Artigos da Federaçãooo

Taça Federação com novidade na emissão da DAZN/FPBtv

Na Final da Taça Federação, a Federação Portuguesa de Basquetebol colocou em prática uma nova iniciativa que diz respeito à emissão das partidas. A FPB deu um passo inovador ao iniciar a transmissão ao vivo 20 minutos antes do apito inicial, o que não é (era) habitual. Esta iniciativa vem refletir o compromisso que a FPB tem em explorar novas formas de promoção do jogo/modalidade e dos seus intervenientes, oferecendo aos fãs e espectadores uma experiência mais completa e envolvente.

Através deste novo formato é possível destacar conteúdos exclusivos, análises mais detalhadas e entrevistas especiais, que elevam e enriquecem a experiência do espectador e, sobretudo, que trabalham a proximidade entre o Basquetebol português e os seus adeptos.

Abordando a experiência da Taça Federação, no jogo da Final entre o Esgueira Aveiro e o SL Benfica, a transmissão iniciou 20 minutos mais cedo e teve como convidados os técnicos André Janicas e Eugénio Rodrigues, que realizaram a antevisão da partida que iria começar dentro de instantes. Posteriormente a este momento, foi vez dos convidados Nuno Manaia (Diretor Técnico Nacional) e Gilda Correia (Selecionadora Nacional Sub18 femininos) entrarem em direto e dar o seu testemunho face à competição que estava a decorrer e sobre diversos outros assuntos relevantes para enriquecer a transmissão.

A experiência imersiva não terminou por aqui, e os espectadores desta Final foram presenteados, também, com a novidade de um “repórter de pista”. Ao longo da partida os comentadores, em conjunto com o repórter de pista, puderam perceber e vivenciar de perto alguns dos time-outs solicitados pelos técnicos, no sentido de perceber quais eram as indicações que ambas as equipas estavam a receber e informar os espetadores das emoções sentidas nos respetivos bancos.

Para corroborar esta ideia, foram recolhidos os testemunhos de Cátia Mota –  Diretora de Marketing, Comunicação e Eventos da FPB; Nuno Manaia – Diretor Técnico Nacional da FPB; Márcio Martins – Comentador FPBtv; e de Diogo Almeida Santos – Comentador FPBtv.

Conscientes de que existe sempre espaço para evolução e melhoria, este é um primeiro passo significativo para amplificar o alcance e impacto das transmissões.

Esta emissão especial está disponível na FPBtv para que todos possam recordar e ficar a par desta experiência.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Eis o resumo da 15.ª edição da Taça Federação

Terminou no passado domingo, dia 26 de janeiro, a 15.ª edição da Taça Federação, que promete deixar saudades. Foi um fim de semana muito bem passado no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, repleto de Basquetebol e de muitas emoções.

No primeiro dia entraram em campo as quatro equipas apuradas para a competição: Esgueira Aveiro, GDESSA Barreiro, SL Benfica e Galitos FFonseca. O GDESSA Barreiro era o detentor da última edição da Taça Federação, mas a equipa de Esgueira conseguiu superar o emblema do Barreiro (75-69), afastando-as da conquista do seu terceiro troféu. Por sua vez, o SL Benfica derrotou o coletivo de Luís Araújo (85-72) carimbando, assim, a sua passagem à Final.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A final foi um jogo bastante renhido, onde a intensidade esteve presente desde o apito inicial até ao apito final. Após o triunfo por 87-75 frente ao coletivo de Eugénio Rodrigues, o Esgueira Aveiro fez a festa junto dos adeptos que viajaram de propósito de Aveiro para Sintra para apoiar e testemunhar de perto o seu clube de coração a conquistar este troféu pela primeira vez.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Antes da competição se iniciar, foram destacadas quatro jogadoras que, estatísticamente, poderiam conquistar o título de MVP da Taça Federação. Gabriela Raimundo (Esgueira Aveiro), Milica Ivanovic (SL Benfica), Matehya Bryant (Galitos FFonseca) e Dayna Rouse (GDESSA Barreiro) lideravam, cada uma, um parâmetro estatístico, no entanto, outras jogadoras também demonstravam ser merecedoras desta prémio individual. No jogo da final foi mesmo Barbara Souza, poste do Esgueira Aveiro, a realizar uma brilhante exibição e a mostrar-se a jogadora mais valiosa. Com uma valorização de 35.5 pontos, foram 21 pontos, 16 ressaltos e quatro assistências que a camisola número 7 contribuiu para a conquista da edição da Taça Federação de 2024/2025.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Com a conquista deste troféu, a equipa de André Janicas entra na cronologia de vencedores da competição que iniciou em 2009.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O balanço deste fim de semana de Taça Federação foi bastante positivo para o Basquetebol feminino, pois competições deste carácter demonstram a evolução da qualidade e consequente competitividade que a modalidade apresenta, atualmente, nos escalões femininos.

Terminada esta edição, aguardamos pelas próximas competições ainda por disputar na presente época, como é exemplo a Taça de Portugal e a Liga Betclic Feminina.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Esgueira Aveiro vence o SL Benfica e conquista a 1.ª Taça Federação na história do clube

A 15.ª edição da Taça Federação teve como protagonistas na final o Esgueira Aveiro e o SL Benfica, as duas equipas nos primeiros dois lugares da Liga Betclic Feminina. O clube aveirense procurava a sua primeira conquista do troféu e as encarnadas tinham como objetivo vencer pela terceira vez a competição.

A partida começou da melhor maneira para as águias, que conseguiram um parcial inicial de 0-11 no início do primeiro quarto, mas o Esgueira não baixou a cabeça e conseguiu ripostar, deixando a partida com nove pontos de diferença após os primeiros dez minutos (12-21). No segundo quarto, as “Bikudas” procuravam encurtar a distância no marcador e conseguiram mesmo vencer o parcial por 23-22, deixando apenas oito pontos a separar os dois conjuntos ao intervalo (35-43).

Na segunda parte da partida, as comandadas de André Janicas vieram com tudo e com uma defesa à zona e defesa a homem muito alternada, confundindo os planos ofensivos do SL Benfica, que se encontrava também com dificuldades em parar Bárbara Souza, que estava determinada a dar o primeiro título da Taça Federação ao seu clube. Assim, o terceiro quarto terminou com um parcial de 25-18 e o último período com um parcial de 27-14, conseguindo o Esgueira Aveiro conquistar o primeiro título da Taça Federação na história do clube, vencendo o SL Benfica por 87-75.

Bárbara Souza foi a MVP da partida e do torneio, com uma prestação exímia, ao registar 21 pontos, 16 ressaltos e quatro assistências (35.5 valorização). Do lado das águias, destacou-se Isabela Quevedo, que não regressou à partida a meio do terceiro período, por lesão, mas ainda assim apontou 14 pontos, nove ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (22 valorização).

Note-se que nesta 15.ª edição da competição, o Esgueira Aveiro é o 8.º clube diferente a vencer a Taça Federação.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Esgueira Aveiro e SL Benfica enfrentam-se na Final da Taça Federação

A Taça Federação 2024/25 começou este sábado, com dois jogos para decidir as finalistas da competição. A primeira partida foi entre o Esgueira Aveiro e o GDESSA Barreiro e de seguida foi disputado o encontro entre SL Benfica e Galitos FFonseca. Os dois clubes aveirenses procuram a primeira conquista da competição enquanto que a equipa do Barreiro e as encarnadas procuram conquistar de novo o troféu.

Esgueira Aveiro vs. GDESSA Barreiro

A partida prometia emoção, intensidade e equilibrio e foi exatamente isso que cumpriu. O primeiro período terminou com o Esgueira a obter um parcial com vantagem mínima (18-17), após um triplo no último segundo de Gabriela Raimundo. Já no segundo quarto, as comandadas de André Janicas voltaram a vencer o parcial, desta feita por 17-15, garantindo uma vantagem por três pontos à entrada para o intervalo (35-32).

À saída dos balneários, as “Bikudas” voltaram à carga e conseguiram distanciar-se da equipa do Barreiro, que não encontrava solução para parar o poderio ofensivo do clube aveirense. Assim, depois de um parcial de 23-16, dez pontos separavam os dois emblemas, que se preparavam para disputar os últimos dez minutos do encontro. Apesar do GDESSA ter vencido o primeiro parcial do embate (17-21), não conseguiram recuperar da desvantagem e na buzina final, o marcador ditava vitória do Esgueira Aveiro (75-69), que se apurou assim para a final da competição.

Gabriela Raimundo foi o grande destaque da partida, com 27 pontos, seis ressaltos, três assistências e cinco roubos de bola (31.5 valorização). Do lado do GDESSA Barreiro, destacou-se Maianca Umabano, com 17 pontos, nove ressaltos e duas assistências (18.5 valorização).

SL Benfica vs Galitos FFonseca

O SL Benfica e o Galitos FFonseca enfrentaram-se no último duelo da tarde, que ia decidir quem é que ia encontrar o Esgueira Aveiro na final da Taça Federação. As águias começaram o primeiro período com grande eficácia ofensiva, permitindo alcançarem uma vantagem de 13 pontos ao fim dos primeiros dez minutos (30-17). No 2.º período, as equipas mantiveram o ritmo de jogo mas baixaram a eficácia de lançamento, resultando num parcial de 17-17 e numa diferença de 13 pontos entre as duas equipas ao intervalo (47-34).

Na segunda parte, a equipa galinácea nunca baixou a cabeça e continuou a procurar encurtar a distância no marcador, mas as encarnadas nunca se deixaram ficar e conseguiram sempre manter-se à frente da partida, confirmando a vitória e o encontro com o Esgueira na final da Taça Federação depois de dois parciais 15-18 e 23-20 que garantiram o triunfo por 85-72.

Isabela Quevedo obteve uma grande exibição com 12 pontos, dez ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e um desarme de lançamento (22 valorização). Na equipa aveirense, esteve em destaque Glenda Cruz, com 24 pontos, sete ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (27 valorização).

A final disputa-se amanhã às 11h45 com transmissão na DAZN e na FPBtv, com o SL Benfica a procurar o terceiro título na Taça Federação e o Esgueira Aveiro a sua primeira conquista nesta competição. A emissão irá começar 20 minutos mais cedo, às 11h25, com entrevistas e análises ao jogo.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Taça Federação: Treinadores antevêm as partidas deste fim de semana

Amanhã dá-se início à 15.ª edição da Taça Federação, a decorrer no Pavilhão Henrique Miranda.

As partidas do primeiro dia colocam o Esgueira Aveiro a defrontar o GDESSA Barreiro, pelas 14h, e o SL Benfica a defrontar o Galitos FFonseca, pelas 16h30.

Os técnicos das respetivas equipas, em antevisão à Federação Portuguesa de Basquetebol, falaram sobre o que se pode esperar dos jogos e sobre o que terão de fazer para chegar até à final.

André Janicas, treinador do Esgueira Aveiro, reconhece que “as equipas conhecem-se muito bem e estão bem preparadas”. O técnico acrescenta que “a diferença vai estar na capacidade de superação e adaptação durante a competição. Queremos ser nós a impor o ritmo e o estilo de jogo”.

Do lado do adversário, André Martins (GDESSA Barreiro) afirma que o jogo frente à equipa de Esgueira vai ser “de grande equilíbrio com um adversário de grande valor”. O técnico tem confiança no trabalho desenvolvido e garante que a equipa “vai à luta por mais uma final”.

Relativamente à segunda partida da competição, Luís Araújo constata que a sua equipa “atingiu este ponto alto com muito mérito, assente principalmente no trabalho diário e dedicação das jogadoras”. O técnico do Galitos FFonseca disse, também, que as suas atletas ” têm vindo a desfrutar deste percurso e de todas as coisas positivas conseguidas”. Por fim, remata com o reconhecimento de “um desafio difícil, que vai exigir estar no seu melhor mas não existem impossíveis, especialmente em jogos a eliminar”.

O técnico do SL Benfica, Eugénio Rodrigues, cimenta que “por variadas razões, a Taça Federação é importante para qualquer equipa”. Na sua perspetiva, para que a equipa chegue à final tem de estar “totalmente focada, otimizar os argumentos e reduzir os pontos fortes do adversário”.

A final disputada no domingo terá transmissão na DAZN e, todas as restantes partidas, poderão ser acompanhadas através da FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Estamos a 3 dias da Taça Federação

Se ainda não tens o teu bilhete para a Taça Federação, corre para a SmartFan Ticket e garante a tua presença no Pavilhão Henrique Miranda. É já este sábado que decorrem as partidas entre o Esgueira Aveiro vs GDESSA Barreiro, e entre o SL Benfica vs Galitos FFonseca. A final será disputada no dia 26 pelas 11h45, com transmissão na DAZN.

Eis o cartaz:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

 

Recordamos que para esta competição apuraram as quatro primeiras classificadas da tabela no final da primeira volta da Liga Betclic Feminina. Estas quatro equipas destacam-se, cada uma, em certos parâmetros estatísticos. Eis os dados:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

No que diz respeito aos destaques individuais, “saltam à vista” os pontos convertidos de Matehya Bryant, os triplos convertidos de Milica Ivanovic, os roubos de bola de Gabriela Raimundo e os desarmes de lançamento de Dayna Rouse.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

No domingo ficamos a conhecer a vencedora desta edição, mas até lá recordamos as detentoras desta taça:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Taça Federação: Quem está na corrida para MVP?

É já no próximo fim de semana que se vai disputar a 15.ª edição da Taça Federação, e nós estamos ansiosos para conhecer o vencedor desta época. Será no dia 26 que uma das quatro equipas apuradas irá erguer o troféu, e será nesse mesmo jogo que iremos conhecer a MVP da competição.

Até ao momento, segundo as estatísticas da Liga Betclic Feminina, quatro jogadoras encontram-se em evidência.

Dayna Rouse, do GDESSA Barreiro, é a atleta que lidera nos desarmes de lançamento com uma média de 1.4 desarmes por jogo. Adicionalmente esta atleta tem uma média de 18.4 pontos, 6.7 ressaltos e 1.4 assistências por jogo.

Na equipa do Galitos FFonseca, Matehya Bryant lidera no número de pontos convertidos por jogo, contando com uma média de 20.8. Noutros parâmetros, a jogadora número 1 tem uma média de 13.4 ressaltos, 2.3 assistências e 2.1 roubos de bola por jogo.

Em relação aos roubos de bola é Gabriela Raimundo que se encontra no topo da tabela com uma média de 3.8 por jogo. A atleta do Esgueira Basket tem, ainda, uma média de 9.9 pontos, 4.2 assistências e 3.3 ressaltos por jogo.

No que diz respeito à linha de três pontos, Milica Ivanovic lidera com uma média de 3.0 triplos convertidos por jogo. A base do SL Benfica possui uma média de 14.5 pontos, 4.1 ressaltos e 3.4 assistências por jogo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Apesar destas jogadoras se encontrarem em grande destaque na competição, também surgem outras jogadoras que se mostram capazes de conquistar o prémio de MVP.

Adquire já os teus bilhetes e não percas os jogos da Taça federação.

*Dados estatísticos consultados a 12 de janeiro

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Destaques coletivos das equipas participantes da 15.ª edição da Taça Federação

Para a Taça Federação apuraram-se as quatro equipas que, no fim da primeira volta da Liga Betclic Feminina, se encontravam no topo da tabela classificativa. Por conseguinte, no dia 25 e 26 de janeiro irão entrar em ação o Esgueira Aveiro, o GDESSA Barreiro, o SL Benfica e o Galitos FFonseca.

Ao consultar as estatísticas coletivas até ao momento, deparamo-nos com categorias em destaque nas quatro equipas participantes. Eis os números:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Uma destas equipas irá erguer o troféu no dia 26. Guarda já o teu bilhete e marca presença no Pavilhão Henrique Miranda.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Quem sairá vencedor da 15.ª edição da Taça federação?

A Taça Federação vai para a sua 15.ª edição e conhecerá um novo vencedor. É desde a época 2009/2010 que decorre esta competição, e foram já sete as equipas vencedoras desta Taça.

A equipa do CRC Quinta dos Lombos é a detentora de mais Taças Federação, com quatro edições vencidas. Seguidamente surge o CAB Madeira, que possui já três Taças. O SL Benfica e o GDESSA Barreiro possuem, ambas, duas edições vencidas. O CJ Boa Viagem, Sportiva Azoris Hotels e o Olivais FC venceram, cada equipa, uma edição.

Eis a cronologia da competição:

Em 2009/2010 foi o CAB Madeira que venceu a primeira edição da Taça Federação.

 

Equipa CAB Madeira 2009/2010

Na época 2010/2011 foi o CRC Quinta dos Lombos a vencer a 2.ª edição.

 

Equipa CRC Quinta dos Lombos 2010/2011

Em 2011/2012 o CJ Boa Viagem venceu a 3.ª edição.

 

CJ Boa Viagem vs AD Vagos, 2011/2012

 

Em 2012/2013, o CAB madeira vence pela segunda vez a Taça Federação.

 

Equipa CAB Madeira 2012/2013

Na edição de 2013/2014, o CRC Quinta dos Lombos vence a sua segunda edição da competição.

 

Olivais FC vs CRC Quinta dos Lombos, 2013/2014

 

Na 6.ª edição, em 2014/2015, foi o CAB Madeira que venceu a sua 3.ª Taça Federação.

 

Equipa CAB Madeira, 2014/2015

Em 2015/2016 estreia-se a vencer o GDESSA Barreiro.

 

Equipa GDESSA Barreiro, 2015/2016

 

Em 2016/2017 volta a ser o CRC Quinta dos Lombos a erguer a Taça Federação.

 

Olivais FC vs CRC Quinta dos Lombos, 2016/2017

 

No ano seguinte, em 2017/2018, vence novamente o CRC Quinta do Lombos.

 

Equipa CRC Quinta dos Lombos, 2017/2018

 

Na 10.ª edição, em 2018/2019, foi o Sportiva Azoris Hotels que venceu a competição.

 

Equipa Sportiva Azoris Hotels, 2018/2019

 

Em 2019/2020 foi o Olivais FC que venceu esta a 11.ª edição.

 

Equipa Olivais FC, 2019/2020

 

Em 2020/2021 não houve nova edição da Taça Federação devido à pandemia. No regresso à competição, na época 2021/2022, foi o SL Benfica que conquistou, pela primeira vez, este troféu.

 

Equipa SL Benfica, 2021/2022

 

No ano seguinte voltou a ser o SL Benfica o vencedor, desta vez da 13.ª edição da competição.

 

Equipa SL Benfica, 2022/2023

Na útlima edição foi o GDESSA Barreiro que ergueu a Taça Federação, na época 2023/2024.

 

Equipa GDESSA Barreiro, 2023/2024

 

Este ano o SL Benfica e o GDESSA Barreiro podem somar mais uma Taça, e o Galitos FFonseca e o Esgueira Aveiro podem estrear-se como vencedores na competição. Saberemos o resultado no dia 26 de janeiro.

Podes adquirir o teu bilhete para a Taça Federação 2025 através da Smartfan Ticket.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

 


Billhetes já disponíveis para a Taça Federação

A data está a aproximar-se e já é possível adquirires os teus bilhetes para assistires a estes duelos. Será nos dias 25 e 26 de janeiro, no Pavilhão Henrique Miranda, que decorrerá a XV edição da Taça Federação.

No dia 25 disputam um lugar na final o Esgueira Aveiro vs GDESSA Barreiro, e o SL Benfica vs Galitos FFonseca, partidas a iniciar às 14h e às 16h30, respetivamente. Quem se apurar para a final, entra em campo no dia 26, às 11h45.

Podes adquirir os teus bilhetes através da Smartfan Tickets.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Acreditações abertas para a Taça Federação

A Taça Federação realiza-se nos próximos dias 25 e 26 de janeiro, e as acreditações já se encontram abertas. Os órgãos de comunicação social e/ou profissionais de audiovisual devem proceder ao pedido da acreditação junto da FPB, através do envio de um e-mail para acreditacoes@fpb.pt com os seguintes dados:

Esta competição vai dar palco a quatro equipas da Liga Betclic Feminina, as quatro primeiras classificadas da primeira ronda. O alinhamento para o primeiro dia coloca o Esgueira Aveiro a defrontar o GDESSA Barreiro, pelas 14h, e o SL Benfica frente ao Galitos FFonseca, pelas 16h30.

Os jogos podem ser acompanhados na FPBtv e, a final do dia 26, irá ser transmitida na DAZN.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Eis o cartaz da XV Taça Federação

No fim de semana de 25 e 26 de janeiro todos os caminhos vão dar ao Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, para se dar a XV edição da Taça Federação. Para esta Taça apuraram-se as quatro primeiras equipas da Liga Betclic Feminina, sendo elas o Esgueira Aveiro, o SL Benfica, o Galitos FFonseca e o GDESSA Barreiro.

No sábado serão disputados dois jogos, um que coloca o Esgueira Aveiro frente ao GDESSA Barreiro, pelas 14h, e outro que coloca o SL Benfica frente ao Galitos FFonseca, pelas 16h30. No domingo, dia 26, disputam a Final, às 11h45, as equipas que vencerem as suas partidas no dia anterior.

A todos os entusiastas que se desloquem até ao pavilhão para assistir a estes encontros, os mesmos devem adquirir os seus bilhetes através da plataforma da Smartfan Ticket. 

 

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.