Academia no 4º lugar

A Academia do Lumiar isolou-se, à condição, no 4º lugar, isto depois de ter batido, em casa, a equipa do Guifões SC por 87-62.

Competições
8 MAR 2015

Depois de duas derrotas caseiras, a formação lisboeta voltou a obter sucesso perante os seus adeptos, um resultado que nada interessava aos visitantes. Num embate importantíssimo para as duas equipas na luta pela permanência, o Atlético MNExpresso levou a melhor sobre o Vasco da Gama (96-72), isto apesar de o jogo se ter realizado no Porto. Com este resultado a formação da Tapadinha passa a contar com mais um vitória (5) que o seu adversário, se bem que os vascaínos tenham um jogo a menos.

 

O Guifões sabia que tinha neste encontro a oportunidade de ultrapassar uma das equipas com quem estava empatado na cauda da tabela classificativa uma vez que se defrontavam nesta ronda. O grande beneficiado acabou por ser o Atlético, já que Vasco da Gama e Guifões ocupam agora os dois últimos lugares, em igualdade pontual.

 

Os visitantes ainda conseguiram manter o jogo fechado até ao intervalo, altura em que perdiam por sete pontos de diferença (28-35), mas comprometeram no inicio do segundo tempo. Ao permitirem que o adversário somasse o dobro dos seus pontos durante o 3º período (26-13), o Guifões comprometeu em definitivo o objetivo de tentar vencer este encontro, já que perdia por vinte pontos à entrada do último quarto (61-41).

 

A Academia do Lumiar mostrou-se mais forte na luta do ressalto, dobrou o número do Guifões (30-15), e soube tirar partido de uma boa presença na tabela ofensiva (14). O tiro de longa distância (12/26 – 46%) foi outra das armas ofensivas do conjunto do Lumiar, num jogo marcado pelo reduzido número de turnovers (6+7).

 

Nuno Monteiro foi o melhor marcador do encontro com 21 pontos, mas outros jogadores da Academia do Lumiar estiveram a bom nível. Como foram os casos de Denis Neves (17 pontos e 6 ressaltos) e Ba Cassamá (16 pontos).

 

Na equipa do Guifões, Fábio Fernandes (13 pontos) foi o mais concretizador, e Fernando Ramos (10 pontos e 6 ressaltos) o que melhor se bateu na luta do ressalto.

 

Atlético vence jogo importante no Porto

 

Outro aspeto importante, em caso de igualdade pontual, o Atlético passa a ter vantagem no confronto direto, uma vez que tinha perdido por oito pontos de diferença no encontro da 1ª volta realizado na Tapadinha.

 

 

A superioridade dos forasteiros começou a ganhar forma desde o 1º quarto (25-15), principalmente pelo seu bom desempenho ofensivo, já que ao intervalo a equipa do Atlético já tinha ultrapassado a marca dos cinquentas pontos (56-40). Embora tenha abrandado um pouco a sua marcação pontual,  a formação da Tapadinha não perdeu o controlo da marcha do marcador, não permitindo que a aguerrida equipa do Vasco da Gama vencesse qualquer quarto do segundo tempo (21-23 e 11-17).

 

Para além das percentagens de lançamento de campo superiores, o Atlético conquistou 36 lances livres, dos quais aproveitou 23, uma boa forma de contornar o aspeto mais negativo do jogo que foram os turnovers (24). Destaque ainda para as 23 assistências registadas pelos forasteiros, sinal que o conjunto de Alcântara partilhou a bola no ataque.

 

O grande destaque individual vai para João Manuel, autor de 29 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola, números que fizeram dele o MVP do jogo com 32.5 de valorização. Isto sem esquecer os contributos positivos de Pedro Bagio (14 pontos e 10 ressaltos), Hugo Aurélio (12 pontos e 11 ressaltos) e Jorge Afonso (16 pontos, 8 assistências, 4 roubos de bola e 3 assistências).

 

O duplo-duplo (24 pontos e 10 ressaltos) registado por Paulo Vieira tornou-o no jogador mais valioso entre os vascaínos.

Competições
8 MAR 2015

Mais Notícias