Artigos da Federaçãooo
Imortal LUZiGÁS encerra 2.ª ronda da Taça Hugo dos Santos com uma vitória
2.ª jornada da Taça Hugo dos Santos finalizada. Este 1.º de dezembro o Imortal LUZiGÁS recebeu em Albufeira o Galitos BARREIRO ACEDE para encerrar a ronda que começou no dia 20, e está agora no topo do Grupo B, com os mesmos pontos que o Sporting CP (2-0). 88-69 foi o resultado final, fruto do primeiro parcial de 27-10, por parte do coletivo do Algarve.
Os restantes (22-24, 16-16 e 23-19) comprovam o total equilíbrio ao longo de toda a partida, onde brilharam André Silva (15pts, 9ast) e Keonte Kennedy (17pts, 11res), assim como Quentin Diboundje (25pts) do outro lado.
A prova regresa agora a 28 de janeiro do próximo ano, para a 3.ª jornada desta fase de grupos.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Sábado recheado de jogos da Taça Hugo dos Santos
Vitória SC 83-76 Esgueira Aveiro OLI
O Vitória SC venceu este sábado o Esgueira Aveiro OLI por 83-76, num encontro equilibrado e disputado até aos instantes finais, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. A equipa de Guimarães mostrou maior consistência na segunda parte e somou uma vitória fundamental para as contas do grupo.
O jogo começou com enorme intensidade ofensiva, refletida no empate a 23-23 no final do primeiro período. O equilíbrio manteve-se no segundo quarto, com o Esgueira ligeiramente mais eficaz no ataque e a ir para o intervalo em vantagem mínima (40-41).
Ver esta publicação no Instagram
Após o descanso, o Vitória elevou o seu nível de jogo, principalmente na defesa, e construiu um terceiro quarto de grande qualidade (26-12), que lhe permitiu assumir definitivamente o comando do marcador. Apesar da boa reação dos aveirenses no último período (17-23), os minhotos geriram bem a vantagem e garantiram o triunfo por 83-76.
O destaque individual da partida foi Samuel Peek, que voltou a ser uma das figuras da formação vitoriana ao registar 16 pontos, 12 ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (20.5 de valorização), sendo decisivo no domínio das tabelas e na intensidade defensiva do conjunto minhoto.
Ovarense GAVEX 78-84 SC Braga
Na Arena de Ovar, o duelo entre a Ovarense GAVEX e o SC Braga foi sinónimo de emoção e equilíbrio até ao último segundo. Num jogo que marcava o reencontro de Delaney Blaylock com a sua antiga equipa, o conjunto bracarense esteve muito perto de vencer no tempo regulamentar, mas a partida seguiu para prolongamento após o empate no final dos 40 minutos.
Ver esta publicação no Instagram
O Braga entrou melhor na partida, mostrando eficácia ofensiva e boa circulação de bola, fechando o primeiro quarto na frente por 24-31. A Ovarense respondeu no segundo período com maior solidez defensiva, mas os visitantes mantiveram-se na dianteira (37-46 ao intervalo).
Na segunda parte, os vareiros cresceram no jogo e começaram a reduzir distâncias, vencendo os dois últimos parciais (19-14 e 19-15). Com o marcador empatado e a posse final nas mãos do Braga, Litos Cardoso teve nos últimos segundos a oportunidade de garantir o triunfo, mas o lançamento não entrou, levando o encontro a prolongamento e mantendo a incerteza até ao apito final.
Já nos minutos finais da partida, a equipa do Braga foi mais eficaz e não permitiu à equipa da casa distanciar-se no marcador. A partida terminou a favorecer os bracarenses por seis pontos (78-84).
Na formação do Braga, o destaque foi Somtochukwu Dimanochie com 15 pontos, cinco ressaltos e uma assistência, formando 22.5 de valorização. No lado da Ovarense, com 43 pontos de valorização (19 pontos, 18 ressaltos e três assistências), Jackson Stormo, foi o destaque bastante evidente.
UD Oliveirense 88-98 SL Benfica
A equipa detentora da Taça Hugo dos Santos recebeu o SL Benfica para uma partida marcada por um elevado ritmo de jogo.
O Benfica entrou muito eficaz no encontro, com uma intensidade ofensiva bastante alta, o que dificultou a tarefa da Oliveirense e fez com que o primeiro quarto terminasse favorável às águias por 23-31.
No segundo quarto, a equipa orientada por Norberto Alves disparou rapidamente no marcador e, ao fim de três minutos, já 19 pontos separavam as duas equipas. Tal diferença obrigou o treinador da Oliveirense a pedir um minuto para reorganizar a equipa. No final dos primeiros 20 minutos, o marcador registava 46-55.
Ver esta publicação no Instagram
A segunda parte foi idêntica à primeira: um Benfica forte, a impor um ritmo muito elevado, e uma Oliveirense sempre a tentar correr atrás do resultado. Apesar de algumas aproximações feitas pela equipa de Oliveira de Azeméis, nada foi suficiente. O Benfica venceu o terceiro período por 20-21, e o último terminou empatado a 22 pontos.
O destaque do jogo foi o base Aarron Broussard, com 18 pontos, três ressaltos e cinco assistências, somando 22 pontos de valorização. Do lado da equipa da casa, Earl Timberlake foi o melhor em campo, com 15 pontos, sete ressaltos e uma assistência.
Galitos BARREIRO ACEDE 90-89 FC Porto
O Galitos recebeu e venceu o FC Porto numa partida muito equilibrada e intensa.
Nos primeiros minutos do jogo, o Galitos entrou a todo o gás e venceu num parcial de 17-7, obrigando Fernando Sá a pedir um desconto de tempo. No regresso ao jogo, a equipa do FC Porto voltou com outra atitude e com uma melhor eficácia de lançamento, terminando os primeiros dez minutos a apenas três pontos de distância (26-23).
Muito graças à sua eficácia na linha de três pontos, a equipa do Barreiro continuou a destacar-se e levou a partida para o intervalo a vencer por 46-39. Quentin Eyobo (Galitos Barreiro) terminou a primeira parte já como grande destaque, com 22 pontos e seis ressaltos.
No terceiro quarto, a equipa da casa manteve a eficácia e obrigou os dragões a correr atrás do resultado. O FC Porto venceu esse período por 20-22 e levou a mesma atitude para o último quarto.
Nos minutos finais, os dragões passaram pela primeira vez para a frente do marcador, mas, no jogo das faltas, o Galitos mostrou-se mais eficaz e acabou por vencer a partida por apenas um ponto.
Tal como na primeira parte, Quentin Eyobo manteve o nível elevado na segunda e foi o MVP da partida, com 47.5 pontos de valorização (36 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências). Javian Davis foi o melhor jogador da equipa visitante, somando 22 pontos e seis ressaltos.
Sporting CP 94-62 SC Vasco da Gama
O Sporting recebeu pela primeira vez, no Pavilhão João Rocha, a equipa do Vasco da Gama, numa partida em que os leões dominaram desde o início.
Logo desde a bola ao ar, o Sporting destacou-se na partida. Com os parciais de 25-13 e 27-21, liderou toda a primeira parte e não deu espaço ao Vasco da Gama para crescer, limitando tanto o seu trabalho ofensivo como o defensivo.
Ver esta publicação no Instagram
Para o Sporting, o objetivo na segunda parte passava por manter o nível exibido e continuar a aumentar a distância no marcador. O Vasco da Gama entrou melhor após o intervalo, mas ainda assim não conseguiu vencer nenhum dos períodos. Os parciais de 18-12 e 24-16 permitiram aos leões ampliarem a vantagem e vencerem confortavelmente por 94-62.
No Sporting, Brandon Johns começa a destacar-se cada vez mais e, no jogo de hoje, não foi exceção. O poste leonino assinou um duplo-duplo, com 24 pontos e 10 ressaltos, além de duas assistências, totalizando 42.5 pontos de valorização. Na equipa do Vasco da Gama, Lashon Lindsey somou 15 pontos, nove ressaltos e duas assistências.
Queluz | O NOSSO PREGO 87-88 Imortal LUZiGÁS
O último jogo da noite colocava frente a frente Queluz e Imortal num duelo equilibrado.
As duas equipas entraram bem na partida e, em cada um dos períodos, uma delas se evidenciou: no primeiro, o Imortal venceu por 16-28 e, no segundo, o Queluz venceu por 28-17, o que levou o jogo a apenas um ponto de diferença para o intervalo (44-45).
A segunda parte seria fulcral para sabermos o vencedor, mas, mesmo assim, o equilíbrio foi a palavra-chave deste encontro. 13-20 foi o resultado no terceiro quarto e o Imortal ficava com uma vantagem para os últimos dez minutos.
No quarto período, o Queluz foi atrás do resultado e, ao faltar um minuto para o final do jogo, apenas um ponto separava as duas equipas (79-80), deixando em aberto quem seria o vencedor. Uma grande bola de Keonte Kennedy colocou novamente o Imortal à frente por dois pontos, o que lhes permitiu ganhar a confiança necessária para vencer a partida por 87-88.
Miguel Baker foi o jogador em evidência na equipa vencedora, com um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos), formando 30 de valorização. No lado da equipa da casa, Michael Bradley fez 32 pontos de valorização, graças a 23 pontos marcados, três ressaltos e sete assistências.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Um mês depois, a Taça Hugo dos Santos está de volta
Este sábado estamos de regresso para mais uma jornada da Taça Hugo dos Santos.
O Vitória SC abre a jornada ao receber o Esgueira Aveiro OLI no Pavilhão Unidade Vimarense. As duas equipas defrontam-se pela primeira vez nesta temporada, com o encontro marcado para as 15h.
Em Ovar, uma hora depois (16h), arranca a partida entre Ovarense GAVEX e SC Braga, um duelo que promete equilíbrio nesta segunda ronda.
Às 18h iniciam-se dois jogos em simultâneo: a UD Oliveirense recebe o SL Benfica, que segue invicto nesta fase da época, enquanto o Galitos BARREIRO ACEDE enfrenta o FC Porto. O encontro em Oliveira de Azeméis terá transmissão na DAZN.
Quase a fechar o dia, o Sporting CP, que atravessa um excelente momento de forma, mede forças pela primeira vez com o SC Vasco da Gama, às 18h30, num duelo que se antevê muito disputado.
A jornada termina com o Queluz | O NOSSO PREGO a receber o Imortal LUZiGÁS, num jogo que se espera equilibrado. A partida está marcada para as 18h45, no Pavilhão Henrique Miranda.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
SL Benfica abre a fase de grupos da Taça Hugo dos Santos com triunfo convincente sobre o Vitória SC
Taça Hugo dos Santos: fase de grupos ganha ritmo com novos duelos
O SL Benfica iniciou da melhor forma a campanha na Taça Hugo dos Santos, ao bater o Vitória SC por 105-72 no Pavilhão Fidelidade. Numa exibição de grande controlo e eficácia, os encarnados demonstraram a sua profundidade de plantel e superioridade coletiva frente a um adversário que nunca desistiu.
O encontro teve início equilibrado, com o Benfica a assumir ligeira liderança após vencer o primeiro período por 27-20. No segundo quarto, a equipa da casa continuou a impor o seu ritmo, somando um parcial de 29-25 e atingindo o intervalo com uma vantagem de 11 pontos (56-45).
Ver esta publicação no Instagram
Após o descanso, os encarnados voltaram a elevar a intensidade: um terceiro quarto de 26-11 praticamente decidiu o encontro, deixando o resultado ainda mais confortável ao fim de 30 minutos. No derradeiro período (23-16), o Benfica geriu o ritmo, confirmou o triunfo e selou o resultado final.
O destaque individual do jogo foi Eugene Crandall, que protagonizou uma exibição de elevado nível com oito pontos, seis ressaltos, oito assistências, quatro roubos de bola e um desarme de lançamento — totalizando uma valorização de 23,5. Na equipa orientada por Miguel Miranda, destacou-se Pedro Pinto com 15 pontos, um ressalto e três assistências (15.5 valorização).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
SC Braga surpreende Oliveirense na noite inaugural da Taça Hugo dos Santos
Na AMCO Arena, os gverreiros são “reis e senhores”, e nem o atual detentor da Taça Hugo dos Santos foi capaz de parar a noite de gala do SC Braga. Os minhotos comandaram a partida desde cedo, com um parcial de 28-23 no primeiro quarto, 18-15 no segundo e uma vantagem de oito pontos ao intervalo que cimentaram na segunda parte, com Delaney Blaylock a jogar em máxima rotação: foram 22 pontos, seis ressaltos e oito assistências para o base-extremo encarnado, resultado em 28.5 de valorização, MVP do encontro.
Ver esta publicação no Instagram
Resultado final de 86-71, com o Braga (que joga domingo para a Liga Betclic Masculina, no Barreiro) a voltar a vencer na segunda parte (16-15, 24-18) a UD Oliveirense, que em 2024/2025 levantou a taça em Gondomar, ficando à condição no topo do Grupo A (amanhã há mais três encontros para ver na FPBtv e DAZN).
A par de Blaylock, brilharam esta sexta-feira (24 de outubro) Jesse Bingham, com 19 pontos (3rb, 2dl), Mike Fofana (13pts) e o internacional luso Ricardo Monteiro, quase a chegar ao duplo-duplo (13pts, 8res).
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Taça Hugo dos Santos arranca com grandes duelos
A Taça Hugo dos Santos está de regresso e promete um fim de semana repleto de emoção.
A competição arranca na sexta-feira, 24 de outubro, com o SC Braga a defrontar a UD Oliveirense (20h05), num jogo que servirá de arranque para uma jornada intensa.
O dia de sábado, 25 de outubro, será marcado por vários encontros imperdíveis. Ás 18h30 realizam-se dois jogos em simultâneo: o FC Porto enfrenta o Sporting CP num clássico de grande rivalidade, e o SC Vasco da Gama recebe o Queluz | O NOSSO PREGO. O terceiro e último jogo desta sábado é o duelo entre o Esgueira Aveiro OLI e a Ovarense GAVEX às 21h00.
A fechar o fim de semana, no domingo, 26 de outubro, o SL Benfica defronta o Vitória SC (15h00), num encontro que promete intensidade e espetáculo até ao apito final.
O último jogo desta primeira jornada da Taça Hugo dos Santos só vai decorrer dia 1 de Dezembro às 16h00 e vai colocar frente a frente o Imortal LUZiGÁS e o Galitos Barreiro.
Pela primeira vez, a competição vai estar dividida em dois grupos com seis equipas cada: o Grupo A (Ovarense GAVEX, Esgueira Aveiro OLI, SC Braga, SL Benfica, UD Oliveirense e Vitória SC) e o Grupo B (Sporting CP, FC Porto, SC Vasco da Gama, Imortal LUZiGÁS, Queluz | O NOSSO PREGO e o Galitos Barreiro). Para a ronda dos play-offs passam os três primeiros de cada grupo.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
“No ano de ouro do Basquetebol português, tinha que ser uma organização de ouro, com um público de ouro e com uma competição de ouro”
Com quase 2000 espetadores na Final, a Taça Hugo dos Santos foi um verdadeiro espetáculo de Basquetebol. A 1.ª Eliminatória (dia 1 de maio) deu o empurrão à UD Oliveirense e ao FC Porto para chegarem às meias-finais (3 de maio), frente aos já apurados Ovarense Gavex e SL Benfica, e vencerem, carimbando presença na grande Final (4 de maio), que culminou, dentro e fora de campo, num “evento de ouro”, como disse Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Foi a terceira Taça Hugo dos Santos para a UD Oliveirense, a primeira em cinco anos. Aliás, este é o primeiro troféu que a UD Oliveirense conquista precisamente desde 2019/2020, quando revalidou o título da THS – o capitão André Bessa é o único elemento do plantel que se mantém desde então. Cinco anos depois, é a mesma taça que o coletivo de Oliveira de Azeméis ergueu (a primeira no currículo do técnico João Figueiredo), desta feita em Gondomar, onde a prova se instalou em 2023.
À FPBtv, o presidente do Município, Luís Filipe Araújo, constatou que “é sempre um prazer muito grande ver este espaço cheio para um grande jogo de Basquetebol, muito animado”, e que será concerteza uma mais-valia para os dois clubes em atividade (FIDES GondoBasket e Club 5basket), cujos jovens atletas integraram o elenco de voluntários do evento com entusiasmo.
Ver esta publicação no Instagram
Onno Steger foi o MVP, tendo contribuído com 25 pontos, cinco ressaltos e três roubos de bola (27val) no derradeiro encontro, dando continuidade às boas prestações do extremo norte-americano na 1.ª eliminatória e na meia-final.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
UD Oliveirense vence o FC Porto e conquista a Taça Hugo dos Santos pela 3.ª vez na história do clube
A final da Taça Hugo dos Santos arrancou este domingo, com um embate entre a UD Oliveirense e o FC Porto. Antes do início da partida, às 16h30, as equipas aqueceram com camisolas especiais da XVI edição da Taça Hugo dos Santos e com o nome das mães dos atletas na parte de trás da camisola, naquela que foi uma homenagem especial do Dia da Mãe.
View this post on Instagram
UD Oliveirense vs. FC Porto
No Multiusos de Gondomar, com 1940 adeptos a preencher o pavilhão, a final começou como se adivinhava: Equilibrada, intensa e emocionante. Os primeiros dez minutos foram renhidos, com apenas um ponto a separar os dois emblemas (22-23). Porém, já no segundo quarto, com uma grande eficácia ofensiva e pressão defensiva, a equipa de Oliveira de Azeméis conseguiu distanciar-se do marcador e após um parcial de 28-15, encontrava-se a vencer por 12 pontos ao intervalo (50-38).
De regresso dos balneários após o intervalo, os comandados de Fernando Sá procuravam responder e reduzir a desvantagem e assim o fizeram, depois de um parcial de 11-21 que deixou os dois conjuntos separados por apenas dois pontos (61-59). Os últimos dez minutos do encontro foi um hino ao basquetebol, com as qualidades individual e coletiva dos jogadores a sobressair e com constantes aproximações no marcador, mas com a UD Oliveirense a conseguir sempre manter uma margem minima de liderança no resultado. Assim se manteve até a buzina final, com a UDO a conquistar a Taça Hugo dos Santos na sua 16.ª edição após um triunfo por 83-78.
Onno Steger foi o MVP da partida e da competição, ao registar 25 pontos, cinco ressaltos, uma assistência e três roubos de bola (27 valorização). Do lado dos dragões, destaque para Toney Douglas com 24 pontos, seis ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (24.5 valorização).
Este é o primeiro título de João Figueiredo enquanto treinador e o terceiro troféu da Taça Hugo dos Santos para o clube União Desportiva Oliveirense, cinco anos depois da conquista do último.
View this post on Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
UD Oliveirense e FC Porto na Final da XVI edição da Taça Hugo dos Santos
A Final Four da XVI edição da Taça Hugo dos Santos arrancou este sábado, às 15h, com a partida entre dois históricos do Basquetebol Português, a Ovarense GAVEX e a UD Oliveirense. Mais tarde, às 18h, outro Clássico, desta feita entre o SL Benfica e o FC Porto.
Ovarense GAVEX vs. UD Oliveirense
Numa partida onde a emoção, intensidade e ambição estavam ao mais alto nível, a primeira parte do encontro não desiludiu, com a UD Oliveirense a levar a melhor ao fim de 20 minutos, com parciais de 13-16 e 12-22 a resultarem numa vantagem de 13 pontos no marcador ao intervalo (25-38).
De regresso dos balneários, a equipa de Ovar respondeu com grande eficácia ofensiva e intensidade defensiva, conseguindo mesmo empatar a partida mas, no final do 3.º quarto, os dois clubes estavam com sete pontos de diferença entre eles após um parcial de 19-13. Nos últimos dez minutos, o clube de Oliveira de Azeméis voltou a ficar por cima, com um parcial de 22-26 a confirmar o triunfo por 66-77 e um lugar na final frente ao FC Porto.
View this post on Instagram
O MVP da partida foi Onno Steger com 18 pontos, nove ressaltos, uma assistência e três roubos de bola (24 valorização). No lado contrário, foi Daniel Oladapo quem se destacou, ao registar dez pontos, sete ressaltos, uma assistência, dois roubos de bola e dois desarmes de lançamento (14.5 valorização).
SL Benfica vs. FC Porto
O segundo “Clássico” do dia começou com o Multiusos de Gondomar ao rubro, com cerca de 1430 pessoas presentes a fazerem vibrar o pavilhão naquele que é um dos duelos mais históricos da modalidade. Na primeira parte, os dragões levaram a melhor nos dois parciais (21-24 e 19-27), chegando ao intervalo a vencer por 11 pontos (40-51).
Já na segunda parte, os encarnados procuravam responder e, apesar de um parcial de 21-23 no terceiro período, as águias conseguiram vencer o último parcial por 23-10 e, assim, levaram a partida a prolongamento, com Trey Drechsel a falhar o lançamento que dava a vitória no soar da buzina final. Deste modo, com o resultado 83-83, a partida seguiu para prolongamento.
No tempo extra, os dragões não deram hipóteses e com uma grande eficácia ofensiva no lançamento, venceram o parcial por 11-20 e, consequentemente, a partida por 95-104.
View this post on Instagram
Max Landis foi o MVP da partida com 29 pontos, um ressalto e quatro assistências (27 valorização). Do lado do SL Benfica foi Aaron Broussard, quase com um triplo-duplo, com 17 pontos, nove ressaltos e dez assistências (31 valorização).
Assim, a Final está decidida, com um duelo entre a UD Oliveirense e o FC Porto às 16h30, com transmissão na RTP2, DAZN e FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
(Em atualização)
Quatro históricos disputam um lugar na final da Taça Hugo dos Santos
A Final Four da Taça Hugo dos Santos começa este sábado com duas meias-finais de luxo que colocam frente a frente quatro dos emblemas mais históricos do basquetebol nacional. Em jogo está um lugar na final da 16.ª edição da competição, que continua a afirmar-se como uma das mais prestigiadas do calendário português.
O dia começa às 15h com o embate entre a UD Oliveirense e a AD Ovarense GAVEX, dois rivais que se conhecem bem e que prometem disputar cada posse de bola com intensidade máxima.
Do lado da Oliveirense, João Figueiredo antevê um jogo onde a ambição será determinante:
“É mais um jogo, é a meia-final. Não dou importância se é com a Ovarense, com o Porto ou com o Benfica. É a meia-final, vamos jogar com a Ovarense e temos um dia para preparar o jogo (…). Esperamos ir com a ambição suficiente para marcar presença na final.”
Já João Tiago, da Ovarense, sublinha o equilíbrio que tem marcado os duelos entre ambas as equipas esta época:
“Participar numa Final Four a expectativa é ganhar (…). Este vai ser o quarto jogo com a Oliveirense este ano e todos foram muito equilibrados. Conhecemo-nos bem e nestas fases quem estiver melhor emocionalmente e for mais intenso tem vantagem.”
Às 18h é hora do clássico: SL Benfica vs FC Porto, um duelo que tem marcado o panorama do basquetebol português ao longo das últimas décadas.
Norberto Alves, treinador do Benfica, espera um adversário confiante e ofensivamente perigoso:
“Vamos apanhar uma equipa com muita qualidade e confiança. Nos últimos jogos sofremos muitos pontos. Vai exigir um grande esforço coletivo da nossa parte.”
Do lado azul e branco, Fernando Sá reforça a importância dos detalhes e da gestão emocional:
“Vai ser o quinto jogo com o Benfica. Já nos conhecemos bem, por isso será a motivação, o controlo de emoções e a capacidade de decisão que vão fazer a diferença. Será um jogo extremamente equilibrado.”
View this post on Instagram
Com rivalidades acesas, equipas equilibradas e uma taça em jogo, está tudo pronto para um sábado de alto nível na XVI Taça Hugo dos Santos. Que comecem os jogos!
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
UD Oliveirense e FC Porto carimbam passagem à Final Four da Taça Hugo dos Santos
A disputa pela XVI Taça Hugo dos Santos começou esta quinta-feira, com duas partidas ao longo da tarde que iriam definir os clubes a ingressar na Final Four da competição. O primeiro jogo foi um embate entre a UD Oliveirense e o Sporting CP às 15h e o outro um duelo entre o FC Porto e o Galitos BARREIRO às 18h, no Multiusos de Gondomar.
UD Oliveirense vs. Sporting CP
A primeira parte do jogo entre UD Oliveirense e Sporting CP, que foi uma repetição da última jornada da Liga Betclic Masculina esta época, começou da melhor forma para a equipa de Oliveira de Azeméis, que se encontrava na liderança da partida após o primeiro parcial de 26-17. No segundo período, apesar de menor eficácia ofensiva, foram os comandados de João Figueiredo a vencer o parcial por 15-11.
De regresso dos balneárioss após o intervalo, a UD Oliveirense voltou à carga e conseguiu ampliar a diferença no marcador para 25 pontos após um parcial de 29-17. Com o rumo da partida já alinhado, restou à equipa na liderança do encontro controlar os últimos dez minutos, que acabou também por vencer 22-19 o último parcial, vencendo o encontro por 92-64.
View this post on Instagram
Malik Morgan foi o grande destaque na partida, com 16 pontos, sete ressaltos e cinco assistências. Na equipa dos leões, destacou-se Cat Barber com 24 pontos, três ressaltos, três assistências e três roubos de bola.
A UD Oliveirense vai agora encontrar nas meias-finais a Ovarense GAVEX, às 15h no dia 3 de maio (sábado), naquele que vai também ser o duelo da primeira eliminatória de Playoffs para ambas as equipas.
FC Porto vs. Galitos BARREIRO
A última partida do dia contou com casa cheia no Multiusos Gondomar, num duelo em que a primeira parte do encontro foi moderadamente equilibrada, apesar da vantagem no marcador ter estado na casa das dezenas ao intervalo (44-32) após dois parciais de 18-15 e 26-17.
Após o intervalo, os dragões conseguiram realizar o seu melhor parcial, com grande eficácia ofensiva a valer um quarto de 33-16 e a tranquilizar os adeptos portistas relativamente à passagem à próxima fase. O Galitos BARREIRO, mesmo com apenas dez jogadores disponíveis, não desistiu e continuou a procurar recuperar no marcador mas a partida acabou mesmo por sorrir para os azuis e brancos na buzina final, com uma vitória por 99-67.
View this post on Instagram
O MVP da partida foi Wesley Washpun, com 12 pontos, cinco ressaltos, uma assistência, três roubos de bola e um desarme de lançamento (20.5 valorização). Na equipa do Barreiro, destacou-se Malcom Richardson, com 19 pontos, cinco ressaltos, cinco assistências, quatro roubos de bola e um desarme de lançamento (25 valorização).
No sábado vai haver “Clássico” entre o FC Porto e o SL Benfica, às 18h, numa partida que irá decidir quem joga a final da XVI edição da Taça Hugo dos Santos, desta feita frente ao vencedor da partida entre a UD Oliveirense e a Ovarense GAVEX.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Manuel Fernandes: “A Taça Hugo dos Santos compete com a Taça de Portugal”
De 1 a 4 de maio há Taça Hugo dos Santos no Multiusos de Gondomar. Os bilhetes já se encontram disponíveis através da plataforma da Smartfan e a transmissão preparada para a DAZN e FPBtv, como recordou o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, na conferência de imprensa conjunta desta tarde (30 de abril).
Com as equipas a treinar no Multiusos, Manuel Fernandes, acompanhado do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gondomar, José Moreira, e do presidente da Associação de Basquetebol (AB) do Porto, Manuel Albano, o dirigente máximo do Basquetebol nacional, realçou a “grande festa” que é esta prova, a fazer três anos nesta cidade do distrito portuense.
“Temos feito muita coisa [em conjunto com Gondomar]. Quando estou a dizer que [a Câmara] tem uma visão, é uma visão abrangente e é uma visão eclética do desporto”, frisou Manuel Fernandes, referindo em simultâneo a presença dos dois clubes do concelho: o FIDES GondoBasket e o Clube 5basket, este último, mais recente, com “um crescimento muito grande, exponencial”, frisou o edil José Moreira.
Uma prova que “não há desporto sem os municípios, sem federações e associações bem organizadas”. Caso, acredita, da AB Porto, que até já lançou o “desafio” à Câmara: “esperemos que a parte internacional chegue no próximo ano a Gondomar também”, confessou Manuel Albano.
Recordando que todos os anos se organiza no distrito um Campeonato da Europa, Albano foi perentório: “As pessoas é que fazem as coisas. As pessoas são determinantes no acontecer e nós gostamos de fazer acontecer e mais uma vez vamos fazer acontecer. Aquilo que temos expectativa que aconteça é que, efetivamente, estes três dias de competição sejam de uma vivência extraordinária daquilo que é o desporto, os valores que o desporto transporta, os valores que, como se disse do General Hugo dos Santos, os valores que Abril nos veio permitir.
De recordar que, no dia 1, quinta-feira, disputam-se as partidas entre a UD Oliveirense e o Sporting CP, que lutam por um lugar na final four, e entre o FC Porto e o Galitos BARREIRO, que também lutam pelo mesmo objetivo. O vencedor do jogo entre a Oliveirense e os leões irá defrontar a Ovarense GAVEX na meia-final, enquanto o vencedor dos dragões e do Galitos irá enfrentar o SL Benfica.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIAS | CM GONDOMAR/DR
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.

















