Acreditar é preciso na fase final

É enorme o desafio que aguarda a Selecção Nacional Sub18 masculina na próxima Páscoa, na Grécia: tentar o apuramento para a fase final do Europeu 2004, feito nunca antes conseguido por direito desportivo em toda a história do basquetebol português.

Seleções
10 FEV 2004

Os adversários são de respeito, como são todos, aliás, porque quatro dos cinco opositores de Portugal na Grécia já estiveram presentes em mais de uma fase final das últimas cinco edições do Campeonato da Europa. Só a Estónia está como nós.

Acreditar é preciso. A Grécia, Rússia, Israel, Bulgária e Estónia são os nossos adversários nas meias-finais. Os três primeiros nomes inspiram especial respeito, é certo, e em jogo estarão três lugares de apuramento directo e o quarto estará condicionado ao seu próprio valor relativamente aos restantes dois dos outros grupos. Ou seja, apenas os dois melhores quartos classificados, de entre três, garantirão presença na Grécia.Chegados aqui, e após a brilhante prestação na fase de qualificação, durante a qual se afastaram alguns fantasmas, é necessário olhar convictamente em frente e acreditar na capacidade lusitana uma vez atingidos os limites da preparação e do querer. De pouco adiantará dizer que a Estónia é o nosso adversário mais acessível, porque também não esteve anteriormente em fases finais, e que a seguir será a Bulgária, porque só participou em duas. O objectivo é chegar à fase final e, por isso, cada jogo é a última oportunidade de apuramento.Para que o nosso visitante avalie, por si próprio, as virtuais possibilidades de apuramento, atente no quadro abaixo, no qual estão inscritas as participações de todos os países nas últimas cinco edições do Campeonato da Europa de Juniores, escalão agora designado Sub18 pela FIBA.

Seleções
10 FEV 2004

Mais Notícias