2ª Festa em Monção

Minibasquete não é só… Minibásquete não são apenas jogos, minibásquete é fazer amizades, é proporcionar actividades lúdicas, é dar informação cultural.

Nesta perspectiva cerca de 250 jovens que estiveram presentes em Monção ficaram a saber, quem foi a Deu-la-Deu Martins, quem é a Coca, quem foi o poeta João Verde e o que é um foral. O que, segundo o poeta, o rio Minho separa o minibásquete junta, e as crianças vindas de todo o Portugal conviveram com os minis da Galiza.

Minibasquete é culturaDividindo o pavilhão em quatro campos com nomes, e prestando alguma informação, foi a forma extremamente simples os participantes na 2ª Festa do Minibasket de Monção ficaram com conhecimentos sobre:O que é um foralNo fim de semana da Festa do Minibasket estavam precisamente a decorrer as comemorações do foral de Monção.Quem foi Deu-la-Deu MartinsNo ano de 1369, durante um cerco dos castelhanos a Monção, Deu-la-Deu ordenou que se juntasse toda a farinha que restava, mandou fazer o maior número de pães e atirou os ao inimigo dizendo: Nós temos muiro que comer. Tomai porque deveis estar cheios de fome. O inimigo vendo tanta fartura levantou o cerco e voltou à outra margem do rio.O que é a CocaÉ um dragão que luta com S. Jorge no dia do Corpo de Deus, na fotografia pode-se ver a “cóquinha” réplica da coca.Quem foi João VerdePoeta e autor dos versos que inspiraram a introdução desta notícia:“Vendo-os assim tão pertinhoA Galiza mail’o MinhoSão como dois namoradosQue o rio traz separadosQuase desde o nascimentoDeixai-os, pois, namorarJá que os pais para casarLhes não dão consentimentoParticipaçãoComeçando pelas equipas mais ao sul para terminar no clube anfitrião estiveram presentes em Monção o Barreirense, Quelz, Académica de Coimbra, Celorico Basket, de Celorico da Beira, Coimbrões, Bolacesto, Alfenense, G.D. Leça, C.B. Penafiel, Vitóra de Guimarães, Juventude de Guimarães, E.D Viana, E.D. Limiana, Monção Basket, ATL da Santa Casa da Misericórdia de Monção e a equipa Galega do C.B. Caselas.Apoios e presençasEsta iniciativa não seria possível sem o apoio da autarquia, do Seminário S. Teotónio e da Escola EB 2,3 de Monção. Num fim de semana de intensa actividade no concelho o presidente da Câmara, Dr José Emílio Moreira acompanhado pelo vereador do desporto Eng. Augusto Domingues fizeram questão de marcar a sua presença no evento. Também presentes o DT CNMB San Payo Araújo e o rato Queru ajudaram a animar uma festa que se está a transformar num dos grandes eventos de minibásquete no país.Organização e futuroLeonel Samarão e Paulo Tina dirigiram de forma excelente e eficaz a larga e excepcional equipa de voluntários, que de forma incansável tudo fizeram para contribuir para o sucesso desta iniciativa e suportaram todas as tarefas dum evento que beneficiou da experiência adquirida o ano passado para melhorar a organização da Festa do Minibasket em Monção. Como os dois dias já sabem a pouco, Filipe Dias já prevê que para o ano que vem este evento possa durar 3 dias. Parabéns ao Monção Basket quem quiser mais informações e fotografias, muitas fotografias sobre este evento deve visitar o portal do Monção Basket http://moncaobasket.portaisvivos.net/

15 MAR 2005