Académica finalista
Emoção até ao último segundo na primeira meia-final do Troféu António Pratas, com a Académica a vencer o Lusitânia com um ressalto ofensivo de Arnett Hallman em cima da buzina (71-69).
Competições | FPB
13 OUT 2012
A equipa de Coimbra comandou a marcha do marcador quase durante todo o jogo, embora nos minutos finais, chegou a estar a perder por sete pontos de diferença, tendo sido obrigada a uma reviravolta no marcador.
A formação de Coimbra esteve na frente durante os primeiros três períodos, e por mais do que uma vez esteve muito perto de chegar à vantagem na casa das dezenas. A última das quais já muito perto do final do 3º período (51-43), mas uma boa reação dos insulares colocava o resultado em aberto à entrada do decisivo quarto, 49-51 favorável à Académica.A liderança dos estudantes prolongou-se quase até meio do último período (56-54), mas três triplos consecutivos por parte dos insulares, precipitavam a mudança no comando do jogo (63-59). A vantagem chegaria a subir até aos sete pontos (69-62), quando apenas faltavam 1.47 minutos para o termo do jogo.Os comandados de Norberto Alves, num esforço final, aproveitando bem o desacerto da linha de lance-livre dos açorianos, voltam a empatar o jogo com um triplo de Fernando Sousa (14 pontos, 6 assistências, 5 ressaltos e 3 roubos de bola) a 25 segundos do fim. De seguida recuperaram a posse de bola graças a um roubo de bola de Diogo Simões, que tentaria, sem sucesso o último lançamento após um pedido de desconto de tempo. Mas seria a presença de Arnett Hallman (6 pontos, 15 ressaltos e 7 assistências) no ressalto ofensivo que garantiria a presença da Académica na final, deste domingo, do Troféu António Pratas.O maior destaque deste jogo vai para a fantástica exibição de Marco Gonçalves, MVP do jogo com 39.5 de valorização, que registou um duplo-duplo (26 pontos e 15 ressaltos), a que somou 4 roubos de bola. Os 19 pontos de João Balseiro foram igualmente importantes para o triunfo dos conimbricenses.O melhor marcador dos açorianos foi Daniel Monteiro com 17 pontos, logo seguido pela dupla de estrangeiros Marcel Monplaisir (11 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) e Jeremy Goode (6 roubos de bola, 4 ressaltos e 3 assistências) ambos com 14 pontos.