Artigos da Federaçãooo

Neemias Queta com 20 ressaltos e mais um recorde no bolso

Neemias Queta é o primeiro jogador da NBA a conseguir 10 ressaltos ofensivos e 10 ressaltos defensivos num único jogo em menos de 25 minutos. Ainda assim, os Boston Celtics não conseguiram a vitória frente aos Denver Nuggets por 110-114, na madrugada desta quinta-feira, 8 de janeiro.

Apesar de uma menor preponderância no capítulo ofensivo (seis pontos em oito lançamentos), o poste dos Linces bateu o seu próprio recorde de ressaltos, fazendo história na liga norte-americana. Com esta vitória, os Nuggets melhoraram o seu registo para 25-12, enquanto os Celtics caíram para 23-13.


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga BCR: Duelo inédito entre APD Braga e FC Porto promete na ronda sete

Na retoma da Liga BCR, a ronda sete, a primeira em 2026, tem como cabeça de cartaz o encontro entre APD Braga e Futebol Clube do Porto, que protagonizam um duelo inédito, este domingo, às 16h, em Ferreiros. Para os azuis e brancos, segundos na tabela, uma vitória significa um passo de gigante na aproximação do objetivo de qualificação para as meias-finais do playoff. Já para a APD Braga, o jogo reveste-se de grande importância, uma vez que se encontra fora dos lugares de acesso ao patamar derradeiro da prova.

Ricardo Vieira frisa precisamente o caráter potencialmente determinante do encontro em vista. “Temos o objetivo de alcançar a fase final do Campeonato Nacional de BCR, e as derrotas com Leiria, em casa, Alcoitão fora e Sintra fora, deixam-nos com pouca margem de manobra”, admite o timoneiro dos bracarenses, que alude ainda às baixas significativas no plantel. “Ainda sem contar com Gabriel Costa, Jorge Palmeira e Henrique Sousa, esperamos conseguir materializar o que pretendemos esta semana para o jogo e tentar contrariar o favoritismo do Futebol Clube do Porto para esta partida”, afiançou.

O reputado técnico dos bracarenses reconhece talento ao adversário desta jornada. “Jogamos frente a uma equipa bem oleada, em que a estrela Pedro Bártolo sobressai por razões óbvias. No entanto, o Futebol Clube do Porto sabemos que não é só o Pedro Bártolo. O Rafael (Brito) está a jogar muito bem, o Marco (Almeida) é um batalhador nato, o jovem Diogo Ferrás tem evoluído bastante, entre outros, o que torna efetivamente a equipa do Futebol Clube do Porto um adversário complicado”.

Do lado portuense, Pedro Bártolo, treinador-jogador, não se deixa iludir pelo momento menos feliz da APD Braga, a quem atribui capacidade para se reerguer. “Falamos de uma equipa bem orientada que, mesmo com todas as contrariedades com que se tem deparado, discutiu a Supertaça com o GDD Alcoitão até ao começo do último quarto, deu também uma excelente réplica no campeonato, e é pródiga em fazer das fraquezas forças. Venceram a última Taça de Portugal graças a esse espírito de resiliência e conquista”, sublinhou.

No que respeita à campanha do Futebol Clube do Porto, o internacional A faz um balanço muito risonho, depois de uma pré-época titubeante. “Incorporámos alguns novos elementos na equipa, perdemos peças-chave e ainda estamos à procura de um identidade global, que permita que qualquer jogador que entra em campo saiba o seu papel. Sabemos da dimensão do desafio, mas estamos confiantes”, assegurou.

Ambos os treinadores convergem num apelo à presença de público, no Pavilhão de Ferreiros, a 11 de janeiro, domingo, no Pavilhão Municipal de Ferreiros. O encontro é transmitido no canal de Youtube da APD Braga.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto vence Ovarense GAVEX em jogo em atraso da 8.ª jornada da Liga Betclic Masculina

FC Porto e Ovarense GAVEX estiveram esta terça-feira (6 de janeiro) frente-a-frente num duelo em atraso a contar para a 8.ª jornada da Liga Betclic Masculina. O equilíbrio foi notório durante todo o encontro, com o marcador a disparar mais perto do final de um jogo onde a defesa foi preponderante de parte a parte.

Resultado final de 74-62, depois de quatro quartos de grande emoção. A Ovarense até entrou a vencer (15-23) em pleno Dragão Arena, mas o emblema da casa recuperou no segundo quarto (28-11), chegando ao intervalo a vencer por nove pontos (depois de um parcial final de precisamente 9-0).

A toada ofensiva continuou para os comandados de Fernando Sá na segunda parte, com Cornelius Hudson em grande plano (terminou com 22 pontos, 11 ressaltos, 32.5 de valorização e MVP) e, mesmo tendo os vareiros vencido o terceiro quarto (14-17), o parcial final de 17-11 obliterou as esperanças alvinegras, sem Jackson Stormo nas fileiras (o que se traduziu com o FC Porto de Javian Davis – 14 pontos – a ganhar a luta nos ressaltos, 47-39).

Jay Heath foi novamente o mais inspirado do coletivo de João Tiago, com 16 pontos. Ivan Pavicevic marcou 13 e, nos dragões, destaque também para Tanner Omlid, a cumprir o seu quarto jogo pós-lesão, com 13 pontos, nove ressaltos e a habitual garra defensiva a que nos tem habituado.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


O outro jogo em atraso da ronda 8 é o SL Benfica – Galitos BARREIRO ACEDE, que se joga para a semana (14 de janeiro) às 19 horas, com transmissão FPBtv. Antes temos pela frente a 11.ª ronda, que encerra a primeira volta, e que se inicia já esta sexta-feira.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Jornadas 12 e 13 da Proliga marcadas por exibições decisivas no regresso à competição

A Proliga regressou à competição entre 27 de dezembro e os dias 3 e 4 de janeiro, trazendo consigo várias partidas equilibradas e performances individuais de grande destaque, que tiveram influência direta no desfecho dos encontros.

No último jogo da 12.ª jornada, disputado a 27 de dezembro, o Maia Basket Clube venceu o Sport Club Lusitânia por 85-81.
Miguel Tomley esteve em evidência e foi eleito MVP da partida, somando 40 pontos, quatro ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, culminando em 35.5 pontos de valorização.

Já nos primeiros jogos de 2026, referentes ao arranque da 13.ª jornada, a partir de 3 de janeiro, o Maia Basket Clube voltou a vencer, desta vez frente ao Casino Ginásio, por 96-66, com nova exibição de excelência de Miguel Tomley, que terminou com 39 pontos, sete ressaltos, oito assistências e dois roubos de bola, traduzidos em 49 pontos de valorização.

No segundo encontro do dia, o Illiabum Margres superou o Sampaense Inspecentro por 83-69, beneficiando do desempenho de Hélder Neto, autor de 24 pontos, 10 ressaltos e três assistências, alcançando um total de 37 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Illiabum Clube (@illiabum)

Em Coimbra, apesar do equilíbrio verificado nos parciais, a Académica Efapel acabou por ceder perante o CD Póvoa ESC Online, que venceu por 89-66. James Okemirie foi o MVP do encontro, terminando com 15 pontos, 14 ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola, correspondentes a 29 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CD Póvoa Basquetebol (@cdpovoabasquetebol)

O Ginásio ANTRIX saiu igualmente vitorioso na deslocação ao reduto do BSA-GALP, triunfando por 78-75, num jogo decidido nos detalhes. Robert McCoy destacou-se com 19 pontos, seis ressaltos, cinco assistências e um roubo de bola, registando 24 pontos de valorização.

A AD Galomar impôs-se perante o SL Benfica Sub-23 por 91-78, construindo logo no primeiro período uma vantagem que se revelou determinante. Nicholas Ferrar esteve em grande plano, somando 33 pontos, oito ressaltos e três assistências, terminando o encontro com 38 pontos de valorização e o título de MVP.

O Portimonense SC conseguiu vencer na visita ao Clube Basket de Queluz, numa partida que apenas se decidiu após o regresso dos balneários, vencendo por 74-67. Frank Staine foi a principal figura do encontro, com 26 pontos, sete ressaltos e uma assistência, totalizando 24 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portimonense Basquetebol (@portimonensebasquetebol)

Também o CAB Madeira saiu vitorioso, ao derrotar o SL Benfica Sub-23 por 79-66, com destaque para Vincent Buccilla, autor de 13 pontos, quatro ressaltos e três assistências, aos quais juntou 19 pontos de valorização.

O Sport Club Lusitânia venceu o Sangalhos Desporto Clube por 88-74, num jogo em que Reginald Ugwuakazi se destacou com 20 pontos, nove ressaltos, três assistências e dois roubos de bola, somando 27 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Sport Club Lusitânia (@sclusitania)

A jornada ficou concluída com o triunfo do Imortal Sub-23 AOC frente ao Clube Basket de Queluz por 74-67, encontro no qual Salvador Victo foi eleito MVP, contribuindo com 9 pontos, cinco ressaltos, duas assistências e um roubo de bola, perfazendo 14 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Imortal Basket (@imortal.basket)

A próxima jornada está marcada para dia 1o de janeiro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Brandon Johns garante o título de MVP na 10.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Brandon Johns, autor de 20 pontos, 13 ressaltos e 34 pontos de valorização, garante o título de MVP da 10.ª jornada da Liga Betclic Masculina.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

A completar as restantes posições do Cinco Ideal encontram-se Malik Porter (Esgueira AVEIRO OLI), Maleeck Harden-Hayes (Sporting CP), Corey Allen (FC Porto) e Jay Heath (Ovarense GAVEX).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN 2 Masculina: Cinco emblemas invictos em prova

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, SC Braga Sub23, CBP 2012, Fides Gondobasket, União de Leiria e Odivelas Basket (joga a 11 de janeiro) continuam invictos.

 

1ª Fase – Norte A

O SC Braga Sub23 entrou em 2026 a todo o gás, ao rubricar uma atuação dominante, frente ao Ribeirão Basket104-54. Nota mais para Ricardo Pinheiro – 25 pontos, 1 ressalto, 2 assistências. À distância de 3 pontos para o líder, surge o Monção BC, soberano no confronto com o CB Viana NortAluga Sub23 – 82-39.

Jogaram ainda:

BC Valença/Intermarché 65-67 FAMABASKET

FAC Sub23 42-66 Basquete Barcelos Sub23

1ª Fase – Norte B

O CBP 2012 ampliou o percurso cem por cento vitorioso, ao bater, de forma expressiva, o Club 5Basket Sub23 – 107-57.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube Basquetebol Penafiel (@cbpenafiel)

Em segundo lugar, está o FC Porto Sub23, que se apresentou dominador ante o LAC Basquetebol Clube – 112-33.

Outros resultados:

CD Aves 1930 67-70 AAUTAD

Mirandela BC O Cerdoura 81-74 NCR Valongo Comida com Amor

1ª Fase – Norte C

12 jogos, 12 vitórias para o Fides Gondobasket, que se afirmou perante o CAAS Padaria Ribeiro – 75-82. Surge, em seguida, o CLIP TEAMS, que levou a melhor sobre o Guifões SC Sub2372-67 -, muito por culpa de Joaquim Leite – 22 pontos, 12 ressaltos, 3 assistências; 33 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CLIP Teams Basquetebol (@clipteams_basquetebol)

O CD José Régio cimentou o terceiro posto, na sequência do sucesso caseiro com a UAA Aroso/Sportvap Audi83-72 -, à boleia dos números de Marques Watson – 29 pontos, 8 ressaltos, 4 assistências. Com André Carvalho – 19 pontos, 6 ressaltos, 3 roubos de bola – a sobressair, o Maia Basket Clube Sub23 celebrou a primeira vitória da temporada, no frente a frente com o GDB Leça Roupa ao Molho 58-52.

1ª Fase – Norte D

O Esc. Mod. SL Benfica OAZ ocupa o segundo posto, depois de bater o seu mais direto perseguidor, UD Oliveirense Sub23 – 85-70. O ACR Vale Cambra sorriu no duelo com a AD Sanjoanense Sub23 – 80-48 -, ao passo que o GRIB desfeiteou o FC Gaia Sub23 – 62-56.

1ª Fase – Norte E

O Beira-Mar não soçobrou, no compromisso fora de portas com o Clube Desportivo Gumirães – 57-77 – e ostenta o comando isolado.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Beira-Mar Basquetebol (@beiramarbasquetebol)

Logo atrás surge o Illiabum Sub23 EXITCASA, que derrotou o Sangalhos DC Sub23 – 76-51. No derradeiro lugar do pódio, o Campinho/Equi revelou-se mais forte do que a AD Mealhada – Somengil – 58-96.

1ª Fase – Norte F

A União de Leiria soma e segue, tendo ultrapassado o Olivais FC Sub2380-46 -, pelo que conserva a invencibilidade. Abismael Veloso – 10 pontos, 12 ressaltos, 3 assistências – rubricou um duplo-duplo e ajudou a turma do Lis. O Febres Sport Clube capitalizou o fator casa ante a ASSSCC – 77-59. Já o Conimbricense selou a terceira vitória da temporada, mercê de um grande parcial inaugural – 3-26 -, no terreno da AAC – Sub23 – 40-85.

1ª Fase – Sul A

A ABA/IPCB Sub23 obteve uma vitória tangencial sobre o líder Unidos/Universalis – 68-67 – e preserva a segunda posição, num grupo onde o equilíbrio é a tónica dominante.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Associação Basquetebol Albicastrense (@abacbranco)

Com os mesmos pontos dos albicastrenses, estão o Stella Maris/Profresco, vitorioso no recinto dos Salesianos Lisboa – 74-86 -, bem como o CDC/AAUBI, que suplantou o Rio Maior Basket/MVP – 50-59. No encontro mais desnivelado, o Sport Algés e Dafundo arrecadou a vitória perante o Casal do Grilo – 53-86.

1ª Fase – Sul B

O Queluz O Nosso Prego persiste na liderança isolada, depois de derrubar a oposição do PAC/UFOPAC Sub23 – 70-83. No seu encalço, a Física Torres Vedras transpôs a SIMECQ – 58-63.

Jogaram também:

U.D. Vilafranquense 91-87 A.C. Moscavide

Basket de Loures 52-63 União do Forte

1ª Fase – Sul C

O arranque da jornada 12 remonta ao princípio de dezembro, quando a Academia do Lumiar venceu o FC Barreirense Sub23 – 86-70. O VILLAMARO Med.Imob./LOBOS impôs-se, em jogo equilibrado, ao Nacional Beltrão – 82-79. O Carnide Clube Sub23 acompanhou a tendência e, na condição de visitado, ganhou à Associação TVDE 45/18 – 79-72.

1ª Fase – Sul D

O Real Clube Vale Cavala ocupa o primeiro posto, fruto do triunfo confortável, em casa do CAB Grândola – Os Javalis – 50-71. À espreita, encontra-se o GDRAR, que alcançou uma vitória importante, no embate com o GALITOS BARREIRO Sub23 – 85-78. Em Estremoz, o C.D. Pinhalnovense contornou, sem sobressalto, o AJES – Pasto Alentejano – 52-100.

1ª Fase – Sul E

No único jogo da série até ao momento, o Ginásio Sub23 Ibéricafrio aplacou as intenções do líder Quarteira Tubarões – 60-59.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CBP


Gondomar volta a receber a Final 6 da 17ª. Edição da Taça Hugo dos Santos

O Pavilhão Multiusos de Gondomar será o palco da fase final da 17.ª Taça Hugo dos Santos (Final 6), que vai decorrer entre os dias 30 de abril e 3 de maio. Esta será a 4.ª edição seguida realizada neste recinto, consolidando a forte ligação de Gondomar à competição e ao panorama desportivo nacional.

À fase final apuram-se as três equipas melhor classificadas de cada conjunto da Fase de Grupos, sendo que os primeiros classificados garantem automaticamente a presença nas meias-finais.

Os jogos serão retomados no dia 28 de janeiro, altura em que as equipas continuam a lutar pelas posições de acesso à fase decisiva, naquela que é a 3.ª jornada da fase de grupos, que se prolonga até 25 de março.

Na última edição, a UD Oliveirense sagrou-se vencedora  conquistando o troféu frente ao FC Porto por 83-78.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


10.ª jornada da Liga Betclic Masculina termina com triunfo do SC Vasco da Gama em Guimarães

O SC Vasco da Gama saiu vitorioso da deslocação a Guimarães, ao vencer o Vitória SC por 84-88, no último jogo da 10.ª jornada da Liga Betclic Masculina. Num encontro intenso e equilibrado, os visitantes revelaram maior eficácia nos momentos decisivos, garantindo um triunfo importante fora de portas.

A partida começou com maior acerto ofensivo do Vasco da Gama, que venceu o primeiro período por 23-28, aproveitando bem as transições e a agressividade no ataque ao cesto. A resposta do Vitória SC surgiu no segundo quarto, com os vimaranenses a elevarem a intensidade defensiva e a imporem o seu ritmo, traduzido num parcial de 26-14 que lhes permitiu chegar ao intervalo em vantagem.

Após o descanso, o Vasco voltou a assumir o controlo do jogo. O terceiro período revelou-se determinante, com os visitantes a vencerem por 12-21, recuperando a liderança e condicionando as opções ofensivas da equipa da casa. No último quarto, apesar do esforço final do Vitória SC (23-25), o conjunto portuense manteve a frieza necessária para segurar a vantagem até ao apito final.

Em grande destaque esteve Akoi Yuot, eleito MVP da partida. O jogador assinou uma exibição de elevado nível, ao registar 23 pontos, dez ressaltos, uma assistência, dois roubos de bola e um desarme de lançamento, somando 31 de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Favoritos saem vencedores na 10.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Jornada bem quente de Liga Betclic Masculina, com os quatro primeiros lugares a vencer e a consolidar posições na tabela classificativa. A uma ronda do fecho da primeira volta, SL Benfica lidera, seguido do Sporting CP. Amanhã ainda há um encontro relativo a esta jornada, opondo, às 15 horas, Vitória SC e SC Vasco da Gama – na FPBtv.

Queluz | O NOSSO PREGO 70-91 Sporting CP

A partida começou de forma muito intensa por parte de ambas as equipas, com o Sporting a inaugurar o marcador e a conseguir travar os ataques rápidos da formação da casa. Ao final dos primeiros dez minutos, a diferença no marcador era curta, com apenas três pontos a separar as duas equipas (25-28). À semelhança do primeiro período, o segundo manteve-se equilibrado, com o Queluz particularmente eficaz da linha de três pontos, somando nove triplos na primeira parte do encontro. Ainda assim, o Sporting voltou a superiorizar-se no quarto, vencendo por 19-23 e levando uma vantagem de sete pontos para o intervalo.

A segunda parte manteve o elevado ritmo do encontro, com muita velocidade e um excelente desempenho ofensivo. A equipa leonina voltou a impor-se em ambos os períodos (13-18 e 13-22), acabando por confirmar mais uma vitória expressiva, por 70-91. Do lado dos leões, Brandon Johns esteve em grande plano, ao somar 20 pontos e 13 ressaltos, o que lhe valeu 34 pontos de valorização. Já no Queluz, o destaque foi Julius Dixon, com 22 pontos, seis ressaltos e três assistências, totalizando 30,5 pontos de valorização.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

SL Benfica 81-72 Esgueira AVEIRO OLI 

O SL Benfica venceu este sábado o Esgueira Aveiro OLI por 81-72, no Pavilhão Fidelidade, num encontro equilibrado durante largos momentos e que só ficou verdadeiramente decidido no último quarto. A equipa visitante entrou melhor na partida e terminou o primeiro quarto na frente por 21-19, explorando bem o jogo interior e aproveitando algumas falhas ofensivas dos encarnados na fase inicial. O Benfica reagiu no segundo quarto, elevou o ritmo ofensivo e mostrou maior eficácia na circulação de bola, assinando um parcial de 30-21 que lhe permitiu virar o resultado e chegar ao intervalo em vantagem.

Após o regresso dos balneários, o Esgueira voltou a equilibrar o encontro e venceu com um parcial de 19-13, reduzindo a diferença no marcador e relançando o jogo para os derradeiros dez minutos, com o resultado em 62-60. No entanto, no último quarto, o Benfica mostrou-se mais consistente na gestão da posse de bola, mais eficaz defensivamente e frio nos momentos decisivos, impondo um parcial de 19-11 que acabou por consolidar a vantagem e fixar o resultado final em 81-72.

Aleksander Dziewa foi a grande figura da partida e MVP do encontro, ao completar uma atuação de enorme impacto nos dois lados do campo, terminando com 20 pontos, 10 ressaltos e 24.5 pontos de valorização, revelando-se determinante nas segundas posses e na estabilização da equipa no último quarto. Também Makram Romdhane esteve em destaque ao assinar 7 pontos, 17 ressaltos, quatro assistências e 23 pontos de valorização, sendo peça-chave no domínio das tabelas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Do lado do Esgueira, Malik Porter foi o principal destaque e MVP da formação aveirense, terminando com 23 pontos, 8 ressaltos e 28 pontos de valorização. Hugo Ferreira também rubricou uma exibição de grande entrega, somando 6 pontos e 9 ressaltos formando com Porter uma excelente dupla ao longo da partida, mantendo a equipa na discussão do resultado.

A estatística completa.

Imortal LUZiGÁS 90-97 UD Oliveirense

A UD Oliveirense conquistou um triunfo importante em Albufeira, ao impor-se ao Imortal LUZiGÁS por 90-97, num encontro em que os visitantes construíram a vantagem desde cedo e souberam geri-la até final. A entrada forte da Oliveirense foi determinante, com um primeiro período muito eficaz (17-33), que condicionou o plano da equipa da casa e marcou o rumo do jogo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O segundo quarto trouxe maior equilíbrio (21-21), com o Imortal a ajustar defensivamente e a encontrar melhores soluções ofensivas, mantendo a desvantagem controlada ao intervalo. Após o descanso, a equipa algarvia tentou relançar a partida e venceu o terceiro período por 28-21, reduzindo distâncias e aumentando a intensidade do jogo.

Ainda assim, a Oliveirense revelou maturidade nos momentos decisivos. No último quarto (24-22), voltou a impor o seu ritmo e assegurou o triunfo fora de portas. Mikyle McIntosh foi o MVP do encontro, confirmando o excelente momento de forma ao somar 32 pontos, dois ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (27 de valorização), sendo decisivo na manutenção da vantagem visitante.

A estatística completa.

Ovarense GAVEX 88-64 Galitos BARREIRO ACEDE

Na Arena de Ovar, a Ovarense GAVEX assinou uma exibição sólida e consistente frente ao Galitos BARREIRO ACEDE, vencendo por 88-64 num encontro controlado ao longo dos 40 minutos. Os vareiros começaram por assumir a iniciativa no primeiro período (19-15), impondo intensidade defensiva e eficácia no ataque posicional.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No segundo quarto, o equilíbrio manteve-se, mas a Ovarense conseguiu ampliar ligeiramente a vantagem (25-23), chegando ao intervalo com uma margem confortável e crescente confiança coletiva. A retoma foi claramente favorável à equipa da casa, que elevou o nível defensivo e venceu o terceiro período por 25-16, criando a diferença decisiva no marcador. No último quarto, a Ovarense confirmou o domínio com um parcial de 19-10, fechando a partida com autoridade e sem margem para dúvidas. Jay Heath Jr. esteve em grande destaque, ao registar 23 pontos, quatro ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (21.5 de valorização).

A estatística completa.

FC Porto 98-79 SC Braga

Os dragões de Fernando Sá querem alastrar a senda de vitórias e assim teve de ser: foi no segundo quarto que a diferença ficou demasiado pesada para o SC Braga, apesar de Delaney Blaylock bem ter tentado, com 11 pontos nos últimos dois minutos de jogo (terminou com 21).

Ainda assim, os parciais de 25-21, 30-17, 26-18 e 17-23 provam a vitória azul e branca nesta tarde de sábado, com o reforço Corey Williams a sair como MVP do encontro: 16 pontos, quatro ressaltos e seis assistências que se converteram em 24 pontos de valorização, mas sete jogadores do FC Porto pontuaram na casa das dezenas.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


10.ª jornada da Liga Betclic Masculina arranca em Queluz com duelo frente ao Sporting CP

A 10.ª jornada da Liga Betclic Masculina arranca com a receção do CA Queluz O NOSSO PREGO ao Sporting CP, num encontro que promete exigência competitiva e rigor defensivo. Gonçalo Tavares e Diogo Ventura antecipam um duelo intenso, entre duas equipas em bom momento.

O Pavilhão Henrique Miranda será palco de um dos jogos em destaque da jornada, com a formação da casa a medir forças com os leões de Luís Magalhães. Gonçalo Tavares sublinha a dificuldade do desafio, mas mostra confiança na preparação do coletivo: “Vai ser um jogo exigente contra uma das melhores equipas da competição mas estamos preparados e confiantes no nosso trabalho. A consistência defensiva durante os 40 minutos será fundamental.”

Do lado leonino, Diogo Ventura reconhece o bom momento do adversário e aponta os aspetos-chave para o sucesso do Sporting CP: “Vai ser um jogo difícil, o Queluz tem estado muito bem nestas nove primeiras jornadas e isso reflete-se na classificação. É uma equipa com talento ofensivo, sempre com muita ameaça dos três pontos e com jogadores muito atléticos. Será muito importante estarmos bem defensivamente.”

Para além do duelo em Queluz, a 10.ª jornada da Liga Betclic Masculina decorre ao longo do fim de semana com os seguintes encontros:

Imortal LUZiGÁS vs UD Oliveirense (03/01, 15h00)

SL Benfica vs Esgueira Aveiro OLI (03/01, 15h00)

Ovarense GAVEX vs Galitos Barreiro ACEDE (03/01, 16h00)

FC Porto vs SC Braga (03/01, 18h00)

Vitória SC vs SC Vasco da Gama (04/01, 15h00)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


O cinco ideal da 9ª Jornada da Liga Betclic Masculina

Com a nona jornada da Liga Betclic Masculina concluída é momento de revelar o cinco ideal da jornada.

André Silva foi a grande figura, conquistando o título de MVP com uns incríveis 51 pontos de valorização. O atleta do Imortal Luzigás  brilhou com um duplo-duplo (33 pontos e 12 ressaltos), acrescentando ainda 9 assistências e uma exibição de grande qualidade, que lhe valeu o destaque nesta ronda.

A acompanhá-lo está Delvin Barnstable (Esgueira Aveiro OLI), Cornelius Hudson (FC Porto), Brayden Carter (Galitos BARREIRO ACEDE) e Mikyle McInTosh (UD Oliveirense).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica, Sporting, Vitória e Imortal encerram o ano de 2025 com uma vitória na Liga Betclic Masculina

E chega ao fim a 13.ª jornada da Liga Betclic Masculina. O SL Benfica reforça a sua posição no topo da tabela classificativa, o Sporting CP sobrepõe-se à UD Oliveirense fora de portas, e 2025 encerra com uma das maiores prestações do século XXI no que ao Basquetebol nacional diz respeito: André Silva (Imortal LUZiGÁS) chega aos 51 de valorização (!), com 33 pontos, 12 ressaltos e nove assistências.

SC BRAGA 63-87 SL BENFICA

O SL Benfica saiu vitorioso da deslocação à AMCO Arena, ao vencer o SC Braga no terceiro jogo da 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina, num encontro em que os encarnados mostraram consistência, eficácia ofensiva e controlo emocional ao longo dos 40 minutos. O triunfo por 63-87 permitiu à equipa lisboeta manter a invencibilidade no campeonato e responder à eliminação sofrida recentemente frente aos minhotos na Taça de Portugal.

A partida começou com o Benfica mais assertivo, impondo desde cedo o seu ritmo e vencendo o primeiro período por 10-17, fruto de uma defesa sólida e boas decisões em transição. No segundo quarto, os encarnados voltaram a superiorizar-se (18-26), alargando a vantagem antes do intervalo e condicionando as opções ofensivas do conjunto bracarense.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O momento decisivo do encontro surgiu após o descanso. O Benfica realizou um terceiro período de elevado nível (14-30), combinando intensidade defensiva com grande eficácia no ataque, o que lhe permitiu construir uma vantagem confortável à entrada dos últimos dez minutos. Apesar da reação do SC Braga no último quarto (21-14), a equipa visitante geriu o resultado com maturidade até ao final do encontro.

Em destaque esteve Daniel Relvão, eleito MVP da partida. O poste português assinou uma exibição muito completa, ao registar 15 pontos, seis ressaltos, uma assistência, um desarme de lançamento e um roubo de bola, somando 25 de valorização, sendo peça-chave no equilíbrio defensivo e na solidez interior do SL Benfica.

Com este resultado, os encarnados seguem sem derrotas na Liga Betclic Masculina e reforçam a sua posição no topo da tabela.

A estatística completa.

UD OLIVEIRENSE 76-86 SPORTING CP

Grande jogo que se perspetivava em Oliveira de Azeméis e as duas equipas cumpriram a rigor. Equilíbrio máximo em todos os quartos (25-27, 16-17, 17-18) e com o Sporting CP a levar de vencida os derradeiros dez minutos (18-24), a UD Oliveirense perde pela primeira vez em casa esta época para a Liga Betclic Masculina, com a luta dos ressaltos (32-42) e a fraca eficácia da linha de lançamento livre (15/24 – 62%) a serem fatores fundamentais no desaire do coletivo de João Figueiredo, que voltou a ver Malik Morgan (9pts) no Pavilhão Dr. Salvador Machado, mas agora com outras cores.

Por seu lado, o Sporting CP volta a vencer e cola-se ao SL Benfica no topo da tabela, no segundo posto (só perdeu no derby de Lisboa). Maleeck Harden-Hayes foi o MVP, com 17 pontos e oito ressaltos (21.5val), Diogo Ventura (15pts) e Brandon Johns (12pts) também estiveram bem.

Pelos oliveirenses, o MVP de novembro, Jimmy Boeheim, marcou 17 pontos, e o melhor marcador foi Mikyle Mcintosh, com 19 (oito ressaltos). Earl Timberlake fez um duplo-duplo de 10-10.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

SC Vasco da Gama 66-119 Imortal LUZiGÁS

Foi a maior diferença pontual do dia, com os vascaínos a voltarem a sucumbir num jogo da Liga Betclic Masculina (1-7). Os parciais de 15-27, 19-31, 13-28 e 19-33 demonstram o domínio algarvio, num encontro que fica marcado sobretudo pela estrondosa prestação do base André Silva: 33 pontos, 12 ressaltos e nove assistências, com 10/16 de lançamentos do campo, 8/8 da linha de lance livre e um +/- de 54. Ao seu lado, estiveram Kyle Cardaci, com 27 pontos, e Keonte Kennedy (16 pontos e um poster para a posteridade).

Do lado do Vasco, Akoi Yuot marcou 13 e Lashon Lindsey 12, estreando-se ainda o jovem base Pedro Lopes, e logo com oito pontos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Esgueira Aveiro OLI 91-103 VITÓRIA SC

Uma bomba de oxigénio para o Vitória SC, esta vitória à 13.ª jornada (3-6), e que grande vitória foi, com um Esgueira Aveiro OLI que, já se sabe, é sempre muito forte no seu Caldeirão Verde. Sem surpresa foi a performance de Sam Peek, uma vez mais, com 26 pontos e 10 ressaltos, saíndo como MVP (29val), bem secundado por Chaunce Jenkins (22pts, 7ast).

Do lado dos aveirenses, Delvin Barnstable esteve imperial, com 34 pontos e 37 de valorização. O base Hugo Ferreira marcou 22 pontos, aos quais juntou 10 passes para cesto. Malik Porter chegou ao duplo-duplo de 11 pontos e 10 ressaltos.

Parciais de 28-23, 26-29, 21-30, 16-21.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.