“A confiança em nós depositada constitui o reconhecimento da nossa capacidade organizativa”

Matosinhos está na crista da onda, com a realização do Europeu de Sub 20 Femininos a prometer prender as atenções do universo basquetebolístico.

Associações | Atletas | Competições | Juízes | Seleções | Treinadores
6 JUL 2017

 

Eduardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal local, falou à FPB na antecâmara do evento.

 

Nota: Foto fornecida pela CM de Matosinhos

Matosinhos voltará a estar nas bocas do basquetebol. A cidade já não passa sem os Europeus?

Matosinhos recebe importantes competições europeias de basquetebol pelo quinto ano consecutivo e tem muito orgulho nisso. A confiança em nós depositada constitui o reconhecimento da nossa capacidade organizativa e também do modo como temos sido capazes de mobilizar os adeptos da cidade e da região, transformando estas provas numa grande festa desportiva. Queremos, por isso, que a Europa do basquetebol continue a contar connosco.

 

Qual é a envolvência da autarquia neste evento? Como se desenrola a preparação?

A Câmara Municipal de Matosinhos disponibiliza instalações para os jogos e para os treinos das Seleções, comparticipando também nas despesas de organização do evento, nomeadamente nas despesas de transportes e de outros serviços associados. O grosso do trabalho de preparação é assegurado pela empresa municipal Matosinhos Sport, a qual mantém uma estreita ligação com outros departamentos municipais necessários à mobilização logística, mas também a outras ações destinadas ao envolvimento da população. Lembro-me, por exemplo, de termos promovido, conjuntamente com a Federação Portuguesa de Basquetebol, uma ação com as nossas atletas e as peixeiras do Mercado Municipal, que foi um sucesso.

 

O basquetebol é uma modalidade de referência no concelho de Matosinhos, com vários clubes. Encontra uma explicação para tal facto? Quais os principais motivos?

Matosinhos dispõe, desde logo, de excelentes instalações desportivas, o que constitui um fator importante para o sucesso das modalidades de pavilhão e, antes de tudo, para a mobilização dos jovens nas idades de formação. Isto tem permitido que os nossos clubes obtenham regularmente bons resultados desportivos, não só no basquetebol, mas também no voleibol, no andebol e na patinagem, conquistando título nacionais e até internacionais. Seguimos, para além disso, uma política que providencia apoio municipal à formação de atletas, sendo curioso notar que, no basquetebol, os apoios previstos privilegiam as atletas, o que, de algum modo, poderá justificar ou ser consequência das competições internacionais que a cidade tem acolhido.

 

Como descreve Matosinhos, atualmente, em matéria desportiva, no geral? O concelho confunde-se com a prática desportiva?

Sim, Matosinhos é um concelho de referência em várias áreas de atividade, da cultura à educação, passando pela ação social, pelo ambiente e pela proteção civil, e o desporto não é exceção. Temos, como já disse, equipamentos desportivos de grande qualidade, uma política clara de apoio aos clubes e aos atletas, e fomos pioneiros, por exemplo, na criação de iniciativas destinadas a promover a prática desportiva informal.

 

Que palavras quer deixar para todas as atletas/adeptos que vão estar presentes nos Campeonatos da Europa?

Espero que se divirtam em Matosinhos e, sobretudo, que tenham tempo e oportunidade de descobrir e de conhecer tudo aquilo que podemos oferecer a quem nos visita, da programação cultural intensa aos prazeres da mesa, passando pela praias de qualidade e pelo património.

Associações | Atletas | Competições | Juízes | Seleções | Treinadores
6 JUL 2017

Mais Notícias