Artigos da Federaçãooo

Sub20 Femininos batem Hungria no primeiro de dois encontros de preparação para o Europeu

Num encontro onde o desequilíbrio só começou a surgir no quarto período, a Seleção Nacional de Sub20 Femininos venceu a sua congénere da Hungria por 54-66, na primeira de duas partidas de preparação para o Campeonato da Europa, Divisão A, que se realiza de 6 a 14 de julho, em Klaipeda e Vilnius (Lituânia).

Em Szekesfehervar (Hungria), as portuguesas conseguiram reagir ao parcial de 5-0 imposto pelas adversários logo a abrir a partida e rapidamente tomaram a liderança do jogo. Alternâncias consecutivas no marcador e o 1.º quarto termina 14-13 para as húngaras.

O segundo período do jogo viu uma história similar: as atletas da Hungria entraram mais forte, com novo parcial de 5-0, mas com nova resposta lusa. Numa primeira parte onde as bolas de três teimaram em não cair, valeu a ambas as equipas a presença no garrafão. Ao intervalo, o marcador exibia 24-24.

Para o início da segunda parte, alterou-se a tendência. Portugal entrou mais forte e distanciou-se no marcador, mas a equipa adversária não desistiu e voltou a encostar, terminando o 3.º período 39-41 para as portuguesas.

No último quarto do jogo assistiu-se a um maior ímpeto do emblema das quinas (a vantagem mais dilatada cifrou-se nos 15 pontos de diferença a favor de Portugal). Um parcial de 7-0 ainda deu algum alento à seleção húngara, mas a diferença, nos últimos três minutos de jogo, manteve-se sempre na casa dos 10 pontos, terminando 54-66.

Destaque na partida para as exibições de Inês Bettencourt (17pts, 4/6 2P, 2/3 6P, 7res, 4ast, 5rb), Clara Silva (15pts, 7/11 2P) e Maria Neto (9pts, 4/7 2P, 5rb).

O próximo jogo da seleção lusa neste 3.º estágio de preparação está agendado já para amanhã, dia 15 de junho, às 15h30, frente ao mesmo adversário.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 


Sub18 Femininos preparam Europeu em Terras de Bouro

Com o Campeonato da Europa, Divisão A, a realizar-se de 3 a 11 de agosto em Matosinhos, a Seleção Nacional de Sub18 Femininos vai realizar o seu 1.º estágio de preparação em Terras de Bouro, de 24 a 29 de junho.

As convocadas são as seguintes:

 Nome Clube
Carolina Silva CPN
Denise Neves SIMECQ
Ema Karim SL Benfica
Francisca Teixeira CPN
Joana Magalhães CRCQ Lombos
Lara Varela Sporting CP
Laura Santos SL Benfica
Leonor Neves SL Benfica
Linda Domingos USLG Basket (França)
Maria Amaro Sporting CP
Maria Fernandes Clube dos Galitos
Maria Oliveira Sporting CP
Marta Rodrigues CPN
Marta Vieira SIMECQ
Patrícia Seck Marseilli Smuc (França)
Rita Nazário CRCQ Lombos
Sara Rodrigues CP Esgueira
Sofia Sousa Maia Basket

As atletas Magda Silva (SL Benfica), Maria Andorinho (SIMECQ), Mariana Delgado (CPN) e Sara Albuquerque (CRCQ Lombos) serão convocadas para o 2.º estágio de preparação, com início marcado para 1 de julho, em Pombal.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok. 


133 | SELEÇÃO NACIONAL SUB18 FEMININOS – 1º ESTÁGIO DE PREPARAÇÃO

Convocatória para o 1º estágio de preparação da Seleção Nacional de Sub18 Femininos.


Sub16 Femininos em Cantanhede

A Seleção Nacional de Sub16 Femininos vai estar em observação durante os dias 21 e 23 de junho, estágio que inclui a participação das atletas no Clinic de Formação Internacional de Cantanhede.

Na última etapa antes dos estágios de preparação, com vista à participação no Campeonato da Europa, Divisão B (agendado de 15 a 24 de agosto, em Konya, na Turquia), foram chamadas pela selecionadora Mariyana Kostourkova e pelos treinadores-adjuntos Adriano Cerdeira e Luís Oliveira 14 atletas:

Nome Clube
Alice Santos SIMECQ/ CAR Jamor
Ana David Alves CPN
Eliane Duarte Sporting CP / CAR Jamor
Gabriela Carvalho CLIP Teams / CAR Jamor
Inês Coelho Portimonense SC / CAR Jamor
Irene Sousa CRCQ Lombos / CAR Jamor
Laura Silva CRCQ Lombos
Luísa Cruz Clube dos Galitos
Mafalda Maria Monteiro SC Coimbrões
Mafalda Carvalho CLIP Teams
Maria Marcelino CLIP Teams
Maria Silva CRCQ Lombos
Rita Rodrigues Guifões SC
Sofia Mota Guifões SC / CAR Jamor

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 


Sub15 Femininos estreiam-se hoje no torneio internacional de Oeiras

Já arrancou o 1.º estágio de observação de atletas Sub15 Femininos, grupo que, de igual modo, inicia hoje a sua participação no Oeiras Basketball International Tournament 2024.

As 14 atletas convocadas pelo selecionador André Silva estreiam-se já esta noite, às 22 horas, no Pavilhão Jesus Correia, frente à equipa sénior do Paço de Arcos.

 Nome Clube
Ana Durães BC Barcelos
Daniela Fernandes Vitória SC
Gabriela Carvalho CLIP Teams / CAR Jamor
Inês Coelho Portimonense SC / CAR Jamor
Inês Costa SIMECQ / CAR Jamor
Laura Ramires CBQ Tubarões
Leonor Castro SC Coimbrões / CAR Jamor
Mara Gomes CD Póvoa
Maria Fidalgo Santarém BC
Maria Marcelino CLIP Teams
Matilde Veríssimo SIR Os Pimpões
Rita Figueiredo BC Barcelos
Rita Pechincha GDR André Resende / CAR Jamor
Sofia Mota Guifões SC / CAR Jamor

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


130 | CAMPO FPB SUB14 FEMININOS

Convocatória para o Campo FPB de atletas sub14 femininas, que se realiza de 7 a 13 de julho, na Covilhã.


129 | SELEÇÃO NACIONAL SUB16 FEMININOS – 3º ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO

Convocatória para o 3º estágio de observação da Seleção Nacional de Sub16 Femininos, que inclui a participação no Clinic Internacional de Formação, nos dias 22 e 23 de junho, em Cantanhede.


Convocatória da Seleção Nacional de sub20 femininos

A Seleção Nacional de Sub20 Femininos vai participar no Campeonato da Europa, divisão A, que se realiza de 6 a 14 de julho, em Klaipeda e Vilnius (Lituânia). A referida Seleção realiza o seu 3º estágio de preparação, entre os dias 10 e 16 de junho, em Pombal, incluindo dois jogos de preparação na Hungria, nos dias 14 e 15 de junho.

Na equipa técnica estão presentes, o selecionador nacional José Araújo, os treinadores-adjuntos, Pedro Dias e Gilda Correia, a team manager, Rosinha Rosário, a fisioterapeuta, Joana Pereira, e o dirigente, Luís Veiga. As atletas convocadas foram:

 Nome Clube
Ana Pinheiro CPN
Ana Urbano Clube dos Galitos
Clara Silva Unicaja (Espanha)
Cristina Freitas CDE Francisco Franco
Fatumata Djaló CP Esgueira
Filipa Barros California Baptist University (EUA)
Gabriela Falcão University Albany Great Danes (EUA)
Inês Bettencourt University of Connecticut (EUA)
Laura Silva CAB Madeira
Leonor Neves SL Benfica
Maria Inês Neto Clube dos Galitos
Marta Roseiro CRCQ Lombos
Rita Rodrigues CDE Francisco Franco
Teresa Santos BC Barcelos
Vitória Dias CPN

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Galitos ergue a Taça Nacional de sub14 femininos

A equipa do Galitos A/Knock-Out é a grande vencedora da Taça Nacional de sub14 femininos que se realizou nos dias 8 e 9 de junho, em Bragança.

No primeiro jogo do final de competição, o CDE F. Franco venceu à Boa Viagem por 44-53.

Numa partida bem iniciada pela equipa que saiu vitoriosa, os parciais foram: 7-16, 8-8, 16-12, 13-17. A melhor jogadora em campo foi Catarina Sousa (22pts, 25res, 2ast – 46val) do CDE F. Franco e destacou-se também a sua companheira de equipa Margarida Câmara (11pts, 7res, 3ast – 7,5val). Do lado da equipa adversária sobressaíram as atletas Mariana Silveira (20pts, 20res, 4ast – 17,5val) e Beatriz Pires (5pts, 5res, 4ast – 10val).

Estatística completa aqui: Boa Viagem 44-53 CDE F. Franco.

A equipa do Galitos A/Knock-Out liderou o jogo frente ao SC Farense por 76-48, onde os parciais foram: 16-10,  27-11, 17-11 e 15-16.

Nesta final, destacaram-se as atletas Deluna Moreno (14pts, 6res – 21val) e Rita Fernandes (13pts, 9res – 20,5val), na equipa aveirense. Da turma adversária, sobressaíram Francisca Leonardo (15pts, 6res – 12,5val) e Maria Palma (9pts, 12res, 1ast – 8val).

Estatística completa aqui: Galitos A/Knock-Out 76-48 SC Farense.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Quinta dos Lombos é a campeã nacional de sub14 femininos

A Quinta dos Lombos é a grande campeã do Campeonato Nacional de sub14 femininos, que se realizou de 7 a 9 de junho em Olhão.

Ao pódio subiu também o Sporting Figueirense (2.º lugar) e Sporting CP (3.º lugar), em 4.º classificado posicionou-se o CAB Madeira.

O cinco ideal de sub14 femininos, formou-se com as atletas Matilde Baltazar (Quinta dos Lombos), Aaliyah Ovono (Sporting Figueirense), Catarina Komkar (Quinta dos Lombos), Catarina Gonçalves (Sporting CP) e, por fim, Isabela Serrão (CAB Madeira).

No primeiro jogo do último dia de competição da fase final, o Sporting CP venceu o CAB Madeira(49-56), assegurando assim o terceiro lugar da competição. Por consequente, a equipa da Madeira posicionou-se em quarto lugar da fase final.

A melhor jogadora desta partida foi Maria Colaço (12pts, 6res – 15,5val) da equipa das “verdes e brancas”, e ainda a sua companheira Joana Castro (9pts, 6res – 13,5val). Do lado da equipa madeirense, destacaram-se Gabriela Andrade (9pts, 3res, 5ast -12val) e Isabela Serrão (1opts, 9res, 3ast – 11,5val).

Estatística completa aqui: CAB Madeira 49-56 Sporting CP.

Na disputa para primeiro e segundo lugar, a Quinta dos Lombos levou a melhor o Sporting Figueirense, com uma vitória por 53-43.

Uma final calorosa, com claques de ambas as equipas a encher o pavilhão, que resultou nos parciais: 12-9, 16-11, 9-11 e 16-12.

As melhores jogadoras desta partida foram Matilde Baltazar (14pts, 7res, 7ast – 26val) e Rosa Brás (12pts, 8res, 3ast – 22val), por parte da equipa de Cascais. Na turma adversária, Inês Duarte (14pts, 4res, 1ast – 16val) e Eduarda Penedo (5pts, 2res – 7,5val) destacaram-se.

Estatística completa aqui: Quinta dos Lombos 53-43 Sporting Figueirense.

A FPBtv conversou com as entidades presentes.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Sporting Figueirense e Quinta dos Lombos saem vitoriosos no 2.º dia de competições de sub14 femininos

No dia dois do encontro da fase final do Campeonato Nacional de sub14 femininos, o Sporting Figueirense marca a segunda vitória consecutiva frente ao CAB Madeira, por 57-47.

Após a vitória no primeiro dia de competições frente ao Sporting CP, a equipa do Sporting Figueirense voltou a sair vitoriosa derrotando o CAB Madeira. Neste jogo, a turma da Figueira da Foz fez virar o marcador de maneira a dominar o jogo quase de início ao fim (14-10, 10-11, 20-10 e 13-14).

A melhor jogadora em campo foi Aaliyah Ovono (19pts, 10res, 2ast – 28,5val) e, ainda do lado da equipa vencedora, Alice Silva (8pts, 2res, 2ast – 11val). Por outro lado, destacaram-se Ana Cardoso (8pts, 2res – 9,5val) e Maria Gouveia (6pts, 4res, 1ast – 6val) na equipa madeirense.

Estatística completa aqui: Sporting Figueirense 57-47 CAB Madeira.

 

No segundo jogo do dia, o Sporting CP saiu derrotado pela Quinta dos Lombos, por 48-50.

Uma partida renhida até ao último minuto onde todos os pontos fizeram a diferença. Os parciais do confronto foram: 14-19, 16-13, 8-6 e 10-12.

Na equipa vencedrora destacaram-se Catarina Komkar (12pts, 3res, 1ast – 17val) e Rosa Brás (12pts, 4res, 1ast – 8,5val). Do lado da equipa adversária as melhores jogadoras foram Catarina Gonçalves (10pts, 6res, 1ast – 9,5val) e Margarida Colaço (4pts, 9res – 8val).

Estatística completa aqui: Sporting CP 48-50 Quinta dos Lombos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


124 | SELEÇÃO NACIONAL SUB20 FEMININOS

Convocatória para o 3º Estágio de Preparação da Seleção Nacional de Sub20 Femininos, que inclui a realização de 2 jogos de preparação na Hungria.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.