Artigos da Federaçãooo

Portugueses Lá Fora: trio português “vivo” na luta pela Final 4 na 2ª liga espanhola

Em mais um capítulo dos “Portugueses Lá Fora”, saltam à vista os resultados positivos de Ismael de Sousa, na Série B, em Itália, e a melhoria de rendimento galopante do Basketmi Ferrol, casa de Hélder Moreira, Miguel Reis e Alexandre Conde.

Espanha – Primera División

O Basketmi Ferrol registou a terceira vitória consecutiva, dado que aproxima os galegos dos lugares de qualificação para a Final 4, na receção aos bascos Salto Bera Bera – 57-48. Miguel Reis – 4.0 – dominou a produção ofensiva local, com 29 pontos. Alexandre Conde amealhou 8 pontos e Hélder Moreira 3 pontos. Veio depois um duro teste, com o experiente conjunto do BSR Amiab Puertollano, que pendeu a favor dos de Castela-Mancha – 62-79. Miguel Reis – 4.0 – foi o mais concretizador na turma ferrolana, com 18 pontos, seguido de perto por Alexandre Conde – 4.0 -, com 14 pontos, ao passo que Hélder Moreira – 4.5 – registou 4 pontos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Série A

O fecho do mês de janeiro não trouxe boas notícias para Ibrahim Mandjam – 4.0 -, titular na derrota do Amicacci Abruzzo, em casa do Dinamo Sassari59-55. A colheita do internacional A: 4 pontos, 2 ressaltos, 3 assistências, 2 roubos de bola, em 13:44 minutos. O Reggio Calabria BIC recebeu e venceu o Special Bergamo Sport – 79-66 -, com João Castro – 2.0 – a ser lançado pelo técnico Antonio Cugliandro durante 5:41 minutos.

Série B

O SSD Santa Lucia saltou para o comando, à condição, do “Girone C”, do segundo escalão do BCR italiano, mercê de dois triunfos de uma assentada. Ismael de Sousa – 3.0 – contribuiu com 8 pontos, no sucesso fora de portas, frente a Don Orione – 18-68. No dérbi da capital, o SSD Santa Lucia impôs-se à S.S. Lazio – 45-43 -, encontro no qual Ismael de Sousa não figurou nas opções.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por SSD SantaLuciaBasket (@santaluciaromabasket)

França – Nationale 1

No segundo escalão francês, ainda não foi desta que o CS Meaux 2 regressou às vitórias. Diante Douai Tiger´s, a equipa dos arredores de Paris saiu ultrapassada por 57-48, com Christophe da Silva – 1.0 – como totalista de minutos e a apontar 6 pontos.

Luxemburgo

A final da Taça do Luxemburgo de basquetebol teve direito a cimeira lusa. João Pedro Osório – treinador adjunto – e Edson Silva venceram a prova ao serviço do BBC Arantia Larochette. No intervalo da partida decisiva, os Lux Rollers, de Paulo Soeiro – 1.0 -, realizaram uma exibição de BCR.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Sara Rodrigues


Sporting CP despede-se com uma vitória da FIBA Europe Cup

Sporting CP, 92. BC Prievidza 73. Os leões venceram o último encontro da Segunda Fase da FIBA Europe Cup, em casa, no João Rocha, frente aos eslovacos de Prievidza.

A exibição convincente começou logo na primeira parte, com dois parciais vitoriosos (24-21 e 27-25), mas foi no 3.º quarto (27-12) que o coletivo de Luís Magalhães segurou a vantagem. Os últimos dez minutos terminaram com um parcial de 14-15, o que não afetou em nada a vitória verde e branca, com Stephan Swenson (24pts, 4res – 24val) e Claude Robinson com o duplo-duplo (19pts, 10res – 22val) em destaque.

Francisco Amarante marcou 15 pontos e Maleeck Harden-Hayes 12.

O Sporting CP termina assim no 3.º posto do Grupo M, já que vence no confronto direto frente aos eslovacos.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | FIBA Europe Cup

Miguel Reis: “Sinto que me desenvolvi bastante como jogador”

169 pontos em 8 jogos, o correspondente à primeira volta da Primera Divisón, o segundo escalão do BCR espanhol. A média de 21,1 pontos por jogo, um pecúlio impressionante, conferem a Miguel Reis o estatuto de melhor marcador da prova, registo que nenhum português pode ostentar no panorama internacional da modalidade.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Pilar da seleção A, que representou nos Europeus de 2022, 2023 e 2024, Miguel Reis, com passagens pelas ligas profissionais alemã e italiana, regressou ao país vizinho, onde foi feliz sob o comando do selecionador nacional Óscar Trigo, no FC Barcelona. Praticamente numa “casa portuguesa com certeza”, porque o Basketmi Ferrol conta agora com três jogadores lusos – além de Miguel Reis, constam Alexandre Conde e Hélder Moreira – e já teve outros tantos nas suas fileiras, casos de Pedro Bártolo, Luís Domingos e José Miguel Gonçalves, o atirador furtivo converteu-se na principal referência do ataque dos galegos. O diagnóstico é lapidar: “Até agora a época tem sido incrível”.

Para o gaiense de 26 anos, os ganhos da aposta ferrolana são inequívocos. “Sinto que me desenvolvi bastante como jogador e pessoa, algo que já não sentia há algum tempo. De um modo geral, o balanço da época é extremamente positivo”, afirmou.

O arranque do conjunto orientado pelo histórico Miguel Romero foi titubeante, com mais derrotas para lá do desejado, a meio do caminho saiu Aitor Orozco – 4.5 –, de regresso a casa, a Valência, mas a força coletiva e familiar permitiu que nunca o plantel esmorecesse. E em janeiro veio a bonança, três vitórias consecutivas com a marca indelével de Miguel Reis, bem secundado por Hélder Moreira e, também a partir do novo ano, por Alexandre Conde, proveniente do exigente BCR italiano.

De onde vem a confiança? Creio que vem de um papel que fui tendo nesta equipa desde o primeiro jogo, de protagonismo, que nunca tive a oportunidade de ter em nenhuma outra equipa. Tem-me feito crescer e desenvolver essa confiança que todos os jogadores precisam”, esmiuçou. Ao olhar para cima, o Basketmi Ferrol vê o quarto lugar, uma meta mais que plausível, com sete partidas por disputar na segunda volta, “uma ambição” reiterada pelo português. Agora, entre 13 e 16 de fevereiro, cumpre-se estágio de seleção A, com vista à participação no Europeu B, em Zagreb, no mês de junho, mais um capítulo de uma época que pode ser dourada para alguém com “fome” de cesto.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Sara Rodrigues


CN 2 Masculina: Ronda inaugural da 2ª fase em análise

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, realizaram-se sete dos doze embates relativos à 1ª jornada da 2ª fase.

2ª Fase – Norte 2A

O Fides Gondobasket entrou na 2ª fase com uma vitória categórica, perante a AAUTAD – 97-76. Em jogo de maior equilíbrio, o SC Braga Sub23 prevaleceu, na receção ao CD José Régio74-63 -, com Miguel Peixoto – 25 pontos, 8 ressaltos, 2 roubos de bola – a reclamar o protagonismo.

2ª Fase – Norte 2B

O CBP 2012 somou a décima quinta vitória na temporada, em outros tantos jogos, frente ao Illiabum Sub23 Exitcasa – 106-58.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube Basquetebol Penafiel (@cbpenafiel)

No dérbi, a UD Oliveirense Sub23 suplantou a Ovarense Sub23 Olho Marinho – 84-66.

2ª Fase – Sul 2A

No único jogo da série, o Odivelas Basket ultrapassou o GALITOS BARREIRO Sub23 – 79-69.

2ª Fase – Sul 2B

O Queluz O Nosso Prego Sub23 conquistou a vitória, no embate fora de portas com a Academia do Lumiar – 61-85. Em jogo fértil em pontos, o GDRAR contornou a resistência do Real Clube Vale Cavala – 81-86.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDRAR (@gdraroficial)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CBP 2012


Sporting CP termina participação europeia em casa

Esta quarta-feira (11 de fevereiro), o Sporting CP tem pela frente a 6.ª ronda da Segunda Ronda da FIBA Europe Cup, a última jornada desta segunda fase de grupos. Os leões de Luís Magalhães enfrentam os eslovacos do BC Prievidza, no João Rocha, pelas 19h30 e com transmissão FPBtv.

O emblema de Luís Magalhães já defrontou este ano os eslovacos, com uma derrota na terceira jornada desta Segunda Ronda, onde integra o Grupo M, já sem possibilidade de avançar para os quartos de final da prova.

Sporting cede no último quarto em Prievidza na FIBA Europe Cup

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | FIBA EUROPE CUP

CN 1 Masculina: Segunda fase em curso

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, iniciou-se a disputa da 2ª fase da competição. O mau tempo que assola o país, particularmente a região centro, motivou o adiamento de vários encontros. Basquete Barcelos Eticol e ABA/IPCB (apesar da derrota com o segundo FC Barreirense) comandam os grupos de promoção a norte e sul, respetivamente.

2ª Fase – Grupo Promoção Norte

O Basquete Barcelos Eticol impôs-se perante um dos seus principais rivais, o Club 5Basket Gondomar63-74 – e comanda com dois pontos de vantagem. Joel Luz – 21 pontos, 6 ressaltos – deu continuidade à boa campanha na corrente temporada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Basquete Clube de Barcelos (@basqueteclubebarcelos)

Com Bradley Cimperman – 29 pontos, 17 ressaltos – a rubricar um notável duplo-duplo, o Galitos Pizzarte recebeu e venceu o CD Póvoa Sub2389-53.

O SC Beira-Mar fecha o pódio, depois de superar o FC GAIA – FOKUS por esclarecedores 80-56, desfecho para o qual contribuiu decisivamente Clarence Jackson – 17 pontos, 16 ressaltos, 5 assistências, 4 roubos de bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Beira-Mar Basquetebol (@beiramarbasquetebol)

O Guifões SC foi soberano, fora de portas, frente ao SC Vasco da Gama Sub2375-84. Gustavo Nunes – 15 pontos, 17 ressaltos – inclinou a balança a favor da turma de Matosinhos.

2ª Fase – Grupo Promoção Sul

O Futebol Clube Barreirense, segundo classificado, vergou a líder ABA/IPCB64-79 -, e encurtou distâncias. No terreno dos albicastrenses, ditou leis Evan Maxwell – 14 pontos, 11 ressaltos -, MVP do conjunto do Barreiro e da partida.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Barreirense Basquetebol (@fcbarreirensebasquetebol)

No outro jogo da série, o Belenenses afirmou-se diante do Sporting CP Sub2367-89 -, com Triston Wennersten – 26 pontos, 7 ressaltos, 3 roubos de bola – a assumir o protagonismo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Os Belenenses Basquetebol (@belembasket)

2ª Fase – Grupo Manutenção Norte

O GDAS encabeça o grupo, não obstante a derrota caseira com a Juvemaia ACDC/Mecprec62-77. Sekouba Conde – 13 pontos, 17 ressaltos – nunca se resignou perante um resultado desfavorável às suas cores. Com os mesmos pontos, no segundo lugar, o Olivais FC superiorizou-se ao Académico FC90-94 -, mercê, em larga medida, do engenho de Russel Dean II – 25 pontos, 7 ressaltos.

A AD Sanjoanense, terceira classificada, arrecadou os dois pontos, no confronto, em Famalicão, com o FAC – Crédito Agrícola72-90. Abraham Irazabal – 28 pontos, 11 ressaltos, 4 assistências – foi o rosto em evidência.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AD Sanjoanense Basquetebol (@adsanjoanense_basquetebol)

O CB Viana NortAluga prevaleceu na recepção ao Gafanha Rascunhos Urbano69-58 -, impulsionado por Latera Abdeta – 17 pontos, 10 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bola.

2ª Fase – Grupo Manutenção Sul

Em Setúbal, o resultado pendeu para o PAC Kyocera, por uma posse de bola, no embate com o Scalipus CS69-71 -, apesar do inconformismo de Geraldo Santos – 25 pontos, 6 ressaltos, 3 roubos de bola.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Os Belenenses


Proliga: CD Póvoa e CAB Madeira lideram Grupo de Promoção

Chegou ao fim a 3.ª jornada das Fases de Promoção e Manutenção da Proliga, segunda divisão do Basquetebol nacional. Embora ainda fiquem por concretizar dois jogos referentes a esta ronda (um em cada grupo), sabe-se que o CD Póvoa vai continuar na liderança da Promoção, com 17 jogos cumpridos e zero derrotas – tendo inclusive vencido o Illiabum MARGRES por 68-75 (Matic Lamut, com 19 pontos, 11 ressaltos e 34 de valorização, foi o MVP).

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CD Póvoa Basquetebol (@cdpovoabasquetebol)


Já o CAB Madeira continua no 2.º posto, embora não tenha conseguido ultrapassar o Portimonense SC no Algarve. Vitória dos alvinegros por 72-69. Cheikh Fall foi imperial (25pts, 13res, 5ast – 38val). Ainda por terras algarvias, o Ginásio ANTRIX, de Olhão, bateu os rivais do ImortaL Sub23 AOC por 71-77, com 26 pontos e 12 ressaltos de Robert Mccoy.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Portimonense Basquetebol (@portimonensebasquetebol)


Na Manutenção, é a AD Galomar que lidera (10-7), depois de bater 88-75 o CB Queluz (Nicholas Ferrar marcou 27), que, só com uma vitória, espreita a descida.

Quem também espreita a descida é a Académica Efapel, igualmente só com uma vitória, e que saiu derrotada do terreno do Sangalhos DC este fim de semana (81-75). Dário Manhanga marcou 26 pontos e colecionou 13 ressaltos.

O SL Benfica Sub23 também teve um jogo duro, frente ao BSAGALP, tendo vencido 69-65.

Os encontros do Sampaense Inspecentro-SC Lusitânia e Casino Ginásio-Maia BC foram adiados, o primeiro já tem data (15 de março).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Taça de Portugal: FC Porto, APD Sintra e APD Braga carimbam passagem à Final 4

Na Taça de Portugal de BCR, APD Braga, APD Sintra e FC Porto asseguraram a qualificação para a Final 4, agendada para 21 e 22 de março. Os azuis e brancos receberam e venceram, por margem folgada, a APD Paredes – 76-18. Luís Assunção – 4.5 – cumpriu o primeiro jogo da época pelos dragões e apresentou-se ao serviço com números extraordinários: 37 pontos. Marco Almeida – 4.0 -, o capitão, contribuiu com 15 pontos. Do lado paredense, destacou-se Rafael Azevedo – 4.0 – (11 pontos).

À mesma hora, a APD Sintra selou a presença na etapa derradeira da prova, com uma vitória concludente sobre a APD Lisboa – 71-32. Ricardo Pires – 5.0 – (21 pontos) e Rui Lourenço – 4.0 – (18 pontos) foram os mais produtivos na turma vencedora. Nos lisboetas, despontaram Bruno Lopes – 3.0 – (12 pontos) e Emanuel Soares – 3.0 – (9 pontos).

No encontro com maior previsão de equilíbrio, a APD Braga, detentora do troféu, bateu a APD Leiria – 54-44. Após um começo pautado por pouca assertividade ofensiva de parte a parte, as defesas “cederam” na segunda parte e os bracarenses conseguiram descolar, depois de vinte minutos iniciais com muitas alternâncias na liderança. Hélder Freitas – 3.5 – (18 pontos) e Márcio Dias – 4.5 – (14 pontos) despontaram nos comandados de Ricardo Vieira, ao passo que Marco Francisco – 4.5 – (16 pontos) encabeçou a réplica da equipa do Lis.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Braga BCR (@apdbragabcr)

GDD Alcoitão e CD “Os Especiais” viram a partida adiada, fruto do encerramento dos pavilhões determinado pela Câmara Municipal de Cascais, face às condições meteorológicas adversas.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Miguel Fonseca – @mfportefolio 


SC Braga vence Esgueira em casa e sobe ao topo do Grupo A da Taça Hugo dos Santos

Sábado com jogo para cumprir da Taça Hugo dos Santos, referente à 3.ª jornada da Fase de Grupos. O SC Braga recebeu o Esgueira Aveiro OLI e venceu 85-71, com o 1.º (24-13) e o 3.º (23-17) quarto a serem decisivos na estratégia de Pedro Grenha.

Os gverreiros, aliás, foram uma equipa muito solidária na distribuição de pontos (o melhor marcador foi Mike Fofana, com 16), Litos Cardoso com um grande duplo-duplo de 10 pontos e 12 ressaltos (MVP, 20val) a contribuir para essa coletividade e Delaney Blaylock, como sempre, trouxe os highlights à AMCO Arena.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


O Esgueira ainda venceu dois quartos (16-18 no 2.º, 22-23 no último), mas não foi capaz de parar o crescimento dos bracarenses após o intervalo. Hugo Ferreira (13pts, 5res – 17.5val) foi o mais esclarecido, Deairius Baker o melhor marcador.

A estatística completa.

De recordar que o SL Benfica – Ovarense GAVEX, que encerra esta 3.ª ronda, se joga a 20 de fevereiro, com transmissão FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | SC Braga

Liga Betclic Masculina: FC Porto vence Clássico no João Rocha

14.ª jornada da Liga Betclic Masculina, com o FC Porto a viajar à capital para vencer o Sporting CP no Clássico, o SL Benfica a deslocar-se ao Algarve para vencer o Imortal LUZiGÁS e o Vitória SC a sobrepor-se ao Queluz O NOSSO PREGO no Pav. Unidade Vimaranense.

Sporting CP 76-82 FC Porto

Emoção até ao fim no grande jogo da ronda 14. O Clássico foi de equilíbrio máximo (21-21 e 21-21 na primeira parte) até ao intervalo, com highlights de parte a parte e convidados de luxo nos sofás da Betclic. Valeu ao FC Porto uma segunda parte mais consistente, a vencer os dois quartos (16-20 e 18-20) para a conquista à tangente desde duelo histórico para os dois emblemas.

O MVP foi mesmo Javian Davis, com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 ressaltos (21.5val), mas há também que destacar o trabalho incansável de Tanner Omlid: 14 pontos e cinco roubos de bola para o extremo norte-americano dos dragões.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Do lado do coletivo de Alvalade, Brandon Johns, no jogo em que recebe o troféu de MVP do Mês de Janeiro, marca 15 e ganha sete ressaltos (20.5val), mas não livra os leões da derrota.

Diogo Ventura foi o melhor marcador da contenda, com 18 pontos (e cinco assistências).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Imortal LUZiGÁS 95-105 SL Benfica

O SL Benfica conquistou um triunfo fora de portas frente ao Imortal LUZiGÁS, por 95-105. A partida, disputada em Albufeira, teve um início favorável à formação algarvia, mas os encarnados reagiram com autoridade na segunda metade e acabaram por assegurar a vitória.

O primeiro período foi pautado por grande eficácia ofensiva de ambas as equipas, com o Imortal a levar a melhor por 32-29, explorando o ritmo elevado e a agressividade no ataque ao cesto. O segundo quarto manteve o equilíbrio, com os anfitriões a voltarem a superiorizar-se por margem curta (22-21), chegando ao intervalo na frente, numa primeira parte em que o conjunto de Albufeira mostrou consistência e boa circulação de bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No regresso dos balneários, o Benfica ajustou a defesa e elevou o nível de intensidade, conseguindo inverter o rumo do encontro. O terceiro período foi determinante, com os encarnados a assinarem um parcial de 14-27 que lhes permitiu passar para a frente do marcador e ganhar controlo do jogo. No último quarto, a equipa lisboeta manteve a eficácia ofensiva e voltou a vencer o parcial (27-28), gerindo a vantagem até ao final e confirmando o triunfo por 95-105.

Em destaque esteve Aaron Broussard, MVP da partida, com uma exibição de grande impacto ofensivo. O jogador encarnado somou 28 pontos, cinco ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, terminando com 29.5 de valorização.

A estatística completa.

Vitória SC 103 – 96 Queluz O NOSSO PREGO

O Vitória SC conquistou um importante triunfo frente ao Queluz O NOSSO PREGO, por 103-96, em encontro disputado no Pavilhão Unidade Vimaranense.

A equipa da casa entrou determinada e venceu os primeiros dez minutos por 33-26, construindo desde cedo uma vantagem importante. No quarto seguinte, o Vitória manteve o controlo da partida apesar do parcial empatado (19-19), chegando ao intervalo a vencer. Após o descanso, o Queluz reagiu e conseguiu vencer o terceiro período por 34-31, reduzindo a desvantagem e relançando o jogo para os derradeiros dez minutos.

Individualmente, Chaunce Jenkins esteve em grande plano ao somar 30 pontos, sendo o melhor marcador da equipa vimaranense. Samuel Peek destacou-se com 22 pontos. Na formação do Queluz O Nosso Prego, Julius Dixon foi o principal destaque, com 30 pontos bem apoiado por Jelani Simmons, autor de 17 pontos.

A estatística completa.

UD Oliveirense 82-97 Ovarense GAVEX

A Ovarense GAVEX deslocou-se a Oliveira de Azeméis e conquistou uma vitória por 15 pontos (82-97) frente à UD Oliveirense. A equipa da casa entrou confiante e mostrou grande intensidade, realizando um primeiro quarto de alto nível (32-19), que lhe permitiu construir uma vantagem de 13 pontos.

Contudo, nos períodos seguintes o rumo do encontro alterou-se. A Ovarense conseguiu condicionar rapidamente o ataque da Oliveirense e foi superior nos restantes quartos. Com parciais de 20-28, 11-28 e 19-22, a equipa de Ovar destacou-se ainda pelas excelentes percentagens de lançamento, registando 63% de eficácia de campo e 52% da linha de três pontos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Apesar de um forte desempenho coletivo, Jay Heath Jr foi o jogador em maior evidência, ao apontar 27 pontos, juntar 5 ressaltos e 3 assistências, somando 32,5 pontos de valorização. Do lado da Oliveirense, Mikyle McIntosh destacou-se com 23 pontos, 3 ressaltos e uma assistência.

A estatística completa.

SC Vasco da Gama 80-88 Galitos BARREIRO ACEDE

O Galitos BARREIRO ACEDE conquistou um triunfo importante fora de portas frente ao SC Vasco da Gama, por 80-88, numa partida muito equilibrada e disputada no Pavilhão Municipal de Guifões, a contar para o fecho da 14.ª jornada da Liga Betclic Masculina.

O jogo começou com grande equilíbrio e intensidade ofensiva de ambas as equipas, refletido no primeiro parcial (28-29), ligeiramente favorável aos visitantes. No segundo período, o Vasco da Gama respondeu com eficácia e venceu por 22-17, chegando ao intervalo na frente do marcador e mantendo a discussão totalmente em aberto para a segunda parte.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No regresso dos balneários, o Galitos BARREIRO ACEDE ajustou a defesa e voltou a assumir o controlo do encontro, impondo-se no terceiro quarto por 15-23 e recuperando a liderança. Nos dez minutos finais, a equipa visitante revelou maior maturidade e capacidade de gestão do ritmo, vencendo novamente o parcial (15-19) e confirmando a vitória por 80-88 num final disputado até aos últimos instantes.

Em destaque esteve Rog Stein, MVP da partida, com uma exibição completa e influente. O atleta somou 18 pontos, 13 ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola, terminando com 27.5 de valorização. 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

(em atualização)


Sporting CP recebe o FC Porto para clássico na 14ª Jornada

No masculino, o destaque vai para o clássico de sábado entre Sporting CP e FC Porto, a contar para a 14.ª jornada. Diogo Ventura e Miguel Maria fizeram a antevisão ao encontro.

O capitão leonino reconhece a qualidade do adversário e apela ao apoio dos adeptos no Pavilhão João Rocha: “Vai ser um jogo muito difícil. A classificação do FC Porto não reflete a qualidade do seu plantel e é uma equipa capaz de ganhar a qualquer adversário. Queremos dar continuidade ao nosso bom momento no campeonato e, para isso, teremos de estar fortes defensivamente para controlar o talento ofensivo do Porto. É um clássico, jogado em nossa casa, e contamos com os nossos adeptos para fazerem a diferença.”

Do lado dos dragões, Miguel Maria destaca a atitude da equipa e garante ambição máxima para o encontro: “Garra, determinação e muita vontade de vencer, acima de tudo. É preciso também espírito de sacrifício e de equipa. Nós queremos muito ganhar. Nem sempre tem acontecido como gostaríamos, mas o trabalho está a ser feito. Acredito que vamos dar uma boa resposta no Porto e que vamos sair vitoriosos.”

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Neemias Queta chega aos 1000 pontos na carreira

Mais um grande jogo do nosso Neemias Queta pelos Boston Celtics, que, sem Jaylen Brown e Sam Hauser, venceram os os Houston Rockets por 114-93. E o poste internacional português dominou a luta nas tabelas – logo contra a melhor equipa em ressaltos na NBA.

O impacto de Queta foi sobretudo defensivo. O português terminou o encontro com 10 pontos, 19 ressaltos (12 deles defensivos, um recorde pessoal) e cinco desarmes de lançamento. Desde que os desarmes começaram a ser contabilizados, no início dos anos 70, foi apenas o terceiro jogador dos Celtics a conseguir esses números, depois de Dave Cowens (em 1974) e Robert Parish (quatro ocasiões, em 1982, 1983, 1987 e 1991).

Na “statline” tem ainda duas assistências, dois roubos de bola e vários momentos de “highlight”:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.