A História do Basquetebol português
Capítulo I
FPB
6 NOV 2025
O sol, quente, toldava a vista de Rodolf Horney. O professor levou a mão à cabeça e limpou o suor da testa com o lenço, antes de fazer soar o apito.
A cambada veio a correr.
A aula estava quase a começar, lá dentro, no ginásio da Associação Cristã da Mocidade de Lisboa, ali como quem vai do Rato a São Bento. Horney, professor de profissão, chegara da Suíça há quatro anos e, portanto, já conhecia de cor todos os miúdos que por ali andavam, a quem dava aulas com todo o carinho e zelo. O calendário lia 1917.
E, de repente, como tudo começa, ouve-se as bolas, a bater no linóleo, e as gargalhadas inundam o pavilhão. Horney sorri, maravilhado. Os miúdos gosta sempre quando a aula é sobre Basket-Ball. Até ele chegar não conheciam este desporto de gigantes, ele próprio conhecia aquele desporto há relativamente pouco tempo, mas a sinfonia dos passes e passos já era uma das paixões da sua vida. E sentia-se muito orgulhoso de lhes poder ensinar um desporto pelo qual ele próprio se tinha apaixonado.
“Professor?”
Olhou para baixo. Um dos mais pequenos do grupo puxou-lhe uma manga, irrequieto, e ele anuiu, em jeito de pergunta, num português ainda em polimento: “Qué queres?”
“Sempre pensou naquela ideia, professor? De formarmos uma equipa? O Triângulo Vermelho Português!”
Horney riu. Dia sim, dia não, a mesma pergunta. A mesma resposta.
“Um dia”.
Mal sabia Horney que, nessa mesma hora, os seus homónimos do Porto e de Coimbra tinham recebido exatamente a mesma pergunta dos miúdos que andavam a ensinar. E quer Nyron Clark, quer Williams Stallings, os delegados regionais das Associações Cristãs da Mocidade desses distritos, deram a mesma resposta que o “lisboeta”:
“Um dia”.
E o resto é… história.

Horney, Stallings e Nyron foram os pioneiros do ensino da modalidade em Portugal, seguindo as pegadas de James Naismith, fundador do Basquetebol, que nasceu ao dia de hoje, 6 de novembro, há 164 anos
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


