando por completo o primeiro quarto, que terminou com uma vantagem expressiva de 13 pontos (24-11).

No segundo período, a equipa orientada por Francisco Costa respondeu de forma muito positiva, subiu o nível de intensidade e foi reduzindo a desvantagem de forma consistente, chegando mesmo a ficar a apenas um ponto do adversário. Contudo, a meio do quarto, o Benfica voltou a assumir o controlo da partida, respondeu com maior eficácia ofensiva e conseguiu novamente alargar a diferença, chegando ao intervalo com uma vantagem de seis pontos (37-31).

No terceiro quarto, o Benfica voltou a assumir o controlo absoluto do jogo, vencendo o parcial por 27-15, o que permitiu às águias aumentar ainda mais a vantagem e retirar definitivamente ao Coimbrões qualquer possibilidade de reentrar na discussão do resultado.

No último período, o conjunto encarnado manteve a mesma toada, voltou a ser superior e venceu novamente o quarto, ampliando a diferença até aos 21 pontos, com o resultado final a fixar-se em 81-60.

A melhor jogadora do encontro foi Letícia Soares, que somou 28,5 pontos de valorização, fruto de 21 pontos, nove ressaltos e uma assistência. Do lado do Coimbrões, Zarria Carter esteve em evidência ao registar um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 ressaltos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CRC Quinta dos Lombos garante vitória no jogo de abertura da 12ª. jornada

O Sporting CP foi derrotado pelo CRC Quinta dos Lombos por 67-64, esta quinta-feira, 19 de dezembro, no Pavilhão João Rocha, no jogo que abriu a 12.ª jornada da Liga Betclic Feminina.

A partida começou com ligeiro ascendente dos Lombos, que entraram mais eficazes e fecharam o primeiro período na frente por 21-16, aproveitando algumas dificuldades iniciais do Sporting. Apesar disso, as leoas mantiveram-se sempre próximas no marcador, mostrando capacidade de resposta.

No segundo quarto, a equipa visitante conseguiu cavar a maior vantagem da primeira parte, chegando a dispor de uma diferença superior a dez pontos, muito graças ao controlo dos ressaltos e à eficácia no lançamento exterior. O Sporting reagiu nos minutos finais do período, reduziu distâncias e foi para o intervalo a perder por apenas três pontos (35-32), deixando o desfecho totalmente em aberto.

O regresso dos balneários foi decisivo para o desfecho do encontro. Os Lombos voltaram a assumir o controlo do jogo e conseguiram afastar-se novamente no marcador, beneficiando   de uma maior eficácia nos momentos-chave. Apesar das tentativas de aproximação por parte das leoas, a formação visitante fechou o terceiro quarto a vencer por 55-47.

Nos últimos dez minutos, o Sporting lançou-se numa forte recuperação, aumentando a sua agressividade e encurtando sucessivamente a desvantagem. Já dentro do último minuto, as leoas chegaram a ficar a apenas um ponto (64-65), reacendendo a esperança nas bancadas do João Rocha. No entanto, os Lombos mostraram frieza na linha de lance livre e conseguiram segurar a vantagem até ao final, garantindo o triunfo por 67-64.

Em destaque esteve Chanaya Pinto, eleita MVP da partida, com uma exibição completa: 15 pontos, 10 ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola, para 21 de valorização. Do lado verde e branco, Dayna Rouse foi autora de 21 pontos, 5 ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, culminando em 19.5 pontos de valorização.

Estatística completa. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CRC Quinta dos Lombos fecha 1.ª volta da Liga Betclic Feminina sem qualquer derrota

Sporting CP 69-67 Sanjoanense HELIOTEXTIL

O Sporting CP venceu este domingo a Sanjoanense HELIOTEXTIL por 69-67, no Pavilhão João Rocha, no terceiro jogo da 11.ª jornada da Liga Betclic Feminina, num encontro marcado pelo equilíbrio extremo e que só ficou decidido após prolongamento. As leoas demonstraram resiliência e frieza nos momentos decisivos para garantir um triunfo sofrido perante uma Sanjoanense muito competitiva.

A partida começou com ligeiro ascendente da formação visitante, que venceu o primeiro período por 13-17, aproveitando alguma precipitação ofensiva do Sporting. A resposta leonina surgiu no segundo quarto, com maior agressividade defensiva e melhor circulação de bola, traduzidas num parcial de 14-11 que manteve o jogo totalmente em aberto ao intervalo.

Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se. O Sporting voltou a superiorizar-se no terceiro período (14-12), conseguindo passar para a frente no marcador, mas a Sanjoanense respondeu no último quarto do tempo regulamentar, vencendo por 18-19 e forçando o prolongamento, depois de 40 minutos marcados por alternâncias constantes.

No tempo extra, as leoas mostraram maior controlo emocional e eficácia nas posses decisivas, vencendo o parcial por 10-8 e selando a vitória por 69-67, num final emocionante e muito disputado.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

A MVP do encontro foi Emília Ferreira, que assinou uma exibição de enorme impacto e entrega, registando 13 pontos, 14 ressaltos, quatro assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento (32 de valorização).

Imortal LUSIADAGÁS 74-87 CRC Quinta dos Lombos

O CRC Quinta dos Lombos fechou a primeira volta da Liga Betclic Feminina com mais um triunfo, ao vencer este domingo o Imortal LUSIADAGÁS por 74-87, em Albufeira, mantendo o percurso invicto na competição. Num encontro competitivo e com bons momentos de basquetebol de parte a parte, a formação de Carcavelos voltou a demonstrar consistência, profundidade de plantel e maturidade nos momentos decisivos.

A partida começou equilibrada, com os anfitriões a entrarem mais eficazes e a vencer o primeiro período por 21-18, apoiado no ritmo ofensivo e na energia defensiva. A resposta das visitantes surgiu de forma clara no segundo quarto, onde o Lombos elevou o nível defensivo e acelerou o jogo, assinando um parcial de 18-31 que lhes permitiu chegar ao intervalo na frente do marcador.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No regresso dos balneários, o equilíbrio voltou a marcar o encontro. O conjunto algarvio conseguiu reduzir distâncias ao vencer o terceiro período por 23-20, mantendo a discussão do resultado em aberto e obrigando o Lombos a um esforço adicional para segurar a vantagem. Ainda assim, a equipa visitante revelou maior controlo e eficácia no último quarto, impondo-se por 12-18 e confirmando a vitória fora de portas.

Em destaque esteve Sara Caetano, MVP da partida, ao registar 14 pontos, oito ressaltos, dois roubos de bola e uma assistência, totalizando 22 de valorização em apenas 21:59 minutos em campo, partilhando essa valorização com Milica Ivanovic (que somou 37:47 minutos em campo) . A extremo do CRC Quinta dos Lombos voltou a ser determinante pela sua intensidade, leitura de jogo e impacto em ambos os lados do campo.

Sportiva AZORISHOTELS 78-70 Galitos FFONSECA 

O Sportiva AZORISHOTELS encerrou a 11.ª jornada da Liga Betclic Feminina com um triunfo importante frente ao Galitos FFONSECA, vencendo por 78-70 no Pavilhão Sidónio Serpa, nos Açores. Num encontro equilibrado e bem disputado, a formação açoriana mostrou maior consistência coletiva nos momentos-chave e confirmou o resultado perante o seu público.

A partida começou com ascendente do Galitos FFONSECA, que entrou mais eficaz e venceu o primeiro período por 18-21, explorando bem o jogo exterior e o ritmo ofensivo. A reação do Sportiva surgiu de forma clara no segundo quarto, com maior agressividade defensiva e melhor circulação de bola no ataque, traduzidas num parcial de 25-16, que permitiu às anfitriãs chegar ao intervalo na frente do marcador.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se elevado. O terceiro período voltou a sorrir ligeiramente à equipa visitante (13-14), mantendo a partida em aberto e com alternância de momentos positivos para ambos os conjuntos. No entanto, no último quarto, o Sportiva AZORISHOTELS voltou a assumir o controlo do jogo, impondo-se por 22-19, gerindo a vantagem com maturidade e eficácia até ao apito final.

Em destaque esteve Rita Rodrigues, eleita MVP da partida após uma exibição sólida e influente, com 14 pontos, seis ressaltos e três assistências, somando 19.5 de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica e Esgueira fecham primeira volta da Liga Betclic Feminina a vencer

A última jornada da primeira volta da Liga Betclic Feminina começa com vitórias do SL Benfica e do Esgueira Aveiro ECOVALOR, este sábado (13 de dezembro), com seis equipas ainda em jogo amanhã.

De notar que, com o desaire do Basquete Barcelos HMMOTOR frente às águias, estão assim definidas as quatro finalistas da Taça Federação, nomeadamente os quatro primeiros classificados ao término da primeira volta.

SL Benfica 66-60 Basquete Barcelos HMMOTOR

Grande jogo de Basquetebol no Fidelidade. O coletivo encarnado ainda viu as barcelenses aproximarem-se do marcador, mas os dois pontos de diferença não foram suficientes para a reviravolta face à vantagem das “águias” de Eugénio Rodrigues, que chegaram a estar a 14 pontos, fruto de um término de segundo quarto com quatro triplos consecutivos. Por seu lado, o Basquete Barcelos HMMOTOR nunca conseguiu ser preciso atrás da linha de três pontos (2/18).

Parciais de 21-13, 21-19, 11-19 e 13-9 e Inês Faustino (13ptspts), Emanuely Oliveira (13pts), Letícia Soares (10pts, 10res) e Zuzanna Puc (13pts, 9res, 3rb – 25pts, a MVP, estiveram em evidência pela equipa da casa; numa tarde em que Rebecca Taylor esteve menos inspirada (10pts, 4/17 LC) e em que a MVP do Barcelos, Vânio Sengo, saiu lesionada no 3.º quarto (levava 16 pontos, 9 ressaltos e 22.5 de valorização), Kimberly Estrada contribuiu com um grande duplo-duplo de 17 pontos e 14 ressaltos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Esgueira Aveiro ECOVALOR 87-70 SC Coimbrões SANCHO PANZA

No Caldeirão Verde, o Esgueira Aveiro ECOVALOR é rei e senhor. Neste caso, rainha. As “Bikudas” receberam o SC Coimbrões Sancho Panza e venceram o coletivo de Gaia com parciais de 21-16, 24-19 na primeira parte, consolidando a liderança com um grande 3.º quarto: 29-14. Os derradeiros dez minutos (13-21) caíram para o coletivo de Francisco Costa, mas já nada havia a fazer. Principalmente com uma super-Gabriela Raimundo do outro lado: foram 18 pontos, sete ressaltos, oito assistências e três roubos de bola em 31 minutos, com 30 de valorização para a base aveirense.

Barbara Souza (18pts) e Taris Thornton (17pts) estiveram igualmente em bom plano e do lado do Coimbrões o destaque foram Maria Marinho (22pts) e Lauren Golding (15pts, 10res).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


A prova regressa amanhã, com três jogos (o CAB Madeira – GDESSA Barreiro foi adiado para data a definir).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Fim da 1ª volta da Liga Betclic Feminina: o balanço e os destaques

Concluída a primeira volta da Liga Betclic Feminina, é tempo de destacar as principais figuras da competição. O CRC Quinta dos Lombos encerra as primeiras 11 jornadas de forma invencível, mas a jogadora em maior evidência neste arranque de temporada foi Schekinah Bimpa, da Sanjoanense HELIOTEXTIL.

Eis os números e a análise a esta primeira volta:

A CLASSIFICAÇÃO

O CRC Quinta dos Lombos lidera a Liga de forma imaculada, somando 11 vitórias em 11 jogos, numa campanha até agora irrepreensível. No 2.º e 3.º lugares surgem Imortal LUSIADAGÁS e SL Benfica, ambos com nove vitórias e duas derrotas. No entanto, a equipa de Albufeira leva vantagem no confronto direto, após ter vencido as águias na 5.ª jornada, ocupando assim a posição mais alta da tabela. O 4.º lugar pertence ao Sporting CP, equipa que se estreia esta temporada na competição.

Desta forma, ficam definidas as quatro equipas apuradas para a Taça Federação, que se realiza este fim-de-semana (dia 10 e 11 de janeiro), no Algarve.

Entre o 5.º e o 7.º lugares, a classificação está totalmente equilibrada, com Sportiva AZORISHOTELS, Basquete Barcelos HMMOTOR e Esgueira Aveiro ECOVALOR a somarem o mesmo número de pontos. O GDESSA Barreiro ocupa a 8.ª posição, com 14 pontos, mas com menos um jogo realizado, frente ao CAB Madeira. Com os mesmos pontos surgem ainda Galitos FFONSECA (9.º lugar) e Sanjoanense HELIOTEXTIL (10.º lugar).

A fechar a tabela classificativa estão as duas equipas em dificuldades nesta primeira volta: o SC Coimbrões SANCHO PANZA, outra estreia na Liga, com duas vitórias e nove derrotas (13 pontos), e o CAB Madeira, com 12 pontos e um jogo em atraso.

Nota: O encontro entre o CAB Madeira e o GDESSA Barreiro ainda não foi realizado e não tem ainda uma data marcada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

A INVENCIBILIDADE DOS LOMBOS

A equipa de Carcavelos tem estado, sem dúvida, na ribalta e tem-se revelado uma missão quase impossível de derrubar o coletivo orientado por José Leite. Na temporada passada, o CRC Quinta dos Lombos alcançou as meias-finais, onde acabou derrotado pelo SL Benfica, que viria a sagrar-se campeão. Já nesta época, a formação apresenta-se como a equipa mais estável da competição.

A temporada começou a sorrir desde cedo à Quinta dos Lombos, que conquistou o primeiro troféu de 2025/2026, a Supertaça Feminina. Frente ao SL Benfica, a equipa venceu por 67-55, deixando claro, logo no arranque da época, que voltaria a lutar por todos os títulos.

Muito do sucesso da equipa passa pela sua intensidade defensiva e pela qualidade do jogo ofensivo. Com 134 ressaltos ofensivos, os Lombos lideram esta estatística na Liga e, com 112 roubos de bola – apenas atrás do Esgueira, que soma 121 – evidenciam a sua agressividade defensiva. No plano ofensivo, são a segunda equipa com mais pontos marcados (861), apenas atrás do Imortal.

A nível individual, destacam-se ainda Milica Ivanovic, jogadora com a melhor percentagem de lançamentos livres da Liga (95%), Jasmine Powell, a melhor lançadora de dois pontos, com 64% de eficácia, e Sara Caetano, que integra o top 5 das jogadoras mais valiosas da competição.

A principal conclusão a retirar é clara: numa equipa ainda invicta, o grande destaque é o coletivo e a forma consistente como o grupo consegue funcionar em todos os jogos, independentemente do contexto ou do adversário.

CORRIDA PELO MVP

Dois meses, dois prémios para Schekinah Bimpa. A jogadora da Sanjoanense HELIOTEXTIL não deixou margem para dúvidas: outubro e novembro foram inteiramente seus. Numa corrida extremamente competitiva, Bimpa foi a atleta mais consistente e terminou o período com 294,5 pontos de valorização, o que corresponde a uma média de 26,8 por jogo.

A sua influência fez-se sentir em várias vertentes do jogo. Foi a jogadora com melhor percentagem de lançamentos de três pontos (47,6%) e também a que mais ressaltos conquistou, com um total de 141 – 52 ofensivos e 89 defensivos – números que espelham bem a sua presença física e impacto constante em campo.

Muito próxima surge Micaela Kelly, do Imortal, com 25.5 pontos de valorização média, mantendo-se na luta pelos lugares cimeiros. Logo a seguir aparecem Gabriela Raimundo, do Esgueira, e Rebecca Taylor, do Basquete Barcelos HMMOTOR, esta última já vencedora de vários troféus de MVP, ambas com 22.1 pontos de valorização.

A fechar o Top 5 está Melissa Akullu, que soma 20.2 pontos de valorização, destacando-se ainda pela sua elevada eficácia nos lançamentos de dois pontos, com 57% de acerto.

AS EQUIPAS RECÉM-CHEGADAS; SPORTING CP SURPREENDENTE E SC COIMBRÕES SANCHO PANZA EM BUSCA DO SEU ESPAÇO

O conjunto orientado por João Pedro Vieira realizou um campeonato brilhante na CN1 na temporada passada, garantindo de forma mais do que merecida o seu lugar na Liga Betclic Feminina. Apesar da presença de equipas experientes na principal competição nacional, o Sporting CP tem conseguido afirmar-se, encontrar o seu espaço e conquistar vitórias, somando sete triunfos em onze jogos.

Com alguns reforços em relação à época anterior, nomeadamente Dayna Rouse (ex-GDESSA) e Emma Huff (ex-SC Braga), as novas leoas têm sido peças importantes no conjunto leonino. Já da formação da casa, Luana Serranho e Simone Costa têm sido imprescindíveis em praticamente todas as vitórias alcançadas pelo Sporting.

Por outro lado, o SC Coimbrões SANCHO PANZA conheceu recentemente o sabor da vitória na Liga Betclic Feminina. Com duas vitórias, frente ao CAB Madeira e ao Sporting CP, a equipa de Vila Nova de Gaia começa a adaptar-se ao nível e às exigências da principal competição do basquetebol feminino nacional.

Com bons destaques individuais, como Maria Marinho, que apresenta uma média de 15 pontos por jogo, e Lauren Golding, com 17 pontos de média, o Coimbrões tem demonstrado ambição, vontade de vencer e sinais claros de crescimento ao longo da temporada.

KEY-MATCH

Nesta primeira volta da Liga, o mais difícil é eleger apenas uma partida de destaque. Ainda assim, o confronto entre as duas equipas estreantes na competição, disputado na 10.ª jornada, merece especial referência. O SC Coimbrões venceu o Sporting CP por 77-68, conquistando assim a sua segunda vitória na Liga. As equipas encontraram-se várias vezes na temporada passada, na CN1, pelo que era expectável um duelo equilibrado e intenso. O conjunto orientado por Francisco Costa entrou muito forte no encontro e acabou por garantir um triunfo saboroso para o seu coletivo.

Outro jogo marcante aconteceu na 8.ª jornada, quando o Sportiva AZORISHOTELS recebeu o Esgueira Aveiro ECOVALOR, num encontro que acabou por sorrir à equipa açoriana. O grande destaque da partida foi a exibição individual de Genesis Rivera, que alcançou uns impressionantes 50 pontos de valorização. Com 21 pontos, 25 ressaltos e 5 assistências, a atleta protagonizou uma prestação de altíssimo nível e decisiva para o desfecho do encontro.

Recuando ainda mais no tempo, importa destacar a 5.ª jornada, que colocou frente a frente o Imortal LUSIADAGÁS e o SL Benfica. Uma primeira parte totalmente dominada pela equipa algarvia colocou rapidamente as águias em alerta e obrigadas a procurar soluções para contrariar o adversário. Apesar de um terceiro quarto favorável ao Benfica, nada foi suficiente para travar o Imortal, que acabou por vencer por 83-79, consolidando ainda mais o seu segundo lugar na tabela classificativa.

Destaque individual para Micaela Kelly, que tem realizado uma temporada de grande nível ao serviço do Imortal, e para Inês Faustino, líder incontestada do SL Benfica. A jogadora encarnada voltou a assumir responsabilidades e terminou o encontro com 38,5 pontos de valorização, fruto de 31 pontos marcados em apenas 28 minutos.

A RESTANTE TEMPORADA

O que podemos esperar? Competitividade, muita vontade de vencer e avançar para os play-offs – e muitas emoções. como já nos tem habituado a Liga Betclic Feminina.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Lombos invicto e Imortal em 2.º após dez rondas de Liga Betclic Feminina

GDESSA Barreiro 78-77 Sportiva AZORISHOTELS

A Sportiva AZORISHOTELS viajou até ao continente para defrontar a equipa do GDESSA, que venceu por 78-77 na partida inaugural da 10.ª jornada da Liga Betclic Feminina.

A formação da casa entrou mais forte, arrancando com um parcial de 7-0. No entanto, a Sportiva reagiu de forma rápida e eficaz, equilibrando a partida e conseguindo terminar os primeiros dez minutos em vantagem por 16-22.
Tal como no primeiro quarto, também o segundo período foi equilibrado, mas acabou por favorecer o GDESSA, que venceu por 24-19, reduzindo assim a desvantagem para apenas um ponto ao intervalo.

No regresso para a segunda parte, as duas equipas mantiveram o equilíbrio, demonstrando maior eficácia nos lançamentos exteriores e continuidade no bom trabalho debaixo das tabelas. Desta vez, o parcial voltou a sorrir ao GDESSA, que venceu o terceiro quarto por 18-16, recuperando assim a liderança.

Os últimos dez minutos seriam decisivos para determinar a vencedora. O encontro tornou-se mais intenso e ainda mais equilibrado, com ambas as equipas a somarem 20 pontos cada, culminando num final emocionante que terminou com vitória do GDESSA por 78-77.

Na equipa da casa, Márcia Costa foi a MVP, somando 14 pontos, oitoressaltos e quatro assistências, para um total de 27 de valorização. Do lado açoriano, Isabella Nascimento destacou-se com 25 pontos, um ressalto e três assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

SC Coimbrões SANCHO PANZA 77-68 Sporting CP

Surpresa em Vila Nova de Gaia. As leoas do Sporting CP foram ao Norte e o favoritismo nas casas de apostas depressa se dissipou com a contenda aberta, com o parcial inicial a sorrir às comandadas de Francisco Costa, 24-16. Os dois quartos que se seguiram caíram para o Sporting CP (16-17 e 12-14), que se foi aproximando no marcador, mas sem nunca conseguir passar para a frente.

Os últimos dez minutos voltaram a cair para o emblema da casa, por 25-21, com o técnico leonino João Vieira a apontar a luta dos ressaltos (39-31) como uma das chaves para a derrota. A noite sorriu à MVP Lauren Golding, com 21 pontos e 11 ressaltos (31.5val) e Mafalda Monteiro foi a melhor marcadora (22). No Sporting CP, Simone Costa foi a que mais lutou para alterar o rumo da partida, terminando com 19 pontos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

CRC Quinta dos Lombos 77-65 CAB Madeira

A CRC Quinta dos Lombos recebeu o CAB Madeira para uma partida complicada, mas mostrou estar novamente à altura do desafio e mantém a sua invencibilidade.

O CAB entrou muito bem na partida e depressa ganhou vantagem sobre a equipa dos Lombos, surpreendendo a formação da casa ao condicionar sucessivamente os seus ataques e mostrando grande eficácia no momento do lançamento, vencendo o primeiro quarto por 21-29.

No segundo período, a equipa orientada por José Leite entrou ao seu nível habitual e reduziu a diferença no marcador, graças a um parcial de 20-15, levando o jogo para o intervalo com apenas três pontos de desvantagem (41-44).

A segunda parte foi amplamente favorável à Quinta dos Lombos, que regressou ao campo com grande atitude e forte agressividade ofensiva, não permitindo ao CAB vencer qualquer um dos períodos restantes. Com parciais de 19-13 e 17-8, a equipa dos Lombos confirmou a sua superioridade e segue invicta após a vitória por 77-65.

A poste Nahomis Hardy foi a MVP da partida, somando 37 de valorização, fruto de um excelente duplo-duplo: 19 pontos e 21 ressaltos, comprovando a sua importância na luta das tabelas.
Do lado do CAB, Taylor Langan voltou a destacar-se, terminando com 19 pontos, 10 ressaltos e 7 assistências, alcançando 27,5 de valorização.

Galitos FFONSECA 58-91 SL Benfica

Sem surpresa, as águias chegaram a Aveiro depois de um derby disputado que lhes garantiu motivação para esta 10.ª jornada, e desde cedo que assim foi: 19-30, 14-16, 10-26 e 15-19 foram os parciais, sempre com grandes entradas encarnadas em cada uma das partes e muito afinadas dentro de campo (57% de dois e 39% de três pontos).

Zuzanna Puc esteve inspirada, terminando como MVP (23pts, 13res – 38val), e do outro lado foram Inês Neto (24pts) e Luisa Nufer (19pts) as que mais lutaram contra a maré.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Basquete Barcelos HMMOTOR 68-60 Esgueira Aveiro ECOVALOR

O Barcelos recebeu o Esgueira e conseguiu subir ao quinto lugar da Liga Betclic Feminina depois da vitória por 68-60.

O Barcelos entrou melhor na partida e rapidamente assumiu o controlo do marcador, vencendo o primeiro quarto por 18-11. A formação da casa manteve o ritmo no segundo período, voltando a ser superior e venceu por 19-11, o que lhes permitiu seguir confortavelmente com uma vantagem de 15 pontos para o intervalo.

Na segunda parte, o Esgueira reagiu e apresentou o melhor momento no terceiro quarto, vencendo por 20-12 e foi capaz de reduzir a diferença. No entanto, a equipa da casa voltou a tomar conta do jogo nos últimos dez minutos, fechando o encontro com um parcial de 19-18.

Rebecca Taylor foi a MVP do encontro com 25 pontos, 12 ressaltos e 5 assistências, que consolidaram em 29 pontos de valorização. No lado do Esgueira, Taris Thornton foi a melhor jogadora com 16 pontos, nove ressaltos e uma assistência.

Sanjoanense HELIOTEXTIL 80-90 Imortal LUSIADAGÁS

Remontada em São João da Madeira. O Imortal foi de Albufeira até ao norte do país e depois de parte e meia sem conseguir passar para a frente do marcador, toma a dianteira por duas vezes e termina os dez minutos finais na liderança. Parciais de 31-10, 10-17, 22-23 e 17-30 comprovam o equilíbrio máximo no marcador, com uma grande diferença: a luta das tabelas. Esmagadores 36-60 para o coletivo de “fora”, o que motivou a constante motivação das jogadoras de Adriano Cerdeira.

Micaela Kelly, por exemplo, já tinha terminado a jornada de sábado como MVP, e volta agora a ter uma grande valorização: 47.5, depois de um duplo-duplo de 28 pontos, 17 ressaltos e ainda sete assistências. Marta Vargas, Melissa Akullu e Mariana Silva marcaram cada uma 15 pontos e na Sanjoanense brilharam Evan Miller (24pts), Juliana Souza (22pts) e Schekinah Bimpa (19pts).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Chegou ao fim a 9.ª jornada da LBF e os Lombos continuam imbatíveis

SL Benfica 75-69 Sportiva AZORISHOTELS

O SL Benfica venceu este domingo o Sportiva AZORISHOTELS por 75-69, em jogo da 9.ª jornada da Liga Betclic Feminina, numa partida marcada por oscilações de ritmo, equilíbrio em vários momentos e uma prestação determinante da MVP Letícia Soares. As encarnadas souberam reagir após um início forte da equipa açoriana e assumiram o controlo na segunda parte, garantindo um triunfo importante para as contas do campeonato.

O encontro começou com ascendente claro do Sportiva, que assinou um primeiro período de grande eficácia ofensiva (11-24) e criou dificuldades ao Benfica através da agressividade defensiva e das boas decisões no ataque rápido. No entanto, as encarnadas ajustaram a estratégia e responderam de forma convincente no segundo quarto, vencendo por 23-15 e reduzindo a diferença para apenas cinco pontos ao intervalo (34-39).

A segunda metade trouxe maior equilíbrio e alternância no marcador. O Benfica venceu o terceiro período por 19-17, aproximando-se ainda mais da formação açoriana, antes de assumir definitivamente o controlo do jogo no último quarto. Com um parcial de 22-13, as lisboetas revelaram maior frescura física e melhor execução ofensiva, fechando a partida com uma vitória construída de forma sólida e consistente.

Em destaque esteve Letícia Soares, autora de uma exibição completa e decisiva, com 14 pontos, 6 ressaltos, 6 assistências, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento (22 de valorização). A poste encarnada revelou, mais uma vez, a sua importância na dinâmica da equipa, contribuindo em várias áreas do jogo.

Imortal LUSIADAGÁS 104-85 SC Coimbrões SANCHO PANZA

O Imortal LUSIADAGÁS venceu este sábado o SC Coimbrões SANCHO PANZA por 104-85, num jogo da Liga Betclic Feminina marcado pelo ritmo elevado e pelo forte poder ofensivo da formação algarvia. A equipa da casa entrou com grande energia, construiu vantagem desde cedo e manteve sempre o controlo da partida até ao apito final.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O encontro começou com um parcial expressivo a favor do Imortal (34-17), fruto da eficácia no tiro e da pressão constante sobre a primeira linha defensiva adversária. O Coimbrões respondeu com maior organização no segundo e terceiro períodos (18-22 e 19-24), conseguindo aproximar o jogo em alguns momentos, mas a formação algarvia voltou a acelerar no último quarto, vencendo por 33-22 e confirmando um triunfo claro.

A MVP da partida foi Micaela Kelly, que realizou uma exibição notável ao somar 22 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências e 3 roubos de bola (35.5 de valorização). A norte-americana destacou-se não só pela capacidade de finalização, mas também pela leitura ofensiva e impacto defensivo.

CAB Madeira 83-82 AD Sanjoanense HELIOTEXTIL

O CAB Madeira venceu a AD Sanjoanense HELIOTEXTIL por 83-82, num dos jogos mais disputados da jornada da Liga Betclic Feminina. A partida, realizada no Funchal, foi marcada pelo equilíbrio ao longo dos 40 minutos e decidiu-se apenas nos momentos finais, com a formação madeirense a mostrar maior serenidade na reta decisiva.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O encontro abriu com um primeiro período totalmente nivelado (22-22), traduzindo a intensidade colocada por ambas as equipas. O CAB conseguiu uma ligeira vantagem antes do intervalo, ao vencer o segundo parcial por 27-25, mas a Sanjoanense respondeu no regresso dos balneários e virou momentaneamente o rumo do jogo ao vencer o terceiro período por 23-19. O último quarto voltou a ser equilibrado, mas o CAB conseguiu proteger o pequeno avanço conquistado, fechando o jogo em 15-12 e garantindo a vitória mínima.

A melhor jogadora em campo foi Taylor Langan, que assinou uma exibição de grande qualidade, registando 25 pontos, 8 ressaltos e 6 assistências (32.5 de valorização). A norte-americana foi decisiva tanto nas ações ofensivas como na criação de vantagens para as suas colegas.

Esgueira Aveiro ECOVALOR 81-78 Galitos FFONSECA

O dérbi de Aveiro entre o Esgueira Aveiro ECOVALOR e o Galitos FFONSECA foi um verdadeiro épico, decidido apenas após dois prolongamentos, com a equipa da casa a vencer por 81-78. Num jogo intenso, emocional e marcado pelo equilíbrio, as duas formações deixaram tudo em campo, oferecendo um grande espetáculo no Pavilhão do Esgueira.

O encontro começou melhor para o Galitos FFONSECA, que venceu o primeiro período por 19-22, aproveitando melhor as transições e alguns erros ofensivos do Esgueira. No segundo quarto, a equipa da casa respondeu, subiu a agressividade defensiva e conseguiu reduzir a diferença, ao vencer o parcial por 15-14, levando o jogo para o intervalo com o Galitos ainda na frente, mas com a margem encurtada.

A reentrada após o descanso pertenceu ao Esgueira Aveiro ECOVALOR, que realizou um excelente terceiro período, impondo-se por 18-11. Com maior presença nas tabelas e melhor eficácia no ataque, as “Bikudas” conseguiram virar o rumo da partida e chegar ao último quarto em vantagem. No entanto, o Galitos recusou baixar os braços e voltou a equilibrar o dérbi, ao vencer o quarto período por 12-17, forçando o prolongamento com o marcador empatado ao fim dos 40 minutos.

O primeiro prolongamento manteve a mesma toada de equilíbrio, terminando empatado (10-10) e adiando a decisão para mais cinco minutos de grande intensidade. No segundo prolongamento, o Esgueira revelou maior lucidez nas posses decisivas e maior solidez defensiva, vencendo o parcial por 7-4 e selando o triunfo final por 81-78, num jogo que ficará na memória pela entrega de ambos os conjuntos.

A grande figura da partida foi Taris Thornton, MVP do dérbi, que somou 24 pontos, 13 ressaltos, 1 roubo de bola e 2 desarmes de lançamento (34 de valorização).

Sporting CP 74-64 BC Barcelos HMMOTOR

O Sporting CP regressou às vitórias ao superar o BC Barcelos HMMOTOR por 74-64, em jogo disputado em Lisboa, num encontro marcado pela consistência defensiva das leoas e pela grande exibição da MVP Dayna Rouse. A formação orientada por João Vieira controlou o ritmo do jogo durante grande parte da partida e mostrou maior eficácia nos momentos decisivos.

O Sporting entrou determinado e venceu o primeiro período por 20-13, impondo intensidade defensiva e explorando bem o jogo interior. No segundo quarto, o Barcelos respondeu, mostrou maior acerto ofensivo e conseguiu reduzir a diferença ao vencer o parcial por 17-19, levando o jogo para intervalo com as leoas na frente, mas com tudo em aberto (37-32).

A segunda parte manteve o equilíbrio, mas o Sporting revelou mais consistência e controlo emocional. O terceiro período terminou 16-12, com a formação leonina a conseguir travar as acelerações ofensivas adversárias e a manter-se sempre ligeiramente à frente. No último quarto, voltou a imperar a boa gestão leonina, com um parcial de 21-20 que confirmou o triunfo por 74-64.

Dayna Rouse voltou a ser determinante, ao assinar uma exibição de grande impacto: 24 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência e 2 roubos de bola (26.5 de valorização).

GDESSA Barreiro 63-84 CRC Quinta dos Lombos

O CRC Quinta dos Lombos continua imparável na Liga Betclic Feminina e somou mais uma vitória fora de portas ao bater o GDESSA Barreiro por 63-84, no último jogo da 9.ª jornada. A formação de Carcavelos voltou a demonstrar solidez coletiva, capacidade defensiva e grande consistência ofensiva, reforçando a sua invencibilidade no campeonato.

O encontro começou com claro ascendente das visitantes, que dominaram o primeiro período (14-28) graças à intensidade defensiva e à eficácia no ataque. No segundo quarto, o Lombos manteve o controlo e ampliou a vantagem com um parcial de 14-24, chegando ao intervalo a vencer por 28-52.

Na segunda parte, o GDESSA procurou equilibrar o ritmo e mostrou maior agressividade ofensiva, mas o Lombos voltou a superiorizar-se no terceiro período (16-21), gerindo de forma inteligente a diferença pontual. O último quarto foi o único favorável à equipa da casa (19-11), embora insuficiente para alterar o rumo do encontro, que terminou com triunfo convincente das visitantes.

A MVP da partida foi Anissa Rivera, que assinou uma exibição completa ao somar 14 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento (21.5 de valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.