Artigos da Federaçãooo

GDESSA vence na Madeira jogo em atraso da 12.ª jornada da LBF

Foi com grande equilíbrio que se disputou a partida entre o GDESSA Barreiro (4.º) e o CAB Madeira (11.º) esta quarta-feira, 15 de janeiro. A Liga Betclic Feminina fica um passo mais próxima de acertar calendário (ainda falta jogar o ABTF Betão Vagos – Esgueira Aveiro, relativo à mesma jornada, a 12.ª, agendado para fevereiro), e este fim de semana (18 e 19) retoma, para a 15.ª ronda, a mesma emoção com que nos brindaram as comandadas de André Martins e Fátima Silva.

CAB Madeira 43-54 GDESSA Barreiro

Um primeiro quarto (7-14) de maior intensidade defensiva não desanimou, por certo, quem esta quarta-feira se dirigiu ao Pavilhão Clube Amigos do Basquete, no Funchal. 17-11 para a equipa da casa no segundo quarto e estava reestabelecido o marcador ao intervalo, com uma escassa vantagem para a turma do Barreiro (24-25). Mas diz-se que os jogos se ganham no terceiro quarto e Dayna Rouse, que acabou com uma completa estatística de 16 pontos, cinco ressaltos, três assistências e três roubos de bola (16.5val), começou a segunda parte “a marcar de todo o lado”, diziam os comentadores. 12-21 foi o parcial, e que em muito ajudou o GDESSA a ter forças para suster as aspirações madeirenses nos últimos dez minutos, naquele que foi o reencontro de Catarina “Kiki” Neves, agora com as cores do CAB, face à antiga equipa.

A base não esteve nos seus melhores dias, mas o também reforço de inverno Akon Macuei, pelo contrário, esteve muito bem no seu primeiro jogo na Madeira, com 10 pontos e sete ressaltos (14val) na conta pessoal. Já Maelys Martinet foi imperial: 14 pontos e 11 ressaltos num duplo-duplo para a poste francesa, aos quais junta quatro desarmes de lançamento para chegar aos 20.5 de valorização.

No GDESSA, e muito bem no último quarto, como é seu apanágio, Maianca Umabano (13pts, 8res, 3ast, 3rb – 15val) esteve igualmente em grande plano. A triplista Mariane Carvalho marcou duas das suas tentativas (6pts, 2/63P, 3rb) e, com trinta minutos em campo, termina com o maior +/- do encontro (16).

A estatística completa aqui.

Dayna Rouse foi a MVP

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica, Sportiva e Lombos vencem na 14.ª jornada da LBF

Encerrada este domingo (12 de janeiro) mais uma jornada da Liga Betclic Feminina (LBF), a 14.ª. Ontem, os destaques foram para as vitórias da AD Sanjoanense e GDESSA Barreiro, além do triunfo do Esgueira Aveiro no sempre escaldante derby da cidade; hoje, os vencedores são o Sportiva Azoris Hotels, o SL Benfica e o CRC Quinta dos Lombos, pelo que o SL Benfica tem, à condição (há dois jogos em atraso da 12.ª ronda), a liderança da prova. Um deles, CAB Madeira – GDESSA Barreiro, joga-se já esta quarta-feira, dia 15 de janeiro, pelas 20h15, com transmissão FPBtv.

Sportiva Azoris Hotels 90-70 Basquete Barcelos HMMotor

O Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa recebeu uma equipa de Barcelos muito motivada e que entrou no primeiro quarto a provar isso mesmo: 15-19 para as comandadas de Ricardo Lajas. O coletivo da casa, contudo, respondeu à altura e já foi a vencer para o intervalo, depois de um parcial de 25-20. E não abrandou desde então, com Alison Lewis (25pts, 10res, 5rb – 32val) a levar o MVP para casa, mas com a grande companhia de Monique Pereira (19pts, 10res, 6ast – 28val) e de Leonor Serralheiro (20pts – 24val).

As açorianas venceram a segunda parte (20-13 e 30-18) e não cederam perante as valiosas exibições de Rebecca Taylor (25pts, 11res – 28.5val) e Anaya Peoples (19pts, 10res – 23.5val).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

ABTF Betão Vagos 52-95 SL Benfica

Desta feita, o resultado do quarto inicial preconizou – quiçá ditou – o resultado final: 6-21, a demonstrar o poderio ofensivo da equipa do SL Benfica, e a diferença de quase 15 pontos ainda foi maior no quarto seguinte: 17-32, com Milica Ivanovic a ditar o espetáculo. A shooting guard encarnada provou novamente ser uma atiradora de elite, com seis triplos convertidos em seis tentados na primeira parte do encontro. As “águias” regressaram dos balneários com menos pontaria (Milica só lançou uma vez e falhou), mas ainda assim fizeram o que lhes competia (18-23 e 11-19) nos dois quartos seguintes.

Ivanovic foi MVP (22pts – 29.5val), mas destaque ainda para os 17 pontos e sete ressaltos de Mariana Silva (21.5val) e os 14 de Sydney Brown. Isabela Quevedo marcou 10 e Raphaella Monteiro colecionou 11 ressaltos.

Do lado do Vagos, a melhor foi mesmo Kiara Brown, com 15 pontos na conta pessoal. Mariana Calvete ofereceu 11 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

CRC Quinta dos Lombos 81-66 CAB Madeira

O CRC Quinta dos Lombos tomou conta do encontro desde o primeiro quarto (23-13) e soube controlar a vantagem nos dois quartos seguintes (20-15, 30-16), com Maddi Utti muito inspirada, ela que foi a MVP da partida: 15 pontos, 11 ressaltos e sete assistências, a beirar o triplo-duplo, com 30 de valorização. Ao seu lado estiveram muito bem Chanaya Pinto (20pts, 8res – 25val) e Sara Caetano (16pts, 5res – 23val).

Já na equipa de Fátima Silva, que venceu somente o último quarto (8-22), mas que soma não obstante a 11.ª derrota na Liga, o destaque é Maelys Martinet (15pts, 4res) e Maria Lopes (14pts, 4res), ambas com 14 de valorização. Khadijah Brown, com 13 pontos e cinco ressaltos, chegou aos 12, e a reforço Isabelle Gradwell, anunciada há dias, marcou 12 pontos e colecionou sete ressaltos. A diferença de pontos marcados no pintado (56-20) foi esclarecedora do domínio da equipa de Cascais.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


A Liga Betclic Feminina regressa no próximo fim-de-semana, 18 e 19 de janeiro, antes da pausa para a Taça Federação.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Concluída a 1.ª volta da Liga Betclic Feminina: as surpresas, os destaques, os números

Está dada por encerrada a primeira volta da Liga Betclic Feminina 2024/2025. O Esgueira Aveiro termina as 11 primeiras rondas no topo, como esteve praticamente toda a competição, mas é em Barcelos que reside a atual MVP, Rebecca Taylor, com a colega de equipa, Anaya Peoples, a intrometer-se logo atrás na corrida pelo prémio.

Eis a primeira volta em análise:

A CLASSIFICAÇÃO

O Esgueira Aveiro lidera a competição, com dez vitórias em 11 jogos; o único desaire foi contra o SL Benfica, que segue no segundo posto, com duas derrotas: frente ao Sportiva Azoris Hotels, na 2.ª jornada, e frente ao Imortal TCars, na 10.ª. O Galitos FFonseca segue em 3.º, com oito vitórias, e o GDESSA Barreiro em 4.º, com sete jogos ganhos. Em igualdade pontual com o coletivo da Margem Sul está o Sportiva Azoris Hotels, igualmente com um registo de 7-4, mas cujos critérios de desempate empurram para o 5.º lugar.

De referir que as quatro primeiras equipas avançam para a Final Four da Taça Federação, que se disputa no final de janeiro, em Queluz.

No espetro oposto, está a ABTF Betão Vagos, última classificada, tendo vencido apenas o CPN, na 10.ª jornada. O emblema de Ermesinde está no limiar da zona de despromoção (10.º), em igualdade pontual com o CAB Madeira (11.º), ambos com apenas duas vitórias. A AD Sanjoanense, que, com o Vagos, subiu esta época à Liga Betclic, encontra-se em 9.º, com quatro vitórias. Imortal TCars, Basquete Barcelos HMMotor e CRC Quinta dos Lombos ocupam, respetivamente, o 6.º, 7.º e 8.º posto.

“BIKUDAS” SURPREENDEM COM OITO JORNADAS INVICTAS

Foi uma feliz primeira volta para as comandadas de André Janicas, que aguentaram os impactos mais fortes do Imortal e do Galitos FFonseca e só perderem em casa do SL Benfica, à 9.ª jornada. As “Bikudas” ficaram em 4.º lugar em 2023/2024 (fase regular), tendo caído nas meias-finais dos playoffs por 2-0, frente ao Sportiva Azoris Hotels. Este ano, o grupo tem sido um dos destaques maiores desta Liga Betclic Feminina.

Para o sucesso desportivo do Esgueira Aveiro tem também contribuído muito o aspeto defensivo, com 160 roubos de bola em 11 jogos (14.5 por jogo) – o 2.º lugar tem 103 (CRC Quinta do Lombos) – o que pode explicar o mérito coletivo que as “Bikudas” tiveram na primeira volta, com 690 pontos sofridos (menos, só o SL Benfica, 594, e os Lombos, 672). Gabriela Raimundo é a recordista, com 40 “steals” (Peoples tem 38); Inês Ramos tem 29 e Ana Raimundo 24, provando o quão difícil é ultrapassar este “backcourt” aveirense.

O Esgueira já voltou a perder depois do desaire no Fidelidade, desta feita com o GDESSA Barreiro, mas a contar para a Taça de Portugal Feminina. Curiosamente, o coletivo de Santo André do Barreiro é o primeiro adversário das “Bikudas” em 2025, na 13.ª jornada da Liga Betclic Feminina, no primeiro fim de semana do próximo ano.

CORRIDA PELO MVP

A liderar as hostes, Rebecca Taylor. A MVP da fase regular da última temporada continua em evidência e no topo das mais valorizadas – 27.7val. A norte-americana também lidera o ranking das melhores pontuadoras, com 20.8ppj, algumas casas abaixo dos 26.63ppj de 2023/2024. O que pode estar relacionado com a chegado ao plantel do Basquete Barcelos HMMotor de Anaya Peoples – que, com 19.2ppj e 26.7 de valorização média, acompanha de perto a conterrânea. As “rainhas” de Novembro e de Outubro, respetivamente, com os troféus de MVP do Mês a continuarem exclusivamente em Barcelos (depois de Rebecca ter vencido todas as edições da última época).

Matehya Bryant (Galitos FFonseca), contudo, está a meras décimas do 2.º posto, com 26.4val e 19.1ppj – e tem tomado para si o papel de principal ameaça ofensiva do Galitos FFonseca, que tem estado em grande evidência nesta Liga Betclic. Schekinah Bimpa, a liderar uma AD Sanjoanense recém-chegada, leva 23.9val. Na ABTF Betão Vagos, Jade Compton tem contribuído com números de excelência (20ppj).

OS RECÉM-CHEGADOS; SANJOANENSE A UM PONTO DOS LUGARES DE PLAY-OFF

Fados distintos para as duas equipas que subiram esta época à Liga, vindas do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina (CN1F). A ABTF Betão Vagos leva uma vitória, frente ao CPN. A AD Sanjoanense, por seu lado, segue em 9.º, com 15 pontos, muito perto do “top8” – lugares que dão acesso à fase a eliminar da competição. Carolina Anacleto tem sido uma verdadeira maestra para o coletivo de São João da Madeira, com 92 passes para cesto em 11 jogos (8.4 assistências em média) – e leva o máximo de assistências da Liga num só jogo (14). Mais perto, só Mariana Duran Calvete, com 64 passes certeiros em 10 encontros. Já a reforço Schekinah Bimpa é a líder nos ressaltos ofensivos (5 por jogo) e tem-se mostrado uma brutal ameaça ofensiva no grupo de Inês Peres.

Carolina Anacleto (à direita)

KEY-MATCH

A surpreendente vitória do Imortal TCars frente ao SL Benfica foi um dos jogos da primeira ronda, com incertezas do início ao fim. As algarvias cimentaram um vantagem de 20 pontos que as “águias” não conseguiram reduzir, e o coletivo de Catarina Miranda, que chegou ao triplo-duplo (20pts, 11res, 12ast), impôs a segunda derrota do campeão em título (já tinha perdido logo na jornada inaugural com o Sportiva Azoris Hotels). Esta equipa do Imortal, aliás, já tinha dado que falar, quando na 7.ª jornada foi protagonista de um encontro com um total de 28 triplos, 18 por parte do Imortal TCARS e dez do CAB Madeira.

E por falar no CAB, destaque também para a eficácia de Maelys Martinet, do emblema insular, que ainda não falhou um lançamento livre em 2024/2025: foram 29 tiros certeiros em 29 tentativas. Mais perto só Maianca Umabano, do GDESSA Barreiro, com 92%, 35 em 38, e Megan Callahan, do Imortal, igualmente com 92%, 12/13.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O QUE ESPERAR DA SEGUNDA VOLTA

Muita competitividade, muitas equipas a querer avançar para a fase seguinte, emoção em cada pavilhão, diversas “provas de fogo” para os 12 emblemas da Liga Betclic Feminina. A começar já este domingo, 29 de dezembro, na 12.ª jornada da prova maior do Basquetebol português.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Lombos, Sporting, Imortal e GDESSA avançam para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina

Jogam-se os oitavos de final da Taça de Portugal Feminina, que começaram ontem, 20 de dezembro, com a vitória do Galitos FFonseca frente à AD Sanjoanense. Hoje, 21, ficaram-se a conhecer mais quatro emblemas que avançam para os quartos-de-final, nomeadamente CRC Quinta dos Lombos, Sporting CP, Imortal HMMotors e GDESSA Barreiro, que deixou para trás o favorito Esgueira Aveiro no Caldeirão Verde. Amanhã há mais jogos e os oitavos só terminam em janeiro.

Vejamos os sumários das partidas:

CAB MADEIRA 60-70 CRC QUINTA DOS LOMBOS

Primeiro duelo do dia com uma vitória categórica do CRC Quinta dos Lombos (8.º classificado da Liga Betclic Feminina) sobre o CAB Madeira (11.º). O coletivo de José Leite cimentou uma diferença pontual no 2.º quarto (10-20) que nunca mais abandonou, apesar dos esforços insulares em contrariar a ofensiva aurinegra.

Em casa, no Pavilhão Clube Amigos do Basquete, o CAB lutou até ao fim: esteve vários minutos sem conseguir marcar no terceiro quarto, mas ainda conseguiu reduzir e “assustar” as forasteiras. A dois minutos do fim, Marta Vargas (17pts, 8res), de três pontos, aligeirou a vantagem da equipa de Cascais para menos de 10 pontos, pela primeira vez desde os oito minutos do terceiro quarto (53-60). Maddi Utti (14pts, 6res), para não desperdiçar uma viagem à Madeira com uma derrota, reestabelece a diferença pontual com uma “falta e dois” logo de seguida. O jogo seguiu o seu percurso natural e nem o duplo-duplo de Maelys Martinet (16pts, 11res – 25.5val) ou os 12 pontos de Maria Lopes salvaguardaram o futuro das comandas de Fátima Silva na competição.

Chanaya Pinto (16pts, 7res, 4ast) foi a MVP do jogo (20val). Além de Utti, Nahomis Hardy (10pts, 7res) e Sara Caetano (10pts) também estiveram em bom plano.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

SPORTING CP 76-70 SC COIMBRÕES

Uma amostra do que, até agora, se encaminha para ser a final do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, prova que dá acesso à Liga Betclic Feminina, já que ambas as equipas ocupam o lugar cimeiro da respetiva zona. A Norte, o SC Coimbrões, a sul, o invencível Sporting CP. E que duelo: grande intensidade e foram precisos cinco minutos extra para descobrir o vencedor: as “leoas” de João Vieira.

A verdade é que se marcaram muitos pontos no Pavilhão João Rocha, com um primeiro quarto a terminar 28-23 e com elevada eficácia para ambas as equipas. O ritmo não se manteve, contudo, para os dois quartos seguintes (12-12) e (12-13), o que não impediu que se jogasse até ao fim em Lisboa. A dois minutos do término da partida, o marcador ditava 66-62 para a equipa da casa. Cátia Lopes (17pts, 8res) reduziu para 66-64, Emília Ferreira (6pts, 4res)não conseguiu concluir debaixo do cesto a 30 segundos do fim e faz falta sobre Maria Marinho (8pts, 11res), que empata o jogo no lance-livre: prolongamento.

A história, essa, repetiu-se nos cinco minutos que se seguiram. O Sporting vencia por seis pontos de diferença, o SC Coimbrões chegou a reduzir para dois pontos, mas o jogo acabou por terminou 76-70, com as “leoas” a avançar para os quartos-de-final da prova rainha do Basquetebol nacional. Hannah Pratt fez um duplo-duplo (24pts, 12res) e foi MVP (34.5val), bem acompanhada por Sienna Durr (18pts, 13res – 26.5val) e Luana Serranho (13pts, 4ast); Lauren Golding, do lado do Coimbrões, marcou 16 pontos e colecionou sete ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

CPN 68-75 Imortal TCARS

Jogo muito bem disputado, do início ao fim, no Municipal de Ermesinde, casa do CPN. O duelo entre equipas da Liga foi como se esperava, renhido, com todos os quartos incertos (12-15, 24-21, 16-19, 16-20) quanto ao vencedor, que acabou por ser a equipa do Algarve, depois de uma longa deslocação ao Norte do país. Apesar dos 25 pontos de Mariana Garrido (máximo de jogo) e do grande duplo-duplo (18pts, 17res) de Tori Deperry (29val) pelo CPN (Marta Rodrigues, com 12 pontos, também se apresentou em bom plano), o coletivo de Albufeira foi muito… coletivo, e várias jogadoras estiveram em destaque na vitória.

O reforço Melissa Akullu fez um duplo-duplo (13pts, 11res), Catarina Mateus aproximou-se perigosamente de mais um triplo-duplo (10pts, 9res, 6ast), Megan Callahan marcou 14, Michaela Gaislerova 10 e Sofia Queiroz, melhor marcadora das algarvias, apontou 18.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

ESGUEIRA AVEIRO 87-89 GDESSA BARREIRO

Foi a tremer até ao fim na verdadeira festa da Taça: 22-19 no primeiro quarto, 19-25 no segundo, 24-18 no terceiro e chegamos aos últimos dois minutos com o encontro empatado 75-75. Mariane Carvalho (18pts, 5res) a empatar a partida a 50 segundos do fim (79-79) e mais ninguém consegue marcar, pelo que a partida entre o 1.º classificado da Liga Betclic Feminina, o Esgueira Aveiro, e o 4.º, o GDESSA, seguiu para prolongamento.

Nos cinco minutos extra, o espetáculo continuou e, com oportunidades de parte a parte, é a equipa de Santo André do Barreiro que se coloca na frente, 87-88. O triplo de Gabriela Raimundo não cai no último ataque do Esgueira antes dos derradeiros 24 segundos, Jasmine Powell (26pts, 6res, 7ast – 29val, MVP) vai para a linha de lance livre e coloca o encontro a dois decisivos pontos. Do outro lado, Alice Martins (11pts) ainda lança, mas não cai, e é o GDESSA Barreiro que segue em frente na Taça de Portugal Feminina.

Dayna Rouse (11pts, 3res) acabou excluída, mas foi uma ameaça, Maianca Umabano marcou 22 pontos; nas “Bikudas”, Barbara Souza chega ao duplo-duplo (11pts, 10res), Gabriela Raimundo marca 15 pontos e Inês Ramos 31 (!), insuficientes ainda assim.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Eis os restantes encontros desta eliminatória:

O CDEFF Hosp. Part. Madeira contra o Basquete Barcelos HMMOTOR vai ter lugar a 21 de janeiro de 2025.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Imortal quase quebra invencibilidade do Esgueira; Quinta dos Lombos surpreende Sportiva

Que domingo (1 de dezembro) este na Liga Betclic Feminina. Depois da vitória de ontem do Galitos FFonseca frente à ABTF Betão Vagos, hoje testava-se a invencibilidade do Esgueira Aveiro na competição. O adversário, o Imortal TCars, vinha de um jogo histórico na 7.ª jornada da prova, com um recorde de triplos, e procurava quebrar o registo imaculado das aveirenses. Foi até ao fim no Caldeirão Verde, mas, depois desta tarde, ainda é o clube verde e amarelo que lidera a Liga Betclic, com oito vitórias em oito jogos. O SL Benfica continua só com uma derrota no 2.º posto, depois de ter vencido hoje o CAB Madeira que, a par do Vagos, ainda não venceu em 2024/2025.

Esgueira Aveiro 72-70 Imortal TCars

Jogo de emoção no Caldeirão Verde do Esgueira. A equipa de Albufeira esteve praticamente todo o encontro atrás do marcador, chegando a estar a perder por uma diferença de 16 pontos. A verdade é que, com Michaela Gaislerova, à beira do duplo-duplo (15pts, 9res), Sofia Queiroz (15pts) e Megan Callahan (13pts) em grande plano, encontraram-se as equipas, a 1’30 do final do encontro, empatadas 65-65. Joana Ramos (18pts) a assumir e, com um grande triplo, a passar finalmente para a frente do marcador (66-68). Resposta do outro lado da capitão Diana Ferreira e 69-68. Mais um par de lançamentos-livres e descontos de tempo de parte a parte e encerra-se o marcador com dois pontos de diferença e um Esgueira imaculado.

Vashti Nwagbaraocha (15pts, 5res), Gabriela Raimundo (11pts), Inês Ramos (11pts, 6res, 4ast), Chloe Webb (10pts) foram os destaques da equipa da casa. Barbara Souza foi contudo a inegável MVP: apenas nove pontos, mas junta-lhe 14 ressaltos, sete assistências, três roubos de bola e um desarme em 25 de valorização.

GDESSA Barreiro 80-76 AD Sanjoanense

Magistral batalha no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho. A AD Sanjoanense voltou a lutar até ao fim contra um dos “grandes” e só se encolheu no final, quando o GDESSA Barreiro apertou para a vitória, recuperando de um défice de nove pontos – atrelados a uma exibição de luxo de Maianca Umabano. Foram 23 pontos, nove ressaltos e 30.5 de valorização para levar o MVP para casa. Schekinah Bimpa, que teve 44 de valorização (!), é talvez a melhor em campo, com 29 pontos e 18 ressaltos, numa exibição entusiasmante. Genesis Rivera marcou 16 e Mele Finau 11.

Do lado vencedor, o coletivo de Santo André, Barreiro, viu Dayna Rouse (17pts, 8res) muito perto do duplo-duplo. Mariane Carvalho marcou 16 pontos, com triplos decisivos para a sua equipa.

CPN 68-86 Basquete Barcelos HMMotor

O CPN (10.º) bateu-se olhos nos olhos com o Basquete Barcelos HMMotor (4.º), em casa, no Municipal de Ermesinde, e chegou ao intervalo a perder por apenas um ponto (43-44), com um grande trabalho coletivo para o grupo de Marco Rodrigues. A jogar fora, as comandadas de Ricardo Lajas ajustaram-se bem no regresso dos balneários, contudo, e um terceiro quarto fulminante (12-26) chegou para segurar uma vantagem que só alargou até ao final do encontro.

Anaya Peoples (24pts, 11res, 7ast, 3rb) e Tori Deperry (25pts, 12res, 3dl) dividem a melhor valorização (34), com o MVP a cair para a atleta barcelense. Rebecca Taylor (17pts, 15res, 7ast) também esteve muito perto do triplo-duplo, Estefani Fajardo (16pts, 9res, 5ast) e Vânia Sengo (16pts, 5res) foram outros dos destaques do Barcelos. No coletivo de Ermesinde, além de Deperry, brilharam Mariana Garrido (15pts, 6ast) e Marta Rodrigues, com um duplo-duplo de 13 pontos e 11 ressaltos (e uma grande primeira parte).

CRC Quinta dos Lombos 71-35 Sportiva Azoris Hotels

O Sportiva Azoris Hotels, que era 5.º, só com uma derrota, apresentou-se apenas com oito jogadoras na casa do CRC Quinta dos Lombos e o resultado foi penalizador. A turma de José Leite preparou-se bem, o lançamento exterior foi entrando e conseguiram reduzir a poste açoriana Monique Pereira a apenas quatro pontos convertidos. Ao intervalo, os Lombos já venciam 34-12 e, apesar de um terceiro quarto bem disputado (14-14), a diferença já era demasiada e a força anímica de menor. Com um duplo-duplo de 12 pontos e 12 ressaltos, Madelynn Utti foi a MVP – 25val. Dilma Semedo (13pts), Beatriz Polici (12pts) e Jessica Hanson (10pts) também pontuaram na casa das dezenas.

Do lado do Sportiva, que se viu privado, por exemplo, da poste Isabel Mbomio, por lesão, foram os 16 pontos de Alison Lewis que mais animaram a equipa de Ricardo Botelho.

CAB Madeira 65-101 SL Benfica

As “águias” foram à Madeira bater categoricamente o CAB Madeira e cimentar a sua posição na classificação. O primeiro parcial ainda pareceu acalentar alguma esperança para o grupo de Fátima Silva – 17-20 -, mas as comandadas de Eugénio Rodrigues responderam bem (16-32) e depois do intervalo ainda alargaram mais a diferença (14-30). Sydney Brown (20pts, 7res – 27val) foi MVP, bem secundada por Isabela Quevedo (12pts, 7res), Inês Faustino (12pts), Raphaella Monteiro (11pts) e Evelyn Ovner (10pts).

Para o CAB, Marta Vargas foi a melhor em campo (23pts, 3ast). Khadijah Brown e Maelys Martinet marcaram 15 cada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A Liga Betclic Feminina regressa já no dia 4 de dezembro, quarta-feira.

Acompanha tudo sobre Basquetebol através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sanjoanense vence CAB no jogo inaugural da 5.ª jornada da Liga Betclic Feminina

Primeiro dia da 5.ª jornada da Liga Betclic Feminina e o CAB Madeira ainda não conseguiu ganhar, tendo caído em São João da Madeira por 71-64, no confronto entre as duas únicas treinadoras da principal divisão do Basquetebol nacional. Se Fátima Silva, do CAB, ainda não venceu esta época, por seu lado, a recém-chegada AD Sanjoanense de Inês Peres leva três vitórias em cinco jornadas.

O CAB Madeira, que procurava a primeira vitória na prova, chegou a vencer o quarto inicial (14-20) e, apesar da recuperação da equipa da casa, manteve um grande equilíbrio na partida até ao intervalo (37-33), com Khadijah Brown em grande plano, efetuando 14 dos seus 18 pontos. Schekinah Bimpa, por outro lado, “pegou fogo” após o regresso dos balneários, ela que foi a MVP do encontro (24pts, 9res, 5ast – 29.5val).

A jogadora mais influente nos seus 40 minutos de jogo foi muito bem acompanhada por Genesis Correa (11pts, 4ast), Mele Finau (13pts, 7res) e Joana Arieiro (12pts, 6res); do lado das madeirenses, destaque para Maelys Martinet (10pts, 6res, 8ast) e Marta Vargas (14pts, 8res), além do jogo de Brown. A verdade é que, tendo a turma alvinegra parado com sucesso a poste do CAB Madeira, o jogo tornou-se mais fácil e, apesar de boa réplica do CAB no final do 3.º quarto, acabando por igualar o resultado nesses dez minutos (16-16), o coletivo de Inês Peres manteve-se no cimo do jogo até ao final do jogo, com o lançamento exterior a não cair para o CAB (apenas dois triplos).

O CAB Madeira ainda se aproximou (esteve a três pontos de diferença), mas Karolina Stawinska marcou dois pontos a cerca de 15 segundos do fim que foram fatais para as aspirações madeirenses.

A jornada continua amanhã, com quatro encontros, sendo que o encontro as açorianas do Sportiva Azoris Hotels e o emblema de Vagos foi adiado para dezembro.

Todos os jogos serão transmitidos na FPBtv. Confere o calendário completo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Liga Betclic (@ligabetclic_)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.