Artigos da Federaçãooo

SL Benfica entra a vencer na 17.ª jornada com triunfo no João Rocha

O SL Benfica entrou da melhor forma na 17.ª jornada da Liga Betclic Feminina, ao vencer no Pavilhão João Rocha o Sporting Clube de Portugal por 66-85, no primeiro encontro da ronda.

A equipa encarnada assumiu o controlo do jogo desde o apito inicial, entrando com grande intensidade e eficácia ofensiva, o que se refletiu no marcador ao final dos primeiro dez minutos (22-11). O Sporting ainda tentou equilibrar no segundo parcial, mas o Benfica manteve o ascendente e voltou a ser superior (21-20), chegando ao intervalo com uma vantagem sólida.

No regresso dos balneários, as visitantes continuaram a marcar o seu ritmo, vencendo também o terceiro parcial por 20-22 e deixando o encontro bem encaminhado para os últimos dez minutos. No derradeiro quarto, o Benfica geriu a vantagem com maturidade, fechando o parcial em 15-20 e confirmando um triunfo claro e consistente.

Em destaque esteve, a MVP, Shaquilla Nunn, com 20 pontos, 7 ressaltos e uma exibição dominante nos dois lados do campo, bem acompanhada por Emanuely Oliveira, igualmente com 20 pontos e forte impacto ofensivo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Do lado do Sporting, Dayna Rouse foi a principal referência, ao apontar 19 pontos, com Luana Serranho a acrescentar 15 pontos. Destaque para a estreia de Nany no 5 da equipa verde e branca a marcar 4 pontos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

 Apesar do esforço, a formação leonina sentiu dificuldades para acompanhar a consistência e a profundidade do coletivo encarnado.

A estatística completa.

A 17.ª jornada prossegue já amanhã, com mais jogos para acompanhar em direto na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sporting CP faz o pleno no distrital de Sub16 da AB Lisboa

Segundo fim de semana de fases finais distritais para a Associação de Basquetebol (AB) de Lisboa, com um só emblema a levantar as duas taças de campeões de Sub16: Sporting CP.

No Feminino, jogou-se no Pavilhão Municipal de Mafra, onde o Sporting CP bateu o SL Benfica 63-37 no primeiro dia, a SIMEQ 70-21 no sábado e o CRC Quinta dos Lombos no domingo, por 49-40. O emblema de Carcavelos fica em 2.º e a SIMEQ é 3.ª.

Ariel Vicente (MVP), Cloe Dominguez e Catarina Gonçalves (Sporting CP9, Eva Rodrigues (SL Benfica) e Rosa Brás (CRC Quinta dos Lombos) formam o Cinco Ideal.

Já a prova masculina teve lugar no Municipal da Malveira e viu o Sporting CP bater o CA Queluz por 94-59, o SL Benfica (2.º) por 73-56 e o PAC/Malagueta (3.º) por 60-85.

No Cinco Ideal figuraram o MVP Guilherme Pedrosa e Francisco Ribeiro (Sporting CP), Mateo Tolentino e Gualdimir Té (SL Benfica) e Martim Pontes (PAC/Malagueta).

Pode acompanhar o calendário competitivo da AB Lisboa na sua respetiva página.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | AB Lisboa

Antevisão dos dérbis

Na 17ª jornada da Liga Betclic Feminina e na 13ª da Liga Betclic Masculina, Sporting CP e SL Benfica encontram-se em dois dérbis que prometem trazer muitas emoções.

Esta sexta-feira, dia 30, o Pavilhão João Rocha recebe a equipa feminina do SL Benfica e é de esperar um jogo muito intenso. Emília Ferreira, capitã da equipa leonina descreveu o jogo precisamente dessa forma: “Espera-se um jogo difícil e físico contra uma boa equipa.  Vamos tentar contrariar os pontos fortes do Benfica, nomeadamente ressalto e contra-ataque”.

No outro lado, Maria João Bettencourt releva a importância que um dérbi acaba sempre por ter – “Um dérbi é sempre um dérbi. Estamos a crescer e temos de estar preparadas para enfrentar um jogo deste tipo”. 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O Pavilhão Fidelidade é o palco do jogo masculino no sábado às 15h. Também em antevisão do encontro, Aleksander Dziewa diz que “Temos de estar focados e dar o nosso melhor durante todo o jogo. Um Benfica vs. Sporting é sempre importante”.

Diogo Ventura, capitão do Sporting CP, mostra-se positivo: No Sporting entramos em todos os jogos para ganhar e este não vai ser exceção. Se estivermos bem defensivamente, ganharmos a luta dos ressaltos e não permitirmos contra-ataques ao Benfica, temos todas as condições para vencer o jogo”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Aberto mais um campo de 3×3 BasketArt em Benavente

A cidade de Samora Correia concluiu a reabilitação de mais um campo 3×3 BasketArt.

A intervenção, assinada pelo artista João Domingos, também conhecido por Bigod, transformou este espaço público num verdadeiro ponto de encontro entre desporto, cultura e inclusão, com o principal objetivo de contribuir para a criação de hábitos de vida ativa e saudável.

Este é o terceiro trabalho desenvolvido pelo artista, depois dos campos de Benavente e de Almeirim, este último em parceria com o artista Fedor. O projeto pretende transmitir a mensagem de que todos os sonhos são possíveis de alcançar através do esforço, do trabalho e da dedicação. No campo anteriormente realizado em Benavente, foi prestada homenagem a um trio lendário da NBA: Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman.

Em Samora Correia, surgiu agora a oportunidade de homenagear figuras históricas do basquetebol português que chegaram à NBA: Mery Andrade, Neemias Queta e Ticha Penicheiro.

Localização do campo: R. do Breijinho 67, Samora Correia

Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga BCR: Hugo Maia e Nuno Nogueira projetam o embate mais aguardado da ronda 10

Com sete vitórias em sete encontros, o GDD Alcoitão tem novo “teste de fogo” para a manutenção da invencibilidade na Liga BCR. Depois de um triunfo categórico frente à APD Sintra, os cascalenses enfrentam a equipa da APD Leiria, este sábado, pelas 15h, no Pavilhão do Lis – Cortes.

Hugo Maia, o capitão da formação líder, vaticina um duelo complicado, face às caraterísticas dos leirienses. “Espera-nos a equipa mais física do campeonato, não só pela velocidade que impõe ao jogo como pela altura que consegue colocar em campo e, será provavelmente um desafio adequado para o nosso momento da época”, analisou, concretizando o que espera do clássico do BCR nacional.

“Sabemos que nos pode haver alguma irregularidade no marcador, fruto da exigência física do jogo, mas sabemos o que temos que fazer, principalmente a nível defensivo, onde estamos sempre dependentes de que lançadores estão mais efectivos. Acredito poder sair de Leiria com a oitava vitória e matemáticamente apurado para a fase de playoffs”, concluiu o camisola #15.

Nos locais, Nuno Nogueira – 3.0 -, que se tem revelado o elemento com maior apetência para marcar, mostra-se convicto no equilíbrio que irá pautar o encontro, até face a partidas anteriores entre os dois emblemas. “Penso que vai ser um jogo equilibrado, de parte a parte, como Alcoitão já nos vem habituando nos últimos confrontos. Vêm de uma forte sequência, mas acreditamos que, com união e concentração entre toda a equipa, o resultado pode pender a nosso favor”.

O jogo entre APD Leiria e GDD Alcoitão, previsto para 31 de janeiro, às 15h, tem transmissão no canal de Youtube dos anfitriões.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 

 


Associação de Basquetebol de Viseu celebra o seu 37º aniversário

Hoje, dia 30 de Janeiro, a associação de basquetebol de Viseu celebra 37 anos de história, trabalho e dedicação.

A mensagem da associação é clara: que o caminho é risonho e que se faz graças ao trabalho de todos:

“Hoje somos mais. Mais clubes, mais equipas, mais treinadores e mais atletas.
Somos uma comunidade maior, mais forte e mais unida – prova clara de que o basquetebol no distrito de Viseu está a evoluir e a afirmar-se a cada época.

A AB Viseu está a construir, com ambição e responsabilidade, os alicerces para um crescimento ainda mais sólido, mais estruturado e mais sustentado. Um caminho que só é possível graças ao compromisso diário dos clubes, dos treinadores, dos dirigentes, dos pais e, claro, dos atletas.

Nada disto se faz sozinho. Este projeto é de todos. E é juntos que continuamos a crescer.

Seguimos focados no futuro, a trabalhar em conjunto para criar novas oportunidades, enfrentar novos desafios e levar o basquetebol de Viseu ainda mais longe.”

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Tudo sobre os talentos nacionais em palcos internacionais

Desta semana destacamos alguns portugueses que continuam a competir além-fronteiras.

A equipa de Travante Williams voltou a repetir o registo da semana passada: vitória na Champions League e derrota no campeonato francês.

Na competição europeia, o Le Mans – agora integrado no Grupo I – segue na liderança com duas vitórias. No triunfo frente ao Hapoel Holon (Israel), por 106-85, Travante Williams contribuiu com quatro pontos, sete assistências e 10 ressaltos. O próximo desafio será diante do Rytas Vilnius, na próxima quinta-feira, dia 4 de fevereiro.

Já a contar para a Liga francesa, a formação de Le Mans sofreu uma derrota renhida frente ao ASVEL, por 88-91. Apesar do desaire, o extremo português esteve em bom plano, somando 12 pontos, duas assistências e três ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Le Mans Sarthe Basket (@msb_officiel)

Na Alemanha, Sara Guerreiro voltou a estar em destaque. O encontro frente ao Hannover – formação que ocupa atualmente o 5.º lugar da tabela, um acima do Marburg – foi equilibrado, mas acabou por sorrir à equipa da atleta portuguesa, que venceu por 71-63. Sara contribuiu com 16 pontos, duas assistências e um ressalto, sendo uma das jogadoras em maior evidência na partida.

Josephine Filipe e Inês Ramos entraram em ação frente ao NBF Castello, num jogo difícil que terminou com uma derrota tangencial por 66-70. As duas portuguesas voltaram a integrar o cinco inicial e estiveram muitos minutos em campo, com 28 e 35 minutos de utilização, respetivamente. Josephine somou 12 pontos, uma assistência e dois ressaltos, enquanto Inês Ramos registou nove pontos, quatro assistências e dois ressaltos.

Nos Estados Unidos da América, Filipa Barros continua a assumir um papel fundamental na excelente temporada da CBU. A equipa voltou a vencer, desta vez frente ao Utah Valley, por 85-75, com a portuguesa a apresentar novamente números de destaque. Filipa marcou cinco pontos, mas brilhou sobretudo ao somar 10 ressaltos e 10 assistências, assinando um duplo-duplo impressionante.

Ainda nos EUA, Clara Silva continua a realizar uma época de grande nível. A poste portuguesa ajudou a sua equipa a vencer o UCF por 67-50, contribuindo com oito pontos, três assistências e 10 ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por TCU Women’s Basketball (@tcuwbb)

Estatísticas individuais dos atletas portugueses:

Travante Williams (Le Mans, LNB – França)
4pts, 7ast, 10res (23min) na vitória frente ao H.Holon (106-85) – Champions League
12pts, 2ast, 3res (31min) na derrota frente ao ASVEL (88-91)

Anthony da Silva (Evreux, Elite 2 – França)
5pts, 5ast, 6res (27min) na derrota frente ao Caen (79-82)

Francisco Amiel (Albacete, LEB Silver – Espanha)
6pts, 3res, 2ast (20min) na vitória frente ao Homs UE Mataro (84-77)

Sasa Borovnjak (Timisoara – Roménia)
8pts, 1res (13min) na vitória frente ao Sibiu (81-76)

Carolina Rodrigues (Szekszard, NB I.A – Hungria)
7pts, 12ast, 8res (33min) na vitória frente ao UNI Gyor (108-63)

Sara Guerreiro (Marburg – Alemanha)
16pts, 2ast, 1res (32min) na vitória frente ao Hannover (71-63)

Margarida Junqueira (Magec Tías Lanzarote, – Espanha)
13pts, 3ast, 3res (32min) na derrota frente ao Dishelec 65 Viladecans (76-81)

Inês Ramos (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
9pts, 4ast, 2res (35min) na derrota frente ao NBF Castello (66-70)

Josephine Filipe (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
12pts, 1ast, 2res (28min) na derrota frente ao NBF Castello (66-70)

Eva Carregosa (Zamora, LF Challenge – Espanha)
6pts, 1ast, 3res (24min) na derrota frente ao Ardoi (61-69)

Inês Vieira (Domusa Tekink ISB, LF Challenge – Espanha)
2pts, 3ast, 4res (21min) na derrota frente ao Logrono (55-59)

Lavínia Silva (Oaklands Wolves – Reino Unido)
11pts, 4res (22min) na derrota frente ao Caledonia Gladiators (80-92)

Rita Oliveira (Tresnjevka 2009 – Croácia)
3pts (20min) na derrota frente ao Brod na Savi (44-66)

Filipa Barros (CBU Women’s Basketball – Estados Unidos da América)
5pts, 10ast, 10res (35min) na vitória frente ao Utah Valley (85-75)

Clara Silva (TCU Women’s Basketball – Estados Unidos da América)
8pts, 3ast, 10res (29min) na vitória frente ao UCF (67-50)

*Apenas se faz o acompanhamento de atletas com internacionalizações e que tenham as estatísticas disponíveis.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Portugueses lá fora: Trio luso em Ferrol em maré vitoriosa

Em nova rubrica dos “Portugueses lá fora”, Miguel Reis, Alexandre Conde e Hélder Moreira, trio luso dos galegos do Basketmi Ferrol reclamam o protagonismo, partilhado com Ibrahim Mandjam, do Amicacci Abruzzo, que continua a campanha positiva na Série A.

Espanha – Primera División

Sete anos depois, o Basketmi Ferrol, histórico conjunto do BCR galego e espanhol, volta a contar com um trio de portugueses no seu plantel. A Miguel Reis e Hélder Moreira, juntou-se Alexandre Conde, proveniente do Reggio Calabria BIC, da Série A italiana. Antes, na temporada 2019/2020, Pedro Bártolo, José Miguel Gonçalves e Luís Domingos defenderam o emblema do extremo norte da Galiza.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

E, por agora, os resultados são encorajadores. Na receção ao CBSR Elche, o Basketmi Ferrol impôs-se por 65-53. Miguel Reis – 4.0 – atingiu o máximo de carreira – 31 pontos -, bem coadjuvado por Alexandre Conde – 4.0 – (8 pontos) e Hélder Moreira – 4.5 – (6 pontos).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Seguiu-se viagem à Catalunha, para defrontar o CEM L´Hospitalet Afaniad Maestrat, teste difícil que também pendeu a favor dos ferrolanos – 52-55. Miguel Reis repetiu o estatuto de mais destacado nas suas cores, com 23 pontos, ao passo que Alexandre Conde e Hélder Moreira registaram 6 e 10 pontos, respetivamente.

Itália

Série A

O arranque de 2026 também foi generoso com Ibrahim Mandjam – 4.0 -, já que o Amicacci Abruzzo averbou três vitórias em quatro encontros, saldo que vale o terceiro posto. No primeiro duelo do ano, houve embate entre portugueses: Ibrahim Mandjam – 5 pontos, 5 ressaltos – recebeu e venceu o Reggio Calabria BIC, de João Castro – 2.0 – (1 ponto; 2:36 min), por 66-50.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Seguiu-se uma jornada pouco risonha para ambos: derrota do Amicacci, em casa, frente ao Asinara Waves Porto Torres52-61 –, com Ibrahim a render 5 ressaltos e 1 roubo de bola. No tocante ao Reggio Calabria BIC, o poderio do Briantea 84 Cantù mostrou-se avassalador – 87-56. João Castro contribuiu com 1 ressalto.

Seguiu-se novo desafio caseiro para a turma de Giulianova, pautado desta feita pela conquista dos dois pontos, perante Wheelchair Basketball Vicenza66-51. E que importância teve Ibrahim Mandjam para este desfecho! O poste internacional A assinou uma das melhores exibições da época, ao amealhar 10 pontos, 8 ressaltos em 20 minutos. João Castro não saiu do banco na derrota do Reggio Calabria BIC, no reduto do Santo Stefano74-54.

Série B

O Santa Lucia Basket Roma, casa de Ismael de Sousa – 3.0 -, não descola do líder e rival romano SS Lazio, depois de conseguir mais dois triunfos, diante da Lupiae Team Salento – 81-30 – e I Ragazzi di Panormus Palermo – 27-70. Ismael correspondeu com 8 e 4 pontos, por esta ordem.

França – Nationale 1

Janeiro não trouxe a bonança que o CS Meaux 2 desejava. A equipa dos arredores de Paris, onde milita Christophe da Silva – 1.0 -, perdeu com Meylan Grenoble – 49-52 – e Lyon – 63-40 -, duelo com a marca do extremo internacional A, que apontou 3 pontos.

Alemanha

Regionalliga 1

O Lux Rollers, luxemburgueses que integram as competições germânicas e cujas fileiras acolhem há mais de uma década o ex-internacional A Paulo Soeiro, alcançaram um saboroso triunfo diante do RBG Dortmund 51 – 62-60 -, resultado que permite à equipa do Grão-Ducado ocupar o quarto posto em nove possíveis.

Regionalliga 3

Sem David Lima – 5.0 – disponível, o SGH Berlin conheceu desfechos distintos na jornada dupla: suplantou o RB Zwickau E.V. – 60-50 – e não conseguiu contrariar o Team-MV – 52-66.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Basketmi Ferrol/Sara Rodrigues

 

 

 

 


FPB solidária com os clubes afetados pela tempestade Kristin

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) manifesta a sua total solidariedade para com os Clubes afetados pela tempestade Kristin, que nas últimas horas provocou danos significativos em infraestruturas desportivas em várias regiões do país, principalmente na região Centro do país, com especial incidência na zona de Leiria.

De acordo com a informação recolhida até ao momento, a intempérie causou estragos em pavilhões, campos de treino e equipamentos, condicionando a normal atividade desportiva de diversos Clubes e colocando dificuldades acrescidas às comunidades que diariamente promovem e desenvolvem a modalidade.

A FPB encontra-se em contacto direto com as Associações Distritais e Clubes afetados, acompanhando de perto a situação e avaliando o impacto dos danos causados, com o objetivo de apoiar na identificação de soluções que permitam o regresso à normalidade o mais rapidamente possível.

A FPB endereça ainda uma palavra de reconhecimento a todos os dirigentes, treinadores, atletas, árbitros e voluntários que, apesar das adversidades, continuam empenhados na proteção das suas estruturas e na continuidade da atividade desportiva, sublinhando a importância da união e resiliência da família do Basquetebol Português.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | SC Marinhense

SC Maria da Fonte são as campeãs Sub14 Femininas da AB Braga

Terceiro fim de semana de fases finais distritais para a Associação de Basquetebol (AB) de Braga, com a disputa do título de Sub14 Femininos a cair para o coletivo do SC Maria da Fonte.

O emblema de Póvoa de Lanhoso bateu o SC Braga no primeiro jogo, 39-35, na Escola André Soares. No sábado venceu 59-39 o GDAS Basket (2.º classificado) e no domingo, na finalíssima, ganhou ao Basquete Barcelos 38-50.

Geovana Silva (MVP) e Lara Oliveira (Basquete Barcelos), Carolina Sampaio (SC Maria da Fonte), Ângela Martins (GDAS Basket) e Adriana Candé (SC Braga) formam o Cinco Ideal.

Pode acompanhar o calendário competitivo da AB Braga na sua respetiva página.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | AB Braga

Equipas visitantes saem todas vencedoras desta quarta-feira de Taça Hugo dos Santos

3.ª jornada da Fase de Grupos da Taça Hugo dos Santos, com a elite do Basquetebol nacional em destaque. Sporting CP, UD Oliveirense, FC Porto e Queluz O NOSSO PREGO vencem os respetivos jogos nesta ronda, que só fecha dia 20 de fevereiro, com o SL Benfica – Ovarense.

IMORTAL LUZiGÁS 74-88 SPORTING CP

Primeiro jogo de excelência para abrir a jornada, com o Sporting CP a precisar de um 3.º quarto brilhante (15-27) para ultrapassar a equipa de Albufeira. Niels Lane (18pts, 7res – 25val) fez um dos seus melhores jogos com as cores do Imortal LUZiGÁS, saíndo como MVP estatístico e ajudando a manter a equipa a um ponto ao intervalo (14-14, 24-25), embora os grandes destaques tenham vindo do coletivo leonino.

Francisco Amarante (14pts, 7res), Brandon Johns (15pts) e Maleeck HardenHayes (13pts) estiveram em grande forma, contribuindo para encerrar o encontro com 21-22 nos derradeiros dez minutos.

O Sporting CP sobe assim ao topo do Grupo B, com três vitórias.

A estatística completa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Vitória SC 81-86 UD Oliveirense

A UD Oliveirense conquistou a sua primeira vitória na presente edição da Taça Hugo dos Santos ao vencer o Vitória SC por 81-86. Num jogo equilibrado, com alternâncias de domínio e decisões nos momentos-chave, a formação de Oliveira de Azeméis revelou maior eficácia nos instantes finais para assegurar o triunfo fora de portas.

A partida começou com ascendente da equipa visitante, que entrou com maior intensidade ofensiva e fechou o primeiro período a vencer por 18-25, explorando bem o jogo exterior e a transição rápida. Os anfitriões responderam no segundo quarto com uma reação consistente, ajustando a defesa e melhorando a circulação de bola no ataque, o que se traduziu num parcial de 27-19, permitindo aos vimaranenses chegar ao intervalo na frente.

Após o descanso, o equilíbrio manteve-se elevado. O terceiro período terminou empatado (18-18), com ambas as equipas a trocarem cestos e a mostrarem capacidade para responder aos momentos de maior pressão. A indefinição no marcador refletia a competitividade do encontro e deixava tudo em aberto para os últimos dez minutos. No período decisivo, o conjunto de Oliveira de Azeméis voltou a assumir o controlo do jogo, impondo-se por 18-24. A maior eficácia nas posses decisivas e a solidez defensiva permitiram à equipa visitante recuperar a liderança e gerir a vantagem até ao apito final, confirmando um triunfo importante na competição.

Em destaque esteve Jimmy Boeheim, eleito MVP da partida, após uma exibição determinante com 19 pontos, oito ressaltos e três assistências, somando 25 de valorização. Com este resultado, a UD Oliveirense alcança a sua primeira vitória na Taça Hugo dos Santos nesta época e passa a apresentar um registo idêntico ao do Vitória SC, com uma vitória e duas derrotas na fase de grupos.

A estatística completa.

SC Vasco da Gama 63-122 FC Porto

No terceiro jogo da jornada, a cidade do Porto foi palco de um encontro sem grande história. O SC Vasco da Gama recebeu o FC Porto, mas não conseguiu contrariar a superioridade dos dragões, que dominaram a partida do primeiro ao último minuto.

A equipa azul e branca exibiu um jogo coletivo sólido, aliado a excelentes iniciativas individuais, destacando-se sobretudo pela eficácia ofensiva. O FC Porto apresentou uma impressionante percentagem de concretização nos lançamentos de dois pontos (65%) e uma grande consistência da linha de lance livre (27/29-93%). Essa superioridade refletiu-se no marcador ao longo de todos os períodos, vencidos sucessivamente por 10-28, 19-35, 19-33 e 15-26, sem nunca baixar a intensidade.

O resultado final de 63-122 espelha de forma clara o domínio portista, que assim somou a sua primeira vitória no Grupo B.

Em destaque esteve Vladyslav Voytso, melhor marcador do encontro com 22 pontos, a que juntou nove ressaltos, totalizando 30 pontos de valorização. Robert Beran Jr (16 pontos, 5 ressaltos e uma assistência), Miguel Maria (11 pontos, 7 ressaltos e 8 assistências) e Corey Allen-Williams (15 pontos, 3 ressaltos e 8 assistências) também tiveram um papel determinante no triunfo. Do lado do SC Vasco da Gama, Felizardo Ambrósio foi o jogador mais influente, terminando a partida com oito pontos, cinco ressaltos e duas assistências.

A estatística completa.

Galitos BARREIRO ACEDE 98-110 Queluz O NOSSO PREGO

O Queluz foi ao Barreiro bater-se com a equipa do Galitos no Municipal Prof. Luís de Carvalho, estando em causa o 3.º lugar do Grupo B (que dá acesso à fase seguinte), saindo vitorioso. O encontro até começou melhor para os anfitriões (20-18), mas o segundo quarto da equipa alvinegra foi avassalador (23-39).

A pontuação elevada com que se seguiu para o intervalo continuou na segunda parte: 24-30 e 31-23. Se, ao terceiro quarto, parecia que a equipa de Henrique Pina não ia conseguir recuperar, a meio dos últimos dez minutos ainda se acendeu a chama, aproximando-se para seis pontos, mas não foi suficiente.

Brilham Wesley Robinson (14pts, 12res) e Julius Dixon (17pts, 6res, 6ast), ambos com 25 de valorização, mas o melhor marcador foi mesmo Derricko Williams (22pts).

No Galitos BARREIRO ACEDE, destaque para Teotónio Dó, com um jogo imperial (27pts, 7res – 28.5val), e os 19 pontos de Quentin Djibounde.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Santarém BC é campeão distrital de Sub14M e CDTN e Chamusca dividem títulos de Sub16

Segundo fim de semana de fases finais distritais para a Associação de Basquetebol (AB) de Santarém, com três novos campeões: CDTN-OAB e Chamusca BC dividem os títulos de Sub16, Santarém BC é campeão de Sub14 Masculinos.

No Masculino, o CDTN-OAB foi o grande vencedor com três vitórias na fase final: 74-23 frente ao AVQ Almeirim, 46-67 frente ao Santarém BC e 33-95 frente ao Rio Maior Basket, no domingo, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro.

No Feminino, a Chamusca BC não deu chance aos três adversários, batendo o CD Amiense 101-24, o Rio Maior Basket 31-107 e o Santarém BC 36-61.

Já os Sub14 Masculinos também viram decorrer a sua fase final distrital, na Nave Desportiva de Santarém, com vitória para o emblema da casa: 79-52 face ao BC Tomar.

Pode acompanhar o calendário competitivo da AB Santarém na sua respetiva página.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAFIAS | AB Santarém

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.