“A entrega e vontade de fazer as coisas bem são os aspectos mais positivos”
A Seleção Nacional de Sub18 masculinos já está em Oradea, na Roménia, para disputar o Campeonato da Europa (Div.B) da categoria. Em entrevista à FPB o selecionador nacional, João Tiago Silva, anteviu a preparação da equipa das quinas e desvendou as chaves para o sucesso do conjunto nacional.

Associações | Atletas | Competições | Juízes | Seleções | Treinadores
23 JUL 2019
Portugal, inserido no Grupo D, faz a sua estreia esta sexta-feira, dia 26 de julho, diante da Bielorrúsia, pelas 14h15.
Portugal tem-se preparado para este Europeu, incluindo a participação em dois torneios. Quais os aspectos mais positivos a tirar destas semanas de trabalho?
A entrega e vontade de fazer as coisas bem são os aspectos mais positivos. Temos jogadores de oito clubes que passaram por diferentes realidades competitivas este ano. Fazer com que todos pensem da mesma maneira foi o grande objectivo desta preparação. Os dois torneios ajudaram a perceber que a intensidade que temos que apresentar nos 40 minutos de cada jogo tem que ser muito alta se quisermos disputar os jogos.
Temos a companhia da Bielorrússia, Suécia, Kosovo, Hungria e Áustria no Grupo D. Como avalia estes adversários?
Do que já conseguimos ver dos nossos adversários podemos dizer que fisicamente estão acima de nós. Mas esta é uma realidade com a qual já estamos habituados. Compensar esta diferença com atitude, entrega e coesão é a fórmula para sermos competitivos. Os três primeiros jogos são com as equipas teoricamente mais fortes.
Quais são as principais dificuldades que Portugal terá pela frente? Foi definido algum objetivo?
Queremos ser competitivos em todos os jogos. Sermos intensos e disciplinados vai deixar-nos mais perto de ganhar. Confiamos que esta mensagem já foi interiorizada pelos nossos atletas. As nossas Selecções competem com o objectivo de passar aos quartos de final e para isso temos que estar 100% focados pois estamos num grupo bastante equilibrado. Depois como disse o Professor Mário Gomes, em conversa com os nossos atletas, a competição irá colocar-nos na nossa posição. Que será tanto melhor quanto maior for a Coesão, Confiança e Coragem demonstradas.