Artigos da Federaçãooo

Ângelo Pereira: “Para mim, é obrigatório alcançar o primeiro lugar na divisão C”

Ângelo Pereira, um dos mais prolíficos atiradores nacionais, vai disputar o seu quarto Campeonato da Europa, de 18 a 24 de setembro, em Sarajevo, Bósnia-Herzegovina. O “benjamim” da edição de 2017, na qual protagonizou uma estreia memorável, justificando o rótulo de um dos mais talentosos jogadores da nova geração do BCR português, surge no lote de eleitos com maior maturidade e capacidade de gerir os ritmos de jogo, sem perder o “faro” pelo cesto a que habituou os seguidores da modalidade, muitas vezes bem para lá dos 6,75m.

Número: #8

Palmarés: Finalista vencido Taça de Portugal, finalista vencido Supertaça, Medalha de Bronze nos EPYG – Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude 2022

Referências na modalidade: Hugo Lourenço e Jorge Almeida. A nível internacional, Patrick Anderson, Steve Serio, Gregg Warburton e Phill Pratt.

Jogos da tua vida: A estreia com a selecção no Europeu de 2017, em que fui o melhor marcador. O jogo contra a França nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude 2019, em que levámos uma tareia e sofremos uma pressão campo inteiro. Não tínhamos capacidade de reacção. Mudou a nossa forma de trabalhar.

Europeus passados (ou provas de seleções anteriores): Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude 2019 e 2022, ECMC 2017, ECMC 2019, ECMBC 2022.

1 – Quais as tuas expectativas para este campeonato da Europa?

Ganhar o Europeu. Do ponto de vista individual, procurar ter o máximo de minutos e fazer o meu melhor, enquanto estiver lá dentro, e também, quando estiver no banco, ajudar os meus colegas. Para mim, é obrigatório alcançar o primeiro lugar na divisão C. Quero ter a sensação de chegar ao ouro.

2 – É o teu quarto Europeu. Em que aspetos evoluíste e podes dar mais à seleção?

Ganhei mais experiência, tenho a capacidade de acalmar e compreender o jogo, apoiar os meus colegas mais jovens e sem presença em Europeus, casos do Alexandre [Conde], João Castro e Ibra[him] Mandjam. Ainda tenho o nervoso miudinho antes dos jogos, mas já estou mais calmo. Ainda me lembro do meu primeiro jogo, em que não conseguia sair do balneário com o nervosismo.

3 – Como te descreves como jogador? Quais os teus pontos fortes?

Sou melhor no ataque. Um atirador, bom a decidir, a ver o jogo e a fazer aquele passe no último instante. Tenho de melhorar a nível defensivo.

4 – Até onde gostavas de chegar com a seleção?

Vencer a divisão C, subir da B para a A e ficar na A. Gostava de estar lá em cima no topo e experimentar a sensação dos melhores jogos.

5 – Em que medida a incorporação do Óscar Trigo e do Javier López na equipa técnica pode contribuir para a evolução da selecção?

Têm uma mentalidade diferente, vieram da divisão A e sabem o que é competir na elite. Podemos ver na televisão, mas sentir, jogar a esse nível é totalmente diferente.

 

 


Seleção nacional sub17 femininos de 3×3 prepara participação no europeu

A seleção nacional de sub17 femininos de 3×3 prepara a participação na FIBA 3×3 U17 Europe Cup 2023, competição que se realiza entre os dias 22 e 24 de setembro em Heraklion, Creta – Grécia.

De forma a preparar a participação na prova, o grupo vai realizar um estágio de preparação, de 17 a 20 de setembro, no Rio Maior Sports Centre, de onde segue para o Campeonato da Europa.

Assim, a equipa das Quinas, comandada pelo selecionador nacional, Luís Oliveira, e que conta com o vice-presidente da FPB, João Leitão, e com a fisioterapeuta Ângela Vieira, foram chamadas seis atletas:

* Atleta suplente

Portugal integra o Grupo A com as congéneres da Alemanha e da Grã-Bretanha.

23 de setembro

Seleção Nacional 3×3 Sub-17 Femininos – ESTÁGIO PREPARAÇÃO E CAMPEONATO DA EUROPA 


Portugal termina entre as quatro melhores da Europa!

Chegou ao fim a caminhada portuguesa na FIBA 3×3 Europe Cup 2023, uma jornada histórica e que viu a equipa das Quinas atingir a melhor classificação de sempre na competição, o quarto lugar, nesta que é apenas a segunda participação na prova.

No jogo de atribuição da medalha de bronze Portugal mediu forças com a Lituânia, com quem jogara na primeira ronda da fase de grupos (derrota por 15-13 após prolongamento). A formação lituana entrou melhor e assumiu o comando do marcador, frustrando os ataques lusos em diferentes ocasiões. As comandadas de Américo Santos não baixaram os braços e procuraram dar a volta ao resultado de forma a atingir o desejado pódio europeu, tentando reagir de diversas maneiras.

Apesar dos esforços nacionais, o triunfo sorriu à formação lituana por 22-14. Márcia da Costa Robalo apontou 10 pontos e três ressaltos, com Emília Ferreira a assinar quatro pontos e três ressaltos.

Nesta que foi a segunda participação portuguesa consecutiva na principal competição de seleções europeias da FIBA 3×3, a Europe Cup, o conjunto luso consegue atingir a elite ao terminar na quarta posição, a melhor classificação de sempre na prova.

Parabéns a todo o grupo!


Portugal disputa medalha de bronze da FIBA 3×3 Europe Cup 2023

A seleção nacional de 3×3 continua a sua caminhada entre a elite do basquetebol europeu e vai jogar por um lugar no pódio da FIBA Europe Cup 2023, nesta que é a sua segunda participação na competição.

Na meia-final, frente aos Países Baixos, o conjunto neerlandês entrou melhor e depressa assumiu a liderança do marcador. Apesar das tentativas de reação por parte das comandadas do selecionador nacional, Américo Santos, as adversárias mostraram maior eficácia ofensiva e aproveitaram a vantagem física sobre as atletas lusas. Não obstante, a formação lusa reagiu em diversas ocasiões e procurou dar a volta ao resultado de forma a atingir a desejada final.

Após os dez minutos de contenda a vitória sorriu para as neerlandesas por 19-13. Emília Ferreira (7 pontos, 3 ressaltos) foi a melhor marcadora seguida por Márcia da Costa Robalo (2 pontos, 2 ressaltos), Laura Ferreira (2 pontos, 2 ressaltos) e Joana Soeiro (2 pontos, 2 ressaltos).

A equipa das Quinas continua em competição e vai disputar a medalha de bronze esta tarde, pelas 17h30, contra a Espanha ou Lituânia. O jogo tem transmissão no canal YouTube da FIBA 3×3 ou aqui.


Portugal bate campeãs da Europa e avança para as “meias” do europeu!

E fazem história novamente! A seleção nacional de 3×3 femininos entrou com tudo no último dia da FIBA 3×3 Europe Cup 2023 e venceu as campeãs da Europa, França, garantindo um lugar nas meias-final da competição!

Numa exibição a roçar a perfeição por parte do conjunto luso, que faz a sua segunda participação consecutiva nesta prova, Portugal mostrou a sua intensidade desde cedo e nunca permitiu que a formação francesa se sentisse confortável.

Frente às campeãs europeias em título, vice-campeãs mundiais e as líderes do ranking europeu – Portugal ocupa a 22.ª posição – as comandadas de Américo Santos nunca reduziram a velocidade e seguraram a diferença até final, festejando efusivamente mais um marco histórico.

O jogo das meias-finais tem início marcado para as 15h30 e transmissão no canal YouTube da FIBA 3×3. Portugal mede forças com os Países Baixos.

 


Portugal faz história e atinge “quartos” da Europe Cup 3×3!

Chega ao fim a fase de grupos da FIBA 3×3 Europe Cup 2023 e Portugal faz história ao qualificar-se, pela primeira vez, para os quartos-de-final da competição, que decorre em Jerusalém, Israel, de 5 a 7 de setembro!

E foi até ao fim! Na fase de grupos, Portugal esteve em bom plano e bateu-se de frente com a Lituânia, terceira no ranking europeu, no jogo de abertura do grupo C. A equipa das Quinas entrou melhor na contenda e esteve no comando da partida durante grande parte do jogo. Contudo, com o aproximar da conclusão do jogo as adversárias lituanas, já habituadas aos grandes palcos europeus, reagiram e conseguiram chegar ao empate a poucos segundos do final do tempo regulamentar.

Com um empate a 13 após os 10 minutos, o encontro seguiu para prolongamento onde a Lituânia mostrou maior acerto e selou a vitória por 15-13.

Laura Ferreira, com seis pontos, foi a melhor marcadora, seguida por Emília Ferreira (4 pontos), Márcia da Costa Robalo (2 pontos) e Joana Soeiro (1 ponto).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Portugal voltou a entrar em campo na mesma tarde, pelas 16h30, para enfrentar a Hungria. Um encontro em que a vitória era obrigatória para manter vivo o sonho do apuramento, a equipa lusa entrou com tudo e somou o desejado triunfo (16-10).

Com elevada intensidade ofensiva e defensiva desde o apito inicial, as atletas portuguesas demonstraram bastante crença na luta pela bola. Apesar das tentativas de reação adversárias, as comandadas de Américo Santos mantinham cabeça fria e conseguiam segurar o resultado até final, celebrando a vitória final.

Emília Ferreira (13 pontos, 7 ressaltos) esteve em evidência, seguida por Márcia da Costa Robalo (1 ponto, 4 ressaltos), Laura Ferreira (1 ponto, 3 ressaltos) e Joana Soeiro (1 ponto, 1 ressalto).

Atingida a melhor classificação de sempre na competição, Portugal entra em campo esta quinta-feira, pelas 7h30, para enfrentar as primeiras classificadas do grupo A.


Portugal ataca Europeu com ambição

É já esta tarde, dia 6 de setembro, que a seleção nacional feminina de 3×3 inicia a sua participação, pelo segundo ano consecutivo, na FIBA 3×3 Europe Cup, prova que esta época decorre em Jerusalém, em Israel.

Colocada no Grupo C com Lituânia (14h40) e Hungria (16h30), a equipa das Quinas procura melhorar os resultados obtidos na edição anterior da competição. Na antecâmara dos primeiros encontros, a FPB, falou com Emília Ferreira, Joana Soeiro, Márcia da Costa Robalo e Laura Ferreira, sobre o que esperar da prova e como correu a preparação.

“Esperamos dois jogos duros e difíceis mas não impossíveis de ganhar. São duas seleções de nível mundial e bastante distintas na forma de jogar uma da outra”, assevera Emília Ferreira, poste de Portugal. “A Lituânia é uma equipa que procura muito o tiro exterior enquanto que a equipa húngara procura muito ser vertical ao cesto”, atenta.

Para Joana Soeiro, base do conjunto luso, os adversário são “duas seleções muito fortes com várias jogadoras muito experientes no 3×3”. “No entanto, já provámos que podemos ganhar a qualquer país aqui presente e vamos acreditar no nosso potencial”, afirma.

“São duas equipas muito habituadas a jogar a este nível, principalmente a Lituânia, que já anda nestes palcos há vários anos. A Hungria também participou em vários Women’s Series ao longo do verão e parece estar bem preparada”, explica Márcia da Costa Robalo. “Espero jogos intensos, com um ritmo elevado. É um grupo forte e sabemos que para conseguir resultados vamos ter que estar ao nosso melhor nível”.

A internacional portuguesa, Laura Ferreira, que atualmente é a atleta portuguesa com maior número de pontos no ranking da FIBA 3×3, destaca a experiência dos adversários: “Participaram várias vezes na Women’s Series e experiência é algo que não lhes falta. Para além disso são conjuntos que se conhecem muito bem e por isso não vai ser fácil, mas estamos prontas para o desafio”, atenta.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FIBA3x3 (@fiba3x3)

“Acredito que vamos dar muita luta! Estamos motivadas, conquistámos uma etapa da Women’s Series e estivemos a bom nível nas outras por isso não tememos a experiência das adversárias porque também temos a nossa”, conta Laura. “Sinto que é um grupo equilibrado, mas estamos preparadas para dar o nosso melhor e nunca desistir. Vamos atacar esta competição da melhor forma possível”.

Nesta que é a segunda participação consecutiva da seleção feminina na elite do basquetebol europeu de 3×3, Márcia considera que a experiência adquirida na Women’s Series assume um papel importante na preparação: “A participação na Women’s Series dá-nos algum conforto porque estamos mais vez com estas equipas e temos oportunidade de as defrontar-mos. Sinto que isso é a grande diferença em relação ao ano passado e temos mostrado que somos uma equipa que quer ser respeitada quando se disputa um europeu”, elabora.

“Ainda que seja preciso participar em mais etapas da Women’s Series para podermos pontuar mais e subir no ranking mundial, todos os momentos de competição internacional que tivemos este verão faz-nos chegar aqui e acreditar que tudo é possível”, acrescenta Joana Soeiro. “Estamos no caminho certo e confiantes no nosso trabalho!”

Para Emília Ferreira, o objetivo é só um: vencer. “Queremos ganhar o campeonato da Europa! A nossa participação na Women’s Series foi bastante positiva, principalmente quando conseguimos alcançar, pela primeira vez, a vitória na etapa de Friburgo. Nas últimas etapas os resultados não foram tão bons mas a verdade é que serviu para ajustarmos e melhorarmos alguns pontos no nosso jogo”, confessa.


“Vamos disputar cada posse de bola como se fosse a última do torneio!”

A FIBA 3×3 Europe Cup 2023 arrancou esta terça-feira, mas o percurso português na prova começa apenas amanhã, quarta-feira, quando medir forças com a Lituânia e Hungria na fase de grupos.

A disputar a prova pelo segundo ano consecutivo, a seleção nacional feminina de 3×3 preparou-se ao longo do verão com várias participações em etapas da Women’s Series.

Na antecâmara do jogo inaugural na competição, o selecionador nacional, Américo Santos fez o balanço dos adversários de Portugal: “Se olharmos para o ranking europeu, somos atualmente a 22.ª equipa do ranking (a pior classificada neste torneio com a excepção do Luxemburgo, que se classificou através de uma vaga especial). Considerando que a Lituânia é 3.ª do ranking europeu e a Hungria a 8.ª, é fácil interpretar que somos os menos favoritos e os que têm menos possibilidade de passar à próxima fase do grupo”, afirma.

“Mas isto é 3×3, onde tudo pode acontecer. Sabemos que atualmente podemos vencer qualquer equipa. Por isso sem qualquer receio, sem qualquer desrespeito, olhos nos olhos com todo e qualquer adversário o objetivo é sempre ganhar”, elabora.

“Conhecemos muito bem a Lituânia e a Hungria, duas nações com enorme paixão e respeito pelo jogo de basquetebol independentemente de ser 3×3 ou 5×5. Duas equipas altamente experientes na modalidade com presenças em múltiplos campeonatos do Mundo e da Europa. No único jogo que fizemos contra a Lituânia o ano passado conseguimos a vitória e ainda não jogamos qualquer jogo contra a Hungria”, assevera.

O técnico detalha os pontos fortes dos adversários e deixa uma mensagem: “Têm estilos de jogo ofensivos e defensivos completamente distintos aos quais teremos que nos adaptar e superar. Acreditamos que temos boas hipóteses de nos qualificarmos em 1.º lugar no grupo e é com isso em mente que vamos disputar cada posse de bola como se fosse a última do torneio”.

“Não paramos de lutar, não paramos de jogar , não paramos de sonhar!”, conclui.


Presença feminina nos cursos de treinador continua a aumentar

Concluiu, no passado sábado, o curso de treinadores de nível 2 na Covilhã, momento formativo que decorreu de 26 de agosto a 2 de setembro.

Presentes estiveram 10 treinadoras que dão os primeiros passos no mundo técnico, correspondendo a mais de 30% dos formandos presentes. Provenientes dos Açores, Porto, Aveiro, Leiria, Madeira, Algarve, Lisboa e Coimbra, as treinadoras deram os seus contributos e demonstraram o seu interesse ao longo dos dias em regime de internato.

Presentes estiveram os formadores António Barata, Rui Alves, Luís Araújo, Diogo Almeida Santos e José Tavares.


Seleção nacional de 3×3 ultima preparação para a FIBA 3×3 Europe Cup

Tudo a postos para o início da campanha da seleção nacional feminina de 3×3 na FIBA 3×3 Europe Cup 2023, prova que começa esta terça-feira, dia 5 de setembro, em Jerusalém, Israel.

Já em território israelita desde sábado, Portugal integra o Grupo C com Lituânia e Hungria. O conjunto luso, comandado pelo selecionador nacional, Américo Santos, conta com as seguintes atletas:

Com transmissão no canal YouTube da FIBA, os jogos da formação portuguesa são nos seguintes horários:


Alma lusa não foi suficiente para seguir em frente em Pont du Gard

A seleção nacional de seniores femininos de 3×3, que continua a sua preparação para a FIBA Europe Cup 3×3 2023, começou da melhor forma a participação na etapa de Pont du Gard da Women’s Series!

Na qualificação para a fase de grupos, a equipa das Quinas esteve em grande nível e apurou-se com registo 100% vitorioso. Frente à Áustria o resultado foi de 16-13 e contra a Ucrânia o triunfo foi por 17-14.

Com o acesso à fase de grupos, Portugal integra o grupo C com a seleção da França e a equipa do Düsseldorf ZOOS.

No primeiro jogo desta fase, o conjunto luso mediu forças com a forte oposição da congénere francesa, que atua em casa. Num jogo de emoção e equilíbrio, onde as trocas de liderança se sucederam, a vitória sorriu ao conjunto gaulês por 14-12.

O último jogo da fase de grupo colocou Portugal frente ao conjunto do ZOOS. De forma a seguir em frente, a formação nacional precisava de vencer por oito de diferença ou marcar 22 pontos. Frente a um adversário que chegara à final nas duas últimas etapas da Women’s Series,  as lusas entraram a todo o gás e estiveram sempre na dianteira. No entanto, e apesar do triunfo por 15-12, o terceiro em quatro jogos disputados durante o dia, não foi suficiente para seguir em frente.

A seleção feminina vai disputar, em Israel, a FIBA Europe Cup 3×3 2023, de 5 a 7 de setembro.


Neemias e Ticha eternizados no Moinho do Penedo em Monsanto

Foi num clima de festa que a Betclic inaugurou o novo espaço, inserido no projeto Art Dunk, no Moinho do Penedo, em Monsanto. A inauguração contou com a presença dos embaixadores da Liga Betclic, Neemias Queta e Ticha Penicheiro. O jovem poste português já desempenha o papel de embaixador da Liga desde o seu arranque, no entanto, a novidade é a inclusão da “hall of famer”, Ticha Penicheiro, como embaixadora da Liga Betclic. A ex-internacional portuguesa é o novo rosto da Liga, juntamente com o primeiro português na NBA, Neemias Queta. Além do trabalho inexcedível levado a cabo pelo Projeto Ruído e pela Hoopers, na revitalização dos campos de Monsanto, o evento ficou também marcado pela apresentação das novas bolas da Liga Betclic para a temporada 2023/24.

Em Portugal por uns dias, antes de regressar a Sacramento para o “training campo” dos Kings, Neemias mostrou-se extremamente contente pela parceria com a Betclic e pela “chegada” de Ticha Penicheiro como nova embaixadora: “Já sou embaixador da liga há dois e tem sido uma parceria excelente. Estou entusiasmado pelo futuro, pela evolução que tem demonstrado. A Ticha é sempre uma referência. Inspirou muitos atletas, trouxe muito público para a modalidade em Portugal e com esta adição creio que só temos a ganhar para desenvolvermos ainda mais a competição”, referiu.

Ticha Penicheiro não escondeu a satisfação por se ter tornado na mais recente embaixadora da Liga: “Espero que esta parceria colha frutos. Que as mais jovens se possam interessar pela modalidade, que a minha história sirva de exemplo para que o basquetebol feminino em Portugal continue em crescimento. Fazer parte deste projeto é ótimo. Se é basquetebol contem comigo. Não vivo em Portugal, mas se posso acolher um projeto destes, perfeito. O País e o nosso basquetebol feminino dizem-me muito. Já tinham o Neemias como embaixador e como a igualdade é uma das ‘bandeiras’ da Betclic é a igualdade, acharam por bem que também fizesse este papel de embaixadora no feminino”, apontou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A Country Manager da Betclic em Portugal, Pureza Vasconcelos e Sousa, também conversou com a FPB, reforçando a aposta no basquetebol, sobretudo nas Ligas Betclic Masculina e Feminina: “Vamos continuar a trazer esta mistura de cultura, desporto e comunidade que achamos que é muito importante. Vamos continuar a promover o apoio também ao desporto fora dos pavilhões. E dentro dos pavilhões, como sempre, eu acho que com grandes ativações, grande foco. Agora com a Ticha também a juntar-se ao Neemias como embaixadora, acho que vai ser um impulso forte. Ela que tem uma carreira ilustre e que afinal de contas esteve na WNBA bem antes do Neemias chegar à NBA. Eles fazem uma muito boa equipa nesse sentido, trabalham muito bem em conjunto e acho que vai trazer uma visibilidade adicional”, disse.

No que diz respeito às bolas de jogo para a próxima época, Pureza Sousa considera que os pilares da parceria entre a FPB e a Betclic saem fortalecidos: “Fizemos duas bolas, para mais uma vez trazer esta perspetiva da dualidade e equidade. Foi feita em parceria com a Wilson, como vocês sabem, e acho que graficamente ficaram muito bonitas e fortes. Acho que é um projeto que é para continuar, acho que para o ano podemos fazer mais e melhor, mais ousadas ainda, e acho que se calhar até podemos trazer esta vertente da arte e da cultura para futuras edições das bolas. Para já achamos que o resultado ficou muito bonito e esperamos que funcionem, também, para dar uma visibilidade adicional a ambas as ligas”, concluiu.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.