“A Festa do Basquetebol Juvenil é um hino ao fair-play”
O «Encontro de Boas Práticas da Ética no Desporto» teve lugar esta segunda-feira, no Museu Nacional do Desporto e contou com a presença de diversos embaixadores do Plano Nacional de Ética Desportiva.

Associações | Festa do Basquetebol
3 DEZ 2019
Vítor Pataco, Presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, abriu a sessão sendo que a palavra foi posteriormente dada ao Prof. António Rosado que fez uma apresentação sobre a temática do evento, a ética desportiva. Seguiu-se uma tertúlia com os diversos embaixadores do Plano Nacional de Ética Desportiva, como o prof. Gentil Martins, João Capela, Jorge Machado, Jorge Pina, Nuno Delgado, Joana Pratas, entre outros que demonstraram, através das suas intervenções, o lado positivo do desporto. O programa incluiu também relatos de iniciativas e projetos ligados à ética desportiva, promovidos pelas federações desportivas, e outras entidades, entre as quais se destacou a partilha das boas práticas da FPB.
Esteve encarregue da apresentação das iniciativas federativas o árbitro internacional, Sérgio Silva, que destacou o trabalho realizado no basquetebol no âmbito da ética no Desporto. A FPB foi a primeira entidade certificada com a Bandeira da Ética, desenvolvendo campanhas como a “Pais e Filhos”, “Luta contra a violência”, “Respeita” ou a implementação do Cartão Branco e da criação do “Programa Valorizar” que atribui benefícios materiais a clubes que cooperem com as boas práticas. A sessão que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, teve ainda como exemplo máximo a “Festa do Basquetebol Juvenil” que, nas palavras de José Lima, Coordenador do PNED, se trata de “um hino ao fair-play”.