Artigos da Federaçãooo

José Costa: “Custou ouvir o hino pela última vez”

O base, de 35 anos, conta-nos como foi a despedida e o que espera relativamente ao futuro da equipa de todos nós.

Portugal perdeu o jogo com a Bélgica, em Coimbra, e perdeu o seu capitão, pois esse foi o último encontro em que José Costa vestiu a camisola das quinas. Tratou-se de uma noite de emoções fortes, conforme nos conta o próprio jogador. “A viagem até ao pavilhão foi fácil. Os momentos que me custaram foi ter ouvir o hino pela última vez com a camisola vestida – a lágrima veio ao canto do olho – e quando acabou o jogo e os meus companheiros levantaram-me no ar. Acabei por dar a volta ao campo as cavalitas do Filipinho [Filipe da Silva]”, recorda o jogador. Por enquanto ainda não tem saudades, mas quando sair a próxima convocatória… “Penso que o mais difícil ainda está para chegar. No próximo Verão é que realmente vou ter a perfeita noção de que acabou a Selecção para mim.” Vestiu tantas vezes a camisola de Portugal que à partida podia ser difícil escolher o momento mais marcante de todos estes anos, mas não foi assim. “Houve muitos, mas não esqueço o apuramento para o Europeu, contra Israel, em Paredes”, refere, lamentando o facto de não ter chegado a ir à fase final dessa prova, que teve lugar em Espanha. No que diz respeito ao futuro, José Costa deixa um conselho: “Penso que é urgente voltar a trabalhar na formação, não só para reforçar a Selecção principal mas também para tornar o nosso campeonato mais forte.Com apenas 3 estrangeiros há espaço para começarem a aparecer novos valores, mas para tal é preciso apostar, como já referi, na formação.” E o capitão, que tanto deu ao basquetebol português, deixa aqui uma mensagem aos mais novos: “Sem nunca descurarem os estudos, penso que é muito importante terem vontade de trabalhar para se tornarem jogadores. Sem sacrifício não se chega a lado nenhum”, garante.


Curso de Treinadores Nível II

O curso tem como director o Professor António Barata e completam a equipa os seguintes Formadores: Carlos Gouveia, Carlos Pinto, Francisco Gradeço e o árbitro Fernando Rocha.

Durante dez dias, de 31 de Agosto a 11 de Setembro, em regime intensivo, com aulas de manhã e de tarde, mais 25 treinadores vão ter a possibilidade de melhorar os seus conhecimentos e tornarem-se mais habilitados para exercerem uma função tão apaixonante, exigente como é a de Treinador.A ENB agradece o apoio e o papel da AB Aveiro e em especial do seu Director Técnico Regional Prof. Pedro Cura na organização logística do curso e deseja aos formandos e formadores, duas semanas de bom trabalho e sucesso.


Acção de Formação de Formadores Regionais

Esta acção é uma organização da ENB com o apoio da AB Coimbra e da sua Directora Técnica Regional Prof. Isabel Lemos.

A Acção de Formação de Formadores que vamos realizar dirigido ao corpo de formadores regionais, constitui um momento para todos trabalharem no programa dos Cursos de Treinador Nível I e para a formação de novos formadores.Após a reestruturação efectuada em 2007 nos programas dos cursos, estamos numa etapa intermédia de avaliação dos mesmos. O corpo de Directores de curso Nível I e os Coordenadores Zonais no sábado dia 4, farão a avaliação intermédia do trabalho efectuado bem como de eventuais novas sugestões ou ajustamentos, para apresentar posteriormente se for caso disso ao Conselho Nacional de Formação de Treinadores. Julgamos tratar-se de mais um passo em frente, importante, na procura de uma formação inicial de qualidade, que sirva as necessidades do basquetebol português. A abordagem dos conteúdos é parte fundamental desta acção, de forma que todos os cursos sejam os mais uniformes possíveis, quer na abordagem dos conteúdos, na linguagem utilizada e na avaliação. Constituem, portanto, objectivos desta acção:Adequar melhor os conteúdos do curso às reais funções que os recém formados têm vindo a desempenhar. Melhorar a apresentação dos conteúdos ministrados, referindo sugestões e formas de abordagem do Manual de Metodologia e Didáctica. Aprofundar a uniformidade pedagógica e coordenação da formação ministrada a nível nacional. Elevar a qualidade geral da formação e dos formadores regionais através do trabalho em equipa, do Director, Coordenador Zonal e Formador de nível I Nesta acção estarão presentes cerca de 120 treinadores de todas as regiões de Portugal.


Dois estrangeiros já escolhidos

A Associação Desportiva de Vagos (ADV) já elegeu dois dos três norte-americanos para a nova época. O clube vaguense dicidiu-se pela contratação de John Smith (posição 5) e Brandon Voorhees (posição 3/4) sendo que este último já não é um desconhecido do nosso campeonato, tendo representado na época 2007/2008 a equipa do Ginásio Figueirense.Para John Smith esta será a sua primeira experiência no basquetebol europeu, depois de na época passada ter estado a competir na D-League (Liga de desenvolvimento da NBA) e pela PBL. Nasceu em 1984, mede 2.03m e pesa 108 Kg. John Smith foi eleito por duas vezes o melhor atleta da Divisão 2 da NCAA, e actua preferencialmente nas áreas próximas do cesto.Depois de uma temporada em França ao serviço do Nanterre, conjunto do segundo escalão da Liga Francesa, Voorhees regressa ao basquetebol português, depois de uma passsagem pela Figueira da Foz. Brandon, também ele com 25 anos de idade, é um jogador versátil que tanto pode jogar no perímetro, como em posições mais interiores. Os seus 2.01m de altura e os 100Kg de peso, potenciam a sua versatilidade.Quem já tem tudo acertado para permanecer mais uma temporada no clube é Pedro Nuno, capitão da equipa da época transacta.


Al Jackson para a nova época

A Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra acaba de fechar o seu plantel, no que diz respeito a atletas estrangeiros. Depois de garantir a continuidade de Manuel Jonshon e a vinda de Quin Humphrey, os estudantes acabam de fechar contrato com AJ Jackson que vem ocupar a vaga deixada por Anthony Williams. Jackson tem 1,98 metros e 110 quilos e joga na posição de extremo-poste.Segundo o técnico Norberto Alves “O AJ Jackson é um extremo – poste que não sendo muito alto para a posição onde joga, é um jogador forte físicamente, que consegue jogar em zonas próximas do cesto mas também tem capacidade de lançamento exterior. Essa versatilidade é importante para a nossa forma de jogar. É um jogador muito competitivo e de uma forte entrega ao jogo colectivo. Espero que se adapte bem à equipa, que desempenhe bem o seu papel e que ajude a vencer jogos. Ele vem para o lugar do Anthony Williams (que fez uma óptima época) mas que nós não conseguimos manter face às suas exigências financeiras.”Os treinos da equipa sénior da Académica começam na próxima segunda feira, estando prevista a sua apresentação à comunicação social e aos associados para uma sessão pública a ser convocada muito em breve.Alguns dados sobre AJ Jackson:Career:Monessen, Pa. / Monessen 2005-2006: Robert Morris (NCAA): 28 games: 17.0ppg, 9.3rpg, 1.3apg, FG: 45.7%, 3PT: 41.3%, FT: 72.1%2006-2007: Robert Morris (NCAA): 28 games: 16.9ppg, 7.8rpg, 1.2apg, 1.0bpg, FGP: 46.6%, 3Pts: 35.0%, FT: 85.0%2007-2008: Robert Morris (NCAA): 34 games: 14.2ppg, 5.6rpg, 1.1spg, FGP: 42.6%, 3Pts: 39.5%, FT: 79.5%2009: In February signed at Santa Lucia Realtors (Philippines-PBA, starting five), released before the season started——————————————————————————-Awards/Achievements:NEC Tournament Semifinals -06, 08All-NEC 1st Team -06All-NEC 2nd Team -07, 08NEC Regular Season Champion -08


Curso de Formação de Juízes – AB Castelo Branco

Francisco Santos será o respectivo Director Pedagógico.

Uma excelente oportunidade para todos os interessados se inscreverem e abraçarem a carreira da arbitragem, competindo também aos próprios clubes da modalidade na região, a captação e incentivo de potenciais candidatos, como forma de promoção e desenvolvimento do Basquetebol no distrito de Castelo Branco.


Play-off de apuramento para a Divisão A

A equipa realiza um estágio de 28 a 30 de Agosto, em Rio Maior. Para esta acção estão convocadas as seguintes atletas:Ana Oliveira Maquinaria Ensino (Esp) Carla Freitas CAB Madeira Carla Nascimento AD Vagos Débora Escórcio Pabellon Ourense (Esp) Joana Fogaça Araújo Algés Joana Lopes Boa Viagem Mery Andrade Umana Venezia (Ita) Nádia Tavares CAB Madeira Paula Muxiri Badajoz (Esp) Sara Djassi GDESSA Sara Filipe Marsol Conquero (Esp) Sofia Ramalho Obenasa Navarra (Esp) Sónia Reis Cadi la Seu (Esp) Tamara Milovac Arxil Pontevedra (Esp) TREINOS: 28 a 30 Agosto – Pavilhão Municipal de Rio Maior02 a 07 Setembro – Pavilhão Multidesportos de Coimbra08 e 09 Setembro – aguardamos informação da Federação de MontenegroJOGOS: 05 Setembro Portugal x Montenegro 20h30 Pav. Multidesportos Coimbra09 Setembro Montenegro x Portugal a indicar a indicar


Treinos vão recomeçar

Depois de uma época de grande vitalidade os treinos de minibásquete vão recomeçar no Beira-Mar No dia 1 de Setembro às 18h30 no pavilhão do SC Beira-Mar vamos dar início à nova época desportiva do Minibasquete. Teremos oportunidade de reunir com os Atletas, Pais, Treinadores e Directores, de proceder às respectivas inscrições, de fazer as provas para o KIT Minibasquete e claro de realizar um treino para todos(Sub8, Sub10 e Sub12). A época 2009/2010 está quase a começar, contamos contigo. Aproveitamos para anunciar os horários e locais dos treinos para esta época 2009/2010:Sub 83ª Feira às 18h30 – Pav. Beira-Mar5ª Feira às 18h30 – Pav. EB23 João AfonsoSábado às 10h30 – Pav. Beira-Mar Sub103ª Feira às 18h30 – Pav. Beira-Mar5ª Feira às 18h30 – Pav. EB23 João AfonsoSábado às 10h30 – Pav. Beira-Mar Sub122ª Feira às 18h30 – Pav. EB23 João Afonso4ª Feira às 18h30 – Pav. EB23 João AfonsoSábado às 10h30 – Pav. Beira-MarPara qualquer informação complementar poderão sempre consultar o Blog do Minibasquete do Beira-Mar: www.minibasquetebeiramar.blogspot.com ; enviar um email: nazario.rp@gmail.com; telefonar: 965 348 413 ou 234 377 423.


Campo de Férias em Vila Real

A ADCE Diogo Cão em colaboração com o Município de Vila real, vai revitalizar em Vila Real, entre os dias 31 de Agosto e 5 de Setembro, a organização de Campos de treino de Basquetebol. Dirigidos a jovens entre os 6 e os 17 anos de ambos os sexos, este campo de férias têm como principais objectivos a promoção do convívio entre os jovens, a ocupação dos seus tempos livres, despertar a motivação para a prática desportiva do basquetebol, a criação de hábitos de saúde, ao mesmo tempo que se pretende criar uma apetência dos jovens para a prática federada da modalidade e trazer uma componente técnica, táctica e competitiva à época do ano onde o basquetebol não tem expressão, ou seja, ao verão.Todos os participantes terão direito a uma bola de basquetebol e uma t-shirt, bem como outros prémios que serão distribuídos ao longo do Campo de Férias. O Campo será dinamizado pelos treinadores da secção de basquetebol da ADCE Diogo Cão, contando com a preciosa colaboração de atletas e treinadores de dois clubes da Liga Profissional de Basquetebol, o Futebol Clube do Porto e da Associação Desportiva de Vagos.As inscrições estão abertas até ao dia 1 de Setembro, limitadas às 100 vagas disponíveis, podendo ser efectuadas através dos números de telefone 259302466, 965522867 e 910977619, ou descarregando a ficha de inscrição disponível no sitio http://www.adcediogocao.alojamentogratuito.com/, e na Sede da ADCE Diogo Cão – Traseiras do pavilhão.Vem crescer connosco.


Scalipus Street Basket 3×3

Nos dias 19 e 20 de Setembro vai realizar-se em Setúbal no Jardim de Vanicelos um evento denominado Scalipus Street Basket 3×3, este evento está aberto a toda a população jovem dos escalões etários nascidos entre 1992 e 2003 (inclusive).Trata-se de um evento que não é realizado em Setúbal à mais de 10 anos, o nosso clube com o apoio logístico do Município de Setúbal, vai organizar o Evento SCALIPUS STREET BASKET 3×3 2009. O evento inicia-se em ambos os dias pelas 9h00m, estando abertas as inscrições a partir dessa hora no local ( Jardim Vanicelos ) nos respectivos dias.


Portugal não deu chances

Niederanven (Luxemburgo) – Sem quaisquer dificuldades, pese embora tenha estado 3 minutos sem acertar com o cesto, obrigando mesmo o seleccionador nacional a pedir 1 minuto com o resultado em 2 – 0 (minuto 3), a partir daí Portugal embalou e não deu mais hipóteses à simpática congénere do Luxemburgo no encontro de ontem à noite relativo à oitava jornada do Campeonato da Europa de Seniores Femininos, Divisão B, Grupo B. Os 48 pontos de diferença registados no final (37 – 85), curiosamente a mesma diferença do jogo da primeira volta, há um ano em Ovar (80 – 32), espelham bem a superioridade incontestável das comandadas de Carlos Portugal.Com Sónia Reis imparável na área pintada (15 pontos até ao intervalo com 7/7 nos duplos e 1/1 nos lances livres) e Sofia Ramalho com a mão quente (80% nos triplos, fruto de 4 em 5 tentativas), a turma das quinas praticou um basquete fluído e eficáz, indo para o descanso com o dobro da marcação das anfitriãs (18 – 36). Embora a rotação do banco se continuasse a processar (11 jogadoras utilizadas nos primeiros 20 minutos) o rendimento do seleccionado luso não baixou devido à atitude das nossas representantes que continuaram a usar o colectivo e o contra-ataque, fruto da superioridade na tabela defensiva, para aumentarem a vantagem que no final do terceiro periodo (27 – 63), se cifrava já em 36 pontos. Sónia Reis (23 pontos, 11/12 nos duplos, excelentes 92 %, 4 ressaltos, 2 roubos e 2 faltas provocadas, com o senão de ter cometido 7 turnovers) foi a MVP da partida, bem acompanhada por Paula Muxiri que subiu de rendimento após o intervalo (17 pontos, 7/9 nos duplos, 11 ressaltos sendo 4 ofensivos, 2 assistências, 2 roubos e 5 faltas provocadas) e Sofia Ramalho (15 pontos, 5/7 nos triplos correspondentes a 71 % de eficácia, 2 ressaltos, 4 assistências e 4 roubos) constituíram o trio em maior evidência na selecção portuguesa. Na formação anfitriã destaque para a poste Jil Haentges (13 pontos, 7 ressaltos e 4 faltas provocadas) num modelo de jogo que usa e abusa do tiro exterior sem grandes resultados (3 em 18 tentativas). Em termos colectivos Portugal terminou com 50% nos duplos, 44% nos triplos, 37 ressaltos contra 23 do Luxemburgo, 9 assistências e 14 roubos com o Luxemburgo a superiorizar-se apenas nos lances livres (77% – 67%).No final da partida Portugal somava 14 turnovers sendo metade consentidos no primeiro período, enquanto a formação da casa terminava com 22. Nos outros encontros da ronda, enquanto a Suécia expressou a sua supremacia na Estónia (63 – 100), Montenegro consolidou a primeira posição no Grupo A, mantendo-se invicto (sétima vitória), ao vencer na Holanda por 61 – 70. Deste modo, Montenegro discutirá com Portugal um dos lugares de acesso à Divisão A, no play-off, com jogos a 5 (em Coimbra) e a 9 de Setembro próximo (em local a designar no Montenegro), enquanto a Suécia ficará ainda à espera do seu adversário (Holanda ou Irlanda).


Com honra e dignidade no adeus internacional de um grande capitão

Portugal perdeu com a Bélgica (58-60) numa partida onde os forasteiros tinham que vencer e muito sofreram para o conseguir e, assim, garantir a presença no playoff, frente à França. Foi um jogo intenso, com Portugal a defender de forma implacável e a criar muitas dificuldades à equipa belga. Portugal ainda teve a hípótese de, na última posse de bola, empatar ou vencer, mas não conseguiu concretizar o ataque.Nota de grande destaque para a despedida internacional do Capitão José Costa, em Coimbra. O base deixará de envergar a camisola das quinas deixando para trás um brilhante percurso internacional e, sobretudo, uma marca indelével junto de todos que com ele trabalharam. Boa sorte Zé!


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.