Artigos da Federaçãooo
Primeiros jogos da 16.ª Jornada da Liga Betclic Feminina
O Sportiva AZORISHOTELS enfrentou e bateu o CAB Madeira por 87-65, no primeiro encontro de sábado, da competição da Liga Betclic Feminina, em que a equipa açoriana foi sempre mais consistente e eficaz nos dois lados do campo.
A formação orientada por Ricardo Botelho entrou com intensidade e assumiu desde cedo o controlo do jogo, fechando os primeiros dez minutos em clara vantagem (19-10).
O CAB tentou reagir no segundo quarto, mas o Sportiva manteve o ascendente e voltou a ser superior, vencendo o parcial seguinte por 21-15, chegando ao intervalo com uma margem confortável. No regresso dos balneários, a equipa da casa voltou a marcar o seu ritmo, vencendo novamente por 24-23, mantendo a diferença no marcador e deixando o encontro bem encaminhado para os últimos dez minutos. No quarto final, o Sportiva não deu espaço a dúvidas e fechou o jogo com um parcial de 23-17, confirmando um triunfo claro e seguro.
Em grande plano esteve Genesis Rivera, absolutamente decisiva na manobra ofensiva, ao assinar 26 pontos, liderando a equipa nos momentos-chave. Isabella Nascimento contribuiu com 15 pontos.
Do lado do CAB Madeira, Taylor Langan foi a principal figura, ao registar 22 pontos, 8 ressaltos e 32.5 pontos de valorização sendo a jogadora mais influente da formação madeirense. Maria Lopes destacou-se com 19 pontos, num encontro em que o CAB sentiu dificuldades para acompanhar a eficácia e o ritmo imposto pelo adversário.
Basquete Clube Barcelos HMMOTOR 76-71 Sanjoanense HELIOTEXTIL
O Barcelos recebeu e venceu a Sanjoanense por 76-71, num encontro equilibrado, em que a formação da casa acabou por ser mais eficaz nos momentos decisivos, garantindo mais um triunfo na competição.
A partida começou com grande intensidade, com a Sanjoanense a entrar melhor e a fechar o primeiro quarto com a vantagem mínima (17-18). O Barcelos respondeu no segundo período, subiu o nível defensivo e foi mais consistente no ataque, vencendo o parcial por 25-16 e chegando ao intervalo na frente do marcador.
No regresso dos balneários, a Sanjoanense voltou a mostrar capacidade de reação e acabou por ser superior no terceiro quarto (15-22), relançando a discussão do resultado. Tudo ficou em aberto para os últimos dez minutos, onde o Barcelos demonstrou maior controlo emocional e eficácia, vencendo o derradeiro parcial por 19-15 e confirmando uma vitória suada, mas merecida.
A MVP foi Rebecca Taylor com 21 pontos, 10 ressaltos e 5 assistências, que formaram 32.5 pontos de valorização. Na equipa de São João da Madeira, foi Schekinah Bimpa a melhor em campo com 25 pontos marcados, 12 ressaltos e 3 assistências.
Galitos FFONSECA 56-79 CRC Quinta dos Lombos
O Galitos recebeu a Quinta dos Lombos que saiu vitoriosa por 56-79, num encontro em que a formação visitante se mostrou superior desde o início, assumindo o controlo do jogo e construindo uma vantagem confortável.
A Quinta dos Lombos entrou com intensidade e venceu claramente o primeiro quarto (15-29), mantendo o ascendente no segundo período, que voltou a fechar a seu favor por 12-24, chegando ao intervalo com uma margem expressiva. Após o descanso, o Galitos tentou equilibrar a partida, mas a equipa visitante continuou a gerir a diferença com segurança. Apesar de uma melhor resposta da equipa da casa no último quarto (17-9), o desfecho nunca esteve em causa, com a Quinta dos Lombos a confirmar um triunfo seguro.
Apesar de um coletivo muito forte, foi Sara Caetano quem se destacou pela equipa dos Lombos com 23.5 pontos de valorização graças a 11 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências. Na equipa da casa, Salimata Koita somou 7 pontos e 10 ressaltos em 25 minutos.
Imortal, Sporting, Braga, Vasco, Benfica e Ovarense vencem na 12.ª jornada da Liga Betclic Masculina
Sábado cheio para a Liga Betclic Masculina, com seis jogos (sempre na FPBtv) e emoção ao mais alto nível. Joga-se a 12.ª jornada, na abertura da segunda volta da Fase Regular da principal prova do Basquetebol português.
Sporting CP 99-72 Vitória SC
O Vitória SC até começou melhor (17-21) nesta deslocação a Lisboa, mas o coletivo de Luís Magalhães pisou o freio no segundo quarto (22-16) e nunca mais parou. O terceiro quarto foi fundamental (29-17) para alargar a vantagem, que se foi dilatando com o 31-18 dos últimos dez minutos, naquele que foi o regresso à Liga de André Cruz (oito minutos em campo e oito pontos e dois afundanços).
O MVP foi Claude Robinson (15pts, 10res), mas também Brandon Johns esteve em plena forma (16pts, 5res) e Maleeck Harden-Hayes chegou ao duplo-duplo (11pts, 10res), provando que foi na luta das tabelas e dentro da área pintada que se venceu o jogo.
No Vitória, Sam Peek, com 17 pontos, foi o mais esclarecido.
Ver esta publicação no Instagram
Imortal LUZiGÁS 83-75 Queluz O NOSSO PREGO
Grande jogo em Albufeira, com indecisão até aos últimos minutos, mas um 4.º quarto de baixíssima eficácia penalizou a equipa de César Rodrigues, que chegou a estar a perder por 11 logo a abrir o encontro (28-17). Recuperou no segundo quarto (16-25) e no terceiro (11-20), mas, perante um jogo onde Luís Silva (22pts) e Salvador Victo (12pts, 7ast) estiveram imperiais, pouco houve a fazer nos derradeiros dez minutos (28-13).
Destaque no clube de Queluz para Jelani Simmons (20pts) e Wesley Robinson (19pts, 7res).
Ver esta publicação no Instagram
SC Braga 78-70 Galitos BARREIRO ACEDE
Novamente um encontro de equilíbrio máximo. De um lado, os gverreiros de Delaney Blaylock, que sai como MVP (22pts, 8res, 4rb). Do outro, o Galitos de Brayden Carter (22pts, 12res – 31val), líder estatístico da Liga. Ivan Almeida ajudou com 14 pontos e, na casa emprestada do Braga, a Escola Secundária de Barcelos, foram precisos quatro quartos de elevada intensidade para se encontrar vencedor.
Parciais de 17-17, 13-13, 24-18 e 24-22, com destaque ainda para os 17 pontos de Mike Fofana (mais nove ressaltos) e os 13 de Quentin Diboundje (mais nove ressaltos).
Ver esta publicação no Instagram
SC Vasco da Gama 103 – 101 FC Porto
Que jogo foi este no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
O SC Vasco da Gama conquistou uma vitória dramática frente ao FC Porto por 103-101, em mais um encontro da Liga Betclic Masculina decidido apenas nos instantes finais e que ficou marcado pelo equilíbrio, intensidade e emoção até à buzina.
A formação de Nuno Freitas entrou determinada e assinou um primeiro período de grande eficácia ofensiva, fechando os primeiros dez minutos em vantagem por 35-26. O FC Porto respondeu de imediato e assumiu o controlo do jogo no segundo parcial, vencendo por 26-30 e reduzindo a diferença ao intervalo.
No regresso dos balneários, os dragões mantiveram o ascendente e voltaram a ser superiores no terceiro quarto (20-24), passando mesmo para a frente do marcador e deixando tudo em aberto para os derradeiros dez minutos.
No último período, o Vasco da Gama mostrou maior frieza nos momentos decisivos e acabou por fazer a diferença no detalhe, vencendo o último parcial por 22-21 e garantindo um triunfo suado, mas merecido, frente a um forte adversário.
Em grande plano esteve Akoi Yuot, absolutamente dominante, ao registar 29 pontos e 10 ressaltos, numa exibição de enorme impacto que lhe valeu 42 de valorização, sendo o jogador mais influente do encontro. Sean-Michael Clancey também teve papel importante com 21 pontos marcados.
Ver esta publicação no Instagram
Do lado do FC Porto, Wesley Washpun liderou a resposta com 20 pontos, bem acompanhado por Jhonathan Dunn autor de 14 pontos, num esforço que manteve os dragões na luta até ao último lançamento.
Ver esta publicação no Instagram
UD Oliveirense 92 – 95 SL Benfica
Foi um jogo disputado até ao último segundo no Pavilhão Dr. Salvador Machado, com o SL Benfica a levar a melhor frente à UD Oliveirense por 92-95.
A partida começou com intensidade elevada e alternância no marcador, com os encarnados a fecharem o quarto inicial da partida, em vantagem (18-22). A Oliveirense respondeu nos dez minutos seguintes, subindo a eficácia ofensiva e assumindo o controlo do jogo ao vencer por 25-20, chegando ao intervalo em vantagem. No regresso dos balneários, a equipa da casa manteve o ascendente e voltou a ser superior garantindo um parcial de 30-22, entrando nos dez minutos finais com uma margem confortável.
No entanto, no período decisivo, o Benfica mostrou maturidade competitiva. A formação orientada por Norberto Alves aumentou a pressão defensiva, encontrou soluções ofensivas em momentos-chave e acabou por operar a reviravolta com um parcial de 19-31 no último quarto, selando a vitória apenas nos instantes finais.
Em destaque esteve Mikyle McIntosh, que liderou a Oliveirense com 27 pontos marcados, 7 ressaltos, 2 assistências culminando em 27 pontos de valorização, sendo a principal referência ofensiva da equipa da casa. James Boeheim III, com 15 pontos marcados contribuindo de forma significativa para um desempenho muito positivo do conjunto de Oliveira de Azeméis.
Ver esta publicação no Instagram
Do lado do Benfica, a resposta foi coletiva. Aaron Broussard e Eugene Crandall IV lideraram a pontuação com 18 pontos cada, sendo Crandall o MVP da partida com 5 ressaltos, 6 assistências e dois roubos de bola alcançando 22.5 pontos de valorização.
Esgueira Aveiro OLI 76-79 Ovarense GAVEX
O Esgueira viu escapar a vitória frente à Ovarense por 76-79, num jogo de tirar o fôlego, decidido apenas com um triplo ao soar da buzina da equipa visitante.
A equipa da casa entrou em força e dominou a primeira metade do encontro, vencendo os dois primeiros quartos por 23-17 e 29-24, impondo o seu ritmo e deixando a Ovarense a correr atrás do resultado. No regresso do intervalo, a visitante começou a reagir, vencendo o terceiro quarto por 14-15 e aproximando-se perigosamente no marcador.
No último período, a formação de Ovar mostrou frieza e eficácia, conseguindo dar a volta ao jogo. Com o marcador empatado nos segundos finais, Render Wood foi o herói com um triplo ao soar da buzina, que confirmou a reviravolta e garantiu uma vitória dramática e inesquecível para a equipa visitante, num encontro marcado por emoções fortes e uma segunda metade de pura intensidade.
O MVP do encontro foi Jalen Jenkins com um duplo-duplo (12 pontos e 12 ressaltos), conquistando 21 pontos de valorização. Na formação da casa, foi o base Hugo Ferreira que brilhou com 29 pontos, 7 ressaltos e 8 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
Tudo o que precisas saber sobre as eleições da FPB em 2026
As eleições de uma Federação Desportiva representam um momento chave para o futuro da respetiva modalidade, com impacto direto no seu rumo no quadriénio seguinte.
Compreender como funciona o processo eleitoral, quem decide e o que está em causa é essencial para acompanhar de forma informada cada um desses momentos determinantes para a modalidade.
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) terá eleições em 2026, conforme calendário já divulgado. Essas eleições decorrem em duas fases: primeiro, com a eleição dos delegados à Assembleia Geral da FPB, no dia 21 de fevereiro. Depois, com a eleição dos órgãos sociais, a 25 de abril.
ASSEMBLEIA GERAL
Quem são os delegados à Assembleia Geral?
Os elementos que compõem a Assembleia Geral da FPB, órgão deliberativo da instituição.
Quantos delegados são eleitos?
37. 21 delegados em representação dos clubes e sociedades desportivas participantes nas competições nacionais, mas também: 8 delegados em representação dos jogadores; 4 delegados em representação dos juízes e 4 delegados em representação dos treinadores.
E quem pode ser delegado?
Todos os jogadores, treinadores e juízes, quer estejam atualmente inscritos ou que já tenham estado inscritos na FPB. Devem ter mais de 18 anos e nacionalidade portuguesa. Em representação dos clubes podem ainda ser eleitos atuais ou antigos dirigentes (desde que estejam ou tenham estado inscritos na FPB).
Então posso ser delegado?
Sim, se cumprires os requisitos. As candidaturas são formalizadas através do preenchimento dos impressos próprios, disponíveis no final deste artigo, sendo que cada candidatura tem de ser subscrita por um número pré-determinado de apoiantes (todos eles devidamente inscritos na FPB), nomeadamente:
➤ Delegados em representação dos clubes – candidatura subscrita por pelo menos um clube
➤ Delegados em representação dos jogadores – candidatura subscrita por pelo menos 10 jogadores
➤ Delegados em representação dos juízes – candidatura subscrita por um mínimo de 5 juízes
➤ Delegados em representação dos treinadores – candidatura subscrita por um mínimo de 5 treinadores
Até quando é que posso apresentar a minha candidatura?
1 de fevereiro.
E como o fazer?
Através dos formulários em anexo ou no tópico Impressos do separador Eleições. Depois, é enviar o processo de candidatura para a sede da Federação Portuguesa de Basquetebol, ao cuidado do Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Não quero ser delegado. Posso votar nos representantes dos clubes?
Não. Vota um representante por cada clube ou sociedade desportiva, somente nos candidatos da sua Associação Distrital.
Mas posso votar nos delegados em representação dos jogadores, dos juízes e dos treinadores?
Sim, se estiveres inscrito na Federação à data de 31/01/2026 enquanto jogador, treinador ou juíz. No caso dos treinadores, os que tenham carteira válida podem votar, mesmo que não estejam em atividade. E aqui votas em todos os candidatos a nível nacional.
Onde e quando votar?
Dia 21 de fevereiro, na Associação Distrital onde efetuaram a atual (ou última) inscrição, entre as 10:00 e as 20:00 (hora local).
Preciso levar alguma coisa?
O documento oficial de identificação ou o cartão válido da FPB, a que se junta uma credencial, se fores votar em representação de um clube.
E como sei de antemão em quem votar?
A FPB irá divulgar de antemão os cadernos eleitorais. Podes sempre consultar tudo no separador Eleições.
Há mais delegados que não sejam eleitos?
Sim. Além dos presidentes da Associação de Jogadores de Basquetebol, da Associação Nacional de Juízes Basquetebol e da Associação de Treinadores de Basquetebol, que são delegados por inerência, todas as direções das Associações Distritais e Regionais de Basquetebol têm um lugar de delegado na Assembleia Geral, designando um membro da sua direção para o ocupar. Assim, os 37 delegados a eleger no dia 21 de fevereiro juntar-se-ão a estes 24 delegados por inerência, para termos os 61 delegados que compõem a Assembleia Geral.
E depois?…
ÓRGÃOS SOCIAIS
Quem são os órgãos sociais da FPB?
➤ Assembleia Geral
➤ Presidente
➤ Direção
➤ Conselho Fiscal
➤ Conselho de Disciplina
➤ Conselho de Justiça
➤ Conselho de Arbitragem
Quem vota para eleger os órgãos sociais?
Todos os delegados da Assembleia Geral. Os 37 delegados eleitos a 21 de fevereiro e os 24 delegados por inerência (Associações Distritais e Regionais e Associações Nacionais de Jogadores, Juízes e Treinadores).
Onde e quando vão eles votar?
Dia 25 de abril, em Assembleia Geral Eleitoral, na sede do Comité Olímpico de Portugal.
E em quem?
A data limite para receção das candidaturas aos órgãos sociais da FPB é 5 de abril.
Qualquer pessoa pode candidatar-se?
Sim, desde que preencha os requisitos definidos nos Estatutos da FPB, Regulamento Geral e Regulamento Eleitoral.
Como oficializar essa candidatura?
Enviando o processo de candidatura para a sede da Federação Portuguesa de Basquetebol, ao cuidado do Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Quanto vale um voto?
Cada delegado dispõe de um voto.
Onde posso saber mais sobre o que faz cada órgão social?
Nos Estatutos da FPB e no seu Regulamento Geral.
Como posso acompanhar melhor o processo eleitoral?
Através do site da FPB, nomeadamente no separador Eleições. A leitura deste artigo não dispensa a leitura dos Estatutos e Regulamentos aplicáveis.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Mais uma semana a acompanhar os portugueses que atuam fora de território nacional
Ainda em território vizinho, Margarida Junqueira voltou a demonstrar a sua importância numa equipa que ocupa atualmente o segundo lugar do campeonato. Apesar da derrota frente ao Spar Gran Canaria, por 62-74, Margarida contribuiu com 14 pontos, cinco assistências e dois ressaltos.
Rita Oliveira realizou o seu segundo jogo ao serviço da formação croata do Tresnjevka 2009 e voltou a estar em bom plano. Em 30 minutos de utilização, a atleta somou 14 pontos, sete assistências e um ressalto, ajudando a sua equipa a conquistar uma vitória expressiva frente ao Medvescak, por 86-48.
Já nos Estados Unidos da América, Clara Silva esteve novamente em destaque. Apesar de um resultado menos positivo para o coletivo, a poste portuguesa registou 12 pontos, três assistências e oito ressaltos, com uma eficácia de 50% nos lançamentos de campo. A jogadora tem vindo a consolidar o seu lugar na equipa americana, fruto das suas boas prestações, tanto no plano ofensivo como defensivo.
Ver esta publicação no Instagram
No setor masculino, o destaque semanal vai para Travante Williams. Em dois encontros – um a contar para o campeonato e outro para a Basketball Champions League – a equipa somou uma vitória e uma derrota.
No campeonato francês, Travante registou oito pontos, quatro assistências e cinco ressaltos, em 20 minutos de utilização. Apesar da derrota por 92-110, a equipa viria a redimir-se na Basketball Champions League com uma exibição de grande nível frente ao Galatasaray, finalista da edição anterior da prova. Num triunfo memorável por 90-83, o atleta português foi peça fundamental, contribuindo com 13 pontos, duas assistências e quatro ressaltos, num dos resultados mais marcantes da semana.
Ver esta publicação no Instagram
Ainda em França, mas na Elite 2, Anthony da Silva saiu vitorioso do encontro frente ao La Rochelle, formação que ocupa o 7.º lugar da tabela classificativa, por 77-70. A equipa de Anthony encontra-se atualmente na 17.ª posição, o que torna este triunfo particularmente importante. O internacional português contribuiu com oito pontos, quatro assistências e dois ressaltos.
Estatísticas individuais dos atletas portugueses:
Travante Williams (Le Mans, LNB – França)
13pts, 2ast, 4res (29min) na vitória frente ao Galatasaray (90-83) – Champions League
8pts, 4ast, 5res (20min) na derrota frente ao Paris (92-110)
Rafael Lisboa (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)
2pts, 4ast (20min) na derrota frente ao Palencia (77-83)
Diogo Seixas (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)
6pts, 2res (21min) na derrota frente ao Palencia (77-83)
Diogo Brito (Monbus Obradoiro, Primeira FEB – Espanha)
5pts, 3ast, 3res (18min) na vitória frente ao Alicante (87-75)
Tiago Teixeira (Toledo, Segunda FEB – Espanha)
6pts, 1res (16min) na derrota frente ao Valle de Egues (81-83)
Anthony da Silva (Evreux, Elite 2 – França)
8pts, 4ast, 2res (26min) na vitória frente ao La Rochelle (77-70)
Nuno Sá (Palma BM, Primeira FEB – Espanha)
9pts, 1res (19min) na derrota frente ao Fuenlabrada (79-88)
Carolina Rodrigues (Szekszard, NB I.A – Hungria)
6pts, 9ast, 8res (30min) na vitória frente ao BKG Prima (106-75)
24pts, 5ast, 4res (33min) na derrota frente ao PEAC-PECS (93-103)
Sara Guerreiro (Marburg – Alemanha)
6pts, 3ast, 2res (22min) na derrota frente ao Saarlouis (76-91)
Ana Raimundo (Marburg – Alemanha)
9pts, 3ast, 2res (23min) na derrota frente ao Saarlouis (76-91)
Margarida Junqueira (Magec Tías Lanzarote, – Espanha)
14pts, 5ast, 2res (34min) na derrota frente ao Spar Gran Canaria (62-74)
Inês Ramos (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
4pts, 6ast (22min) na vitória frente ao Real Canoe (73-69)
Josephine Filipe (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)
18pts, 6ast, 7res (35min) na vitória frente ao Real Canoe (73-69)
Eva Carregosa (Zamora, LF Challenge – Espanha)
7pts, 3ast, 2res (27min) na vitória frente ao NBF Castello (70-68)
Tess Santos (Wasserburg, 2ª Bundesliga – Alemanha)
2pts, 3ast, 7res (35min) na vitória frente ao Heidelberg (74-60)
Inês Vieira (Domusa Tekink ISB, LF Challenge – Espanha)
5pts, 3ast, 3res (31min) na vitória frente ao Barca CBS (58-54)
Lavínia Silva (Oaklands Wolves – Reino Unido)
4pts, 3res (11min) na vitória frente ao Leicester Riders (81-42)
Rita Oliveira (Tresnjevka 2009 – Croácia)
14pts, 7ast, 1res (31min) na vitória frente ao Medvescak (86-48)
Filipa Barros (CBU Women’s Basketball – Estados Unidos da América)
3pts, 2ast, 12res (30min) na vitória frente ao Utah Tech (67-61)
Clara Silva (TCU Women’s Basketball – Estados Unidos da América)
12pts, 3ast, 8res (32min) na derrota frente ao Ohio St. (69-71)
*Apenas se faz o acompanhamento de atletas com internacionalizações e que tenham as estatísticas disponíveis.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Ligas Betclic: a antevisão das 12.ª e 16.ª jornadas
É no fim de semana de 24 e 25 de janeiro que as Ligas Betclic Masculina e Feminina se voltam a “encontrar” no que ao calendário diz respeito. Jogam-se em simultâneo as jornadas 12 e 16, respetivamente, com vários jogos grandes “na calha” – e sempre na FPBtv.
A jornada masculina inicia-se primeiro, já este sábado, com o “derby da Invicta” e o histórico UD Oliveirense – SL Benfica em destaque (RTP2). Por um lado, o extremo Mikyle McIntosh pede o apoio do público no Pavilhão Dr. Salvador Machado. Por outro, o canadiano do SL Benfica, Koby McEwan, reforça a qualidade do adversário, esperando por isso “um jogo difícil”.
Confere todos os jogos da LBM este fim de semana:
Ver esta publicação no Instagram
No que ao feminino diz respeito, foi Daniela Domingues a fazer a antevisão ao Galitos FFONSECA – CRC Quinta dos Lombos, que tem transmissão DAZN. A veterana refere que, na posição do emblema de Aveiro, todos os jogos são uma final, principalmente quando se joga frente ao primeiro classificado. Já Milica Ivanovic, da turma de Carcavelos, acredita que os novos reforços do Galitos podem trazer novas dinâmicas ao grupo, antecipando “um jogo duro”.
Confere todos os jogos da LBF este fim de semana:
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Road to the World Cup: a pré-convocatória de Mário Gomes para a próxima janela
Os Linces estão de volta. Depois do EuroBasket 2025, a Seleção Nacional Masculina entrou de pé direito na primeira fase de qualificação rumo ao FIBA World Cup 2027, com uma vitória em Montenegro. Agora, o coletivo de Mário Gomes tem uma dupla jornada frente à Roménia, primeiro em casa, em Coimbra, dia 27 de fevereiro, e depois em Pitesti, dia 2 de março.
Inserido no Grupo B da Primeira Ronda dos Qualifiers, Portugal precisa de se classificar nos três primeiros lugares para avançar para a Segunda Ronda, cruzando com as três melhores do Grupo A, e desse grupo de seis emblemas só três garantirão a vaga mundial. Avançam um total de 12 nações europeias para o Mundial de 2027.
Eis a pré-convocatória do professor Mário Gomes:
| Nome | Clube |
|---|---|
| André Cruz | Sporting CP |
| André Silva | Imortal BC |
| Anthony da Silva | ALM Évreux Basket (França) |
| António M. Lucas | AD Ovarense |
| Bruno Araújo | Vitória SC |
| Cândido Sá | SC Braga |
| Carlos Cardoso | SC Braga |
| Daniel Relvão | SL Benfica |
| Diogo Araújo | UD Oliveirense |
| Diogo Brito | Obradoiro CAB (Espanha) |
| Diogo Gameiro | SL Benfica |
| Diogo Seixas | Club Ourense Baloncesto (Espanha) |
| Diogo Ventura | Sporting CP |
| Francisco Amarante | Sporting CP |
| Gonçalo Delgado | FC Porto |
| Hugo Ferreira | CP Esgueira |
| Nuno Sá | Palmer BM (Espanha) |
| Rafael Lisboa | Club Ourense Baloncesto (Espanha) |
| Ricardo Monteiro | SC Braga |
| Rodrigo Soeiro | AD Ovarense |
| Rui Palhares | Sporting CP |
| Sasa Borovnjak | BC Timisoara (Roménia) |
| Travante Williams | Le Mans SB (França) |
| Vladyslav Voytso | FC Porto |
➤ 27 fevereiro 2026 – PORTUGAL x Roménia, 19 horas, Pavilhão Mário Mexia, Coimbra
➤ 2 de março 2026 – Roménia x PORTUGAL, hora por definir, Pitesti

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Winner tracker: 2025/2026
Janeiro primeiro, Fevereiro segundo, em Março o terceiro e em Abril há rumo. Maio inteiro e Junho por um segundo.
Depois do “winner tracker” de 2024/2025, atualizamos a lista de campeões e vencedores da vigente temporada. Até ao presente:
MASCULINO
➤ O arranque da temporada a nível de títulos deu-se com a XL Supertaça Mário Saldanha. A 40.ª edição viu o SL Benfica sagrar-se vencedor, conquistando o seu 16.º troféu, em Coimbra, no Mário Mexia, frente ao FC Porto, que a tinha conquistado no ano anterior precisamente às águias de Norberto Alves.
FEMININO
➤ Em setembro, o primeiro jogo oficial da temporada decidiu a XL Supertaça Feminina, com vitória do CRC Quinta dos Lombos perante o SL Benfica, que ergue o troféu pela terceira vez. Sara Caetano foi a MVP.
➤ Em janeiro de 2026 foi a vez das águias se “desforrarem” do coletivo de Carcavelos, conquistando, em Albufeira, a XVI Taça Federação Marsh, numa final de alta emoção e dois prolongamentos. As águias tinham batido na meia-final o Imortal LUSIADAGÁS. A poste polaca Zuzanna Puc foi a MVP.
(em atualização)
O papel de Neemias Queta em Boston: uma análise da primeira metade da época
Quem viu o EuroBasket 2025, não tinha dúvidas. Neemias Queta, na sua quinta época na NBA, a terceira em Boston, estava mais que pronto para “dar o salto”, não fosse também ele o grande embaixador da Liga Betclic Masculina.
Afinal, a ascensão a poste titular do coletivo de Joe Mazzulla parecia natural: Al Horford, Kristaps Porzingis e Luke Kornet, todos eles rivais de posição, abandonaram o histórico emblema de Massachusetts; Neemias já tinha dado excelentes indicações na temporada anterior, culminando num Europeu com 15.5 pontos por jogo, 8.0 ressaltos e 1.7 desarmes de lançamento, o terceiro melhor de toda a prova.
Além disso, esperava-se que os Boston Celtics nem sequer ultrapassassem a marca de .500. 41 vitórias na Fase Regular (o suficiente, regra geral, para garantir lugar nos playoffs da NBA), ou perto disso, o que podia até garantir mais minutos ao internacional luso, ganhando espaço num ano sem Jason Tatum e, portanto, escreviam os jornalistas à data, sem grande perspectiva de sucesso.
E depois apareceu Neemias Queta.
View this post on Instagram
Mazzulla apostou no gigante do Vale da Amoreira para o primeiro cinco titular da fase regular. E Neemias devolveu-lhe a confiança com 17 pontos e oito ressaltos em cerca de 25 minutos dentro de campo. Ainda assim, as vitórias não apareceram logo. As previsões mais infelizes pareciam reais, embora Queta estivesse a acumular minutos e ressaltos.
Foi preciso o quarto jogo para a primeira vitória. Onze ressaltos e muitos highlights – as “Play of the Game” das redes sociais dos Boston Celtics tornavam-se uma galeria de afundanços e desarmes de Neemias. O primeiro duplo-duplo da temporada. O segundo.
E os recordes. 500 ressaltos na NBA. 18 ressaltos num único jogo, igualando os 18 ressaltos do Portugal-Chéquia com que abriu o Europeu, no final de agosto passado. E pouco depois a marca redonda de 20 ressaltos, dez defensivos e dez ofensivos, sendo mesmo o primeiro jogador da NBA a consegui-lo num único jogo em menos de 25 minutos.
No início de 2026, Michael Pina, jornalista da The Ringer, incluiu Neemias Queta na lista dos “Oito jogadores da NBA que estão a dar o salto esta época”. A peça começa assim: “Se achavas que os Celtics iam ser uma boa equipa esta época, parabéns, és muito mais inteligente que eu”.
Porque grande parte do grande sucesso do emblema de Boston parte de Neemias Queta.
View this post on Instagram
OS NÚMEROS…
Não mentem. Os números não. Queta tem atualmente 10.4 pontos por jogo, 8.2 ressaltos, 1.3 assistências, 0.9 roubos e 1.2 desarmes de lançamento. Isto em 24.8 minutos por jogo. Em comparação com as médias da última temporada, em que fez 5.0 pontos, 3.8 ressaltos, 0.7 assistências, 0.3 roubos de bola e 0.7 desarmes, em 13.9 minutos, vemos um claro e inequívoco crescimento (a níveis percentuais, mais de 100% dos pontos, 116% a nível de ressaltos e quase o dobro dos minutos).
O MIP (Most Improved Player) é quase uma miragem, já que o prémio tem destacado, nos últimos anos, jogadores que, tendo evoluído, evoluíram para algo próximo de “franchise player” ou de “go-to-guy”, as primeiras opções do ataque e não a última barreira da defesa.
Porque Neemias não é a grande arma ofensiva dos Celtics. É um poste sólido e um defensor de elite, capaz de defender jogadores exteriores quando necessário, num sistema de 4-out-1-in, cada vez melhor a atacar o desfasamento do pick and roll e de encontrar colegas de equipa quando tem a bola na mão, embora não seja esse papel. Cada vez melhor a finalizar perto do cesto (e muitas vezes bem acima dele).
O ressalto e a defesa são as suas grandes armas, e nessas funções tem excedido expetativas (dados da Tip Off):
➤ dos seus 8.2 ressaltos, 3.0 são ofensivos (o 19.º melhor nesse quesito em toda a Liga);
➤ 26.º na Liga em ORB% (jogadores acima dos 20 jogos);
➤ 24.º na Liga em desarmes de lançamento (jogadores acima dos 20 jogos);
➤ Neemias contesta 44% dos lançamentos perto do aro, uma percentagem mais elevada que 86% dos jogadores da NBA;
➤ Com um block rate de 41.3%, acima de 94% de toda a NBA
É ainda o terceiro jogador mais eficiente em percentagem de lançamentos de campo em toda a Liga (ex-aequo com o Mark Williams), com 65.9%, números de elite; é 23.º em TS% (true shooting), com 66.7%; e tem o 19.º melhor saldo líquido de pontos em jogos perdidos na época regular da NBA 2025-26, com +1.6. E com mais minutos, um maior saldo, o que demonstra que, quando a percentagem de utilização de Neemias aumenta, o saldo líquido de pontos dos Celtics não reduz.
Com ele em campo, os Boston Celtics (dados da Tip Off):
➤ permitem menos 7.1 pontos por cada 100 posses de bola
➤ e o TS% dos oponentes reduz 2%
➤ que também lançam 6.3% pior que o habitual sempre que Neemias está a defender perto do aro
➤ ou seja, Queta defende um alto número de lançamentos, mantendo sempre os adversários cerca de 3% abaixo da eficácia normal.
Em ano de afirmação, os números dizem tudo sobre a excelente prestação do gigante do Vale da Amoreira este ano. Os resultados também: 27-16 para os Boston Celtics, em segundo na Conferência Este, muito longe das expetativas que tinham os “especialistas”.
Para nós, a assistir de Portugal, só uma coisa é garantida: ainda não vimos nem metade do potencial que o nosso Neemias Queta tem – pelo que o futuro é risonho e ambicioso. Onde é que irá parar o nosso gigante do Vale da Amoreira?
View this post on Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: GDD Alcoitão e APD Sintra defrontam-se na ronda 9 da Liga BCR
Mais um duelo ilustre, entre dois “velhos conhecidos” do BCR nacional, o campeão nacional GDD Alcoitão e a APD Sintra, emblema mais laureado da modalidade, este domingo, às 11h. Em Alvide, Fernando Lemos e os seus pupilos visam manter intacto o registo perfeito da corrente temporada; os sintrenses precisam de pontos para reclamarem com propriedade a presença nas meias-finais do playoff da Liga BCR.
William Benedito – 1.0 -, jovem extremo do plantel de Rui Lourenço, faz um diagnóstico rigoroso das mudanças a imprimir no jogo da APD Sintra para contrariar a supremacia incontestada – até ao momento – do adversário.
“Sabemos que o Alcoitão é, neste momento, a melhor equipa do campeonato e isso obriga-nos a estar no nosso máximo. No jogo da primeira volta cometemos erros que não podemos repetir, sobretudo na organização defensiva e na forma como gerimos os momentos sem bola. A APD Sintra está consciente das dificuldades, mas também estamos muito motivados e confiante no trabalho que temos vindo a fazer”, afiançou o benjamim, antes de rematar o seu testemunho de crença nas capacidades da equipa. “Esperamos um jogo exigente, competitivo, mas acreditamos que, com atitude, disciplina e espírito de equipa, podemos discutir o resultado até ao fim e dar uma resposta positiva”.
André Gomes – 2.5 -, o jogador em maior evidência na corrente temporada no campeão nacional e vencedor da Supertaça, dá um parecer conciso e pragmático, onde não menospreza a valia do oponente da jornada nove, sem deixar de vincar o elã que paira nas hostes cascalenses.
“A APD Sintra sabe tirar grande proveito dos seus pontos fortes e consegue causar muitos problemas às equipas adversárias. No entanto, a nossa equipa está altamente motivada e com o objetivo bem definido de continuar invicta”, afirmou.
O grande duelo da ronda nove está reservado para este domingo, 25 de janeiro, às 11h, na Escola Secundária de Alvide, e pode ser acompanhado no site do GDD Alcoitão.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Acreditações abertas para a LXXVII Taça de Portugal Masculina Skoiy
Os órgãos de comunicação social e/ou profissionais de audiovisual que queiram estar presentes para a LXXVII Taça de Portugal Masculina Skoiy, que vai decorrer no Pavilhão Desportivo de Albufeira, dias 21 e 22 de fevereiro, entre as equipas do Galitos BARREIRO ACEDE, FC Porto, Sporting CP e UD Oliveirense, já podem pedir acreditação junto da FPB.
O endereço reservado para o efeito é acreditacoes@fpb.pt, enviando os seguintes dados:
- Nome
- Meio de Comunicação (Se aplicável)
- Nr. de Carteira Profissional (Se aplicável)
- Contacto telefónico
Os pedidos de acreditações encerram dia 19 de fevereiro.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
She Calls Game 2026: mais mulheres no mundo do Desporto, por favor
A campanha She Calls Game regressa para 2026 com várias posições abertas no mundo do Basquetebol, direcionadas para a Mulher e para que todas as vozes possam contar a história da nossa modalidade.
“Seja com o microfone ou com a câmara, a FIBA compromete-se a criar um entusiástico e diverso leque de opções para mulheres ambiciosas que queiram iniciar a sua carreira no mundo do desporto”, escreve-se no site oficial da entidade reguladora do Basquetebol.
A iniciativa iniciou em 2022 e alarga-se agora, quatro anos depois, também aos papéis de criadora de conteúdo e de escritora, além do de comentadora e fotógrafa, e todas as candidatas aceites irão receber apoio e formação ao longo dos próximos torneios de qualificação para o Mundial Feminino de 2026, em Berlim.
A maioria dos prazos termina em fevereiro. Descobre como participar no site oficial da FIBA.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Termina mais uma jornada europeia para o Sporting CP
O Sporting CP disputou esta quarta-feira o quarto encontro da segunda ronda da FIBA Europe Cup, frente ao Surne Bilbao Basket, líder invicto do Grupo M. A partida, realizada no Pavilhão João Rocha, terminou com triunfo da formação espanhola por 72-90, num duelo em que os leões enfrentaram uma das equipas mais consistentes da fase.
O encontro começou com equilíbrio, mas com ligeiro ascendente dos visitantes, que venceram o primeiro período por 14-18. No segundo quarto, o Bilbao Basket aumentou o ritmo e a eficácia ofensiva, impondo um parcial de 14-26 que permitiu à equipa espanhola construir uma vantagem significativa ao intervalo.
Na segunda parte, o Sporting procurou reagir e apresentou melhores indicadores ofensivos, especialmente no terceiro período (20-24), mantendo-se competitivo em vários momentos do jogo. O último quarto voltou a mostrar uma resposta positiva dos leões, que venceram o parcial por 24-22, mas a vantagem acumulada pela formação espanhola acabou por ser determinante para o desfecho final.
A nível individual, o destaque maior pertenceu a Luke Petrasek, MVP do encontro, com 17 pontos, seis ressaltos, uma assistência e três desarmes de lançamento (21 de valorização), liderando a consistência do conjunto visitante. Do lado leonino, Maleeck Harden-Hayes foi o jogador mais influente, ao registar 19 pontos, nove ressaltos e uma assistência, somando 19 de valorização.
O Sporting CP volta à competição europeia no próximo dia 4 de fevereiro, às 18h15, com deslocação ao terreno do PAOK BC, num encontro com transmissão no canal oficial da competição.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.


