Artigos da Federaçãooo

FPB e clubes da Liga Betclic Feminina reuniram-se em Fátima

em atualização


APD Braga leva a melhor sobre BC Gaia no jogo 3 da final dos playoffs da Liga BCR

em atualização


Sub20 Femininos saem da Hungria de “bolso meio cheio”

No segundo de dois encontros de preparação para o Campeonato da Europa, a garra portuguesa não chegou para contrariar a estratégia húngara. Depois da vitória de ontem por 54-66, o encontro de hoje da Seleção Nacional de Sub20 Femininos com a sua congénere da Hungria terminou 48-53 para a equipa do leste europeu.

Em Szekesfehervar, a partida começou equilibrada, mas, pouco a pouco, o conjunto adversário foi assumindo a frente do marcador. As atletas lusas terminaram o 3.º período 34-46, tendo inclusive vencido o último quarto por 14-7, mas não foi suficiente para assegurar a segunda vitória deste 3.º Estágio de Preparação para o Europeu da categoria, que se realiza de 6 a 14 de julho, em Klaipeda e Vilnius (Lituânia).

Clara Silva (12pts, 5/8 2P, 4res) e Fatumata Djaló (13pts, 2/3 3P, 2rb) foram os destaques de Portugal. De ressalvar ainda os 12 ressaltos de Inês Bettencourt (5pts).

O próximo momento competitivo da Seleção Nacional de Sub20 Femininos acontece já entre 19 e 23 junho, com o 4.º Estágio de Preparação, onde a equipa das quinas vai defrontar os emblemas de Portugal, Polónia, Espanha e República Checa em Ferragudo.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Neemias Queta estreia-se nas Finais da NBA

Mais um momento histórico para o desporto nacional! Neemias Queta é o primeiro português de sempre a jogar numas Finais da NBA. O gigante do Vale da Amoreira entrou em campo com cinco minutos e 25 segundos por jogar no último período do jogo quatro, frente aos Dallas Mavericks, que conseguiram vencer o primeiro jogo nas finais diante dos Boston Celtics (3-1). 

Neemias Queta registou dois pontos e um desarme de lançamento, entrando assim para a história do desporto nacional ao ser o primeiro atleta português de sempre a jogar e a marcar pontos nas Finais da NBA.

Os Mavericks acabaram por forçar o jogo 5 em Boston ao vencerem em Dallas os Celtics por 122-84, com Luka Doncic (29pts) e Kyrie Irving (21pts) a marcarem um total de 50 pontos juntos.

A apenas uma vitória de Neemias alcançar o título da NBA e a ser o primeiro português de sempre a fazê-lo, o jogo 5 das finais será disputado a 18 de junho (01h30).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok. 


Três vitórias em quatro jogos no segundo dia do Oeiras Basketball International Tournament

Vitória dupla para a Seleção Nacional de Sub16 Masculinos hoje no Oeiras Basketball International Tournament. Se esta manhã Portugal venceu o Odisseia Sub18 por 77-62, a contenda da tarde serviu para consolidar o primeiro lugar da equipa das quinas no grupo, com uma vitória esclarecedora sobre o Paço de Arcos Sub18, por 49-67.

Frente ao Odisseia Sub18, o jogo viu-se jogo equilibrado até ao intervalo e foi no terceiro período que a Seleção se distanciou, acabando por entrar no último período com uma vantagem de seis pontos (54-48).

Já no quarto tempo, o jogo manteve-se renhido nos primeiros minutos até que a Seleção conseguiu uma diferença pontual na casa das dezenas e a partir daí nunca mais olhou para trás.

Destaque para o atleta João Prado, que registou 17 pontos, cinco ressaltos e três roubos de bola.

Frente ao Paço de Arcos Sub18, o destaque foi Erickson Lima (12pts, 6/9 2P, 4res), com os restantes pontos a serem distribuídos de forma muito semelhante por toda a equipa, num jogo relativamente confortável.

Ao final do 1.º período, a vantagem caía para Portugal (11-15), mas o emblema de Paço de Arcos reagiu bem e chegou a estar a apenas um ponto de levar a partida empatada para o intervalo. O parcial de 8-0 imposto pela equipa das quinas nos últimos dois minutos da primeira parte, contudo, acabou com o marcador nos 23-32.

Costuma dizer-se que o 3.º período é o decisivo e foi aí que a vantagem começou a alargar para Portugal, fechando o quarto com uma diferença de 14 pontos no marcador, e o resultado avolumou-se a partir daí, terminando 49-67 a favor da turma lusitana.

E a estes dois jogos junta-se a vitória de ontem frente ao Clube de Basquete de Albufeira, por 59-61, pelo que a seleção lusa pode acabar no primeiro lugar do grupo U18 M A caso vença amanhã, dia 16 de junho, frente ao Paço de Arcos Sub16, partida agendada para as 9 horas, no Pavilhão ISQ.

 

Por seu lado, a Seleção Nacional de Sub15 Masculinos lutou até ao fim frente à equipa de Sub16 do Sporting, no grupo U16 M A, mas o marcador acabou por sorrir aos leões, 52-58.

Num duelo equilibrado, onde se destacou Christian Sambú (10pts), mas com grande parte da equipa a contribuir, os jovens atletas foram assistindo às alternâncias no marcador, com os últimos minutos a decidir uma vitória verde e branca.

Para além da dezena de pontos de Christian Sambú, Miguel Sousa e Pedro Ribeiro contribuíram ambos com 8 pontos.

A Seleção Nacional de Sub15 Maculinos volta a jogar este sábado, dia 15 de junho, pelas 21 horas, frente aos Sub16 do emblema espanhol do Colegio Virgen del Carmen.

No setor feminino, e depois do esforço inglório da última noite, a Seleção Nacional de Sub15 Femininos voltou ao Pavilhão Jesus Correia com ambições renovadas e venceu por larga margem a equipa Sub18 do Colegio Virgen del Carmen (Espanha): 47-82.

A Seleção Sub15 Femininos tem ainda duas partidas pela frente neste torneio, a próxima já esta noite (dia 15 de junho), às 21h, novamente frente à equipa sénior do Paço de Arcos Clube. A competição continua amanhã, dia 16, às 11 horas, no segundo jogo contra a equipa Sub18 do Colegio Virgen del Carmen.

(Em atualização)


Três vitórias em quatro jogos para as Seleções Nacionais no 1.º dia do Oeiras Basketball International Tournament

Naquele que foi o primeiro jogo do Grupo Sen M do Oeiras Basketball International Tournament, a Seleção Nacional de Sub18 Masculinos venceu os seniores do Paço de Arcos Clube por 86-53, alcançando assim a sua primeira vitória neste torneio.

No Pavilhão Jesus Correia, a equipa portuguesa demonstrou-se mais forte no decorrer da partida, assegurando um controlo da mesma desde o início do jogo.

Apesar dos primeiros dois períodos terem sido um pouco mais equilibrados, com a Seleção Nacional a chegar ao intervalo a vencer por uma margem reduzida, foi no terceiro período que se resolveu a partida, com um parcial de 26-10 para a seleção Sub18 masculinos.

O próximo jogo da Seleção Sub18 Masculinos irá decorrer dia 15 de junho, no próximo sábado, às 18h, desta feita frente ao CCA Sub18.

A Seleção Nacional Sub16 Masculinos debateu-se frente ao Clube de Basquetebol de Albufeira Sub16 no Oeiras Basketball International Tournament e venceu por 59-61 o seu primeiro jogo neste torneio.

A partida foi muito renhida desde início, com a Seleção Portuguesa a ter oportunidade de resolver o encontro nos últimos segundos através da linha de lance livre, com o jogo empatado 57-57, mas a não conseguir converter os dois lançamentos.

Deste modo, as equipas continuaram a partida no prolongamento, onde a Seleção Nacional mostrou-se muito forte defensivamente, sofrendo apenas dois pontos e marcando quatro pontos cruciais para selar a vitória.

Destaque para as prestações de João Prado com 12 pontos e quatro ressaltos e para Santiago Silva com 11 pontos, três ressaltos e dois roubos de bola.

A próxima partida da referida Seleção a atuar no grupo U18 M A será realizada a 15 de junho às 9h, frente ao Odisseia Sub18.

Já na partida entre a Seleção Portuguesa Sub15 Feminino e a equipa sénior do Paço de Arcos Clube, Portugal saiu derrotado por 50-62.

O duelo entre as duas equipas começou muito desequilibrado, com a equipa de Paço de Arcos Clube a sair na frente da partida por uma larga margem. Porém, no decorrer do jogo a Seleção Nacional acabou por conseguir diminuir a diferença pontual entre as duas equipas mas não foi o suficiente para impedir a derrota.

Este foi o primeiro de quatro jogos que a Seleção Sub15 Feminino disputou neste torneio, com as duas próximas partidas a terem início dia 15 de junho às 16h e às 21h.

Por fim, no jogo entre a Seleção Portuguesa Sub15 Masculinos e o CAB Madeira Sub16, o domínio da Seleção Nacional fez-se sentir no resultado final, após uma vitória assertiva por 38-76.

Desde o início do jogo que Portugal agarrou a liderança da partida, com um parcial de 03-19 no primeiro período, e desde aí nunca mais olhou para trás, alcançando assim a primeira vitória no grupo U16 M A.

Destaque para Mário Almeida com 13 pontos e Diogo Moreira com 10 pontos. O próximo duelo para a Seleção será frente ao Sporting Sub16, a 15 de junho às 15h.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok. 


Sub20 Femininos batem Hungria no primeiro de dois encontros de preparação para o Europeu

Num encontro onde o desequilíbrio só começou a surgir no quarto período, a Seleção Nacional de Sub20 Femininos venceu a sua congénere da Hungria por 54-66, na primeira de duas partidas de preparação para o Campeonato da Europa, Divisão A, que se realiza de 6 a 14 de julho, em Klaipeda e Vilnius (Lituânia).

Em Szekesfehervar (Hungria), as portuguesas conseguiram reagir ao parcial de 5-0 imposto pelas adversários logo a abrir a partida e rapidamente tomaram a liderança do jogo. Alternâncias consecutivas no marcador e o 1.º quarto termina 14-13 para as húngaras.

O segundo período do jogo viu uma história similar: as atletas da Hungria entraram mais forte, com novo parcial de 5-0, mas com nova resposta lusa. Numa primeira parte onde as bolas de três teimaram em não cair, valeu a ambas as equipas a presença no garrafão. Ao intervalo, o marcador exibia 24-24.

Para o início da segunda parte, alterou-se a tendência. Portugal entrou mais forte e distanciou-se no marcador, mas a equipa adversária não desistiu e voltou a encostar, terminando o 3.º período 39-41 para as portuguesas.

No último quarto do jogo assistiu-se a um maior ímpeto do emblema das quinas (a vantagem mais dilatada cifrou-se nos 15 pontos de diferença a favor de Portugal). Um parcial de 7-0 ainda deu algum alento à seleção húngara, mas a diferença, nos últimos três minutos de jogo, manteve-se sempre na casa dos 10 pontos, terminando 54-66.

Destaque na partida para as exibições de Inês Bettencourt (17pts, 4/6 2P, 2/3 6P, 7res, 4ast, 5rb), Clara Silva (15pts, 7/11 2P) e Maria Neto (9pts, 4/7 2P, 5rb).

O próximo jogo da seleção lusa neste 3.º estágio de preparação está agendado já para amanhã, dia 15 de junho, às 15h30, frente ao mesmo adversário.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 


IV Colóquio Desporto, Ética e Transcendência vai discutir “Desporto, liberdade e democracia”

O IV Colóquio Desporto, Ética e Transcendência: «Desporto, liberdade e democracia» vai acontecer na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, com participação certificada para treinadores/as de desporto, técnicos/as de exercício físico e diretores/as técnicos/as.

O evento vai ter lugar na Sala de Exposições da Universidade Católica Portuguesa, ou apenas online, para quem não se conseguir deslocar. Assim, para quem assiste online será creditado com 0,7 UC´s e para quem assiste presencialmente são 1,4 UC´s (componente geral).

Do programa, destaca-se a conferência “Pensar a liberdade sob o horizonte da fraternidade universal” e “Liberidade, criatividade e motricidade”, assim como um conjunto de entrevistas com antigos atletas. Os painés de debate incluem três temas: O desporto como construção política”; “Políticas desportivas: um laboratório de cidadania” e “Desporto e educação: educar para ser livre”.

Esta é uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto, com participação gratuita mediante inscrição, através deste link – e até ao dia 16 de junho.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Curso treinadores basquetebol grau 1

Vai realizar-se em Ponte de Lima um curso para treinadores de Grau 1, com duas fases, uma online e outra presencial. A segunda fase tem início em julho e apenas caso haja aprovação dos dez módulos teóricos da 1.ª fase.

É um programa de conteúdos para aquisição de competências e conhecimentos associados ao ensino do basquetebol, credenciado pela FPB/ENB e IPDJ.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok. 


Fim-de-semana cheio em Alenquer com o XXI Torneio de Basquetebol

Este fim-de-semana, Alenquer espera receber mais de 600 pessoas nas bancadas para assistir ao XXI Torneio de Basquetebol do Alenquer Basket Clube. A prova decorre entre amanhã, 15 de junho, e domingo, dia 16, com 15 equipas em competição, nos escalões de sub8, sub10, sub12 (amanhã de manhã) e sub14 e sub16 (amanhã à tarde e domingo).

Os jogos vão ter lugar no Pavilhão Municipal de Alenquer e na Escola Secundária Damião de Goes.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Sub18 Femininos preparam Europeu em Terras de Bouro

Com o Campeonato da Europa, Divisão A, a realizar-se de 3 a 11 de agosto em Matosinhos, a Seleção Nacional de Sub18 Femininos vai realizar o seu 1.º estágio de preparação em Terras de Bouro, de 24 a 29 de junho.

As convocadas são as seguintes:

 Nome Clube
Carolina Silva CPN
Denise Neves SIMECQ
Ema Karim SL Benfica
Francisca Teixeira CPN
Joana Magalhães CRCQ Lombos
Lara Varela Sporting CP
Laura Santos SL Benfica
Leonor Neves SL Benfica
Linda Domingos USLG Basket (França)
Maria Amaro Sporting CP
Maria Fernandes Clube dos Galitos
Maria Oliveira Sporting CP
Marta Rodrigues CPN
Marta Vieira SIMECQ
Patrícia Seck Marseilli Smuc (França)
Rita Nazário CRCQ Lombos
Sara Rodrigues CP Esgueira
Sofia Sousa Maia Basket

As atletas Magda Silva (SL Benfica), Maria Andorinho (SIMECQ), Mariana Delgado (CPN) e Sara Albuquerque (CRCQ Lombos) serão convocadas para o 2.º estágio de preparação, com início marcado para 1 de julho, em Pombal.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok. 


Isabel Ribeiro dos Santos vai estar no Clinic de Cantanhede

“Se em abril temos a Festa do Basquetebol Juvenil, onde os protagonistas são os jogadores, o Clinic de Cantanhede representa a ‘Festa dos Treinadores de Formação’, onde os protagonistas são os treinadores”.

As palavras são da última oradora a apresentar para a edição deste ano do Clinic Internacional de Formação de treinadores, em Cantanhede, a 22 e 23 de junho, no Pavilhão “Os Marialvas”: Isabel Ribeiro dos Santos. É um nome muito reconhecido no universo do basquetebol português, com um currículo longo (é treinadora desde 1985) e recheado de títulos distritais e participações em fases finais. Nos escalões séniores, treinou (e fundou) o Grupo Desportivo Esc. Mª. Alberta Menéres – GDEMAM, tendo-se sagrado duas vezes vice-campeã nacional da I Divisão. Representou ainda a seleção nacional enquanto jogadora.

Aos 65 anos de idade e com quase 40 na “sideline”, a preletora acredita mesmo que em nenhuma outra ação “se reúnem tantos treinadores, para se dedicarem estritamente à recolha de mais informação e de mais conhecimento”, com cada edição a receber cerca de 500 técnicos. O que depois se vai “refletir no trabalho desenvolvido com os jogadores e equipas”, caso estes sejam “capazes de aproveitar nem que seja uma ‘vírgula’ para melhorar o seu trabalho nas épocas seguintes”.

A seu cargo, Isabel Ribeiro dos Santos vai orientar, no dia 23 de junho, a sessão “O básico ofensivo para sub16”. No entanto, reitera que não só os momentos formativos do Clinic de Cantanhede são importantes: “Vamos também aproveitar o tempo extra para ‘conversar’ sobre basquetebol e aprender uns com os outros”, frisa.

A prelatora diz ainda que sai “sempre deste Clinic com muita motivação e vontade de começar imediatamente a preparar a época seguinte”.

Além de Isabel Ribeiro dos Santos, participam também no Clinic Internacional de Formação de treinadores, numa organização da Federação Portuguesa de Basquetebol/Escola Nacional de Basquetebol, os técnicos espanhóis Santiago Beltrán (“O Lançamento: Ensinar a lançar por Etapas” e “Como construir um sistema ofensiva desde uma equipa de formação até uma equipa sénior”), Pablo Del Tio (“Drills ataque-defesa do bloqueio direto” e “Atividade defensiva”) e Miguel Giménez Palacio (“Propostas de conteúdos técnicos e táticos para um treino de minibasquete”).

As inscrições decorrem até ao dia do evento, através deste formulário. Os custos de inscrição e o respetivo programa encontram-se disponíves abaixo.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.