SL Benfica conquista Taça Vítor Hugo pela terceira vez consecutiva!

"Águias" venceram o GDESSA Barreiro por 66-64

Competições
17 SET 2023

FINAL

O Pavilhão do Clube dos Galitos vestiu-se de gala para acolher a final da competição entre GDESSA Barreiro e SL Benfica. Um jogo que reeditou a final desta mesma competição em 2022/2023, as “águias” entraram a todo o gás e depressa assumiram o controlo do jogo e do marcador, com Artémis Afonso (10 pontos após os primeiros 10 minutos) em evidência. No conjunto do Barreiro, Maianca Umabano assumia protagonismo e já contabilizava oito pontos à entrada para o segundo quarto.

A vencer por 23-20, o ritmo não baixou nos dez minutos que antecedem o intervalo. As encarnadas iam desmonstrando os seus pergaminhos no lançamento de três pontos, a dois minutos do descanso, contabilizam oito convertidos em 11 tentados, uma percentagem de 72. As comandadas de André Martins não baixaram os braços e reentraram na luta pelo triunfo com um parcial de 7-0.

Ao intervalo o marcador assinalava 39-34, mas essa défice foi rapidamente apagado pelo GDESSA, que voltou do balneário com outra força e passou para a frente do marcador. Com três minutos por jogar no terceiro quarto, a equipa da margem sul do rio Tejo vencia por 53-49 e controlava a luta das tabelas. A emoção não acabou e o último período foi marcado pelo equilíbrio e trocas constantes de liderança, onde ambas as equipas procuravam distanciar-se e ficar mais perto do troféu.

O triunfo acabou por sorrir para o Benfica, por 66-64, que levanta o troféu pelo terceiro ano consecutivo.

 

3.º e 4.º lugar | Esgueira Aveiro TRIVGLASS 40-45 Sportiva AZORISHOTELS

O Sportiva AZORISHOTELS venceu a medalha de bronze pelo terceiro ano consecutivo ao ultrapassar o Esgueira Aveiro TRIVGLASS por 45-40. Um jogo marcado pelo equilíbrio e pela intensidade colocada em campo por ambos os conjuntos, a equipa de Aveiro esteve na liderança durante grande parte do primeiro tempo e recolheu ao intevalo a vencer por 30-24. Na segunda parte a emoção não diminuiu. As comandadas de Ricardo Botelho mostraram-se superiores e conseguiram dar a volta ao resultado com um parcial de 21-10.

Marta Vargas (14pts, 2res, 2ast, 1rb) e Monique Pereira (10pts, 7res, 1ast, 1dl) foram figura de proa no conjunto açoriano. No Esgueira, Vashti Nwagbaraocha (12pts, 4res, 2rb) esteve em bom plano.

 

5.º e 6.º Lugar | CAB Madeira 39-43 CPN

O Pavilhão do Clube dos Galitos acolheu a partida onde se disputava o 5.º lugar da competição. Os minutos iniciais foram marcados pelo equilíbrio e trocas de liderança entre CAB Madeira e CPN, ainda que com algum ascendente por parte do conjunto madeirense, que ao intervalo vencia por 19-14. O ritmo mudou no segundo tempo e foi o emblema de Ermesinde que assumiu o controlo do jogo e passou para a dianteira do marcador com um parcial de 13-6 nos últimos três minutos.

Maelys Martinet (13pts, 2res) e Ana Paz (12pts, 6res, 2ast, 1rb) foram as melhores marcadoras do emblema insular. No CPN, Justina King (14pts, 6res, 2ast, 2rb), Genesis Correa (12pts, 7res, 1ast) e Ana Pinheiro (9pts, 4res, 3ast, 3rb) voltaram a estar em evidência.

 

7.º e 8.º Lugar | Quinta dos Lombos 51-28 Clube dos Galitos

A Quinta dos Lombos garantiu o sétimo lugar da classificação ao ultrapassar a oposição do Clube dos Galitos por 51-28. A equipa lisboeta, detentora da última edição da Taça de Portugal Skoiy, entrou melhor e depressa se distanciou no marcador, colocando a diferença em 12 pontos (18-6). Contudo, a formação aveirense reagiu e reduziu a distância, reentrando na luta pelo resultado à entrada para o segundo tempo. O intervalo fez melhor às comandadas de José Leite, que aumentaram a intensidade e fugiram com o resultado, celebrando a vitória.

Madelynn Utti (17pts, 2res, 2ast, 2rb) e Nahomis Hardy (13pts, 5res, 1ast) foram as mais esclarecidas da formação de Carcavelos, enquanto Maria Neto (15pts, 2res, 2rb) liderou a equipa do Galitos.

 

CLASSIFICAÇÃO 9.ºAO 12.º

Na «poule» de disputa do 9.º lugar, o ACD Ferragudo venceu o Basquete Barcelos HMMotor por 49-35, conquistando a segunda vitória desta fase da prova. Num duelo entre os dois emblemas recém-promovidos à Liga Betclic Feminina, as algarvias estiveram quase sempre na dianteira do marcador e controlaram as investidas adversárias até final. Letícia Josefino (19pts, 6res, 2ast, 2rb) e Kennedy Nicholas (11pts, 5res, 1ast, 1rb) foram as figuras no conjunto vencedor, enquanto Rebecca Taylor (19pts, 7res, 1ast, 1rb) voltou a ser o maior destaque do conjunto de Barcelos.

A CDE Francisco Franco venceu o Imortal TCars por 57-52 num jogo em que Gabriela Nikolova (18pts, 3res, 4ast, 1rb) e Cristina Freitas (17pts, 2res, 2ast, 1rb) foram decisivas para o resultado. As algarvias, que sofreram a primeira derrota nesta fase da competição, tiveram em Sydne Wiggins (13pts, 2res, 3ast, 1rb) e Bárbara Souza (12pts, 4res) as suas referências ofensivas.

 

Competições
17 SET 2023

Mais Notícias