“A experiência está a ser incrível!”

Apolo Caetano, atleta do FC Porto e do CNT, foi um dos selecionados para o NBA Academy

Atletas
19 JAN 2023

A NBA está na Europa, para disputar o “The NBA Paris Game 2023” e, englobado no evento surge também a oportunidade para a “NBA Academy Paris Tour”. Na equipa da NBA Academy está, pela primeira vez na história, um jovem atleta português. Apolo Caetano, jogador do FC Porto e atleta do Centro Nacional de Treino (CNT) foi um de apenas dois europeus eleitos para integrar a equipa da NBA Academy que por estes dias está em Paris a treinar e jogar contra equipas francesas.

A FPB chegou à fala com o jovem português que se mostrou radiante pela experiência que tem vivido: “A experiência está a ser incrível. Destaco-me por já estar habituado ao nosso basquetebol europeu, mas aqui temos vários jogadores de todos os cantos do planeta”, explicou.

Apolo Caetano é natural dos Açores, mas desde a temporada passada que está no continente sendo um dos atletas do Centro Nacional de Treino de Ponte de Sôr. Para o jovem de 15 anos, o trabalho desenvolvido ao serviço da Seleção Nacional e no CNT foi fundamental para ser um dos eleitos da NBA Academy: “Aconteceu tudo muito rápido. Foi resultado do torneio que fizemos em Íscar, em Espanha, competição disputada com várias seleções e onde tive a oportunidade de defender as nossas cores. Depois disso surgiu o convite. Acho que se não tivesse ido à seleção não estaria aqui, assim como o trabalho que venho desenvolvendo no Centro Nacional de Treino”, contou.

Relativamente ao convite para estar presente em Paris, Apolo Caetano explicou sucintamente como surgiu a oportunidade: “A NBA entrou em contacto com a minha mãe e pronto, fui selecionado. Não sabia para o que vinha, para não ficar nervoso, mas sabia que era em Paris e que ia ter esta oportunidade fantástica”, confessou.

No que diz respeito aos dias que tem vivido junto da elite juvenil do basquetebol mundial, o base de 15 anos relatou aquilo que é o quotidiano da NBA Academy nesta tour em Paris: “Acordamos cedo, por volta das 6h00, tomamos pequeno-almoço, depois temos treino entre as 8h30 até às 10h30 e vamos almoçar muito cedo, tipo 11h30. Depois temos jogo de tarde e jantamos também muito cedo por volta das 18h30. Até agora fizemos um tour por Paris e esta quinta-feira temos o NBA Game para ver. Estou entusiasmado”, referiu.

No que toca aos jogos que já disputou e aos treinos que já fez, o açoriano acredita que os resultados têm sido positivos: “Os jogos correram bem, dei o meu melhor, defendi bem, mas acima de tudo destacaria o esforço que coloquei em cada jogada”, contou.

Apesar das diferenças e dos desafios desta nova experiência na NBA Academy, Apolo diz-se preparado para o desafio: “Aqui as dimensões dos meus adversários são diferentes. Os meus adversários são maiores, estão habituados a esta carga de trabalho, mas tenho as ferramentas e a explosividade necessárias para os conseguir acompanhar. Durante o jogo temos de explorar bem os “mismatch” que possam existir e aguentar quando estou a defender alguém mais forte ou mais alto do que eu”, concluiu.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Nanterre 92 (@nanterre_92basket)

A NBA Academy é uma equipa composta por atletas sub16 dos quatro cantos do mundo. Até agora a equipa do jovem luso disputou dois jogos, perante a equipa sub18 do Nanterre e diante da equipa da Oranage Academy, mas ainda tem pela frente mais três partidas. No dia 20 de janeiro defronta a equipa da INSEP (National Institute of Sport, Expertise, and Performance), dia 21 os sub17 de Le Mee e termina a tour em Paris com novo encontro com a equipa sub19 de Nanterre.

Atletas
19 JAN 2023

Mais Notícias