Artigos da Federaçãooo

Liga BCR: Hugo Maia e Nuno Nogueira projetam o embate mais aguardado da ronda 10

Com sete vitórias em sete encontros, o GDD Alcoitão tem novo “teste de fogo” para a manutenção da invencibilidade na Liga BCR. Depois de um triunfo categórico frente à APD Sintra, os cascalenses enfrentam a equipa da APD Leiria, este sábado, pelas 15h, no Pavilhão do Lis – Cortes.

Hugo Maia, o capitão da formação líder, vaticina um duelo complicado, face às caraterísticas dos leirienses. “Espera-nos a equipa mais física do campeonato, não só pela velocidade que impõe ao jogo como pela altura que consegue colocar em campo e, será provavelmente um desafio adequado para o nosso momento da época”, analisou, concretizando o que espera do clássico do BCR nacional.

“Sabemos que nos pode haver alguma irregularidade no marcador, fruto da exigência física do jogo, mas sabemos o que temos que fazer, principalmente a nível defensivo, onde estamos sempre dependentes de que lançadores estão mais efectivos. Acredito poder sair de Leiria com a oitava vitória e matemáticamente apurado para a fase de playoffs”, concluiu o camisola #15.

Nos locais, Nuno Nogueira – 3.0 -, que se tem revelado o elemento com maior apetência para marcar, mostra-se convicto no equilíbrio que irá pautar o encontro, até face a partidas anteriores entre os dois emblemas. “Penso que vai ser um jogo equilibrado, de parte a parte, como Alcoitão já nos vem habituando nos últimos confrontos. Vêm de uma forte sequência, mas acreditamos que, com união e concentração entre toda a equipa, o resultado pode pender a nosso favor”.

O jogo entre APD Leiria e GDD Alcoitão, previsto para 31 de janeiro, às 15h, tem transmissão no canal de Youtube dos anfitriões.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 

 


Portugueses lá fora: Trio luso em Ferrol em maré vitoriosa

Em nova rubrica dos “Portugueses lá fora”, Miguel Reis, Alexandre Conde e Hélder Moreira, trio luso dos galegos do Basketmi Ferrol reclamam o protagonismo, partilhado com Ibrahim Mandjam, do Amicacci Abruzzo, que continua a campanha positiva na Série A.

Espanha – Primera División

Sete anos depois, o Basketmi Ferrol, histórico conjunto do BCR galego e espanhol, volta a contar com um trio de portugueses no seu plantel. A Miguel Reis e Hélder Moreira, juntou-se Alexandre Conde, proveniente do Reggio Calabria BIC, da Série A italiana. Antes, na temporada 2019/2020, Pedro Bártolo, José Miguel Gonçalves e Luís Domingos defenderam o emblema do extremo norte da Galiza.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

E, por agora, os resultados são encorajadores. Na receção ao CBSR Elche, o Basketmi Ferrol impôs-se por 65-53. Miguel Reis – 4.0 – atingiu o máximo de carreira – 31 pontos -, bem coadjuvado por Alexandre Conde – 4.0 – (8 pontos) e Hélder Moreira – 4.5 – (6 pontos).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Seguiu-se viagem à Catalunha, para defrontar o CEM L´Hospitalet Afaniad Maestrat, teste difícil que também pendeu a favor dos ferrolanos – 52-55. Miguel Reis repetiu o estatuto de mais destacado nas suas cores, com 23 pontos, ao passo que Alexandre Conde e Hélder Moreira registaram 6 e 10 pontos, respetivamente.

Itália

Série A

O arranque de 2026 também foi generoso com Ibrahim Mandjam – 4.0 -, já que o Amicacci Abruzzo averbou três vitórias em quatro encontros, saldo que vale o terceiro posto. No primeiro duelo do ano, houve embate entre portugueses: Ibrahim Mandjam – 5 pontos, 5 ressaltos – recebeu e venceu o Reggio Calabria BIC, de João Castro – 2.0 – (1 ponto; 2:36 min), por 66-50.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Seguiu-se uma jornada pouco risonha para ambos: derrota do Amicacci, em casa, frente ao Asinara Waves Porto Torres52-61 –, com Ibrahim a render 5 ressaltos e 1 roubo de bola. No tocante ao Reggio Calabria BIC, o poderio do Briantea 84 Cantù mostrou-se avassalador – 87-56. João Castro contribuiu com 1 ressalto.

Seguiu-se novo desafio caseiro para a turma de Giulianova, pautado desta feita pela conquista dos dois pontos, perante Wheelchair Basketball Vicenza66-51. E que importância teve Ibrahim Mandjam para este desfecho! O poste internacional A assinou uma das melhores exibições da época, ao amealhar 10 pontos, 8 ressaltos em 20 minutos. João Castro não saiu do banco na derrota do Reggio Calabria BIC, no reduto do Santo Stefano74-54.

Série B

O Santa Lucia Basket Roma, casa de Ismael de Sousa – 3.0 -, não descola do líder e rival romano SS Lazio, depois de conseguir mais dois triunfos, diante da Lupiae Team Salento – 81-30 – e I Ragazzi di Panormus Palermo – 27-70. Ismael correspondeu com 8 e 4 pontos, por esta ordem.

França – Nationale 1

Janeiro não trouxe a bonança que o CS Meaux 2 desejava. A equipa dos arredores de Paris, onde milita Christophe da Silva – 1.0 -, perdeu com Meylan Grenoble – 49-52 – e Lyon – 63-40 -, duelo com a marca do extremo internacional A, que apontou 3 pontos.

Alemanha

Regionalliga 1

O Lux Rollers, luxemburgueses que integram as competições germânicas e cujas fileiras acolhem há mais de uma década o ex-internacional A Paulo Soeiro, alcançaram um saboroso triunfo diante do RBG Dortmund 51 – 62-60 -, resultado que permite à equipa do Grão-Ducado ocupar o quarto posto em nove possíveis.

Regionalliga 3

Sem David Lima – 5.0 – disponível, o SGH Berlin conheceu desfechos distintos na jornada dupla: suplantou o RB Zwickau E.V. – 60-50 – e não conseguiu contrariar o Team-MV – 52-66.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Basketmi Ferrol/Sara Rodrigues

 

 

 

 


Equipas visitantes saem todas vencedoras desta quarta-feira de Taça Hugo dos Santos

3.ª jornada da Fase de Grupos da Taça Hugo dos Santos, com a elite do Basquetebol nacional em destaque. Sporting CP, UD Oliveirense, FC Porto e Queluz O NOSSO PREGO vencem os respetivos jogos nesta ronda, que só fecha dia 20 de fevereiro, com o SL Benfica – Ovarense.

IMORTAL LUZiGÁS 74-88 SPORTING CP

Primeiro jogo de excelência para abrir a jornada, com o Sporting CP a precisar de um 3.º quarto brilhante (15-27) para ultrapassar a equipa de Albufeira. Niels Lane (18pts, 7res – 25val) fez um dos seus melhores jogos com as cores do Imortal LUZiGÁS, saíndo como MVP estatístico e ajudando a manter a equipa a um ponto ao intervalo (14-14, 24-25), embora os grandes destaques tenham vindo do coletivo leonino.

Francisco Amarante (14pts, 7res), Brandon Johns (15pts) e Maleeck HardenHayes (13pts) estiveram em grande forma, contribuindo para encerrar o encontro com 21-22 nos derradeiros dez minutos.

O Sporting CP sobe assim ao topo do Grupo B, com três vitórias.

A estatística completa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Vitória SC 81-86 UD Oliveirense

A UD Oliveirense conquistou a sua primeira vitória na presente edição da Taça Hugo dos Santos ao vencer o Vitória SC por 81-86. Num jogo equilibrado, com alternâncias de domínio e decisões nos momentos-chave, a formação de Oliveira de Azeméis revelou maior eficácia nos instantes finais para assegurar o triunfo fora de portas.

A partida começou com ascendente da equipa visitante, que entrou com maior intensidade ofensiva e fechou o primeiro período a vencer por 18-25, explorando bem o jogo exterior e a transição rápida. Os anfitriões responderam no segundo quarto com uma reação consistente, ajustando a defesa e melhorando a circulação de bola no ataque, o que se traduziu num parcial de 27-19, permitindo aos vimaranenses chegar ao intervalo na frente.

Após o descanso, o equilíbrio manteve-se elevado. O terceiro período terminou empatado (18-18), com ambas as equipas a trocarem cestos e a mostrarem capacidade para responder aos momentos de maior pressão. A indefinição no marcador refletia a competitividade do encontro e deixava tudo em aberto para os últimos dez minutos. No período decisivo, o conjunto de Oliveira de Azeméis voltou a assumir o controlo do jogo, impondo-se por 18-24. A maior eficácia nas posses decisivas e a solidez defensiva permitiram à equipa visitante recuperar a liderança e gerir a vantagem até ao apito final, confirmando um triunfo importante na competição.

Em destaque esteve Jimmy Boeheim, eleito MVP da partida, após uma exibição determinante com 19 pontos, oito ressaltos e três assistências, somando 25 de valorização. Com este resultado, a UD Oliveirense alcança a sua primeira vitória na Taça Hugo dos Santos nesta época e passa a apresentar um registo idêntico ao do Vitória SC, com uma vitória e duas derrotas na fase de grupos.

A estatística completa.

SC Vasco da Gama 63-122 FC Porto

No terceiro jogo da jornada, a cidade do Porto foi palco de um encontro sem grande história. O SC Vasco da Gama recebeu o FC Porto, mas não conseguiu contrariar a superioridade dos dragões, que dominaram a partida do primeiro ao último minuto.

A equipa azul e branca exibiu um jogo coletivo sólido, aliado a excelentes iniciativas individuais, destacando-se sobretudo pela eficácia ofensiva. O FC Porto apresentou uma impressionante percentagem de concretização nos lançamentos de dois pontos (65%) e uma grande consistência da linha de lance livre (27/29-93%). Essa superioridade refletiu-se no marcador ao longo de todos os períodos, vencidos sucessivamente por 10-28, 19-35, 19-33 e 15-26, sem nunca baixar a intensidade.

O resultado final de 63-122 espelha de forma clara o domínio portista, que assim somou a sua primeira vitória no Grupo B.

Em destaque esteve Vladyslav Voytso, melhor marcador do encontro com 22 pontos, a que juntou nove ressaltos, totalizando 30 pontos de valorização. Robert Beran Jr (16 pontos, 5 ressaltos e uma assistência), Miguel Maria (11 pontos, 7 ressaltos e 8 assistências) e Corey Allen-Williams (15 pontos, 3 ressaltos e 8 assistências) também tiveram um papel determinante no triunfo. Do lado do SC Vasco da Gama, Felizardo Ambrósio foi o jogador mais influente, terminando a partida com oito pontos, cinco ressaltos e duas assistências.

A estatística completa.

Galitos BARREIRO ACEDE 98-110 Queluz O NOSSO PREGO

O Queluz foi ao Barreiro bater-se com a equipa do Galitos no Municipal Prof. Luís de Carvalho, estando em causa o 3.º lugar do Grupo B (que dá acesso à fase seguinte), saindo vitorioso. O encontro até começou melhor para os anfitriões (20-18), mas o segundo quarto da equipa alvinegra foi avassalador (23-39).

A pontuação elevada com que se seguiu para o intervalo continuou na segunda parte: 24-30 e 31-23. Se, ao terceiro quarto, parecia que a equipa de Henrique Pina não ia conseguir recuperar, a meio dos últimos dez minutos ainda se acendeu a chama, aproximando-se para seis pontos, mas não foi suficiente.

Brilham Wesley Robinson (14pts, 12res) e Julius Dixon (17pts, 6res, 6ast), ambos com 25 de valorização, mas o melhor marcador foi mesmo Derricko Williams (22pts).

No Galitos BARREIRO ACEDE, destaque para Teotónio Dó, com um jogo imperial (27pts, 7res – 28.5val), e os 19 pontos de Quentin Djibounde.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Road to the World Cup: o sonho passa por Coimbra

Os Linces estão de volta.

Depois de um novembro de sucesso, com uma vitória importante frente a Montenegro, joga-se agora a segunda janela de qualificação rumo ao FIBA World Cup 2027. Coimbra, mais precisamente o Pavilhão Municipal Mário Mexia, vai ser a “casa” dos Linces a partir de 23 de fevereiro – com boas perspetivas, já que foi aqui que se iniciou a preparação para o EuroBasket 2025 e onde a Seleção Nacional Feminina, em fevereiro passado, se qualificou, de forma inédita e histórica, para o Women’s EuroBasket 2025.

Agora, dia 27 joga-se frente à Roménia, pelas 19 horas, o terceiro adversário desta primeira ronda de apuramento, apenas três dias antes da visita a Pitesti, para a 2.ª mão frente aos romenos.

Inserido no Grupo B da Primeira Ronda dos Qualifiers, Portugal precisa de se classificar nos três primeiros lugares para avançar para a Segunda Ronda, cruzando com as três melhores do Grupo A (todos os resultados contam), e desse grupo de seis emblemas só três garantirão a vaga mundial. Avançam um total de 12 nações europeias para o Mundial de 2027.

A bilheteira está aberta – na Smartfan Tickets.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


A pré-convocatória do professor Mário Gomes

➤  27 fevereiro 2026 – PORTUGAL x Roménia, 19 horas, Pavilhão Mário Mexia, Coimbra, bilheteira aberta

➤  2 de março 2026 – Roménia x PORTUGAL, hora por definir, Pitesti

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


AB Viseu: CD Gumirães vence título distrital de Sub14 Masculinos

Terceiro fim de semana de fases finais distritais para a Associação de Basquetebol (AB) de Viseu, com a final de Sub14 Masculinos em Carregado do Sal a ver sair como campeão distrital o CD Gumirães, que já vencera em Sub16 e Sub18.

O clube da capital de distrito bateu por 72-49 o ARCOliveirinha este domingo, que por seu lado batera o CD Tondela 46-49 na meia-final.

Os prémios de Cinco Ideal foram atribuídos a André Mugeiro, Marien Cunha e Lourenço Moreira, do CDGumirães, e a Lourenzo Ventura (ARCOliveirinha) e Rodrigo Silva (CD Tondela).

Pode acompanhar o calendário competitivo da AB Viseu na sua respetiva página.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | AB Viseu

CN 2 Masculina: Séries de apuramento determinaram 7 equipas que avançam para a 2ª fase

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, realizaram-se as séries de apuramento para definir mais sete emblemas qualificados para a 2ª fase. Falta saber ainda o desfecho do duelo entre AAUTAD e Monção BC. FC Porto Sub23, CD José Régio, Campinho/Equi, Illiabum Sub23 EXITCASA, Ovarense Sub23 Olho Marinho, A. C. Moscavide e GDRAR asseguraram a qualificação.

Apuramento 2ª Fase – Norte

O FC Porto Sub23 não facilitou e venceu os dois encontros diante do FAMABASKET, por 121-44 e 76-111. A Ovarense Sub23 Olho Marinho inverteu a desvantagem da primeira mão com o CLIP TEAMS – 62-58 -, impondo-se em casa por expressivos 83-49.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por OVARENSE BASQUETEBOL (@ovarense_basquetebol)

O Illiabum Sub23 EXITCASA também contrariou a derrota inaugural com o Olivais FC Sub23 – 74-64 – e venceu, em Ílhavo, por maior diferença pontual – 83-68.

Do mesmo feito se pode gabar ainda o CD José Régio, que saiu por cima da eliminatória mais renhida: derrota fora de portas por 79-78 frente ao Esc. Mod. SL Benfica OAZ – 79-78 – e vitória caseira por 75-73, apesar dos bons números de José Fula – 10 pontos, 19 ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube Desportivo José Régio (@cdjregio)

O Campinho/Equi ruma à 2ª fase, fruto da vitória por 17 pontos, em casa, frente ao Febres Sport Club – 70-53 -, equipa que ganhou o segundo encontro por 64-56.

Apuramento – 2ª Fase Sul – Série 1

Disputada numa modalidade de todos contra todos, a “liguilha” premiou o A.C. Moscavide, única equipa que ganhou os dois jogos.

Resultados:

FC Barreirense Sub23 75-76 A.C. Moscavide

A.C. Moscavide 78-63 ABA/IPCB Sub23

FC Barreirense Sub23 84-36 ABA/IPCB Sub23

Apuramento – 2ª Fase Sul – Série 2

O GDRAR obteve duas vitórias concludentes na eliminatória com o CBA FCC Eq Hoteleiros Sub23. Fora de portas, a turma alentejana venceu por 43-107, com Rodrigo Almeida – 32 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências, 5 roubos de bola – em grande plano. Em casa, a fasquia dos três dígitos também foi alcançada – 131-37 – desta feita com o protagonismo a recair em Ronaldo Quissoma – 30 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências, 9 roubos de bola.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CD José Régio

 

 


CN 1 Masculina: Terminou a 1ª fase

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, concluiu-se a última jornada da 1ª fase. Basquete Barcelos Eticol, CD Póvoa Sub23, FC GAIA – FOKUS, Guifões SC, Galitos Pizzarte, SC Beira-Mar, Club 5Basket Gondomar, SC Vasco da Gama Sub23, ABA/IPCB, Estoril Basket Clube, Sporting CP Sub23, CBC – Coração do Ribatejo, CBA Vigion Group, Futebol Clube Barreirense, Belenenses e Atlético CP estão apurados para os grupos que vão prosseguir a disputa pela promoção.

1ª Fase – Norte

Já sem decisões em cima da mesa, com ambos os emblemas apurados para a fase de promoção, o Basquete Barcelos Eticol superou o CD Póvoa Sub2377-34. De enfatizar a brilhante atuação de Joel Luz – 20 pontos, 21 ressaltos, 3 desarmes de lançamento -, com um duplo-duplo na casa das duas dezenas. O FC GAIA – FOKUS festejou o apuramento, na quarta vaga, para a etapa seguinte, fruto de um triunfo sobre o Guifões SC82-78 -, duelo no qual Jake Harrison assinou uma exibição para a história: 45 pontos, 19 ressaltos, 5 assistências, 2 desarmes de lançamento que contribuíram para uma valorização de 69.5.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Futebol Clube de Gaia – Basquetebol (@fcgaiabasket)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Futebol Clube de Gaia – Basquetebol (@fcgaiabasket)

Com Diego Soares – 19 pontos, 10 ressaltos, 3 assistências, 5 roubos de bola – em plano de evidência, o GDAS amealhou os dois pontos, no reduto do Académico FC80-83. Já o FAC – Crédito Agrícola recebeu e venceu o CB Viana NortAluga – 83-68 -, ancorado na colheita de Philipe Oliveira – 20 pontos, 13 ressaltos, 4 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Famalicense AC Basquetebol (@famalicenseac_basquetebol)

1ª Fase – Norte-Centro

Já com a passagem em mão, o líder Galitos Pizzarte manteve o comando a solo, fruto do êxito caseiro com a AD Sanjoanense78-58. Danilson Francisco – 16 pontos, 13 ressaltos – brilhou na turma da casa. Seguiu-se o SC Beira-Mar, vitorioso no terreno da Juvemaia ACDC/Mecprec67-71 -, desenlace com correlação direta com a prestação notável de Clarence Jackson – 26 pontos, 11 ressaltos, 3 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Beira-Mar Basquetebol (@beiramarbasquetebol)

O Club 5Basket Gondomar vergou o SC Vasco da Gama Sub2372-67 -, já ambos qualificados para a luta pela promoção. O ascendente estatístico pertenceu a Evandro Delgado – 16 pontos, 7 ressaltos, 6 roubos de bola. Russel Dean II – 18 pontos, 12 ressaltos, 6 assistências – guiou o Olivais FC à conquista dos dois pontos, no embate com o Gafanha Rascunhos Urbano60-72.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Olivais FC Coimbra (@olivaiscoimbra)

1ª Fase – Centro-Sul

A ABA/IPCB consumou a passagem no primeiro posto, de forma isolada, ao derrubar a oposição do Sporting Clube Marinhense89-66 -, com Bernardo Matos – 25 pontos, 9 ressaltos, 11 assistências – como protagonista e a espreitar o triplo-duplo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Associação Basquetebol Albicastrense (@abacbranco)

O Estoril Basket Clube reclamou o segundo posto, tendo batido, nesta jornada derradeira da 1ª fase, o Eléctrico Futebol Clube – 84-69. O Sporting CP Sub23 conquistou o terceiro lugar, fruto do sucesso, ante o seu público, com o Carnide Clube66-59. Dinis Cherepenko – 20 pontos, 13 ressaltos – assumiu as despesas na turma leonina.

O CBC – Coração do Ribatejo alcançou a qualificação, neste último “sopro” da 1ª fase, ao contornar a resistência do PAC Kyocera63-68 -, impulsionado por Ivan Fernandes – 14 pontos, 17 ressaltos, 3 assistências.

1ª Fase – Sul

O líder CBA Vigion Group encerrou a primeira fase a vencer, no recinto do Seixal Superveda54-75 -, não obstante o inconformismo de Bruno Bandeira – 17 pontos, 12 ressaltos, 4 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube de Basquete de Albufeira (@cbabasquete)

O Futebol Clube Barreirense também fechou com triunfo, em casa, sobre o BAC Crossjoin Solutions 87-51 -, duelo no qual despontou Evan Maxwell – 10 pontos, 18 ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Barreirense Basquetebol (@fcbarreirensebasquetebol)

Juntam-se ao lote de apurados Belenenses e Atlético CP, que se enfrentaram no Acácio Rosa, com a vitória a pender para os anfitriões – 95-65. Shawn Summers Jr. – 32 pontos, 3 ressaltos, 7 assistências – emergiu como figura da partida.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Os Belenenses Basquetebol (@belembasket)

Geraldo Santos – 21 pontos, 12 ressaltos – ajudou o Scalipus CS a triunfar, na visita ao Portimonense SC Sub2352-71.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Scalipus Clube de Setúbal (@scalipusclubedesetubal)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Os Belenenses 


Akoi Yuot é o MVP da Jornada 12 da Liga Betclic Masculina

Akoi Yuot foi eleito o MVP da Jornada 12 da Liga Betclic Masculina, depois de uma exibição de grande nível. O jogador destacou-se pela sua entrega em campo e importância no rendimento coletivo da equipa, sendo decisivo ao longo do encontro.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Os restantes elementos que fazem parte do Cinco Ideal da Jornada 12 são: Hugo Ferreira (Esgueira Aveiro OLI), Brayden Carter (Galitos Barreiro ACEDE), Tanner Omlid (FC Porto) e Dalaney Blaylock (SC Braga).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Taça Hugo dos Santos regressa para a 3.ª jornada esta quarta-feira na FPBtv

Quarta-feira de Taça Hugo dos Santos. Joga-se a 3.ª jornada, com o encontro entre os líderes do Grupo B, Imortal LUZiGÁS e Sporting CP, e com a reedição do SC Vasco da Gama – FC Porto, que ainda este fim de semana fez ferver a Liga Betclic Masculina.

No Grupo A, o Vitória SC recebe em casa a UD Oliveirense, que ainda não venceu (0-2) na prova.

Sempre na FPBtv:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


SC Braga – Esgueira Aveiro OLI e SL Benfica – Ovarense GAVEX jogam-se a 7 e 20 de fevereiro, respetivamente.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Equilíbrio é a palavra-chave da Proliga

Com o fim da 15.ª jornada da ProLiga, confirma-se que o equilíbrio da competição se mantém, agora dividido em dois grupos bem definidos: promoção e manutenção.

No grupo da promoção, o CD Póvoa/ESC Online é a única equipa que segue apenas com vitórias. A formação poveira deslocou-se a Olhão para defrontar o Ginásio Clube Olhanense, num encontro marcado pelo equilíbrio do início ao fim. Com os parciais de 11-18 e 27-20, ao intervalo a equipa da casa detinha uma vantagem de seis pontos. O terceiro quarto voltou a sorrir ao conjunto algarvio (19-12), colocando em alerta a equipa da Póvoa. No entanto, no último período, os poveiros deram tudo, venceram por 12-21 e acabaram por garantir o triunfo por apenas dois pontos (69-71).

O grande destaque do encontro vai para o poste Matic Lamut (CD Póvoa) que em 33 minutos concretizou 14 pontos, fez 20 ressaltos e 4 assistências, formando 34 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CD Póvoa Basquetebol (@cdpovoabasquetebol)

Todos os outros jogos foram equilibrados. O Casino Ginásio recebeu o Portimonense SC que saiu vitorioso por 72-78. Com todos os parciais idênticos a nível de pontuação (12-17, 15-13, 20-19 e 25-29) a equipa de Portimão foi mais consistente e acabou por vencer e consolidar o seu 5º lugar. O MVP em campo foi Cheikh Fall com 28 pontos, 17 ressaltos e 3 assistências, que culminou em 46 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Em Ílhavo, o Illiabum MARGRES recebeu o CAB Madeira em mais um encontro que terminou por uma curta diferença: 65-67. Idênticos aos encontros anteriormente referidos, os períodos foram todos mantidos no equilíbrio mas, no terceiro quarto a equipa visitante venceu por 14-23 e aumentou a sua vantagem. O último quarto favoreceu a equipa da casa (21-14) mas não foi suficiente para travar a equipa madeirense.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Multi Desportivo (@multidesportivo24)

Por último na fase promoção, tivemos um encontro entre o Imortal sub23 AOC e o Maia Basket Clube. O primeiro quarto favoreceu o Maia por 12-23 que rapidamente provou ao Imortal (atualmente 4º classificado) que de tudo ia fazer para vencer a partida. O segundo quarto já favoreceu o Imortal por 24-16, mas ainda assim foram a perder por 3 pontos para o intervalo (36-39). Na segunda parte da partida, a equipa da casa venceu de um modo mais confortável, aumentou vantagens e terminou mesmo com uma vitória por 84-73.

Na fase de manutenção, o AD Galomar foi a equipa que venceu pela maior margem, ao bater o Sangalhos DC por 103-64. Uma entrada muito forte nos primeiros dez minutos (30-10), seguida da consolidação no segundo quarto (26-20), permitiu à formação da casa chegar ao intervalo com uma vantagem confortável de 26 pontos. Na segunda metade do encontro, o cenário manteve-se favorável ao Galomar, que venceu o terceiro quarto por 28-14, acabando por ceder o último período por apenas um ponto (19-20), sem colocar em causa o desfecho do jogo.

Na equipa da casa, apesar de várias boas prestações individuais, Latreavin Black destacou-se como MVP da partida, com 22 pontos, 12 ressaltos e duas assistências, somando 34 pontos de valorização.

A primar novamente pelo equilíbrio, o encontro entre o Sampaense Inspecentro e o Clube Basket de Queluz foi decidido apenas nos instantes finais, com a vitória da equipa da casa pela margem mínima (78-77). Num jogo marcado por parciais muito equilibrados (21-17, 21-23, 21-20 e 15-17), o resultado foi oscilando ao longo dos 40 minutos, acabando por sorrir ao Sampaense.

Markus Terry foi o jogador em maior destaque, com 19 pontos, três ressaltos e uma assistência, somando 20 pontos de valorização. Do lado do Queluz, Brennen Newsom esteve em evidência, ao apontar 26 pontos e conquistar cinco ressaltos.

O Sport Club Lusitânia venceu por 89-72 o SL Benfica sub23, num jogo em que a equipa da casa foi sempre superior e ao longo do jogo foi sempre consolidando a sua vitória. Onyinyechi Eyisi foi o melhor jogador em campo com 22 pontos, 13 pontos e uma assistência, formando 35.5 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Sport Club Lusitânia (@sclusitania)

Para terminar, o BSA-GALP venceu a Académica EFAPEL por 69-65, em mais uma partida marcada pelo equilíbrio. Ainda assim, a formação da casa liderou todos os quartos por margens curtas, mas suficientes para garantir o triunfo. Marque Maultsby foi o jogador em maior destaque, ao registar 22 pontos, nove ressaltos e cinco assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga BCR: GDD Alcoitão, FC Porto e APD Braga vencem na ronda nove

Na Liga BCR, a jornada nove teve como principal montra o duelo entre GDD Alcoitão e APD Sintra. Os cascalenses praticamente sempre por cima no marcador, venceram todos os quartos e deram uma resposta cabal de capacidade, que lhe permite preservar o estatuto invicto – 64-39.

Na Escola Secundária de Alvide, os comandados de Fernando Lemos averbaram assim a sétima vitória em outros tantos possíveis, com Afonso Tavares – 4.0 – (22 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências) e Ângelo Pereira – 2.5 – (22 pontos, 6 ressaltos, 3 assistências), que lançou a 73% de dois pontos, a emergir como principais figuras e ambos com 23.5 de valorização. Do lado sintrense, nota mais para Ricardo Pires – 5.0 – (11 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências) e Hugo Lourenço – 4.0 – (18 pontos, 12 ressaltos, 4 assistências).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDD Alcoitão (@gdd_alcoitao)

No Lagarteiro, o Futebol Clube do Porto recebeu e venceu a APD Lisboa – 79-20 -, formação que se apresentou privada do contributo de Bruno Lopes – 3.0. Na vitória portista, merecem ênfase os desempenhos de Diogo Ferrás – 3.0 – (21 pontos) e Pedro Bártolo – 2.5 – (16 pontos). Paulo Conceição – 2.0 – encabeçou a réplica da equipa da capital, com 7 pontos.

Já a APD Braga impôs-se comodamente, em Ferreiros, perante a APD Paredes – 81-20. Hélder Freitas – 3.5 – (16 pontos) e Filipe Carneiro – 2.0 – (16 pontos) revelaram o maior “poder de fogo” nos minhotos, que alcançaram a quarta vitória da temporada. Pelos paredenses, esteve em evidência Eduardo Gomes – 4.0 – (18 pontos), ex- APD Braga.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Carlos M. Valença – PhotoSports 


“Triplo” de presenças do BCR no Centro de Reabilitação do Norte deixou utentes rendidos

A manhã de 21 de janeiro não viu o sol raiar, no Centro de Reabilitação do Norte – CRN, em Vila Nova de Gaia, mas o improviso e a vontade venceram a meteorologia menos convidativa para a experimentação do BCR ao ar livre. Os utentes do CRN privaram com Pedro Bártolo, atleta da seleção nacional de BCR e colaborador da FPB, numa pequena preleção sobre as caraterísticas e histórico da modalidade em Portugal.

A breve exposição teórica motivou algumas perguntas e curiosidades de quem ouviu atentamente e quebrou a rotina de reabilitação intensa, que pauta esta segunda vida dos utentes com uma lesão recém-adquirida. Veio então a prática, redesenhada na sala de espera, agora sem bancos, convertida nos 28 metros por 15 dignos do entusiasmo de um Madison Square Garden à pinha.

João, um aficionado à primeira vista, deu conta da alegria do momento. “Achei a atividade espetacular. Permitiu-nos socializar, conhecer o BCR, aprendi que é uma modalidade para todos. Se calhar quando sair daqui, vou experimentar”, afiançou.

Mário Rui Correia, Terapeuta Coordenador do CRN, enalteceu a periodicidade das atividades de BCR em cooperação com a FPB e a importância da atividade para os utentes. “É com muito agrado que recebemos a atividade. Para os nossos doentes, é um dia especial. Correu muito bem. Estamos sempre disponíveis para receber este tipo de iniciativas. Foi a terceira com o BCR e certamente vão haver mais”, referiu.

Em 2025, a FPB chegou ainda ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e ao Centro de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.