120 atletas sub13 participaram num campo de observação e aperfeiçoamento em Almada e Guimarães num projeto FIBA da Youth Development Fund

60 atletas femininos e 60 atletas masculinos marcaram presença

Atletas
10 JUL 2024

No fim de junho e início de julho, os Sub13 realizaram campos de observação e aperfeiçoamento em Guimarães (zona Norte) e Almada (zona Sul), num projeto FIBA da Youth Development Fund.

O Youth Development Fund é um projeto da FIBA Europe, ao qual as Federações se podem candidatar. Serve como catalisador do desenvolvimento e promoção da modalidade de Basquetebol.

Foram observados 30 atletas do género masculino e 30 do género feminino em cada zona, norte e sul. Participaram sete treinadores no norte e dez no sul, sob a supervisão da treinadora Paula Seabra e do treinador Pedro Barbosa. A coordenação foi de Bruno Cazeiro, atual diretor técnico nacional do Minibasquete, garantindo a continuidade entre as categorias de mini 12 e Sub14.

Na zona Norte, a iniciativa decorreu entre 27 e 30 de junho.

Já na zona Sul, foi em Almada entre 4 a 7 de julho.

Bruno Cazeiro salientou a importância da realização dos campos Sub13, afirmando que “é fundamental para a identificação precoce de talentos”.

Este evento é uma mais-valia a nível desportivo e social, podendo ser observada de duas formas segundo o diretor técnico:

“Primeiro, no desenvolvimento dos jovens atletas. Para muitos, é o primeiro contato com esta realidade, passando quatro dias em estágio, aprendendo sobre regras sociais, comportamentais e rotinas que podem ser aplicadas nos seus clubes, como rotinas de treino de técnica de lançamento e convivência em grupo.

Segundo, para os treinadores convidados, é uma oportunidade de conhecer a filosofia da federação, a ideia de desenvolvimento dos jogadores e a linha de trabalho entre os selecionadores. Nesta edição do campo, foi solicitado aos treinadores que participassem na elaboração e condução dos planos de treino.”
De acordo com Bruno Cazeiro, o destaque desta edição foi a “atitude de superação dos atletas diante das dificuldades apresentadas e a troca de conhecimento entre os treinadores.”
Note-se que esta é uma prática que a Federação tinha antes da pandemia e que ainda não havia conseguido retomar por diversas variáveis.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Atletas
10 JUL 2024

Mais Notícias