Artigos da Federaçãooo

Taça Hugo dos Santos encerra Fase de Grupos

Vitória encarnada e azul e branca esta noite, a contar para a última ronda da Taça Hugo dos Santos e a definir o desfecho final dos respetivos grupos – e por consequência as parelhas da Fase Final da prova.

SL Benfica 104-63 SC Braga

As águias e os gverreiros chegavam à última ronda com o mesmo saldo de vitórias (4-0) e a vitória garantia o primeiro lugar do Grupo A. O coletivo de Norberto Alves já liderava ao fim dos dez minutos iniciais (27-21), mas o segundo quarto catapultou a vantagem (25-9).

Betinho Gomes (19pts) e Aaron Broussard (15pts) estiveram em grande plano, com Jesse Bingham a ser o melhor bracarense, com 15 pontos.

A segunda parte voltou a cair para as águias (28-15, 24-18), que asseguram lugar direto nas meias-finais da prova.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Vitória SC 75-81 Ovarense GAVEX

A Ovarense GAVEX foi ao terreno do Vitória SC vencer por 75-81, num encontro equilibrado mas em que os visitantes conseguiram, desde cedo, assumir ligeira vantagem. A formação vareira entrou melhor e fechou o primeiro período na frente (23-29), demonstrando maior eficácia ofensiva e controlo do ritmo.

No segundo quarto, a Ovarense voltou a superiorizar-se (18-21), ampliando a vantagem antes do intervalo e colocando pressão sobre a equipa da casa. O Vitória SC procurou reagir, mas encontrou dificuldades para travar a consistência ofensiva dos visitantes.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Após o descanso, os vimaranenses deram uma resposta positiva e venceram o terceiro período por 21-16, reduzindo a diferença e relançando a discussão do resultado. Ainda assim, a Ovarense manteve-se coesa e não perdeu o controlo do encontro.

No último quarto (13-15), a equipa de Ovar soube gerir a vantagem e confirmar o triunfo por 75-81. Render Woods foi o MVP da partida, com uma exibição completa: oito pontos, quatro ressaltos, sete assistências e dois roubos de bola, somando 20.5 de valorização.

UD Oliveirense 92-69 Esgueira Aveiro OLI

A UD Oliveirense recebeu e venceu o Esgueira Aveiro OLI por 92-69, num jogo marcado por uma forte reação da equipa da casa após um primeiro período dominado pelos visitantes. O Esgueira entrou melhor e fechou os primeiros dez minutos na frente (19-29), surpreendendo a Oliveirense com maior intensidade.

A resposta dos anfitriões surgiu no segundo quarto, com um parcial de 21-12 que restabeleceu o equilíbrio no marcador. A partir desse momento, a Oliveirense começou a impor o seu jogo, aumentando a consistência defensiva e a eficácia no ataque.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O terceiro período foi determinante para a viragem definitiva, com a formação de Oliveira de Azeméis a vencer por 28-14 e a assumir o controlo total da partida. O Esgueira deixou de conseguir acompanhar o ritmo e viu a diferença crescer.

No último quarto (24-14), a Oliveirense confirmou a superioridade e selou um triunfo expressivo por 92-69. Myles Foster foi o grande destaque do encontro, com 21 pontos, seis ressaltos, duas assistências e um desarme de lançamento, alcançando 26.5 de valorização.

Galitos BARREIRO ACEDE 87-97 Sporting CP

O Sporting CP já tinha garantido o 1.º lugar do Grupo B, mas entrou “a todo o gás” nos primeiros dez minutos (14-27). O Galitos BARREIRO ACEDE igualou o segundo quarto (21-21), venceu o 3.º (25-28), e o último caiu para os leões (27-21). Já fora das contas finais da classificação, ainda assim o coletivo da Margem Sul viu Rogdree Stein marcar 22 pontos e colecionar 13 ressaltos (39.5val) e Jacorie Archer marcar 25.

O MVP foi Miguel Correia, com 22 pontos e 24 de valorização.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Queluz O NOSSO PREGO 98-122 FC Porto

No encontro que carimbava quem avançava para a Fase Final, os dragões foram ao Henrique Miranda para um encontro que só começou a ver definição no final do último quarto. Parciais de 24-29 e 21-30, indo o coletivo de Fernando Sá já com alguma vantagem para o balneário.

O Queluz respondeu com um parcial de 30-30, mas o FC Porto, com Jhonathan Dunn (18pts), Tanner Omlid (16pts) e Wesley Washpun (16pts) ao comando, voltou a vencer no marcador, 23-33, e a apurar-se no 2.º posto do Grupo B.

Jelani Simmons e Wesley Robinson, ambos com 22 pontos, foram os melhores do clube alvinegro.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Com o término da fase de grupos, Sporting CP e SL Benfica garantiram o apuramento direto para as meias-finais da Taça Hugo dos Santos, após terminarem como líderes dos respetivos grupos.

SC Braga e UD Oliveirense são respetivamente 2.º e 3.º do Grupo A, cruzando com FC Porto e Imortal LUSiGÁS do Grupo B.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Quarta-feira de “last round” na Taça Hugo dos Santos

Antes da Final Four (e da 1.ª eliminatória), uma última jornada na Fase de Grupos da Taça Hugo dos Santos:

SC Braga e SL Benfica lideram o Grupo A, invictos, encontrando-se pelas 19 horas, para decidir quem vai ter de passar pelo playoff de qualificação à Final Four. UD Oliveirense, por ter vantagem no confronto direto sobre o Vitória SC, também já tem assegurado o 3.º lugar.

Do outro lado, o Sporting CP conta com com quatro vitórias em quatro possíveis e avança para a Final Four direto, sem precisar de contar com o jogo desta ronda; o Imortal LUZiGÁS (3-2) já está apurado, seja em 2.º ou 3.º. FC Porto e Queluz O NOSSO PREGO irão prometer luta acesa pela última vaga.

Confere o calendário:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Quarta ronda encerrada e tudo em aberto na Taça Hugo dos Santos

Domingo de Taça Hugo dos Santos, com quatro encontros a fechar a 4.ª jornada da Fase de Grupos.

SC Braga e SL Benfica lideram o Grupo A, invictos, encontrando-se na próxima ronda, para decidir quem vai ter de passar pelo playoff de qualificação à Final Four. UD Oliveirense, por ter vantagem no confronto direto sobre o Vitória SC, também já tem assegurado o 3.º lugar.

Do outro lado, o Sporting CP fez hoje a quarta vitória em quatro possíveis e avança para a Final Four direto, ainda com uma jornada por disputar, e o Imortal LUZiGÁS (3-2) já está apurado, seja em 2.º ou 3.º. FC Porto e Queluz O NOSSO PREGO irão prometer luta acesa pela última vaga.

SC Braga 76-71 Vitória SC

Emoção até ao fim no dérbi do Minho. Os gverreiros, a jogar em casa, na AMCO Arena, saíram por cima na primeira parte (18-11 e 21-16), mas os comandados de Miguel Miranda responderam muito bem na segunda (20-20 e 17-24) e forçaram um jogo bem disputado até ao final.

O MVP foi o base Litos Cardoso, com 19 pontos e sete assistências (21val), Delaney Blaylock, com 15 pontos (5res, 6ast) também esteve bem. O mais valorizado foi o vitoriano Filip Gewert, com um duplo-duplo (11pts, 15res – 25val).

A estatística completa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Esgueira Aveiro OLI 75-102 SL Benfica

As águias foram dominantes num Caldeirão Verde com um grande ambiente dentro e fora de campo. O Esgueira Aveiro OLI, sem qualquer vitória nesta fase de grupos, foi-se batendo muito bem todos os quartos (23-29, 14-22, 19-25 e 19-26), mas a vantagem encarnada foi-se dilatando e já nada havia a fazer nos derradeiros dez minutos.

Daniel Relvão foi o MVP (16pts, 5res – 22.5val), Broussard e Koby McEwen também marcaram 16 cada. Nos “bikudos”, Deairius Barker e Nathan Bilamu marcaram 17 e Delvin Barnstable 25.

A estatística completa.

SC Vasco da Gama 83-92 Galitos BARREIRO ACEDE

As duas equipas entraram bem no último encontro de hoje na Taça Hugo dos Santos e protagonizaram uma primeira parte muito equilibrada, chegando ao intervalo empatadas a 46 pontos.

No terceiro período, o Galitos Barreiro conseguiu superiorizar-se e venceu o parcial por 23-26, entrando em vantagem para os derradeiros dez minutos. No último quarto, a formação visitante voltou a mostrar maior eficácia e acabou por ampliar a diferença no marcador, após vencer o parcial por 14-20.

A grande figura do encontro foi Brayden Carter, que assinou um duplo-duplo com 26 pontos e 10 ressaltos, aos quais juntou ainda duas assistências, alcançando 34.5 de valorização. Do lado do Vasco da Gama, destacou-se Zavian McLean, com 21 pontos, 7 ressaltos e 6 assistências.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


UD Oliveirense, FC Porto vencem duelos na Taça Hugo dos Santos

Ovarense GAVEX 68-85 UD Oliveirense

A Ovarense GAVEX recebeu a UD Oliveirense no primeiro encontro de mais uma fase de grupos da Taça Hugo dos Santos.

A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio esperado entre duas equipas competitivas. A Oliveirense entrou mais forte na partida e venceu o primeiro quarto por 13-21. No entanto, a formação de Ovar reagiu bem e respondeu no segundo período, vencendo-o por 23-17, o que deixou o marcador em 36-38 ao intervalo.

No terceiro quarto, o equilíbrio manteve-se, com as equipas a terminarem empatadas a 54 pontos, deixando tudo em aberto para o derradeiro período. No último quarto, a equipa de Oliveira de Azeméis voltou a superiorizar-se, vencendo o parcial por 14-31 e garantindo assim o triunfo final.

O MVP da partida foi Leon Ayres, que brilhou ao somar 26 pontos, oito ressaltos e três assistências, alcançando 32.5 pontos de valorização. Do lado da equipa da casa, o destaque foi Jalen Jenkins, que registou 15 pontos, nove ressaltos e duas assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

FC Porto 98-85 Imortal LUZiGÁS

O encontro começou a um ritmo elevado, com o Imortal a vencer o primeiro quarto pela margem mínima (28-29). No segundo período, a equipa orientada por Fernando Sá reagiu e foi superior, vencendo por 28-17 e levando o jogo para o intervalo com uma vantagem de 10 pontos (56-46).

Após o descanso, o FC Porto voltou a impor-se no terceiro quarto, vencendo por 22-17 e ampliando a vantagem no marcador. Apesar de o Imortal ter conseguido vencer o último período, tal não foi suficiente para inverter o rumo da partida.

O melhor em campo foi Cornelius Hudson, que somou 24 pontos, 9 ressaltos e 5 assistências, alcançando 35.5 de valorização. Na formação de Albufeira, o destaque foi Keonte Kennedy, com 21 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Imortal LUZiGÁS triunfa frente ao SC Vasco da Gama na Taça Hugo dos Santos

O Imortal LUZiGÁS conquistou um triunfo importante frente ao SC Vasco da Gama por 91-87, num encontro intenso e equilibrado até aos instantes finais, a contar para a 4.ª jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos.

A formação algarvia entrou melhor e venceu o primeiro período por 18-15, sofrendo uma quebra na vantagem antes do intervalo com um parcial de 16-26 para o Vasco, que reagiu e passou para a frente. O equilíbrio manteve-se no terceiro quarto, com o Imortal a recuperar terreno (25-30), deixando tudo em aberto para os derradeiros dez minutos. No último período, a equipa da casa mostrou maior eficácia ofensiva e capacidade de gestão nos momentos decisivos (32-16), garantindo a vitória.

Keonte Kennedy esteve em grande destaque ao liderar o Imortal com 29 pontos e 11 ressaltos, sendo decisivo nos momentos-chave. Robert Jones acrescentou 26 pontos, enquanto Niels Lane contribuiu com 12 pontos.

No SC Vasco da Gama, Zavian Lean brilhou com 34 pontos, liderando todos o encontro. Sean-Michael Clancey contribuiu com 15 pontos e Akoi Yuot somou 13 pontos.

O Imortal revelou maior eficácia no lançamento (50% contra 40%) e domínio nas tabelas (49 ressaltos contra 30), fatores que se revelaram determinantes para assegurar um triunfo precioso no percurso da competição.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


SC Braga vence Esgueira em casa e sobe ao topo do Grupo A da Taça Hugo dos Santos

Sábado com jogo para cumprir da Taça Hugo dos Santos, referente à 3.ª jornada da Fase de Grupos. O SC Braga recebeu o Esgueira Aveiro OLI e venceu 85-71, com o 1.º (24-13) e o 3.º (23-17) quarto a serem decisivos na estratégia de Pedro Grenha.

Os gverreiros, aliás, foram uma equipa muito solidária na distribuição de pontos (o melhor marcador foi Mike Fofana, com 16), Litos Cardoso com um grande duplo-duplo de 10 pontos e 12 ressaltos (MVP, 20val) a contribuir para essa coletividade e Delaney Blaylock, como sempre, trouxe os highlights à AMCO Arena.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


O Esgueira ainda venceu dois quartos (16-18 no 2.º, 22-23 no último), mas não foi capaz de parar o crescimento dos bracarenses após o intervalo. Hugo Ferreira (13pts, 5res – 17.5val) foi o mais esclarecido, Deairius Baker o melhor marcador.

A estatística completa.

De recordar que o SL Benfica – Ovarense GAVEX, que encerra esta 3.ª ronda, se joga a 20 de fevereiro, com transmissão FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | SC Braga

Equipas visitantes saem todas vencedoras desta quarta-feira de Taça Hugo dos Santos

3.ª jornada da Fase de Grupos da Taça Hugo dos Santos, com a elite do Basquetebol nacional em destaque. Sporting CP, UD Oliveirense, FC Porto e Queluz O NOSSO PREGO vencem os respetivos jogos nesta ronda, que só fecha dia 20 de fevereiro, com o SL Benfica – Ovarense.

IMORTAL LUZiGÁS 74-88 SPORTING CP

Primeiro jogo de excelência para abrir a jornada, com o Sporting CP a precisar de um 3.º quarto brilhante (15-27) para ultrapassar a equipa de Albufeira. Niels Lane (18pts, 7res – 25val) fez um dos seus melhores jogos com as cores do Imortal LUZiGÁS, saíndo como MVP estatístico e ajudando a manter a equipa a um ponto ao intervalo (14-14, 24-25), embora os grandes destaques tenham vindo do coletivo leonino.

Francisco Amarante (14pts, 7res), Brandon Johns (15pts) e Maleeck HardenHayes (13pts) estiveram em grande forma, contribuindo para encerrar o encontro com 21-22 nos derradeiros dez minutos.

O Sporting CP sobe assim ao topo do Grupo B, com três vitórias.

A estatística completa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Vitória SC 81-86 UD Oliveirense

A UD Oliveirense conquistou a sua primeira vitória na presente edição da Taça Hugo dos Santos ao vencer o Vitória SC por 81-86. Num jogo equilibrado, com alternâncias de domínio e decisões nos momentos-chave, a formação de Oliveira de Azeméis revelou maior eficácia nos instantes finais para assegurar o triunfo fora de portas.

A partida começou com ascendente da equipa visitante, que entrou com maior intensidade ofensiva e fechou o primeiro período a vencer por 18-25, explorando bem o jogo exterior e a transição rápida. Os anfitriões responderam no segundo quarto com uma reação consistente, ajustando a defesa e melhorando a circulação de bola no ataque, o que se traduziu num parcial de 27-19, permitindo aos vimaranenses chegar ao intervalo na frente.

Após o descanso, o equilíbrio manteve-se elevado. O terceiro período terminou empatado (18-18), com ambas as equipas a trocarem cestos e a mostrarem capacidade para responder aos momentos de maior pressão. A indefinição no marcador refletia a competitividade do encontro e deixava tudo em aberto para os últimos dez minutos. No período decisivo, o conjunto de Oliveira de Azeméis voltou a assumir o controlo do jogo, impondo-se por 18-24. A maior eficácia nas posses decisivas e a solidez defensiva permitiram à equipa visitante recuperar a liderança e gerir a vantagem até ao apito final, confirmando um triunfo importante na competição.

Em destaque esteve Jimmy Boeheim, eleito MVP da partida, após uma exibição determinante com 19 pontos, oito ressaltos e três assistências, somando 25 de valorização. Com este resultado, a UD Oliveirense alcança a sua primeira vitória na Taça Hugo dos Santos nesta época e passa a apresentar um registo idêntico ao do Vitória SC, com uma vitória e duas derrotas na fase de grupos.

A estatística completa.

SC Vasco da Gama 63-122 FC Porto

No terceiro jogo da jornada, a cidade do Porto foi palco de um encontro sem grande história. O SC Vasco da Gama recebeu o FC Porto, mas não conseguiu contrariar a superioridade dos dragões, que dominaram a partida do primeiro ao último minuto.

A equipa azul e branca exibiu um jogo coletivo sólido, aliado a excelentes iniciativas individuais, destacando-se sobretudo pela eficácia ofensiva. O FC Porto apresentou uma impressionante percentagem de concretização nos lançamentos de dois pontos (65%) e uma grande consistência da linha de lance livre (27/29-93%). Essa superioridade refletiu-se no marcador ao longo de todos os períodos, vencidos sucessivamente por 10-28, 19-35, 19-33 e 15-26, sem nunca baixar a intensidade.

O resultado final de 63-122 espelha de forma clara o domínio portista, que assim somou a sua primeira vitória no Grupo B.

Em destaque esteve Vladyslav Voytso, melhor marcador do encontro com 22 pontos, a que juntou nove ressaltos, totalizando 30 pontos de valorização. Robert Beran Jr (16 pontos, 5 ressaltos e uma assistência), Miguel Maria (11 pontos, 7 ressaltos e 8 assistências) e Corey Allen-Williams (15 pontos, 3 ressaltos e 8 assistências) também tiveram um papel determinante no triunfo. Do lado do SC Vasco da Gama, Felizardo Ambrósio foi o jogador mais influente, terminando a partida com oito pontos, cinco ressaltos e duas assistências.

A estatística completa.

Galitos BARREIRO ACEDE 98-110 Queluz O NOSSO PREGO

O Queluz foi ao Barreiro bater-se com a equipa do Galitos no Municipal Prof. Luís de Carvalho, estando em causa o 3.º lugar do Grupo B (que dá acesso à fase seguinte), saindo vitorioso. O encontro até começou melhor para os anfitriões (20-18), mas o segundo quarto da equipa alvinegra foi avassalador (23-39).

A pontuação elevada com que se seguiu para o intervalo continuou na segunda parte: 24-30 e 31-23. Se, ao terceiro quarto, parecia que a equipa de Henrique Pina não ia conseguir recuperar, a meio dos últimos dez minutos ainda se acendeu a chama, aproximando-se para seis pontos, mas não foi suficiente.

Brilham Wesley Robinson (14pts, 12res) e Julius Dixon (17pts, 6res, 6ast), ambos com 25 de valorização, mas o melhor marcador foi mesmo Derricko Williams (22pts).

No Galitos BARREIRO ACEDE, destaque para Teotónio Dó, com um jogo imperial (27pts, 7res – 28.5val), e os 19 pontos de Quentin Djibounde.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Taça Hugo dos Santos regressa para a 3.ª jornada esta quarta-feira na FPBtv

Quarta-feira de Taça Hugo dos Santos. Joga-se a 3.ª jornada, com o encontro entre os líderes do Grupo B, Imortal LUZiGÁS e Sporting CP, e com a reedição do SC Vasco da Gama – FC Porto, que ainda este fim de semana fez ferver a Liga Betclic Masculina.

No Grupo A, o Vitória SC recebe em casa a UD Oliveirense, que ainda não venceu (0-2) na prova.

Sempre na FPBtv:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


SC Braga – Esgueira Aveiro OLI e SL Benfica – Ovarense GAVEX jogam-se a 7 e 20 de fevereiro, respetivamente.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Gondomar volta a receber a Final 6 da 17ª. Edição da Taça Hugo dos Santos

O Pavilhão Multiusos de Gondomar será o palco da fase final da 17.ª Taça Hugo dos Santos (Final 6), que vai decorrer entre os dias 30 de abril e 3 de maio. Esta será a 4.ª edição seguida realizada neste recinto, consolidando a forte ligação de Gondomar à competição e ao panorama desportivo nacional.

À fase final apuram-se as três equipas melhor classificadas de cada conjunto da Fase de Grupos, sendo que os primeiros classificados garantem automaticamente a presença nas meias-finais.

Os jogos serão retomados no dia 28 de janeiro, altura em que as equipas continuam a lutar pelas posições de acesso à fase decisiva, naquela que é a 3.ª jornada da fase de grupos, que se prolonga até 25 de março.

Na última edição, a UD Oliveirense sagrou-se vencedora  conquistando o troféu frente ao FC Porto por 83-78.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Imortal LUZiGÁS encerra 2.ª ronda da Taça Hugo dos Santos com uma vitória

2.ª jornada da Taça Hugo dos Santos finalizada. Este 1.º de dezembro o Imortal LUZiGÁS recebeu em Albufeira o Galitos BARREIRO ACEDE para encerrar a ronda que começou no dia 20, e está agora no topo do Grupo B, com os mesmos pontos que o Sporting CP (2-0). 88-69 foi o resultado final, fruto do primeiro parcial de 27-10, por parte do coletivo do Algarve.

Os restantes (22-24, 16-16 e 23-19) comprovam o total equilíbrio ao longo de toda a partida, onde brilharam André Silva (15pts, 9ast) e Keonte Kennedy (17pts, 11res), assim como Quentin Diboundje (25pts) do outro lado.

A prova regresa agora a 28 de janeiro do próximo ano, para a 3.ª jornada desta fase de grupos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sábado recheado de jogos da Taça Hugo dos Santos

Vitória SC 83-76 Esgueira Aveiro OLI

O Vitória SC venceu este sábado o Esgueira Aveiro OLI por 83-76, num encontro equilibrado e disputado até aos instantes finais, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. A equipa de Guimarães mostrou maior consistência na segunda parte e somou uma vitória fundamental para as contas do grupo.

O jogo começou com enorme intensidade ofensiva, refletida no empate a 23-23 no final do primeiro período. O equilíbrio manteve-se no segundo quarto, com o Esgueira ligeiramente mais eficaz no ataque e a ir para o intervalo em vantagem mínima (40-41).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Após o descanso, o Vitória elevou o seu nível de jogo, principalmente na defesa, e construiu um terceiro quarto de grande qualidade (26-12), que lhe permitiu assumir definitivamente o comando do marcador. Apesar da boa reação dos aveirenses no último período (17-23), os minhotos geriram bem a vantagem e garantiram o triunfo por 83-76.

O destaque individual da partida foi Samuel Peek, que voltou a ser uma das figuras da formação vitoriana ao registar 16 pontos, 12 ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (20.5 de valorização), sendo decisivo no domínio das tabelas e na intensidade defensiva do conjunto minhoto.

Ovarense GAVEX 78-84 SC Braga

Na Arena de Ovar, o duelo entre a Ovarense GAVEX e o SC Braga foi sinónimo de emoção e equilíbrio até ao último segundo. Num jogo que marcava o reencontro de Delaney Blaylock com a sua antiga equipa, o conjunto bracarense esteve muito perto de vencer no tempo regulamentar, mas a partida seguiu para prolongamento após o empate no final dos 40 minutos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O Braga entrou melhor na partida, mostrando eficácia ofensiva e boa circulação de bola, fechando o primeiro quarto na frente por 24-31. A Ovarense respondeu no segundo período com maior solidez defensiva, mas os visitantes mantiveram-se na dianteira (37-46 ao intervalo).

Na segunda parte, os vareiros cresceram no jogo e começaram a reduzir distâncias, vencendo os dois últimos parciais (19-14 e 19-15). Com o marcador empatado e a posse final nas mãos do Braga, Litos Cardoso teve nos últimos segundos a oportunidade de garantir o triunfo, mas o lançamento não entrou, levando o encontro a prolongamento e mantendo a incerteza até ao apito final.

Já nos minutos finais da partida, a equipa do Braga foi mais eficaz e não permitiu à equipa da casa distanciar-se no marcador. A partida terminou a favorecer os bracarenses por seis pontos (78-84).

Na formação do Braga, o destaque foi Somtochukwu Dimanochie com 15 pontos, cinco ressaltos e uma assistência, formando 22.5 de valorização. No lado da Ovarense, com 43 pontos de valorização (19 pontos, 18 ressaltos e três assistências), Jackson Stormo, foi o destaque bastante evidente.

UD Oliveirense 88-98 SL Benfica

A equipa detentora da Taça Hugo dos Santos recebeu o SL Benfica para uma partida marcada por um elevado ritmo de jogo.

O Benfica entrou muito eficaz no encontro, com uma intensidade ofensiva bastante alta, o que dificultou a tarefa da Oliveirense e fez com que o primeiro quarto terminasse favorável às águias por 23-31.

No segundo quarto, a equipa orientada por Norberto Alves disparou rapidamente no marcador e, ao fim de três minutos, já 19 pontos separavam as duas equipas. Tal diferença obrigou o treinador da Oliveirense a pedir um minuto para reorganizar a equipa. No final dos primeiros 20 minutos, o marcador registava 46-55.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A segunda parte foi idêntica à primeira: um Benfica forte, a impor um ritmo muito elevado, e uma Oliveirense sempre a tentar correr atrás do resultado. Apesar de algumas aproximações feitas pela equipa de Oliveira de Azeméis, nada foi suficiente. O Benfica venceu o terceiro período por 20-21, e o último terminou empatado a 22 pontos.

O destaque do jogo foi o base Aarron Broussard, com 18 pontos, três ressaltos e cinco assistências, somando 22 pontos de valorização. Do lado da equipa da casa, Earl Timberlake foi o melhor em campo, com 15 pontos, sete ressaltos e uma assistência.

Galitos BARREIRO ACEDE 90-89 FC Porto

O Galitos recebeu e venceu o FC Porto numa partida muito equilibrada e intensa.

Nos primeiros minutos do jogo, o Galitos entrou a todo o gás e venceu num parcial de 17-7, obrigando Fernando Sá a pedir um desconto de tempo. No regresso ao jogo, a equipa do FC Porto voltou com outra atitude e com uma melhor eficácia de lançamento, terminando os primeiros dez minutos a apenas três pontos de distância (26-23).

Muito graças à sua eficácia na linha de três pontos, a equipa do Barreiro continuou a destacar-se e levou a partida para o intervalo a vencer por 46-39. Quentin Eyobo (Galitos Barreiro) terminou a primeira parte já como grande destaque, com 22 pontos e seis ressaltos.

No terceiro quarto, a equipa da casa manteve a eficácia e obrigou os dragões a correr atrás do resultado. O FC Porto venceu esse período por 20-22 e levou a mesma atitude para o último quarto.

Nos minutos finais, os dragões passaram pela primeira vez para a frente do marcador, mas, no jogo das faltas, o Galitos mostrou-se mais eficaz e acabou por vencer a partida por apenas um ponto.

Tal como na primeira parte, Quentin Eyobo manteve o nível elevado na segunda e foi o MVP da partida, com 47.5 pontos de valorização (36 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências). Javian Davis foi o melhor jogador da equipa visitante, somando 22 pontos e seis ressaltos.

Sporting CP 94-62 SC Vasco da Gama

O Sporting recebeu pela primeira vez, no Pavilhão João Rocha, a equipa do Vasco da Gama, numa partida em que os leões dominaram desde o início.

Logo desde a bola ao ar, o Sporting destacou-se na partida. Com os parciais de 25-13 e 27-21, liderou toda a primeira parte e não deu espaço ao Vasco da Gama para crescer, limitando tanto o seu trabalho ofensivo como o defensivo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Para o Sporting, o objetivo na segunda parte passava por manter o nível exibido e continuar a aumentar a distância no marcador. O Vasco da Gama entrou melhor após o intervalo, mas ainda assim não conseguiu vencer nenhum dos períodos. Os parciais de 18-12 e 24-16 permitiram aos leões ampliarem a vantagem e vencerem confortavelmente por 94-62.

No Sporting, Brandon Johns começa a destacar-se cada vez mais e, no jogo de hoje, não foi exceção. O poste leonino assinou um duplo-duplo, com 24 pontos e 10 ressaltos, além de duas assistências, totalizando 42.5 pontos de valorização. Na equipa do Vasco da Gama, Lashon Lindsey somou 15 pontos, nove ressaltos e duas assistências.

Queluz | O NOSSO PREGO 87-88 Imortal LUZiGÁS

O último jogo da noite colocava frente a frente Queluz e Imortal num duelo equilibrado.

As duas equipas entraram bem na partida e, em cada um dos períodos, uma delas se evidenciou: no primeiro, o Imortal venceu por 16-28 e, no segundo, o Queluz venceu por 28-17, o que levou o jogo a apenas um ponto de diferença para o intervalo (44-45).

A segunda parte seria fulcral para sabermos o vencedor, mas, mesmo assim, o equilíbrio foi a palavra-chave deste encontro. 13-20 foi o resultado no terceiro quarto e o Imortal ficava com uma vantagem para os últimos dez minutos.

No quarto período, o Queluz foi atrás do resultado e, ao faltar um minuto para o final do jogo, apenas um ponto separava as duas equipas (79-80), deixando em aberto quem seria o vencedor. Uma grande bola de Keonte Kennedy colocou novamente o Imortal à frente por dois pontos, o que lhes permitiu ganhar a confiança necessária para vencer a partida por 87-88.

Miguel Baker foi o jogador em evidência na equipa vencedora, com um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos), formando 30 de valorização. No lado da equipa da casa, Michael Bradley fez 32 pontos de valorização, graças a 23 pontos marcados, três ressaltos e sete assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Um mês depois, a Taça Hugo dos Santos está de volta

Este sábado estamos de regresso para mais uma jornada da Taça Hugo dos Santos.

O Vitória SC abre a jornada ao receber o Esgueira Aveiro OLI no Pavilhão Unidade Vimarense. As duas equipas defrontam-se pela primeira vez nesta temporada, com o encontro marcado para as 15h.

Em Ovar, uma hora depois (16h), arranca a partida entre Ovarense GAVEX e SC Braga, um duelo que promete equilíbrio nesta segunda ronda.

Às 18h iniciam-se dois jogos em simultâneo: a UD Oliveirense recebe o SL Benfica, que segue invicto nesta fase da época, enquanto o Galitos BARREIRO ACEDE enfrenta o FC Porto. O encontro em Oliveira de Azeméis terá transmissão na DAZN.

Quase a fechar o dia, o Sporting CP, que atravessa um excelente momento de forma, mede forças pela primeira vez com o SC Vasco da Gama, às 18h30, num duelo que se antevê muito disputado.

A jornada termina com o Queluz | O NOSSO PREGO a receber o Imortal LUZiGÁS, num jogo que se espera equilibrado. A partida está marcada para as 18h45, no Pavilhão Henrique Miranda.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.