Artigos da Federaçãooo

FC Porto segue em frente na Taça com vitória expressiva na Madeira

O FC Porto apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal Masculina ao vencer esta quarta-feira o CAB Madeira por 103-61, no Pavilhão Clube Amigos do Basquete, em jogo dos oitavos de final da prova.

A formação portista entrou com grande intensidade e rapidamente tomou conta do encontro, fechando os primeiros dez minutos com uma vantagem significativa (26-10).

A equipa madeirense procurou responder no segundo parcial e conseguiu equilibrar mais o jogo antes do intervalo, mas os dragões mantiveram o controlo e chegaram ao descanso com um novo parcial favorável (21-19).

O momento decisivo surgiu após regresso dos balneários onde o FC Porto subiu o ritmo, foi mais agressivo na defesa e muito eficaz na finalização, construindo um parcial praticamente irreversível  de 36-18. Nos últimos dez minutos, os azuis e brancos continuaram por cima (20-14) e confirmaram a qualificação.

Em destaque na partida esteve Jonathan Dunn, MVP, com uma exibição completa: 17 pontos, 10 ressaltos e 5 assistências, culminando em 27 pontos de valorização. O colega de equipa Wesley Wahspun foi o autor de 10 pontos, 5 ressaltos, 7 assistências alcançando 20 pontos de valorização.

Do lado do CAB Madeira, a principal referência foi Bernardo Ferreira, ao assinar 18 pontos, dois ressaltos, três assistências e 8 roubos de bola terminando assim a partida com 14 pontos de valorização. Já Jorge Embaló marcou 8 pontos, assinou 5 ressaltos tal como duas assistências e um roubo de bola, culminando em 12.5 pontos de valorização.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


SL Benfica resolve no terceiro período frente ao Galitos BARREIRO ACEDE

O Pavilhão Fidelidade foi palco, esta quarta-feira, do duelo entre SL Benfica e Galitos Barreiro ACEDE, num encontro relativo ao acerto de calendário da 8.ª jornada da Liga Betclic Masculina, e os encarnados acabaram por vencer por 107-85, num jogo marcado por um arranque equilibrado.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O Benfica entrou com boa intensidade e tentou desde cedo marcar o seu ritmo mas o Galitos apresentou-se sem complexos e com capacidade para responder no ataque. O primeiro período foi competitivo e com alternância na resposta das duas equipas, acabando por cair para os encarnados por 30-26.

No segundo quarto, o Benfica começou a encontrar maior solidez, sobretudo na forma como reduziu espaços. A melhoria defensiva acabou por se refletir no ataque e permitiu aos encarnados criar uma maior separação no marcador e fechar o parcial em 25-18, saindo para o intervalo com uma vantagem mais confortável.

O regresso dos balneários foi o ponto de viragem. O Benfica entrou determinado, intensificou o jogo e acabou por vencer o terceiro período por 34-26. Apesar da diferença, o Galitos não baixou os braços e tentou, por diversas vezes, responder.

Nos derradeiros dez minutos, com o jogo praticamente encaminhado, os encarnados souberam gerir a vantagem e controlar o ritmo do encontro. A margem construída anteriormente acabou por ser determinante. O parcial final foi de 18-15 e o marcador fechou em 107-85.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Individualmente, o MVP da partida foi Makram Romdhane, determinante pelo impacto global: 15 pontos, 9 ressaltos e 3 assistências e um roubo de bola, 27.5 pontos de valorização. No Benfica, destacou-se ainda Eugene Crandall Iv com 9 pontos marcados, dois ressaltos, 11 assistências e três roubos de bola culminando em 15.5 pontos de valorização.

Do lado do Galitos, brilhou Quentin Eyobo sendo autor de 20 pontos, três ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, alcançando 22 pontos de valorização. Ivan Almeida teve, também, um papel de destaque na partida, o ex-atleta do SL Benfica, ao marcar 12 pontos  5 ressaltos, 5 assistências e 2 roubos de bola garantindo 18.5 pontos de valorização.

A estatística completa. 

Com este acerto de calendário concluído, as equipas viram agora as atenções  para a sequência do campeonato, uma vez que a ronda desta semana corresponde à Jornada 12 da fase regular.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sporting cede no último quarto em Prievidza na FIBA Europe Cup

O Sporting CP não conseguiu trazer pontos da sua deslocação à Eslováquia e saiu derrotado no pelo BC Prievidza, por 94-82, em encontro referente à 3.ª jornada da Segunda Ronda (Grupo M) da FIBA Europe Cup, disputado esta quarta-feira, 14 de janeiro, em ŠH Prievidza.

No primeiro duelo de sempre entre os dois emblemas na história da prova, os leões até entraram melhor e venceram os primeiros dez minutos (22-27), mas os eslovacos responderam antes do intervalo e deram a volta ao marcador, seguindo para o balneário com um parcial de 25-19.

Após o descanso, o Sporting voltou a equilibrar e ganhou o terceiro quarto (14-19), mantendo-se na luta pela vitória, porém o Prievidza foi superior na reta final e decidiu o jogo com um parcial superior (33-17), que acabou por selar o resultado final.

Individualmente, o grande destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr., autor de 21 pontos, 6 ressaltos e um roubo de bola, terminando como o jogador mais valorizado do Sporting (25 pontos de valorização) e um dos mais influentes em toda a partida. Ao seu lado sobressaíram ainda Rui Palhares (autor de 7 pontos, 6 ressaltos e um roubo de bola culminando em 10 pontos de valorização) e Malik Morgan (autor de 14 pontos, dois ressaltos e 5 assistências garantindo 10 pontos de valorização).

A estatística completa.

A equipa portuguesa volta a jogar pela competição no dia 21 de janeiro, quarta-feira, pelas 19H30 no Pavilhão João Rocha, frente ao Surne Bilbao Basket.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


AB Viseu: CD Gumirães e CD Tondela são campeões distritais de Sub18M e Sub16F

Primeiro fim de semana de fases finais distritais para para as equipas Sub18 Masculinas e Sub16 Femininas da Associação de Basquetebol (AB) de Viseu, e CD Gumirães e CD Tondela sagraram-se campeões do distrito.

No Masculino, ARCOliveirinha, CD Tondela e CD Gumirães disputaram a final Sub18 a três, realizada no Município de Carregal do Sal, e foi este último que se sagrou campeão (e apurado para o Campeonato Nacional), vencendo o ARCOliveirinha 88-61 e o CD Tondela (2.º classificado, direto para a Taça Nacional) 28-76.

Elias Soares (CDTondela), António Santos (ARCOliveirinha), Santiago Pereira (CD Tondela) e Guilherme Sousa e Tomás Correia, ambos do CD Gumirães, receberam honras de Cinco Ideal.

No Feminino, a disputa do título de Sub16 foi a dois, entre o CD Tondela e o CD Gumirães, e foram as tondelenses a erguer o troféu (60-28 na primeira mão e 51-28 na segunda). O Cinco Ideal contou com Maria Sousa, Marta Neves, Mafalda Andrade, Alexandra Ferreira e Maria Caramelo, todas do emblema campeão.

Pode acompanhar o calendário competitivo da AB Viseu na sua respetiva página.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | AB Viseu

Rio Maior Basket e Santarém BC são os campeões distritais de Sub18 em Santarém

Estão terminadas as fases finais distritais para as equipas Sub18 da Associação de Basquetebol (AB) de Santarém, com títulos de campeão para Santarém BC e Rio Maior Basket.

Em Sub18 Femininos, as classificações seguiram as posições da fase regular: Santarém BC em 1.º, UDR Zona Alta em 2.º, Rio Maior Basket em 3.º. O campeão venceu na final o Zona Alta, por 70-69, num jogo disputado à tangente, na Nave Desportiva de Santarém, este fim de semana (10 e 11 de janeiro)

Já os Sub18 Masculinos jogaram ainda em em dezembro, com vitória para Rio Maior Basket nos três jogos da Fase Final, na Nave Desportiva, vencendo Chamusca BC por 82-44, CDTN-OAB por 81-38 e Santarém Basket por 65-64, numa verdadeira final jogada até aos últimos segundos. Santarém Basket ficou em 2.º, CDTN-OAB em 3.º.

Pode acompanhar o calendário competitivo da AB Santarém na sua respetiva página.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por MVP Academy Basketball (@mvpacademy_basketball)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | Santarém BC e Rio Maior Basket

CN 2 Masculina: Penúltima jornada da 1ª fase concluída

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, realizou-se a penúltima ronda da 1ª fase. SC Braga Sub23, CBP 2012, Ovarense Sub23 Olho Marinho, União de Leiria, Odivelas Basket.

1ª Fase – Norte A

O SC Braga Sub23 prolongou o percurso invicto, na receção ao BC Valença/Intermarché93-64 -, formação onde despontou Higor Coutinho – 28 pontos, 18 ressaltos. O Monção BC, segundo classificado, adiantou-se, por uma posse de bola, ao Basquete Barcelos Sub23 – 66-68.

Jogaram ainda:

FAMABASKET 62-52 FAC Sub23

Ribeirão Basket 37-52 CB Viana NortAluga Sub23

1ª Fase – Norte B

Treze jogos, treze vitórias para o CBP 2012, soberano, perante o seu público, com o CD Aves 1930 – 111-60.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube Basquetebol Penafiel (@cbpenafiel)

O CD Aves 1930 realizou, antecipadamente, o encontro da última jornada, contra o Club 5Basket Sub23 – 84-50 -, que ultrapassou com distinção. O FC Porto Sub23 impôs-se, fora de portas, ao NCR Valongo Comida com Amor67-87 -, apesar dos bons números obtidos por Edson Oliveira – 23 pontos, 10 ressaltos.

Outros resultados:

AAUTAD 65-50 Mirandela BC O Cerdoura

Club 5Basket Sub23 58-52 LAC Basquetebol Clube

1ª Fase – Norte C

O líder Fides Gondobasket ultrapassou, sem sobressalto, o GDB Leça Roupa ao Molho – 96-52. Já o CD José Régio venceu, em Matosinhos, o Guifões SC Sub23 – 80-88 -, após prolongamento.

Outros jogos:

CAAS Padaria Ribeiro 74-64 CLIP TEAMS

UAA Aroso/Sporvap Audi 70-48 Maia Basket Clube Sub23

1ª Fase – Norte D

Percurso indefetível para a Ovarense Sub23 Olho Marinho, que prevaleceu no compromisso caseiro com o ACR Vale Cambra – 69-43.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por OVARENSE BASQUETEBOL (@ovarense_basquetebol)

A UD Oliveirense Sub23 derrubou a oposição do GRIB – 75-43 -, ao passo que a Esc. Mod. SL Benfica OAZ mostrou-se dominadora, em São João da Madeira, frente à AD Sanjoanense Sub23 – 35-103.

1ª Fase – Norte E

Com Vasco Camacho – 22 pontos, 7 ressaltos, 5 assistências – a encabeçar os destaques individuais, o Galitos Sub23 construiu uma vitória sólida, contra o Illiabum Sub23 EXITCASA76-56. O Campinho/Equi não vacilou e superou, em casa, o Clube Desportivo Gumirães – 75-67. A AD Mealhada – Somengil viveu um dia positivo, ao celebrar a primeira vitória da temporada, no embate com o Sangalhos DC Sub23 – 58-54.

1ª Fase – Norte F

A imbatível União de Leiria demonstrou créditos de líder, no terreno da ASSSCC – 53-104. O NDA Pombal vergou o segundo classificado Febres Sport Club – 55-59. Já o Olivais FC Sub23 levou de vencida a AAC – Sub23 – 77-50.

1ª Fase – Sul A

O Unidos/Universalis blindou o primeiro lugar, ao arrecadar o triunfo frente ao Rio Maior Basket/MVP – 77-53. Logo atrás, surge o Stella Maris/Profresco, melhor do que a ABA/IPCB Sub23 – 66-59.

Jogaram também:

Sport Algés e Dafundo 63-59 CDC/AAUBI

Casal do Grilo 88-50 Salesianos Lisboa

1ª Fase – Sul B

O Queluz O Nosso Prego Sub23, primeiro na tabela, perdeu por margem tangencial contra a SIMECQ – 72-73. Graças à vitória alcançada, contra a União do Forte – 53-69 -, a Física Torres Vedras soma os mesmos pontos do líder.

Outros resultados:

A.C. Moscavide 79-72 PAC/UFOPAC Sub23

Basket de Loures 53-90 U.D. Vilafranquense

1ª Fase – Sul C

O Odivelas Basket acrescentou mais capítulos ganhadores ao seu trajeto, nos embate com o Alenquer Basket Clube – 84-60 – e Associação TVDE 45/18 – 39-82.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por O. B. C. (@odivelas_basket)

A Academia do Lumiar trouxe os dois pontos do encontro com o VILLAMARO Med.Imob./LOBOS – 70-73. O FC Barreirense Sub23, que já assegurara o terceiro lugar, derrotou o Carnide Clube Sub23 – 83-73. O Nacional Beltrão bateu o Alenquer Basket Clube57-45 -, apesar da réplica protagonizada por Carlos Cabral – 13 pontos, 8 ressaltos, 4 assistências.

1ª Fase – Sul D

O MBA contornou a resistência do C.D. Pinhalnovense – 48-84 – e preservou o comando isolado. A apenas uma jornada do final, a competição pelas vagas de apuramento está ao rubro: o GALITOS BARREIRO SUB23 ganhou ao Real Clube Vale Cavala – 69-57 – e somou a décima vitória da temporada, registo do seu rival da jornada.

O GDRAR atingiu igualmente a marca dos dez triunfos, contra o AJES – Pasto Alentejano119-44 – beneficiando da estratosféria exibição de David III – 24 pontos, 22 ressaltos, 12 assistências, 6 roubos de bola; 59 de valorização. O CAB Grândola – Os Javalis desfeiteou o BAC Sub23 – 54-57.

1ª Fase – Sul E

O CBA FCC Eq Hoteleiros Sub23 encerrou a sua participação, na 1ª fase, com uma derrota ante o ASC/BVRM – Monsaraz – 77-71. Antes, mostrara-se mais forte do que o Gaviões de São Brás Clube88-45 -, impulsionado por Rafael Gomes – 18 pontos, 10 ressaltos, 5 assistências, 4 roubos de bola.

Outros encontros:

CF “Os Bonjoanenses” Faro 71-54 Ginásio Sub23 Ibéricafrio

Gaviões de São Brás Clube 49-59 Beja Basket Clube

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – SC Braga

 

 

 


Sporting CP procura esta quarta-feira a quarta vitória na FIBA Europe Cup

O Sporting CP disputa esta quarta-feira a 3.ª jornada da Segunda Ronda da FIBA Europe Cup, e quer estrear-se no ano civil de 2026, no que às competições europeias diz respeito, com a sua quarta vitória na prova esta temporada. Os leões vão ao reduto do BC Prievidza, na Eslováquia, a partir das 18 horas de dia 14.

É a primeira vez que as duas equipas se encontram no histórico da competição. O coletivo de Luís Magalhães, recorde-se, avançou a primeira fase de grupos no 2.º posto do Grupo G, e já enfrentou, nesta segunda fase, o PAOK e o Surne Bilbao Basket (0-2).

O jogo tem transmissão no YouTube da FIBA:

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | FIBA EUROPE CUP

CN 2 Feminina: Quatro invictos a duas jornadas do fim da 1ª fase

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, permanecem invictos Ginásio EXZELLENZ, SIMECQ Sub22, Guifões SC e Club 5Basket JBL M&PUB.

1ª Fase – Norte A

A Juvemaia ACDC não perdeu a oportunidade de igualar o BC Limiense, líder da série, ao vencer o Vitória Sport Clube45-47. Morgan Dillard – 16 pontos, 15 ressaltos – corporizou as ambições maiatas. Em encontro relativo à ronda 12, o Vitória Sport Clube vencera o Futebol Clube de Vizela – 38-52.

Outros resultados:

ATC 34-66 Futebol Clube de Vizela

GDAS Basket 35-67 SC Maria da Fonte

1ª Fase – Norte B

O Club 5Basket JBL M&PUB bateu, de forma contundente, o NCR Valongo Valetel – 45-93 -, e o CPN Sub22 – 62-41 -, pelo que mantém o estatuto invicto.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Club 5Basket (@club5basket)

No seu encalço, persiste o CTM V. Pouca de Aguiar, vitoriosa, no reduto da AAUTAD – 52-54.

Mais resultados:

AC Astromil 29 CPN Sub22 46

GDB Leça Pousadinha Parade 51-34 CBP

1ª Fase – Norte C

Também o Guifões SC goza de um percurso sem mácula, depois de superar o SC Coimbrões Sub22 – 55-60. Em segundo lugar, o GRIB | 48 e pico recebeu e venceu o SC Vasco da Gama – 65-55.

Em encontro correspondente à jornada doze, o Club Sport Marítimo/CAB alcançou uma vitória robusta, diante da UAA Aroso79-42 -, colhendo dividendos da boa exibição de Ana Castro – 18 pontos, 6 ressaltos, 4 roubos de bola. As portuenses, em jornada dupla na Madeira, perderam igualmente diante do CDEFF Sub2267-49 -, com Ana Teixeira – 23 pontos, 12 ressaltos – a emergir como figura da partida.

1ª Fase – Norte D

A AAC comanda a série, na sequência de mais uma vitória, desta feita ante a Enesse Sanjoanense – 35-67. O Galitos Sub22 QViagem superiorizou-se, em partida referente à décima segunda jornada, ao SC Beira-Mar – 29-93 -, formação que, por sua vez, suplantou o GiCA – 58-50.

Em sentido inverso, a jogar em casa, o Galitos Sub22 QViagem caiu perante a Ovarense Internutri – 55-62. O Atómicos Eletrosantos-T21 passou o teste caseiro com o CD Tondela – 58-46.

1ª Fase – Sul A

O Santarém BC averbou a oitava vitória em nove encontros, na deslocação ao recinto do Chamusca Basket Clube – 18-59.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Santarém Basket Clube (@santarem_basket_clube)

O Unidos/Farmácia Moderna é segundo, depois de levar a melhor sobre a A.R. Amarense Soldalex – 52-81 – e soma os mesmos pontos do BC Lis IPLeiria, que se afirmou perante o Clube Náutico Abrantes – 54-61.

1ª Fase – Sul B

A SIMECQ Sub22 conta os jogos por vitórias, após o êxito, fora de portas, contra o Odivelas Basket – 53-79. Segue-se o GDEMAM, que sorriu, ante o seu público, perante o PAC/OBIT – 65-57. O Clube Nacional Natação amealhou os dois pontos, no Montijo, frente ao MBA – 45-61.

1ª Fase – Sul C

No confronto entre os dois primeiros classificados, então igualados, o Carnide Clube ganhou ao SL Benfica Sub22 – 79-73 – e saltou para o comando a solo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Carnide Clube (@carnideclube)

Encerra o pódio a Física Torres Vedras, que ditou leis frente ao GDGV66-39 -, com Bárbara Cosme – 4 pontos, 7 ressaltos – em plano de evidência. O Bilstein group/LOBOS derrotou o BAC/Crossjoin Solutions – 55-34. Em encontro relativo à ronda anterior, o mesmo Bilstein group/LOBOS não conseguiu contrariar a Física Torres Vedras – 40-49.

1ª Fase – Sul D

O Ginásio EXZELLENZ mantém a toada ganhadora. A turma de Olhão venceu, por margem folgada, o ASC/BVRM – Monsaraz – 28-119. No segundo posto, está o Portimonense SC, que acumulou triunfos com Quarteira Tubarões – 39-64 – e Imortal Sub22 Divine Home – 68-48 -, formação que respondeu da melhor forma na ronda nove, no duelo com o GDRAR Sub22 – 105-57.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Guifões SC


Guarda UP é campeão distrital de Sub18 Masculinos

Primeiro fim de semana de fases finais distritais para as equipas da Associação de Basquetebol (AB) da Guarda, com o Guarda UP – Escola Desportiva a erguer o troféu de Sub18 Masculinos.

A derradeira final decorreu este sábado, 10 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Pinhel. Frente ao Guarda Basket Nacex, o coletivo do Guarda UP bateu os adversários por 92-53, levantando o título distrital uma vez mais.

Pode acompanhar o calendário competitivo da AB Guarda na sua respetiva página.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | AB Guarda

FPB convoca eleições para Delegados à Assembleia Geral

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) divulgou a convocatória para a eleição dos Delegados à Assembleia Geral para o quadriénio 2026-2030, marcada para o dia vinte e um de fevereiro.

Segundo o documento assinado em Lisboa a 13 de janeiro de 2026 pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Ernesto Ferreira da Silva, o ato eleitoral será realizado nas sedes das Associações Distritais e Regionais de Basquetebol, decorrendo entre as 10:00 e as 20:00 horas (hora local).

Nos termos do Regulamento Eleitoral, as candidaturas a Delegados devem ser remetidas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral e entregues na sede da FPB até 1 de fevereiro de 2026, devidamente instruídas de acordo com as formalidades previstas.

Segundo o documento orientador, serão eleitos 37 delegados, distribuídos pelas representações dos clubes, jogadores, treinadores e juízes, garantindo a participação de todos os agentes desportivos no processo eleitoral.

A informação detalhada pode ser consultada nos documentos em anexo.


AB Vila Real: BC Vila Real é o campeão distrital de Sub18 Masculinos

Primeiro fim de semana de fases finais distritais para as equipas da Associação de Basquetebol (AB) de Vila Real, e o título de campeão cai para o BC Vila Real, depois das duas mãos disputadas frente ao ACDE Diogo Cão.

No sábado, dia 10, os dois clubes da capital de distrito encontraram-se com vitória do primeiro, 68-50 para os campeões, e no domingo o resultado, não tão dilatado, voltou a sorrir ao BC Vila Real, 80-76, confirmando assim o título e a vaga na Taça Nacional do escalão.

Pode acompanhar o calendário competitivo da AB Vila Real na sua respetiva página.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | BC Vila Real

 


CN 1 Masculina: Club 5Basket Gondomar impõe-se ao Galitos Pizzarte

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, cumpriu-se a antepenúltima ronda da 1ª fase. Esta segunda-feira, 12 de janeiro, realizou-se o sorteio da 2ª fase, que tem como data de arranque 8 de fevereiro e finaliza a 29 de março. O respetivo emparelhamento das jornadas já pode ser consultado aqui.

1ª Fase – Norte

Com João Malheiro – 11 pontos, 10 ressaltos, 4 assistências – em evidência, o Basquete Barcelos Eticol recebeu e venceu o GDAS56-43 -, fruto de um último quarto dominador. O GDAS teve missão dupla e foi mais feliz, no terreno do CB Viana NortAluga67-73 -, mercê, em parte, do desempenho de José Franco – 22 pontos, 6 ressaltos.

O segundo classificado CD Póvoa Sub23 cedeu pontos, na receção ao CB Viana NortAluga, que se estreou a vencer na prova, por 59-69, não obstante as diligências de Davide Buccilli – 27 pontos, 12 ressaltos, 5 assistências, 4 roubos de bola -, o mais afoito nos poveiros. Encerra o pódio o Guifões SC, vitorioso no reduto do FAC – Crédito Agrícola60-77 -, com Tedoyame Simão – 24 pontos, 5 ressaltos – a reclamar o protagonismo.

William Lima – 23 pontos, 12 ressaltos, 4 roubos de bola – deu a receita para o triunfo do FC GAIA – FOKUS, no duelo caseiro com o Académico FC75-62. Os gaienses mantêm-se dentro da luta pelo top 4.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Futebol Clube de Gaia – Basquetebol (@fcgaiabasket)

1ª Fase – Norte-Centro

No jogo mais esperado, o Club 5Basket Gondomar capitalizou o fator casa e ultrapassou o líder Galitos Pizzarte87-84 -, apesar da grande exibição de Bradley Cimperman – 35 pontos, 8 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bola -, decisivo para o sucesso dos locais.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Club 5Basket (@club5basket)

O SC Beira-Mar conserva o segundo posto, na sequência do triunfo sobre o Olivais FC83-55. Clarence Jackson – 32 pontos, 17 ressaltos, 2 assistências, 3 roubos de bola, 2 desarmes de lançamento – rubricou a exibição da ronda e alcançou uns estonteantes 53 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Beira-Mar Basquetebol (@beiramarbasquetebol)

O SC Vasco da Gama Sub23 fecha o quarteto da frente, depois de bater o Gafanha Rascunhos Urbano77-81. Eric Pedro – 24 pontos, 15 ressaltos, 4 assistências – procurou inverter o rumo dos acontecimentos para a turma aveirense.

Com David Williams – 16 pontos, 16 ressaltos, 3 roubos de bola – a assumir a batuta, a AD Sanjoanense superou a Juvemaia ACDC/Mecprec64-76.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AD Sanjoanense Basquetebol (@adsanjoanense_basquetebol)

1ª Fase – Centro-Sul

A ABA/IPCB conserva a liderança isolada, graças a uma vitória frente ao PAC Kyocera92-79 -, com dois nomes a reter na conquista: Bernardo Matos – 16 pontos, 7 ressaltos, 12 assistências, 3 roubos de bola – e Carlos Sanda – 13 pontos, 10 ressaltos -, ambos com 23.5 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Associação Basquetebol Albicastrense (@abacbranco)

Segue-se o Estoril Basket Clube, soberano na visita ao Sporting Clube Marinhense78-88. Nota mais para Evandro Inglês – 10 pontos, 22 ressaltos -, “dono” das tabelas.

No duelo entre terceiro e quarto classificado, levou a melhor o Sporting CP Sub23 sobre o CBC – Coração do Ribatejo71-57 -, pese embora o inconformismo de Ivan Fernandes – 15 pontos, 14 ressaltos. Ancorado na soberba atuação de Gonçalo Soares – 39 pontos (8/11 2pts, 14/15 LL), 4 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola -, o Carnide Clube obteve a quarta vitória da temporada, diante do Eléctrico Futebol Clube86-58.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Carnide Clube (@carnideclube)

1ª Fase – Sul

Evan Maxwell – 32 pontos, 7 ressaltos – guiou o Futebol Clube Barreirense ao desfecho desejado, ante o seu público, contra o Atlético CP82-64 -, pelo que persiste à cabeça da série.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Barreirense Basquetebol (@fcbarreirensebasquetebol)

Com os mesmos pontos, no segundo lugar, surge o CBA Vigion Group, que se afirmou perante o BAC Crossjoin Solutions80-53 -, alavancado por Joel António – 21 pontos, 19 ressaltos, 3 roubos de bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube de Basquete de Albufeira (@cbabasquete)

O Belenenses amealhou os dois pontos e selou o terceiro lugar, no embate com o Portimonense SC Sub2382-75. Merece ênfase a performance de Hugo Silva – 16 pontos, 9 ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Os Belenenses Basquetebol (@belembasket)

Gustavo Regala – 11 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências – ajudou o Seixal/Superveda a impor-se ao Scalipus CS72-59.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Seixal Clube 1925 Basquetebol (@seixal1925basquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Club 5Basket


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.