Benfica quebra invencibilidade dos Lombos na 14.ª jornada da Liga Betclic Feminina

A prova pausa no próximo fim de semana para se jogar a Taça Federação Marsh

Competições
4 JAN 2026

E está dada por encerrada a 14.ª jornada da Liga Betclic Feminina. Depois do jogo de ontem, este domingo foi a vez do SL Benfica derrubar a invencibilidade do CRC Quinta dos Lombos – mas ainda não sobe ao topo. No confronto entre Sporting CP e Imortal LUZiGÁS, foram as algarvias a levar a melhor.

SL Benfica 50-49 CRC Quinta dos Lombos

O primeiro quarto deu desde logo o mote para o que viria a ser o desenrolar da partida: um jogo extremamente competitivo. Com um parcial de 14-13 favorável ao SL Benfica no final dos primeiros dez minutos, a equipa da casa mostrava que acreditava ser capaz de travar a invencibilidade do CRC Quinta dos Lombos.

O segundo quarto voltou a ser marcado pelo equilíbrio, terminando empatado (13-13). A forte luta nas tabelas foi uma das notas dominantes do período, com o Benfica a levar vantagem nesse capítulo, somando 24 ressaltos contra 18 da formação visitante. Ainda assim, as águias conseguiram manter uma vantagem mínima ao intervalo.

O terceiro quarto assumia-se como decisivo para ambas as equipas: ou a Quinta dos Lombos reagia e procurava dar a volta ao resultado, ou o Benfica tentava alargar a vantagem. Para satisfação dos amantes da modalidade, a equipa visitante não baixou os braços e, ao vencer o período por 12-14, passou para a frente no marcador (39-40). Este quarto ficou marcado por uma elevada intensidade defensiva e por vários roubos de bola, que condicionaram os ataques e permitiram aos Lombos assumir a liderança do jogo. Milica Ivanovic foi fundamental nestes instantes finais ao converter cinco pontos no espaço de 20 segundos.

O último quarto foi pautado por grande equilíbrio e manteve o desfecho em aberto até aos instantes finais. Num período intenso e emotivo, a decisão surgiu apenas no último lance do encontro, com Inês Faustino a assumir o protagonismo ao converter um lançamento decisivo, garantindo a vitória da sua equipa e colocando um ponto final na invencibilidade da Quinta dos Lombos. Letícia Soares foi a MVP do encontro com um duplo-duplo (13 pontos e 12 ressaltos) formando 18 pontos de valorização mas, dar também destaque à prestação de Inês Faustino (10 pontos e 3 ressaltos). No lado da equipa dos Lombos, foi Chanaya Pinto a jogadora em destaque com nove pontos, 12 ressaltos e três assistências.

A estatística completa.

Sporting CP 77-82 Imortal LUSIADAGÁS

O Imortal entrou mais eficaz e dominador, impondo o seu ritmo desde o apito inicial. A maior evidência ofensiva permitiu à equipa visitante vencer o primeiro quarto por 15-23, vantagem que voltou a alargar no segundo período (16-23), saindo para o intervalo com um ascendente claro no encontro.

No regresso dos balneários, o Sporting apresentou uma atitude bem diferente. A equipa leonina intensificou a pressão defensiva e conseguiu travar o jogo exterior do Imortal. Essa mudança refletiu-se no marcador, com os leões a vencerem o terceiro quarto por 20-19 e a reduzirem gradualmente a desvantagem.

O último período foi disputado a alta intensidade, com o Sporting a carregar ainda mais na pressão e a aproximar-se ainda mais no marcador. Ao vencer o parcial por 26-17, a formação da casa manteve o jogo em aberto até aos instantes finais, mas o Imortal soube gerir a vantagem construída na primeira parte e assegurou o triunfo por 77-82.

Na equipa do Imortal, Micaela Kelly foi a MVP com 29 pontos de valorização, com 18 pontos, oito ressaltos e cinco assistências. De dar também destaque a Marta Vargas que somou 23 pontos no encontro. No lado do Sporting, Dayna Rouse fez um duplo-duplo (19 pontos e 11 ressaltos) e foi fundamental para a equipa leonina.

A estatística completa.

Sportiva Azoris Hotels 73-64 Sanjoanense HELIOTEXTIL

O arranque do jogo foi determinante para o desfecho final. O Sportiva entrou com grande intensidade e venceu o primeiro período por 28-17, criando desde cedo uma margem confortável. No segundo quarto, a equipa da casa manteve a solidez defensiva e voltou a superiorizar-se (20-16), chegando ao intervalo com vantagem clara no marcador.

Na segunda parte, o equilíbrio foi maior. A Sanjoanense conseguiu ajustar processos e venceu pela margem mínima o terceiro período (14-15), procurando relançar a partida. Ainda assim, o Sportiva AZORISHOTELS mostrou maturidade na gestão do jogo e, apesar da reação visitante no último quarto (11-16), nunca permitiu que o controlo do encontro ficasse em causa.

Em destaque esteve Genesis Rivera, eleita MVP da partida após uma exibição sólida com 18 pontos, seis ressaltos, duas assistências e um desarme de lançamento, somando 20.5 de valorização. Do lado da equipa de São João da Madeira, nota ainda para a prestação de Juliana Souza, que contribuiu de forma decisiva com 13 pontos, sete ressaltos, uma assistência, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (16 de valorização).

A estatística completa.

SC Coimbrões SANCHO PANZA 76-57 Galitos FFonseca

Grande jogo em Vila Nova de Gaia e a equipa anfitriã conquista a sua segunda vitória na fase regular da Liga Betclic Feminina. As comandadas de Francisco Costa tiveram em Lauren Golding uma verdadeira MVP: foram 24 pontos e 15 ressaltos para a norte-americana do SC Coimbrões, com 37 de valorização e – o mais importante – a vitória.

A verdade é que o emblema do distrito do Porto venceu todos os quartos exceto o primeiro (18-18, 10-6, 24-16, 24-17), já chegando a vencer ao intervalo e alavancando essa vantagem no terceiro, mas sem nunca ver o emblema de Aveiro baixar os braços. O Galitos FFonseca chegou aos derradeiros dez minutos a perder por oito e ainda deu sinais de recuperação, com Inês Neto (13pts) e Luisa Nufer (11pts, 5res) em maior destaque, mas, com uma rotação de somente oito jogadoras, num plantel recentemente fustigado por lesões, não foram capazes de inverter o marcador.

A jovem Mafalda Monteiro (SC Coimbrões) marcou 16 pontos.

A estatística completa.

Basquete Barcelos HMMOTOR 59-71 GDESSA Barreiro

O GDESSA Barreiro queria a “desforra” da primeira volta e assim foi: num jogo extremamente equilibrado do princípio ao fim, foram as pupilas de André Martins que levaram a melhor, “castigando” as barcelenses com quatro quartos duros: 23-24, 15-19, 11-15 e 10-13, e só mesmo no último é que se acentuou a diferença para o coletivo de Santo André do Barreiro.

Márcia Costa foi a MVP, com 23 pontos e, do outro lado, a melhor foi Rebecca Taylor (21pts, 12res), num matchup de excelência e que muito promete para os anos vindouros da Liga Betclic Feminina.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Competições
4 JAN 2026

Mais Notícias