Artigos da Federaçãooo
De volta ao posto de MVP da Jornada, Javian Davis
Javian Davis volta a erguer o título de MVP da Jornada da Liga Betclic Masculina, desta vez da 17.ª, depois de uma exibição de gala, com 30 pontos, 16 ressaltos e um desarme de lançamento (39.5 valorização), frente ao FC Porto. O jogador do Imortal LUZiGÁS já tinha estado no topo na 13.ª ronda, e volta assim a liderar um Cinco Ideal.
Que se compõe, neste caso, com Claude Robinson III (Galitos BARREIRO), Latreavin Black (Queluz O NOSSO PREGO), Aaron Broussard (SL Benfica) e Scott Suggs (CD Póvoa ESC ONLINE).
Eis as estatísticas:
Ver esta publicação no Instagram
*O fator principal na escolha de MVP é o índice MVP que se encontra na estatística do jogo. Em caso de igualdade, o critério de desempate é o tempo de jogo, sendo dada prioridade a/ao atleta que jogou menos tempo.
*O cinco ideal é selecionado com base em todas as posições em campo e não pela simples ordem de valorização.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Porto, Benfica, Ovarense, Esgueira, Imortal e Galitos saem vencedores da 13.ª jornada da LBM
Iniciou-se, jogou-se e encerrou-se este sábado (25 de janeiro) a 13.ª jornada da Liga Betclic Masculina (LBM). Imortal LUZiGÁS, FC Porto, Ovarense Gavex, SL Benfica, Galitos BARREIRO e Esgueira Aveiro OLI venceram os respetivos encontros e estão mais próximos de garantir acesso ao play-off, numa ronda que viu Javian Davis emergir como MVP.
Por outro lado, CD Póvoa ESC Online e AD Galomar afundam-se na classificação, ambos tendo saído derrotados, à tangente, dos seus duelos deste fim de semana.
Vejamos o resumo dos encontros:
Imortal LUZiGÁS 105-82 Vitória SC
A equipa da casa entrou melhor no jogo – e por isso chegou a vencer ao final dos primeiros dez minutos (20-18). O Vitória SC, que foi crescendo ao longo do primeiro quarto, chegou ao empate pouco depois de começar o segundo. A verdade é que o Imortal LUZiGÁS voltou a ser mais forte (26-22) e chegou ao intervalo a vencer por seis pontos de diferença (46-40), numa primeira parte com imensas alternâncias defensivas. Que não se repetiu. O Imortal entrou com muita intensidade no terceiro quarto, com um parcial de 18-7 a alargar a diferença para os comandados de Bernardo Pires aos cinco minutos, com Daryl Banks em grande plano, ele que terminou com 28 pontos (melhor marcador do encontro) e cinco roubos de bola (36val). Javian Davis, com um duplo-duplo de 26 pontos e 14 ressaltos, foi o MVP (37.5val).
Os algarvios venceram o quarto pela maior margem até então (32-22) e os últimos dez minutos (27-20) ainda favoreceram mais os alvirubros, chegando confortáveis a uma diferença de 30 pontos a cinco minutos do fim. Do lado do Imortal, destaque também para Leo Behrend (14 pontos) e Fábio Lima (14pts, 6res). No Vitória, os melhores em campo foram William Loyd (12pts, 6res), David Wingett Jr. (12pts) e Antonio Daye (14pts, 6ast), que muito pecou, contudo, no capítulo dos turnovers, com nove.
Ver esta publicação no Instagram
FC Porto 83-78 Sporting CP
O FC Porto entrou melhor, a ganhar a luta nas tabelas, principalmente na ofensiva, e a castigar (parcial de 16-8 aos cinco minutos do primeiro quarto), com Miguel Queiroz (o MVP – 10pts, 14res, 24.5val) a colecionar logo sete preciosos ressaltos. 25-19, com Diogo Ventura (25pts, 5es, 3ast – 22val) e Cat Barber (23pts, 3ast) a tentar “remar contra a maré”. Se Queiroz foi o melhor do FC Porto no primeiro quarto, o poste com que partilha também o balneário da Seleção Nacional, Gonçalo Delgado, esteve em grande plano no início do segundo (terminou com sete pontos), mas não impediu os “leões” de vencerem o quarto: 17-22, e o FC Porto chega ao intervalo por cima pela margem mínima, 42-41.
Se a réplica já tinha sido boa nesses dez minutos, o regresso dos balneários viu um Sporting CP implacável. Os “leões” entraram com um parcial de 3-9 (a maior vantagem da partida até ao momento, 45-50), deram a volta, mas, com a intensidade típica de um Clássico, o resultado, nunca seguro, rapidamente se voltou a equilibrar. 21-21 e os azuis e brancos seguram a vantagem mínima, mas, desta feita, são eles que sofrem com a luta nos ressaltos, peça-chave tão bem identificada por Queiroz e Ventura na antevisão ao encontro.
Numa Dragão Arena lotada, com Tanner Omlid (7pts, 11res, 6ast, 4rb – 20val), Toney Douglas (11pts), Devyn Marble (19pts) e Wesley Washpun (15pts) endiabrados, de um lado, e André Cruz, com um duplo-duplo de 11 pontos e 13 ressaltos que tanto ajudaram o Sporting, muito bem a completar as incríveis prestações de Ventura e Barber, o último quarto foi disputado até ao último segundo. Num jogo que podia cair para qualquer dos lados, foram os “dragões” que levaram a melhor, em casa, por 83-78, vencendo os últimos dez minutos 20-16.
Ver esta publicação no Instagram
AD Galomar 67-68 Ovarense Gavex
Primeiro jogo de Nuno Manarte ao comando da AD Galomar na LBM (e no Pavilhão do Caniço, no Funchal) e a boa entrada da equipa da casa demonstrou desde logo a motivação dos madeirenses: 19-14, com grande envolvência coletiva, boa intensidade e muita luta nos dois lados do campo. A Ovarense Gavex, contudo, percebeu ao segundo quarto o que tinha de ajustar, e não abrandou: 12-25, enorme partida de e Jonathan Silva (9pts, 8res – 19val) e Render Woods (19pts, 6ast – 19.5val), ele que acabou mesmo como MVP do encontro.
No regresso dos balneários, foi Nuno Manarte que, ajustando os seus comandados, melhor teve iniciativa, embalados por Nuno Sá – grande prestação do internacional português, com 23 pontos marcados (máximo do encontro) e 20.5 de valorização. O terceiro quarto termina 16-15, ainda com vantagem do coletivo de Ovar (47-54), a equipa do Galo ainda recupera com um bom ascendente ofensivo, para 52-57, aos sete minutos de jogo, mas rapidamente os comandados de João Tiago voltaram a tomar conta do marcador, numa prestação também ela muito coletiva – todos pontuaram. Rodrigo Soeiro, a par de Woods e Jonathan Silva, apontou 17 pontos (5/10 3P). A acompanhar Nuno Sá esteve muito bem Stanley Davis, com 15 pontos e quatro roubos de bola. Michael Durr chegou aos 12 ressaltos. A Ovarense acabou por vencer o último quarto 20-24.
UD Oliveirense 83-95 SL Benfica
O SL Benfica impôs a primeira derrota caseira da UD Oliveirense esta temporada, ao vencer no Dr. Salvador Machado por categóricos 83-95. A verdade é que os encarnados colocaram “a sexta” desde cedo, chegando ao segundo quarto já a ganhar por dez (20-30). Os comandados de João Figueiredo, que pecaram muito na linha de três pontos (7/25, mas chegaram ao intervalo apenas com 17% de eficácia), responderam à medida nos dez minutos seguintes (21-22), chegando ainda assim a perder ao intervalo.
A rotação rápida na equipa de Norberto Alves deixou todos os jogadores frescos para encerrar o encontro com um terceiro quarto conclusivo (15-23), e nem o esforço da Oliveirense a aproximar-se o final do jogo (venceram inclusive os últimos dez minutos por 27-20) foi suficiente para impedir o SL Benfica de carimbar a 30.ª vitória consecutiva na LBM – a incluir 2023/2024.
O MVP do encontro foi Aaron Broussard, com 17 pontos, oito ressaltos e 22.5 de valorização. Tyler Stone (21pts, 8res – 21.5val) foi o melhor pontuador, Ahmaad Rorie (15pts), Betinho Gomes (13pts, 5res), Daniel Relvão (12pts) e Trey Drechsel (10pts, 6res, 3ast) estiveram igualmente em bom plano. Do lado do coletivo da casa, Danjel Purifoy marcou 18 pontos e garantiu sete ressaltos (20.5val); Deontae Hawkins marcou 16 e Malik Morgan 11 (com oito assistências).
Ver esta publicação no Instagram
Queluz O NOSSO PREGO 71-74 Galitos BARREIRO
As duas equipas que subiram na última época da Proliga voltaram a encontrar-se na LBM. Na primeira volta a vitória caiu para o Galitos BARREIRO e hoje o resultado repetiu-se, em casa do adversário.
Os comandados de Henrique Pina entraram de facto melhores no encontro, com 17-21 no primeiro quarto, mas o coletivo da casa respondeu bem no segundo (21-13) e chegaram ao intervalo a vencer por quatro pontos de diferença (38-34). Greg Parham (18pts, 7res, 5ast, 2rb – 22val) e Justin Webster (14pts) iam sendo os melhores do emblema de Sintra, Claude Robinson (18pts, 6res – 17.5val) a melhor arma ofensiva do clube do Barreiro. Num Pavilhão Henrique Miranda que horas antes recebera as meias-finais da Taça Federação, o terceiro quarto caiu para o Galitos (14-18) e o último também (19-22), sendo que só mesmo nos últimos segundos de jogo se pode dizer o vencedor.
Destaque ainda para os 12 pontos de KaVaughn Scott e para os 10 de Josimar Cardoso; no Galitos, Elijah McCadden marcou 13 e Miguel Correia 12.
Ver esta publicação no Instagram
Esgueira Aveiro OLI 93-80 CD Póvoa ESC Online
Que início de jogo este no Caldeirão Verde do Esgueira Aveiro OLI: parcial de 19-0 nos primeiros cinco minutos de jogo, só quebrados após falta sobre Renathan Ona Embo para converter dois lançamentos livres aos 4’24 do quarto inicial. O reforço do CD Póvoa ESC Online foi o destaque da partida, com 32 pontos marcados e 34.5 de valorização, já que, depois desse primeiro embate, a equipa de José Ricardo Rodrigues, a precisar de pontuar, não deu tréguas, e não sofreu mais no quarto (19-12).
O Esgueira volta, contudo, a entrar com tudo e vence o segundo quarto 28-12, chegando ao intervalo a vencer por 23: 47-24. A diferença só voltaria a descer dos dez pontos aos oito minutos do último quarto, já que o Póvoa regressou dos balneários revigorado (23-34), aproveitando-se da exibição fenomenal de Ona Embo e dos 18 pontos de Nicolaos Arsenopoulos e os 15 de Clyde Trapp. Mas Ty Toney, que, tendo recebido hoje o seu prémio de MVP do Mês de Dezembro, sacudiu a “maldição” e chegou aos 24 pontos e aos 30 de valorização, esteve na sua melhor forma e saiu mesmo como MVP do encontro, ajudando a equipa a suster a grande segunda parte de um reinventado Póvoa. O último quarto terminou 23-22.
Keven Gomes, internacional cabo-verdiano, também ele reforço anunciado recentemente pelos poveiros, marcou sete pontos; do lado do Esgueira, brilhou igualmente Emanual Shepherd (18pts, 6res – 22val) e Brandon Alston (20pts).
Javian Davis, do Imortal LUZiGÁS, termina a ronda com um duplo-duplo de 26 pontos e 14 ressaltos e é o MVP (37.5val). O SL Benfica vai passar o fim de semana no topo da tabela, seguido pelo FC Porto, Sporting CP e UD Oliveirense. A AD Galomar é ainda última classificada, atrás do CD Póvoa ESC Online. De frisar que ainda faltam disputar três encontros referentes à 10.ª jornada.
A LBM regressa a 31 de janeiro, para o UD Oliveirense-AD Galomar, da 14.ª jornada.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Galomar, Oliveirense, Vitória e Galitos avançam para os quartos de final da Taça de Portugal
Emoção máximo nos oitavos de final da Taça de Portugal Masculina, com a AD Galomar a vencer o Casino Ginásio, num jogo histórico para o Basquetebol português: foi o primeiro encontro masculino com uma equipa de arbitragem (a três) exclusivamente feminina: Sónia Teixeira, Ana Costa e Inês Freire.
Em Sangalhos, sai vitoriosa a UD Oliveirense, o Vitória SC foi ganhar no Parque das Camélias ao Vasco da Gama SC e o dia terminou com a vitória do Galitos BARREIRO no duelo entre os dois promovidos da Liga Betclic Masculina (garantindo também com a subida a entrada direta nos oitavos desta prova-rainha do Basquetebol português).
Os oitavos de final, recorde-se, começaram esta quinta-feira (16 de janeiro), com a vitória do Sporting CP em Albufeira, e continuam já amanhã (19 de janeiro). Mas, primeiro, o resumo dos encontros de hoje:
Casino Ginásio 69-84 AD Galomar
Com João Mota ao leme, o Casino Ginásio, que, para chegar a esta fase, venceu, curiosamente, no Funchal, o CAB Madeira, e chegava portanto motivado para a partida, que começou com muita intensidade por parte de ambas as equipas. Do lado da AD Galomar era a estreia de Nuno Manarte ao comando do coletivo madeirense, pelo que a equipa da Liga Betclic Masculina (LBF) não queria com certeza começar uma nova saga com uma derrota.
Ver esta publicação no Instagram
Parcial de 18-28 nos primeiros dez minutos no Pavilhão Galamba Marques, com vantagem para o plantel mais experiente. Uma boa réplica dos figueirenses à entrada do 2.º quarto ainda animou as bancadas, mas a Galomar soube recuperar o controlo do encontro, com Michael Durr em grande plano (ele que terminou como MVP, com 20 pontos e 11 ressaltos e o melhor +/- do encontro, 20; mas que, ao fazer a quarta falta a seis minutos do fim, ainda fez tremer a confiança do banco de Manarte). O poderio físico dos madeirenses na luta pelas tabelas é evidente na Liga e também o foi na Taça, e o Casino Ginásio só tinha ganhado três ressaltos contra 16 da Galomar em 12 minutos de jogo, favorecendo o resultado.
37-49 no marcador ao intervalo e, no regresso dos balneários e Oman Oman (13pts) a dar alguma esperança aos figueirenses a meados do 3.º quarto. Com grande fulgor, a equipa da casa foi cada vez mais reduzindo a desvantagem (66-73 a cinco minutos do fim). As faltas foram-se acumulando, contudo, com Markus Terry (18pts) a ser excluído e Stanley Davis Jr (13pts) a fazer a quarta, e a Galomar não mais abrandou. Maleeck Harden-Hayes chegou ao duplo-duplo com 23 pontos e 10 ressaltos e termina com os mesmos 26 de valorização de Durr. Guillaume Pepin marcou 13. A estatística completa.
Ver esta publicação no Instagram
Nota também, como referido acima, para a equipa técnica deste jogo: Sónia Teixeira, Ana Costa e Inês Freire. É a primeira vez em Portugal que um jogou masculino é apitado por três mulheres. A tripla de arbitragem esteve à conversa com a FPB e serão três das protagonistas do próximo Magazine Ligas Betclic.
A Galomar vai agora enfrentar o Sporting nos quartos-de-final da competição, no fim de semana de 8 e 9 de fevereiro.
Sangalhos DC 71-95 UD Oliveirense
Jogo de alta intensidade no Complexo Desportivo de Sangalhos, com um ritmo alucinante a começar a partida. Era contudo incontestável o favoritismo da UD Oliveirense, e ao fim dos primeiros dez minutos já se afigurava uma vantagem maior para os comandados de João Figueiredo: 15-25, com Danjel Purifoy (13pts, 4res) e João Fernandes (15pts, 11res) em grande plano desde cedo. Contudo, os homens do Sangalhos DC não se deixaram intimidar pelos encarnados e foram discutindo cada posse de bola, vendo-se a apenas seis pontos a cinco minutos do intervalo (25-31). O resultado resumir-se-ia a 34-47 no retorno ao balneário.

Estratégia muito clara por parte da Oliveirense na pressão aos bases do Sangalhos, especialmente a James Woods. O aspeto físico voltou a ser preponderante e a luta das tabelas foi claramente ganha pelos comandados de João Figueiredo (25-48), que viram em Deontae Hawkins o verdadeiro MVP da partida, chegando aos 17 pontos e aos dez ressaltos. O seu matchup foi algumas vezes Obinna Agu, o melhor dos azuis e brancos (entusiasmantes 24 pontos e 10 ressaltos – 27val), que esteve em destaque a par de Lincoln Rosebush (11pts, 5res), Dário Manhanga e Hélder Semedo (marcaram cada 10 pontos).
No terceiro quarto o emblema de Oliveira de Azeméis voltou a vencer com relativa expressão (17-27), distanciando-se e sentenciando a partida antes do seu fim; os últimos dez minutos terminaram com um parcial de 20-21, o melhor dos anfitriões. Nota também para João Embaló, da Oliveirense, que marcou 12 pontos e colecionou seis ressaltos. A estatística aqui.
Os pupilos de Francisco Gradeço estavam bem preparados, diga-se, mas a experiência da titulada Oliveirense saiu por cima, e vai agora encontrar o Galitos BARREIRO, que também venceu hoje.
SC Vasco da Gama 88-122 Vitória SC
O SC Vasco da Gama ainda não tinha perdido esta época no Parque das Camélias, e a lendária casa do clube do Porto estava cheia para receber o Vitória SC de Miguel Miranda. A equipa da Proliga queria provar que o primeiro lugar na fase regular foi merecido e disputar o jogo contra os vimaranenses, atuais 10.º classificados da LBM. O primeiro quarto de relativo equilíbrio (20-29) foi sucedido por dez minutos pressionantes, quer no ataque, quer na defesa, por parte dos alvinegros. O Vitória, aliás, marcou 15 pontos após turnover adversário só na primeira parte, e os vascaínos somente três, com um triplo de Ivo Coutinho a dois minutos do intervalo. Resposta por parte dos triplistas de Guimarães (foram dez até ao intervalo) e encontramo-nos na pausa regulamentar com numerosos 40-67 no placar, vindo-se a mostrar depois estes dez minutos fundamentais para o resultado final.
A segunda parte não teve outra história portanto que não o domínio vimaranense no famigerado pavilhão do Vasco, com as excelentes prestações de Antonio Daye (17pts, 6res), William Loyd (12pts, 5res) e dos internacionais portugueses Ricardo Monteiro (14pts, 6res) e Pedro Pinto (19pts). O melhor dos vitorianos foi, contudo, David Wingett, que eletrizou a partida com os seus 24 pontos (26.5val – MVP do encontro).
Ver esta publicação no Instagram
E, se Wingett foi fundamental para a equipa de Miguel Miranda, entre os jogadores orientados por Nuno Freitas destacou-se um imperial Akoi Yuot: 32 pontos, sete ressaltos, três desarmes de lançamento – 38.5val. Victor Nwagbaraocha (11pts, 6res) e Felizardo Ambrósio (12pts, 6res) também estiveram em bom plano no SC Vasco da Gama, que ainda disputou o terceiro quarto (25-28), mas já chegou sem força anímica para fechar o encontro (23-27). O esforço coletivo é de frisar, para ambas as equipas, num placar bastante elevado e que reforça a “festa da Taça”.
Todos os jogadores de ambos os emblemas colecionaram minutos, honrando o legado de escola formadora (e que mantém nos seus quadros os atletas de formação) do Vasco. Nota também para o regresso de Ferran Ventura (6pts) no Vitória, que já não jogava (por lesão) desde a jornada inaugural da Liga Betclic Masculina. A estatística completa.
O Vitória SC vai agora defrontar o vencedor do Portimonense SC – SL Benfica, que se joga amanhã.
Queluz O NOSSO PREGO 60-76 Galitos BARREIRO
Os dois promovidos da última LBM voltaram a encontrar-se, desta feita para a Taça, num Pavilhão Henrique Miranda quase lotado e com grande suporto para a equipa da casa, como já é habitual. Desta feita, contudo, a sorte sorriu à equipa do outro lado da ponte sobre o Tejo. Os Galitos BARREIRO vieram da Margem Sul decididos a avançar na prova e foram eles que entraram melhor no encontro, com um parcial de 14-26 no primeiro quarto. O segundo (18-17) viu um ligeiro ascendente dos homens de César Rodrigues, à procura de inverter o resultado, e o intervalo assim chegou com uma vantagem de 11 pontos para o coletivo do Barreiro, 32-43, com bons apontamentos de parte a parte.
Malcolm Richardson (12pts, 5res, 7ast -22val) brilhou na primeira parte do encontro, a par de Elijah McCadden (16pts), e o primeiro foi mesmo o MVP. Claude Robinson (15pts, 10res- 24val) esteve particularmente bem na metade seguinte, contrariando a investida alvinegra, que respondia principalmente através de Greg Parham (17pts, 7res).

Bancadas cheias em Queluz para a “festa da Taça”
O base norte-americano tem provado ser uma verdadeira ameaça ofensiva para o Queluz O NOSSO PREGO, mas, sempre que o clube de Sintra pontuava, os Galitos respondiam com igual perícia, tendo Lloyd Bryan Jr contribuído com 10 pontos e, no Queluz, era o poste Josimar Cardoso que ia pontuando (marcou igualmente 10).
No terceiro quarto ganhavam os barreirenses por 45-61, maior vantagem até ao momento, que só foi crescendo: aos cinco minutos a diferença já era de 20 pontos (47-67). O Queluz ainda foi reduzindo, mas não foi suficiente, e os pupilos de Henrique Pina vencem fora de casa por 60-76 e vão encontrar a UD Oliveirense nos quartos de final. Confere a estatística completa.
Finalizado o sábado de Taça de Portugal, resta dizer que o MVP dos oitavos de final da prova rainha já não é André Silva, do Imortal AOC Sub23, que se destacou na quinta-feira com 24 pontos (27.5val); Akoi Yuot, com a exibição de luxo (38.5val) de hoje, assumiu o trono da ronda.
Amanhã jogam: Portimonense SC – SL Benfica, às 11 horas; FC Porto – CD Póvoa ESC Online, pelas 14 horas; e Esgueira Aveiro OLI – Ovarense Gavex (18 horas), todos com transmissão FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FC Porto vence derby do distrito; Galitos supreende Esgueira na 12.ª jornada da LBM
Que belo início de segunda volta na Liga Betclic Masculina. Os líderes consolidam o seu lugar, com vitórias do FC Porto, UD Oliveirense e Ovarense Gavex, mas o Galitos Barreiro, que era 9.º, venceu o Esgueira Aveiro OLI, que era (e é) 6.º, e sobe ao 7.º lugar (à condição, já que ainda falta jogar, amanhã, o SL Benfica – AD Galomar e, na terça-feira, dia 14, o Imortal LUZiGÁS – Sporting CP, para encerrar a jornada), lugar de acesso ao playoff. Neste sábado (11 jan.) de 12.ª jornada, destaque individual para o alvinegro Justin Webster, com valiosos 36 pontos (37val).
Vejamos o resumo dos encontros:
CD Póvoa ESC ONLINE 53-93 FC Porto
Jogo calmo neste derby nortenho, com o FC Porto a controlar desde cedo um CD Póvoa ESC Online ambicioso, mas que não conseguiu suster o ímpeto inicial dos “dragões” (7-22 no primeiro quarto) e sofreu com isso. O segundo parcial mais equilibrado (14-20) ainda via o Porto ganhar por mais de 20 ao intervalo, e os comandados de Fernando Sá venceram igualmente a segunda parte, de forma categórica e com o internacional português Miguel Queiroz em grande plano: o MVP do encontro (21val) marcou 13 pontos e colecionou sete ressaltos, fazendo uma excelente parelha com Gonçalo Delgado (10pts, 6res – 15.5val), Xeyrius Williams (11pts, 4res – 15.5val) e Tanner Omlid, com 17 pontos e cinco ressaltos (17.5val).
Na equipa do Póvoa, brilharam Nick Arsenopoulos, com 12 pontos, Ville Tahvanainem, com 11, e Clyde Trapp, com seis pontos, cinco ressaltos e seis assistências.
Ver esta publicação no Instagram
Vitória SC 74-92 UD Oliveirense
A UD Oliveirense foi a Guimarães tentar repetir a vitória da primeira volta, e com um grande esforço coletivo num jogo bastante equilibrado com os vimaranenses, levou mesmo a melhor. Ao intervalo vencia 39-44, fruto de dois parciais que só demonstram o balanço entre os dois coletivos (14-24, 25-20), mas os comandados de João Figueiredo entraram mais fortes e venceram os dois quartos da segunda parte (17-21, 18-27), encerrando a discussão do encontro.
Deontae Hawkins foi o melhor marcador (19pts), bem secundado na Oliveirense por André Bessa (18pts) e João Embaló (14pts, 8res). No Vitória SC, brilhou Antonio Daye, com 17 pontos, Trey Moses (13pts, 10res) e Pedro Bastos (11pts).

André Bessa
Ovarense Gavex 86-84 Queluz O NOSSO PREGO
Que grande jogo em Ovar. Quase dava remontada do Queluz, a passar para a frente aos sete minutos do último quarto, mas os anfitriões souberam responder e recuperar a liderança que tomaram durante grande parte do encontro. O equilíbrio foi notório (23-22, 27-18, 12-19, 24-25), pelo que foi mesmo um encontro que podia ter caído para qualquer dos lados: o Queluz O NOSSO PREGO ainda teve lançamento para a vitória, mas sem sucesso.
Delaney Blaylock foi o MVP (26.5val), com 25 pontos, Render Woods (16pts) e Jonathan Silva (10pts) também estiveram bem, mas o melhor marcador da partida foi mesmo Justin Webster. O shooting guard do Queluz levava 24 pontos a entrar no último quarto, e terminou com 36, além de nove ressaltos (37val). Greg Parham marcou 14 (e sete assistências) e Josimar Cardoso e Shaw Anderson 10 pontos cada.
Ver esta publicação no Instagram
Galitos BARREIRO 101-86 Esgueira Aveiro OLI
O Galitos BARREIRO já tinha vencido na primeira volta (74-81), fora, e em casa tinha apoio redobrado para enfrentar os pupilos de Pedro Costa. Parcial de 10-0 para abrir o encontro por parte dos anfitriões, mas o Esgueira Aveiro OLI recuperou bem (20-18) e só no segundo quarto (35-24) se começaram a distanciar os comandados de Henrique Pina, no seu segundo jogo com a equipa. Esse parcial chegou para que o Galitos aguentasse a ofensiva do Esgueira na segunda parte e, com uma vitória muito coletiva, numa valorização acumulada de 126, sobem à condição ao sétimo posto da tabela.
Elijah Cadden marcou 23 (22val), Claude Robinson foi o MVP (21pts, 5res, 4ast – 25.5val) e Lloyd Bryan Jr (13pts, 7res, 3ast) também esteve em bom plano (24val). Malcolm Richardson marcou 13 e Miguel Correia 11. Do lado do Esgueira, o grande jogo de Ty Toney (21pts, 6res, 3ast – 19.5val) não chegou; ao seu lado, destacaram-se Brandon Alston, com 18 pontos, Donnie Tillman e Rubinho Mendes, com 11 cada.
Ver esta publicação no Instagram
A Liga Betclic Masculina regressa já amanhã, 12 de janeiro, com o SL Benfica – AD Galomar, transmissão d’A Bola TV e, claro, da FPBtv. Já na terça-feira, dia 14, o Imortal LUZiGÁS – Sporting CP, para encerrar a ronda, joga-se na DAZN.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Ovarense vence Queluz nos últimos segundos; UD Oliveirense vai passar a semana no 1.º lugar da Liga Betclic
A UD Oliveirense venceu ontem e vai passar a semana no primeiro posto da tabela classificativa da Liga Betclic Masculina 2024/2025, em igualdade pontual com o SL Benfica, FC Porto e Ovarense Gavex, equipa protagonista do momento da noite. Grande vitória dos ovarenses sobre o Queluz | O NOSSO PREGO, no Pavilhão Henrique Miranda, com um alley-hoop nos últimos segundos, jogada delineada pelo técnico João Tiago e que deu a vitória aos seus comandados, num duelo alvinegro de bancadas cheias e forte apoio dos adeptos. Emoção até ao fim na Liga Betclic, que regressa a 2 e 3 de novembro.
Neste Outubro Rosa, cada lançamento de três pontos convertido reverte em 10€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Hoje, são 680 euros (68 triplos) para apoiar a causa, a juntar aos 230€ do jogo de ontem, entre UD Oliveirense e Vitória SC, totalizando 910 euros nesta 1.ª jornada.
FC Porto 76-64 CD Póvoa ESC Online
É provável que o FC Porto venha a ser a equipa “menos solidária” esta jornada, com uma notória falta de eficácia na linha dos três pontos nesta partida – entraram apenas três dos 31 triplos tentados pelos azuis e brancos, contra nove do CD Póvoa ESC Online. A verdade é que a equipa da Póvoa do Varzim também pecou na eficácia, desta feita na linha de lance livre, tendo convertido somente 31% (5/16), face aos 79% (27/34) do adversário. O FC Porto também quase duplicou os ressaltos conquistados (57-31), vencendo facilmente a luta nas tabelas.
Foi, ainda assim, uma grande réplica dos comandados de José Ricardo Rodrigues – que estiveram a ganhar durante grande parte do encontro. Não obstante, foram mesmo os “dragões” que, em casa, na Dragão Arena, celebraram a vitória.
O encontro poderia ter tido outro rumo, ainda assim, caso se mantivesse em jogo Nick Arsenopoulos, extremo poveiro que saiu lesionado no 3.º quarto, quando era o melhor marcador do encontro (12pts). Clyde Trapp Jr assumiu a equipa e fez um jogo muito completo (15pts, 8res, 6ast), mas o MVP foi mesmo Phil Fayne, com um duplo-duplo de 16 pontos e 11 ressaltos (25.5val). Em destaque também estiveram Xeyrius Williams – em apenas 17 minutos, o MVP da mais recente Supertaça Mário Saldanha marcou 11 pontos e conquistou oito ressaltos, com dois roubos de bola e dois desarmes de lançamento (21.5val) – e Toney Douglas, com 16 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
AD Galomar 83-87 SL Benfica
Ao intervalo, Tyler Stone levava 18 dos 37 pontos, o que muito diz do que foi este jogo para o MVP benfiquista – 29.5val. O reforço das “águias” para 2024/2025 esteve em grande plano e bem acompanhado pelos dez pontos de Thomas Drechsel. As águias tiveram de suar, contudo, para conseguir ultrapassar a AD Galomar, que contou com o internacional Nuno Sá, reforço recém-anunciado e em estreia esta temporada, mas ainda com poucos minutos.
O melhor das madeirenses foi Michael Durr, com um duplo-duplo de 15 pontos e 12 ressaltos (25.5val), mas, para comprovar a grande tarde que tiveram os comandados de João Freitas, cinco jogadores marcaram mais de 10 pontos, incluíndo Maleeck Harden-Hayes (16pts, 5res, 3ast), Macachi Braz (13pts, 7res), Malcom Drumwright (14pts) e Nicolas Timberlake (12pts).
Olhando para as estatísticas, mais um jogo com pouco triplos (apenas oito no total), com a conquista das tabelas por parte da AD Galomar (45 contra 32 ressaltos) a ser preponderante na luta até aos últimos segundos, eles que foram para o intervalo a vencer por 14 pontos de diferença (46-32).
Ver esta publicação no Instagram
Sporting CP 96-59 Imortal LUZiGÁS
Um jogo cujo maior destaque vai para a tabela partida ainda antes do intervalo, já que os “leões” ganharam todos os quartos. O Sporting CP defrontou o Imortal LUZiGÁS depois da derrota no último segundo frente ao Esgueira Aveiro OLI e conquista o seu primeiro triunfo nesta edição da Liga Betclic. Kenneth Funderburk Jr (20pts, 6ast -22.5val) foi o MVP, mas também estiveram em grande plano o internacional português André Cruz (10pts, 8res, 3rb), Ludgy Debaut (12pts, 10res) e Uwais Razaque (15pts, 5res).
Do lado do Imortal LUZiGÁS, sobressaíram Leo Behrend (14pts, 6res), Malik Bowman (11pts, 9res) e Tiago Coelho (12pts).
Ver esta publicação no Instagram
Queluz | O NOSSO PREGO 86-87 Ovarense Gavex
Que partida disputadíssima em Queluz. A discutir-se até ao último segundo, quando João Tiago, numa reposição de bola lateral, desenha a jogada que viria a encerrar a partida, com Delaney Blaylock (15pts) a finalizar um alley-hoop e a silenciar o Pavilhão Henrique Miranda, momento depois de Greg Parham (13pts, 3ast), ele que foi MVP da última jornada, colocar os alvinegros à frente do marcador. Com múltiplas mudanças na liderança, o coletivo de Ovar saiu vencedor num encontro que podia ter caído para qualquer um dos lados, e que contou com a grande prestação de Kavaughn Scott, do lado do Queluz (20pts, 12res, 4ast, 4dl – 36val e MVP da jornada). Justin Webster (20pts, 5res) também esteve bem.
Para a Ovarense Gavex, de destacar as exibições de Render Woods (15pts, 8ast), Alexander Thompson (17pts, 8res -24val), Jonathan Silva e Nuno Morais, ambos com 12 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
Esgueira Aveiro OLI 74-81 Galitos BARREIRO
O clube de Aveiro começou melhor e chegou ao intervalo a vencer, mas os Galitos BARREIRO impuseram-se no regresso do intervalo. Os barreirenses foram mais físicos, e com os triplos a não caírem com a frequência do último fim de semana para o coletivo de Pedro Costa, foram os Galitos que venceram no Caldeirão Verde.
Michael Diggins Jr foi o MVP, com 27 pontos e sete ressaltos – 31.5val; Ty Toney marcou 19 e colecionou sete ressaltos. O base Miguel Monteiro também esteve muito bem, com nove pontos e nove assistências na conta. Já nos vencedores, o destaque é Lloyd Bryan Jr, com um duplo-duplo em seu nome: 17 pontos e 11 ressaltos – 23.5val. Elijah Cadden (18pts, 6res, 4ast), Claude Robinson III e Jaques Conceição, ambos com 11 pontos, também estiveram em bom plano nos comandados de Pedro Oliveira.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Queluz regressa vitorioso à Liga Betclic Masculina; SL Benfica é (por um ponto) líder à condição
Dia marcante para o Clube Atlético de Queluz. De regresso à Liga Betclic Masculina após largos anos, Queluz O NOSSO PREGO regressou, viu e… venceu este sábado (19 de outubro) o CD Póvoa ESC Online, em casa, com um pavilhão bastante completo, num jogo recheado de highlights, por 76-71. Foi a equipa de Queluz e foi Greg Parham que, em estreia absoluta na principal divisão do Basquetebol português, termina o encontro com um triplo-duplo de 16 pontos, 11 ressaltos e 13 assistências (32val), inequivocamente a melhor exibição do dia inaugural da Liga Betclic Masculina.
Com as primeiros cinco partidas já jogadas, o SL Benfica é líder à condição, quando tem uma diferença entre pontos marcados e sofridos de 35 pontos, face aos 34 da UD Oliveirense.
De recordar ainda que, neste Outubro Rosa, cada lançamento de três pontos convertido reverte em 10€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Neste primeiro dia de jogos, são já 850 euros (85 triplos) para apoiar a causa.
Queluz O NOSSO PREGO – CD Póvoa ESC Online
Depois de um início mais conturbado, o coletivo liderado por César Rodrigues foi recuperando, pouco a pouco, no marcador. Ainda assim, a primeira vez que o Queluz O NOSSO PREGO tomou a liderança do encontro foi no final do terceiro quarto, ainda muito havia para jogar. O espetáculo dentro das quatro linhas foi inegável, com o extremo grego Nicolaos Arsenopoulos, reforço do CD Póvoa ESC Online para 2024/2025, em grande destaque (18pts, 3res, 3ast). Somtochukwu Dimanochie esteve muito perto do duplo-duplo (10pts, 9res) e Clyde Trapp Jr., encarando naturalmente o seu papel de principal ameaça ofensiva nesta equipa, marcou 12 pontos, mas pecou na eficácia (4-20 LC).
Do lado do Queluz, além da estreia inédita de Greg Parham, também Kavaughn Scott fez uma exibição digna de Cinco Ideal (24pts, 12res – 30val) e Latreavin Black também apontou um duplo-duplo (11pts, 11res, 5ast) nos seus 36 minutos de jogo.

Greg Parham (à esquerda) e Nicolaos Arsenopoulos (à direita)
FC Porto – Vitória SC
Era o primeiro jogo (oficial) da época para os vimaranenses, frente a um FC Porto que já tinha disputado (e conquistado) a Supertaça e que ainda esta quarta-feira jogou para as competições europeias. Esperava-se algum favoritismo por parte dos azuis e brancos, e a verdade é que o FC Porto tomou desde cedo a liderança do marcador e assim se manteve até ao final da partida (88-80).
Os “dragões” venciam por seis pontos (42-36) ao intervalo e por 13 à entrada dos últimos dez minutos, pese a boa réplica inicial do Vitória SC no terceiro quarto. O marcador chegou a apontar 42-40, mas o coletivo de Fernando Sá não desacelerou e conseguiu voltar a alargar a diferença, com uma grande exibição de Tanner Omlid, com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 ressaltos (22val). O reforço portista para esta temporada, Devyn Marble, apontou 18 pontos (21val).
Nos vimaranenses, destaque para o internacional português Ricardo Monteiro, que regressou ao Vitória SC em 2024/2025 e que promete vir a ter muitos minutos ao longo da época. Duplo-duplo de 18 pontos e 10 ressaltos (21val), numa exibição muito consistente do poste d’Os Linces. Antonio Daye e Tyke Thompson, também eles reforços para a equipa de Miguel Miranda, apontaram respetivamente 23 (máximo do jogo) e 14 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
AD Galomar – UD Oliveirense
61-95. Eis o resultado final da receção da equipa da Madeira à UD Oliveirense nesta jornada inaugural da Liga Betclic Masculina, e que dá a este último emblema o segundo posto “à condição” da prova. A AD Galomar entrou com maior fulgor, com um parcial de 7-0, mas assim que o coletivo de Oliveira de Azeméis passou para a frente do marcador (13-17), não mais largou a liderança. Ao intervalo no Pavilhão do Caniço, a Oliveirense vencia por nove pontos (35-46) e a diferença só se alastrou no 3.º quarto (12-25).
Com um grande duplo-duplo de 15 pontos e 14 ressaltos, Michael Durr foi o melhor madeirense (31val), e Macachi Braz o melhor pontuador (18pts). Malik Morgan (18pts, 19val) foi o melhor da Oliveirense, que viu também Diogo Araújo fazer um jogo muito competente em apenas 15 minutos (16pts, 3res – 16,5val).
Ovarense Gavex – Galitos Barreiro
Os Galitos do Barreiro, recém-promovidos da Proliga, foram este sábado a Ovar discutir o jogo até ao fim, com o resultado a dilatar só nos últimos cinco minutos. Os recém-chegados ainda empataram o primeiro quarto (12-12), sofreram no segundo (17-9) e venceram o terceiro (20-22), mas a Ovarense Gavex aproveitou o contributo dos seus três jogadores em maior evidência para levar a melhor no final (72-59): Delaney Blaylock esteve em grande forma, com 21 pontos e oito ressaltos (24.5val), com a contribuição do duplo-duplo de Jonathan Silva (14pts, 10res – 21.5val) e Ivan Pavicevic (15pts).
Do lado dos Galitos do Barreiro, Claude Robinson III foi mais esclarecido (10 pontos, 10 ressaltos,) Lloyd Bryan Jr. foi o mais valorizado (16.5val com 12 pontos e quatro ressaltos). Jaques Conceição também marcou 12 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
Imortal LUZiGÁS – SL Benfica
O SL Benfica deslocou-se este sábado ao pavilhão do Imortal LUZiGÁS, em Albufeira, e saiu vitorioso por 61-96, com uma grande exibição do MVP Nicolás Carvacho (duplo-duplo de 16 pontos e 10 ressaltos – 29val). As “águias” entraram desde cedo com confiança na partida, com um parcial de 0-14, mas a equipa do Algarve, que parecia não vir a ter “pernas” para parar a intensidade da ofensiva encarnada, respondeu muito bem, e empatou o segundo quarto do jogo (16-16).
O SL Benfica ajustou ao intervalo e venceu confortavelmente a segunda parte, mas ficam na retina as exibições dos “algarvios” Leo Behrend (19pts) e Fábio Lima (10pts, 5ast). Nos encarnados, além de Carvacho, brilharam Marcus Thornton (16pts, 6ast), Trey Drechsel (15pts, 3res, 3ast) e Tyler Stone (18pts, 4res).
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.