Artigos da Federaçãooo

2025 – Que ano de Basquetebol!

Prestes a acabar o ano de 2025, podemos olhar para trás com orgulho pelos grandes sucessos e momentos inolvidáveis. Os triunfos da nossa seleção masculina em Riga no EuroBasket 2025, sobre a República Checa e a Estónia, – o jogo dos 1/8 de final com o campeão da Europa com o inacreditável equilíbrio pontual ao terminar o 3ºperíodo (57-56).

O inesquecível jogo da seleção sénior feminina em Coimbra contra a Servia com um quarto período brilhante.de (15-2) que nos proporcionou o apuramento pela 1ª vez para um Eurobasket , onde pasme-se, vencemos de forma categórica Montenegro.

O fantástico 7º lugar no Campeonato do Mundo da nossa seleção nacional Sub 19 feminino que superou as expetativas mais otimistas. Estes resultados que nos enche a todos de orgulho ofuscam naturalmente tudo o resto.

Em 2025 celebrámos conquistas desportivas, sim, mas celebrámos sobretudo o crescimento, a união e a afirmação do Basquetebol nacional. Os nossos atletas mostraram talento, ambição e carácter, e os nossos clubes, treinadores, árbitros e dirigentes provaram, uma vez mais, que o Basquetebol se constrói todos os dias, com trabalho sério e paixão genuína.

Foi um ano em que o Basquetebol chegou mais longe e a mais pessoas. Da formação ao alto rendimento, do 3×3 às competições profissionais, do basquetebol feminino ao masculino, do desporto adaptado às camadas jovens, vivemos um ano de ouro que nos enche de esperança e confiança no futuro.

Nada disto teria sido possível sem o empenho incansável de todos os que fazem parte desta comunidade. Aos atletas, que nunca deixam de acreditar. Aos treinadores e equipas técnicas, pela dedicação diária. Aos clubes, verdadeiros pilares da modalidade. Aos parceiros, adeptos e famílias, que nos acompanham e apoiam em todos os momentos, o nosso mais sincero agradecimento.

2026 para toda a família do Basquetebol

Entramos agora em 2026 com ambição renovada, conscientes dos desafios que nos esperam, mas também com a certeza de que estamos no caminho certo. Um caminho de crescimento sustentado, de valorização do talento nacional e de afirmação do Basquetebol como uma modalidade que inspira, educa e une.

Que o novo ano nos traga saúde, sucesso e ainda mais motivos para celebrar. Que continue a ser um ano de sonhos concretizados, de pavilhões cheios e de orgulho em vestir as cores de Portugal.

Em nome da Federação Portuguesa de Basquetebol, desejamos a todos um Feliz Ano Novo, repleto de sucessos

O futuro constrói-se hoje — JUNTOS.

Manuel Fernandes,

Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


André Silva e Micaela Kelly são os MVP’s de Dezembro

Mais um mês, mais uma dupla de MVPs. Desta vez, viajamos até Albufeira para dar a conhecer os grandes protagonistas do mês de dezembro.

No masculino, André Silva esteve em destaque com uma exibição de alto nível no último encontro frente ao Vasco da Gama, onde alcançou 51 pontos de valorização. A este desempenho juntou-se um mês verdadeiramente notável e resultados muito positivos do Imortal LUZiGÁS. Ao longo de três jogos realizados, o atleta somou 88 pontos, 20 ressaltos e 16 assistências, números que se traduziram num impressionante total de 110.5 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No feminino, o destaque vai para Micaela Kelly, atleta do Imortal LUSIADAGÁS, que assinou um mês de excelência. Em cinco jogos disputados, acumulou 147.5 pontos de valorização, com uma média de 29.5 por encontro. Com 100 pontos marcados, 42 ressaltos e 33 assistências, Micaela confirmou o seu enorme impacto na equipa e conquistou, de forma meritória, o prémio de MVP.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


AB Alentejo celebra o 37º Aniversário

No passado dia 23 de dezembro de 2025, a Associação de Basquetebol do Alentejo festejou o seu 37ª Aniversário. O Diretor Técnico Regional, Luís Caeiro, deixou uma declaração sobre este dia.
“Celebrar este aniversário é assinalar quase quatro décadas de resiliência, paixão e dedicação ao basquetebol numa das regiões mais extensas e desafiantes do país.
Este aniversário celebra a história de todos aqueles que dia após dia, dão a vida à modalidade entre as diversas zonas da nossa região. Desde a sua fundação a Associação de Basquetebol do Alentejo tem pautado a sua vida a construir o basquetebol num território extenso, que contempla os distritos de Portalegre, Évora e Beja, mas, sempre com o objetivo de unir clubes, dirigentes, juízes, atletas e todos os agentes desportivos, em volta do jogo.
Para o futuro, queremos construir, fazer crescer e desenvolver o basquetebol do Alentejo, de forma harmoniosa e com a colaboração de todos.
PARABÉNS a todos os clubes, atletas, treinadores, juízes, dirigentes, adeptos e famílias que fazem parte desta grande EQUIPA que é a ASSOCIAÇÃO DE BASQUETEBOL DO ALENTEJO”.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

2025: um ano de ouro para o Basquetebol nacional

Véspera de ano novo. O culminar de uma semana recheada de retrospetivas. No Reino Unido canta-se “Auld Lang Syne”; aqui, começam em breve as gentes a cantar “As Janeiras”. Pelo meio, entre os dias que nos restam e os dias que estão por vir, a reflexão. Há um conceito japonês que trazemos à conversa para explicar o porquê de não termos pressa alguma em fazê-la neste ano excepcional, que não quer ser exceção: 自分史 (jibunshi).

A ideia é simples e concreta: que cada ano seja memorável, por uma ou por outra razão. Que quando pensar em 2007, me recorde automaticamente de um acontecimento, de uma meta, de uma concretização: “2007 – o ano em que fomos a Sevilha”. “2012? Claro, foi quando recebemos um Europeu em Matosinhos pela primeira vez”. Que cada ano seja memorável, construindo, peça a peça, um mapa maior de quem somos, do que fizemos e do queremos ser.

Noutra dimensão, aplicada aos meses de cada ano e não ao ano civil em si, torna-se um conceito muito semelhante às listagens cronológicas que entre-festividades invadem periodicamente o espaço digital. Entre rankings, tops e “throwbacks”, é nas vésperas do novo ano que surgem as planilhas: “Em janeiro isto, em fevereiro aquilo”, num mapa ainda maior de quem somos, do que fizemos e do que queremos ser.

E em 2025 está a ser muito difícil – quiçá impossível – escolher qual a peça que melhor se encaixa em cada um destes singulares meses.

Afinal, estes 365 dias que amanhã findam perdurarão na memória de todos os intervenientes do Basquetebol português. Daqui a 25 anos, em 2050, ninguém ficará indiferente às conquistas de 2025, que são conquistas de décadas de trabalho, acima de tudo, e que, nesses 25 anos que se seguirão já a partir desta quinta-feira, deixarão uma indelével marca nos futuros protagonistas do jogo, na massa humana que se move e se comove por esta modalidade.

Todas as listas do género primam pela inflexibilidade estética. Para quê?

VERÃO DOURADO

Foi o Women’s EuroBasket, o primeiro de sempre, em Junho. Em Brno, o coletivo liderado por Ricardo Vasconcelos estreou-se entre as melhores da Europa, depois da qualificação épica em Coimbra (já lá iremos). Face às atuais bicampeãs europeias da Bélgica, as anfitriãs checas e a seleção de Montenegro, histórico da modalidade, As Linces bateram-se de igual para igual e terminaram a fase de grupos com a primeira vitória de sempre num Europeu, frente às montenegrinas, com pompa, circunstância e um grande apoio luso nas bancadas. Fizeram história Carolina Cruz, Carolina Rodrigues, Inês Viana, Joana Soeiro, Josephine Filipe, Laura Ferreira, Lavínia da Silva, Maianca Umabano, Márcia Costa, Maria João Bettencourt, Mariana Silva e a capitã Sofia da Silva.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by FIBA Women’s EuroBasket (@eurobasketwomen)


Foi o Mundial Sub19 Feminino, em Julho, uma participação inédita e logo com um magistral 7.º lugar entre as gigantes do globo. Agostinho Pinto, em agosto de 2024, tinha carimbado a qualificação com a melhor posição de sempre num Europeu de Sub18, no 5.º posto, e tornava-se assim o primeiro treinador a levar duas seleções a um Campeonato do Mundo de formação. O único. As Gigantes de Portugal foram Ana Pedro Marques, Clara Silva, Ema Karim, Gabriela Fernandes, Leonor Peixinho, Maria Andorinho, Magda Freira, Marta Vieira, Marta Rodrigues, Sara Rodrigues, Sofia Sousa e Rita Nazário, tendo vencido China e Nigéria na fase de grupos, Israel nos oitavos e Hungria no derradeiro jogo de qualificação.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Foi, ainda nesse mês, a conquista histórica da Seleção Nacional Sub23 de BCR, medalha de prata nos Jogos Paralímpicos da Juventude, em Istambul, na Turquia, depois do bronze de há três anos. Num dos palcos mais ilustres do BCR europeu jovem, Afonso Tavares, Diogo Ferrás, João Castro, João Trigueiros, Pedro André Gomes, Nuno Nogueira, Simão Pimenta e Tomás Amaral foram os escolhidos de Ricardo Vieira para deixar o seu nome nos livros, e o jovem Afonso Tavares saiu como MVP de todo o torneio. Ainda no BCR, no início de Agosto, a Seleção 3×3 sagrou-se 6.ª classificada no Campeonato do Mundo da categoria, a melhor classificação de sempre na prova.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Portugal BCR (@portugalbcr)


E foi o EuroBasket 2025, o primeiro em 14 anos, no final de Agosto e início de Setembro. O objetivo estava traçado desde o início – chegar aos oitavos. E os Linces de Mário Gomes cumpriram com excelência. Contra a Chéquia, que era 19,ª no ranking FIBA, Portugal contrariou as expetativas e venceu, abrindo caminho para, depois de enfrentar as superpotências Sérvia (2.ª), Alemanha (3.ª) e Turquia, atual 12.ª, se bater frente a uma Estónia com 5000 adeptos – e vencer, de forma épica, sem Neemias a partir de meados do 3.º quarto, com toda a equipa unida, qual epopeia em Riga. Nos oitavos, Portugal equilibrou todo o encontro frente à atual campeã, a Alemanha, tendo mesmo sido a equipa que menos pontos sofreu dos alemães neste EuroBasket, num ansiado regresso ao principal palco europeu. Os “heróis” de 2025: Cândido Sá, Diogo Brito, Diogo Gameiro, Diogo Ventura, Francisco Amarante, Miguel Queiroz, Neemias Queta, Nuno Sá, Rafael Lisboa, Travante Williams e Vlad Voytso.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


E porque em Setembro ainda é verão, foi precisamente o culminar deste ano brilhante, com o último dos rankings da FIBA a sair para o público, e a comprovar o esforço hercúleo destas equipas. O coletivo feminino era 21.º na Europa e 40.º no mundo, e é agora 19.º e 38.º, respetivamente, o masculino era 27.º europeu e 56.º mundial e está agora no 25.º posto na Europa e em 47.º no Mundo. Um grande salto para ambas as Seleções, que coloca Portugal num patamar de onde não quer sair.

Acima de tudo, quatro conquistas que em muito se deveram ao trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano. Porque, antes do verão de ouro, há duas estações. A começar pela:

PRIMAVERA DE PRATA

Abril floresceu com a Festa do Basquetebol Juvenil em Albufeira (que vai colher frutos à festa que, no início de Julho, levou quase 500 atletas de Minibasquete a Paços de Ferreira, ou ao torneio Interseleções 3×3 Sub17, em Tomar), desta vez com mais de 800 jovens atletas, à 17.ª edição de sucesso deste ex-libris da nossa formação. 3188 euros foram angariados no Basquetebol Solidário e AB Aveiro, AB Lisboa e AB Porto dividiram os títulos das divisões principais deste evento de formação. Formação essa que celebrou em Maio e Junho as suas fases finais nacionais, no culminar de 12 competições com mais de 300 equipas.

Juntado dois e dois: da formação floresce a competição sénior, e também em Maio e Junho chegaram ao fim as principais competições do Basquetebol nacional. A começar pelas Ligas Betclic Masculina e Feminina, onde o SL Benfica levou a melhor nos dois géneros. As águias venceram o Esgueira Aveiro em dois jogos a valer um bicampeonato e os rapazes precisaram de Jogo 4 no Dragão Arena para erguer o seu quarto troféu de campeão em quatro anos. Voltando rapidamente a Abril, de destacar os Liga Betclic Awards, que elegeram Javian Davis (ex-Imortal LUZiGÁS, atual FC Porto) e Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMOTOR) como MVPs das Fases Regulares das Ligas Betclic.

Liga Betclic Awards 2025: Uma noite de celebração com emoção, reconhecimento e brilho no basquetebol português

Chegam também ao fim os campeonatos FPB, com subidas e descidas de parte a parte. Na Proliga, o SC Vasco da Gama é o grande vencedor e o SC Braga, líder da fase regular, acompanha-o para a Liga Betclic Masculina. No feminino, Sporting CP volta a subir de divisão e chega à Liga Betclic Feminina como campeão do CN 1.ª Divisão – o vice SC Coimbrões Sancho Panza acompanha-o.

Pelo meio, a primavera viu passar a Fase Final da Taça Hugo dos Santos, levantada pela UD Oliveirense, o primeiro troféu do clube desde 2020 – quando tinham vencido precisamente a Taça Hugo dos Santos. Em Gondomar, no início de Maio, a equipa de Oliveira de Azeméis venceu o Sporting CP na 1.ª eliminatória, a Ovarense Gavex nas meias-finais e o FC Porto na finalíssima, perante a grande festa dos seus adeptos.

Dois meses antes, em Março, foi em Matosinhos que se fez “a festa das Taças”. FC Porto e CRC Quinta dos Lombos foram os respetivos vencedores no masculino e feminino, com Miguel Queiroz e Maddi Utti a saírem como MVPs das finais, jogadas frente ao Sporting CP e ao SL Benfica.

2024/2025: os campeões e os vencedores

Antes disso, no início de Janeiro, o Esgueira Aveiro saiu como grande vencedor da Taça Federação. As “Bikudas” foram a Queluz vencer o SL Benfica na final da prova, abrindo o ano em grande e com bons prenúncios para a caminhada que já estavam a fazer na Liga – e que viriam a completar com a sua primeira presença de sempre na final. E em Dezembro deste ano foi o SL Benfica a vencer a Supertaça Mário Saldanha, na sua 40.ª edição, frente ao eterno rival do FC Porto. Mas aqui já entramos no âmbito do:

INVERNO DE PLATINA

“Platina (Pt) é um metal nobre, extremamente resistente à corrosão e ao calor, valorizado em joalharia pela sua durabilidade e brilho”. A descrição era condizente e não fugia à lógica dos seus antecessores no que toca a nomear estas novas estações que aqui criamos. “Nobre” povo, como escreveu Henrique Lopes de Mendonça, por certo. “Extremamente resistente à corrosão e ao calor”, sem dúvida. “Valorizado pela sua durabilidade e brilho” – e a história perdura, de facto, e, de facto, reluz. E a cereja no topo do bolo: a coincidência da química. (Pt).

Tinha de ser num inverno de platina.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Em Coimbra, no início de Fevereiro, ainda com chuva e nuvens cinzentas, o sol brilhou, com reflexos dourados de verão.

A Seleção Nacional Feminina precisava de vencer os dois jogos. Ucrânia e Sérvia. Duas “powerhouses” da modalidade. Primeiro, caiu a Ucrânia. Depois, num Mário Mexia lotado, As Linces venceram e convenceram frente à seleção que terminou no 1.º lugar do grupo, depois de 40 minutos de superação e excelência. Ricardo Vasconcelos, à data, declarou: “Não temos uma estrela, somos realmente um coletivo, e acabamos por chegar a este momento bonito e histórico”.

Duas semanas depois, numa noite fria em Riga, na Letónia, a Seleção Masculina carimbou o seu apuramento, mesmo não tendo conseguido ultrapassar Israel. Na mesma Riga onde, meses mais tarde, nesse verão de ouro, se agigantou entre os gigantes.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

OUTONO DE AMETISTA

A pedra da paz e da serenidade, o “silêncio depois da tempestade”, a recolha dos frutos destes últimos 365 dias de conquistas. E que ano memorável foi este…

A poucos dias de se iniciar Outubro o projeto 3×3 BasketArt chegou aos 40 municípios albergados pelo projeto, num total de 67 campos. Número redondo para o projeto, em mais um ano de sucesso, com sete municípios alcançados.

Estreou também nesse mês o documentário “Feel the Magic: Ticha Penicheiro Against All Odds”, que enaltece uma das grandes conquistas de 2025: foi no final de Maio que Ticha Penicheiro foi consagrada como uma das melhores basquetebolistas de sempre, ao entrar no Hall of Fame da FIBA.

Os números não mentem: 0,000022%. As chances de uma rapariga nascida e criada na Figueira da Foz se tornar uma das melhores 25 jogadoras de Basquete – do mundo.

Podia haver melhor manchete para encerrar um ano de ouro?

Ticha Penicheiro entra no Hall of Fame da FIBA e faz história no basquetebol português

Que 2026 seja tão ou mais frutuoso para o Basquetebol nacional como foi 2025, são os votos da Federação Portuguesa de Basquetebol para esta reentré. A nossa modalidade está “na estrada” – e não vai parar. 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


O cinco ideal da 9ª Jornada da Liga Betclic Masculina

Com a nona jornada da Liga Betclic Masculina concluída é momento de revelar o cinco ideal da jornada.

André Silva foi a grande figura, conquistando o título de MVP com uns incríveis 51 pontos de valorização. O atleta do Imortal Luzigás  brilhou com um duplo-duplo (33 pontos e 12 ressaltos), acrescentando ainda 9 assistências e uma exibição de grande qualidade, que lhe valeu o destaque nesta ronda.

A acompanhá-lo está Delvin Barnstable (Esgueira Aveiro OLI), Cornelius Hudson (FC Porto), Brayden Carter (Galitos BARREIRO ACEDE) e Mikyle McInTosh (UD Oliveirense).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Mais uma semana a acompanhar os nossos portugueses

Numa semana menos preenchida a nível desportivo, ainda assim alguns atletas portugueses competiram no estrangeiro e são, por isso, o destaque da última edição de 2025 dos Portugueses Além-Fronteiras.

No setor feminino, apenas a dupla que atua na Alemanha esteve em ação. Sara Guerreiro e Ana Raimundo, orientadas por José Araújo, saíram derrotadas no encontro frente ao Alba Berlin, por 69-77. Na última partida do ano, Sara contribuiu com nove pontos, enquanto Ana Raimundo somou seis. Apesar do desfecho menos positivo, a equipa ocupa atualmente o sexto lugar da tabela classificativa, com seis vitórias e sete derrotas, sendo a presença das atletas portuguesas uma constante ao longo da temporada.

No masculino, o leque de representantes foi mais alargado. Travante Williams, Diogo Brito, Anthony da Silva, Rafael Lisboa e Nuno Sá foram os portugueses que estiveram em ação.

Começamos por França, com Travante Williams, cuja equipa atravessa um bom momento, somando quatro vitórias consecutivas e ocupando o oitavo lugar da classificação. No último encontro, a formação francesa venceu o Saint-Quentin por 90-76, uma margem de 16 pontos. O internacional português registou sete pontos, sete ressaltos e uma assistência, em cerca de vinte minutos de utilização. O início de 2026 traz uma dose dupla de Basketball Champions League, com a equipa a defrontar o Mersin Spor, numa disputa por um lugar na fase seguinte da principal competição europeia.

A equipa de Anthony da Silva terminou o ano da melhor forma, com uma vitória frente ao nono classificado, apesar de ocupar atualmente o 17.º lugar da tabela, com cinco vitórias e 12 derrotas. O jogador português tem sido uma peça fundamental na formação francesa e, no último encontro, registou 10 pontos, sete ressaltos e quatro assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por – TD9 (@tonydasilva9)

Em Espanha, Diogo Brito continua a assumir um papel importante no Obradoiro. No jogo mais recente, somou cinco pontos, um ressalto e uma assistência, nos 14 minutos em que esteve em campo. A equipa ocupa o segundo lugar do campeonato e soma 11 vitórias consecutivas, sendo que as únicas duas derrotas aconteceram no início da temporada, o que evidencia claramente a evolução do coletivo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Monbus Obradoiro (@obradoiro.cab)

Outro nome em constante destaque é Rafael Lisboa, verdadeiro líder da sua equipa. O base português assinou uma exibição de 10 pontos, seis assistências e três ressaltos no último encontro. Ainda assim, a formação acabou por sair derrotada por 73-75 frente ao Oviedo.

Para terminar, viajamos até Palma, onde atua Nuno Sá. Num jogo muito complicado e equilibrado do início ao fim, a sua equipa perdeu por apenas dois pontos (80-82). Apesar do desfecho, o português esteve em bom plano, contribuindo com nove pontos e sete ressaltos.

O fecho deste ano coincide, em grande parte, com o término da primeira volta das diferentes competições. Olhando em retrospetiva para o que já foi feito, a conclusão é clara: os atletas portugueses continuam a estar em grande destaque além-fronteiras, fruto de exibições consistentes que continuam a elevar o nome de Portugal no basquetebol internacional.

Estatísticas individuais dos atletas portugueses:

Travante Williams (Le Mans, LNB – França)

7pts, 1ast, 7res (20min) na vitória frente ao Saint Quentin (90-74)

Anthony da Silva (Évreux Basket, Elite 2 – França)

10pts, 4ast, 7res (33min) na vitória frente ao Nantes (82-75)

Diogo Brito (Monbus Obradoiro, Primera FEB – Espanha)

5pts, 1ast, 1res (14min) na vitória frente ao Coruna (103-99)

Rafael Lisboa (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)

10pts, 6ast, 3res (29min) na derrota frente ao Oviedo (73-75)

Nuno Sá (Palma BM, Primeira FEB – Espanha)

9pts, 7res (23min) na derrota frente ao Palma Fibwi (80-82)

Ana Raimundo (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)

6pts, 1ast (16min) na derrota frente ao Alba Berlin (69-77)

Sara Guerreiro (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)

9pts, 2ast (26min) na derrota frente ao Alba Berlin (69-77)

*Apenas se faz o acompanhamento de atletas com internacionalizações e que tenham as estatísticas disponíveis.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Lombos invicto e SLB de prata à 13.ª jornada da Liga Betclic Feminina

Está concluído o fim de semana de Liga Betclic Feminina. Jogou-se a 13.ª jornada (faltando ainda o encontro entre CAB Madeira e Sporting CP, agendado para 18 de fevereiro), e o CRC Quinta dos Lombos continua invicto na competição, com SL Benfica (11-2) e Imortal LUSADAGÁS (10-3) logo atrás.

SC COIMBRÕES SANCHO PANZA 64-80 SPORTIVA AZORIS HOTELS

O Sportiva AZORISHOTELS voltou às vitórias na Liga Betclic Feminina ao vencer fora de portas o SC Coimbrões Sancho Panza, com a formação açoriana a revelar maior consistência ao longo do encontro. O jogo começou equilibrado, com a equipa da casa a entrar mais eficaz e a vencer o primeiro período por 23-20, aproveitando alguma permissividade defensiva do Sportiva. No entanto, a resposta das visitantes surgiu de forma clara no segundo quarto, onde elevaram a intensidade defensiva e melhoraram a circulação de bola no ataque, assinando um parcial de 18-26 que lhes permitiu chegar ao intervalo já na frente do marcador.

Após o descanso, o Sportiva AZORISHOTELS manteve o controlo da partida. O terceiro período voltou a ser favorável às açorianas (13-16), que geriram bem o ritmo do jogo e limitaram as soluções ofensivas do SC Coimbrões. No último quarto, a superioridade visitante tornou-se ainda mais evidente, com um parcial de 10-18 que selou o desfecho do encontro e confirmou o triunfo por margem confortável. Em grande destaque esteve, novamente, Isabella Nascimento, eleita MVP da partida. A atleta brasileira assinou uma exibição de elevado nível, ao registar 24 pontos, dois ressaltos, quatro assistências, cinco roubos de bola e um desarme de lançamento, totalizando 30.5 de valorização.

A estatística completa.

Basquete Barcelos HMMOTOR 71-69 GALITOS FFONSECA

Emoção máxima no duelo entre “galos”, com as aveirenses a recuperarem de uma diferença de 20 pontos e a encostarem-se às barcelenses no marcador já nos últimos minutos. A formação de Pedro Dias, contudo, manteve-se serena e consolidou a vitória que tinha cimentado desde o quarto inicial (22-10). Seguiram-se parciais de 14-14, 16-21 (a ascensão do Galitos FFonseca) e por fim 19-24, fechando o jogo para a equipa de Barcelos, onde Kim Villalobos foi a estrela maior: 23 pontos para a jogadora do Basquete Barcelos, com Rebecca Taylor a marcar 15.

Do outro lado, Inês Neto foi a melhor marcadora do encontro, com 27 pontos, a poste alemã Luisa Nufer marcou 21 e Rachel Cockman brilhou nas tabelas, com 15 ressaltos colecionados.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Sanjoanense HELIOTEXTIL 59-101 SL Benfica

No Municipal Paulo Pinto, foi o SL Benfica que saiu por cima, chegando à marca dos 100 pontos, sobre uma Sanjoanense HELIOTEXTIL que só se conseguiu impor perante as encarnadas no 3.º quarto (16-32, 18-25, 18-20, 7-24). Claramente sem encontrar o rumo do cesto (4/26 de três pontos e somente 29% de lançamentos de campo), Juliana Souza (15pts, 9res) e Sheckinah Bimpa (13pts, 10res, 4rb) foram as que mais remaram contra a maré, no jogo em que esta última recebeu o troféu de MVP do Mês de Novembro.

Num SL Benfica muito coletivo (26 assistências), Inês Faustino (16pts, 6res – 25.5) foi a MVP e Zuzanna Puc (18pts, 9res) a melhor marcadora, tendo ainda a base Marta Martins contribuído com 16 pontos (5/6 3P).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

GDESSA BARREIRO 76-72 IMORTAL LUSIADAGÁS

Mais um espetáculo de alto nível nesta tarde de domingo: as algarvias lutaram até ao fim (chegaram a estar a 18 pontos), reduziram a desvantagem, mas o GDESSA Barreiro voltou a vencer e iguala assim o seu saldo competitivo (seis vitórias e seis derrotas, com um jogo em atraso). O coletivo de André Martins, com uma defesa muito bem alicerçada numa rotação de sete atletas, até teve eficácias inferiores às do Imortal de Albufeira (e menos ressaltos), mas recuperou mais bolas (10-5) e lançou mais vezes que o conjunto de Adriano Cerdeira.

Parciais de 21-16, 13-12, 18-20, 24-24 e grande jogo de Márcia Costa. 37 pontos para a extremo internacional portuguesa, com 36.5 de valorização. No Imortal LUSIADAGÁS, Micaela Kelly marcou 16 (com seis assistências), a também internacional lusa Mariana Silva e Melissa Akullu marcaram 13 pontos cada.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

CRC Quinta dos Lombos 83-72 Esgueira Aveiro ECOVALOR

Milica Ivanovic entrou em fogo, com 15 pontos na primeira parte (terminou com 19), e alavancou o CRC Quinta dos Lombos para mais uma vitória – a 13.ª consecutiva na Liga Betclic Feminina. A MVP acabou por ser Chanaya Pinto, também ela fundamental, com 22 pontos e sete assistências (24val), mas a performance individual da tarde tem de ser dada a Gabriela Ipinoza. 23 pontos, seis ressaltos, seis assistências, três roubos de bola e 29.5 de valorização, mas desta vez sem game winner.

30-13 nos primeiros dez minutos e 21-16 logo a seguir ditaram o rumo da partida, com o coletivo de André Janicas a nunca baixar os braços e a vencer a segunda parte (19-20, 13-23), mas sem conseguir inverter o marcador. É agora 7.º na tabela classificativa (6-7).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

A Liga Betclic Feminina regressa no próximo fim de semana, 3 e 4 de janeiro de 2026, para a 14.ª jornada.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica, Sporting, Vitória e Imortal encerram o ano de 2025 com uma vitória na Liga Betclic Masculina

E chega ao fim a 13.ª jornada da Liga Betclic Masculina. O SL Benfica reforça a sua posição no topo da tabela classificativa, o Sporting CP sobrepõe-se à UD Oliveirense fora de portas, e 2025 encerra com uma das maiores prestações do século XXI no que ao Basquetebol nacional diz respeito: André Silva (Imortal LUZiGÁS) chega aos 51 de valorização (!), com 33 pontos, 12 ressaltos e nove assistências.

SC BRAGA 63-87 SL BENFICA

O SL Benfica saiu vitorioso da deslocação à AMCO Arena, ao vencer o SC Braga no terceiro jogo da 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina, num encontro em que os encarnados mostraram consistência, eficácia ofensiva e controlo emocional ao longo dos 40 minutos. O triunfo por 63-87 permitiu à equipa lisboeta manter a invencibilidade no campeonato e responder à eliminação sofrida recentemente frente aos minhotos na Taça de Portugal.

A partida começou com o Benfica mais assertivo, impondo desde cedo o seu ritmo e vencendo o primeiro período por 10-17, fruto de uma defesa sólida e boas decisões em transição. No segundo quarto, os encarnados voltaram a superiorizar-se (18-26), alargando a vantagem antes do intervalo e condicionando as opções ofensivas do conjunto bracarense.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

O momento decisivo do encontro surgiu após o descanso. O Benfica realizou um terceiro período de elevado nível (14-30), combinando intensidade defensiva com grande eficácia no ataque, o que lhe permitiu construir uma vantagem confortável à entrada dos últimos dez minutos. Apesar da reação do SC Braga no último quarto (21-14), a equipa visitante geriu o resultado com maturidade até ao final do encontro.

Em destaque esteve Daniel Relvão, eleito MVP da partida. O poste português assinou uma exibição muito completa, ao registar 15 pontos, seis ressaltos, uma assistência, um desarme de lançamento e um roubo de bola, somando 25 de valorização, sendo peça-chave no equilíbrio defensivo e na solidez interior do SL Benfica.

Com este resultado, os encarnados seguem sem derrotas na Liga Betclic Masculina e reforçam a sua posição no topo da tabela.

A estatística completa.

UD OLIVEIRENSE 76-86 SPORTING CP

Grande jogo que se perspetivava em Oliveira de Azeméis e as duas equipas cumpriram a rigor. Equilíbrio máximo em todos os quartos (25-27, 16-17, 17-18) e com o Sporting CP a levar de vencida os derradeiros dez minutos (18-24), a UD Oliveirense perde pela primeira vez em casa esta época para a Liga Betclic Masculina, com a luta dos ressaltos (32-42) e a fraca eficácia da linha de lançamento livre (15/24 – 62%) a serem fatores fundamentais no desaire do coletivo de João Figueiredo, que voltou a ver Malik Morgan (9pts) no Pavilhão Dr. Salvador Machado, mas agora com outras cores.

Por seu lado, o Sporting CP volta a vencer e cola-se ao SL Benfica no topo da tabela, no segundo posto (só perdeu no derby de Lisboa). Maleeck Harden-Hayes foi o MVP, com 17 pontos e oito ressaltos (21.5val), Diogo Ventura (15pts) e Brandon Johns (12pts) também estiveram bem.

Pelos oliveirenses, o MVP de novembro, Jimmy Boeheim, marcou 17 pontos, e o melhor marcador foi Mikyle Mcintosh, com 19 (oito ressaltos). Earl Timberlake fez um duplo-duplo de 10-10.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

SC Vasco da Gama 66-119 Imortal LUZiGÁS

Foi a maior diferença pontual do dia, com os vascaínos a voltarem a sucumbir num jogo da Liga Betclic Masculina (1-7). Os parciais de 15-27, 19-31, 13-28 e 19-33 demonstram o domínio algarvio, num encontro que fica marcado sobretudo pela estrondosa prestação do base André Silva: 33 pontos, 12 ressaltos e nove assistências, com 10/16 de lançamentos do campo, 8/8 da linha de lance livre e um +/- de 54. Ao seu lado, estiveram Kyle Cardaci, com 27 pontos, e Keonte Kennedy (16 pontos e um poster para a posteridade).

Do lado do Vasco, Akoi Yuot marcou 13 e Lashon Lindsey 12, estreando-se ainda o jovem base Pedro Lopes, e logo com oito pontos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Esgueira Aveiro OLI 91-103 VITÓRIA SC

Uma bomba de oxigénio para o Vitória SC, esta vitória à 13.ª jornada (3-6), e que grande vitória foi, com um Esgueira Aveiro OLI que, já se sabe, é sempre muito forte no seu Caldeirão Verde. Sem surpresa foi a performance de Sam Peek, uma vez mais, com 26 pontos e 10 ressaltos, saíndo como MVP (29val), bem secundado por Chaunce Jenkins (22pts, 7ast).

Do lado dos aveirenses, Delvin Barnstable esteve imperial, com 34 pontos e 37 de valorização. O base Hugo Ferreira marcou 22 pontos, aos quais juntou 10 passes para cesto. Malik Porter chegou ao duplo-duplo de 11 pontos e 10 ressaltos.

Parciais de 28-23, 26-29, 21-30, 16-21.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto e Ovarense GAVEX entram a vencer na 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina

Sábado (27 de dezembro) de Liga Betclic Masculina, com o início da 9.ª ronda e dois confrontos de luxo. No Barreiro, os dragões foram superiores aos Galitos ACEDE e, em Queluz, venceram os vareiros da Ovarense GAVEX. Confere a análise:

QUELUZ O NOSSO PREGO 82-84 OVARENSE GAVEX

Emoção até ao fim neste final de tarde em Queluz. Ao contrário do que o quarto inicial parecia prever (15-23), o coletivo de César Rodrigues nunca desistiu: 26-16 no segundo quarto, passando para a frente do marcador, 24-26 no terceiro e terminando com 17-19 e um jogo que podia tombar para qualquer um dos lados (Jelani Simmons, que fez uma grande exibição, ainda teve bola para a vitória, depois de um grande desarme de Wesley Robinson).

Simmons, aliás, foi o MVP estatístico, com 22 pontos e 27 de valorização, mas é o posto vareiro Ivan Pavicevic que leva o título de MVP, com 10 pontos e nove ressaltos em 21 minutos de utilização. Jay Heath (21pts) foi o melhor marcador da Ovarense GAVEX e o base Michael Bradley, no QUELUZ O NOSSO PREGO, contribuiu com 15 pontos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Galitos BARREIRO 78-103 ACEDE FC PORTO

O primeiro parcial (16-31) do FC Porto não desmoralizou a equipa de Henrique Pina, mas fez mossa. O Galitos BARREIRO ACEDE ainda equilibrou os restantes quartos (22-26, 18-18, 22-28), mas a vantagem cimentada pelos azuis e brancos, aliada à derrota na luta das tabelas (29-47 ressaltos), não deixou que o coletivo da Margem Sul pudesse espreitar uma eventual reviravolta.

Cornelius Hudson, recente reforço do FC Porto, foi o MVP da partida, com um duplo-duplo de 18 pontos e 11 ressaltos (30.5val), mas Vlad Voytso (18pts) também foi muito importante na ofensiva dos dragões, a começar logo pelos quatro triplos consecutivos com que abriu o jogo. Do outro lado, destaque para Brayden Carter, que entrou muito forte na segunda parte (terminou com 16 pontos e 11 ressaltos) e Quentin Diboundje, com 17 pontos.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Amanhã ainda há quatro encontros da Liga Betclic Masculina para ver na RTP2, DAZN, A Bola e FPBtv.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Acreditações abertas para a XVI Taça Federação Marsh

Os órgãos de comunicação social e/ou profissionais de audiovisual que queiram estar presentes para a XVI Taça Federação Marsh,  que vai decorrer no Pavilhão Desportivo de Albufeira, dias 10 e 11 de janeiro, entre as equipas do SL Benfica, Imortal LUSIADAGÁS, Sporting CP e CRC Quinta dos Lombos, já podem pedir acreditação junto da FPB.

O endereço reservado para o efeito é acreditacoes@fpb.pt, enviando os seguintes dados:

Os pedidos de acreditações encerram dia 8 de janeiro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


UD Oliveirense e Sporting CP fazem a antevisão a mais uma jornada

Na Liga Betclic Masculina, a equipa da UD Oliveirense vai receber o Sporting CP pela primeira vez nesta temporada.

Earl Timberlake, jogador da Oliveirense, admite que estão animados para este duelo: “Estamos ansiosos para ver todos no jogo contra o Sporting. Podem esperar que a nossa equipa dê luta até ao fim – vamos precisar do vosso apoio”.

Na equipa leonina, Malik Morgan, conhece bem o treinador da equipa de Oliveira de Azeméis e espera uma equipa preparada: “O que espero encontrar do adversário é que sejam eles próprios, têm uma grande identidade e um bom treinador com quem estive na temporada passada. Sei que vai preparar bem o encontro e ter a equipa focada. Temos também de estar focados, ser intensos e levar a mesma energia”.

O encontro está marcada para domingo, dia 28, às 15h, com transmissão na RTP2 e na FPBtv.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Antevisão: equipas encontram-se antes de terminar o ano

Depois de celebrarmos o natal, é tempo de regressar à ultima jornada de 2025.

Em São João da Madeira, vai realizar-se um encontro que coloca novamente frente a frente, Sanjoanense HELIOTEXTIL e SL Benfica. As duas equipas já se encontraram na primeira volta, onde as águias foram superiores e venceram por 99-60.

A capitã da equipa do SL Benfica, Marcy Gonçalves fez a antevisão à partida e abordou as qualidades da equipa adversária: “A Sanjoanense é uma equipa muito aguerrida, que nunca desiste e que compete sempre até ao fim. Gosto da identidade que tem em campo e da forma intensa como encara cada jogo”.

Ainda sobre as águias, Marcy comentou o bom momento que estao a passar – “Atravessamos um bom momento. As sete vitórias consecutivas na Liga mostram que a equipa está mais consistente e confiante. O nosso jogo está a ficar mais sólido”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.