Artigos da Federaçãooo

CN 2 Feminina: BC Limiense, Club 5Basket, Guifões SC e Galitos Sub22 invictos a norte

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, a competição decorreu quase exclusivamente a norte. BC Limiense, Club 5Basket JBL M&PUB, Guifões SC e Galitos Sub22 QViagem estão na dianteira dos seus grupos, só com vitórias.

1ª Fase – Grupo Norte A

No jogo grande do grupo, o BC Limiense impôs-se ao Vitória Sport Clube49-57. Nádia Gonçalves esteve em evidência, ao registar um duplo-duplo – 25 pontos, 14 ressaltos. Segue-se a Juvemaia ACDC, com vitória cómoda sobre a ATC – 38-90. O Futebol Clube de Vizela bateu o GDAS Basket por 42-57.

1ª Fase – Norte B

O Club 5Basket JBL M&PUB registou a sétima vitória em outros tantos jogos, no terreno da AAUTAD – 46-69.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Club 5Basket (@club5basket)

No seu encalço, está o CTM V. Pouca de Aguiar, soberana na deslocação ao GDB Leça Pousadinha Parade – 58-79.

Jogaram ainda:

NCR Valongo Valetel 47-38 CPN Sub22

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Núcleo Valongo Basketball (NCRV) (@ncrv_basket)

AC Astromil 53-50 CBP

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Atlético Clube de Astromil Basket (@astromilbasket)

1ª Fase – Norte C

O Guifões SC preserva a invencibilidade, depois de ultrapassar, fora de portas, o GRIB | 48 e pico – 54-62. No dérbi madeirense, os dígitos de Catarina Marques – 13 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências – não bastaram para o CDEFF Sub22 travar o Club Sport Marítimo/CAB – 44-61.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Multi Desportivo (@multidesportivo24)

Outros resultados:

SC Coimbrões Sub22 55-56 SC Vasco da Gama

GD Bolacesto 77-55 UAA Aroso

1ª Fase – Norte D

O Galitos Sub22 QViagem conserva o registo sem mácula, após a receção ao GiCA – 66-46. À distância de duas vitórias, estão Ovarense Internutri, ACC e CD Tondela, melhores do que Atómicos Eletrosantos-T21 – 47-58 –, SC Beira-Mar – 27-93 -, e Enesse Sanjoanense – 58-63 -, respetivamente.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por OVARENSE BASQUETEBOL (@ovarense_basquetebol)

1ª Fase – Sul A

Em jogo correspondente à ronda cinco, o Unidos/Farmácia Moderna suplantou o Chamusca Basket Clube – 50-67 – e é terceiro na série.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – BC Limiense


Está apresentado o cinco ideal da sétima jornada

A sétima jornada da Liga Betclic Feminina chegou ao fim e, por isso, é tempo de revelarmos as cinco jogadoras mais valiosas da ronda.

No topo surge a estreia de Nahomis Hardy como MVP. A atleta da Quinta dos Lombos destacou-se com um impressionante duplo-duplo, ao marcar 18 pontos e conquistar 14 ressaltos, alcançando uma valorização de 32 pontos, na partida frente ao SC Coimbrões Sancho Panza.

Taris Thorton (Esgueira Aveiro ECOVALOR), Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMOTOR), Luana Serranho (Sporting CP) e Maria João Bettencourt (SL Benfica) juntam-se à atleta no cinco ideal.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Road to the World Cup: Portugal quer subir ao topo do “Montenegro” de Crna Gora

“Sob a colina” é a tradução literal de Podgorica, a próxima casa dos Linces. Aninhada entre as montanhas e o Lago Skadar, é uma tradução tão literal quanto real. A oeste, vê-se um acumeado de pedra negra, o mais alto entre as montanhas que a vista alcança. Lovćen, chamam-lhe os locais. A tradução “à letra”? Montenegro.

Encontramos aqui um padrão nesta lição de história. Que não veio ao acaso. Afinal, esta seleção, a primeira adversária de Portugal na qualificação para o Campeonato do Mundo, é um histórico da modalidade.

A verdade é que, a curta vista, o palmarés montenegrino não impressiona por demais: Montenegro juntou-se à FIBA em 2006, logo após garantir a sua independência, e desde então já esteve em cinco EuroBasket (2011, 2013, 2017, 2022, 2025) – neste último, ficaram pelo 20.º lugar, não passando a Fase de Grupos.

A nível mundial – onde queremos estar – estiveram nas duas últimas edições, 2019 (25.º lugar) e 2023 (11.º lugar), mas há que frisar o passado histórico: de 1994 a 2006 participaram em provas internacionais enquanto Sérvia e Montenegro, num período em que amealharam nada mais nada menos que três ouros europeus, dois euros mundiais e ainda uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996.

E, claro, de 1950 a 1990 os jogadores montenegrinos eram parte integrante da Seleção da Jugoslávia, e a “vitrine de troféus” nunca mais acaba: 21 participações em europeus, com cinco ouros e o mesmo número de pratas; três ouros e três pratas em Mundiais e cinco pódios em Jogos Olímpicos, com um ouro em 1980.

A terra de Nikola Vučević, Predrag Drobnjak ou Nikola Peković (ou do lendário treinador Duško Vujošević) é agora adversária de Portugal, na ansiada estreia nesta fase de qualificação rumo a um palco onde nunca chegou. Pelo caminho, há, além dos montenegrinos, Grécia e Roménia, mas já lá iremos.

De momento, enfrenta-se já esta quinta-feira a congénere de Montenegro, Crna Gora, como se diz no idioma natal, pelas 18 horas, 17 horas portuguesas, no Moraca Sports Centre – e na RTP2.

Há nove jogadores no elenco que estiveram no último EuroBasket, incluíndo os bases Igor Drobnjak e Vladimir Mihailovic, os extremos Djorde Joavanovic e Andrija Slavkovic ou o poste Marko Simonovic, cinco jogadores do Top8 de mais utilizados durante o último Europeu. Agora, Kendrick Perry parece ocupar a vaga de naturalizado que pertenceu a Kyle Allman no passado verão.

Já Portugal não conta com Neemias Queta (devido ao calendário da NBA) e Miguel Queiroz (por lesão), em relação à última convocatória, regressando ainda Gonçalo Delgado, Ricardo Monteiro e Anthony da Silva, além de se estrear Rui Palhares, poste que chegou esta temporada ao Sporting CP, depois de um excelente 2023/2024 ao serviço do GALITOS BARREIRO ACEDE, na Liga Betclic Masculina.

Em termos de histórico entre seleções, Portugal nunca conseguiu vencer o adversário, com dois desaires (62-77 em 2022 e 83-69 em 2021), curiosamente ambos na ronda de apuramento para o FIBA World Cup 2023.

Diz-se que a História se repete.

E que a temos de conhecer para não repetir os mesmos erros.

Mas também se diz, noutras bandas, que a História, a nossa, escrevemo-la nós.

Apoia Os Linces rumo ao primeiro Mundial de sempre.

Tudo começa agora.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


➤  27 novembro 2025 – Montenegro x PORTUGAL, 17 horas PT (18h00 locais), Podgorica

➤  30 novembro 2025 – PORTUGAL x Grécia, 17 horas, Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – bilhetes aqui

➤ A convocatória de PORTUGAL

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


CN 1 Feminina: CDEFF HPM é a única equipa sem perder

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, o CDEFF HPM é o agora o único emblema invicto. O SC Braga, líder a norte – mas já não de forma isolada -, fruto da derrota no terreno do CPN77-64. A internacional Sub-20 Marta Rodrigues brilhou, ao somar 20 pontos, 8 ressaltos e 9 assistências, ajudando a equipa de Ermesinde a igualar as bracarenses na tabela.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ⛹️‍♂️CPN🏀BASKET⛹️‍♀️ (@cpn_basket)

Com os mesmos pontos dos protagonistas do duelo mencionado anteriormente, o CLIP TEAMS bateu o Olivais FC69-73 -, com Valeria Fernandez, a MVP da ronda, em grande plano – 26 pontos, 7 ressaltos, 4 assistências e 5 roubos de bola; 36.5 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O CD José Régio recebeu e venceu o Maia Basket Clube77-62 -, apesar da réplica ímpar de Charity Gallegos – 21 pontos, 5 ressaltos, 8 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube Desportivo José Régio (@cdjregio)

O Gafanha Reis & Ana celebrou a segunda vitória da temporada, na receção ao Académico FC64-60 -, muito por culpa de Carolina Cabral – 12 pontos, 16 ressaltos.

A sul, em embate insular, Summer Pahl, com um duplo-duplo – 16 pontos, 10 ressaltos, 6 roubos de bola -, apontou o caminho para nova vitória do CDEFF HPM, sobre o Boa Viagem Angra Açores86-53.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CDE Francisco Franco Basquetebol (@cdeff.basquetebol)

A MVP da ronda transata Sienna Durr voltou a mostrar categoria, ao rubricar um duplo-duplo – 16 pontos, 12 ressaltos e 4 assistências -, determinantes para o êxito da ACD Ferragudo contra o GDRAR REMAX Évora58-40.

O Clube Basket de Queluz encerra o quarteto da frente, fruto do triunfo sobre o CRCQ Lombos Sub2260-65 -, duelo no qual se notabilizou Constança Almeida – 13 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências. Exibições completas de Matilde Santos – 15 pontos, 9 ressaltos e 3 assistências – e Carolina Duarte – 13 pontos, 8 ressaltos e 6 assistências – contribuíram, de forma preponderante, para o sucesso caseiro da SIMECQ ante o Sporting CP Sub22 77-61.  Inês Monteiro – 18 pontos e 13 ressaltos – deu o mote para a vitória do Sport Algés e Dafundo perante o Belenenses80-87.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Algés Basquetebol (@alges.basquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CDEFF HPM


EuroCup Women: Sportiva e SL Benfica procuram a primeira vitória na última ronda da fase de grupos

A fase de grupos da EuroCup Women aproxima-se do fim e esta quarta-feira marca o derradeiro compromisso europeu de Sportiva Azoris Hotels e SL Benfica na edição 2025/26. Ambas já sem possibilidade de avançar para os play-offs, mas determinadas em terminar a campanha com uma vitória, as duas equipas portuguesas entram em campo com ambição renovada e um objetivo comum: encerrar a participação europeia com uma exibição positiva.

Sportiva fecha o Grupo C frente ao líder invicto (17h00)

O Sportiva desloca-se à Hungria para defrontar o poderoso NKA Universitas Pécs, líder invicto do Grupo C e já qualificado para a próxima fase. A equipa açoriana, ainda à procura do primeiro triunfo na competição, enfrentará o adversário mais exigente do grupo — uma formação consistente, com forte identidade defensiva e que soma cinco vitórias em cinco jogos.

Apesar das dificuldades previsíveis, a formação orientada por Ricardo Botelho tem mostrado evolução ao longo da prova e pretende transportar essa melhoria para o último encontro. Jogadoras como Mariana Carvalho e Michaela Gaislerova, que têm sido referências ofensivas da equipa, tentarão impulsionar o Sportiva para uma despedida digna frente a um adversário de alto nível europeu.

Benfica visita Ostrava com o mesmo propósito (18h15)

Pouco depois, às 18h15, será a vez do SL Benfica entrar em ação na República Checa, frente ao SBS Ostrava, naquele que será o encerramento do Grupo K. As encarnadas também ainda não venceram nesta edição da EuroCup e procuram reagir a um ciclo exigente, marcado por duelos frente às duas equipas já apuradas: BAXI Ferrol e Zaglebie Sosnowiec.

O Benfica sabe que encontrar o equilíbrio defensivo e melhorar a eficácia ofensiva serão fatores determinantes para discutir o resultado em Ostrava. Jogadoras como Letícia Soares e Maria João Correia, que têm assumido maior protagonismo nos jogos europeus, serão novamente figuras centrais na tentativa de levar a equipa a um triunfo que permita fechar o grupo com sinais positivos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Equilíbrio, espetáculo e ascensões marcam a 8.ª jornada da Proliga

A Proliga voltou a oferecer um fim de semana repleto de emoção e qualidade, com a 8.ª jornada a confirmar o excelente momento de várias equipas nas zonas Norte e Sul. Entre exibições individuais de alto nível e resultados expressivos, a competição reforça a sua imprevisibilidade e o elevado equilíbrio competitivo que tem vindo a caracterizá-la.

Na Zona Sul, o destaque maior vai para o CAB Madeira, que continua em excelente forma e reforçou a liderança ao vencer o Ginásio ANTRIX por 82-71, no Pavilhão Clube Amigos do Basquete, no Funchal. Com este resultado, os madeirenses seguem isolados no topo, somando oito vitórias em nove jogos. No mesmo grupo, a AD Galomar manteve a boa sequência ao triunfar em casa frente ao Clube Basket de Queluz por 90-70, enquanto o Imortal Sub23 AOC bateu de forma convincente o SL Benfica Sub23 por 83-58, em Albufeira.

A jornada já havia arrancado com duelos muito disputados. O Sport Club Lusitânia impôs-se de forma clara ao Sampaense Inspecentro (87-46), num jogo dominado do início ao fim. No Caniçal, a AD Galomar superou o Ginásio ANTRIX por 81-77, num dos encontros mais equilibrados da ronda. O CAB Madeira voltou a mostrar a sua força ofensiva ao bater o Clube Basket de Queluz por uns expressivos 117-73, enquanto o Portimonense SC saiu vitorioso da visita ao BSA – GALP (78-71).

Na Zona Norte, o CD Póvoa/Esc Online mantém a invencibilidade, somando a oitava vitória consecutiva ao vencer o Sangalhos Desporto Clube por 87-68. O Illiabum MARGRES segue na perseguição direta, com um registo de seis vitórias, depois de ultrapassar o Maia Basket Clube num jogo equilibrado e de grande intensidade. A formação poveira lidera isolada com 16 pontos, seguida de perto por Illiabum e Casino Ginásio, ambos com 14.

O Maia Basket Clube também saiu vitorioso da receção ao Illiabum (71-64), confirmando o crescimento da equipa sob o comando de Nuno Rodrigues. O Casino Ginásio, por sua vez, venceu fora frente à Académica Efapel por 89-74, reforçando o terceiro posto na tabela.

A jornada confirmou ainda a solidez competitiva do AD Galomar e a consistência do Imortal Sub23 AOC, ambos em trajetória ascendente na Zona Sul, bem como o domínio contínuo do CD Póvoa/Esc Online no Norte, que segue sem conhecer o sabor da derrota.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga BCR: GDD Alcoitão vence FC Porto por um ponto; APD Leiria impõe-se em Braga e APD Sintra em Paredes

Na Liga BCR, o GDD Alcoitão e o FC Porto, invictos até então, encontraram-se na cidade do Porto, no Lagarteiro, tendo os cascalenses prevalecido pela margem mínima. A APD Leiria alcançou uma importante vitória, igualmente a norte, sobre a APD Braga, ao passo que a APD Sintra alcançou o resultado mais dilatado do fim de semana, em casa da APD Paredes.

No duelo mais aguardado, perante muito público, o GDD Alcoitão levou de vencida o FC Porto – 56-57 – e conserva a invencibilidade. As expectativas cumpriram-se e o embate entre azuis e brancos e cascalenses pautou-se por enorme intensidade defensiva, tensão e bons desenhos ofensivos. A turma de Fernando Lemos chegou a escapar até uma vantagem de 12 pontos, mas os anfitriões não esmoreceram o ânimo e, à entrada do quarto final, venciam por 1 ponto. No último quarto, o GDD Alcoitão viria a reclamar a vitória precisamente por essa margem tangencial. Pedro Bártolo – 2.5 – (24 pontos) e Diogo Ferrás – 3.0 – (15 pontos) encabeçaram a produção ofensiva do FC Porto. Pelo GDD Alcoitão, em matéria pontual, sobressaíram Afonso Tavares – 4.0 – (18 pontos) e Hugo Maia – 2.5 – (14 pontos).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

No Pavilhão de Ferreiros, APD Braga e APD Leiria procuravam o regresso aos triunfos. Depois de uma primeira parte parca em pontos e rica em equilíbrio, com ligeira vantagem para os pupilos de Ricardo Vieira – 24-21 -, a APD Leiria reatou o encontro com nova cara e assinou a reviravolta com um parcial categórico, nos primeiros dez minutos da segunda parte – 2-16 -, fator decisivo para o resultado final – 38-52. O jovem internacional sub23 Nuno Nogueira – 3.0 – (24 pontos) voltou a ser determinante na turma do Lis, a par de Iderlindo Gomes – 4.0 – (16 pontos).

Ainda a norte, palco de todos os encontros da ronda cinco, no Pavilhão Rota dos Móveis, a APD Sintra consumou a segunda vitória consecutiva, sem sobressalto, sobre a APD Paredes, única formação ainda sem vencer – 33-72. Ricardo Pires – 5.0 – (46 pontos) exibiu uma capacidade notável no ataque ao cesto, sem secundado por Humberto Miranda – 4.0 – (18 pontos). Nos locais, José Gomes – 4.0 – (14 pontos) e Rafael Azevedo – 4.0 – (12 pontos) revelaram-se os mais inconformados.

A Liga BCR regressa com três embates, a 6 e 7 de dezembro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Road to the World Cup: Os Linces estão novamente juntos

Os Linces de Mário Gomes já estão novamente reunidos. Este domingo (23 de novembro) o reencontro deu-se em Matosinhos, onde Portugal joga de hoje a sete dias o segundo encontro desta primeira janela de qualificação rumo ao Mundial de 2027.

Amanhã, o destino é Podgorica, Montenegro, contra quem jogam no dia 27 (transmissão RTP2). Regressados ao norte do país, no dia 28, jogam depois contra a Grécia, em casa, no domingo (30), no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Consulta aqui a tabela de preços e reserva o teu lugar na “Casa das Seleções” para apoiar Os Linces.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


As acreditações Media fecham às 23h59 de dia 23 de novembro, através do FIBA Media Portal

➤  27 novembro 2025 – Montenegro x PORTUGAL, 17 horas PT (18h00 locais), Podgorica

➤  30 novembro 2025 – PORTUGAL x Grécia, 17 horas, Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – bilhetes aqui

➤ A convocatória de PORTUGAL

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Seis duelos intensos na sétima jornada da Liga Betclic Feminina

Esgueira Aveiro ECOVALOR 63-73 SL Benfica

As duas equipas que chegaram à fase final na época passada defrontam-se pela primeira vez nesta temporada e, tal como no ano anterior, o confronto entre Esgueira e Benfica promete muito equilíbrio.

O Esgueira entrou muito forte, revelando maior eficácia no lançamento. Apesar de o Benfica conseguir responder, os primeiros dez minutos terminaram com uma vantagem para a equipa da casa: 21-15.
No segundo quarto, os papéis inverteram-se, com as águias a assumirem o controlo do jogo e a vencerem o parcial por 14-21, o que lhes permitiu levar a partida para o intervalo com uma diferença mínima: 45-46.

O conjunto orientado por Eugénio Rodrigues regressou do balneário com outra energia e, no terceiro período, impôs um ritmo superior, mostrando grande eficácia ofensiva para vencer o parcial por 18-27.

No derradeiro período, o Esgueira tentou reagir e lançar-se em busca do resultado, mas apesar do equilíbrio — refletido no parcial de 10-10 — não conseguiu reduzir a distância para o Benfica. Nos minutos finais, Zuzanna Puc assumiu um papel determinante na luta das tabelas, garantindo ressaltos decisivos que permitiram às águias manter o controlo do encontro.

Maria Bettencourt foi a MVP do SL Benfica com 10 pontos, seis ressaltos e três assistências, formando 20 pontos de valorização. No lado do Esgueira, foi a nova cara da equipa, Taris Thorton que mostrou a sua importância com 22 pontos, sete ressaltos e duas assistências.

Foi um jogo marcado por uma intensa batalha nos ressaltos, muita agressividade nas tabelas, boas percentagens de lançamento e um ritmo acelerado que proporcionou uma partida bastante competitiva.

Sporting CP 78-49 Sportiva AZORIS HOTELS

O Sporting arrancou o domingo no Pavilhão João Rocha com uma vitória dominante sobre a Sportiva por 78-49.

No primeiro período, o Sporting entrou forte e rapidamente liderou, fechando os 10 minutos com um parcial de 19-8. No segundo quarto, a equipa açoriana melhorou tanto na defesa quanto no ataque, reduzindo a diferença e terminando o período a apenas um ponto atrás, 16-15.

A partida manteve-se equilibrada no terceiro quarto, que terminou com o Sporting a vencer por uma posse de bola (18-16).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Já no último quarto, a equipa orientada por João Pedro Vieira consolidou a vantagem. Num parcial mais eficaz no ataque, o Sporting conseguiu controlar o jogo e cimentar o resultado a seu favor, mantendo a vantagem construída durante toda a partida.

Luana Serranho foi eleita MVP do encontro, ao regressar 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências, totalizando 26.5 de valorização. Pela Sportiva, a melhor em campo foi Monique Pereira, com 10 pontos, oito ressaltos e quatro assistências.

CRC Quinta dos Lombos 66-43 SC Coimbrões SANCHO PANZA

A entrada na partida não foi fácil para nenhuma das equipas e, ao fim de cinco minutos jogados, o marcador registava apenas dois pontos para cada lado. A equipa da casa começou então a acertar no cesto, mas, mesmo assim, o Coimbrões continuou a condicionar os seus ataques. O primeiro período terminou com vantagem significativa para a Quinta dos Lombos, por 16-4.

Ambas as equipas entraram melhor no segundo quarto e aumentaram a produção ofensiva, num período mais equilibrado e bem jogado por todas as atletas. Ainda assim, a equipa visitada voltou a superiorizar-se e venceu também este quarto por 20-12.

Na segunda parte, o resultado continuou a sorrir à Quinta dos Lombos ao longo dos 20 minutos restantes. Uma atitude mais aguerrida de ambas as equipas e uma maior luta interior permitiram um equilíbrio superior nos últimos períodos, que terminaram 14-12 e 16-15.

Nahomis Hardy foi a melhor jogadora da Quinta dos Lombos, ao assinar um duplo-duplo – 18 pontos e 16 ressaltos – somando 32 de valorização. No Coimbrões, Emilie Silva marcou 5 pontos, fez duas assistências e conquistou dois ressaltos nos vinte minutos em que esteve em campo.

Imortal LUSIADAGÁS 70-61 Galitos FFONSECA

O Imortal recebeu e venceu, em Albufeira, o Galitos, numa excelente partida que permitiu à equipa da casa alcançar a quinta vitória consecutiva e, consequentemente, afirmar-se no segundo lugar do campeonato.

O primeiro período foi determinante neste encontro, terminando com uma vantagem clara para o Imortal por 29-7. A partir daí, a tarefa tornou-se bem mais complicada para o Galitos, que se viu com uma desvantagem de 18 pontos ao fim dos primeiros dez minutos.

A verdade é que todos os restantes períodos foram equilibrados e mostraram como o jogo poderia ter tido outro rumo. Com parciais de 11-14 e 17-19, a partida chegou aos minutos finais com o Imortal a manter uma diferença de 17 pontos.

O Galitos ainda venceu o último quarto por 13-21, mas não foi suficiente para alcançar o Imortal, que segue firme com a quinta vitória consecutiva no campeonato.

A melhor jogadora da partida foi Suraya Rijal, que somou 10 pontos e 15 ressaltos, totalizando 22.5 de valorização. Do lado do Galitos, Luisa Nufer destacou-se com 16 pontos e seis ressaltos, sendo a melhor da sua equipa.

CAB Madeira 72-77 Basquete Barcelos HMMOTOR

Se houve um jogo equilibrado nesta jornada, foi certamente este. O primeiro quarto terminou empatado a 21 pontos, com ambas as equipas a mostrarem grande competência nos dois lados do campo. No segundo quarto, o CAB Madeira esteve em destaque: realizou um parcial muito positivo (21-8), assumiu a liderança e chegou ao intervalo com uma vantagem confortável.

No regresso dos balneários, o Barcelos voltou com a sua garra habitual. Dominante nos ressaltos e com uma forte atitude ofensiva, conseguiu vencer o terceiro período por 16-26, reduzindo a diferença para apenas três pontos à entrada do último quarto.

Logo no primeiro cesto dos derradeiros dez minutos, o marcador voltou a ficar empatado a 58 pontos, deixando o desfecho da partida totalmente em aberto. Nos momentos decisivos, o Barcelos mostrou-se mais eficaz nos lançamentos importantes e acabou por conquistar a vitória por 72-77.

A MVP do encontro foi Rebecca Taylor, com 26 pontos, oito ressaltos e seis assistências, totalizando 28 de valorização. Do lado do CAB Madeira, destacou-se Hulda Joaquim, que somou 17 de valorização graças aos seus 14 pontos e oito ressaltos.

GDESSA Barreiro 82-64 Sanjoanense HELIOTEXTIL

O último jogo da jornada colocou frente a frente o GDESSA e a Sanjoanense, onde a equipa da casa saiu vitoriosa por 82-64.

Os primeiros 20 minutos do encontro foram muito equilibrados, com ambas as equipas a mostrarem consistência e eficácia no ataque. Os parciais de 24-20 e 17-20 levaram o jogo para intervalo com a equipa do Barreiro a vencer por apenas um ponto.

No arranque da segunda parte, destacou-se a excelente eficácia de lançamento do GDESSA e a maior intensidade defensiva, o que permitiu ampliar a vantagem para 64-49. O último quarto voltou ao equilíbrio esperado e terminou 18-15, confirmando a vitória da formação orientada por André Martins.

A melhor jogadora da partida foi Abigail Rafferty, determinante na luta das tabelas, com 12 ressaltos, aos quais juntou 11 pontos e uma assistência. Do lado da Sanjoanense, a “suspeita do costume” voltou a brilhar: Schekinah Bimpa fechou o encontro com um duplo-duplo, somando 17 pontos e 11 ressaltos em 29 minutos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Sábado recheado de jogos da Taça Hugo dos Santos

Vitória SC 83-76 Esgueira Aveiro OLI

O Vitória SC venceu este sábado o Esgueira Aveiro OLI por 83-76, num encontro equilibrado e disputado até aos instantes finais, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. A equipa de Guimarães mostrou maior consistência na segunda parte e somou uma vitória fundamental para as contas do grupo.

O jogo começou com enorme intensidade ofensiva, refletida no empate a 23-23 no final do primeiro período. O equilíbrio manteve-se no segundo quarto, com o Esgueira ligeiramente mais eficaz no ataque e a ir para o intervalo em vantagem mínima (40-41).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Após o descanso, o Vitória elevou o seu nível de jogo, principalmente na defesa, e construiu um terceiro quarto de grande qualidade (26-12), que lhe permitiu assumir definitivamente o comando do marcador. Apesar da boa reação dos aveirenses no último período (17-23), os minhotos geriram bem a vantagem e garantiram o triunfo por 83-76.

O destaque individual da partida foi Samuel Peek, que voltou a ser uma das figuras da formação vitoriana ao registar 16 pontos, 12 ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (20.5 de valorização), sendo decisivo no domínio das tabelas e na intensidade defensiva do conjunto minhoto.

Ovarense GAVEX 78-84 SC Braga

Na Arena de Ovar, o duelo entre a Ovarense GAVEX e o SC Braga foi sinónimo de emoção e equilíbrio até ao último segundo. Num jogo que marcava o reencontro de Delaney Blaylock com a sua antiga equipa, o conjunto bracarense esteve muito perto de vencer no tempo regulamentar, mas a partida seguiu para prolongamento após o empate no final dos 40 minutos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O Braga entrou melhor na partida, mostrando eficácia ofensiva e boa circulação de bola, fechando o primeiro quarto na frente por 24-31. A Ovarense respondeu no segundo período com maior solidez defensiva, mas os visitantes mantiveram-se na dianteira (37-46 ao intervalo).

Na segunda parte, os vareiros cresceram no jogo e começaram a reduzir distâncias, vencendo os dois últimos parciais (19-14 e 19-15). Com o marcador empatado e a posse final nas mãos do Braga, Litos Cardoso teve nos últimos segundos a oportunidade de garantir o triunfo, mas o lançamento não entrou, levando o encontro a prolongamento e mantendo a incerteza até ao apito final.

Já nos minutos finais da partida, a equipa do Braga foi mais eficaz e não permitiu à equipa da casa distanciar-se no marcador. A partida terminou a favorecer os bracarenses por seis pontos (78-84).

Na formação do Braga, o destaque foi Somtochukwu Dimanochie com 15 pontos, cinco ressaltos e uma assistência, formando 22.5 de valorização. No lado da Ovarense, com 43 pontos de valorização (19 pontos, 18 ressaltos e três assistências), Jackson Stormo, foi o destaque bastante evidente.

UD Oliveirense 88-98 SL Benfica

A equipa detentora da Taça Hugo dos Santos recebeu o SL Benfica para uma partida marcada por um elevado ritmo de jogo.

O Benfica entrou muito eficaz no encontro, com uma intensidade ofensiva bastante alta, o que dificultou a tarefa da Oliveirense e fez com que o primeiro quarto terminasse favorável às águias por 23-31.

No segundo quarto, a equipa orientada por Norberto Alves disparou rapidamente no marcador e, ao fim de três minutos, já 19 pontos separavam as duas equipas. Tal diferença obrigou o treinador da Oliveirense a pedir um minuto para reorganizar a equipa. No final dos primeiros 20 minutos, o marcador registava 46-55.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A segunda parte foi idêntica à primeira: um Benfica forte, a impor um ritmo muito elevado, e uma Oliveirense sempre a tentar correr atrás do resultado. Apesar de algumas aproximações feitas pela equipa de Oliveira de Azeméis, nada foi suficiente. O Benfica venceu o terceiro período por 20-21, e o último terminou empatado a 22 pontos.

O destaque do jogo foi o base Aarron Broussard, com 18 pontos, três ressaltos e cinco assistências, somando 22 pontos de valorização. Do lado da equipa da casa, Earl Timberlake foi o melhor em campo, com 15 pontos, sete ressaltos e uma assistência.

Galitos BARREIRO ACEDE 90-89 FC Porto

O Galitos recebeu e venceu o FC Porto numa partida muito equilibrada e intensa.

Nos primeiros minutos do jogo, o Galitos entrou a todo o gás e venceu num parcial de 17-7, obrigando Fernando Sá a pedir um desconto de tempo. No regresso ao jogo, a equipa do FC Porto voltou com outra atitude e com uma melhor eficácia de lançamento, terminando os primeiros dez minutos a apenas três pontos de distância (26-23).

Muito graças à sua eficácia na linha de três pontos, a equipa do Barreiro continuou a destacar-se e levou a partida para o intervalo a vencer por 46-39. Quentin Eyobo (Galitos Barreiro) terminou a primeira parte já como grande destaque, com 22 pontos e seis ressaltos.

No terceiro quarto, a equipa da casa manteve a eficácia e obrigou os dragões a correr atrás do resultado. O FC Porto venceu esse período por 20-22 e levou a mesma atitude para o último quarto.

Nos minutos finais, os dragões passaram pela primeira vez para a frente do marcador, mas, no jogo das faltas, o Galitos mostrou-se mais eficaz e acabou por vencer a partida por apenas um ponto.

Tal como na primeira parte, Quentin Eyobo manteve o nível elevado na segunda e foi o MVP da partida, com 47.5 pontos de valorização (36 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências). Javian Davis foi o melhor jogador da equipa visitante, somando 22 pontos e seis ressaltos.

Sporting CP 94-62 SC Vasco da Gama

O Sporting recebeu pela primeira vez, no Pavilhão João Rocha, a equipa do Vasco da Gama, numa partida em que os leões dominaram desde o início.

Logo desde a bola ao ar, o Sporting destacou-se na partida. Com os parciais de 25-13 e 27-21, liderou toda a primeira parte e não deu espaço ao Vasco da Gama para crescer, limitando tanto o seu trabalho ofensivo como o defensivo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Para o Sporting, o objetivo na segunda parte passava por manter o nível exibido e continuar a aumentar a distância no marcador. O Vasco da Gama entrou melhor após o intervalo, mas ainda assim não conseguiu vencer nenhum dos períodos. Os parciais de 18-12 e 24-16 permitiram aos leões ampliarem a vantagem e vencerem confortavelmente por 94-62.

No Sporting, Brandon Johns começa a destacar-se cada vez mais e, no jogo de hoje, não foi exceção. O poste leonino assinou um duplo-duplo, com 24 pontos e 10 ressaltos, além de duas assistências, totalizando 42.5 pontos de valorização. Na equipa do Vasco da Gama, Lashon Lindsey somou 15 pontos, nove ressaltos e duas assistências.

Queluz | O NOSSO PREGO 87-88 Imortal LUZiGÁS

O último jogo da noite colocava frente a frente Queluz e Imortal num duelo equilibrado.

As duas equipas entraram bem na partida e, em cada um dos períodos, uma delas se evidenciou: no primeiro, o Imortal venceu por 16-28 e, no segundo, o Queluz venceu por 28-17, o que levou o jogo a apenas um ponto de diferença para o intervalo (44-45).

A segunda parte seria fulcral para sabermos o vencedor, mas, mesmo assim, o equilíbrio foi a palavra-chave deste encontro. 13-20 foi o resultado no terceiro quarto e o Imortal ficava com uma vantagem para os últimos dez minutos.

No quarto período, o Queluz foi atrás do resultado e, ao faltar um minuto para o final do jogo, apenas um ponto separava as duas equipas (79-80), deixando em aberto quem seria o vencedor. Uma grande bola de Keonte Kennedy colocou novamente o Imortal à frente por dois pontos, o que lhes permitiu ganhar a confiança necessária para vencer a partida por 87-88.

Miguel Baker foi o jogador em evidência na equipa vencedora, com um duplo-duplo (18 pontos e 11 ressaltos), formando 30 de valorização. No lado da equipa da casa, Michael Bradley fez 32 pontos de valorização, graças a 23 pontos marcados, três ressaltos e sete assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Road to the World Cup: bilheteira aberta para o Portugal x Grécia

Entrar de pé direito e voltar a fazer História. Os Linces estão de regresso às competições internacionais, depois do último EuroBasket, com um só objetivo: chegar ao Mundial de 2027. Para já, têm pela frente Montenegro (fora, dia 27, com transmissão RTP2) e a Grécia, com Vassilis Spanoulis ao leme, no dia 30. Joga-se no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, pelas 17 horas, e já podes comprar o teu bilhete na Smartfan.

Podes também viver a emoção do jogo de perto com um lugar exclusivo no Courtside. Cada bilhete do género contém:
➤ Um lugar premium no courtside;
➤ Uma bola Molten (leva uma recordação especial para casa). Lugares limitados.

Consulta aqui a tabela de preços e reserva o teu lugar na “Casa das Seleções” para apoiar Os Linces.

As acreditações Media também já estão abertas, até às 23h59 de dia 23 de novembro, através do FIBA Media Portal. 

➤  27 novembro 2025 – Montenegro x PORTUGAL, 17 horas PT (18h00 locais), Podgorica

➤  30 novembro 2025 – PORTUGAL x Grécia, 17 horas, Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – bilhetes aqui

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


A Liga Betclic Feminina está de regresso este fim-de-semana

A Liga Betclic Feminina está de regresso depois de uma pausa para os jogos da seleção nacional.

A FPB falou com Gabriela Raimundo (Esgueira Aveiro ECOVALOR) e com Marcy Gonçalves (SL Benfica) para uma antevisão à partida este sábado.

A capitã da equipa de Aveiro, declarou que “Esta semana enfrentamos um dos jogos mais desafiantes da época, diante de um Benfica naturalmente forte e candidato ao título, mas o nosso foco está totalmente no crescimento da nossa equipa”. Apesar das mudanças significativas na equipa do Esgueira, Gabriela garante que este jogo é um ótimo momento para mostrarem a sua identidade “Sabemos que será um teste exigente, mas também uma oportunidade para mostrarmos a nossa competitividade, evoluirmos enquanto grupo e continuarmos a construir o caminho que queremos para esta época”.

Também o treinador André Janicas, garante que a equipa está preparada para receber o Benfica “Temos revelado uma grande capacidade ofensiva, mas, para vencer o Benfica, isso não será suficiente. Precisamos de juntar a isso a consistência defensiva que tão bem nos define. E é exatamente isso que vamos fazer”.

No lado adversário, a capitã do SL Benfica admitiu que as águias necessitam desde cedo de controlar o Esgueira e que será um jogo muito competitivo “O Esgueira é uma equipa tradicionalmente muito competitiva e que nos costuma criar bastantes dificuldades. (…) Precisamos de controlar as principais jogadoras do Esgueira, impor o nosso ritmo e dominar as lutas nas tabelas. Se conseguirmos cumprir estes pontos, acredito que o Benfica tem todas as condições para sair do campo do Esgueira com a vitória”.

A partida está marcada para este sábado (dia 22) às 21h no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira com transmissão na DAZN.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.