Artigos da Federaçãooo
CN 1 Feminina: CDEFF HPM é a única equipa sem perder
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, o CDEFF HPM é o agora o único emblema invicto. O SC Braga, líder a norte – mas já não de forma isolada -, fruto da derrota no terreno do CPN – 77-64. A internacional Sub-20 Marta Rodrigues brilhou, ao somar 20 pontos, 8 ressaltos e 9 assistências, ajudando a equipa de Ermesinde a igualar as bracarenses na tabela.
Ver esta publicação no Instagram
Com os mesmos pontos dos protagonistas do duelo mencionado anteriormente, o CLIP TEAMS bateu o Olivais FC – 69-73 -, com Valeria Fernandez, a MVP da ronda, em grande plano – 26 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências e 5 roubos de bola; 36.5 de valorização. O CD José Régio recebeu e venceu o Maia Basket Clube – 77-62 -, apesar da réplica ímpar de Charity Gallegos – 21 pontos, 5 ressaltos, 8 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
O Gafanha Reis & Ana celebrou a segunda vitória da temporada, na receção ao Académico FC – 64-60 -, muito por culpa de Carolina Cabral – 12 pontos, 16 ressaltos.
A sul, em embate insular, Summer Pahl, com um duplo-duplo – 16 pontos, 10 ressaltos, 6 roubos de bola -, apontou o caminho para nova vitória do CDEFF HPM, sobre o Boa Viagem Angra Açores – 86-53.
Ver esta publicação no Instagram
A MVP da ronda transata Sienna Durr voltou a mostrar categoria, ao rubricar um duplo-duplo – 16 pontos, 12 ressaltos e 4 assistências -, determinantes para o êxito da ACD Ferragudo contra o GDRAR REMAX Évora – 58-40.
O Clube Basket de Queluz encerra o quarteto da frente, fruto do triunfo sobre o CRCQ Lombos Sub22 – 60-65 -, duelo no qual se notabilizou Constança Almeida – 13 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências. Exibições completas de Matilde Santos – 15 pontos, 9 ressaltos e 3 assistências – e Carolina Duarte – 13 pontos, 8 ressaltos e 6 assistências – contribuíram, de forma preponderante, para o sucesso caseiro da SIMECQ ante o Sporting CP Sub22 – 77-61. Inês Monteiro – 18 pontos e 13 ressaltos – deu o mote para a vitória do Sport Algés e Dafundo perante o Belenenses – 80-87.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – CDEFF HPM
EuroCup Women: Sportiva e SL Benfica procuram a primeira vitória na última ronda da fase de grupos
A fase de grupos da EuroCup Women aproxima-se do fim e esta quarta-feira marca o derradeiro compromisso europeu de Sportiva Azoris Hotels e SL Benfica na edição 2025/26. Ambas já sem possibilidade de avançar para os play-offs, mas determinadas em terminar a campanha com uma vitória, as duas equipas portuguesas entram em campo com ambição renovada e um objetivo comum: encerrar a participação europeia com uma exibição positiva.
Sportiva fecha o Grupo C frente ao líder invicto (17h00)
O Sportiva desloca-se à Hungria para defrontar o poderoso NKA Universitas Pécs, líder invicto do Grupo C e já qualificado para a próxima fase. A equipa açoriana, ainda à procura do primeiro triunfo na competição, enfrentará o adversário mais exigente do grupo — uma formação consistente, com forte identidade defensiva e que soma cinco vitórias em cinco jogos.
Apesar das dificuldades previsíveis, a formação orientada por Ricardo Botelho tem mostrado evolução ao longo da prova e pretende transportar essa melhoria para o último encontro. Jogadoras como Mariana Carvalho e Michaela Gaislerova, que têm sido referências ofensivas da equipa, tentarão impulsionar o Sportiva para uma despedida digna frente a um adversário de alto nível europeu.
Benfica visita Ostrava com o mesmo propósito (18h15)
Pouco depois, às 18h15, será a vez do SL Benfica entrar em ação na República Checa, frente ao SBS Ostrava, naquele que será o encerramento do Grupo K. As encarnadas também ainda não venceram nesta edição da EuroCup e procuram reagir a um ciclo exigente, marcado por duelos frente às duas equipas já apuradas: BAXI Ferrol e Zaglebie Sosnowiec.
O Benfica sabe que encontrar o equilíbrio defensivo e melhorar a eficácia ofensiva serão fatores determinantes para discutir o resultado em Ostrava. Jogadoras como Letícia Soares e Maria João Correia, que têm assumido maior protagonismo nos jogos europeus, serão novamente figuras centrais na tentativa de levar a equipa a um triunfo que permita fechar o grupo com sinais positivos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Seis duelos intensos na sétima jornada da Liga Betclic Feminina
Esgueira Aveiro ECOVALOR 63-73 SL Benfica
As duas equipas que chegaram à fase final na época passada defrontam-se pela primeira vez nesta temporada e, tal como no ano anterior, o confronto entre Esgueira e Benfica promete muito equilíbrio.
O Esgueira entrou muito forte, revelando maior eficácia no lançamento. Apesar de o Benfica conseguir responder, os primeiros dez minutos terminaram com uma vantagem para a equipa da casa: 21-15.
No segundo quarto, os papéis inverteram-se, com as águias a assumirem o controlo do jogo e a vencerem o parcial por 14-21, o que lhes permitiu levar a partida para o intervalo com uma diferença mínima: 45-46.
O conjunto orientado por Eugénio Rodrigues regressou do balneário com outra energia e, no terceiro período, impôs um ritmo superior, mostrando grande eficácia ofensiva para vencer o parcial por 18-27.
No derradeiro período, o Esgueira tentou reagir e lançar-se em busca do resultado, mas apesar do equilíbrio — refletido no parcial de 10-10 — não conseguiu reduzir a distância para o Benfica. Nos minutos finais, Zuzanna Puc assumiu um papel determinante na luta das tabelas, garantindo ressaltos decisivos que permitiram às águias manter o controlo do encontro.
Maria Bettencourt foi a MVP do SL Benfica com 10 pontos, seis ressaltos e três assistências, formando 20 pontos de valorização. No lado do Esgueira, foi a nova cara da equipa, Taris Thorton que mostrou a sua importância com 22 pontos, sete ressaltos e duas assistências.
Foi um jogo marcado por uma intensa batalha nos ressaltos, muita agressividade nas tabelas, boas percentagens de lançamento e um ritmo acelerado que proporcionou uma partida bastante competitiva.
Sporting CP 78-49 Sportiva AZORIS HOTELS
O Sporting arrancou o domingo no Pavilhão João Rocha com uma vitória dominante sobre a Sportiva por 78-49.
No primeiro período, o Sporting entrou forte e rapidamente liderou, fechando os 10 minutos com um parcial de 19-8. No segundo quarto, a equipa açoriana melhorou tanto na defesa quanto no ataque, reduzindo a diferença e terminando o período a apenas um ponto atrás, 16-15.
A partida manteve-se equilibrada no terceiro quarto, que terminou com o Sporting a vencer por uma posse de bola (18-16).
Ver esta publicação no Instagram
Já no último quarto, a equipa orientada por João Pedro Vieira consolidou a vantagem. Num parcial mais eficaz no ataque, o Sporting conseguiu controlar o jogo e cimentar o resultado a seu favor, mantendo a vantagem construída durante toda a partida.
Luana Serranho foi eleita MVP do encontro, ao regressar 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, totalizando 26.5 de valorização. Pela Sportiva, a melhor em campo foi Monique Pereira, com 10 pontos, oito ressaltos e quatro assistências.
CRC Quinta dos Lombos 66-43 SC Coimbrões SANCHO PANZA
A entrada na partida não foi fácil para nenhuma das equipas e, ao fim de cinco minutos jogados, o marcador registava apenas dois pontos para cada lado. A equipa da casa começou então a acertar no cesto, mas, mesmo assim, o Coimbrões continuou a condicionar os seus ataques. O primeiro período terminou com vantagem significativa para a Quinta dos Lombos, por 16-4.
Ambas as equipas entraram melhor no segundo quarto e aumentaram a produção ofensiva, num período mais equilibrado e bem jogado por todas as atletas. Ainda assim, a equipa visitada voltou a superiorizar-se e venceu também este quarto por 20-12.
Na segunda parte, o resultado continuou a sorrir à Quinta dos Lombos ao longo dos 20 minutos restantes. Uma atitude mais aguerrida de ambas as equipas e uma maior luta interior permitiram um equilíbrio superior nos últimos períodos, que terminaram 14-12 e 16-15.
Nahomis Hardy foi a melhor jogadora da Quinta dos Lombos, ao assinar um duplo-duplo – 18 pontos e 16 ressaltos – somando 32 de valorização. No Coimbrões, Emilie Silva marcou 5 pontos, fez duas assistências e conquistou dois ressaltos nos vinte minutos em que esteve em campo.
Imortal LUSIADAGÁS 70-61 Galitos FFONSECA
O Imortal recebeu e venceu, em Albufeira, o Galitos, numa excelente partida que permitiu à equipa da casa alcançar a quinta vitória consecutiva e, consequentemente, afirmar-se no segundo lugar do campeonato.
O primeiro período foi determinante neste encontro, terminando com uma vantagem clara para o Imortal por 29-7. A partir daí, a tarefa tornou-se bem mais complicada para o Galitos, que se viu com uma desvantagem de 18 pontos ao fim dos primeiros dez minutos.
A verdade é que todos os restantes períodos foram equilibrados e mostraram como o jogo poderia ter tido outro rumo. Com parciais de 11-14 e 17-19, a partida chegou aos minutos finais com o Imortal a manter uma diferença de 17 pontos.
O Galitos ainda venceu o último quarto por 13-21, mas não foi suficiente para alcançar o Imortal, que segue firme com a quinta vitória consecutiva no campeonato.
A melhor jogadora da partida foi Suraya Rijal, que somou 10 pontos e 15 ressaltos, totalizando 22.5 de valorização. Do lado do Galitos, Luisa Nufer destacou-se com 16 pontos e seis ressaltos, sendo a melhor da sua equipa.
CAB Madeira 72-77 Basquete Barcelos HMMOTOR
Se houve um jogo equilibrado nesta jornada, foi certamente este. O primeiro quarto terminou empatado a 21 pontos, com ambas as equipas a mostrarem grande competência nos dois lados do campo. No segundo quarto, o CAB Madeira esteve em destaque: realizou um parcial muito positivo (21-8), assumiu a liderança e chegou ao intervalo com uma vantagem confortável.
No regresso dos balneários, o Barcelos voltou com a sua garra habitual. Dominante nos ressaltos e com uma forte atitude ofensiva, conseguiu vencer o terceiro período por 16-26, reduzindo a diferença para apenas três pontos à entrada do último quarto.
Logo no primeiro cesto dos derradeiros dez minutos, o marcador voltou a ficar empatado a 58 pontos, deixando o desfecho da partida totalmente em aberto. Nos momentos decisivos, o Barcelos mostrou-se mais eficaz nos lançamentos importantes e acabou por conquistar a vitória por 72-77.
A MVP do encontro foi Rebecca Taylor, com 26 pontos, oito ressaltos e seis assistências, totalizando 28 de valorização. Do lado do CAB Madeira, destacou-se Hulda Joaquim, que somou 17 de valorização graças aos seus 14 pontos e oito ressaltos.
GDESSA Barreiro 82-64 Sanjoanense HELIOTEXTIL
O último jogo da jornada colocou frente a frente o GDESSA e a Sanjoanense, onde a equipa da casa saiu vitoriosa por 82-64.
Os primeiros 20 minutos do encontro foram muito equilibrados, com ambas as equipas a mostrarem consistência e eficácia no ataque. Os parciais de 24-20 e 17-20 levaram o jogo para intervalo com a equipa do Barreiro a vencer por apenas um ponto.
No arranque da segunda parte, destacou-se a excelente eficácia de lançamento do GDESSA e a maior intensidade defensiva, o que permitiu ampliar a vantagem para 64-49. O último quarto voltou ao equilíbrio esperado e terminou 18-15, confirmando a vitória da formação orientada por André Martins.
A melhor jogadora da partida foi Abigail Rafferty, determinante na luta das tabelas, com 12 ressaltos, aos quais juntou 11 pontos e uma assistência. Do lado da Sanjoanense, a “suspeita do costume” voltou a brilhar: Schekinah Bimpa fechou o encontro com um duplo-duplo, somando 17 pontos e 11 ressaltos em 29 minutos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
A Liga Betclic Feminina está de regresso este fim-de-semana
A Liga Betclic Feminina está de regresso depois de uma pausa para os jogos da seleção nacional.
A FPB falou com Gabriela Raimundo (Esgueira Aveiro ECOVALOR) e com Marcy Gonçalves (SL Benfica) para uma antevisão à partida este sábado.
A capitã da equipa de Aveiro, declarou que “Esta semana enfrentamos um dos jogos mais desafiantes da época, diante de um Benfica naturalmente forte e candidato ao título, mas o nosso foco está totalmente no crescimento da nossa equipa”. Apesar das mudanças significativas na equipa do Esgueira, Gabriela garante que este jogo é um ótimo momento para mostrarem a sua identidade “Sabemos que será um teste exigente, mas também uma oportunidade para mostrarmos a nossa competitividade, evoluirmos enquanto grupo e continuarmos a construir o caminho que queremos para esta época”.
Também o treinador André Janicas, garante que a equipa está preparada para receber o Benfica “Temos revelado uma grande capacidade ofensiva, mas, para vencer o Benfica, isso não será suficiente. Precisamos de juntar a isso a consistência defensiva que tão bem nos define. E é exatamente isso que vamos fazer”.
No lado adversário, a capitã do SL Benfica admitiu que as águias necessitam desde cedo de controlar o Esgueira e que será um jogo muito competitivo “O Esgueira é uma equipa tradicionalmente muito competitiva e que nos costuma criar bastantes dificuldades. (…) Precisamos de controlar as principais jogadoras do Esgueira, impor o nosso ritmo e dominar as lutas nas tabelas. Se conseguirmos cumprir estes pontos, acredito que o Benfica tem todas as condições para sair do campo do Esgueira com a vitória”.
A partida está marcada para este sábado (dia 22) às 21h no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira com transmissão na DAZN.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
CN 2 Feminina: Encurta para seis o lote de invictos
No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, permanecem invictos BC Limiense, Club 5Basket JBL M&PUB, Guifões SC, Galitos Sub22 QViagem, SIMECQ Sub22 e Ginásio EXZELLENZ.
1ª Fase – Norte A
Com a marca indelével de Morgan Dillard – 31 pontos, 12 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola -, a Juvemaia ACDC superou o Vitória Sport Clube – 74-68 -, quebrando a invencibilidade das vimaranenses. O SC Maria da Fonte somou a segunda vitória da temporada, contra o GDAS Basket – 87-37. Também em casa, o Futebol Clube de Vizela bateu a ATC – 54-51.
1ª Fase – Norte B
O Club 5Basket JLB M&PUB mantém a invencibilidade, na sequência do triunfo caseiro com o NCR Valongo Valetel – 89-37 -, onde veio à tona o talento de Joana Lopes – 23 pontos, 12 ressaltos, 6 roubos de bola.
Ver esta publicação no Instagram
O seu mais direto perseguidor é o CTM V. Pouca de Aguiar, que se impôs, perante o seu público, à AAUTAD – 73-38.
Jogaram ainda:
CPN Sub22 80-14 AC Astromil
CBP 60-48 GDB Leça Pousadinha Parade
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Norte C
Laky Samo, que amealhou 28 pontos e 14 ressaltos, conduziu o Guifões SC ao triunfo diante do Club Sport Marítimo – 65-61 -, em jogo em atraso, passando a ser o único emblema invicto na série. A turma de Matosinhos também entrou em campo, para enfrentar o SC Coimbrões Sub 22, que ultrapassou por 54-51. Anegor Wol registou um duplo-duplo, fruto de 13 pontos e 18 ressaltos.
Outros resultados:
SC Vasco da Gama 67-76 GRIB | 48 e pico
Ver esta publicação no Instagram
UAA Aroso 49-71 CDEFF Sub22
Ver esta publicação no Instagram
GD Bolacesto 49-53 Club Sport Marítimo/CAB
1ª Fase – Norte D
O Galitos Sub22 QViagem conserva o registo imaculado, depois de levar de vencida, fora de portas, a Ovarense Internutri – 47-60. A AAC derrubou a oposição da Enesse Sanjoanense – 70-39.
Jogaram também:
CD Tondela 53-37 Atómicos Eletrosantos-T21
GiCA 64-42 SC Beira-Mar – primeira vitória para o conjunto de Águeda
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Sul A
O BC Lis IPLeiria regressou às vitórias, no reduto da A.R. Amarense Soldalex – 27-66.
Com mais um jogo, o Santarém BC preserva a dianteira, ao vencer o Clube Náutico Abrantes – 71-80.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Sul B
A SIMECQ Sub22 prossegue a excelente campanha, tendo vergado, por margem expressiva, o MBA – 36-99. Segue-se o GDEMAM, que capitalizou o fator casa, frente ao Clube Nacional Natação – 55-47. Por último, o Odivelas Basket ganhou ao PAC/OBIT – 71-66.
1ª Fase – Sul C
O SL Benfica Sub22 contornou a resistência do Bilstein group/LOBOS – 47-69 – e encabeça o trio com os mesmos pontos no grupo. Na segunda posição, surge a Física Torres Vedras, que se afirmou perante o BAC/Crossjoin Solutions – 62-43 -, desfecho para o qual contribuiu sobremaneira Beatriz Filipe – 21 pontos, 6 ressaltos e 7 roubos de bola. Encerra o pódio o Carnide Clube, soberano frente ao GDGV – 73-42.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Sul D
Mais uma jornada vitoriosa para o invicto Ginásio EXZELLENZ, no recinto do Imortal Sub22 DIVINE HOME – 50-79. O Portimonense SC ditou leis, na deslocação ao ASC/BVRM – Monsaraz – 40-85 -, ao passo que o GDRAR Sub22 também sorriu, fora de portas, contra o Quarteira Tubarões – 54-68.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Guifões SC
Linces dominam Islândia em noite de pavilhão cheio no Barreiro
Portugal recebeu a Islândia para o segundo jogo de qualificação rumo ao Women’s EuroBasket 2027 e mostrou, do início ao fim, a verdadeira essência nacional.
As duas equipas entraram com grande vontade de vencer. A Islândia abriu o marcador, mas a seleção portuguesa manteve-se sempre na perseguição até assumir a liderança, fechando o primeiro quarto com 19-14.
As Linces não pararam de procurar aumentar a vantagem no marcador e o segundo quarto transformou-se num verdadeiro espetáculo. Portugal arrancou com um parcial de 8-0, aumentando de imediato a diferença. A elevada eficácia de lançamento e a luta excecional nos ressaltos permitiram ampliar ainda mais a vantagem. Com ritmo, intensidade e confiança, a equipa portuguesa chegou ao intervalo com um expressivo 55-26.
No regresso dos balneários, o objetivo era claro: manter a distância e evitar uma aproximação islandesa. Apesar de a Islândia ter marcado 25 pontos no terceiro quarto, a formação orientada por Ricardo Vasconcelos respondeu com os mesmos 25 pontos, continuando a defender bem as cores de Portugal e mantendo a agressividade defensiva e a eficácia ofensiva.
Ainda assim, o melhor estava guardado para o último quarto. As Linces mantiveram o rigor, condicionaram o jogo adversário e conseguiram controlar totalmente a partida. O desfecho só podia ser um: uma vitória implacável por 100-70 para Portugal.
Márcia da Costa foi a MVP portuguesa, somando 15 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências e um total de 20 pontos de valorização. Importa também destacar a prestação de uma das estreantes na seleção, Sara Guerreiro, que brilhou nos apenas nove minutos em que esteve em campo, contribuindo com 16 pontos de grande impacto.
Ainda assim, o verdadeiro triunfo deste jogo foi o coletivo. Uma equipa unida, forte e confiante, que demonstrou qualidade em todos os momentos e que tem motivos mais do que suficientes para acreditar tar que pode voltar a marcar presença no Women’s EuroBasket.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Seleção Nacional Feminina regressa a casa para enfrentar a Islândia no Barreiro
A Seleção Nacional Sénior Feminina volta a entrar em campo esta terça-feira, às 19h00, no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho, no Barreiro, para defrontar a Islândia naquele que será o segundo jogo da primeira janela de qualificação para o FIBA Women’s EuroBasket 2027.
Depois da deslocação a Belgrado para enfrentar a Sérvia, as Linces regressam a solo português para um novo duelo nesta fase inicial dos Qualifiers. A equipa orientada por Ricardo Vasconcelos procura somar uma vitória diante do seu público e reforçar a ambição de marcar presença no Women’s EuroBasket 2027.
O jogo no Barreiro representa mais uma oportunidade para os adeptos acompanharem de perto uma Seleção que tem vindo a crescer de forma consistente e que se tem afirmado no panorama europeu.
Ver esta publicação no Instagram
Os bilhetes para o jogo podem ser adquiridos através do link oficial.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
CN 1 Feminina: CDEFF HPM prossegue campanha sem mácula
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, o CDEFF HPM mantém a liderança na zona sul, posto ocupado, a norte, pelo SC Braga, que folgou nesta jornada. Começando em Coimbra, num dos grandes duelos da jornada, o Olivais FC bateu e igualou na tabela o CPN – 62-56 -, apesar do duplo-duplo rubricado por Vitória Dias – 19 pontos, treze ressaltos.
Valeria Fernandez averbou 18 pontos, cinco ressaltos e cinco roubos de bola, colheita determinante para o triunfo cómodo do CLIP TEAMS diante do Gafanha Reis & Ana – 88-54. Em alta, Raquel Dantas, com um duplo-duplo pautado por 11 pontos, doze ressaltos, aos quais somou cinco assistências, guiou o CD José Régio ao êxito, fora de portas, contra o Académico FC – 48-68.
A MVP da ronda 5, Charity Gallegos, voltou a dar nas vistas, ao registar 24 pontos, três ressaltos e sete assistências, no triunfo do Maia Basket Clube sobre o CD Póvoa – 82-46.
Ver esta publicação no Instagram
O CDEFF HPM é líder incontestado da zona sul, fruto de mais um triunfo robusto, no reduto do Sport Algés e Dafundo – 66-95. Summer Pahl, na órbita do duplo-duplo – 22 pontos, dez ressaltos, cinco assistências e quatro roubos de bola -, deu o mote para o sucesso das madeirenses.
Ver esta publicação no Instagram
Na vitória expressiva do terceiro classificado GDRAR REMAX Évora sobre o Belenenses – 78-46 -, despontou Sierra Smith, que assinou um desempenho superlativo – 15 pontos, 20 ressaltos.
Segunda distinção de MVP na corrente temporada para Sienna Durr, que arrecadou 36 pontos e sete ressaltos, alcançando 45 de valorização, na vitória categórica da ACD Ferragudo sobre o Sporting CP Sub22 – 41-73.
Ver esta publicação no Instagram
No embate mais equilibrado a sul, o Clube Basket de Queluz prevaleceu na visita ao Boa Viagem Angra Açores – 60-69.
Alavancada pelo contributo precioso de Carolina Duarte – 27 pontos e quatro ressaltos -, a SIMECQ suplantou o CRCQ Lombos Sub22 – 77-62.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – CDEFF
As Linces estreiam-se na qualificação rumo ao Women’s EuroBasket 2027
Portugal iniciou a sua campanha rumo ao Women’s EuroBasket 2027 em Belgrado, no reencontro frente à Sérvia, depois de ter garantido diante da mesma Seleção o inédito apuramento para o Women’s EuroBasket 2025. A 4.ª melhor da Europa saiu por cima, mas As Linces de Ricardo Vasconcelos realizaram uma exibição de raça e que só no último quarto permitiu às sérvias alargarem a vantagem. Com um resultado final mais desnivelado do que a performance dentro de campo (77-51), retiram-se algumas ilações para o segundo jogo desta primeira janela de qualificação.
O primeiro parcial não correu da melhor forma para as Linces, que desde cedo arrecadaram cinco faltas de equipa, o que condicionou os restantes minutos do primeiro quarto a nível defensivo para as portuguesas, sendo as anfitriãs a liderar após os primeiros dez minutos (23-12).
Porém, o segundo quarto do encontro decorreu de uma forma inversa, com as sérvias a chegarem às cinco faltas de equipa rapidamente e as comandadas de Ricardo Vasconcelos aproveitaram essa oportunidade para conseguirem aproximar-se do marcador (13-19) e colocar a partida a apenas cinco pontos ao intervalo (36-31).
O equilíbrio manteve-se no regresso dos balneários, com o coletivo dos Balcãs a vencer apenas por quatro pontos (16-12) o terceiro quarto. No último, as lusas e permitiram que a Sérvia se adiantasse pouco a pouco, com grande eficácia de lançamentos debaixo do cesto (58% de 2P) e uma maior fisicalidade na luta pelos ressaltos, e nem o grande jogo de Sofia da Silva (MVP lusa, com 12 pontos, seis ressaltos, uma assistências e dois desarmes de lançamento – 12 de valorização) inverteu o rumo dos acontecimentos.
Parcial final de 25-8 e nota positiva também para Carolina Rodrigues, com 11 pontos, Márcia Costa (9pts) e a “rookie” Inês Ramos, a completar a sua 8.ª internacionalização, com sete pontos convertidos.
Recorde-se que As Linces jogam agora esta terça-feira, dia 18 de novembro, no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho, no Barreiro, frente à Islândia, para o segundo jogo do Grupo G de qualificação rumo ao Campeonato da Europa de 2027. Bilhetes disponíveis aqui.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
CN 2 Feminina: Nove equipas contam os jogos por vitórias
No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, perdura a invencibilidade de nove emblemas: BC Limiense, Vitória Sport Clube, Club 5Basket JBL M&PUB, Guifões SC, Club Sport Marítimo/CAB, Galitos Sub22, Unidos/Farmácia Moderna, SIMECQ Sub22, Ginásio EXZELLENZ.
1ª Fase – Norte A
O BC Limiense preservou a invencibilidade, ao bater o SC Maria da Fonte – 47-66. Com menos um jogo, o Vitória Sport Clube goza do mesmo estatuto, fruto da vitória caseira contra o Futebol Clube de Vizela – 54-34 -, duelo onde despontaram, pelas vimaranenses, Helena Silva (5pts, 8res, 4ast) e Maria Bruno (13pts, 5res). O ATC somou a primeira vitória, no terreno do GDAS Basket – 30-52.
1ª Fase – Norte B
Cinco vitórias em cinco jogos para o Club 5Basket JBL M&PUB, que se impôs perante o CPN Sub22 – 60-74.
Ver esta publicação no Instagram
Segue-se o CTM V. Pouca de Aguiar, vitorioso no recinto do NCR Valongo Valetel – 53-64.
Outros resultados
AAUTAD 60-53 CBP
AC Astromil 53-34 GDB Leça Pousadinha Parade
1ª Fase – Norte C
O Guifões SC permanece invicto, graças ao triunfo, fora de portas, diante do SC Vasco da Gama – 57-69. O Club Sport Marítimo/CAB, também incólume, venceu a UAA Aroso – 53-71.
Jogaram ainda:
SC Coimbrões Sub22 73-52 GRIB | 48 e Pico
GD Bolacesto 67-43 CDEFF Sub22
1ª Fase – Norte D
O Galitos Sub22 recebeu e venceu, de forma contundente, o SC Beira-Mar – 87-46 -, pelo que conserva o registo sem mácula. No seu encalço, está a Ovarense Internutri, que prevaleceu frente ao CD Tondela – 66-55.
Ver esta publicação no Instagram
A AAC arrecadou os dois pontos, na deslocação ao Atómicos Eletrosantos-T21 – 33-60.
1ª Fase – Sul A
O Unidos/Farmácia Moderna prolongou a boa campanha, ao afirmar-se, categoricamente, ante o seu público, frente à A.R. Amarense Soldalex – 94-63. A formação de Tortosendo é a única invicta na série. À condição, o BC Lis IPLeiria comanda, apesar da derrota caseira – tangencial – com o Clube Náutico Abrantes – 59-60. O Santarém BC acumulou igualmente a segunda vitória, na receção ao Chamusca Basket Clube – 62-33.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Sul B
A SIMECQ Sub22 continua imparável. Desta feita, levou de vencida o Odivelas Basket – 96-47. Logo atrás, surge o GDEMAM, que trouxe o resultado desejado do duelo com o PAC/OBIT – 48-64. O Clube Nacional Natação conseguiu um triunfo amplo, em casa, contra o MBA – 79-42.
1ª Fase – Sul C
O SL Benfica Sub22 quebrou a invencibilidade do Carnide Clube – 67-47 – e passou para a dianteira. A Física Torres Vedras soma os mesmos pontos dos rivais citados, na sequência do êxito, no campo do GDGV – 44-69. O Bilstein group/LOBOS derrubou a oposição do BAC/Crossjoin Solutions – 42-64 -, apesar da entrega de Ana Santos, que rubricou um duplo-duplo – 14 pontos, dez ressaltos, seis roubos de bola.
1ª Fase – Sul D
O Ginásio EXZELLENZ tirou partido da grande atuação de Lara Ferreira – 14 pontos, doze ressaltos, seis roubos de bola; 34.5 valorização – para derrotar, folgadamente, o ASC/BVRM – Monsaraz – 92-25. Em Portimão, o Portimonense SC mostrou o seu poderio, no embate com o Quarteira Tubarões – 79-50.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Club 5Basket
Abertas as acreditações para o jogo de Portugal frente à Islândia no Barreiro
Estão abertas as acreditações para o jogo de Portugal frente à Islândia, que se realiza no próximo dia 18 de novembro, às 19h00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, a contar para a qualificação do FIBA Women’s EuroBasket 2027.
Os profissionais de comunicação social que pretendam acompanhar o encontro devem enviar o seu pedido de acreditação para o e-mail:
acreditacoes@fpb.pt
O pedido deve incluir:
– Nome completo e contacto direto; –
– Entidade que representam;
– Função ou cargo.
As acreditações estarão abertas até à véspera do jogo.
Os bilhetes para o público já se encontram à venda e podem ser adquiridos AQUI.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Seleção Nacional inicia estágio rumo ao Women’s EuroBasket 2027
A Seleção Nacional de Seniores Femininos deu esta segunda-feira início ao estágio de preparação para a primeira janela de qualificação do FIBA Women’s EuroBasket 2027, que arranca já a 15 de novembro. Sob o comando do selecionador Ricardo Vasconcelos, o grupo de 14 atletas iniciou os trabalhos no Centro de Estágio de Rio Maior, onde decorrem os primeiros treinos desta fase.
Portugal prepara-se para disputar dois jogos nesta janela: o primeiro, a 15 de novembro (sábado), frente à Sérvia, em Belgrado, pelas 17h00 (hora local), no Ranko Zeravica Sports Hall. Três dias depois, a 18 de novembro (terça-feira), as Linces regressam a casa para defrontar a Islândia, às 19h00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro.
A comitiva nacional viajará para Belgrado no dia 13 de novembro, permanecendo na capital sérvia até dia 16, quando regressará a Portugal para preparar o encontro com a Islândia.
Ver esta publicação no Instagram
Os dois jogos serão transmitidos em direto pela RTP, permitindo aos adeptos acompanhar o arranque desta nova caminhada europeia das Linces.
Os bilhetes para o jogo no Barreiro já estão disponíveis e podem ser adquiridos através do link oficial.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.












