A LETRAS DE OURO!

A mais bela página da história do Basquetebol Nacional acabou de ser escrita por um grupo de heróis em Paredes.

Competições | Seleções
17 SET 2006

Heróis porque sempre acreditaram; Heróis porque trabalharam até à exaustão por um objectivo por muitos considerado inatingível; Heróis porque lutaram como ninguém, todos juntos, de mãos dadas, dentro das quatro linhas; Heróis porque fizeram do sonho realidade e porque… PORTUGAL ESTÁ NO EUROBASKET 2007! OBRIGADO, RATINHOS DIABÓLICOS!
Portugal venceu e convenceu Israel (69-49), a Bósnia ajudou e derrotou a Macedónia (75-72) conjugando os factores necessários para fazer de Paredes o palco da enorme festa, que se estendeu a todos quantos seguiam as peripécias de uma inédita conquista para a modalidade.

Com o coração de guerreiros e os ouvidos em Sarajevo, os atletas lusos entraram algo nervosos em campo, aliás, tal como o seu adversário o que motivou uns primeiros instantes com muitos erros e dois minutos sem pontos marcados. Veio então o primeiro triplo, para os forasteiros, e o primeiro cesto para Portugal quando já se tinham passado mais de 3 minutos de jogo. Estava dado o mote para o que iria acontecer durante a primeira parte, muito equilíbrio e alternâncias no marcador com o resultado a acusar um empate no final do primeiro parcial (18-18) e um ponto de vantagem para as cores nacionais na ida para o descanso (33-32).

Veio a segunda parte e quando se esperava que o equilíbrio se mantivesse… Portugal abriu o livro e começou a escrever algumas das letras douradas na página de história que se queria ver no livro do Basquetebol português. Depois de um último empate a 39, aos 3 minutos do terceiro período, deu-se a arrancada definitiva para uma concludente vitória com a defesa a reduzir a escombros o ataque israelita e o ataque a destruir o que restava do adversário. E, em 7 minutos 18-0 e entrada para o último período com um confortável 57-39, logo ampliado para 20 pontos com o primeiro cesto luso no último período. Faltavam 4 pontos para que não fosse preciso depender do resultado na Bósnia. Mas Israel não facilitou mais e manteve distâncias. Com o aproximar do final da partida Portugal jogava e geria a vantagem e era tempo de saber o que acontecia em Sarajevo. Jogadores, Staff e todos quanto estavam no pavilhão procuravam saber notícias e, a um minuto do fim do jogo em Portugal, deu-se a explosão de alegria… A Bósnia derrotou a Macedónia e Portugal estava no Eurobasket 2007. A festa espalhou-se por todo o pavilhão e chegou aos jogadores que já nem jogavam, só festejavam o culminar de dois meses de árduo e duro trabalho. Eles vão ficar na história e, daqui a alguns anos, quando lermos e recordarmos esta façanha, falaremos não deste ou daquele mas de um GRUPO, da sua UNIÃO e do TRABALHO que fizeram para alcançarem o seu SONHO e o de toda uma modalidade. Obrigado e Parabéns! Vocês mereceram!FICHA DE JOGO( 18-18, 15-14, 24-7, 12-10 )PORTUGALFilipe da Silva (4), Paulo Cunha (11), João Santos (6), Francisco Jordão (4), Élvis Évora (27), Rui Mota, Miguel Minhava, Miguel Miranda (2), Carlos Andrade (7), Paulo Simão, José Costa, Jorge CoelhoISRAELMatan Naor (2), Yotam Halperin (11), Lior Lubin (6), Jamie Arnold (9), Yaniv Green (4), Dror Hagag (2), Sharon Sason (2), Erez Katz, Erez Marckovich (8), Amit Tamir (5), Ido Kozikaro, Raviv Guy Limonad

Competições | Seleções
17 SET 2006

Mais Notícias