Artigos da Federaçãooo

Boston Celtics conquistam Jr. NBA League Norte

O Jr. NBA continua o seu périplo pelo País e desta vez esteve a Norte, para disputar a final da Jr. NBA League Norte!

Numa tarde repleta de basquetebol e muita emoção, a equipa da Escola Secundária Rocha Peixoto, da Póvoa de Varzim, e que este ano representou os Boston Celtics, sagrou-se campeã da League Norte. No jogo da final superaram os San Antonio Spurs do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia depois de um triplo marcado em cima da buzina final!

Os playoffs do Jr. NBA regressaram na passada quarta-feira, com os Charlotte Hornets a conquistarem o título da League Lisboa e, passado uma semana viajaram até ao Municipal de Paços de Ferreira. Os playoffs da League Norte contaram com a presença das seguintes escolas:

Além da Escola Secundária Rocha Peixoto, destaque para a equipa do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, do Peso da Régua, que ficou no segundo lugar da prova, seguidos dos Houston Rockets, da Escola Secundária de São Pedro.

No evento, marcaram presença o vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, João Leitão e o Diretor Técnico da AB Porto, Paulo Neta. Também esteve presente Pedro Menezes, da Coordenação Local do Desporto Escolar do Tâmega, Adelino Furriel, Coordenador Regional do Desporto Escolar do Norte e ainda Júlio Morais, Vereador do Pelouro do Desporto da CM Paços de Ferreira.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Secretário de Estado do Desporto de visita à FPB

O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e a sua Adjunta, Filipa Cavalleri, visitaram as instalações da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) esta quarta-feira.

Numa altura em que estamos nos primeiros tempos do mandato do XXIV Governo Constitucional, Pedro Dias e Filipa Cavalleri vieram conhecer  a “nossa casa”.

Depois de uma visita guiada pelas nossas instalações e de uma fotografia de grupo com os nossos trabalhadores, seguiu-se uma reunião do Secretário de Estado e da sua adjunta com Manuel Fernandes (presidente da FPB), João Carvalho (secretário geral da FPB), Nuno Manaia (diretor técnico nacional da FPB), Helena Cunha Oliveira (assessora da direção da FPB) e Cátia Mota (responsável pelo marketing, eventos e comunicação da FPB).

 

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 


Seleções Nacionais seniores de 3×3 preparam regresso

O aproximar do verão significa o regresso do basquetebol 3×3, modalidade olímpica, e na qual temos obtido excelentes resultados.

Já são conhecidas as pré-convocatórias das Seleções Nacionais seniores, tendo em vista os apuramentos para os seus respetivos Europeus. As qualificações vão decorrer em Copenhaga, na Dinamarca, a 7 e 8 de junho.

Do lado feminino, a preparação arrancará a 15 de maio em Vila Nova de Gaia, seguindo-se uma participação no Torneio Big Twelve, em França.

A pré-convocatória da Seleção, orientada por Francisco Costa, é composta pelas seguintes atletas:

– Alice Martins (CP Esgueira)
– Ana Barreto (Ball State University – EUA)
– Emília Ferreira (GDESSA Barreiro)
– Eva Carregosa (União Sportiva)
– Gabriela Raimundo (CP Esgueira)
– Inês Faustino (Quinta dos Lombos)
– Jessica Azulay (BC Barcelos)
– Joana Soeiro (Embutidos Pajariel Bembibre PDM – Espanha)
– Josephine Filipe (Alter Enersun Al-Qázeres Extremadura – Espanha)
– Maianca Umabano (GDESSA Barreiro)
– Márcia da Costa Robalo (GDESSA Barreiro)
– Rafaela Henriques (Quinta dos Lombos)

 

Quanto à equipa masculina, também haverá a participação no Torneio Big Twelve, seguindo-se um estágio de preparação em Lisboa.

Hugo Salgado comanda uma equipa cuja pré-convocatória é esta:

– André Cruz (Sporting CP)
– António Moreira (CAB Madeira)
– Arnette Hallman (Sporting CP)
– Danilo Horta (SL Benfica)
– Diogo Peixe (FC Barreirense)
– Henrique Barros (UD Oliveirense)
– Hugo Ferreira (SC Lusitânia)
– Hugo Sotta (AD Galomar)
– João Gallina (AD Galomar)
– João Grosso (Pully Lausanne Foxes – Suíça)
– João Guerreiro (FC Porto)
– José Silva (SL Benfica)
– Lamine Banorá SC Braga
– Marko Loncovic (Sporting CP)
– Nuno Sá (FC Porto)
– Rodrigo Soeiro (AD Ovarense)
– Rui Palhares (Galitos FC)
– Sérgio Silva (SL Benfica)

 

Podem encontrar toda a informação nos documentos em anexo.

 

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


APD Braga cumpre sonho europeu a 26 e 27 de Abril

A APD Braga recoloca Portugal no mapa das competições europeias de BCR e fará a estreia absoluta em palcos europeus, a 26 e 27 de Abril, em Málaga, no Torneio de Qualificação da EuroCup. O emblema minhoto torna-se a segunda equipa nacional a figurar nas provas oficiais da IWBF – Federação Internacional de BCR -, depois da APD Sintra, que acumulou sete participações, a última das quais em 2007. Os minhotos, força dominante do BCR nacional na última década, com um pentacampeonato pelo meio – entre 2015/2016 e 2020/2021 – integram o grupo B. Pela frente, terão como rivais o anfitrião Club Amivel, colosso do máximo escalão do BCR espanhol, uma das ligas europeias profissionais da modalidade, a dupla de emblemas italianos D-Junior Team Sassari e Asinara, bem como os britânicos Mohawks.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Braga BCR (@apdbragabcr)

Ricardo Vieira, técnico da APD Braga, aborda as expetativas desportivas em relação a esta participação, vincando que, não descurando a ambição que carateriza a equipa, existe um desequilíbrio de forças face a alguns emblemas. “Do ponto de vista do resultado desportivo, as expetativas não são as mais elevadas, pela qualidade do trabalho desenvolvido por algumas equipas que vamos encontrar. Não temos grande conhecimento das equipas italianas, mas sabemos que dominam o fundamento básico e suportam outras equipas da Série A. Os ingleses são sempre bem estruturados. E Amivel não tem comparação com as outras equipas, fruto da qualidade que tem. Esperamos fazer o nosso melhor com as equipas italianas e mostrar o que podemos fazer contra a equipa inglesa, dentro das nossas limitações físicas, tendo em conta que temos atletas limitados ou lesionados”, descreveu o timoneiro dos bracarenses.

 

Ricardo Vieira está na génese da equipa de BCR da APD Braga, ditada pelo envolvimento do pai, Carlos Vieira, peça indispensável na dinâmica minhota, na tentativa de providenciar oportunidades de prática desportiva ao filho, Manuel Vieira, jogador e agora presidente, aquando da lesão. O crescimento sustentado do projeto e a frequência crescente na discussão e conquista dos títulos nacionais, desde há quinze anos, fizeram germinar um objetivo ainda maior, a presença europeia. “Isto significa o concretizar de um sonho, o fechar de um ciclo. Tenho comentado com pessoas mais íntimas que esta será provavelmente a primeira e última participação europeia do Ricardo Vieira, na frente da APD Braga. Foi algo conseguido, fruto de muito esforço de muitas pessoas que passaram pela APD Braga: João Correia, Carlos Vieira, mas dele nem era preciso falar, porque está desde o início, fez parte da fundação, Miguel Gonçalves. Estamos a falar de mais de uma década de trabalho para conseguir fazer um Torneio de Qualificação”, explicou.

Há um outro propósito sublinhado pelo experiente treinador que justifica a disputa da competição europeia. “Serve também para homenagear atletas que têm estado connosco desde o início, nomeadamente o Márcio Dias, que pondera parar, o próprio José Miguel Gonçalves, e outros que, mais tarde ou mais cedo, vão deixar de jogar. Queremos homenagear estas pessoas e representar Portugal, através do clube, numa competição internacional”.

O vencedor do grupo garante a possibilidade de jogar a qualificação da Eurocup 3, na temporada 2024/2025, equivalente à quarta prova europeia de BCR – há ainda Eurocup 2, Eurocup 1 e Champions League. No primeiro dia, 26 de Abril, a APD Braga disputa o jogo inaugural da prova, frente aos locais Club Amivel, pelas 10:15h, e reentra em campo, às 14:45h, para se bater com os Mohawks. No segundo e derradeiro dia da competição, os bracarenses medem forças com Asinara Basket, às 08:00h, e D-Junior Team Sassari, às 14:45h – hora de Portugal continental. O torneio será transmitido online, em plataforma a anunciar brevemente.

Nota: fotografia da autoria de Miguel Fonseca – @mfportefolio

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Custódio Coelho, Jorge Marques e Inês Bagulho destacados para provas europeias de BCR

A arbitragem portuguesa de BCR volta a merecer um voto de confiança da IWBF Europe – Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas -, no âmbito das fases finais das provas da EuroCup, de 26 a 28 de Abril. Custódio Coelho, o mais experiente do trio nomeado, apesar da juventude, ruma a Valladolid, sede da fase final da EuroCup 3, que tem como participantes o anfitrião Fundación Aliados, os também espanhóis UCAM Murcia e Iberconsa AMFIV, PDM Treviso, de Itália, os turcos TSK Rehab Merkezi Engelillier Spor Kulübü, Izmir BSR e Gazisehir Gaziantep Sport Clup, e Sheffield Steelers, do Reino Unido. O juiz setubalense, que, só na corrente temporada, acumula já participações na fase de grupos e quartos-de-final da Champions Cup, transmite segurança na antevisão. “É sempre um privilégio estar presente num ponto alto, quero apresentar-me no meu melhor nível e conseguir corresponder às expectativas. Já tive oportunidade de conhecer as oito equipas, algumas via observação vídeo e outras por já conhecer de torneios anteriores. Concluo que é de esperar um torneio bastante renhido e cheio de emoção”, previu.

Por seu turno, Jorge Marques, que integrou o leque de árbitros da fase de grupos da EuroCup 3, em Março, fará “companhia” à APD Braga, no grupo B do Torneio de Qualificação da EuroCup, em Málaga, fator enaltecido no seu testemunho. “Encaro esta presença com grande positividade, pois apesar de se tratar de uma competição de menor nível, a experiência do ano passado, em Múrcia, mostrou-me que esta competição poderá ter um alto nível competitivo, para além de existir o entusiasmo de poder acompanhar de perto a participação de uma equipa portuguesa (APD Braga) numa prova europeia”, salientou. Com algumas experiências internacionais no currículo, Jorge Marques aborda a competição igualmente como uma possibilidade de partilha com árbitros debutantes. “Esta prova terá uma particularidade nova para mim, que é estar com novos árbitros internacionais, onde terei certamente de ajudar/partilhar do meu (pouco) conhecimento sobre arbitragem internacional”.

Inês Bagulho, a mais recente a ascender ao estatuto de árbitra internacional zonal, no decurso na fase de grupos da EuroCup 2, em Março, viaja até Sassari, na ilha da Sardenha, em Itália, para ajuizar a etapa final desta mesma competição. Na antecâmara da reputada prova, manifesta a vontade de elevar o seu nível técnico e extrair o melhor da oportunidade. “Sinto-me muito feliz com esta nomeação, especialmente por ser a continuação da fase de grupos em que participei anteriormente, o que parece indicar que o meu desempenho esteve ao nível da competição. Pretendo desfrutar ao máximo, ganhar experiência nestes jogos de nível bastante elevado e adquirir conhecimentos de árbitros e técnicos da IWBF, entre eles árbitros internacionais – Mundo. Prevejo jogos complicados, jogados muito ao limite em termos de contactos, velocidade e emoções. Espero conseguir mostrar maturidade e melhorias em relação à última fase de avaliação”, antecipou.

Para estar à altura do desafio, Inês Bagulho descreve os métodos de preparação, onde salta à vista o apoio de um dos seus colegas nomeados, Custódio Coelho. “Tenho-me focado em analisar o máximo de jogos das equipas que participam nesta Final 8, de modo a conhecer as equipas/jogadores e evitar ao máximo possíveis surpresas. Esta análise de vídeos é complementada com ‘testes’ regulares formulados e partilhados pelo Custódio Coelho para melhoria do nosso corpo de arbitragem em Portugal. Nos jogos da competição portuguesa, tenho tentado melhorar os pontos menos positivos que me foram assinalados na fase anterior pelos técnicos da IWBF, mais especificamente, nestes jogos, tenho dado ênfase à retenção do apito (analisar o resultado de toda a situação antes de tomar a decisão), ao controlo dos aparelhos e pormenores de técnica de arbitragem a três”, resumiu.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 


Portugueses no estrangeiro mantêm bons resultados

Os atletas portugueses têm-se vindo a destacar em competições internacionais ao longo da temporada de 2023/2024.

No que toca aos treinadores portugueses, Philippe da Silva (Nanterre 92 – Betclic Elite Pro A) cumpriu a segunda vitória consecutiva frente ao Chalon/Saone. Ricardo Vasconcelos (Recoletas Zamarat – LF Challenge | Espanha) entrou nos quartos de final do campeonato com uma vitória.  Daniel Brandão (Amical Steinsel, LBBL | Luxemburgo) venceu o jogo da primeira ronda da final do campeonato luxemburguês.

 

Estatísticas individuais dos atletas portugueses:

Travante Williams (BAXI Manresa, ACB – Espanha):

10pts, 4res, 1ast (20min) na derrota por 90-97 frente ao Andorra

 

Rúben Prey (Joventut Badalona, ACB | CB Prat, LEB Prata – Espanha):

1res (4min) na vitória por 96-90 frente ao Girona

 

Diogo Brito (ICG Força Lleida, LEB Ouro – Espanha):

13pts, 1ast (24min) na vitória por 80-75 sobre o Melilla

 

Rafael Lisboa (Grupo Alega Cantabria, LEB Ouro – Espanha):

7pts, 1res, 2ast (17min) na derrota por 67-81 frente ao Estudiantes

 

Vlad Voytso (Grupo Alega Cantabria, LEB Ouro – Espanha):

3res (15min) na derrota por 67-81 frente ao Estudiantes

 

Francisco Amarante (Unicaja Banco Oviedo, LEB Ouro – Espanha):

Não jogou esta semana.

 

Tiago Dias (HLA Alicante, LEB Ouro | UAF Lucentum, EBA – Espanha):

Não jogou esta semana.

 

Jorge Embaló (Circulo Gijon Baloncesto, Liga EBA – Espanha):

Não jogou esta semana.

 

Sasa Borovnjak (Esporte Clube Pinheiros São Paolo, NBB – Brasil):

17pts, 4res, 2rb (25min) na derrota por 56-64 frente a Vasco da Gama

 

João Grosso (Pully Lausanne Foxes, SBL – Suíça):

Não jogou esta semana.

 

Anthony da Silva (Besançon Avenir Comtois Basket, NM1 – França):

4pts, 6res, 9ast, 2rb (31min) na vitória por 78-73 diante o Berck

 

Carolina Rodrigues (Nyon, SBL – Suíça):

22pts, 5res, 10ast (37min) na vitória por 74-73 diante Fribourg

 

Laura Ferreira (Montbrison Feminines BC, LF2 – França):

1pts, 8res, 1ast (31min) na derrota por 53-57 diante Chartres

 

Raquel Laneiro (Fjolnir Reykjavik, Subway League – Islândia):

Não jogou esta semana.

 

Lavínia da Silva (Nyon, SBL – Suíça):

10pts, 10res, 2ast, 2rb (35min) na vitória por 74-73 diante Fribourg

 

Maria João Correia (Hozono Global Jairis, LF Endesa – Espanha):

2res, 1ast (9min) na derrota por 67-73 sobre o Araski

 

Sofia da Silva (Lointek Gernika Bizkaia, LF Endesa – Espanha):

4pts, 3res (21min) na derrota por 38-67 diante o Avenida

 

Joana Soeiro (Embutidos Pajariel Bembibre PDM, LF Endesa – Espanha):

11pts, 2res, 5ast (29min) na derrota por 57-94 frente ao Celta Zorka

 

Josephine Filipe (Alter Enersun Al-Qazeres Extremadura, LF Challenge – Espanha):

7pts (34min) na derrota por 51-68 diante o Joventut

 

Mariana Silva (Picken Claret Valencia, LF Challenge – Espanha):

Não jogou esta semana.

 

Clara Silva (Unicaja Malaga, LF Challenge – Espanha:

Não jogou esta semana.

 

Carolina Bernardeco (CB Arxil Pontevedra, LF2 – Espanha):

Não jogou esta semana.

 

Joana Ferreira (Magectias Contra Violencia Genero, LF2 – Espanha):

Não jogou esta semana.

 

Joana Alves (Torino Teen Basket, Serie A2 – Itália):

11pts, 11res, 2ast (29min) na vitória por 52-67 frente a Mantova

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Yuri Fernandes e Ibrahim Mandjam na montra europeia de 26 a 28 de Abril

As fases finais de algumas das principais provas europeias de BCR disputam-se de 26 a 28 de Abril e contam com participação lusa. Ibrahim Mandjam, do Amicacci Abruzzo, faz a estreia na alta roda europeia, em casa, já que o conjunto de Giulianova, na costa este italiana, acolhe a fase final da EuroCup 1 – segundo degrau das competições continentais. O primeiro embate será, no dia 26, sexta-feira, às 12h30, diante dos germânicos Rhine River Rhinos Wiesbaden. Segue-se o duelo com os espanhóis do BSR Ace Gran Canaria, pelas 17h. No segundo e último dia de competição, a formação orientada pelo selecionador italiano, Carlo Di Giusto, enfrenta os austríacos Interwetten Sitting Bulls, às 8h30 – horários de Portugal continental. De assinalar que, no grupo B, mora o Bidaideak Bilbao BSR, onde milita Patrick Anderson, canadiano consensualmente reconhecido como o melhor jogador de todos os tempos da modalidade.

Debutante nas andanças europeias de clubes, Ibrahim Mandjam, poste da seleção nacional de BCR, confessa-se “um pouco ansioso”, mas antevê uma participação positiva. “Acho que vai ser uma experiência boa e enriquecedora. Jogar contra os melhores jogadores e clubes da Europa é mais uma novidade. É a minha primeira vez”, afirma. Não colocando Amicacci entre os principais favoritos, espera “um bom resultado” para as suas cores.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Amicacci Abruzzo (@amicacci)

Já os Hornets Le Cannet, de Yuri Fernandes, viajam também até Itália, à ilha de Sardenha, para procurarem erguer o troféu da EuroCup 2. O colosso gaulês, inserido no grupo B, abre a competição diante dos compatriotas Les Aigles Du Velay, pelas 14h45, de sexta-feira, 26 de Abril. Mais tarde, às 19h15, enfrentam um dos favoritos à conquista da prova, os italianos Unipol Sai Briantea84 Cantù. No sábado, o emblema do sul de França encerra a fase de grupos com os germânicos Hannover United, pelas 10h45 – hora de Portugal continental. O possante extremo, com uma longa “bagagem” no BCR francês, assume um discurso ambicioso. “A equipa encara esta competição para ganhá-la, mesmo estando no grupo mais difícil”, partilhou.

Ambas as provas terão transmissão online, informação oportunamente divulgada.

Nota: fotografia retirada da página de Facebook oficial de Amicacci.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


CB Queluz na liderança do grupo de promoção a sul, na 1ª Divisão Masculina

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, o jogo grande, a opor Clube Basket de Queluz e CBA Município de Albufeira, pendeu a favor dos locais. No grupo de promoção norte, o Casino Ginásio obteve a décima segunda vitória em treze possíveis. No tocante aos grupos de promoção, são encabeçados por ADS/Nacex, a norte, e SC Farense, a sul.

2ª Fase – Grupo Manutenção Norte

Com Jaaden Lewis (32pts, 9res, 10ast, 1rb, 1dl) em plano estratosférico, como espelha a cifra de 48.5 de valorização, a ADS/Nacex ultrapassou o Famalicense AC98-82 -, que teve em Philipe Oliveira (36pts, 11res, 4ast, 1rb, 1dl; 47.5 val.) um concorrente à altura, no que respeita a prestações individuais. Logo atrás, está o Sporting Clube Marinhense, que venceu o GDB Leça80-72. Simão Fino (33pts, 9res, 3ast, 1dl; 38 val.) assinou uma exibição de requinte, pelo conjunto da Marinha Grande, ao passo que, nos leceiros, sobressaiu Gonçalo Prata (13pts, 5res, 2ast, 2rb, 1dl). Fecha o pódio o NCR Valongo, derrotado, fora de portas, pelo Olivais ABTF Betão77-76 -, encontro em que se notabilizaram Charles Cochran (29pts – 12/13 LL -, 13res, 1ast, 1rb, 1dl; 32.5 val.) e Gustavo Nunes (27pts, 15res, 3ast, 1rb; 36 val.), em locais e visitantes, por esta ordem. O Académico Futebol Clube bateu, com clareza, a UAC Sports75-58 -, duelo marcado pelas atuações de Sérgio Felgueiras (17pts, 11res, 2ast, 1rb), nos portuenses, e Onesimo Nauana (13pts, 11res, 2ast, 1rb), nos açorianos.

2ª Fase – Grupo Manutenção Sul

O SC Farense persiste à cabeça da série, com três vitórias de vantagem, na sequência de mais um êxito, desta feita, na receção ao Queluz Sub23 “O Nosso Prego”69-63. Godsman Kwakwah (17pts, 13res) liderou a turma algarvia. Nos forasteiros, o maior perigo partiu de Diogo Lopes (15pts, 5res). O segundo classificado, Scalipus CS, saiu desfeiteado, em casa, perante o Paço de Arcos Clube85-86 -, que tirou partido do engenho de Daniel Figueira (27pts – 5/7 3pts -, 6res, 3ast, 2rb; 32.5 val.). Nos setubalenses, emergiu a figura de Miguel Kiala (24pts, 15res, 1ast, 1rb, 1dl), MVP do desafio, com 37 de valorização. O terceiro posto é ocupado pelo Atlético Clube de Portugal, emblema que levou a melhor sobre o Montijo Basket/Rocwork75-80 -, resultado ancorado na prestação superlativa de Eric Pedro (25pts, 30res, 3ast, 1rb), cujo duplo-duplo lhe valeu a distinção de MVP e a notável valorização de 47.5. Nos donos da casa, nota mais para Pindo Drammeh (18pts, 18res, 2rb, 2dl; 30.5 val.). Na luta pela fuga à despromoção, a Física de Torres Vedras amealhou pontos importantes, no compromisso caseiro com o CBC – Coração do Ribatejo68-65 -, muito por culpa do desempenho acima da média de Paulo Baldé (17pts, 13res, 1ast, 5rb, 3dl; 32 val.). Na formação da Chamusca, ressaltaram os dígitos de Pedro Afonso (12pts, 14res, 2ast, 3rb, 2dl; 30 val.).

2ª Fase – Grupo Promoção Norte

O Casino Ginásio não perde hábitos ganhadores e impôs-se categoricamente, diante do seu público, frente ao Basquete Barcelos ETICOL99-73. Markus Terry (32pts, 7res, 1ast, 1rb, 1dl; 30.5 val.), dos figueirenses, e Evandro Delgado (17pts, 2res, 4ast, 1rb), dos barcelenses, repartiram o protagonismo. Segue-se o Guifões SC, soberano no embate com o FC Gaia/Era Gaia Canidelo77-67 -, onde colheu os frutos da exibição de Oman Oman (17pts, 7res, 3ast, 1rb). Nos gaienses, realce para os números de Tomonique Marion (10pts, 6res, 1rb, 1dl). No Porto, o Club 5Basket/SVSilva passou o teste com o CD Póvoa Sub2381-60 -, à boleia da inspiração de Harold Cardwell (12pts, 9res, 7ast, 1rb, 1dl). O inconformismo poveiro veio, sobretudo, das mãos de Eduardo Santos (10pts, 10res, 2ast). Encerra o quarteto da frente o SC Beira-Mar, que levou avante as suas intenções, no confronto com o CB Viana Nortaluga76-71 – impulsionado por Jacquelino Mendonça (17pts, 20res, 1rb; 33.5 val.), em despique individual com Nfamara Conde (20pts, 17res, 1ast).

2ª Fase – Grupo Promoção Sul

O Clube Basket de Queluz passou para a liderança – e tem ainda um jogo a menos -, ao derrotar o agora segundo classificado, CBA Município de Albufeira, por 80-75. Malik Hardmon (28pts, 13res, 1dl; 36.5 val.) assinou uma prestação de gala para ajudar a sua equipa a alcançar a vitória. No coletivo algarvio, merece ênfase a performance de Miguel Yimbu (19pts, 15res, 2dl; 30 val.). No terceiro lugar, o Eléctrico Futebol Clube suplantou o BAC/Crossjoin Solutions87-83 -, após prolongamento, desfecho com correlação direta com os números rubricados por Alante Fenner (28pts, 5res, 7ast, 7rb; 32.5 val.). Nos almadenses, Adaku Anumu (31pts, 4res, 1ast, 1rb) mostrou-se o mais diligente. A ABA IPCB também capitalizou o fator casa para derrubar a oposição do Angrabasket95-78. Nos albicastrenses, Jonah Underwood (33pts, 14res, 7ast, 2rb, 1dl) projetou-se para um patamar de excelência, traduzido em 50 de valorização. Nos insulares, Joel António (20pts, 21res, 1ast, 1rb, 1dl) procurou inverter o rumo dos acontecimentos. O Belenenses contornou a resistência do Estoril Basket Clube68-75 – e continua na perseguição aos lugares cimeiros. Diogo Carvalho (20pts, 10res, 3ast, 1rb, 1dl), nos vencidos, e Kisingo Domingos (22pts, 12res, 1ast, 3rb), nos vencedores, reclamaram as atenções.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Triplo-duplo de Cornelius Hudson dá MVP ao norte-americano do Vitória SC

A 21.ª jornada da Liga Betclic Masculina terminou esta segunda-feira e foi o extremo do Vitória SC, Cornelius Hudson, que se destacou com 44.5 pontos de valorização MVP.

No triunfo do conjunto minhoto sobre a AD Galomar (70-95), Hudson protagonizou um triplo-duplo com 25 pontos, 11 ressaltos e 10 assistências, juntando ainda cinco roubos e dois desarmes de lançamento.

Além do jogador 30 anos, também Tanner Omlid (24pts, 10res, 3ast, 5rb, 2dl – 32 valorização) do FC Porto, Emanual Shepherd (20pts, 9res, 2ast, 1rb – 28.5 valorização) do Esgueira Aveiro OLI, o poste do SL Benfica Terrell Carter (14pts, 9res, 2rb, 2dl – 27 de valorização) e ainda André Silva (21pts, 5res, 7ast, 3rb – 27 valorização), do Imortal LUZiGÁS.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

*O fator principal na escolha de MVP é o índice MVP que se encontra na estatística do jogo. Em caso de igualdade, o critério de desempate é o tempo de jogo, sendo dada prioridade a/ao atleta que jogou menos tempo.

*O cinco ideal é selecionado com base em todas as posições em campo e não pela simples ordem de valorização.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Queluz e BSA a um triunfo da final da Proliga

As meias-finais da Proliga começaram este fim de semana, com o Queluz CONSILCAR e o BSA – PSA Sines a vencerem e a ficarem a um triunfo da final da prova.

O Maia Basket Clube e o Galitos BARREIRO estão obrigados a ganhar para levar a questão para a “negra”. Importa não esquecer que o Galitos já garantiu a subida à Liga Betclic Masculina.

 

A norte, o Queluz superou o Maia Basket por 79-85.

A formação da Linha de Sintra esteve quase sempre na dianteira do marcador, com Latreavin Black (valorização de 36 – 23pts, 9/11 2P, 5/6 LL, 8res, 4ast, 1rb, 1dl), Jordan Taylor (16pts, 3/4 2P, 5res, 5ast, 1rb), Drew Buggs (15pts, 3/6 3P, 7res, 10ast, 4rb, 2dl), Josimar Cardoso (14pts, 4/5 LL, 11res, 1ast, 1rb) e Gonçalo Tavares (11pts, 4/5 LL, 2res, 1ast, 1rb) em foco pelas suas cores.

Por seu turno, do lado maiato, sinal mais para Myles Douglas (18pts, 5res, 2ast), Mileeek McMillan (13pts, 4/7 2P, 9res, 4ast, 1rb, 1dl), Diogo Gomes (13pts, 6/10 2P, 2res, 6ast, 1rb) e Milton Valente (11pts, 4/5 2P, 3/4 LL, 4res, 1ast, 2dl).

 

Mais a sul, o BSA bateu o Galitos por 82-73.

Os donos da casa controlaram as operações e já no último quarto chegaram a dispor de 16 pontos de vantagem, mas o Galitos acabou por recuperar terreno.

Malcom Richardson (valorização de 38 – 19pts, 6/7 LL, 10res, 10ast, 2rb, 2dl) obteve um sensacional triplo-duplo na turma da costa alentejana, sendo secundado por Amarilson Lopes (19pts, 8/11 2P, 3/4 LL, 8res, 1ast, 2rb), Russell II (117pts, 6/12 2P, 10res, 2rb, 1dl) e João Carreiras (12pts, 2/3 3P, 4/4 LL, 2ast, 2rb).

Quanto ao Galitos, Rodgree Stein (19pts, 13res, 6ast, 2rb), Daniel Machado (16pts, 4res, 1ast, 2rb), Jaques Conceição (12pts, 5res, 4ast, 1rb) e Matthews Ellis (11pts, 16res, 1ast, 1rb, 2dl deram nas vistas.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Atlético Basquete Clube de Santo André

 

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Pedidos de acreditações abertos para a Taça Hugo dos Santos

Estamos perto de mais um ponto alto do calendário basquetebolístico nacional, com a fase final da Taça Hugo dos Santos, entre 3 e 5 de maio!

O Multiusos de Gondomar vai ser o palco de uma competição que envolve UD Oliveirense, Sporting CP, FC Porto, Ovarense GAVEX, SL Benfica e Imortal LUZiGÁS.

Os pedidos de acreditações para a comunicação social já se encontram abertos. Os pedidos devem ser enviados para comunicacao@fpb.pt com a indicação do nome dos(as) profissionais, suas funções e os seus respetivos órgãos de comunicação social.

Os jogos da prova serão os seguintes:

1.ª eliminatória (3 de maio)

18h30 – FC Porto vs. Ovarense GAVEX

21h30 – SL Benfica vs. Imortal LUZiGÁS

Meias-finais (4 de maio)

15h – UD Oliveirense vs. Vencedor FC Porto – Ovarense

18h – Sporting CP vs. Vencedor Benfica – Imortal

Final (5 de maio, 16h30)

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


BC Gaia e APD Braga prosseguem luta pelo primeiro lugar na Liga BCR

Na Liga BCR, disputaram-se três encontros, a envolver as equipas de APD Braga, BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, APD Lisboa, APD Leiria e GDD Alcoitão. No primeiro desafio da jornada, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto impôs-se, no reduto da APD Leiria, por 60-65. Os gaienses entraram a todo o gás e construíram, paulatinamente, uma vantagem que chegou a 19 pontos. Contudo, uma reação enérgica do conjunto do Lis, nos derradeiros dez minutos, ainda equilibrou o marcador. Daniel Rodrigues – 4.0 – (16pts) e Luís Assunção – 4.5 – (16pts) dividiram o protagonismo, nos bicampeões nacionais. Nos comandados de Luís Ramos, sobressaíram Iderlindo Gomes – 4.0 – (14pts) e Nuno Nogueira – 3.0 – (14pts) – 9-17 / 18-24 / 7-10 / 26-14.

Já a APD Braga, aplicou-se, no Pavilhão Susana Barroso, e construiu uma vitória robusta, ante a APD Lisboa – 38-77 -, marcador alicerçado em boas atuações individuais, como as rubricadas por Hélder Freitas – 3.5 – (31pts) e Hélder Moreira – 4.0 – (18pts). Nos lisboetas, que foram a jogo com muitas baixas, deram nas vistas Ahmat Afashokov – 4.0 – (16pts) e Bruno Lopes – 3.0 – (13pts) – 14-18 / 10-17 / 4-18 / 10-24. Os minhotos ocupam o segundo lugar, atrás do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, mas têm ainda dois jogos por cumprir. Em caso de vitória em ambos, numa situação de igualdade pontual, o conjunto bracarense goza de vantagem face aos gaienses.

Em embate equilibrado, a APD Leiria fez esquecer a derrota sofrida, no sábado, e ultrapassou o GDD Alcoitão, fora de portas, por 51-56. A formação leiriense mostrou sempre uma produção ligeiramente superior aos cascalenses, o que lhe proporcionou vantagens marginais em todos os quartos, e revelou maior frieza nos momentos capitais. Afonso Tavares – 4.0 – (10pts, 8res, 3ast), Pedro André Gomes – 2.5 – (10pts, 7res, 3ast, 3rb) e Hugo Maia – 2.5 – (14pts, 4res, 4ast, 2rb) foram os homens em destaque, no coletivo orientado por Fernando Lemos. Do lado contrário, Iderlindo Gomes – 4.0 – (19pts, 11res, 5ast, 2rb; 33 val.) reclamou o estatuto de MVP, bem secundado por Marco Francisco – 4.5 – (15pts, 11res, 10ast, 3rb) e Nuno Nogueira – 3.0 – (14pts, 4res, 6ast, 1rb).

Na Divisão de Honra, a Lousavidas deu um passo importante para a qualificação para a final da competição, ao suplantar a APD Paredes por 49-19. O sucesso lousadense ancorou-se nas prestações de Xavier Santos – 5.0 – (17pts), Leandro Carvalho – 5.0 – (9pts) e Ronaldo Souza – 2.0 – (8pts). No conjunto paredense, sobressaiu Eduardo Bacalhau – 3.0 – (5pts) – 19-06 / 07-08 / 10-00 / 13-05.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.