12 Horas de Minibásquete

As “12 Horas de Minibásquete” são um evento, surgido após a reactivação do CNMB, com o objectivo de divulgar o minibásquete em todos os concelhos do distrito do Porto.

FPB
21 FEV 2005

Segundo o protocolo, vão realizar-se durante 20 anos e em cada ano é visitado um concelho do distrito do Porto. As “12 Horas de Minibásquete começaram em 2001 em Matosinhos, em 2002 estiveram presentes em Valongo e em 2003 no Porto. Este ano coube a Penafiel receber tão prestigiado evento do Plano de Actividades da ABP e do CNMB.

Muitas entidades comparecem nas 12 Horas de MinibásqueteGovernador Civil do Porto, Dr Manuel Moreira, Presidente da Câmara de Penafiel, Dr Alberto Santos, vereadores do desporto e da juventude, Fernanda Ribeiro e Dr António Sousa, Presidente da Federação das Colectividades do Porto, Dr Ornelas, representantes das Associações das Colectividades dos Concelhos de Penafiel e Matosinhos Manuel Ferreira e Ana Luísa e dirigentes da Associação de Basquetebol do Porto Célio Alves e Pedro Aleixo assistiram à 4ª edição das “12 Horas de Minibásquete”, que decorreram no dia 19 de Fevereiro com excelente organização do Clube de Basquetebol de Penafiel.Protocolo consubstancia actividadeDivulgar o minibásquete por todos os concelhos do distrito do Porto, promover o intercâmbio e enriquecimento das vivências desportivas e sociais dos jovens participantes são os objectivos do protocolo de colaboração existente entre a Federação das Colectividades do Distrito do Porto, a Associação de Basquetebol do Porto e a Federação Portuguesa de Basquetebol/Comité Nacional de Minibásquete.ParticipaçãoPara além anfitrião, Clube de Basquetebol de Penafiel, participaram cerca de 400 jovens distribuídos por 38 equipas de praticamente todos os clubes da Associação de Basquetebol do Porto. O clube anfitrião não envolveu apenas as suas equipas de mini, todo o clube, dirigentes, treinadores e atletas colaboram voluntariamente na organização das múltiplas tarefas do evento como organizadores e oficiais de jogos, tendo realizado um excelente trabalhoEnvolvimentoCertos que é na conjugação de esforços de diversas entidades que melhor se poderão consubstanciar estes eventos, as autarquias, o QUERU patrocinador oficial do Minibásquete, que distribuiu bolas e t’shirts, a Federação das Colectividades do Distrito do Porto, a AB Porto e a FPB/CNMB tem realizado com o apoio dos clubes, peça fundamental em todo este processo, este evento que já se afirmou no panorama das actividades do minibásquete no país.FilosofiaA filosofia destes eventos está bem expressa do cartaz da fotografia, minibásquete maxi-fair-play. São necessários muitos eventos destes em que as crianças joguem e joguem muito. No minbásquete o jogo é fundamental as classificações não são nem uma necessidade, nem uma prioridade. Parabéns e sugestãoNa semana passada falámos da “Tourné de Minibásquete da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo”. Agora estamos a apresentar as “12 Horas de Minibásquete da Federação das Colectividades do Distrito do Porto” promovidas em colaboração da AB do Porto. Estes eventos são sinais de vitalidade e prova que existem Associações que procuram formas novas de divulgar e desenvolver o minibásquete. Com vontade, trabalho, um pouco de imaginação e muita cooperação o minibásquete vai sabendo descobrir formas de aumentar a sua expressão. Estão de parabéns todos os que colaboram nestas iniciativas.

FPB
21 FEV 2005

Mais Notícias