Centro de Formação de Basquetebol
O Clube Desportivo da Escola André de Resende iniciará, a partir do dia 14 de Maio de 2005, um projecto inovador denominado Centro de Formação de Basquetebol.
Associações
20 ABR 2005
Neste âmbito todas as crianças dos 1º e 2º ciclos do ensino básico de qualquer escola do distrito de Évora poderão aprender esta modalidade, gratuitamente, com técnicos credenciados. Os intervenientes terão ainda como prémio a participação nos jogos Clausuras de Badajoz, correspondendo ao encerramento do programa jogar daquela cidade espanhola. Para além de formar jogadores, formará também jovens árbitros e treinadores, pelo que conta já com a colaboração de ex-árbitros.
As estruturas cognitivas e intelectuais e o desenvolvimento físico e social destas crianças, permite-lhes apreender alguns conceitos fundamentais: a introdução da «regra», a representação do objectivo do jogo, o jogo organizado, o jogo enquanto actividade formal, o jogo colectivo. Esta fase, precede assim a prática desportiva competitiva e formal e possui características claramente pré-desportivas.Destina-se prioritariamente às crianças que frequentam os 3º e 4º anos de escolaridade, podendo ainda abranger, caso haja manifestação de interesse e condições materiais correspondentes, a crianças do ciclo escolar subsequente. Neste caso, funcionará em estreita articulação com instituições e agentes extra-escolares. In programa jogar da C.M.E.Esta actividade tem o apoio da C.M.E. através do programa JOGAR e decorrerá: – 5ªs feiras 18:00 – 19:00 Pavilhão Escola André de Resende – Sábados, 11:00 12:00 Pavilhão dos Salesianos ( Oratório de S. José) Director Técnico do Clube Professor Luís SerafimCoordenador Técnico – Professor Luís Francisco (Ex técnico da A.A.C. e Juventude de Évora)Treinadores Sónia Casinha (aluna do curso superior de desporto) – Sérgio Rosmaninho (técnico presente em todos os Jamborees nacionais e coordenador do programa Jogar Basquetebol da C,M.E.) – Vasco Silvestre (aluno do curso superior de desporto)(técnicos acreditados na Federação Portuguesa de Basquetebol e com formação escolar universitária).