Académica surpreende
Decorreu este fim-de-semana na Figueira-da-Foz, no Pavilhão Galamba Marques, a Taça Distrital da Associação de Basquetebol de Coimbra, no escalão de sub-18 masculinos.
Associações | Atletas | Competições | FPB
11 FEV 2013
Nesta prova estiveram em competição as quatro equipas melhores classificadas do campeonato distrital. Com organização partilhada entre o Ginásio Clube Figueirense e a Associação de Basquetebol de Coimbra, a prova decorreu da melhor forma, com bom ambiente dentro e fora de campo, com o equilíbrio a ficar guardado para o 2º dia da competição.
Na primeira jornada o Ginásio, Campeão Distrital, foi muito superior ao Basquete de Cantanhede, 4º classificado, que desfalcado de alguns dos seus atletas não pôde sequer competir ao seu melhor nível. A Académica de Coimbra venceu também sem dificuldades o Olivais num jogo mais equilibrado mas em que o vencedor depressa se adivinhou. A segunda jornada premiou o muito público presente com jogos bem equilibrados, arbitragens de bom nível e uma grande entrega dos jogadores e treinadores, na procura da vitória das suas equipas.Olivais e Cantanhede disputaram o encontro que atribuiu os 3º e 4ºs lugares da Taça Distrital. Um jogo muito equilibrado até ao intervalo que o Olivais mostrou querer vencer ao entrar muito forte no 3º período. Mas a vantagem conseguida nesse tempo serviu para despertar a equipa do BCC que venceu o 4º período sem contudo conseguir marcar os pontos suficientes para terminar vitorioso. A experiência da equipa Olivanense chegou para manter alguma vantagem e terminar a partida com a vitória tão desejada.Seguiu-se o jogo da final, entre Ginásio e Académica. Estas duas equipas demonstraram em campo as razões de estarem na final e serem as duas primeiras equipas do campeonato. A qualidade e intensidade do jogo foi notável, com a Académica a conseguir vantagens no 1º e 3º períodos obrigando o Ginásio a dar tudo para tentar passar para a frente. Num jogo emocionante e muito bem disputado por ambas as equipas, a Académica teve maior discernimento no final e alcançou a vitória, bem merecida, mas muito suada. Destaques na Académica para Gonçalo Ferreira, David Martins, João Silva, Daniel Relvão e David Figueiras, numa vitória muito colectiva. No Ginásio, Pedro Marques foi um líder incansável assumir metade dos pontos da equipa e em especial acerto no último período, bem acompanhado por Diogo Araújo, João Simões e Miguel Lemos, muito forte na defesa.Ficou assim atribuída a Taça Distrital de sub-18 masculinos à Académica.Resultados – sub-18 masculinos1ª JornadaAcadémica Coimbra 58 – Olivais 40; Ginásio 83 – BC Cantanhede 49 2ª Jornada3º/4º – BCCantanhede 49 – Olivais 53; FINAL: Ginásio 55 – Académica 57 Equipa Vencedor da 1ª Taça Distrital – Académica CoimbraPrémio Concurso de Lances Livres1º Class. Gonçalo Ferreira (AAC)2º Class. Gonçalo Domingues (Olivais) 3º Class. Daniel Simões (BCCantanhede)Prémio Jogador Mais Valioso – Gonçalo Ferreira (Académica)5 IDEALRui Saraiva (OFC)Gonçalo Ferreira (AAC)David Martins (AAC)Pedro Marques (Ginásio)Diogo Araújo (Ginásio)