“Temos vindo a crescer como grupo”

Mariana Silva falou à FPB

Atletas
12 AGO 2022

Depois de cinco anos ao serviço do SL Benfica, onde conquistou duas Ligas Betclic Feminina, duas Taças de Portugal Skoiy, uma Supertaça e uma Taça da Federação Betclic, Mariana Silva deixa o clube lisboeta rumo a Espanha, para representar o Real Canoe.

Em estágio com a seleção nacional de seniores femininos, que prepara dois jogos frente à Irlanda, a 13 e 14 de agosto, pelas 18 horas, no Pavilhão Municipal de Guifões, a internacional portuguesa relembrou a última temporada e lança a época que se avizinha.

“O objetivo no último ano sempre foi fazer igual ou melhor do que em 2020/2021 e penso que conseguimos ao vencer todas as provas no plano interno”, recorda. Quanto ao plano individual, a atleta explica: “Dei sempre o máximo nas diferentes tarefas que me eram pedidas e acho que cumpri. Claro que há momentos melhores e piores durante a época, mas nesse aspeto acho que foi positivo”.

Agora aos 23 anos, Mariana vai viver a sua primeira experiência internacional ao rumar ao país vizinho, algo que acontece este ano, após ter terminado os estudos: “Sempre tive a preocupação de terminar a licenciatura e apenas depois arriscar. Tal como qualquer pessoa, estar no nosso país traz algum conforto, mas estou entusiasmada”, elucida.

“Sempre soube que Espanha tinha um tipo de basquetebol que encaixava nas minhas características e se adequava ao meu estilo. É um jogo mais intenso e com um nível elevado”, explana a internacional lusa. “Falei com colegas de seleção, em especial com a Josephine [Filipe], que me falou da sua experiência e confirmou muitas das ideias que já tinha, o que me deu mais confiança”.

Presente no estágio da seleção nacional de seniores femininos, a jovem atleta considera que a preparação e o crescimento da equipa são visíveis desde o início do verão: “Acho que os conceitos estão muito mais consolidados agora, comparando com maio, e que crescemos como grupo. Na altura ainda entrava um pouco a medo por ser das primeiras experiências com as seniores, mas acredito que agora estamos melhores como equipa”, afirma.

“Ainda que tenhamos coisas para melhorar, mas estamos a caminhar para o objetivo final que é a janela de qualificação em novembro”, conclui Mariana Silva.

Atletas
12 AGO 2022

Mais Notícias