Artigos da Federaçãooo
Portugueses Lá Fora: Primeira vitória para Miguel Reis; Ibrahim Mandjam em momento positivo
Na rubrica “Portugueses Lá Fora”, enaltecemos as prestações, em especial, de Miguel Reis, determinante na primeira vitória do Basketmi Ferrol, e de Ibrahim Mandjam, que vive a melhor época ao serviço do Amicacci Abruzzo, na Série A, em Itália.
Antes do interregno para a Supertaça de Itália, a Série A esteve em curso, com o Amicacci Abruzzo, de Ibrahim Mandjam – 4.0 – (2 pontos, 9 ressaltos, 1 assistência) a superar, com clareza, o Menarini Volpi Rosse Firenze – 54-72. Menos sorte, nesta ronda, para Reggio Calabria BIC, de João Castro – 2.0 – e Alexandre Conde – 4.0 -, que se bateram dignamente, na derrota, fora de portas, frente a Asinara Porto Waves – 83-78.
Já depois do Briantea 84 Cantù erguer a Supertaça de Itália, a retoma da liga trouxe novo êxito aos comandados de Carlo Di Giusto, na receção a Special Bergamo Sport – 59-46. Ibrahim Mandjam acumulou 26:37 minutos, 8 ressaltos, 4 roubos de bola e 1 assistência.
- Foto: Amicacci
- Foto: Amicacci
Na mesma jornada, o Reggio Calabria BIC sorriu, no duelo caseiro, com o Wheelchair Basketball Vicenza – 77-37 -, dia de estreia a marcar para João Castro – 2 pontos, 1 ressalto. Alexandre Conde amealhou 6 pontos – 100% 2pts -, 5 ressaltos, 1 assistência.
- Foto: Reggio BIC
- Foto: Reggio BIC
Na mais recente ronda, a última antes das Festas, o Amicacci Abruzzo “chocou” a Europa do BCR, ao suplantar, como visitante, o Briantea 84 Cantù – 71-77. Ibrahim Mandjam somou 2 ressaltos em 10 minutos. A equipa de Giulianova saltou para o segundo posto. Por seu turno, o Reggio Calabria BIC festejou a quarta vitória da temporada, novamente com marca portuguesa, no embate com PDM Treviso – 76-56. 2 pontos e 1 ressalto constituíram a colheita de João Castro.
Começou bem a campanha 2025/2026 do Santa Lucia Basket Roma, emblema histórico do BCR italiano, pautada por duas vitórias esclarecedoras. Na receção à ASD Don Orione, os números falaram por si – 99-29 -, com Ismael de Sousa – 3.0 – a assinar 14 pontos. O conjunto romano impôs-se, novamente em casa, por margem folgada, aos Crazy Ghosts – 69-26 -, apronto caseiro de boa memória para o internacional A, melhor marcador com 20 pontos.
No dérbi romano, a SS Lazio, pejada de veteranos ilustres do BCR italiano, como Andrea Pellegrini ou Marco Stupenengo (treinador-jogador), infligiu a primeira derrota ao rival da cidade – 65-45. Ismael de Sousa somou 5 pontos. O coletivo romano voltou aos triunfos, no terreno do Cus Catania – 18-62 -, tendo Ismael de Sousa – 3.0 – apontado 4 pontos.
Em busca da primeira vitória na época, o Basketmi Ferrol viajou até Valência, onde acabaria por sucumbir diante dos locais AGC – ADIV – 65-43 -, não obstante os contributos de Miguel Reis – 4.0 – (14 pontos) e Hélder Moreira – 4.5 – (6 pontos). À quarta jornada, no Pabellón del Ensanche, “forte” dos ferrolanos, Miguel Reis assinou um desempenho de gala, com 18 pontos, ao passo que Hélder Moreira registou 3 pontos, dígitos que ajudaram a alcançar a desejada estreia a vencer, ante o Fundación Vital Zuzenak – 49-45.
Ver esta publicação no Instagram
Perante um dos favoritos à subida, o UCAM Murcia, o Basketmi Ferrol fechou 2025 com uma derrota por 48-78. Miguel Reis – 4.0 – deu mais uma demonstração cabal da sua capacidade, com 22 pontos, bem secundado por Hélder Moreira – 4.5 – 6 pontos.
Depois de duas derrotas iniciais, a convicção do CS Meaux 2 não soçobrou, já que os Meldois embalaram para uma vitória frente ao CAPSAAA Paris – 34-54 -, encontro no qual Christophe da Silva – 1.0 – marcou 4 pontos e atuou 30 minutos. Seguiu-se novo êxito, caseiro, perante o Les Aigles du Velay 2 – 57-55 -, com o internacional A em campo ao longo de 18 minutos. Frente ao Club Handisport Forezien, o CS Meaux 2 não conseguiu levar a bom porto as suas intenções, caindo por 71-50. Christophe da Silva inscreveu o nome na folha de marcadores, com 4 pontos.
- Foto: Nath Leroy
- Foto: Nath Leroy
Alemanha
Sortes distintas para o SGH Berlin, sem David Lima – 5.0 – neste duplo compromisso, no terceiro escalão germânico. O SGH Berlin celebrou o primeiro triunfo da época, no reduto do Jena Caputs – 43-55 -, enquanto não foi capaz de contornar o Team-MV – 70-61.
Na Landesliga, o irreverente projeto berlinense Berlin Dreams RSC não pára de dar frutos no BCR. São já 8 vitórias em 8 partidas. Ante o seu público, ultrapassou o Behinderten – Sportverein Steglitz E.V. – 32-25 -, com 4 preciosos pontos do treinador-adjunto e jogador David Lima. Veio depois uma vitória mais expressiva, no confronto com o Rolling Baskets Magdeburg 2 – 22-57 -, desta feita com 8 pontos do classe 5 luso. Em mais uma ronda concentrada, o Berlin Dreams RSC desfeiteou o MTV Braunschweig – 33-40 – e o RRB Team Niners Chemnitz 2 – 46-67 -, desfechos onde David Lima emergiu como figura, com 14 e 8 pontos, respetivamente.
Ver esta publicação no Instagram
No fecho do mês de novembro, os Lux Rollers de Paulo Soeiro – 1.0 – perderam os seus dois embates, contra Rhine River Rhinos Wiesbaden 2 – 48-53 – e SGK Rolling Chocolate – 57-34. Já dentro do mês de dezembro, a jornada dupla teve um desenlace mais feliz para a equipa do Grão-Ducado, com triunfos sobre ART Giants Dusseldorf – 65-38 – e RBG Dortmund – 50-37.
- Foto: Pressphoto RTL
- Foto: Pressphoto RTL
A contar para a Taça da Alemanha, em desafio de David contra Golias, o Lux Rollers despediu-se da competição, ao perder por 30-74, frente aos Allianz Rollers Ulm. Paulo Soeiro marcou 2 pontos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Basketmi Ferrol
SL Benfica vence a XL Supertaça Mário Saldanha
À 40.ª… cai para o SL Benfica, o clube com mais Supertaças no seu currículo – com a vitória de hoje, em Coimbra, frente ao FC Porto, na disputa do primeiro troféu da temporada 25/26 no que ao Basquetebol masculino diz respeito, ergueram a 16.ª. Resultado final de 91-65.
Num Multidesportivo Mário Mexia muito bem composto (quase 1700 espetadores), Tanner Omlid era o grande “reforço” dos dragões, regressando de lesão e logo para um Clássico, mas foi Jhonathan Dunn que mais brilhou pelos azuis e brancos, terminando com 19 pontos (17 só na primeira parte), demonstrando a competência defensiva do coletivo de Norberto Alves em parar, na segunda, a maior arma ofensiva dos adversários.
Do outro lado, Betinho Gomes voltava a mostrar que “velhos são os trapos” (16pts) e Justice Sueing tomava para si as rédeas da ofensiva encarnada, com um duplo-duplo de 19 pontos e 15 ressaltos e acabando por levar o troféu de MVP para casa.

Quanto ao jogo, as águias entraram mais fortes no quarto inicial, 31-18, mas o FC Porto conseguiu vencer o segundo (15-18) para reduzir a desvantagem ao intervalo. Os comandados de Norberto Alves voltaram a entrar mais fortes no regresso dos balneários (22-12) e concluíram a vitória no último (23-17).
É a 16.ª Supertaça dos encarnados, recuperando um troféu que lhes escapou na última temporada (derrota precisamente perante o FC Porto, após prolongamento, em Sines). A última tinha sido em 2023, na 38.ª edição.
View this post on Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Último dia da 12ª jornada da Liga Betclic Feminina
Galitos FFONSECA 59-60 GDESSA BARREIRO
A palavra-chave deste encontro foi equilíbrio, e o resultado final é a prova disso. Uma primeira parte com dois parciais favoráveis à equipa da casa (18-15 e 16-10), que lhe permitiram chegar ao intervalo com uma vantagem de nove pontos, dava confiança ao Galitos para alcançar mais uma vitória no campeonato.
Na segunda metade da partida, o GDESSA entrou mais forte e, ao vencer o terceiro quarto por 14-18, conseguiu reduzir a desvantagem para apenas cinco pontos. Os últimos dez minutos revelaram-se decisivos e, num período de grande intensidade ofensiva por parte da equipa do Barreiro, o Galitos viu-se rapidamente condicionado pela saída de duas atletas por acumulação de cinco faltas – Maria Neto e Salimata Koita – o que limitou as opções da equipa da casa.
Ainda assim, a verdade é que o jogo manteve-se em aberto até aos instantes finais. A 1:12 do fim, o marcador assinalava 59-58. Um desconto de tempo, algumas falhas nos lançamentos e dois pontos decisivos de Maianca Umabano acabaram por ditar o desfecho, com a vitória do GDESSA por 59-60.
Márcia Costa foi eleita a melhor jogadora da partida, com seis pontos, 11 ressaltos e duas assistências, somando 20 de valorização. Do lado do Galitos, Daniela Domingues destacou-se com 11 pontos, três ressaltos e nove assistências.
Ver esta publicação no Instagram
Esgueira Aveiro ECOVALOR 91-89 Sanjoanense HELIOTEXTIL
Dizem que nem todos os heróis usam capa, mas, neste caso, Gabriela Raimundo soube usá-la e foi a salvadora do Esgueira.
A partida começou de forma muito positiva para a Sanjoanense, que, graças a excelentes ações ofensivas, construiu uma vantagem de dez pontos no final do primeiro quarto (20-30). O segundo período foi mais equilibrado e acabou por sorrir ao Esgueira, que venceu por 24-17 e reduziu a diferença para apenas três pontos ao intervalo. Destaque para Evan Miller, que nos primeiros vinte minutos já somava 19 pontos, 15 deles apenas no primeiro período.
Após o descanso, com alguns ajustes e uma entrada muito forte, a equipa da casa foi crescendo ao longo do terceiro quarto. Ainda assim, só nos minutos finais conseguiu aproximar-se e ultrapassar a Sanjoanense, terminando o período em vantagem por 67-64.
O último quarto voltou a ser marcado pelo equilíbrio. A meio do período, Evan Miller colocou novamente a equipa visitante na frente por dois pontos (76-78). As duas equipas mostravam-se extremamente focadas e determinadas em lutar pela vitória e, já nos instantes finais, entre perdas e roubos de bola, bem como cestos decisivos, apenas um ponto separava os dois conjuntos: 88-89.
Mas o momento da noite ainda estava por chegar. A sete segundos do fim, um roubo de bola seguido de um triplo absolutamente inacreditável de Gabriela Raimundo fez o pavilhão explodir e selou a vitória do Esgueira por 91-89.
Na equipa da casa, a grande figura foi, naturalmente, Gabriela Raimundo, que assinou uma exibição soberba com 30 pontos, 10 assistências e seis ressaltos, totalizando 43 de valorização. Do lado da Sanjoanense, Evan Miller foi o principal destaque, com 37 pontos, dois ressaltos e duas assistências, alcançando 36 de valorização.
Ver esta publicação no Instagram
Imortal LUSIADAGÁS 73-53 CAB Madeira
Basquete Barcelos HMMOTOR 97-72 Sportiva AZORISHOTELS
O Barcelos recebeu e venceu a Sportiva num jogo a contar para a 12ª jornada da Liga Betclic Feminina, numa partida marcada pelo equilíbrio inicial e pelo domínio progressivo da equipa da casa.
A formação barcelense entrou forte, aproveitando o fator casa, mas a equipa açoriana nunca permitiu grandes distâncias no marcador durante o primeiro quarto, que terminou empatado a 20 pontos. No segundo período, o Barcelos conseguiu ser mais eficaz, vencendo o parcial por 25-20 e levando uma vantagem de cinco pontos para o intervalo, deixando tudo em aberto para a segunda parte.
No regresso dos balneários, a equipa da casa voltou ainda mais consistente, especialmente no plano defensivo. O terceiro quarto foi decisivo, com o Barcelos a impor-se claramente (28-13), aumentando de forma significativa a diferença no marcador. No último período, manteve-se a superioridade barcelense, com maior eficácia nos lançamentos e um controlo total do ritmo de jogo, condicionando o ataque da equipa visitante até ao final.
Em grande destaque esteve, mais uma vez, Rebecca Tyler, que assinalou 100 jogos pela equipa com uma exibição de alto nível, somando 49 pontos de valorização, fruto de 39 pontos, 13 ressaltos e sete assistências. Na equipa açoriana, Genesis Rivera somou 22 pontos e sete ressaltos, formando 23.5 de valorização.
SL Benfica 81-60 SC Coimbrões SANCHO PANZA
As águias entraram muito fortes no encontro e rapidamente dispararam no marcador, dominando por completo o primeiro quarto, que terminou com uma vantagem expressiva de 13 pontos (24-11).
No segundo período, a equipa orientada por Francisco Costa respondeu de forma muito positiva, subiu o nível de intensidade e foi reduzindo a desvantagem de forma consistente, chegando mesmo a ficar a apenas um ponto do adversário. Contudo, a meio do quarto, o Benfica voltou a assumir o controlo da partida, respondeu com maior eficácia ofensiva e conseguiu novamente alargar a diferença, chegando ao intervalo com uma vantagem de seis pontos (37-31).
No terceiro quarto, o Benfica voltou a assumir o controlo absoluto do jogo, vencendo o parcial por 27-15, o que permitiu às águias aumentar ainda mais a vantagem e retirar definitivamente ao Coimbrões qualquer possibilidade de reentrar na discussão do resultado.
No último período, o conjunto encarnado manteve a mesma toada, voltou a ser superior e venceu novamente o quarto, ampliando a diferença até aos 21 pontos, com o resultado final a fixar-se em 81-60.
A melhor jogadora do encontro foi Letícia Soares, que somou 28,5 pontos de valorização, fruto de 21 pontos, nove ressaltos e uma assistência. Do lado do Coimbrões, Zarria Carter esteve em evidência ao registar um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 ressaltos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Vitórias caseiras marcam arranque da 8.ª jornada da Liga Betclic Masculina
Sporting CP 89-67 SC Vasco da Gama
Em Lisboa, o Sporting CP confirmou o seu favoritismo ao vencer o SC Vasco da Gama por 89-67, num encontro controlado desde os minutos iniciais. Os leões entraram fortes e venceram o primeiro período por 26-16, mantendo o ascendente no segundo quarto (24-17) e chegando ao intervalo com uma vantagem confortável.
Na segunda parte, o Sporting geriu o jogo com maturidade, vencendo também o terceiro (21-19) e o último período (18-15), sem permitir aproximações significativas do adversário.
Brandon Johns foi o MVP da partida, com uma exibição dominante no jogo interior, ao registar 22 pontos, 12 ressaltos e um desarme de lançamento, num total de 32.5 de valorização.
Imortal LUZiGÁS 102-84 Esgueira Aveiro OLI
Em Albufeira, o Imortal LUZiGÁS voltou a evidenciar a sua capacidade ofensiva ao vencer o Esgueira Aveiro OLI por 102-84. A equipa da casa entrou determinada e venceu o primeiro período por 25-22, mantendo o equilíbrio no segundo (20-20).
O momento decisivo surgiu após o intervalo, com o Imortal a impor-se no terceiro quarto (25-24) e, sobretudo, no último período (32-18), onde acelerou o ritmo e construiu a diferença final.
Ver esta publicação no Instagram
O destaque da partida foi o base português André Silva, autor de uma exibição de grande nível, com 28 pontos, três ressaltos, três assistências e dois roubos de bola, somando 31.5 de valorização.
Vitória SC 82-72 SC Braga
No dérbi minhoto disputado em Guimarães, o Vitória SC levou a melhor frente ao SC Braga, vencendo por 82-72. Os vimaranenses começaram melhor e venceram os dois primeiros períodos (25-16 e 19-15), criando uma vantagem importante ao intervalo.
Ver esta publicação no Instagram
Apesar da reação do Braga na segunda parte, com parciais mais equilibrados (17-18 e 21-23), o Vitória soube gerir a vantagem e garantir o triunfo perante o seu público.
Samuel Peek foi o MVP do encontro, com uma prestação sólida e consistente, ao registar 18 pontos, dez ressaltos, duas assistências e quatro roubos de bola, totalizando 23.5 de valorização.
UD Oliveirense 88-76 CA Queluz O NOSSO PREGO
Na última partida do dia, a UD Oliveirense confirmou o fator casa ao vencer o CA Queluz O NOSSO PREGO por 88-76, num jogo equilibrado mas bem gerido pelos anfitriões. A equipa de Oliveira de Azeméis entrou melhor e venceu os dois primeiros períodos (25-19 e 24-17).
Ver esta publicação no Instagram
Após o intervalo, o Queluz conseguiu reduzir distâncias no terceiro quarto (16-19), mantendo o encontro competitivo. Ainda assim, a Oliveirense voltou a assumir o controlo no último período (23-21), fechando a partida com segurança.
Mikyle McIntosh foi o MVP do encontro, ao somar 22 pontos, sete ressaltos, três assistências e um roubo de bola, alcançando 25 de valorização.
CRC Quinta dos Lombos garante vitória no jogo de abertura da 12ª. jornada
O Sporting CP foi derrotado pelo CRC Quinta dos Lombos por 67-64, esta quinta-feira, 19 de dezembro, no Pavilhão João Rocha, no jogo que abriu a 12.ª jornada da Liga Betclic Feminina.
A partida começou com ligeiro ascendente dos Lombos, que entraram mais eficazes e fecharam o primeiro período na frente por 21-16, aproveitando algumas dificuldades iniciais do Sporting. Apesar disso, as leoas mantiveram-se sempre próximas no marcador, mostrando capacidade de resposta.
No segundo quarto, a equipa visitante conseguiu cavar a maior vantagem da primeira parte, chegando a dispor de uma diferença superior a dez pontos, muito graças ao controlo dos ressaltos e à eficácia no lançamento exterior. O Sporting reagiu nos minutos finais do período, reduziu distâncias e foi para o intervalo a perder por apenas três pontos (35-32), deixando o desfecho totalmente em aberto.
O regresso dos balneários foi decisivo para o desfecho do encontro. Os Lombos voltaram a assumir o controlo do jogo e conseguiram afastar-se novamente no marcador, beneficiando de uma maior eficácia nos momentos-chave. Apesar das tentativas de aproximação por parte das leoas, a formação visitante fechou o terceiro quarto a vencer por 55-47.
Nos últimos dez minutos, o Sporting lançou-se numa forte recuperação, aumentando a sua agressividade e encurtando sucessivamente a desvantagem. Já dentro do último minuto, as leoas chegaram a ficar a apenas um ponto (64-65), reacendendo a esperança nas bancadas do João Rocha. No entanto, os Lombos mostraram frieza na linha de lance livre e conseguiram segurar a vantagem até ao final, garantindo o triunfo por 67-64.
Em destaque esteve Chanaya Pinto, eleita MVP da partida, com uma exibição completa: 15 pontos, 10 ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola, para 21 de valorização. Do lado verde e branco, Dayna Rouse foi autora de 21 pontos, 5 ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, culminando em 19.5 pontos de valorização.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Antevisão à 12ª jornada da Liga Betclic Feminina
O jogo será transmitido na DAZN e na FPBtv.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Norberto Alves e Fernando Sá fazem a antevisão à Supertaça
A antecipar a 40.ª edição da Supertaça Mário Saldanha, os treinadores das equipas em competição, SL Benfica e FC Porto, prestaram declarações à FPB.
Norberto Alves, treinador das águias, destacou a união do grupo: “Somos uma equipa coletiva e teremos de ser fiéis a isso.” Sobre o adversário, sublinhou o equilíbrio habitual destes encontros: “Estes jogos são sempre diferentes e muito disputados. As equipas são muito equilibradas e o FC Porto reforçou-se nos últimos tempos.” Quanto ao objetivo, foi claro: “Este jogo tem características de uma final, decide-se um título e queremos vencê-lo.”
Já o treinador dos dragões demonstrou plena consciência da importância do troféu e da exigência do encontro: “Espero encontrar duas equipas que realmente queiram lutar por este troféu. Não tenho dúvidas de que será um jogo extremamente competitivo, agressivo e de alta intensidade. Acredito que vai depender muito de quem conseguir manter um controlo emocional mais estável”, afirmou Fernando Sá.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Do outro lado do Atlântico: Madalena Amaro no +351
Madalena Amaro foi convidada para o +351 na sua primeira temporada fora de Portugal.
A portuguesa atravessou o Atlântico e está, pela primeira vez, nos Estados Unidos da América, a representar o Monmouth Hawks, uma equipa universitária. Madalena contou-nos como tem sido a sua experiência: um novo mundo, um estilo de vida muito diferente, as condições oferecidas e o prazer de jogar basquetebol fora de Portugal.
Além disso, falou sobre ter sido a única atleta a representar Portugal, em 2024, no Basketball Without Borders Europe, onde foi eleita MVP. A jogadora fez ainda uma retrospectiva sobre o Campeonato da Europa, no qual a seleção garantiu um apuramento histórico para o Mundial de sub-19.
Ver esta publicação no Instagram
Pode ver o episódio completo aqui.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
CN 2 Masculina: Grupo de invictos reduzido a cinco
No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, entre os muitos jogos disputados, saltam à vista os triunfos do CBA FCC Eq Hoteleiros Sub23 e do Illiabum Sub23 Exitcasa, sobre Quarteira Tubarões e Beira-Mar Sub23, emblemas que até então não tinham perdido.
1ª Fase – Norte A
O SC Braga Sub23 conserva o registo invicto, na sequência da vitória, no reduto do Basquete Barcelos Sub23 – 50-63. O FAMABASKET recebeu e venceu o Ribeirão Basket – 77-59.
Outros resultados:
BC Valença/Intermarché 80-63 CB Viana NortAluga Sub23
Monção BC 54-47 FAC Sub23
1ª Fase – Norte B
O CBP 2012 prossegue a campanha dominante, no grupo Norte B, tendo averbado mais um triunfo claro, sobre o NCR Valongo Comida com Amor – 134-58.
Ver esta publicação no Instagram
O FC Porto Sub23 superiorizou-se ao Mirandela BC O Cerdoura – 44-75.
Jogaram ainda:
AAUTAD 70-50 Club 5Basket Sub23
CD Aves 1930 89-27 LAC Basquetebol Clube
1ª Fase – Norte C
O Fides Gondobasket afirmou-se, fora de portas, perante o Guifões SC Sub23 – 72-85. Segue-se o CLIP TEAMS, soberano na receção ao GDB Leça Roupa ao Molho – 73-58. Marques Watson – 29 pontos, 8 ressaltos, 5 assistências, 5 roubos de bolas – conduziu o CD José Régio ao triunfo folgado frente ao Maia Basket Clube Sub23 – 89-53.
Jogaram também:
CAAS Padaria Ribeiro 91-81 UAA Aroso / Sportvap Audi
1ª Fase – Norte D
O Esc. Mod. SL Benfica OAZ impôs-se, em casa, diante do GRIB – 77-43 – e ocupa a terceira posição, à frente do FC Gaia Sub23, que amealhou os pontos da visita ao ACR Vale Cambra – 76-81.
1ª Fase – Norte E
O Illiabum Sub23 Exitcasa quebrou a invencbilidade do Beira-Mar Sub23 – 56-51 – e aproximou-se do topo. O duplo-duplo de Marinho Paulo – 25 pontos, 17 ressaltos – revelou-se decisivo para o êxito do Campinho/Equi, no terreno do Galitos Sub23 – 61-63. Já o Clube Desportivo Gumirães levou de vencida a AD Mealhada – Somengil – 77-87.
1ª Fase – Norte F
A União de Leiria mostrou o seu poderio, no compromisso caseiro com a AAC – Sub23 – 106-71 -, e preserva o registo invicto. Evander Francisco – 22 pontos, 9 ressaltos, 7 assistências, 5 roubos de bolas -, à espreita do triplo-duplo, foi o homem em evidência. Com mais dois jogos, o Febres Sport Club lidera, à condição, depois de suplantar, pela margem mínima, o Conimbricense – 57-56. Já o Olivais FC Sub23 ditou leis, frente ao NDA Pombal – 59-81.
1ª Fase – Sul A
O líder Unidos/Universalis alcançou uma vitória sólida, no recinto do Casal do Grilo – 45-88. Em seguida, surge o CDC/AAUBI, vitorioso em casa dos Salesianos Lisboa – 39-62.
Jogaram também:
ABA/IPCB Sub23 64-60 Rio Maior Basket/MVP
Stella Maris/Profresco 64-75 Sport Algés e Dafundo
1ª Fase – Sul B
O Queluz O Nosso Prego Sub23 ultrapassou categoricamente o Basket de Loures – 65-106 – e persiste à cabeça do grupo. À distância de um ponto, a Física Torres Vedras averbou a vitória, na visita à U.D. Vilafranquense – 70-73.
Outros resultados:
A.C. Moscavide 91-52 União do Forte
PAC/Ufopac Sub23 76-67 SIMECQ
1ª Fase – Sul C
O Odivelas Basket derrubou a oposição do Carnide Clube Sub23 – 83-94 – e conta os jogos por vitórias. Já a Academia do Lumiar, embalada por Jerry Gonçalves – 14 pontos, 14 ressaltos -, contornou a resistência do Alenquer Basket Clube – 85-61.
Jogaram também:
FC Barreirense Sub23 78-57 Nacional Beltrão
VILLAMARO Med. Imob./LOBOS 86-79 Associação TVDE 45/18
1ª Fase – Sul D
O MBA bateu o CAB Grândola – Os Javalis – 71-62 – e permanece líder isolado.
Ver esta publicação no Instagram
No seu encalço, o Galitos Barreiro Sub23 não perdeu terreno, ao derrotar o C.D. Pinhalnovense – 65-94. Fecha o pódio, com os mesmos pontos, o Real Clube Vale Cavala, que rubricou uma exibição dominadora ante o AJES – Pasto Alentejano – 33-109. No último lugar do quarteto da dianteira, o GDRAR foi mais forte do que o BAC Sub23 – 87-61 -, inspirado pelos números de Rodrigo Almeida – 19 pontos, 5 ressaltos, 11 assistências.
1ª Fase – Sul E
O CBA FCC Eq Hoteleiros Sub23 encurtou distâncias para o lugar cimeiro, ao pôr termo ao percurso sem mácula do líder Quarteira Tubarões – 61-42. Merece ênfase a atuação de Modou Mboup – 6 pontos, 14 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
O CF “Os Bonjoanenses” Faro alcançou o desfecho desejado, no duelo com o ASC/BVRM – Monsaraz – 76-91. Com Guilherme Madureira – 8 pontos, 7 ressaltos – em alta, o Ginásio Sub23 Ibéricafrio deu conta do recado, frente ao Beja Basket Clube – 62-72.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – UD Leiria
Exibição de nível europeu não evita derrota do Sporting CP
O Sporting CP recebeu o PAOK BC na segunda ronda da FIBA Europe Cup, num duelo exigente que terminou com um desaire dos leões por 62-70 frente ao conjunto grego.
O primeiro período enalteceu todas as qualidades dos leões: uma grande atitude defensiva, capaz de condicionar desde cedo os ataques rápidos do adversário, aliada a uma excelente eficácia no ataque, com Malik Morgan a converter três triplos em apenas sete minutos. No final dos dez primeiros minutos, o marcador assinalava 21-15. O segundo quarto foi idêntico em termos de intensidade, mas o resultado acabou por sorrir à a equipa grega, que venceu o parcial por 15-20.
No arranque do terceiro quarto, tudo permanecia em aberto, com a equipa comandada por Luís Magalhães a dispor de uma vantagem mínima de apenas um ponto. No entanto, este período revelou-se decisivo para a mudança de mentalidade do PAOK, que acelerou o ritmo do jogo com sucessivos contra-ataques e uma defesa mais agressiva, fatores que lhe permitiram vencer o parcial por 23-13 frente ao Sporting CP.
No último quarto, os leões foram obrigados a ir em busca do resultado para tentarem garantir a vitória. Apesar de terem vencido o parcial por 13-12, esse esforço revelou-se insuficiente para que a equipa portuguesa conseguisse alcançar o triunfo. Um jogo marcado pela intensidade física e por boas leituras de jogo de ambas equipas e acima de tudo, por ótimos momentos defensivos.
Brandon Johns foi o melhor jogador da partida com 14 pontos, sete ressaltos e duas assistências, formando 18 pontos de valorização. Também Malik Morgan e Stephan Swenson foram membros importantes dos leões com 13 pontos de valorização cada um.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Arbitragem lusa nomeada pela FIBA para a Supertaça do Egito
A FIBA anunciou a nomeação de Julio Anaya, originário do Panamá mas a residir em Portugal, para a final da Super Cup do Egito, que se disputa no próximo 28 de dezembro de 2025, no Cairo. O juiz luso foi designado para desempenhar funções de Árbitro Principal (Crew Chief), num encontro que opõe o campeão da Liga Egípcia 2025 ao vencedor da Taça do Egito, no Al Ahly x Al Ittihad Alexandria.
Além do árbitro português, a equipa de arbitragem contará ainda com Petar Pesic (Sérvia) como U1 e Ventislav Velikov (Bulgária) como U2. A nomeação surge a pedido da Federação Egípcia de Basquetebol.
Esta nomeação representa mais um marco relevante para a arbitragem portuguesa, que continua a afirmar-se em competições de alto nível no basquetebol internacional.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
CD Póvoa e CAB Madeira lideram na Proliga
A 11.ª jornada da Proliga arrancou com grande intensidade e vários jogos marcados pelo equilíbrio e por exibições individuais de destaque.
No primeiro encontro da ronda, o CAB Madeira venceu no Algarve o Imortal por 66-76, num jogo sempre controlado pela equipa insular. Tyler Eberhart foi o melhor em campo pelos madeirenses, com 17 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências (19,5 de valorização). Do lado da equipa da casa, Salvador Victo somou 19 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências.
Na sexta-feira, o Portimonense recebeu no Algarve o Ginásio ANTRIX numa partida que terminou 86-88. Uma primeira parte muito equilibrada com parciais de (25-26 e 22-15), permitiram ao Portimonense ir com uma vantagem de seis pontos para o intervalo. No terceiro quarto o jogo mudou de figura pois a equipa visitante marcou 29 pontos contra 15, o que lhes fez criar uma vantagem para o ultimo quarto de 8 pontos (62-70). Apesar do Portimonense ter vencido os últimos dez minutos do encontro por 24-18, não foi suficiente para travar a vitória ao Ginásio. No lado do Portimonense, Frank Staine foi o melhor jogador com 25 pontos de valorização, graças a 15 pontos, 8 assistências e 6 ressaltos. Na equipa do Ginásio, o destaque foi Emerson Halbleib com 19 pontos, 21 ressaltos e duas assistências, formando 38 de valorização.
Ver esta publicação no Instagram
O sábado ficou marcado por quatro encontros e vários resultados expressivos.
O Maia Basket Clube venceu o Sampaense Inspecentro por 79-68, num jogo controlado sobretudo na segunda parte. Miguel Tomley foi o MVP da partida, com 37 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências, alcançando 28,5 pontos de valorização.
No duelo entre Illiabum MARGRES e Sangalhos DC, a equipa da casa foi claramente superior e venceu por 90-66. Todos os parciais favoreceram o Illiabum (22-15, 27-21, 18-10 e 23-20), num jogo dominado do início ao fim. Hélder Neto destacou-se com 21 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências, somando 31,5 pontos de valorização. Pelo Sangalhos, Kyran Jones foi o mais influente, com 14 pontos e 9 ressaltos.
O CD Póvoa/Esc Online deslocou-se ao terreno do Casino Ginásio e manteve a sua invencibilidade com uma vitória clara por 69-90. Apesar de uma primeira parte equilibrada (15-18 e 17-17), os poveiros aceleraram após o intervalo e decidiram o encontro nos últimos vinte minutos. Matic Lamut foi o melhor jogador do Póvoa, com 14 pontos, 12 ressaltos e 4 assistências. Na equipa da casa, Joshua McClary registou 22 pontos, 7 ressaltos e 3 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
No último jogo de sábado, a Académica Efapel recebeu o Sport Club Lusitânia, com a equipa açoriana a vencer por 71-100. O equilíbrio da primeira parte desapareceu por completo no terceiro quarto, onde a Académica marcou apenas 3 pontos, contra 34 do Lusitânia, ficando o jogo praticamente decidido. Onyinyechi Eyisi foi a grande figura do encontro, com 33 pontos e 11 ressaltos, alcançando impressionantes 51,5 pontos de valorização.
No domingo, o SL Benfica Sub-23 recebeu o Clube Basket de Queluz, num jogo muito disputado do início ao fim. Ao intervalo, o Queluz vencia por 40-41, mantendo tudo em aberto. O Benfica entrou mais forte no terceiro quarto (20-14) e chegou ao último período com cinco pontos de vantagem. Ainda assim, o equilíbrio manteve-se e o Queluz acabou por garantir a vitória por 73-75.
Jhonathan Andrade foi o destaque das águias, com 29 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências, enquanto Brennen Newsom liderou o Queluz com 23 pontos e 10 ressaltos.
A jornada encerrou com o confronto entre BSA – Galp e AD Galomar, que terminou com triunfo visitante por 86-98. Apesar do equilíbrio geral, o Galomar venceu três dos quatro períodos e foi construindo a vantagem de forma progressiva. Latreavin Black esteve em evidência com 19 pontos, 11 ressaltos e 2 assistências, somando 37 pontos de valorização. Pelo BSA, Marque Maultsby registou 24 pontos, 4 ressaltos e 6 assistências.
Após esta ronda, o CD Póvoa/Esc Online mantém-se invicto na Zona Norte, enquanto o CAB Madeira continua firme na liderança da Zona Sul da Proliga.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTO DE CAPA | SPORT CLUB LUSITÂNIA
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.











