A FPB marcou presença no “Match Up”
No passado dia 29 de Dezembro decorreu no auditório do IPDJ em Coimbra um encontro intitulado pelos seus organizadores de” Match Up” cujo objetivo cumprido foi a abordagem de ideias, propostas e opiniões sobre o futuro do basquetebol português. Durante 6 horas abordaram-se e debateram-se vivamente importantes vertentes da modalidade. Apesar de algumas intervenções revelarem o não conhecimento do que já hoje é promovido pelo basquetebol português, certamente por dificuldades de comunicação/divulgação por parte da FPB que importará corrigir, a generalidade das opiniões emitidas são merecedoras de reflexão enquanto reconhecidos contributos para o aperfeiçoamento dos percursos a prosseguir pela modalidade.
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4 JAN 2013
A convite da organização, a FPB esteve representada pelo seu Presidente, Mário Saldanha, que interveio na abertura do evento congratulando os seus organizadores pela iniciativa. Manifestou ainda a convicção que a participação da família do basquetebol na discussão construtiva das diversas vertentes da modalidade, concorrerá para que se encontrem os melhores caminhos para a sua consolidação e elevação no panorama do desporto nacional.
O evento foi organizado em dois painéis sobre duas importantes vertentes da modalidade. Os respetivos temas foram enquadrados por um conjunto de oradores que se referiram a sub-temáticas específicas e orientados no tempo por um moderador que posteriormente conduziu o debate que se seguiu àquelas participações.No 1º Painel – “a importância de uma LPB competitiva para o desenvolvimento do basquetebol em Portugal. Como o fazer?” – moderado por Olímpio Coelho, participaram como oradores:- Valdemar Cabral (Presidente do CAD de Braga) aludiu ao subtema “De que forma podem os árbitros ajudar a aumentar a competitividade da LPB?”- Carlos Barroca (Comentador SportTV/NBA e promotor de eventos) abordou o subtema “Reconquistar espaço nos meios de comunicação social, nomeadamente na Televisão e Jornais. Como o fazer?”- José Violante, (ex-Vice Presidente da NBA para a Europa) reportou o subtema “Que estratégias e medidas para valorizar a marca LPB e os clubes?”- Manuel Fernandes (Diretor Técnico Nacional) apontou o subtema “Regulamentar para aumentar a competitividade. Que medidas?”- Rui Diniz (responsável do Marketing da ADVagos) referiu o subtema “Que estratégias de financiamento dos clubes, explorando o potencial local e regional?”No 2º Painel – “a importância da formação de atletas para o desenvolvimento do basquetebol em Portugal. Como o fazer?” – moderado por Rui Gomes, participaram como oradores:- Paulo Neta (DTR da Associação do Porto) que se referiu ao subtema “Que modelos competitivos na formação de jogadores.”- Goran Nogic (Treinador e responsável da Formação do SLBenfica) e Isabel Ribeiro dos Santos (Treinadora do GDE Maria Alberta Menéres)que abordaram o subtema “Integração dos jogadores jovens nas equipas seniores. Como o fazer?”- Mário Gomes (Coordenador das Seleções Nacionais Masculinas de Sub16 a Sub20) e Ricardo Vasconcelos (Selecionador Nacional e Coordenador das Seleções Nacionais Femininas) reportaram-se ao subtema “Trabalho com jogadores talentosos: Clubes, selecções e CNT’s”Do debate acontecido a organização prometeu produzir um documento de registo das opiniões/sugestões manifestadas, quer pelos oradores convidados, quer pelos restantes presentes, pelo que apenas nos permitimos aqui dar nota de, entre outras merecedoras de reflexão, algumas ideias/propostas apresentadas:“… uma cada vez maior interação entre os treinadores e juízes de basquetebol no sentido de qualificar a respetiva intervenção …” – Valdemar Cabral“… privilegiar o espaço da comunicação social na afirmação das muitas coisas boas, bonitas e positivas que a modalidade oferece …” – Carlos Barroca“… estabelecer o que se pretende da LPB, para a partir daí adaptar tudo o que a rodeia a tais objetivos …” – José Violante“… os jogadores estrangeiros de qualidade são sempre bem vindos, mas os que não a têm não podem tirar espaço de afirmação aos jogadores portugueses, mormente aqueles em cuja qualificação dos respetivos talentos se apostou …” – Manuel Fernandes“… o marketing é uma ferramenta para ser usada por todos e em conjunto, pois será muito mais difícil cada um por si obter resultados …” – Rui Diniz“… haverá necessidade de refletir os quadros competitivos à luz de uma organização geográfica de uma escala diferente da dos distritos …” – Paulo Neta“… não sei se trabalhando terei sucesso, mas sei que sem trabalho seguramente não o alcançarei …” – Goran Nagic“… os CNTs são necessários porque a generalidade dos clubes não dispõe de condições que possibilitem o volume e qualidade do treino compatíveis com o objetivo de qualificar a prática no escalão sénior …” – Ricardo Vasconcelos“… são muitos os modelos competitivos possíveis, mas não conheço nenhum que satisfaça a plenitude dos requisitos que os debates sobre esta matéria pressupostamente concluem…” – Mário Gomes“… urge adequar os modelos competitivos e os escalões etários às realidades sociais da modalidade, particularmente no que ao sector feminino diz respeito …” – Isabel Ribeiro dos SantosPreparar o futuro no quadro das dificuldades e incertezas que caracteriza a actual realidade exige o contributo responsável de todos. Por isso deixa-se o apreço pela organização do “Match Up”, ficando-se na expetativa que outros eventos do género possam vir a ter lugar e assim iluminar, pelo envolvimento e participação, os caminhos que a modalidade tem de trilhar na sua sempre inacabada afirmação.Por seu lado e neste âmbito, a FPB não deixará de cumprir a parte que objetivamente lhe compete, promovendo no âmbito das comemorações dos “100 anos de Basquetebol em Portugal” que este ano se cumprem, a planeada realização de um grande Fórum, que designou de “Basquetebol Global”, para o qual convoca todos quantos amam a nossa modalidade.