Artigos da Federaçãooo

Seleção Nacional de Esports NBA 2K recebida em festa após medalha de bronze no Mundial

A chegada da Seleção Nacional de Esports NBA 2K ao aeroporto foi marcada por um clima de celebração e orgulho nacional. Após conquistarem a medalha de bronze no Mundial das Filipinas e consolidarem o seu lugar entre as três melhores equipas do mundo, os jogadores foram recebidos por familiares, pelo Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Manuel Fernandes, Cátia Mota, Diretora de Comunicação, Marketing e Eventos da FPB, e Tiago Bebiano, membro da Comunicação da Federação que acompanhou a equipa durante a competição.

Entre sorrisos e abraços, Henrique Jones, capitão da equipa e vencedor do prémio de Melhor Defesa do Ano, destacou o que significa a conquista: “É o significado de muito trabalho, quatro anos de muito esforço e dedicação que foram um bocadinho compensados agora. Queríamos mais, mas a medalha era o nosso objetivo principal e conseguimos.” Ainda sobre o seu prémio individual, Jones preferiu dividir os méritos com os colegas de equipa. “Era impossível sem a ajuda da equipa, que defende muito em conjunto, podia ter sido qualquer um de nós a vencer. É continuar a trabalhar para o ano vencer também o All-Star e o MVP.”

A medalha de bronze foi um marco histórico para Portugal, mas também para os próprios jogadores, que mostraram determinação desde o início do torneio. Integrados no competitivo Grupo A, enfrentaram adversários de peso como os Estados Unidos, campeões do mundo e favoritos ao título, a Arábia Saudita, campeões do Médio Oriente, e a Argélia, campeões africanos. A caminhada começou com uma vitória emocionante sobre a Arábia Saudita por 105-101, num jogo que mostrou a resiliência e organização da equipa portuguesa. Apesar da derrota frente aos Estados Unidos por 121-104, Portugal deu uma demonstração de força e consolidou-se como uma das seleções emergentes no panorama internacional. O último jogo da fase de grupos, contra a Argélia, confirmou o lugar entre as quatro melhores seleções do mundo, com uma vitória por 121-109.

Nas meias-finais, Portugal voltou a medir forças com a Turquia, adversário que já os tinha vencido na final europeia. Depois de uma vitória para cada lado nos dois primeiros jogos, a decisão ficou para o terceiro, onde a Turquia acabou por levar a melhor. Porém, a equipa nacional não baixou os braços e enfrentou as Filipinas na disputa pelo bronze. Após perder o primeiro jogo, Portugal mostrou a sua força com duas vitórias consecutivas, fechando o torneio com chave de ouro ao vencer por 57-45 e 46-48.

André Cabral, Team Manager da equipa, também não escondeu o orgulho pela conquista: “Dar os parabéns a toda a organização, jogadores e estrutura. É um sentimento indescritível de união com esta equipa e sinto muito orgulho naquilo que fizemos.”

O Presidente da FPB, Manuel Fernandes, destacou a relevância deste resultado para o basquetebol português e para a federação. “Tenho imenso gosto em vir receber esta Seleção Nacional de Esports que obteve um resultado fantástico e impensável há quase quatro ou cinco anos, quando as competições já estavam a ser feitas pela FIBA. Chegarmos a este ponto tão alto, uma medalha de bronze num Mundial, Vice-Campeões da Europa, diz alguma coisa da capacidade e competência dos nossos jogadores.”

Aproveitou ainda também para sublinhar o ano extraordinário do basquetebol português, referindo-se a outros feitos históricos. “Isto é um fechar de ano com chave de ouro. Tivemos também o Neemias campeão da NBA, as nossas jovens jogadoras que se apuraram brilhantemente para a final do campeonato do mundo, a equipa sénior feminina a manter-se na corrida para conseguir estar pela primeira vez no EuroBasket e ainda a vitória da Seleção Sénior Masculina frente à Eslovénia, 11.ª do mundo. Fechamos assim o ano com muita qualidade no basquetebol português em todas as vertentes.”

O terceiro lugar no Mundial das Filipinas é mais do que um feito inédito; é um reflexo da dedicação, talento e união de uma equipa que provou estar à altura dos melhores do mundo. A história escrita por estes cinco jogadores e pela equipa técnica abre um novo capítulo para os Esports e para o basquetebol português, inspirando futuras gerações a sonhar ainda mais alto.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CAB Madeira e GDESSA vencem no arranque da 11.ª jornada

A jornada 11 da Liga Betclic Feminina iniciou este sábado com o ABTF Betão Vagos a receber o CAB Madeira. Mais tarde, foi a vez do GDESSA Barreiro receber o CPN.

ABTF Betão Vagos vs. CAB Madeira

Nesta tarde o ABTF Betão Vagos recebeu o CAB Madeira e foram as madeirenses que levaram a melhor, com todos os quartos ganhos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A jogadora em destaque na equipa da casa foi Kiara Brown com um duplo-duplo com 17 pontos, 10 pontos, duas assistências e quatro roubos de bola.

Do lado das adversárias, Khadijah Brown destacou-se, também com um duplo-duplo com 23 pontos, 12 ressaltos, duas assistências, 1 roubo de bola e dois desarmes de lançamento.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

 

GDESSA Barreiro vs. CPN

Na receção do GDESSA ao CPN, foi a equipa da casa quem entrou melhor na partida, também com a ajuda do público, conseguindo no fim da primeira parte alcançar uma vantagem de 27 pontos na partida após dois parciais de 28-11 e 22-12 (50-23).

Já na segunda parte do encontro, a equipa de André Martins limitou-se a controlar o rumo da partida, que mesmo perdendo o 3.º período por 8-11, não se deixou amolecer e finalizou o duelo entre os dois clubes com uma vitória para as atletas do Barreiro por 75-50.

Grande destaque para a partida de Dayna Rouse, com 21 pontos, nove ressaltos e três assistências (25.5 valorização). Do lado da equipa visitante, destacou-se Vitória Dias com nove pontos, cinco ressaltos e dois roubos de bola (12.5 valorização).

As restantes equipas da competição entram amanhã em campo. As partidas iniciam pelas 14h com o SL Benfica a receber a AD Sanjoanense, jogo com transmissão na Bola TV; pelas 16h é vez do Sportiva Azoris Hotels receber o Esgueira Aveiro e, em simultâneo, jogam o Galitos FFonseca contra a CRC Quinta dos Lombos, e o Basquete Barcelos HMMotor contra o Imortal Tcars.

Todos os jogos podem ser acompanhados na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga Betclic Masculina: 8.ª jornada com jogo sofrido no Pavilhão Dr. Salvador Machado

Começou a 8.ª jornada da Liga Betclic Masculina, que terá jogos ao longo do dia de hoje, e que terá também duas equipas a entrar em campo amanhã para fechar a jornada. Eis os resultados do dia:

Sporting CP 84-72 AD Galomar

Os leões receberam esta manhã os madeirenses do AD Galomar e levaram a melhor na partida que terminou 84-72. A equipa da Madeira entrou bem na partida e esteve a vencer no primeiro quarto mas, ao final dos 10 primeiros minutos, foi o Sporting CP que terminou com o parcial 22-19. O jogo continuou e a equipa da casa conseguiu superar a equipa visitante em todos os quartos, o que resultou na vitória ao fim dos 40 minutos. Dos leões, destaque para Isaiah Armwood que somou 13 pontos, nove ressaltos, quatro assistências, três roubos de bola e um desarme de lançamento (21 pontos de valorização). Também Anthony Barber, recente contratação, contribuiu com 23 pontos, quatro ressaltos e quatro assistências. Do lado da equipa comandada por João Freitas, o jogador mais valioso foi Michael Durr com um duplo-duplo de 14 pontos, 14 ressaltos, três assistências e um desarme de lançamento.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

 

SL Benfica 91-68 Galitos Barreiro

No Pavilhão Fidelidade foi vez do SL Benfica receber e vencer a equipa do Galitos Barreiro por 91-68. A equipa visitante entrou bem na partida e acabou o primeiro quarto a vencer pela margem mínima (22-23), mas, no segundo quarto, a história foi outra. À entrada para os balenários a partida encontrava-se com as águias em vantagem (47-32) e assim se manteve até ao final do jogo. Do lado da equipa da casa foi Makram Romdhane que se destacou com um duplo-duplo com 16 pontos, 11 ressaltos, cinco assistências, três roubos de bola e um desarme de lançamento (31 pontos de valorização). Do lado dos visitantes, foi Malcolm Richardson que esteve em evidência com 17 pontos, cinco ressaltos, cinco assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (21.5 pontos de valorização).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

UD Oliveirense 80-79 Ovarense Gavex

No dérbi aveirense, o equilíbrio sentiu-se ao longo de toda a partida, e o ambiente vivido em Oliveira de Azeméis foi intenso. O jogo terminou com o triunfo da UD Oliveirense por apenas um ponto. A primeira parte terminou com uma vantagem de apenas dois pontos para a equipa visitante (40-42), mas foi mesmo a equipa da casa que conseguiu levar a melhor decidindo o jogo apenas nas últimas milésimas de segundo do encontro.

 

Imortal LUZiGÁS 90-85 Queluz O NOSSO PREGO

Em Albufeira foi vez do Imortal LUZiGÁS receber e vencer a equipa do Queluz O NOSSO PREGO por cinco pontos. Mesmo com a equipa visitante a vencer três dos quatro quartos, foi o primeiro quarto que foi “fatal” e ditou a vitória da equipa da casa. Latreavin Black fez um duplo-duplo com 16 pontos, 10 ressaltos, quatro assistências e três roubos de bola (29.5 pontos de valorização). Do lado dos comandados por António Bernardo Pires, foi Daryl Iii o mais valorizado com 20.5 pontos de valorização que resultaram de 15 pontos, oito ressaltos, seis assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

 

FC Porto 94-83 Esgueira Aveiro OLI

As últimas equipas a entrar em campo, hoje, foram os dragões e a equipa de Esgueira, numa partida em que foi a equipa da casa a vencer por uma vantagem de 11 pontos. À entrada para os balneários eram apenas cinco pontos que distanciavam as equipas. Destaque para a exibição de Miguel Queiroz, capitão do FC Porto, que somou 14 pontos, nove ressaltos, nove assistências e um desarme de lançamento (30.5 pontos de valorização). Nos visitantes foi Michael Diggins Jr que se destacou com um duplo-duplo de 15 pontos, 11 ressaltos e um desarme de lançamento.

 

Amanhã é vez do Vitória SC receber o CD Póvoa ESC Online, pelas 14h15, jogo que será transmitido na FPBtv e na DAZN.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Portugueses lá fora: Miguel Reis estreia-se a vencer na Bundesliga

No cômputo das prestações dos jogadores nacionais a atuar fora de portas, sobressai, nas últimas semanas, o primeiro triunfo do RSV Bayreuth, de Miguel Reis, na Bundesliga 1, na Alemanha.

 

Alemanha

Bundesliga 1

O RSV Bayreuth, recém-promovido à Bundesliga 1, conseguiu, por fim, a tão desejada vitória, na receção ao BG Baskets Hamburg73-56 -, num jogo menos feliz de Miguel Reis – 4.0 -, no capítulo da concretização (ele que, até tem sido, dos mais regulares), onde, ainda assim, amealhou 5 ressaltos e 2 assistências, em quase 18 minutos. Na jornada anterior, o conjunto do internacional A saiu vergado do confronto com os Dolphins Trier – 49-78. Miguel Reis registou 7 pontos, 1 assistência e 1 roubo de bola (8:48 min).

Por sua vez, Alexandre Conde – 4.0 – não constituiu opção na derrota pesada dos Koln 99ers, frente aos Dolphins Trier75-50. Em total contraponto, no fecho de novembro, Alexandre Conde – 4.0 – contribuiu com 4 pontos e 3 ressaltos (20 min), no sucesso caseiro, perante o BG Baskets Hamburg84-53.

Bundesliga Pro B

No segundo patamar germânico, no grupo inferior, David Lima – 5.0 – foi a jogo contra o BG Baskets Hamburg 2, sem incidências estatísticas a relevar, duelo em que o SGH Berlin saiu derrotado por 58-41.

Regionalliga

Os Lux Rollers, de Paulo Soeiro – 1.0 -, ausente por lesão, conheceram sortes distintas, no duplo compromisso do segundo fim de semana de dezembro, ao vencer o SFD Bad Kreuznach – 55-50 – e cair às mãos do RBG Dortmund 51 – 81-37.

Landesliga

No quinto escalão alemão, o mesmo David Lima, técnico e jogador do RSC Berlin, colheu um saldo francamente positivo, nos últimos quatro compromissos. A equipa da capital germânica venceu o SG Rolling Thunders/Lions 2 – 43-33 -, com o poste ex-ACD Cotovia/UDI a averbar 2 pontos (13:26 min). Em novo triunfo, desta feita, frente ao Rising Tigers Leipzig 2 – 34-58 -, somou 20 pontos em apenas 15:58 minutos. A terceira vitória consecutiva do RSC Berlin, frente ao MTV Braunschweig – 47-42 -, também teve carimbo luso, com David Lima a marcar 6 pontos (17:16 min), tendo voltado a inscrever o nome na folha de marcadores diante de RBB Team Niners Chemnitz 2, que pôs termo ao ciclo bem-sucedido das suas cores – 42-60.

Itália – Série A

Numa temporada em crescendo, no protagonismo e minutos, Ibrahim Mandjam – 4.0 – e o Amicacci Abruzzo depararam-se com algum infortúnio, nas jornadas recentes. Com favoritismo claro, os comandados de Carlo Di Giusto bateram o PDM Treviso57-39 -, partida em que o internacional A averbou 4 pontos e 1 ressalto (7:22 min). Seguiu-se a visita a Cantù, um dos palcos de excelência do BCR europeu, onde os 1000 espetadores locais não melindraram o Amicacci Abruzzo, que ofereceu uma réplica notável, ao perder por somente três pontos – 60-57 -, com o “interior” da Seleção a apontar 2 pontos, aos quais juntou 3 ressaltos (8:29 min).

Foto: Amicacci

Perante o seu público, o Amicacci Abruzzo não consumou o regresso às vitórias, contra o Dinamo Sassari60-62 -, no melhor dos jogos do camisola #24, que arrecadou 6 pontos (3/4 2pts) e 2 ressaltos, ao largo de 9:14 minutos. Face a estes resultados, o Amicacci viu gorada a possibilidade de qualificação para a Taça de Itália e vê mais longe o top4 na Série A.

 

Série B

Arranque perfeito para Ismael de Sousa – 3.0 -, do histórico Santa Lucia Basket Roma, que encabeça o “Girone C”, da Série B, com três vitórias em igual número de jogos. No encontro inaugural, os romanos suuperiorizaram-se, com clareza, aos Crazy Ghosts – 60-29 – (Ismael de Sousa – 2 pontos). Novamente em casa, suplantaram, facilmente, os Ragazzi di Panormus – 57-16 -, com Ismael de Sousa a somar 5 pontos. Na visita ao CUS Catania, o placar voltou a ser soberano, relativamente ao domínio do Santa Lucia – 22-57 -, com o ex-APD Sintra a figurar nos marcadores com 2 pontos.

Espanha

Primera División

Teima em chegar a primeira vitória do Basketmi Ferrol, que viu o Real Betis BSR Vistazul impor-se, na Galiza, por 50-65. Não obstante o desfecho, João Castro – 2.0 – assinou a melhor exibição da temporada, com 14 pontos, 7 assistências, 1 ressalto e 1 roubo de bola (30:52 min). Hélder Moreira – 4.5 – somou 4 pontos e 1 ressalto (19:28 min).

Em partida desinspirada, o Basketmi Ferrol não sorriu, em Madrid, ante o CB Villa de Leganés53-43. João Castro, menos certeiro no ataque ao cesto, registou 4 pontos, 3 assistências, 2 ressaltos e 1 roubo de bola (40 min), ao passo que Hélder Moreira acrescentou também 4 pontos ao marcador, e somou 5 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola.

França

Nationale 1

O CS Meaux 2 não conseguiu dar continuidade ao bom resultado da jornada anterior e ficou a uma posse de bola de distância, com o Entente Lyon Guilherand – 51-53 -, duelo em que militaram Christophe da Silva – 1.0 – (1 ponto; 38:13 min) e Yuri Fernandes – 2.5 – (2 pontos; 10:39 min).

A reação dos Meldois foi categórica, expressa no triunfo sólido, no reduto do Feurs – 43-61. Sem Yuri Fernandes, a equipa dos arredores de Paris teve Christophe da Silva como totalista, com o extremo a apontar 2 pontos.

Durou pouco o estado de graça do CS Meaux 2, que se mostrou incapaz de conter o poderio do Entente Caussade-Pavie – 73-44 -, duelo em que Christophe da Silva repetiu a colheita da ronda anterior – 2 pontos.

Reino Unido

Division One

Na segunda divisão britânica, as atuações acima da média de Luís Domingos – 2.5 -, com 18 e 10 pontos, respetivamente, não chegaram para os Wakefield Whirlwinds se afirmarem perante os Jaguars 2 – 49-78 – e os líderes Sheffield Steelers 2 – 79-45.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Foto: @ochsenfoto.de/DR

 

 

 

 


“NEKU” e Nélson Xize vão colorir a cidade de Vila Real no próximo dia 20 de dezembro

Inicialmente estava previsto para dia 24 de novembro a inauguração dos “novos” campos de Basquetebol, inseridos no projeto 3×3 BasketArt, em Vila Real. Devido às condições climatéricas, essa data foi alterada e será já neste 20 de dezembro, pelas 14h30, que se dará a inauguração da obra requalificada por NEKU(concepção) e Nélson Xize (execução).

Este será o 2.º campo de 3×3 BasketArt que estará ao abrigo da AB Vila Real, juntando-se ao já inaugurado campo de Valpaços. Desta forma, o Munícipio de Vila Real é o 32.º município a integrar este projeto.

 

 

 

Os fãs e praticantes de Basquetebol  do distrito de Vila Real terão a possibilidade de conhecer os “novos” espaços dedicados à modalidade. Esta requalificação será um novo incentivo para os “vila-realenses” praticarem Basquetebol, e será um espaço de acolhimento para os atletas dos clubes locais como é exemplo a AA UTAD, ADCE Diogo Cão, BC Vila Real, CTM Vila Pouca de Aguiar, Os valpacinhos, GD Boticas, SC Cumieira e Tpredileta.

 

Localização: Polivalente do Parque Corgo – Avª da Europa (41°17’57.0″N 7°44’07.4″W)

 

Acompanha tudo sobre o projeto 3×3 BasketArt em 3x3BasketArt.pt ou através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Paulo Soeiro é o convidado desta semana no +351

A vida de Paulo Soeiro mudou há 23 anos, em dezembro de 2001. Mas, a paixão pelo basquetebol prevaleceu. Por isso, em setembro de 2002, iniciou a carreira no BCR, tornando-se figura incontornável no panorama nacional. Emigrado no Luxemburgo, Paulo Soeiro partilha com a FPBtv e o +351 as aventuras de “Quinas” ao peito e pela Europa do BCR.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A entrevista está disponível na íntegra em FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Nova vitória dos Boston Celtics contou com Neemias em campo

O poste português Neemias Queta voltou a entrar em campo e deu o seu contributo para mais uma vitória, desta vez frente aos Detroit Pistons. Numa vitória com alguns pontos de vantagem, 123-99, o atleta luso somou 18 minutos em campo e converteu quatro pontos, uma assistência e dois ressaltos.

A próxima partida que a equipa de Boston vai disputar será no dia 15 de dezembro, frente aos Washington Wizards.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Portugueses nos EUA: Reencontro no jogo em Kentucky

Esta semana três internacionais lusas defrontaram-se num jogo que se realizou em Kentucky. As três atletas em questão são Clara Silva (Kentucky Wildcats), Ana Barreto (Queens) e Magda Freire (Queens). O reencontro deu-se na partida que colocou a equipa de Clara Silva a receber e a vencer a equipa de Queens por 45-87. Neste jogo o contributo da poste portuguesa foi  quatro pontos, quatro ressaltos e uma assistência (14 minutos); Ana Barreto contribuiu com 10 pontos, um ressalto e dois roubos de bola (32 minutos) e Magda Freire somou 16 minutos na partida.

 

Da esquerda para a direita: Magda Freire, Clara Silva e Ana Barreto

 

Outro destaque da semana foi Sara Barata Guerreiro. A internacional disputou dois jogos e, na vitória por 67-54 frente ao Northern Kentucky, somou 14 pontos, 16 ressaltos, cinco assistências e um roubo de bola (31 minutos). Já frente ao IU Indy, foram nove pontos, sete ressaltos e sete assistências (25 minutos) na vitória por 49-82.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Cleveland State WBB (@csu_wbasketball)

 

João Costa, que se encontra ao serviço dos Davis & Elkins, na NCAA D2, somou 19 pontos, dois ressaltos e um roubo de bola (30min) na derrota por 100-64 frente ao Potomac State.

 

@senatordevombb

 

Estatísticas individuais dos internacionais portugueses a atuar nos EUA:

Inês Bettencourt (Gonzaga Bulldogs, NCAA D1)

2pts, 3res (14 minutos) na derrota por 72-74 frente ao Colorado St.

Clara Silva (Kentucky Wildcats, NCAA D1)

2pts, 2res, 1dl (14 minutos) na derrota por 53-72 frente a North Carolina

Ana Barreto (Queens, NCAA D1)

11pts, 1res, 1ast, 2rb e 1dl (15 minutos) na vitória por 55-108 frente a JWU (Charlotte)

Inês Vieira (University of Utah Athletics, NCAA D1)

2pts, 2res e 5ast(22 minutos) na vitória por 34-87 frente ao Utah St.

8pts, 2res, 6ast, 3rb e 1dl (34 minutos) na vitória por 76-79 frente ao Princeton.

Joana Magalhães (New Mexico, NCAA D1)

4pts, 3res e 3ast (21 minutos) na derrota por 81-71 frente ao New Mexico St.

2pts e 1 rb (15 minutos) na derrota por 60-68 frente ao New Mexico St.

Leonor Paisana (Winthrop, NCAA D1)

Não jogou esta semana.

Marta Vieira  (Eastern Florida State, NJCAA D1)

9pts, 1rb, 4res (7 minutos) na vitória por 65-85 frente ao Hillsborough Community College

Gabriela Falcão (UAlbany, NCAA D1)

2pts, 2res, 1ast e 3dl (16 minutos) na derrota por 65-70 frente ao Siena

2pts, 4res, 2ast e 1dl (13 minutos) na vitória por 72-36 frente ao Boston U.

Magda Freire (Queens, NCAA D1)

12pts, 1res e 2rb (10 minutos) na vitória por 55-108 frente a JWU (Charlotte)

Ana Pinheiro (University of Idaho Athletics, NCAA D1)

1res (9 minutos) na vitória por 54-76 frente ao St. Thomas (MN)

Anita Pereira (Northwest Florida State, NJCAA D1)

1rb (6 minutos) na vitória por 26-74 frente ao Jones College at Northwest Florida State College

Marta Vieira (Eastern Florida State, NJCAA D1)

Não jogou esta semana.

Fatumata Djálo (Ole Miss, NCAA D1)

(3 minutos) na vitória por 38-85 frente ao Tenesse St.

Ema Karim (Hofstra, NCAA D1)

Não jogou esta semana.

André Palavra (Luther College – Iowa, NCAA D3)

15pts, 1res, 2ast e 1rb (27 minutos) na derrota por 64-76 frente ao Dubuque

3pts, 2ast e 1rb (20 minutos) na derrota por 54-69 frente ao Neb Wesleyan

Rúben Prey (St. John’s Red Storm, NCAA D1)

4pts e 1res (7 minutos) na vitória por 71-88 frente a Kansas St.

Ricardo Neves (Nipissing University – Canadá)

Não jogou esta semana.

Fábio Rocha (Parkland College Athletics, NJCAA D2)

4pts (14 minutos) na vitória por 85-52 frente ao Rend Lake College
1pts, 3res, 1ast, 1rb e 4dl (20min) na derrota por 83-77 frente ao Missouri State University – West Plains

Diogo Seixas (Central Arkansas, NCAA D1)

(7 minutos) na derrota por 57-63 frente ao UALR

2ast e 1res (8 minutos) na vitória por 78-84 frente UAPB

Daniel Figueira (Dallas Baptist University, NCAA D2)

4pts, 1ast (2 minutos) na vitória por 75-77 frente ao Midwestern St.

(5 minutos) na derrota por 78-67 frente ao Lubbock Christian

Lucas Tovar (Avenues Aviators, NCAA D3)

1res, 2ast e 1rb (11 minutos) na derrota por 55-77 frente ao Ithaca

Nathan Noronha (AMHS Monarchs, NCAA D3)

(2min) a vitória por 71-93 frente ao Whittier

João Costa (Davis & Elkins, NCAA D2)

19pts, 2res e 1rb (30min) na derrota por 100-64 frente ao Potomac State

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Inscrições abertas para o Clinic Internacional Cidade de Olhão

A cidade de Olhão, no Algarve, vai receber entre 21 e 22 de dezembro mais um clinic internacional para treinadores – a ter lugar no Pavilhão do Ginásio Clube Olhanense. Iago Castro, António Paulo Ferreira, Antonio Pérez Cainzos, Fernando Rocha e Paulo Marques serão os oradores desta eclética ação de formação, estando “em cima da mesa” temas que vão desde a transição ofensiva à defesa 5×5, com ênfase na arbitragem.

A começar pelos convidados do nosso país vizinho: Iago Castro, ex-treinador do CB Breogan e do Caceres Basket (Segunda FEB), terá a seu cargo as palestras sobre a construção da defesa em meio-campo e o trabalho tático das “set-plays”; já Antonio Pérez Cainzos, técnico do Club Baloncesto Lucentum Alicante (Primeira FEB), falará sobre a transição ofensiva e também sobre como atacar situações de troca defensiva. Um tema que também está ligado à segunda palestra de António Paulo Ferreira (ex-Barreirense e ex-SCP), “Ataque a partir do bloqueio direto”. A primeira será sobre “Ideias para o treino da transição defensiva”.

Já a dupla de árbitros internacionais, Fernando Rocha e Paulo Marques, dará conhecimento aos treinadores participantes de algumas alterações regulamentares (como, por exemplo, o IRS) e ainda sobre a relação treinador-árbitro.

A inscrição tem o valor de 25€ para sócios ANTB e juízes/treinadores ABA, e de 35€ para não sócios. As inscrições estão abertas aqui e o programa pode ser consultado abaixo.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


INÉDITO: Seleção Nacional de Esports NBA2K vence medalha de bronze no Mundial

Portugal está no Top 3 das melhores seleções do Mundo de Esports NBA2K e venceu a medalha de bronze no Mundial das Filipinas. 

Portugal, vice-campeão europeu, integrava o competitivo Grupo A, ao lado dos campeões africanos da Argélia, dos campeões do Médio Oriente, Arábia Saudita, e dos atuais campeões do mundo e favoritos ao título, os Estados Unidos. Sob a liderança do Team Manager André Cabral e com um elenco composto por David “PTCreative” Prezas, Alexandre “Nobrainsalazar” Salazar, Simão “Simonbeballin” Silva, André “Bihlarinho” Castro e Henrique “Henri Jones” Ribeiro, a equipa nacional garantiu o segundo lugar no grupo A e a presença nas meias-finais da competição.

No primeiro encontro, frente à Arábia Saudita, Portugal entrou determinado e garantiu uma vitória emocionante por 105-101. Este triunfo foi particularmente notável devido à persistência e organização dos jogadores, que superaram a pressão num jogo renhido até ao apito final.

No segundo jogo, contra os poderosos Estados Unidos, a prestação portuguesa foi impressionante, com o marcador final a apontar 121-104 a favor dos norte-americanos. Este desempenho sólido reforçou a reputação de Portugal como uma força emergente no cenário internacional do NBA2K e uma das melhores do Mundo.

No último duelo da fase de grupos, frente à Argélia, a Seleção Nacional não tremeu e conseguiu vencer os campeões africanos por 121-109, garantindo assim um lugar inédito nas quatro melhores seleções do mundo e tendo oportunidade de disputar as meias-finais e um acesso à final Mundial.

Nas meias-finais, a Seleção Nacional defrontou a Turquia, seleção que tinha vencido os portugueses na final Europeia. Os turcos começaram por vencer o 1.º jogo por 54-49, mas Portugal rapidamente respondeu no 2.º duelo com um triunfo por 54-50. Com o acesso à final a poder cair para qualquer lado no 3.º jogo entre as duas equipas, acabou por cair para a seleção turca, tendo os jogadores portugueses a oportunidade de disputar frente às Filipinas a medalha de bronze.

No último embate da competição, Portugal defrontou então os anfitriões do torneio, começando esta última batalha com uma derrota por 56-51. Porém, no final dessa primeira de três partidas, já mostrava sinais de que ia conseguir vencer a Seleção das Filipinas e assim se confirmou, com duas vitórias consecutivas por 57-45 e 46-48, que garantiram mais um feito inédito desta Seleção Nacional, uma medalha de bronze no Mundial que certamente não será apagada da história e que coloca estes cinco jogadores como os pioneiros da modalidade em Portugal.

Para além do grande destaque coletivo, note-se também o destaque individual que foi dado pela eFIBA ao nosso poste Henri Jones, que venceu o prémio de melhor defesa do ano, entregue pelo Secretário-Geral da FIBA, Mr. Andreas Zagklis. Ademais, a Seleção Nacional arrecadou também 6000$ com o terceiro lugar e o capitão 2500$ com o prémio individual.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por eFIBA (@efiba_official)

As partidas foram transmitidas numa parceria da RTP Arena e da FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


III Troféu Carlos Vieira joga-se este fim de semana, 14 e 15 de dezembro

Está de regresso o Troféu Carlos Vieira, prova que homenageia o fundador da equipa da APD Braga e cuja terceira edição se realiza este fim de semana, 14 e 15 de dezembro.

Pela primeira vez distribuída ao longo de dois dias, a competição conta com presenças ilustres e internacionaliza-se, já que, além da APD Braga, GDD Alcoitão e Seleção Nacional Sub23, participa o Basketmi Ferrol, conjunto galego, que milita na Primera División, segundo escalão espanhol, e conta com dois portugueses: João Castro, ex-BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, e Hélder Moreira, ex-APD Braga. O torneio decorre em simultâneo com o Clinic Nacional de Treinadores de BCR.

Todos os jogos são transmitidos no canal de Youtube da APD Braga.

Eis o programa do III Troféu Carlos Vieira:

Sábado – 14/12

Domingo – 15/12

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Miguel Fonseca – @mfportefolio/DR

 


GDESSA vs. CPN é o “jogo grande” da 11.ª jornada da Liga Betclic Feminina

Sábado, 14 de dezembro, pelas 20h15, na DAZN. O CPN enfrenta, para a 11.ª ronda da Liga Betclic Feminina, “o GDESSA, no Barreiro, num emocionante duelo entre a juventude e a experiência das adversárias”, como colocou o treinador do Clube Propaganda de Natação, Marco Rodrigues. O técnico da equipa visitante, “apesar das lesões” com que se tem deparado no plantel, reforça contudo que a “determinação e vontade de superação [do CPN] são maiores do que nunca”. “Vamos dar tudo em campo e mostrar a força da nossa equipa” nesta que é a última jornada da primeira ronda da competição.

Do outro lado, André Martins, do GDESSA Barreiro, acredita que “a recuperação defensiva e o ressalto defensivo vão ser determinantes no plano de jogo”. “Respeitamos muito o CPN e vamos dar tudo pela vitória”, concluiu.

Confere os restantes jogos da jornada:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Todos os jogos serão transmitidos em direto na FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.