Ação de Formação Conjunta para Juízes
Realizou-se entre 25 e 26 de outubro uma ação conjunta de formação e avaliação para árbitros candidatos ao Quadro de Acesso à categoria de “Árbitro Federação” e para integrarem o programa de “Potenciais Talentos”.

Competições | Formação | Juízes
30 OUT 2019
Foram 27 os candidatos a Árbitros Federação, dos quais 1 mulher, e 23 candidatos ao Pograma de Potenciais Talentos, incluindo 10 candidatas.
A formação esteve a cargo dos elementos do CA, António Coelho e Valdemar Cabral, bem como do Instrutor FIBA, Rui Valente, e da árbitra internacional, Sónia Teixeira.
Na ação todos foram submetidos a testes físicos, teóricos e de análise de situações em vídeo, sendo que os candidatos do programa de “Potenciais Talentos” foram ainda avaliados em situação de jogo, para o que foi decisiva a colaboração da Associação de Basquetebol de Lisboa e dos clubes cujos jogos foram arbitrados por estes juízes.
De cada grupo de candidatos foram apurados 12 para a próxima fase de acompanhamento e avaliação para o Quadro de Acesso à Federação (incluindo a única candidata), e 11 para o Programa de Potencias Talentos (dos quais 4 candidatas).